• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

Aluno:

Componente Curricular: SAÚDE COLETIVA, MEDICINA VETERINÁRIA Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS VETERINÁRIA 2021 CADERNO DE QUESTÕES 003

-1ª Questão

Os gatos ferais normalmente organizam-se em colônias e apresentam uma estrutura social complexa, desenvolvendo fortes laços territoriais. O crescimento populacional destes animais gera preocupações para os gestores da saúde pública, devido aos riscos para a transmissão de zoonoses, a violência e acidentes a que podem estar sujeitos, bem como, o impacto que geram aos ecossistemas por serem exímios predadores da fauna nativa. Na busca por solucionar esta problemática considera-se que a estratégia mais acertada para o controle populacional dos gatos ferais é:

a. Encaminhar estes animais para o centro de zoonoses, onde serão vacinados, castrados e deverão aguardar a adoção responsável.

b. Capturar, esterilizar e encaminhar estes animais para um habitat rural, onde possam expressar seu comportamento natural predatório.

c. Capturar, esterilizar e devolver estes animais ao mesmo território em que estavam com sua colônia.

d. Transferir estes animais para abrigos onde possam ser vacinados, castrados e encaminhados para a adoção responsável.

e. Eutanasiar estes animais, uma vez que, devido à sua natureza selvagem, há dificuldade no manejo e nos processos de ressocialização, o que impossibilita a adoção destes

2ª Questão

Recentemente, a Medicina Veterinária vem obtendo lugar de destaque entre as profissões da área de saúde que atuam na emergência da COVID-19, doença respiratória grave em humanos causada pelo novo coronavirus (SARS-CoV-2), de fácil transmissão e alta letalidade. Nas demandas da COVID-19 a atuação do Médico-veterinário foi reconhecida no Decreto 10.282/2020 que regulamenta a Lei 13.979 de 2020 dispostas no Art. 3º resguardas pelo exercício e o funcionamento de serviços públicos e privados com atividades essenciais indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, tais como:

I) Inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal, inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal, vigilância.

II) Responsabilidade Técnica em feiras agropecuárias, vaquejadas, feiras de adoção de animais e cuidados com animais em cativeiro.

III) Pevenção, controle e erradicação de pragas e de doença dos animais; vigilância agropecuária internacional; fiscalização ambiental.

IV) Vigilância em Saúde, estudos epidemiológicos, barreiras sanitárias e certificações sanitárias. .

Estão corretas:

a. Todas estão corretas b. Todas estão erradas c. I, II, III apenas d. I, III e IV apenas e. I, II e IV apenas

(2)

Há quase 10 anos atrás, segundo o Datasus, o SUS já produzia anualmente mais de um bilhão e seiscentos milhões de procedimentos ambulatoriais a atenção básica, 370 milhões de consultas médicas, mais de 11 milhões de internamentos hospitalares, mais de 1 milhão e novecentos mil partos, mais de 490 milhões de exames laboratoriais, mais de 13 milhões de ultrassonografias e mais de 136 milhões de doses aplicadas (LAVRAS, 2015). Acerca do dado acima jugue as assertiva abaixo:

I – O sistema de saúde é conceituado como um conjunto integrado de serviços e de ações voltado para dar respostas aos problemas de saúde, nesse sentido, é notório a partir dos dados acima, a importância do sistema de saúde brasileiro organizado em rede de atenção.

II – Infere-se também que os serviços acima descritos foram alcançados pois o SUS se organiza em uma ampla e diversificada rede de serviços de saúde sob a responsabilidade de municípios, estados e União.

III – os serviços acima descritos poderiam ser alcançados de forma autônoma e de forma não complementar entre municípios, estados e União.

A alternativa CORRETA é: a. Apenas a I

b. II e III

c. Todas estão corretas d. I e II

e. Apenas a III

4ª Questão

Na perspectiva da valorização da Saúde Pública, a proposta é que o SUS se movimente, implicando toda sociedade brasileira, para a conquista das metas desafiadoras que o país assumiu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e eles foram colocados de forma orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional atualizando os Objetivos do Milênio. (OPAS, 2018). Está apresentado nos dezessete desafios da Saúde Pública para próxima década, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (2013-2015), entre eles:

a. Todas as alternativas estão corretas.

b. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. c. Erradicação da pobreza e fome.

d. Promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos. e. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo

da vida para todos.

5ª Questão

O Toxoplasma gondii é o coccídeo causador da Toxoplasmose, zoonose de grande importância em saúde pública. Esse parasito possui um ciclo de vida que alterna entre o hospedeiro definitivo, como os felídeos, que alberga os estágios sexuados e o hospedeiro intermediário, diversas espécies de animais, no qual ocorrem os estágios assexuados. Diversas são as formas de transmissão deste parasita entre os animais e o homem envolvendo as diferentes formas do parasito. Diante o contexto marque a alternativa que relaciona corretamente a transmissão do T. gondii com a medidas de controle e prevenção.

a. 1) Transmissão: Ingestão de oocisto, eliminado na fezes do gato, pela via oral ; 2) Profilaxia: higienização e desinfecção das hortaliças e frutas, tratamento da agua , uso de luvas durante a pratica de jardinagem, exames e tratamento dos felinos.

b. 1) Transmissão: Ingestão de cisto eliminado nas fezes dos gatos.2) Profilaxia: castrar os gatos e higienizar as caixas de areia diariamente

c. 1) Transmissão: Ingestão de oocisto eliminado nas fezes dos animais de produção, como ovino, caprino , bovino, suíno entre outros.; 2) Profilaxia: vermifugação dos animais infectados.

d. 1) Transmissão: Ingestão de leite contaminado de bovinos ; 2) Profilaxia: Isolar o animal infectado e não tomar leite até que mesmo seja tratado

e. 1) Transmissão: Ingestão de carne crua ou mal cozida com oocistos de T. gondii; 2) Profilaxia: Evitar o contato dos gatos com esses animais.

(3)

A Constituição de 1988, chamada Constituição Cidadã, foi um avanço civilizatório na história brasileira quando incorporou mudanças no papel do Estado e criou novas relações entre as diferentes esferas de governo, ressaltando o entendimento da saúde como “direito de todos e dever do Estado”. Qual artigo regulamenta esse entendimento de saúde de acesso universal e igualitário?

a. Art. 200 b. Art. 198 c. Art. 197 d. Art. 196 e. Art. 199

7ª Questão

O Médico-veterinário deve conhecer a cadeia epidemiológica e as possíveis formas de transmissão da leptospirose, uma vez que a mesma é uma zoonose de importância em saúde pública e que são necessárias orientações para a população sobre os riscos de infecção e cuidados com os animais e meio ambiente. Sobre o tema, pode-se afirmar:

a. Ocorre penetração ativa dos microrganismos através de mucosas, da pele escarificada e inclusive da pele íntegra.

b. Ocorre penetração ativa dos microrganismos por alimentos em embalagens contaminadas e por urina infectada. c. Ocorre penetração ativa dos microrganismos por pelas vias digestiva e respiratória, mas não pela via cutânea. d. Ocorre penetração ativa dos microrganismos pelas vias cutânea ou respiratória, mas não pela via digestiva. e. Ocorre penetração ativa dos microrganismos pelas vias cutânea e digestiva, mas não pela via respiratória.

8ª Questão

Após quase 50 anos de pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (2010) e seus parceiros reconhecem evidências suficientes para mostrar que a Educação Interprofissional proporciona a prática colaborativa eficaz. A Educação Interprofissional, refere-se:

a. Ao esquema pedagógico de ensino-aprendizagem relacionado com o desenvolvimento das seguintes etapas: observação da realidade, identificação das variáveis do problema, teorização, propor hipóteses de solução e aplicação à realidade.

b. Portaria MS nº198 GM/MS/13 de fevereiro de 2004 que institui a Política Nacional de Educação Interprofissional para o SUS como estratégia para formação e desenvolvimento de trabalhadores do setor como estratégia de transformação das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas, participação popular e do controle social no setor saúde.

c. Estratégia pedagógica que contempla atividades que possui período definido para execução e utiliza, em sua maior parte, os pressupostos da metodologia de ensino tradicional com atividades educacionais que visam promover a aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas.

d. Abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS que consiste em ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem juntos, de modo interativo, com a finalidade de valorizar a qualidade da atenção à saúde.

e. Ao conceito que aponta para relações independentes entre diferentes práticas das categorias profissionais.

9ª Questão

A Norma Operacional Básica do SUS (NOB/SUS96) teve um papel crucial no financiamento de Políticas Indutoras da Estratégia Saúde da Família, pelo incentivo de Políticas Públicas de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Qual dispositivo criou financiamento específico para municípios que aderissem à Estratégia Saúde da Família?

a. Pacto pela Gestão b. PAB variável c. PAB fixo

d. Pacto pela Saúde

(4)

A gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos (Paraíba) identificou que em um bairro do município os casos de diabetes descompensados e obesidade reduziram ao longo de 2 anos. Considerando importante a informação, a Coordenação de Atenção Básica do município levantou os principais aspectos do modelo de atenção em saúde aplicado pela Equipe de Saúde da UBS daquele bairro. Observou-se que a equipe mantinha reuniões periódicas com compartilhamento de materiais científicos, relacionando as evidências com a prática cotidiana. A equipe reorganizava as informações de forma mais prática e repassava aos grupos de doenças crônicas também em reuniões periódicas com estratégias distintas (vídeos, encenação, gincanas, rodas de discussão). Além, de que a equipe priorizava a assistência centrada no paciente.

Diante das informações acima julgue as assertivas:

I. A equipe utilizava de ferramentas da educação em saúde para a população como estratégia de promoção à saúde, desta forma foi fortalecida a conscientização individual e coletiva de responsabilidades e de direitos à saúde.

II. A equipe utilizava ferramentas da educação permanente em saúde uma vez que havia uma periodicidade contínua nas reuniões entre os profissionais, cujo enfoque estava na resolução de problemas, de forma interprofissional e baseados em evidência científica.

III. A equipe estava integrada e participativa com a população em questão, por isso houve melhora dos quadros clínicos, e para tal, pode-se inferir que foi devido à uma gestão de mudança protagonizada pela equipe e pelos usuários. A alternativa CORRETA é: a. Nenhuma b. Apenas a I c. II e III d. I e II e. Todas

11ª Questão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010) salienta que no atual contexto global “Para se tornar um bom profissional, não basta mais ser profissional, o profissional de saúde também precisa ser interprofissional” que corrobora com as Políticas de Reorientação da Formação em Saúde; com os Planos de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, com Política Nacional de Educação Permanente; com algumas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras, haja vista às evidências que indicam que a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas “otimizam os serviços de saúde, fortalecem o sistema e incitam melhorias de resultados na saúde”. Assim, o investimento intelectual nessas áreas, deve-se:

a. Melhorias na assistência e segurança do paciente.

b. Diminuição de conflito e rotatividade entre os profissionais, bem como redução das taxas de erros médicos e de mortalidade.

c. Melhorias de acesso, coordenação do cuidado e do uso dos recursos clínicos especializados.

d. Diminuição do número de complicações de pacientes e de internações e as melhorias dos resultados na saúde de usuários com doenças crônicas.

e. Todas alternativas estão corretas.

12ª Questão

Tripanossomíase americana ou Doença de Chagas (DCH) tem como agente etiológico o protozoário digenético denominado Trypanosoma cruzi (Chagas, 1909). A DCH é considerada uma zoonoses e antropozoonoses de importância médico-veterinária, possuindo ampla distribuição, com diversos reservatórios silvestres e domésticos, cuja transmissão ocorre principalmente por insetos conhecidos como triatomíneos ou barbeiros. Sobre a transmissão vetorial da DCH podemos afirmar:

a. A transmissão do T. cruzi para o hospedeiro vertebrado ocorre durante a picada do inseto vetor que regurgita na pele ou mucosa as formas amastigotas do parasito

b. A transmissão do T. cruzi para o hospedeiro vertebrado ocorre pela penetração da forma tripomastigota metaciclica, eliminadas nos dejetos (fezes e urina) dos barbeiros infectados, na pele ou mucosas.

c. Os insetos vetores do T. cruzi nascem infectados e transmite o parasito para o hospedeiro vertebrado em todas as suas fases de vida.

d. Somente as fêmeas dos triatomíneos transmite o T. cruzi para o hospedeiro vertebrado durante a sua alimentação.

e. A transmissão do T. cruzi para o homem e animais é realizada por triatomíneos vetores que se alimentam de seiva de plantas ou seja triatomíneos fitófagos.

(5)

O controle social, possuindo representação de diferentes segmentos da sociedade civil, compõe uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da sociedade nas questões relacionadas à saúde em todas as esferas de governo. Essa participação se faz conforme a:

a. Lei 8.142/90 nos conselhos de Assistência Social, Conselhos da Criança e adolescentes e nos Conselhos de Saúde

b. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde em todas as esferas de governo. c. Lei 141/91 na gestão dos recursos humanos.

d. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde nacionais e Conselhos de Saúde.

e. Lei 141/91 na gestão dos valores mínimos que devem ser aplicados anualmente pela união, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios em serviços públicos.

14ª Questão

A Epidemiologia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas no campo da saúde. O conceito que mensura a quantidade de casos novos e antigos num determinado espaço geográfico e de tempo em uma população suscetível, refere-se ao conceito de:

a. Acurácia b. Prevalência c. Especificidade d. Sensibilidade e. Incidência

15ª Questão

Considerando que os cidadãos têm direito ao acesso às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde estão inclusos abaixo, EXCETO:

a. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras, que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebe-lo.

b. Nas situações de urgência/emergência, o atendimento se dará de forma incondicional, em qualquer unidade do sistema.

c. Quando houver limitação circunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica sob responsabilidade do gestor municipal a pronta resolução das condições para o acolhimento e devido encaminhamento do usuário do SUS, devendo ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clínica e social, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.

d. O acesso se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia. e. O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde

e indicação clínica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.

16ª Questão

A Febre Amarela é uma das zoonoses de grande importância no Brasil, com mortalidade em populações de primatas humanos e não humanos. Sobre os vetores envolvidos na cadeia epidemiológica no ciclo urbano e silvestre da enfermidade temos respectivamente:

a. Aedes e Haemagogus b. Triatoma e Aedes c. Haemagogus e Aedes d. Culex e Haemagogus e. Haemagogus e Culex

17ª Questão

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, tornando-se desafio central para Saúde Coletiva. O Estudo de Framingham que avalia de forma prospectiva os desfechos das doenças cardiovasculares a partir dos riscos populacionais é um típico exemplo de:

a. Estudo de caso-controle b. Relatos de casos c. Estudo de coorte d. Estudo tipo Survey e. Série de casos

(6)

O SUS é um sistema de saúde que tem por objetivo atender às necessidades de saúde da população brasileira. Porém, este sistema tem tido muitos desafios. Avalie as assertivas abaixo e identifique desafio(s) e problema(s) que o SUS enfrenta:

I. Desequilíbrio entre as questões epidemiológicas e sociais – transição demográfica, epidemiológica, nutricional – e as questões de inovação e incorporação de novas tecnologias.

II. Função resolutiva de assistir 85% dos problemas de saúde mais comuns por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

III. A APS com função coordenadora dos fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações nas rede. Identifique a alternativa CORRETA:

a. As alternativas I e III são desafios e a II é um problema. b. Todas as alternativas são desafios.

c. Todas as alternativas são problemas.

d. As alternativas II e III são desafios e a I é um problema. e. A alternativa I e III são problemas e a II é um desafio.

19ª Questão

A Lei Orgânica da Saúde estabelece entre outros dispositivos os princípios doutrinários do SUS. Ao garantir a visita domiciliar mensal assistencial pelo profissional da equipe de Saúde da Família para uma pessoa acamada visando atender suas necessidades de saúde. Qual princípio doutrinário do SUS prevalece nesse exemplo?

a. Integralidade b. Universalidade c. Equidade d. Descentralização e. Participação popular

20ª Questão

As evidências cinetíficas são de fundamental importância para o direcionamento e qualidade dos cuidados primários. A Organização Mundial da Saúde identificou mitos, enganos generalizados, e ideias equivocadas acerca das doenças crônicas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005).

Identifique nas alternativas abaixo mitos sobre as doenças crônicas: I. As doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda. II. As doenças crônicas afetam as pessoas de idade.

III. As doenças crônicas podem ser prevenidas.

IV. As doenças crônicas são resultados de estilos de vida não saudáveis.

V. Há um exagero no cuidado às doenças crônicas, pois há muitos que fuma e tem vida longeva. São MITOS: a. I, III e IV b. IV c. I e IV d. Todas as alternativas e. I, II, IV

(7)

A leishmaniose visceral americana (LVA) ou calazar, doença causada pela Leishmania (Leishmania ) chagasi , no Brasil, tem se tornado nos últimos anos um doença urbana. Entre os fatores que favoreceram a transmissão desse protozoários nas grandes cidades, destaca-se a alta capacidade de adaptação dos insetos vetores que migraram dos ambientes silvestres e rurais e formaram novos criadouros nas cidades, ampliando assim a transmissão dessa zoonose. Sobre os criadouros do mosquito vetor podemos afirmar:

a. Água suja de rios, riachos e com correnteza, e todo tipo de matéria orgânica em decomposição são os principais criadouros desse insetos

b. Os insetos vetores utilizam locais úmidos, com sombra e matéria orgânica, principalmente de origem vegetal, como folhas e frutos, além de fendas de rochas, buracos no solo, currais, chiqueiros de galinhas, tocas de animais, tronco de árvores.

c. São potenciais criadouros para os vetores da L. chagasi, vegetação em cachoeiras, tronco de arvores, matéria orgânica

d. Agua suja e parada de esgoto, rios e mares além de matéria orgânica em decomposição são excelentes criadouros para o inseto vetor.

e. Os insetos vetores usam água limpa, parada e com resto de vegetação como folhas e matéria orgânica em decomposição.

22ª Questão

A mortalidade infantil é um marcador sensível do desenvolvimento humano e da qualidade de vida da população. Qual período tem apresentado maior dificuldade em redução dos índices de mortalidade infantil no Brasil:

a. Entre cinco e nove anos b. Pós-neonatal

c. Neonatal tardia d. Neonatal precoce e. Entre um e quatro anos

23ª Questão

A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. As regiões compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado é denominada:

a. Regiões Intraestaduais b. Regiões Fronteiriças. c. Regiões Interestaduais d. Regiões Intermunicipais e. Regiões Intramunicipais

24ª Questão

A ciência baseada em evidência, fundamenta-se na qualidade dos estudos desenvolvidos em grupos populacionais. Que tipo de estudo tem natureza retrospectiva, pode ser usado em doenças raras e apresenta viés de memória.

a. Estudo clínico randomizado b. Estudo tipo Survey

c. Estudo caso-controle d. Estudo de prevalência e. Estudo de coorte

25ª Questão

A NOAS 01/01 enfatiza a proposta de ampliação da Atenção Básica objetivando definir responsabilidades e ações estratégicas as quais os municípios devem desenvolver. São elas, EXCETO:

a. Controle da Dengue b. Ações de Saúde Bucal c. Ações de Saúde da Mulher d. Eliminação da Hanseníase e. Controle da tuberculose

(8)

A acumulação de animais é um problema de saúde pública e desencadeia sofrimento significativo para o acumulador, para sua família e entorno e, especialmente, para os animais que vivem em condições precárias de espaço, saneamento, alimentação e assistência veterinária. Acerca deste transtorno é correto afirmar que:

a. a primeira medida a ser adotada em casos de acumulação de animais é a urgente retirada dos animais desse ambiente e o seu encaminhamento para abrigos, onde possam ser assistidos de modo adequado.

b. o enfrentamento desta problemática é complexo e necessita da mobilização de equipes multiprofissionais e colaboração intersetorial para que seja oferecida a devida assistência à pessoa acumuladora, aos animais envolvidos e ao ambiente em questão.

c. políticas públicas devem ser implementadas para a construção de abrigos especializados na assistência a animais provenientes de situação de acumulação, bem como, a legislação vigente deve ser cumprida para inibir novos casos de acumulação.

d. a participação da família e vizinhança é fundamental para que a pessoa acumuladora seja retirada da sua residência e as equipes de força-tarefa possam agir com rapidez no resgaste destes animais.

e. é necessário a colaboração multiprofissional e a participação de equipes policiais para que se possa judicialmente ter acesso ao local de acumulação dos animais e detenção da pessoa acumuladora.

27ª Questão

Acerca das Redes de Atenção à Saúde (RASs) avalie as afirmativas abaixo:

Redes de Atenção à Saúde bem estruturadas e otimizadas podem melhorar a qualidade da atenção em saúde, de vida da população, trazendo inclusive eficiência na utilização dos recursos.

PORQUE,

São organizações poliárquicas de conjuntos de serviços em saúde articulados e vinculados que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinda população.

a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

b. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. c. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. d. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

e. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

28ª Questão

No ano de 2020, a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba notificou um caso de raiva humana onde as informações tinham como referência uma mulher de 68 anos de idade que foi diagnosticada com raiva após ser mordida nas mãos tendo perda de parte do dedo por uma raposa da zona rural da cidade de Riacho dos Cavalos, sertão da Paraíba. A mulher buscou assistência em uma Unidade Básica de Saúde do município em abril onde foi feito o curativo na mão e foi encaminhada para casa um dia após a mordida, em junho foi atendida em um hospital de Catolé do Rocha com sinais neurológicos e em seguida transferida para o Hospital Universitário em João Pessoa, com agravamento do quadro neurológico e evoluindo a óbito. Com relação ao caso de raiva humana o protocolo de pós-exposição preconizado pelo Ministério da Saúde para este caso de mordedura grave por mamíferos silvestres é:

a. Lavar com água e sabão iniciar o esquema com soro e cinco doses de vacina nos dias 0, 3, 7, 14 e 28, avaliar o animal durante 10 dias.

b. Lavar com água e sabão, iniciar imediatamente o esquema com soro e cinco doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.

c. Lavar com água e sabão, não tratar, avaliar o animal durante 10 dias.

d. Lavar com água e sabão, observar o animal durante 10 dias após a exposição se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema e encerrar o caso.

e. Lavar com água e sabão, iniciar imediatamente o esquema com cinco doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.

(9)

1. Considerando que o Médico-veterinário é reconhecido como um profissional de saúde pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde 287/1998 e que para esse profissional a caracterização como um profissional de saúde deve ater-se aos dispositivos legais e ao Conselho de Classe dessa categoria. Na atuação do Médico-veterinário em Atenção Primária à Saúde e observando os dispositivos legais da profissão, analise as afirmativas abaixo:

I. Compete ao Médico-veterinário realizar atendimento clínico em todas as suas modalidades.

II. É dever do Médico-veterinário fornecer informações de interesse da saúde pública e de ordem econômica às autoridades competentes nos casos de enfermidades de notificação obrigatória.

III. Compete ao Médico-veterinário o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem.

IV. O Médico-veterinário deve conhecer a legislação de proteção aos animais, de preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável, da biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida.

Estão corretas:

a. II, III e IV apenas b. I, II e IV apenas c. Todas estão erradas d. Todas estão corretas e. I, II, III apenas

30ª Questão

Os principais objetivos do processo de Programação Pactuada e Integrada - PPI, segundo a portaria GM/MS nº 1.020/02 são, EXCETO:

a. Explicitar os recursos federais, estaduais e municipais, que compõem o montante de recursos do SUS destinados às ações e serviços de saúde.

b. Buscar a eqüidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.

c. Orientar a alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.

d. Consubstanciar as diretrizes de regionalização da assistência à saúde, mediante a adequação dos critérios de distribuição dos recursos, dando concretude à conformação de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas.

e. Definir os limites financeiros globais para assistência de todos os municípios, compostos por parcela destinada ao atendimento à população do próprio município, em seu território e pela parcela correspondente à programação das referências de outros municípios, de acordo com o previsto na NOAS/SUS 01/01.

31ª Questão

As ações referentes à saúde ambiental foram implantadas no final da década de 1990. Marque a alternativa que segue as competências da vigilância à saúde ambiental.

a. Prevenir e lançar medidas sanitárias para controle de produtos alimentícios. b. Fazer medida de prevenção para controlar e erradicar doenças.

c. Prevenir e controlar as zoonoses, estabelecer ações de vigilância entomológica para monitorar e orientar o controle no combate a doenças transmitidas por vetores.

d. Prevenir acidentes e fiscalizar produtos alimentares na comunidade.

e. Coordenar ações da epidemiológicas, controle populacional e erradicar as doenças na comunidade.

32ª Questão

A partir da alimentação do banco de dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), pode-se calcular a incidência, prevalência, letalidade e mortalidade, bem como realizar análises, de acordo com as características de pessoa, tempo e lugar no que tange às doenças transmissíveis de notificação obrigatória. Portanto, aponte o conceito de incidência de uma doença na comunidade. Marque a alternativa correta.

a. o número total de casos na população em determinado período. b. a relação entre os óbitos provocados e a renda média da população.

c. a relação entre o número de casos novos e o número total de casos da doença. d. o número de casos por área assistida.

(10)

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, causada por diferentes espécies de protozoários do género Leishmania e transmitida por picada de flebotomineos. Nos últimos anos, devido a ação humana, essa antropozoonose vem apresentando mudanças no padrão de transmissão de uma doença tipicamente silvestre para Periurbana. Sobre as mudanças no padrão de transmissão observe as afirmativas abaixo:

I - A LTA foi por muitos anos considerada uma enzootia de animais silvestres, onde a Leishmania spp. circulava apenas entre insetos e animais silvestres, havendo a transmissão acidental para o homem quando este adentrava nesse ambiente.

II - Atualmente, a LTA é uma doença tipicamente urbana e domiciliar com transmissão direta entre os animais domésticos(cão, gato e equideos) sintomáticos e o homem, através de perdigotos, contato com as lesões ulceradas e a saliva do animal.

III - O ciclo de transmissão periurbano da LTA conta com a presença de reservatórios domésticos assintomáticos e sintomáticos, além de insetos vetores que vivem em áreas próximas a matas, serrotes, serras na áreas rurais ou na áreas periféricas das grandes cidades.

IV - A transmissão das espécies de leishmanias, que causam LTA, de hospedeiro vertebrado para hospedeiro vertebrado ocorre exclusivamente pela picada de fêmeas de flebotomineos infectadas.

Estão corretas: a. I, III e IV apenas b. I, II e III apenas c. II, II e IV apenas d. I, II, III e IV e. I, II e IV apenas

34ª Questão

Dentro do arcabouço jurídico do SUS, qual dispositivo legal regulamenta o Controle Social por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

a. NOAS2002 b. Lei 8142 c. NOB96 d. Lei 8080 e. Lei dos MM

35ª Questão

A partir do século XX, registros dos termos multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são encontrados em documentos históricos, na literatura científica internacional. Estabeleceu-se uma distinção conceitual baseada no grau de integração das interações entre as disciplinas, apresentados em diferentes níveis. As definições dizem respeito aos seguintes níveis, exceto:

a. Nível transdisciplinar, em que as relações entre as disciplinas ocorrem dentro de um sistema total sem limites estáveis entre disciplinas.

b. Nível Interdisciplinar refere ao processo em que ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para melhorar a prática colaborativa e a qualidade dos cuidados. c. Nível multidisciplinar, caracterizado por fenômenos de empréstimo ou importação de informação de uma ciência

para outra, sem causar alterações na disciplina original.

d. Nível interdisciplinar não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas utilizar o conhecimento de várias disciplinas para contribuir com a resolução de problemas concretos ou para favorecer a compreensão de fenômenos sob vários pontos de vista”.

e. Nível interdisciplinar, existe, entre disciplinas ou entre "setores heterogêneos da mesma ciência", uma reciprocidade de trocas "de modo que haja em todo o enriquecimento mútuo".

(11)

Estima-se que há mais de 200 milhões de animais abandonados no mundo (World Veterinary Association, 2017). A epidemiologia do abandono busca identificar e descrever o comportamento epidemiológico do abandono, monitorando tendências, identificando grupos e fatores de risco, e deve compor as estratégias dos programas de manejo populacional de cães e gatos. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta as estratégias mais eficazes para a quebra do ciclo do abandono:

a. parcerias entre as ONGs de proteção animal para implementação dos mutirões de castração, construção de abrigos e eventos de adoção.

b. aplicação da legislação pertinente à guarda responsável, controle rigoroso na venda de animais e organização de eventos de adoção.

c. aplicação do método CED (captura, esterilização e devolução) nos territórios de maior contingente animal não domiciliado e ações organizadas de incentivo à adoção.

d. políticas públicas voltadas ao controle reprodutivo, aplicação da legislação que caracteriza o abandono como crime e ações de educação continuada para a guarda responsável.

e. ações pontuais de castração e eventos de adoção nos territórios com maior contingente de população animal em abandono.

37ª Questão

A epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde (ROUQUAYROL; GOLDBAUM, 2003). Podemos citar os objetivos da epidemiologia:

a. proporcionar registros sem causa definida, o que impõe cautela na análise dos dados de mortalidade. b. solicitar diagnóstico de doenças na população e registar dados.

c. controlar alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, sangue e derivados, equipamentos para a saúde. d. planejar visitas as comunidades aplicável a doenças de elevada frequência, que afetam grandes contingentes

populacionais

e. descrever a distribuição da doença na população e proporcionar dados para planejamento das ações de prevenção.

38ª Questão

Anualmente o Brasil apresenta cerca de um milhão de mortes por diversas causas, considerando as mortes em todas as faixas etárias. Nessa perspectiva, qual a maior causa de morte na população brasileira nos últimos dez anos?

a. Doenças Infecciosas b. Malformações congênitas c. Causas Externas d. Doenças Cardiovasculares e. Doenças Oncológicas

39ª Questão

A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) regulamenta em todo o território nacional as ações e serviços de saúde, executados isoladamente ou não, em caráter permanente ou temporário, por pessoa física ou jurídica tanto do direito público quanto do direito privado. É na Lei nº 8.080/1990 que a Vigilância Sanitária é definida pela primeira vez. Defina vigilância sanitária na comunidade:

a. conjunto de fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. b. conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários

decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

c. conjunto de dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades.

d. conjunto de problemas de saúde em grupos de pessoas, às vezes grupos pequenos, na maioria das vezes envolvendo populações numerosas.

e. conjunto de métodos e desenhos epidemiológicos, trabalhando com dados de qualidade e, principalmente, analisando a complexidade dos resultados.

(12)

A instância colegiada de Controle Social que se constitui como órgão colegiado, permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, trata-se:

a. Conferência de saúde b. Ouvidoria

c. Conselho de Saúde d. Apoio Institucional

e. Todas as alternativas estão corretas

41ª Questão

A Prática Colaborativa é um dos temas centrais na Educação Interprofissional, pois:

a. Está centrado no paciente/cliente/família como “uma parceria entre uma equipe de profissionais e o paciente que mantém o controle sobre seus cuidados e fornece acesso ao conhecimento e habilidades dos membros da equipe para chegar a uma abordagem realista, plano de cuidados de equipe compartilhada” e acesso aos recursos para alcançar o plano.

b. Ocorre a partir de abordagem participativa, colaborativa e coordenada que visam a tomada de decisões compartilhadas sobre questões sociais e de saúde em uma parceria que envolve equipes de profissionais de saúde e clientes.

c. Ocorrem quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade, envolvendo os pacientes, famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços e envolvem o trabalho clínico e não clínico relacionado à saúde.

d. Está pautada no trabalho em conjunto que respeite os valores éticos dos membros, a partir da sustentação de relações de trabalho eficazes e saudáveis.

e. Diz respeito à urgente necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde, tanto individual quanto coletivamente, buscando sua participação e autonomia em seu projeto terapêutico.

42ª Questão

O novo programa de financiamento do governo federal, denominado Previne Brasil, altera algumas formas de repasses financeiros entre os entes federativos brasileiros e estabelece algumas medidas. A proposta do programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado nas assertivas abaixo, exceto:

a. Pagamento por procedimento embasado no total de procedimentos realizados, desprovido de avaliação de desempenho.

b. Capitação ponderada, modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária.

c. Os incentivos para ações estratégicas de acordo com a necessidade de cada território que contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.

d. O Programa Saúde na Hora viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

e. Pagamento por desempenho que considera os resultados alcançados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes da APS.

43ª Questão

5. Sendo responsável por cerca de 1,5 milhões de mortes em humanos, a tuberculose é considerada uma doença grave e um grande problema para a saúde pública, onde o Brasil se destaca por ser um dos países de maior ocorrência da enfermidade no mundo (SANTOS, 2018). O grande risco de acometimento de tuberculose bovina em humanos é pelo consumo de alguns produtos alimentícios. Analise quais os produtos podem ser vias de transmissão da doença.

a. Alimentos in natura. b. Alimentos congeladas. c. Bebidas e água envasada.

d. Carne contaminada, leite e derivados in natura. e. Vegetais crus.

(13)

Em relação aos abrigos, considera-se que estes devem funcionar como um refúgio seguro e temporário para os animais que deles precisem. Nestes espaços, os animais devem ser reabilitados e ressocializados para serem reintroduzidos à sociedade por meio da adoção responsável. Considerando o contexto da Medicina de Abrigos, assinale a alternativa correta:

a. Os protocolos de vacinação e vermifugação para animais abrigados não diferem dos protocolos tradicionalmente preconizados para as populações animais em condições gerais, desde que os animais sejam postos em quarentena no dia de sua entrada no abrigo.

b. Para garantir a proteção dos animais que já habitam o local, recomenda-se aplicar a vacina antirrábica e a primeira dose de vacina polivalente no primeiro dia do animal no abrigo, independentemente da idade, da presença de lesões ou febre moderada, prenhez ou lactação.

c. Protocolos de vacinação e vermifugação não devem ser determinados a partir dos programas gerais da medicina veterinária tradicional, uma vez que nenhum protocolo universal se aplicará às circunstâncias de todos os abrigos, sendo necessário compreender as particularidades da dinâmica vivenciada nestes ambientes.

d. Os pontos determinantes para o bom funcionamento de um abrigo consistem na oferta adequada de alimentos e de amplo espaço físico para que os animais possam se proteger das intempéries climáticas, podendo, também, expressar seus comportamentos naturais.

e. Preconiza-se a quarentena dos animais admitidos nos abrigos, oferecendo a assistência e tratamento adequados para possíveis lesões e enfermidades, e são estabelecidas como medidas preventivas complementares, a vermifugação, a ser iniciada no momento da admissão do animal, e a vacinação que deve ser feita na saída dos animais, quando são encaminhados para a adoção.

45ª Questão

Sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, articulando as situações demográficas e epidemiológicas, determinantes sociais e da saúde, com os componentes da rede e as intervenções sanitárias. (MENDES, 2012).

O texto acima refere-se ao conceito de: a. Vigilância epidemiológica b. Vigilância em Saúde

c. Modelos de Atenção à Saúde

d. Vigilância sanitária e vigilância epidemiológica e. Sistema de Informação em Saúde

46ª Questão

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica nas ações individuais, familiares e coletivas realizadas com equipe multiprofissional, dirigida à população em território definido e desenvolvidas por meio de práticas de cuidado e gestão qualificada, cabe ao Médico-veterinário nestas atividades multiprofissionais, conforme a competência profissional instituida pela Lei 5517/1968, as seguintes ações:

a. Promoção, proteção, cuidados paliativos e reabilitação.

b. Promoção, cuidados paliativos, reabilitação e vigilância em saúde c. Promoção, prevenção, redução de danos e vigilância em saúde. d. Promoção, prevenção, tratamento e cuidados paliativos. e. Promoção, proteção, reabilitação e vigilância em saúde.

47ª Questão

Os níveis de evidência dos estudos para tratamento e prevenção são hierarquizados de acordo com o grau de confiança dos estudos que estão relacionados à qualidade metodológica dos mesmos. A determinação dos níveis de evidência científica dos estudos clínicos é uma tarefa fundamental para a escolha de condutas baseadas nas melhores evidências científicas. Qual das assertivas abaixo determina o maior nível de evidência científica?

a. Estudo de prevalência

b. Estudo de revisão sistemática c. Ensaio clínico randomizado d. Estudo de coorte

(14)

É crescente a presença dos animais domésticos nos lares brasileiros, sendo destacado nos últimos anos o conceito de famílias multiespécies. Diversos desdobramentos advêm deste estreitamento de laços, neste sentido, de acordo com a teoria do elo pode-se afirmar que:

a. uma intensa relação de dependência emocional e cuidados exagerados por parte dos tutores em relação aos seus pets pode culminar em quadros de acumulação de animais.

b. os animais de um núcleo familiar podem atuar como sentinelas para a identificação de casos de violência doméstica.

c. animais que apresentam comportamentos inadequados podem influenciar negativamente no comportamento das crianças do núcleo familiar.

d. o estreito vínculo emocional entre tutores e seus animais gera benefícios à saúde mental dos humanos.

e. os laços decorrentes da interação entre homens e animais nos núcleos familiares aliados a hábitos sustentáveis geram benefícios no âmbito da saúde única.

49ª Questão

“O Estado pode transferir ações para o setor privado ou agir em parceria com agentes sociais. Transforma-se, portanto, o antigo Estado centralizador da produção do bem público em um moderno Estado coprodutor, mas ainda na condição de responsável último por sua produção. Logo, a regulação pode ser vista como a influência deliberada e propriamente dita do Estado em qualquer área ou setor que influencie a sociedade”(VILARINS ET AL, 2012).

O recorte do texto em questão faz referência:

a. A regulação enquanto atividade exclusiva da vigilância sanitária.

b. A legitimidade que o SUS tem frente a possibilidade de fazer convenio com o setor privado, utilizando a regulação em saúde para monitorar essas parcerias.

c. A regulação, a qual tem papel multar o setor privado se ele não desempenhar adequadamente a prestação de serviço ao SUS.

d. A função da regulação atestar o funcionamento de serviços que não são conveniados e que são conveniados ao SUS.

e. Ao papel amplo da gestão, sob o qual os demais profissionais, tais quais médicos, não possuem papel de relevância no processo de regulação.

50ª Questão

Um dos elementos que constitui as Redes de Atenção à Saúde (RASs) é a sua estrutura operacional, a qual é composta por cinco elementos, que vão desde a APS, passando pelos pontos de atenção secundários e terciários, seguindo até o sistema de governança. Indique nas alternativas abaixo quais das alternativas pertencem ao Sistema de Apoio e Sistema Logístico da estrutura operacional das RASs:

I- Sistema de Apoio II- Sistema Logístico

( ) Sistema de Assistência Farmacêutica ( ) Registro Eletrônico em Saúde

( ) Sistema de Acesso Regulado ( ) Teleassistência

( ) Sistema de Informação em Saúde Assinale a alternativa CORRETA:

a. I, II, II, I, I b. II, II, I, I, I c. II, I, II, II, I d. I, I, I, I, I e. I, I, II, II, II

(15)

CURSO DE SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

Aluno:

Componente Curricular: Medicina veterinária e Saúde coletiva Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS VETERINÁRIA 2021

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04240 - CADERNO 003 Questão Resposta 1ª questão (C) 2ª questão (D) 3ª questão (D) 4ª questão (A) 5ª questão (A) 6ª questão (D) 7ª questão (A) 8ª questão (D) 9ª questão (B) 10ª questão (E) 11ª questão (E) 12ª questão (B) 13ª questão (D) 14ª questão (B) 15ª questão (C) 16ª questão (A) 17ª questão (C) 18ª questão (D) 19ª questão (C) 20ª questão (E) 21ª questão (B) 22ª questão (D) 23ª questão (A) 24ª questão (C) 25ª questão (A) 26ª questão (B) 27ª questão (B) 28ª questão (B) 29ª questão (A) 30ª questão (E) 31ª questão (C) 32ª questão (E) 33ª questão (A)

(16)

34ª questão (B) 35ª questão (B) 36ª questão (D) 37ª questão (E) 38ª questão (D) 39ª questão (B) 40ª questão (C) 41ª questão (C) 42ª questão (A) 43ª questão (A) 44ª questão (C) 45ª questão (C) 46ª questão (C) 47ª questão (B) 48ª questão (B) 49ª questão (B) 50ª questão (A) Questão Resposta

Referências

Documentos relacionados

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que

A Escola Senai de Valinhos iniciou atividades em 1º de agosto de 1976 como Unidade de Formação Profissional mantida em convênio com a Prefeitura do Município de Valinhos.. Nestes

Essa questão pode ser aprofundada. Acredito que a súmula vinculante não virá em detrimento da independência do Juiz, mas em favor daquele que precisa de justiça, o

Acção de formação, específica, leccionada pela Parque Expo na área da Direcção.. Geral

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

documentação deveria estar em castelhano e digitalizada para que seja susceptível de se enviar por correio electrónico. Igualmente é necessário, preparar os dados, listas