• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 9º - Ensino Fundamental Professora: Emmeline

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 9º - Ensino Fundamental Professora: Emmeline"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Estes são mais um dos Estudos Autônomos de História do ano de 2017. Os assuntos trabalhados nele estão relacionados aos conteúdos mais recentemente tratados em sala de aula: O Imperialismo e a I Guerra Mundial. Para realizar as atividades que se seguem, consulte suas anotações do caderno e as aulas disponibilizadas no site do Colégio.

Um grande abraço e bons estudos,

Mel

QUESTÃO 1

OBSERVE a imagem:

Imagem disponível em: <http://fr.wikipedia.org/wiki/Innovation_en_Europe_%C3%A0_la_Belle_%C3%89poque>

O automóvel foi um dos diversos inventos que marcaram a chamada Belle Époque final do século XIX, sobre este período IDENTIFIQUE:

a) outros dois inventos: ______________________________________________________________ b) as características mais importantes:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

IDENTIFIQUE dois interesses dos europeus pelo continente africano. (1,0) 1) ___________________________________________________ 2) ___________________________________________________

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: História

Ano: 9º - Ensino Fundamental Professora: Emmeline

Aluno(a): _______________________________________________ No: _____ Turma: _____

Atividades para

Estudos Autônomos

(2)

História

2

QUESTÃO 3

LEIA a notícia abaixo:

06/04/2014 07h05- Atualizado em 07/04/2014 07h55

SOB A SOMBRA DA REPRESSÃO, RUANDA SE RECONSTRÓI 20 ANOS APÓS GENOCÍDIO PAÍS FEZ JULGAMENTOS E REDUZIU POBREZA, MAS AINDA TEM POUCA LIBERDADE. GENOCÍDIO CONTRA ETNIA TUTSI DEIXOU AO MENOS 800 MIL MORTOS EM 100 DIAS.

Era 1994, o Brasil chorava a morte de Ayrton Senna, a África do Sul elegia seu primeiro presidente negro no pós-apartheid, o Reino Unido e a França inauguravam o Eurotúnel e a Otan fazia o primeiro ataque contra aviões sérvios durante a guerra da Bósnia. No mesmo ano, em 100 dias, de abril a junho, 800 mil pessoas morriam assassinadas em Ruanda. O genocídio, termo adotado após muito debate nos comitês da ONU, foi um dos episódios mais sangrentos da segunda metade do século XX, e afetou quase um terço da população do pequeno país do centro da África.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/sob-sombra-da-repressao-ruanda-se-reconstroi-20-anos-apos-genocidio.html>

JUSTIFIQUE o genocídio ocorrido em Ruanda, em 1994, a partir do processo de dominação imperialista, ocorrido na África ao longo dos séculos XIX e XX.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUESTÃO 4

EXPLIQUE o principal motivo que levou à perda de territórios pelo Império Alemão.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUESTÃO 5

Sobre a I Guerra Mundial, RESPONDA à seguinte questão: DEFINA, conceitualmente, “corrida armamentista”.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(3)

QUESTÃO 6

(UERJ)

A Exposição de Paris de 1889 centrava-se na “Torre de Gustave Eiffel” com 300 m de altura, mais de 7 000 toneladas e mais de um milhão de rebites. Tinha duas longas galerias devotadas às Belas-Artes e às artes decorativas; por detrás ficava o imponente “Palácio das Máquinas”.

Disponível em: <http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt> (Adaptado)

As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.

Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:

a) cooperação financeira franco-britânica. b) modernização tecnológica da produção. c) consolidação das democracias burguesas. d) uniformização dos padrões de desenvolvimento. e) estabilização dos objetivos da nobreza.

QUESTÃO 7

(UFAL) OBSERVE a gravura:

(4)

História

4

A partir da segunda metade do século XVIII, as chaminés expelindo rolos de fumaça, como as da gravura, passaram a fazer parte da paisagem de algumas regiões inglesas, alterando o equilíbrio natural. Essas chaminés eram, na verdade, apenas parte a mais visível da fábrica que alterou completamente a sociedade humana. Dentre as alterações econômicas e sociais advindas do fenômeno apresentado na gravura, pode-se destacar:

a) o processo de desconcentração urbana, haja vista a decisão da burguesia de construir as unidades fabris longe dos centros urbanos.

b) a melhoria do padrão de vida do trabalhador fabril, já que a máquina o libertou das condições degradantes do trabalho rural.

c) a preocupação do poder público com a questão ambiental, impondo rapidamente uma legislação que eliminou os efeitos da poluição ambiental.

d) a redução do lucro dos capitalistas ingleses porque eram obrigados a pagar elevadas indenizações aos operários que adoeciam nas fábricas.

e) o crescimento populacional próximo às fábricas, dando origem a graves problemas de urbanização, como a proliferação de cortiços.

QUESTÃO 8

(Enem)

OBSERVE a charge, LEIA o texto e FAÇA o que se pede:

Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, …”

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Novas Culturas, 1985.

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I) Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários. II) O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.

III) Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas a) I está correta.

b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I e III estão corretas.

(5)

QUESTÃO 9

LEIA a letra da música:

Pane no sistema alguém me desconfigurou / Aonde estão meus olhos de robô? / Eu não sabia, eu não tinha percebido / Eu sempre achei que era vivo / Parafuso e fluido em lugar de articulação / Até achava que aqui batia um coração / Nada é orgânico é tudo programado/E eu achando que tinha me libertado/ Mas lá vêm eles novamente, eu seio que vão fazer: / Reinstalar o sistema / Pense, fale, compre, beba / Leia, vote, não se esqueça / Use, seja, ouça, diga / Tenha, more, gaste, viva / [...] / Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor / [...] / Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer: / Reinstalar o sistema. (PITTY, 2007).

Os versos caracterizam uma situação de:

a) padronização do consumo e do comportamento. b) perda de identidade étnica e racial.

c) mecanização da produção de materiais orgânicos. d) vulnerabilidade do sistema de informática.

e) hierarquização das relações de trabalho.

QUESTÃO 10

(Cesgranrio)

A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.

b) busca de novos mercados consumidores e os capitais excedentes dos países industrializados. c) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas. d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.

e) transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista. GABARITO:

1) a) Telefone, telégrafo, dínamo, motor de combustão interna.

b) A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX e durou até à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano. Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência. Além disso "Belle Époque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.

2) Ampliação do mercado consumidor; busca de matérias-primas e fontes de energia; busca de locais para ampliação de investimentos.

3) O genocídio em Ruanda possui forte ligação com o processo imperialista lá instituído pelos belgas. Durante o domínio da Bélgica sobre o Congo houve artificialmente a constituição de uma divisão étnica que causou ódios e exclusões ao longo de décadas na região. Após a independência de Ruanda e da saída dos belgas da região os ódios já estavam consolidados entre as chamadas etnias Tutsis e Hutus, o que resultou, em 1994, de a uma das mais sangrentas e tristes guerras tribais da atualidades, resultante do processo imperialista europeu.

4) O império alemão foi desmantelado ao final da I Guerra Mundial em função da assinatura do Tratado de Versalhes que instituía em suas cláusulas a perda de territórios conquistados pelos alemães durante o século XIX durante a corrida imperialista.

5) Corrida Armamentista é o processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. Com isso, surge um círculo vicioso, no qual ambos países se armam em decorrência da desconfiança mútua.

6) b. 7) e. 8) C. 9) a. 10) b.

Referências

Documentos relacionados

• a assistência de enfermagem prescrita aos pacientes subme- tidos a cirurgia para o tratamento do megacólon chagásico foi abrangente e privilegiou os cuidados higiênicos gerais,

CASUÍSTICA E MÉTODOS: Sessenta pacientes com hipótese diagnóstica de apendicite aguda foram submetidos à abordagem videolaparoscópica com introdução de um trocarte de 10mm na

9.1 A nota final no concurso será a nota final no conjunto das provas objetivas (NPO). 9.2 Os candidatos serão ordenados por cargo/área/localidade de vaga de acordo com os

Entretanto, quando dividimos pacientes com diabetes em controle de doença bom ou mau (HbA1C inferior e superior a 8 mg/dL, respectivamente), o primeiro grupo se comportou como

Assim foi Rachel de Queiroz, uma grande cearense, que ainda em vida che- gou a lançar o seu livro Tantos Anos, um best-seller igual aos outros e escrito a quatro mãos, com a irmã,

A taxa média nacional de delinquency, obtida através da informação da base de dados da Informa D&amp;B utilizada para o desenvolvimento do modelo, é de 17,3%.. Na tabela

Este método permite selecionar, simultaneamente, através dos três atributos mencionados e apresenta as seguintes vantagens: (i) considera os efeitos genotípicos

Já a correlação destes marcadores de proliferação celular com a caspase-3 clivada nas neoplasias mamárias malignas se mostrou negativa, porém não significativa,