• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA O FORNECEDOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA O FORNECEDOR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

DEFINIÇÕES

Avaliação: um processo sistemático, independente e documentado para obter provas e ser capaz de avaliar objetivamente o

grau de conformidade com os requisitos especificados.

Plano de Ação Corretiva ("PAC"): o plano de ação que pormenoriza os métodos para resolver todas as questões de um

relatório de Avaliação de segurança ou conformidade social. O PAC enumera cada questão que encontra, a causa da questão, a ação que deve ser tomada para corrigir a questão, a parte responsável, a data limite e o estado para completar o ponto da ação.

Fábrica: o local físico onde os artigos estão a ser produzidos ou armazenados.

Subcontratado: qualquer negócio que não seja o fornecedor para o qual a Fruit of the Loom (ou a sua filial) emitiu a sua

ordem de compra que realiza um processo diretamente relacionado com a produção do produto para a Fruit of the Loom por parte do fornecedor. Alguns exemplos de processos subcontratados poderiam ser corte, costura, ou qualquer operação posterior (por exemplo, bordado, impressão, ou lavagem de um produto acabado da marca).

(3)

VISÃO GERAL DO PROGR AMA DE CONFORMIDADE

Na Fruit of the Loom e nas nossas empresas filiadas (coletivamente, "Fruit of the Loom" ou "FOTL"), estamos empenhados em garantir que a nossa empresa conduz os negócios de forma socialmente responsável, equilibrando as necessidades do negócio com o nosso impacto sobre o ambiente, as pessoas envolvidas na nossa cadeia de abastecimento e as comunidades nas quais desenvolvemos a nossa atividade. Escolhemos fornecedores que partilham o nosso compromisso e trabalham connosco para alcançar uma cadeia de abastecimento sustentável.

O Código de Conduta é o ponto de partida para o estabelecimento de práticas comerciais éticas e legais, bem como o respeito pelos direitos humanos e o ambiente. A adesão dos fornecedores ao Código de Conduta da FOTL é controlada através de avaliações regulares realizadas por Empresas de Avaliação externas, e os fornecedores deverão ser sempre transparentes sobre as suas operações.

Promovemos um ambiente de melhoria contínua e estamos disponíveis para fornecer apoio à medida que surjam oportunidades de melhoria. Devemos trabalhar juntos dentro de uma cadeia de abastecimento na qual as necessidades do negócio e das pessoas sejam atendidas e devemos trabalhar de forma a minimizar os impactos sobre o ambiente partilhado. As Orientações para o Fornecedor servem como um recurso que descreve as expectativas de conformidade social da Fruit of the Loom para as Fábricas que produzem a nossa família de marcas, quer diretamente para a Fruit of the Loom quer para uma filial. O símbolo de marca de verificação ao longo deste documento destaca ações específicas necessárias.

(4)

POLÍTICAS

CÓDIGO DE CONDUTA

Na Fruit of the Loom e nas nossas empresas filiadas, comprometemo-nos com a condução dos negócios em conformidade com os mais elevados padrões de ética empresarial e respeito pelos direitos humanos e o ambiente. Exigimos que os nossos fornecedores, licenciados, distribuidores e outros parceiros comerciais cumpram o Código de Conduta da FOTL e os seus elevados padrões. Tal significa, ao nível mais básico, que todos estes parceiros comerciais devem desenvolver a sua atividade em conformidade com os requisitos das leis, dos regulamentos e dos tratados aplicáveis. Embora reconheçamos que existem diferentes sistemas culturais, legais e éticos nos países nos quais a mercadoria pode ser fabricada, este Código de Conduta define determinados requisitos fundamentais que devem ser cumpridos por todas as Fábricas que fornecem os nossos produtos, incluindo instalações internas, contratados, licenciados ou outros parceiros comercias.

O Código de Conduta da FOTL deve ser afixado na(s) língua(s) local(ais) e na(s) língua(s) para os trabalhadores migrantes que constituam mais de 10% da mão-de-obra numa área dentro da Fábrica que seja facilmente visível e acessível a todos os funcionários e visitantes. Deve ter um tamanho de 11x17 polegadas ou A3. Deve enviar-se para a FOTL uma foto do Código de Conduta publicado. Todos os funcionários devem receber formação sobre o Código de Conduta da FOTL anualmente, e deve enviar-se para a FOTL um registo da formação.

SEGURANÇA DA F ÁBRI CA

A Fruit of the Loom considera a questão da segurança da fábrica como um processo extremamente importante nas Fábricas que produzem a nossa família de marcas. Por conseguinte, desenvolvemos a Política de Segurança da Fábrica para esclarecer os requisitos e esperamos que todos os fornecedores implementem todas as suas condições.

A Política de Segurança da Fábrica da FOTL deve ser afixada próximo do Código de Conduta da FOTL na(s) língua(s) local(ais) e na(s) língua(s) para os trabalhadores migrantes que constituam mais de 10% da mão-de-obra numa área dentro da Fábrica que seja facilmente visível e acessível a todos os funcionários e visitantes. Deve ter um tamanho de 11x17 polegadas ou A3. Deve enviar-se para a FOTL uma foto do Código de Conduta publicado.

PARCERIA ADUANEIRA E COMERCI AL CONTRA O T ERRORISMO DOS EUA (" C- TPAT")

O governo dos Estados Unidos elaborou o programa C-TPAT para defender os canais comerciais contra o terrorismo e para proteger as fronteiras dos Estados Unidos. Esforçamo-nos por garantir que terroristas, armas e materiais de terroristas e outro tipo de contrabando não entrem na nossa cadeia de abastecimento e que os produtos e materiais não sejam adulterados, perdidos ou roubados.

Tenha em atenção os requisitos seguintes para fornecedores que enviem mercadoria para os EUA como parte destes esforços:

 Todos os fornecedores que enviem mercadoria para os EUA devem preencher o questionário de segurança C-TPAT da FOTL ("Questionário de Segurança C-TPAT"), anualmente.

 Todos os fornecedores que enviem mercadoria para os Estados Unidos devem usar um selo de alta segurança ISO 17712:2013 aprovado pela C-TPAT.

 Todos os fornecedores que enviem mercadoria para os Estados Unidos devem submeter-se a uma Avaliação de segurança realizada por uma Empresa de Avaliação externa. Uma Avaliação de segurança da FOTL, GSV ou WRAP é aceitável para cumprir este requisito.

(5)

MINERAI S DE CONFLI TO

Em 22 de agosto de 2012, a Comissão de Títulos e Câmbios dos EUA adotou uma regra final conforme estipulado pela secção 1502 da Dodd-Frank Wall Street Reform and Consumer Protection Act [Reforma de Wall Street Dodd-Frank e de Proteção dos Consumidores], que exige às sociedades anónimas, ou emissoras, que divulguem publicamente o seu uso de minerais de conflito com origem na República Democrática do Congo ("RDC") ou num país adjacente (juntamente com a RDC, "Países Abrangidos"). Ao abrigo da secção 1502, o termo "minerais de conflito" inclui tântalo (derivado de columbita-tantalita), estanho (derivado de cassiterite), tungsténio (derivado de volframite) e ouro. Os Países Abrangidos incluem a República Democrática do Congo e os países adjacentes à RDC: Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. A regra aplica-se a todos os produtos fabricados em ou após 31 de janeiro de 2013.

Para auxiliar na identificação e comunicação de minerais de conflito ao governo norte-americano, cada novo fornecedor e licenciado deve avaliar a sua cadeia de abastecimento preenchendo o Questionário eletrónico relativo a Minerais de Conflito da FOTL ("Questionário relativo a Minerais de Conflito"). Os fornecedores e os licenciados serão selecionados periodicamente de forma aleatória para preencher um novo Questionário relativo a Minerais de Conflito. O seu preenchimento também servirá para ratificar e confirmar, de forma contínua, todas as respostas anteriores aos mesmos. Além disso, esperamos que todos os fornecedores e licenciados revejam constantemente a sua cadeia de abastecimento e nos notifiquem imediatamente se forem utilizados quaisquer minerais de conflito, bem como após a ocorrência de qualquer evento que faria com que quaisquer respostas ao Questionário relativo a Minerais de Conflito estivessem incorretas.

ALGODÃO DO USBEQUI ST ÃO

Durante os últimos anos, vários relatórios e artigos, incluindo uma lista publicada pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, denunciaram o uso de trabalho infantil e forçado na colheita de algodão no Usbequistão. As práticas de trabalho infantil e forçado são uma violação à tolerância zero do Código de Conduta da empresa e não serão toleradas em nenhuma circunstância.

Como uma empresa comprometida com os direitos humanos básicos, exigimos que todos os nossos parceiros comerciais se abstenham de comprar algodão diretamente ou indiretamente ao Usbequistão, ou que conscientemente comprem fios ou tecidos de fornecedores de algodão que seja proveniente do Usbequistão, para o fabrico de qualquer dos produtos da família da empresa. Além disso, exigimos que todos os nossos parceiros comerciais tomem as medidas necessárias para manter registos que identifiquem a origem do algodão utilizado no fabrico de todos os nossos produtos, e que tenham os registos disponíveis para avaliação.

(6)

Estamos empenhados em manter-nos informados sobre esta questão muito séria, e qualquer violação a esta política será resolvida adequadamente ou, em última instância, resultará no cancelamento da relação comercial com a nossa empresa.

(7)

AVALIAÇÃO DE CONFORM IDADE

As Instalações e os Subcontratados devem ser avaliados relativamente à conformidade com os elementos do Código de Conduta. As avaliações são realizadas por representantes das Empresas de Avaliação externas, que têm conhecimentos jurídicos e conhecimento da língua local e da cultura.

O pagamento pontual das Avaliações é da responsabilidade do fornecedor ou do licenciado antes da realização da avaliação. No entanto, a FOTL reserva-se o direito de agendar as Avaliações sem aviso prévio às custas da nossa empresa.

Antes de receber a primeira nota de encomenda, as Instalações e os Subcontratados devem ser avaliados e o Departamento de Responsabilidade Social da FOTL deve comunicar a sua aceitação por escrito. Para continuar a receber encomendas, são necessárias as Avaliações anuais. As instalações com uma classificação inaceitável serão reavaliadas no prazo de seis meses a contar da Avaliação mais recente. Os fornecedores também são responsáveis por corrigir as questões resultantes de uma avaliação, que são identificadas no PAC, dentro de um prazo acordado. Esperamos que os fornecedores trabalhem diligentemente para o cumprimento do Código de Conduta ou da lei local, o que fornecer o nível mais elevado de proteção para os trabalhadores.

A Fruit of the Loom é uma empresa acreditada que participa na Fair Labor Association ("FLA"), uma organização que combina os esforços da indústria, da sociedade civil, das faculdades e das universidades para melhorar globalmente as condições de trabalho. As avaliações independentes dos nossos parceiros comerciais são um componente desta participação. A metodologia da Iniciativa de Conformidade Sustentável ("ICS") da FLA segue uma abordagem de sistemas de gestão e é mais substantiva, consultiva e interativa do que as Avaliações de conformidade social padrão. A FLA também recolhe, organiza e referencia dados de compensação no âmbito da ICS. As Avaliações da ICS realizam-se anualmente em até 5% dos nossos fornecedores e estes são responsáveis por corrigir as questões resultantes de uma ICS. Será notificado com antecedência de quaisquer Avaliações da ICS, e estas apenas se realizam em Fábricas de fornecedores que enviem mercadoria para os EUA.

TRANSPARÊNCIA DA CAD EIA DE ABASTECIMENTO

Os fornecedores deverão ser sempre transparentes sobre as respetivas atividades comerciais. Se solicitado, todos os fornecedores que suportam os produtos da FOTL devem ser divulgados, incluindo denominação jurídica, endereço físico, produto e percentagem da capacidade de produção dedicada ao produto da FOTL.

Referências

Documentos relacionados

O Técnico em Automação Industrial será capaz de atuar no projeto, execução e instalação de sistemas automatizados utilizados nos processos industriais.. Realiza

Estes temas são abordados pela autora a partir de pers- pectiva multidisciplinar, com análise teológica e histórica da iconografia e das informações sobre Praxedes, fundamentadas

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

ICMS devido Prazo indeter- minado a) fica vedado o aproveitamento de quaisquer outros créditos fiscais; b) comunica-se previamente à Secretaria de Estado da Receita a opção

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

[r]

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS