• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PROFOR - CCS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PROFOR - CCS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROJETO PROFOR - CCS

Na perspectiva do processo de construção do conhecimento de ensino-aprendizagem na/da prática docente do profissional de saúde é que, em congruência com o objetivo geral do PROFOR: “Responder as demandas de

formação pedagógica, atendendo à dinâmica das transformações técnico-científicas e socioculturais”; o Centro de Ciências da Saúde propõe atividades

que contribuam para o desenvolvimento das competências e habilidades docentes na área da saúde.

A construção desse projeto de responsabilidade do Centro de Ciências da saúde, tem como objetivo: Apoiar no processo de ensino-aprendizagem e de gestão administrativa do docente na área de saúde em suas habilidades e competências quanto aos conhecimentos de natureza pedagógica (teórico-prático) em consonância ao Sistema Único de Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacional.

Para tanto, propomos um curso – PROFOR com carga horária de 54 horas distribuídas em três módulos: Módulo I – Gestão (administração)

pública – UFSC (12 horas); Módulo II – Comunicação (12 horas) e Módulo III – A docência e a prática pedagógica (30 horas).

Os módulos serão desenvolvidos integralmente com teoria e prática, com momentos presenciais e a distância; com discussões quanto à prática pedagógica, a luz das experiências vividas pelos participantes; visitas aos espaços institucionais da UFSC; e oficinas que propiciarão a vivência e convivência (leituras, trocas de experiências, dentre outros) para construção do saber DOCNETE.

Módulo I – Gestão (administração) pública – UFSC (12 horas)

Professores: Sérgio F. Torres de Freitas, Alacoque Erdmann, Lenilza Mattos Lima

e-mails: sergio.freitas@ufsc.br; alacoque.erdmann@ufsc.br; lenilza.mattos@ufsc.br.

Ementa: Estrutura político-administrativa da UFSC e do CCS. Plano de carreira docente. PAAD. Políticas de pesquisa e extensão na UFSC.

Justificativa: O docente deve receber informações sobre a estrutura político administrativa e a cultura institucional que lhe permitam estruturar e entender seu desenvolvimento de forma a produzir a melhor resposta possível a universidade.

(2)

Objetivos: Ao final do módulo, o docente deverá ser capaz de:  Compreender a estrutura político administrativa da UFSC;

 Conhecer os aspectos legais e operacionais da carreira docente;  Preencher adequadamente seu plano individual de trabalho e o PAAD;  Conhecer as políticas de pesquisa e extensão do CCS e da UFSC, para

auxiliar o desenvolvimento de sua carreira docente.

Recursos didático- pedagógicos: aula expositiva dialogada; reflexão em grupos; práticas de preenchimentos de PIT e PAAD; as atividades incluirão feedback.

Conteúdos

i. UFSC: estrutura administrativa – administração central, câmaras de ensino, pesquisa e extensão, centros, cursos e departamentos. Estatuto e regimentos.

ii. Carreira docente: legislação e aspectos operacionais. iii. Plano individual de trabalho e PAAD.

iv. Plano individual de trabalho e PAAD. Atividade de ensino. v. Atividades de pesquisa.

vi. Atividades de extensão.

Bibliografia recomendada (todo o material será disponibilizado na plataforma Moodle):

 Estatuto e regimento da UFSC  Regimento do CCS

 Compilação da legislação pertinente a carreira docente e normas operacionais da UFSC (Leis, decretos, portarias, e resoluções)

 Chauí, M. – A Universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., 24, dez 2003, p.5-15.

Módulo II – Comunicação (12 horas)

Professores: Suely Grosseman, Maria Rita Pimenta Rolim

e-mails: Suely Grosseman: sgrosseman@gmail.com; Maria Rita Pimenta Rolim: rita.pimenta@ufsc.br

Ementa: A voz como recurso docente. Habilidades básicas de comunicação. Justificativa

(3)

A comunicação docente inclui o uso apropriado de sua voz e de habilidades de comunicação, que resultem na promoção de sua saúde física e mental, de maior efetividade de suas aulas e das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Este módulo aborda elementos relativos à promoção da saúde vocal e habilidades básicas para promover a comunicação docente.

Objetivos

Ao final deste módulo, o docente deverá ser capaz de:  Descrever a fisiologia da fonação;

 Reconhecer a relação entre parâmetros vocais e a psicodinâmica da voz;

 Fornecer feedback construtivo  Identificar seu próprio perfil vocal;  Avaliar sua competência comunicativa;

 Descrever atitudes e práticas para promover o autocuidado, incluindo a saúde vocal;

 Descrever padrões de comunicação;

 Diferenciar a comunicação verbal da não verbal;

 Elencar e praticar habilidades básicas de comunicação, que propiciam promover a atuação docente e a qualidade da interação social;

 Demonstrar empatia

Recursos didático- pedagógicos

- As estratégias pedagógicas serão: aula expositiva dialogada, reflexão em grupos pequenos e individual, práticas com análise da fala e da voz; práticas com estratégias para promoção da fala e da competência comunicativa e dramatização (técnica role-play). Todas as atividades incluirão feedback.

Conteúdos

 A fisiologia da fonação;

 Parâmetros vocais e psicodinâmica da voz;  Fornecendo feedback construtivo

 Perfil vocal e competência comunicativa;  Como promover a saúde vocal;

 Padrões da comunicação;

 Habilidades básicas de comunicação para atuação docente e a qualidade da interação social;

(4)

Bibliografia recomendada (todo o material será disponibilizado na plataforma Moodle):

Behlau, M. Voz o livro do especialista: volume I. São Paulo: Ed. Lovise, 2001. Número de Chamada: 616.89-008.4-08 V977

BEHLAU, M., DRAGONE M. ; NAGANO, L. A voz que ensina. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

Kurtz S, Silverman J, Benson J, Draper J. Marrying content and process in clinical method teaching: enhancing the Calgary-Cambridge guides. Acad Med. 2003 Aug;78(8):802-9.

Pendleton D, Schofield T, Tate P, Havelock P. The consultation: an approach to learning and teaching. Oxford: Oxford University Press; 2007.

Rogers CR. The foundations of the person-centred approach. 1979 [capturado 18 nov. 2010]. Disponível em: http://www.if-development.co.uk/Facilitation/Person%20centered%20approach.pdf.

Rogers CR. Empathic: an unappreciated way of being. 1980 [capturado 18 nov.

2010]. Disponível em:

http://www.elementsuk.com/libraryofarticles/empathic.pdf.

Rosenberg M.B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Agora, 2006

Von Fragstein M, Silverman J, Cushing A, Quilligan S, Salisbury H, Wiskin C. UK consensus statement on the content of communication curricula in undergraduate medical education. Med Educ. 2008 Nov;42(11):1100-7.

Módulo III – A docência e a prática pedagógica (30 horas)

Professores: Erasmo Benicio Santos de Moraes Trindade, Jussara Gue Martini e Suely Grosseman.

e-mail: Erasmo Trindade: erasmo.trindade@ufsc.br; Jussara Gue Martini:

(5)

Ementa

Análise histórica da Educação brasileira. Planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem. Didática da docência no ensino superior. Metodologias de ensino.

Justificativa

Os desafios educacionais colocados para os professores do ensino superior hoje incluem, entre outros aspectos, a necessidade de construírem-se diálogos e concepções de mundo comuns sobre o currículo, metodologias de aprendizagem, formas de organização das escolas, dos cursos de graduação, do uso educativo das novas tecnologias da informação e comunicação, a formação inicial e a educação permanente dos professores, entre outros itens, buscando áreas de integração e cooperação.

Objetivos

Refletir acerca das políticas de formação dos profissionais dos professores do ensino superior na área de saúde, no Brasil.

Conhecer as bases teórico-conceituais da formação docente. Discutir sobre as competências docentes para o ensino em saúde.

Refletir sobre o conhecimento base para o ensino e o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo.

Discutir sobre o processo de avaliação da aprendizagem e do desempenho docente na educação superior.

Recursos didático-pedagógicos

As estratégias pedagógicas serão: aula expositiva dialogada, compartilhamento de experiências, reflexão em subgrupos e individuais, exercícios com análise de planos de ensino e das práticas docentes, filmes, vídeos e dramatizações.

(6)

1) Análise Histórica da Educação: Fundamentos das políticas públicas em educação nas perspectivas filosóficas e sociológicas. A educação no Brasil: princípios, estrutura e funcionamento. Organização e gestão do ensino superior no Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

2) Planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem: As várias dimensões do currículo. O currículo oculto e o currículo oficial: formação de um profissional crítico/reflexivo. Determinantes ideológicos do currículo no ensino superior. Conceitos básicos e aspectos políticos, ideológicos e acadêmicos do planejamento. Plano e planejamento no ensino superior. A avaliação no ensino superior: SINAES, ENEM, SAEB, etc. A aprendizagem como objeto de avaliação. Análise crítica da avaliação e do planejamento enquanto instrumentos da prática educativa no ensino superior.

3) Didática da docência no Ensino Superior: Tendências pedagógicas como elementos para repensar a prática docente. Elementos da didática no ensino superior: professores, estudantes, conteúdo/forma, teoria/prática, discurso/ação, ensino/pesquisa. Construção de uma nova práxis pedagógica no ensino superior. A função docente como um instrumento de transformação social e suas implicações políticas, sociais e culturais. (Shulman)

4) Metodologias de Ensino: A mediação pedagógica: métodos, técnicas e recursos a serviço do processo ensino/aprendizagem. Recursos a serviço da prática pedagógica. Oficinas de elaboração de recursos didáticos. Tecnologias dependentes e tecnologias independentes.

Referências

BATISTA, N.A. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 283-94, 2008.

COSTA, N.M.S.C. Pedagogical training of medicine professors. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 1, p. 102-108, 2010. FARIA, J.I.L.; CASAGRANDE, L.D.R. Education for the XXI century and the reflexive teacher’s formation nursing. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 5, p. 111- 118, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

(7)

KINCHELOE, J.L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MANCEBO, D.; ROCHA,M.L. Avaliação na educação superior e trabalho docente. Interações (on line). Vol 7, n.13, p.55-75, 2002

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

REDE UNIDA. A construção de modelos inovadores de ensino-aprendizagem: as lições aprendidas pela Rede UNIDA. Div. Saúde Deb, Rio de Janeiro, n.22, 2000.

SALMINEN, L.; STOLT, M.; SAARIKOSKI, M.; SUIKKALA, A.; VAARTIO, H.; LEINO-KILPI H. Future challenges for nursing education - a european perspective. Nurse Education Today, Philadelphia, v. 30, n.1, p. 233-238, 2010.

SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SHULMAN, L.S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado, Granada, v.9, n.2, 2005. Disponível em: <www.ugr.es/~recfpro/?p=235>. Acesso em: 18 fev. 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes; 2002.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. O ensino de nível superior no Brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Praxis Educacional. Vitória da conquista. V.6, n.9, p.209-226 jul/dez, 2010.

(8)

Sugestão de cronograma:

Data Horário Atividade

22/09 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Políticas públicas / A educação superior nacional

UFSC e estrutura administrativa

29/09 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Organização e gestão do ES / Leis e diretrizes

Fisiologia da fonação e parâmetros vocais

06/10 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Dimensões do currículo / currículo oculto e oficial

Carreira docente

13/10 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Determinantes ideológicos do currículo no ES

Perfil vocal e competência comunicativa

20/10 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Plano e planejamento do ES

Plano individual de trabalho e PAAD

27/10 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Avaliação do ensino superior

Como promover a saúde vocal

03/11 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Aprendizagem como parâmetro de avaliação PAAD – atividade de ensino 10/11 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Análise crítica da avaliação e do planejamento

Padrões de comunicação

17/11 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Novas tendências pedagógicas

Atividades de pesquisa

24/11 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 Elementos da didática / a nova práxis pedagógica

Habilidades de comunicação

01/12 14:00 – 15:50 16:10 – 18:00 O docente e transformação social

Atividades de extensão

08/12

14:00 – 15:50 Mediação pedagógica

16:10 – 18:00 Feedback construtivo

16:10 – 18:00 Recursos da prática pedagógica

15/12

14:00 – 15:50 Elaboração de recursos didáticos

16:10 – 18:00 Tecnologias dependentes e independentes

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

De acordo com estes relatos, pode-se concluir que o rei de Malaca, protegido do imperador da China, pede-lhe que não receba os portugueses, por estes lhe terem

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de