• Nenhum resultado encontrado

TRE PR Noc Informatica Patriciaquintao Aula 00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRE PR Noc Informatica Patriciaquintao Aula 00"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Aula 0 – Apresentação do Curso Olá queridos(as) amigos (as)! Como é bom estar aqui!

É com muita alegria que os recebo no curso de Noções de Informática (em Teoria e Exercícios Comentados) que tem como foco prepará-los para o certame do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Neste curso pretendemos apresentar os resumos teóricos dos pontos a serem cobrados no edital e teremos 500 questões comentadas, exclusivamente da Fundação Carlos Chagas, a fim de familiarizar você com o estilo de questões normalmente utilizado por essa banca.

Este curso abordará TODOS os tópicos do edital, no que tange à disciplina de Noções de Informática, para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário (ÁREA ADMINISTRATIVA), cuja descrição encontra-se a seguir. Tópicos previstos no edital:

Noções de Informática:

Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office e BROffice. Sistemas operacionais: Windows XP. Software e hardware. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. Internet Explorer. Correio eletrônico (webmail). Cópias de segurança (backup). Conceito, organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Noções básicas de armazenamento de dados.

Antes de partir para o desenvolvimento dos exercícios, gostaria de me apresentar. Vamos lá! Sou a Profa Patrícia Lima Quintão, moro em Belo Horizonte e tenho ministrado aulas de informática no Ponto dos Concursos desde 2009 (visando certames como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Senado Federal, MPU, TCU, Ministério da Fazenda, Petrobrás, MPOG, ABIN, TRE, TRT, TSE, ANEEL, SEFAZ-DF, SEFAZ-RJ, SEFAZ-SC, SEFAZ-SP, ISS-RJ, ISS-BH, SUSEP, CGU, dentre outros), além de lecionar disciplinas técnicas do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Também, atuo como Analista na área de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prodemge e sou instrutora autorizada CISCO, já tendo ministrando os cursos específicos da área de redes junto à Faculdade Estácio de Sá em Juiz de Fora.

Sou mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, pós-graduada em Gerência de Informática e bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuo como membro da Sociedade Brasileira de Computação e do Comitê Brasileiro de Processamento de Dados da ABNT, que cria as normas sobre gestão da Segurança da Informação no

(2)

Brasil; tenho certificações técnicas na área de segurança, redes e perícia forense; além de artigos publicados a nível nacional e internacional com temas da área de informática.

Ah! Também sou autora do livro de questões comentadas de informática para concursos (Foco:

FCC), lançado pela Editora GEN/Método, sob a coordenação dos grandes mestres Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Este mês o livro já está indo para a segunda edição. Aproveitem! Em breve também teremos mais novidades nessa área com foco no Cespe/UnB!!

E como não poderia deixar de ser, nas horas vagas,

também concurseira, já tendo sido aprovada em vários concursos, como: • Analista-TIC, Prodemge (2011);

• Professora titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2011);

• Professora substituta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2011);

• Analista de Sistemas na Prefeitura de Juiz de Fora (2007); • Analista de Sistemas no SERPRO (em 2001 e 2005);

• Analista Judiciário (Área de Informática) no Tribunal Regional Federal - 2ª Região (2003) etc.

Bem, passada a apresentação inicial, vamos ao detalhamento do curso. O CURSO QUE PROPONHO

As aulas deste curso serão agrupadas por assuntos, conforme disposição listada a seguir.

Em cada aula, além dos resumos teóricos e questões comentadas, apresentarei também uma lista contendo todos os exercícios (sem comentários e sem gabarito) para que possam testar os seus conhecimentos sem a influência imediata da professora.

(3)

Planejamento das aulas:

Por fim, para aqueles que continuarão conosco, ainda teremos o fórum para troca de informações e/ou esclarecimento de dúvidas que porventura surgirem.

Vamos começar então? Força, garra e determinação, e fiquem com Deus sempre!

Profa Patrícia Lima Quintão

patricia@pontodosconcursos.com.br

Twitter: http://www.twitter.com/pquintao

(4)

Como temos um longo caminho pela frente, vamos ao trabalho!! Lembrando que essa é apenas uma aula de degustação, para entenderem a dinâmica de nossas aulas, ok!

Iniciamos o curso com um assunto bastante cobrado nas provas da FCC – Hardware. Totalizamos, nesta aula inaugural, 11 questões. Até o final deste curso iremos fazer 450 questões, exclusivamente da FCC, para mapeamento do estilo de prova que você irá encontrar. Bons estudos!!

Aula 0 – Conceitos de Hardware e Software Roteiro da Aula

- Sistema de Computação.

- Questões de provas comentadas. - Bibliografia.

- Considerações finais.

- Lista das questões apresentadas na aula. - Gabarito.

Sistema de Computação

Inicialmente podemos identificar as partes que compõem um sistema de computação: hardware e software.

• Hardware: é o conjunto de dispositivos físicos de um computador. Qualquer dispositivo que possa ser “tocado”, é classificado como hardware. Exemplos: teclado, fonte, monitor, impressora, cabo, chip, placa-mãe, disco rígido, etc.

• Software: conjunto de dispositivos lógicos de um computador. São os arquivos e programas com os quais o computador trabalha. Exemplos: Windows, Word, Excel, etc.

O hardware é absolutamente inútil sem o software, pois é este último que contém a seqüência de operações que o hardware deve seguir, de forma que o usuário possa dizer que o computador está funcionando. Numa comparação mais grosseira, um hardware sem software seria como ter um televisor fantástico num lugar em que não há nenhum canal de TV para assistir!

(5)

Atenção!!!

Para quem ainda tem dificuldade em saber a diferença entre Software e Hardware, aí vai uma dica do Garfield para distrair!!

Software é a parte que você xinga. Hardware é a parte que você chuta!!

Fonte: http://blig.ig.com.br/maryinfodrops/tag/charge-garfield-e-a-informatica/

Observe a seguir outro conceito importante, também MUITO cobrado em provas!!

Para um drive (hardware) entrar em funcionamento é necessária a

existência do seu driveR (software)!!

• DriveRs são pequenos programas necessários ao funcionamento de

um item de hardware. Um modem precisa de um driveR para funcionar; uma placa de vídeo tem o seu; uma placa de som também precisa de um; uma placa de rede possui um driveR; etc. Trata-se de um software!

• Drives são dispositivos em que são colocados os disquetes, CD-ROMs e DVD-ROMs, como: um drive de CD, um drive de disquete, um drive de DVD. Trata-se de um hardware!

(6)

Veja a seguir uma das maneiras como esse assunto foi cobrado pela FCC! 1. (FCC/Oficial de Chancelaria/2009) O Diretor de certo órgão público

incumbiu alguns funcionários da seguinte tarefa: Item Tarefa

6 Ao instalar um novo dispositivo, lembrar sempre de utilizar um módulo de software que será responsável por informar ao sistema operacional como controlar aquele determinado componente de hardware.

A recomendação refere-se ao uso de elementos tais como um: a) conector físico de dispositivo;

b) drive de disco;

c) conector de porta de dispositivo; d) driver de dispositivo;

e) módulo físico de memória cache. Comentários

O driveR (também chamado de device driver ou driver de dispositivo) é um programa que serve como um “tradutor” entre o sistema operacional e o equipamento em questão, ou seja, permite ao sistema operacional entender o equipamento a que se destina, sem ter que se preocupar com configurações básicas internas do dispositivo.

Gabarito: letra D.

Classificação dos computadores quanto à operação

Quanto à sua operação os computadores podem ser classificados em analógicos e digitais.

• Computadores analógicos: são os computadores que fazem medições. Muito utilizados em institutos e laboratórios de pesquisa para aplicações científicas e tecnológicas.

• Computadores digitais: trabalham realizando operações diretamente com os números, enquanto os analógicos medem.

Classificação dos computadores quanto ao porte Quanto ao porte, os computadores podem ser divididos em:

1- Grande porte

Supercomputadores e mainframes. Os supercomputadores são, em geral, grandes computadores não comerciais, desenvolvidos para aplicações

(7)

específicas como previsão meteorológica ou projetos espaciais. Os mainframes, por sua vez, são computadores de grande porte que têm mais aplicação comercial, são utilizados, por exemplo, nos sistemas bancários.

Os computadores de grande porte muitas vezes ocupam salas inteiras ou ainda vários andares de um prédio.

Figura. Supercomputadores da NASA Mainframes IBM Fonte: Wikipedia (2011)

2- Médio Porte

Minicomputadores. São a categoria intermediária dos computadores; nem tão poderosos e volumosos como os de grande porte, mas também não são acessíveis a usuários domésticos ou a empresas pequenas.

3- Pequeno Porte

Essa é a categoria que mais nos interessa. Aqui estão os PCs, Personal Computers ou computadores pessoais. São os mais comuns e numerosos. Por estarem cada vez mais presentes em nossos lares e principalmente em nosso trabalho é que são o alvo preferencial dos concursos públicos. Eles se dividem em:

3.1- Desktops ou micros de mesa (desk, em inglês)

São os micros pessoais mais populares. Normalmente possuem teclado, monitor e gabinete separados, apesar de haver exceções. Há alguns computadores pessoais da marca Apple que possuem monitor e gabinete integrados. A principal distinção dos desktops em relação aos outros PCs é que estes não são portáteis.

(8)

Complementando, a figura seguinte ilustra os principais componentes de um típico computador, a saber:

1. Monitor. 2. Placa-mãe. 3. Processador. 4. Memória RAM.

5. Placas de rede, som, vídeo, fax... 6. Fonte de energia.

7. Leitor de CDs e/ou DVDs. 8. Disco rígido (HD).

9. Mouse. 10. Teclado.

Figura. Computador típico (Desktop)

Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador> 3.2- Portáteis

Os portáteis por sua vez englobam os notebooks, palmtops, PDAs, tablets, etc. Os Notebooks são também conhecidos como laptops porque podem ser usados sobre o colo (lap, em inglês). Em questão de recursos e dimensões de tela os notebooks estão mais próximos dos computadores de mesa, no entanto, .... ...podemos encontrar notebooks com maior capacidade de processamento que muitos micros de mesa (desktops)!

(9)

2. (FCC/MPSED/Técnico do Ministério Público/Área Administrativa/2009) Ao escolher um notebook contendo um combo drive significa dizer que o computador tem capacidade de:

a) ler e gravar apenas CD;

b) apenas ler tanto CD quanto DVD; c) ler e gravar DVD e apenas ler CD; d) ler e gravar CD e apenas ler DVD; e) ler e gravar tanto CD quanto DVD. Comentários

O combo drive é um leitor de CD que combina a capacidade de ler e gravar CD-R/CD-RW com a habilidade de ler (mas NÃO gravar) mídias de DVD.

Gabarito: letra D.

A principal distinção entre os notebooks e os micros de mesa está na portabilidade dos primeiros, já que os notebooks têm, por exemplo, monitor, teclado e caixas acústicas integrados, formando uma unidade portátil. Além disso, possuem certa autonomia elétrica, já que utilizam baterias quando não estão conectados a uma rede elétrica.

Figura. Notebook ou laptop

E só para não deixar de citar, os notebooks vêm também com um dispositivo que substitui o mouse dos micros de mesa, o touchpad (trata-se de uma superfície sensível ao toque por meio da qual posicionamos o ponteiro na tela. Ela vem acompanhada de dois botões com as mesmas funções dos botões do mouse), conforme ilustrado na figura anterior.

(10)

Os palmtops – computadores de mão –, também pertencentes à categoria dos computadores pessoais portáteis, são ainda menores que os notebooks, mas ainda possuem teclado e monitor.

Os PDAs (Personal Digital Assistant — Assistente pessoal digital) representam os “irmãos” menores da família dos PCs. São uma evolução das antigas agendas eletrônicas. Têm como característica marcante não possuírem teclado integrado. A entrada de dados normalmente é feita como em um bloco de papel, escrevendo-se sobre uma tela sensível. Podemos ainda citar os Smartphones que são PDAs integrados a telefones celulares.

Figura. Smartphone N8 da Nokia

O Tablet é um computador pessoal em formato de prancheta ou similar que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento. Alguns Tablets já têm acesso à rede 3G e à rede de telefonia, além do WI-FI. O Tablet possui tela touchscreen (tela de toque) como o dispositivo de entrada

principal, em vez de um teclado ou mouse. É um NOVO conceito, que surgiu

no início de 2010, e não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois conforme apresentado.

Importante!! O que é um tablet?

Um tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Para se ter uma ideia de como é um,

basta pensar em um “iPhone gigante”, com tela entre 7 e 10 polegadas. Todos os tablets já vem com conexão Wi-Fi e alguns também usam conexão 3G. Fonte:

http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/01/14/tablet+que+bicho+e+esse+92 95069.html.

Os principais tablets disponíveis no mercado são: • iPad da Apple com sistema operacional iOS.

iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em janeiro/2010, e hoje já bastante utilizado.

(11)

Figura. iPad com sua tela inicial sendo exibida

Tela do iPad com exibição de uma página web no browser Safari

O iPad 2 é mais fino e poderoso do que o anterior. Ele tem processador A5 de dois núcleos, projetado pela própria Apple. Segundo Jobs, o chip dá ao iPad 2 o dobro da capacidade de processamento do modelo anterior. Na parte de processamento gráfico o avanço é ainda maior, com aumento de nove vezes na capacidade de processamento. O novo iPad traz ainda duas câmeras, uma frontal para videoconferências e uma traseira, para fotos. (http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/03/02/apple+anuncia+ipad+2+1037 6321.html).

• Samsung Galaxy com sistema operacional Android 3.

Obs.: Os tablets são similares aos e-readers (leitores de livros digitais)? No tamanho, sim. Mas as semelhanças param por aí. As telas dos

tablets são coloridas e sensíveis ao toque, enquanto as dos e-readers são monocromáticas e não respondem à pressão dos dedos. E-readers servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funções.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/01/14/tablet+que+bicho+e+ esse+9295069.html.

(12)

Bem, mas as inovações não pararam por aí!!!! Segundo o site http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/01/07/ces+2011+ipad+ganha+mais +concorrentes+de+peso+10343374.html a Samsung anunciou uma versão somente com Wi-Fi do seu tablet, o Galaxy Tab, com preço mais em conta do que a versão com 3G. Esse aparelho concorrerá com os iPads mais básicos. Outro lançamento da Samsung é um híbrido de notebook e tablet. O Samsung 7 Series PC possui um teclado embutido que desliza e transforma o tablet em um notebook.

Figura. Híbrido de notebook e tablet - Fonte:

http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/01/07/ces+2011+ipad+ganha+mais +concorrentes+de+peso+10343374.html

As gerações de computadores

A partir do momento que surgiram os primeiros computadores, divide-se a história dos computadores em cinco gerações distintas. As três primeiras gerações de computadores refletiam a evolução dos componentes básicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes.

O pulo de uma geração para a geração seguinte se dá sempre com o advento de alguma nova tecnologia que possibilita grandes avanços do poder de cálculo ou descobertas que modificam a base de um computador.

Embora existam diferenças e discordâncias quanto às datas das gerações de computadores, será usada aqui aquela mais amplamente aceita.

(13)

Geração Principais Características Primeira Geração

(1951-1959) • Uso de circuitos eletrônicos e válvulas. • Um programa somente era executado em cada momento (precisava ser reprogramado a cada tarefa).

• Grande consumo de energia.

• Problemas devido a muito aquecimento. • Uso científico, muito restrito.

• Dispositivos de entrada/saída primitivos, lentos. • Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM/650 e IBM/701. Segunda Geração

(1959-1965) • Início do uso comercial • Tamanho gigantesco

• Capacidade de processamento muito pequena.

• Uso de transistores em substituição às válvulas. Possuem tamanho 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável.

• Exs: IBM/1401; IBM/7094. Nessa época começaram a surgir também as linguagens de programação de alto nível: Fortran (1957), Algol (1958), Cobol (1960) e Basic (1964).

Terceira Geração (1965-1975/77)

• Surgem os circuitos integrados.

• Diminuição do tamanho, maior processamento.

• É o começo da utilização dos computadores pessoais. Os computadores servem tanto para uso científico (cálculo numérico) e de uso comercial. Passam a ser interativos, com terminais on-line ou estações de trabalho (workstations) que permitem ao usuário comunicar com o programa em tempo de execução e conhecer imediatamente os resultados. • Nessa geração surgem as linguagens de alto nível,

orientadas para procedimentos. • Exemplo: IBM/370.

(14)

Geração Principais Características Quarta Geração

(1975/77-199?) • Surgem os softwares integrados. • Processadores de Texto. • Planilhas Eletrônicas, gráficos. • Gerenciadores de Banco de Dados. • Gerenciadores de Comunicação.

• Computadores providos de interfaces gráficas amigáveis com o usuário e utilizados cada vez mais por usuários não especializados.

• Surgem as redes de computadores com sistemas de operação em rede e sistemas distribuídos. São sistemas compostos por máquinas pequenas conectadas em rede, compartilhando vários recursos (impressoras, memórias auxiliares (discos), software etc.). Quinta Geração (199? – dias de hoje) • Supercomputadores. • Automação de escritórios.

• Automação comercial e industrial.

• CAD/CAM e CAE. Robótica. Imagem virtual. • Multimídia.

• Era on-line (comunicação através da Internet). • Dispositivos móveis, computação nas nuvens, etc. Conceitos básicos de hardware

O funcionamento de praticamente qualquer computador digital, independentemente do seu porte, pode ser entendido a partir do desenho básico de John von Neumann, matemático húngaro.

Caiu em prova!

A máquina proposta por Von Neumann reúne componentes como memória, unidade aritmética e lógica, unidade central de processamento (UCP), composta por diversos registradores, e unidade de controle.

Analisando de forma simplificada a arquitetura por ele proposta, vemos que ela reúne:

• uma unidade lógica e aritmética (ULA), • uma unidade de controle (UC),

(15)

• uma unidade central de processamento (CPU), composta por diversos registradores,

• os dispositivos de entrada e saída (também conhecidos como E/S ou I/O - input e output).

Figura. Diagrama Simplificado de von Neumann

Interrompemos aqui a nossa aula demonstrativa sobre conceitos de

hardware. Na aula 6 deste curso, daremos continuidade a esse assunto, destacando mais "dicas quentes" sobre o tema para a sua prova!

(16)

Revisão em Tópicos e Palavras-Chave

A partir deste momento vamos revisar a aula por intermédio de quadros sinóticos, mapas mentais ou colocação de tópicos e palavras-chave, o que teremos em todas as aulas desse curso.

– Um computador é um equipamento eletrônico com a capacidade de receber, processar, transformar, armazenar e devolver informações ao usuário.

• Hardware: parte física • Software: parte lógica • Peopleware: usuários.

– Vamos recapitular a classificação dos computadores.

• Grande Porte: supercomputadores e mainframes. • Médio Porte: minicomputadores:

• Pequeno Porte: computadores de mesa e portáteis. Estes últimos englobando os notebooks, palmtops, tablets e PDAs, por exemplo. Quadro-Resumo sobre as gerações de computadores!

Antes: Ábaco, máquinas de diferenças de Charles Babbage, etc. – Primeira Geração: Válvula (MARK I, ENIAC, EDIVAC, UNIVAC) – Segunda Geração: Transistor (Tradic, TX-O)

– Terceira Geração: Circuitos Integrados (série 7000 da IBM, linguagens de programação(COBOL, FORTRAN, BASIC))

– Quarta Geração: Computadores Pessoais (redes Ethernet, Apple I e II, PET, VAX, mouse, planilhas eletrônicas, etc.)

– Quinta Geração: Dispositivos móveis, computação nas nuvens, etc.

(17)

Lista de Questões Comentadas

3. (FCC/Agente Penitenciário - GOVBA/2010) A placa de circuito de um micro onde ficam localizados o processador e a memória RAM, principalmente, é a placa a) serial. b) paralela. c) USB. d) de vídeo. e) mãe. Comentários

É na placa-mãe (motherboard) que estão localizados o processador, a memória RAM e diversas interfaces.

Gabarito: letra E.

4. (FCC/Banco do Brasil/Escriturário/2011) Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente que já vem, nativamente, instalado na placa-mãe é: a) processador. b) memória RAM. c) disco rígido. d) gravador de DVD. e) chipset. Comentários

O chipset já vem instalado na placa-mãe do computador de forma nativa, e é o componente central dessa placa, já que é uma espécie de ponte de comunicação do processador com as memórias, e, em alguns casos, com os barramentos de alta velocidade AGP, PCI Express e demais controladores de HDs (como ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA.

(18)

5. (FCC/TRE-TO/Analista Judiciário – Judiciária/2011-02) Processador, memória RAM e bateria são alguns dos principais componentes:

a)do conector serial b)da saída paralela c)da porta USB d)do disco rígido e)da placa-mãe Comentários

Processador, memória RAM e bateria são alguns dos principais componentes localizados na placa do circuito principal do computador (placa-mãe).

Gabarito: letra E.

6. (FCC/TRE-RN/Técnico Judiciário - Área Administrativa/2011) As instruções que uma CPU necessita para executar um programa são buscadas

a) nas interfaces USB. b) no disco rígido. c) na memória. d) no drive de DVD.

e) no barramento de endereços. Comentários

As instruções são buscadas na memória. É a memória RAM que “carrega" os programas em execução e faz armazenamento temporário de dados que serão usados pela CPU.

Gabarito: letra C.

7. (FCC/TRE-RN/Analista Judiciário/ Biblioteconomia/2011) Nos computadores atuais existe um tipo de memória cuja função é atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memória

a) principal. b) ROM. c) cache. d) RAM. e) EEPROM.

(19)

Comentários

A questão destaca a memória cache, utilizada para dar desempenho ao processador! Quando a CPU precisa de uma informação, ela tenta encontrá-la primeiramente na memória cache. Temos então o seguinte: inicialmente, o processador consulta a cache L1, se não encontrou o que procurava, consulta a cache L2... Caso não encontre o dado necessário em nenhum nível da memória cache, aí então o processador consulta a memória RAM. Desse funcionamento, podemos concluir que o aumento da capacidade da memória cache de um computador resulta em uma melhora em sua

performance! A CACHE é muito mais rápida do que a RAM!

A memória RAM (Random Access Memory – Memória de acesso randômico, ou aleatório) pode ser lida ou gravada constantemente, pelo processador e outros dispositivos. Entretanto, cabe destacar que a RAM é volátil, ou seja,

tudo o que estiver nela é perdido quando o computador é desligado.

A memória somente-leitura (ROM) é um local (um tipo de chip) em que determinadas instruções críticas estão protegidas. A ROM é não-volátil e preserva essas instruções quando a força alimentada para o computador for desligada. A designação "somente leitura" significa que essas instruções só podem ser lidas pelo computador e não modificadas pelo usuário. Um exemplo de instruções ROM são aquelas necessárias para iniciar ou "dar boot" no computador, assim que ele for desligado.

A seguir, destacamos um resumo das principais variações da memória ROM: PROM (Programmable Read-Only

Memory) Memória de leitura programável 1 única vez. EPROM (Erasable Programmable

Read-Only Memory) (por meio de exposição à luz Memória de leitura apagável ultravioleta) e programável. EEPROM (Electrically-Erasable

Programmable Read-Only Memory-ROM eletricamente

apagável e programável)

Memórias que podem ser apagadas e reescritas eletricamente.

FEPROM (Memória Flash) Parecida com a EEPROM, mas que consome menos energia elétrica e não necessita do aumento de tensão para ser apagada/gravada. Muito usada em cartões de memória de máquinas fotográficas digitais.

(20)

Possuímos diversos representantes para a memória FLASH:

-pendrive (memória Flash com conector USB integrado), já atinge algo como 16GB, 32 GB, 64 GB, dentre outros.

-os cartões de memória, que também são tipos de memória Flash, existem em diversos formatos, principalmente em função de fatores de marca e mercado. Os mais comuns são:

*Compact Flash – o maior da turma:

*Secure Digital (SD), MiniSD e

MicroSD/TransFlash – muito populares em máquinas fotográficas digitais menores e PDAs:

*MMC e MMC mobile – relativamente compatíveis com o SD:

*Memory Stick, dentre outros.

(21)

Finalizando, cabe destacar que a memória auxiliar (conhecida como memória secundária, ou memória de massa) é um meio utilizado para o armazenamento de dados e programas por tempo indefinido. Essa memória faz armazenamento NÃO volátil, externo à CPU. Dentre os dispositivos utilizados para armazenamento de dados merecem destaque: disco flexível (disquete), disco rígido (HD ou Winchester), CD-R, CD-RW, fita magnética, disco Zip-Drive, pendrive, DVD-R, DVD-RW, discos de estado sólido (utilizam memória flash, a mesma dos pendrives, serão os substitutos dos HDs especialmente nos laptops!), etc.

Gabarito: letra C.

8. (FCC/Profissional de Serviços Técnicos/Técnico em Contabilidade - Infraero/2009) Instruções: Para responder à questão seguinte considere os dados abaixo. A Diretoria de um certo órgão público determinou a execução da seguinte tarefa:

Item Tarefa

VII Adotar alguns conectores que aceitem entradas diferenciadas para mouse em vista da heterogeneidade dos

microcomputadores instalados no órgão.

Alguns dos conectores possíveis, para a tarefa VII, são: a) USB, serial, PS/2 e wireless;

b) serial e PS/2, somente; c) USB e serial, somente; d) USB e PS/2, somente; e) serial e wireless, somente. Comentários

Para mouse, podemos ter os seguintes tipos de conectores: • Mouse entrada serial (antiga);

(22)

• Mouse PS/2 (intermediário entre serial e USB);

Mouse PS/2

• Mouse USB, que é o padrão atualmente;

Mouse USB • Mouse wireless, usando infravermelho ou bluetooth.

Mouse Bluetooth e infravermelho Gabarito: letra A.

9. (FCC/2008/MPE-RS) As conexões de HD (hard disks) nos computadores podem ocorrer por meio de interfaces seriais do tipo:

a) IDE/ATA e SCSI; b) IDE/ATA e SATA; c) SCSI e SATA; d) SAS e SATA; e) SAS e SCSI.

(23)

Comentários

Os termos IDE (Integrated Drive Electronics) e ATA (Advanced Technology Attachment) são sinônimos (também hoje é comum os textos técnicos se referirem ao IDE como PATA (Parallel Ata – Ata Paralelo)).

SATA (Serial ATA Advanced Technology Attachment) é o sucessor do ATA. Transfere dados em série.

SCSI (Small Computer System Interface) é a interface utilizada como padrão de comunicação de controladora de discos rígidos para grandes capacidades de dados. Provê taxas de transmissão de dados mais rápida que os padrões de porta paralela e serial. Pode ser usada para HD e scanner. Além disso, é possível conectar vários dispositivos (sete) em uma única porta SCSI. Os modelos mais modernos suportam até 15 dispositivos.

SAS (Serial Attached SCSI – SCSI Anexado Serial) é um barramento serial que tende a ser utilizado em servidores, por ser mais confiável, rápido e versátil que o SCSI. O custo do SAS tende a ser inferior ao do SCSI, mas superior ao do SATA; portanto, sua aplicação deverá se manter para os servidores de alto padrão. As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e as atuais atingem 1.200 MB/s. O grande diferencial do SAS é a possibilidade de ligar os HDs com extensores. A uma única porta SAS podem ser ligados até milhares de HDs.

GABARITO: letra D.

10. (FCC/Analista Judiciário - TJ-PI/2009) Instrução: Para responder à questão, considere o dado abaixo.

Item Tarefa

VI Utilizar a impressora multifuncional para converter em arquivo formato jpeg os documentos em papel.

No item VI utiliza-se a funcionalidade associada: a) à impressão multicolorida, apenas;

b) tanto à cópia xerográfica quanto ao fax; c) ao fax, apenas;

d) ao scanner, apenas;

e) tanto ao scanner quanto à cópia xerográfica.

(24)

Comentários

Um equipamento multifuncional possui múltiplas utilidades. Geralmente, um equipamento multifuncional, como uma impressora multifuncional, integra digitalizador (ou scanner), copiadora e fax. É comum sua utilização tanto em ambientes domésticos quanto em empresas de pequeno e grande porte. O scanner é o dispositivo utilizado para digitalizar imagens. Quando digitalizamos (ou escaneamos) um documento em papel, normalmente são geradas imagens em jpeg.

Gabarito: letra D.

11. (FCC/Oficial de Chancelaria/2009) O Diretor de certo órgão público incumbiu alguns funcionários da seguinte tarefa:

Item Tarefa

4 Instalar um dispositivo que possa ajudar o processador do micro a gerar gráficos tridimensionais de forma mais

eficiente.

O dispositivo a ser instalado é: a) um HD de alta definição; b) uma placa de vídeo 3D;

c) um monitor de alta definição;

d) um conector USB de alta definição; e) uma porta auxiliar 3D.

Comentários

A função de uma placa de vídeo 3D é auxiliar o processador na exibição de imagens tridimensionais.

(25)

Considerações Finais Bem, por hoje é só!!!

Desejo-lhes muito sucesso nos estudos! Tenham a certeza e a convicção de que qualquer esforço feito nessa fase será devidamente compensado. Em outras palavras, esforce-se, mantenha-se focado e determinado, pois, certamente, valerá à pena!

Para aqueles que venham a se matricular no curso, ainda teremos o fórum para troca de informações e/ou esclarecimento de dúvidas que porventura surgirem.

Fiquem com Deus, e até a nossa próxima aula aqui no Ponto dos Concursos!!

Profa Patrícia Lima Quintão Referências Bibliográficas

Informática-FCC-Questões Comentadas e Organizadas por Assunto, de Patrícia Lima Quintão, 2011. 2ª. Edição. Editora Gen/Método.

Notas de aula, profa Patrícia Lima Quintão.2011.

Clube do Hardware. Disponível em: http://www.clubedohardware.com.br. Guia do Hardware. Disponível em: http://www.guiadohardware.net.

Info. Disponível em: http://info.abril.com.br.

Infowester. Disponível em: http://www.infowester.com/hardware.php PcMagazine. Disponível em: http://www.pcmag.com.br.

Tomshardware. Disponível em: http://www.tomshardware.com . Uol. Disponível em://tecnologia.uol.com.br.

Vasconcelos, L. Disponível em: http://www.laercio.com.br.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação gerenciais. Tradução Thelma Guimarães. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 452 p. il.

O'BRIEN, James A. Sistemas de informação: e as decisões gerenciais na era da Internet. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2003. 436 p. il.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Tradução Maria Lucia Leker Vieira. Rio de Janeiro: LTC, 1998. 451 p. il.

(26)

Questões apresentadas nesta aula

1. (FCC/Oficial de Chancelaria/2009) O Diretor de certo órgão público incumbiu alguns funcionários da seguinte tarefa:

Item Tarefa

6 Ao instalar um novo dispositivo, lembrar sempre de utilizar um módulo de software que será responsável por informar ao sistema operacional como controlar aquele determinado componente de hardware.

A recomendação refere-se ao uso de elementos tais como um: a) conector físico de dispositivo;

b) drive de disco;

c) conector de porta de dispositivo; d) driver de dispositivo;

e) módulo físico de memória cache.

2. (FCC/MPSED/Técnico do Ministério Público/Área Administrativa/2009) Ao escolher um notebook contendo um combo drive significa dizer que o computador tem capacidade de:

a) ler e gravar apenas CD;

b) apenas ler tanto CD quanto DVD; c) ler e gravar DVD e apenas ler CD; d) ler e gravar CD e apenas ler DVD; e) ler e gravar tanto CD quanto DVD.

3. (FCC/Agente Penitenciário - GOVBA/2010) A placa de circuito de um micro onde ficam localizados o processador e a memória RAM, principalmente, é a placa a) serial. b) paralela. c) USB. d) de vídeo. e) mãe.

(27)

4. (FCC/Banco do Brasil/Escriturário/2011) Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente que já vem, nativamente, instalado na placa-mãe é: a) processador. b) memória RAM. c) disco rígido. d) gravador de DVD. e) chipset.

5. (FCC/TRE-TO/Analista Judiciário – Judiciária/2011-02) Processador, memória RAM e bateria são alguns dos principais componentes:

a)do conector serial b)da saída paralela c)da porta USB d)do disco rígido e)da placa-mãe

6. TRE-RN/Técnico Judiciário - Área Administrativa/2011) As instruções que uma CPU necessita para executar um programa são buscadas

a) nas interfaces USB. b) no disco rígido. c) na memória. d) no drive de DVD.

e) no barramento de endereços.

7. (TRE-RN/Analista Judiciário/ Biblioteconomia/ 2011) Nos computadores atuais existe um tipo de memória cuja função é atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memória

a) principal. b) ROM. c) cache. d) RAM. e) EEPROM.

(28)

8. (FCC/Profissional de Serviços Técnicos/Técnico em Contabilidade - Infraero/2009) Instruções: Para responder à questão seguinte considere os dados abaixo. A Diretoria de um certo órgão público determinou a execução da seguinte tarefa:

Item Tarefa

VII Adotar alguns conectores que aceitem entradas diferenciadas para mouse em vista da heterogeneidade dos

microcomputadores instalados no órgão.

Alguns dos conectores possíveis, para a tarefa VII, são: a) USB, serial, PS/2 e wireless;

b) serial e PS/2, somente; c) USB e serial, somente; d) USB e PS/2, somente; e) serial e wireless, somente.

9. (FCC/2008/MPE-RS) As conexões de HD (hard disks) nos computadores podem ocorrer por meio de interfaces seriais do tipo:

a) IDE/ATA e SCSI; b) IDE/ATA e SATA; c) SCSI e SATA; d) SAS e SATA; e) SAS e SCSI.

10. (FCC/Analista Judiciário - TJ-PI/2009) Instrução: Para responder à questão, considere o dado abaixo.

Item Tarefa

VI Utilizar a impressora multifuncional para converter em arquivo formato jpeg os documentos em papel.

No item VI utiliza-se a funcionalidade associada: a) à impressão multicolorida, apenas;

b) tanto à cópia xerográfica quanto ao fax; c) ao fax, apenas;

(29)

d) ao scanner, apenas;

e) tanto ao scanner quanto à cópia xerográfica.

11. (FCC/Oficial de Chancelaria/2009) O Diretor de certo órgão público incumbiu alguns funcionários da seguinte tarefa:

Item Tarefa

4 Instalar um dispositivo que possa ajudar o processador do micro a gerar gráficos tridimensionais de forma mais

eficiente.

O dispositivo a ser instalado é: a) um HD de alta definição; b) uma placa de vídeo 3D;

c) um monitor de alta definição;

d) um conector USB de alta definição; e) uma porta auxiliar 3D.

Gabarito 1. Letra D. 2. Letra D. 3. Letra E. 4. Letra E. 5. Letra E. 6. Letra C. 7. Letra C. 8. Letra A. 9. Letra D. 10. Letra D. 11. Letra B.

Referências

Documentos relacionados

para provimento de cargo de professor efetivo para a área “Alimentos e 5.. Formulação de Dieta

“Um exame superficial destes autos dá a impressão de que o apelante é um homem altamente nocivo á sociedade, pois ele aparece como deflorador de três menores. Nenhuma

Segundo esta normativa, O acadêmico regularmente matriculado que deixar de comparecer a qualquer das avaliações nas datas fixadas pelo professor, poderá solicitar segunda

Porém, o problema básico do monitoramento remoto com um LIDAR é o fato de ser necessário encontrar algum procedimento de calibração, baseado em parâmetros contidos

Uma forma de estimar a vida útil de café solúvel é através de modelo matemático que relaciona o aumento de umidade do produto, por meio de sua isoterma de sorção de umidade, com

Não tragais borzeguis pretos que na corte são defesos ora com borzeguis pretos Não tragais o que defeso porque quem trae o vedado anda sempre aventurado a ser avexado e preso

Enquanto é possível obter resultados favoráveis para problemas agudos com um único prestador de serviço, somente se alcançam resultados positivos para as condições crônicas quando

Destacou-se também que o livro é a obra mais utilizada na produção dos artigos pesquisados, tendo predomínio os de origem nacional, diferente dos resultados da pesquisa na