• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DE 7 A 11 ANOS- trabalho de psicologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DE 7 A 11 ANOS- trabalho de psicologia"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento é um processo contínuo da vida de cada ser humano, desde ato da concepção até o último dia de vida. Desta forma, o desenvolvimento orgânico continua evoluindo, a fim de atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos.

Assim como o desenvolvimento orgânico, o desenvolvimento psíquico também evolui rumo ao equilíbrio, pois trata-se de uma construção contínua, onde todas as ações são desequilibradas pelas transformações que aparecem no mundo, exterior e interior.

“O que herdamos de positivo é construtivo do ponto de vista biológico e o modo desfuncionamento intelectual, uma maneira de transação com o ambiente. Este modo de funcionamento permanece constante por toda a vida, e é através dele que as estruturas cognitivas surgem.” (Piaget – 1992).

A Psicologia do Desenvolvimento juntamente representam uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo. Porém, de

maneiras importantes as crianças mudam no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas, sendo esta sequência básica dos estágios do desenvolvimento do pensamento da criança.

(2)

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DE 7 A 11 ANOS

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao

Crescimento orgânico. Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Referindo-se às formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando com o passar do tempo e algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

Segundo CARVALHO, Sílvia Pires de

“Segundo Jean Piaget (1967), a criança de 7 a 11 anos desenvolve o pensamento operatório – concreto, sendo que a criança possui pensamento indutivo, um raciocínio lógico, sendo capaz de cooperar, porque não confunde mais seu próprio ponto de vista com o dos outro, graças à socialização, torna-se menos egocêntrica, participante ativa no desenvolvimento do conhecimento, construindo seu próprio entendimento, a criança passa a ir atrás do conhecimento”.

7 anos

A criança aos 7anos tem no concreto de possui o seu carácter formado, a personalidade um pouco definida e a inteligência desperta. Alargar a sua consciência, o seu conhecimento do mundo e ampliar o conceito das coisas. Possui a possibilidade de introduzir a percepção de mundo no seu interior.

É nesta idade também que a criança, retoma novamente um novo recomeço pra a sua vida. Daí então a razão das crises que costumam ocorrer nesta etapa, crises que em alguns casos assustam os pais, porque acreditam que o seu filho se torna tonto ou que perde a graça e a espontaneidade.

Segundo SOMMERFELD, Gina

“Lentamente as dúvidas desaparecerão ante a maior firmeza dos conhecimentos, a lentidão transforma-se novamente em rapidez perante a maior clareza das novas concepções. Vencida a crise inicial, que em muitas crianças não se chega a dar, dia após dia incrementa-se o desenvolvimento da personalidade, com a qual o carácter e a

(3)

afectividade – conservando o tom que já tinham – adquirem um aspecto mais definitivo”.

Precisa aumentar a confiança em si e nos outros. Os adultos em sua volta devem ajudar-lhe na construção da confiança em suas atitudes e segurança em si mesma. E, neste período é mais eficaz o elogio que a reprovação. Lembrando que não se pode ser indiferente em relação ao saber e elogiar ou reprovar.

DESENVOLVIMENTO Psicológico: âmbito escolar. A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:< http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-67-anos/>. Acesso em: 22 de abr. 2012

 É mais consciente de si própria e está mais absorvida em si mesma. Aparenta viver “noutro mundo”. Parece não ouvir o que se lhe manda. Está a tomar-se introvertida.

 Desenvolve-se nela o sentido ético (distinção entre o bem e o mal), já não só nela, mas também nos outros.

 Concretiza e interioriza mais a sua estrutura de espaço e tempo.  Medita mais antes de atuar pois é mais prudente, mais deliberativa (não medrosa).

 Costuma aguentar o choro.

 É sensível ao elogio e à crítica. Não sabe aceitar cumprimentos e não se tranquiliza quando é elogiada.

 Anseia por agradar; tem consideração pelos outros.

 Tem conduta menos agressiva. Poucos acessos de cólera e menos oposição às ordens.

 Teme as situações novas que lhe costumam aparecer na escola.  Tem menos pesadelos. É a figura central dos seus sonhos.  Aumenta o interesse pelo dinheiro, e muitas pensam em economizar.

(4)

 Quer responsabilidade, especialmente na escola, mas preocupa-se com a ideia de não poder portar-se correctamente.

 Deseja acabar uma tarefa já começada, mas não repara na sua capacidade para o fazer. Tem tendência a esperar muito dela própria.

 É boa ouvinte; centrou a sua atenção pelo que está aberta a novos conhecimentos.

 Preocupa-a a ideia de chegar tarde à escola e de não acabar os seus trabalhos.

 Precisa duma palavra do professor para começar a mais simples tarefa.

 Exige com impaciência a atenção e ajuda do professor.  Tende a procurar carinho no professor

 Tem no mundo do colégio o mundo dos seus amigos.

8 anos

Aos 8 anos a criança já tem uma coordenação motora e os olhos bem estabelecidas, que torna tudo o que faz ser mais atraente. Desenha e pinta como mais facilidade e tem mais capacidade de concentração em tudo o que faz, a criança brinca até estar completamente exausta.

Interessa-se por questões sexuais e está disponível para a aprendizagem e atividades em grupos, utiliza os pensamentos para a reflexão, a leitura; os pensamentos podem basear-se na lógica; consegue resolver problemas de maior complexidade; tem boa capacidade de atenção e concentração, coleciona objetos e fala livremente de seus projetos, textos e desenhos, tudo baseado na realidade.

CARACTERÍSTICAS Psicológicas da criança de 8 e 9 anos: âmbito escolar. A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:< http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-89-anos/ >. Acesso em: 22 de abr. 2012.

Características psicológicas

 Possui um grande afã de crescer e manifesta interesse pela sua anatomia interna.

(5)

 A sua personalidade é mais expressiva, os seus gestos, são mais seus.

 Sente-se consciente de si mesma como pessoa, reconhece algumas das diferenças em relação aos outros e expõe-nas. Pensa muitas vezes em “si mesma”.

 Costuma sentir-se centro de qualquer cena e dramatizar-se.  Quer que o adulto seja parte do seu mundo, com o que apresenta exigências e quer que se actue de acordo com as formas que ela determina.

 Procura viver, no entanto, segundo as normas dos demais.  Sente-se mais identificada com a família e necessita dela – porque esta exerce, sobre ela, uma influência preponderante.

 É sensível aos desacordos e antagonismos entre os membros familiares.

 Necessita, por isso, que as relações recíprocas com as outras pessoas se encontrem em equilíbrio.

9 anos

Possui um bom controlo corporal; está interessada em desenvolver força, capacidades e rapidez, detém-se em detalhes, desenvolvimento corporal. Manifesta preferência por trabalhos e tarefas mais complexas é curiosa e procura memorizar fatos e emprega o raciocínio lógico e abstrato. Gosta de ler, escrever e de utilizar livros e referências, dá preferência por atividades de jogo cooperativo e de equipe e tem maior interesse nas relações afetivas e atividades sociais;

Pode exibir alguns problemas de comportamento, sobretudo quando não se sente aceite pelos outros tornar-se cada vez mais independente e "merecedora" de confiança, também tem consciência de justiça é altamente competitiva, tem dificuldade em assumir os erros mas tem maior capacidade de aceitar as falhas e de se responsabilizar por elas, percebe o que é certo e errado.

CARACTERÍSTICAS Psicológicas da criança de 8 e 9 anos: âmbito escolar. A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:< http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-89-anos/ >. Acesso em: 22 de abr. 2012.

(6)

Características psicológicas

 Aos 9anos muda para melhor. Diminui a tensão e as asperezas anteriores. O seu comportamento é mais acessível e responsável.

 É activa, tem numerosos interesses, como: trabalho escolar, alcançar êxitos em qualquer tarefa, fazer sempre coisas…

 Está também atarefada com as suas preocupações.  Planeja com pormenor o seu futuro.

 É muito sensível e afectam-na os problemas, especialmente os que provêm da amizade, preocupando-se às vezes vários dias.

 Vai-se afirmando na sua personalidade e individualidade, o que as torna diferentes umas das outras.

 O seu mundo imaginário é mais real que o verdadeiro.

 É a idade dos tesouros pessoais, muito cuidados e muito próprios, das colecções , embora não sejam organizadas.

 Aos 9 anos, no entanto, possuem um grande sentido da rectidão e da justiça, e querem que a culpa se distribua equitativamente.

 Sente inclinação para entrar em conflito com os outros. Procura desculpas para justificar a sua atitude.

10 anos

É uma etapa de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré-adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. Nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência.

(7)

A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

CRIANÇA. Wikipedia, Brasil, 13 set. 2006. Infância, faixas etárias. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Criança>. Acesso em: 19 de abr. 2012

A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem (os quadris começam a se formar e depois vêm os seios e depois o ciclo da menstruação). Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. O amadurecimento dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 11º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. O amadurecimento dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º ao 15º ano de vida.

CARACTERÍSTICAS Psicológicas da criança de 10 e 12 anos: âmbito escolar.

A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:<

http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-1012-anos/ >. Acesso em: 22 de abr.2012

Características psicológicas

 É a idade do grande equilíbrio na sua evolução, embora sendo etapa de transição. Mostra-se feliz, simpática, tranquila, amável, sincera, amigável.

 Às vezes manifesta ataques de ira, mas sempre encontra um modo de desafogar a irritação – são momentos breves e superficiais.

 O equilíbrio que manifesta, encontra-se livre de tensões e inclinado a uma fácil reciprocidade. Mostra-se independente e directa.

(8)

 Possui grandes desejos de agradar aos outros.

 Compreendem muito bem o próprio comportamento.  Observa-se, nesta fase, uma maior amplitude de gostos e interesses, que manifestam em todo o seu âmbito pessoal, familiar e social. Têm grande capacidade de protecção, projectada, especialmente em crianças pequenas, animais, etc.

Âmbito escolar

 A criança de 10 anos possui um grande poder de assimilação, gosta de memorizar, identificar ou reconhecer os factos, fazer classificações, etc.; no entanto custa-lhe mais conceptualizar ou generalizar.

 Tem períodos de atenção curtos e intermitentes, daí que goste mais de falar, contemplar, ler e escutar, do que de trabalhar.

 Sente pouca inclinação para o trabalho. Pode propor-se muitas tarefas, mas não persevera em nenhuma.

 Experimenta grande prazer na actividade física: correr, trepar, saltar…

 Gosta que a professora faça a programação das suas actividades e lhe recorde imediatamente se deixou algo fora do programa.

 Podem arranjar desculpas para não ir ao colégio, se algo lhes corre mal, ou se receberam alguma reprimenda ou censura.

 Sentem carinho pelos professores.

 Manifestam períodos de concentração, alternando com outros de jogos esgotantes.

11 anos

Segundo SANTANA, Juvenal

A criança é capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. É capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos.

(9)

Suas competências motoras estão bem desenvolvidas, é alerta e bastante segura de si, gosta de ler, tem muitos interesses de curta duração, é bastante seletiva nas suas relações: pode ter um(a) melhor amigo(a), preocupa-se com o estilo (roupa, cabelo, etc.), gosta de privacidade, as suas preocupações dizem respeito à escola e aos amigos, tem um forte sentido de justiça e segue um código moral estrito, maior preocupação com o que está errado, do que com o que está certo.

CARACTERÍSTICAS Psicológicas da criança de 10 e 12 anos: âmbito escolar.

A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:<

http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-1012-anos/ >. Acesso em: 22 de abr.2012

Características psicológicas

 Mostra-nos aos 11 anos, um passo mais no seu desenvolvimento: que é mais inquieta e charlatã.

 Mostra maior actividade e prefere a companhia de outros, recusando a solidão.

 Gosta de discutir, mas não deixa que discutam com ela.

 Possui uma maneira de pensar mais concreta e específica. Parece embarcada numa procura activa do “eu” e encontra-o em conflito com o dos outros.

 Tem um grande sentido de justiça e horror à fraude.  Impulsiva, embora lhe falte perspectiva.

 Supercrítica, tanto em relação a si, como aos outros, mas não sabe aceitar as críticas dos outros.

 Âmbito escolar

 Aos 11 anos gastam as energias procurando o modo de eludir as tarefas.

 Agrada-lhes a possibilidade de escolha e, oferecendo-lhe várias coisas para que seja ela mesma a escolher, leva a cabo diligentemente o trabalho.

 4.3. O professor é o factor independente mais importante na vida escolar de uma criança de 11 anos.

(10)

 No entanto prefere os professores exigentes e que tenham sentido de humor.

 Um professor paciente, justo e simpático, não demasiado

exigente, compreensivo, capaz de “tornar interessantes as coisas”, e inimigo de gritar, são qualidades que atraem uma criança nesta idade

 Agradam-lhe muito os desportos e jogos ao ar livre.

 Os dados que melhor apreende, são os que se ensinam sob a forma de contos, em que uma acção leva inevitavelmente a novas acções.

(11)

1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, Sílvia Pires de

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicolo gia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm

SOMMERFELD, Gina

http://www.psiquismo.com.br/index_arquivos/Page509.htm.

CARACTERÍSTICAS Psicológicas da criança de 8 e 9 anos: âmbito escolar. A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:< http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-89-anos/ >. Acesso em: 22 de abr. 2012.

CRIANÇA. Wikipedia, Brasil, 13 set. 2006. Infância, faixas etárias. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Criança>. Acesso em: 19 de abr. 2012

CARACTERÍSTICAS Psicológicas da criança de 10 e 12 anos: âmbito escolar. A aldeia, Coimbra, 2012. Características psicológicas, disponível em:<

http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-1012-anos/ >. Acesso em: 22 de abr.2012

Segundo SANTANA, Juvenal

(12)

CONCLUSÃO

A compreensão do desenvolvimento humano equivale à compreensão de como se dá o processo de construção do pensamento. Tal processo é explicado segundo o pressuposto de que existe uma favorável relação interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer, envolve mecanismos complexos e intrínsecos que englobam aspectos que se entrelaçam e se complementam, tais como: o processo de maturação do

organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, o equilíbrio do comportamento do indivíduo com o meio, passando assim a organizar seus próprios valores morais.

Referências

Documentos relacionados

da escravidão, e a dificuldade que as comunidades africanas tinham de se reproduzir naturalmente em tão severas condições de trabalho. Contudo, isso também significou uma

primeiras costelas são ligeiramente arqueadas; as outras, bem arqueadas e muito inclinadas para trás, conferindo o comprimento desejável ao peito.. As costelas planas serão

O presente texto pretende refletir sobre a questão da alfabetização como conceito presente nas políticas educacionais que tem como objetivo ofertar uma

[10 ECTS] (Obrigatória) Política de Língua, Multilinguismo e Interculturalidade [10 ECTS] (Obrigatória) Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem [10 ECTS] (Obrigatória)

desenvolvimento cognitivo da criança de 7 a 11 anos, assinale a alternativa incorreta: a) Pensamento reversível.. b) Pensamento

Foram realizadas comparações entre os resultados obtidos pelo modelo numérico e pelo modelo físico onde se observou que a altura da barra se apresentou similar

“Isso mesmo, quando precisamos usar a água, abrimos a torneira, mas logo fechamos novamente, pois toda água que usamos, que gastamos temos que pagar e, além disso, a água tem que

Em reunião com as monitoras, as mesma apontaram dificuldades em concluir o esperado do planejamento, pois as meninas vêm com muitas tarefas sem fazer, pois a