• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal. Parabéns Rotary Club de Vitória - Oeste! São 50 anos de puro companheirismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal. Parabéns Rotary Club de Vitória - Oeste! São 50 anos de puro companheirismo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Carta

Mensal

Rotary International - Distrito 4410 - Governador Almiro Schimidt - Ano Rotário 2009-2010 - Edição n. 3 - Setembro de 2009 | www.rotatydistrito4410.org.br

Confira nesta edição um encarte especial com a história dos Rotary Clubs de Vitória e Vitória - Oeste

Presidente de clube, não deixe de ler o Informativo Rotário.

p. 06

Veja quais foram as ações desenvolvidas pelos RCs no mês de agosto.

p. 03

Ações Sociais

Encarte Especial

Informativo Rotário

Parabéns Rotary Club de Vitória - Oeste!

São 50 anos de puro companheirismo

(2)

expediente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Caros rotarianos,

Segundo Lord Byron, “nossos dias de juventude são nossos dias de glória”. Essa citação me vem à cabeça toda vez que ouço falar nos programas pró-juventude do Rotary. Setembro é o mês das Novas Gerações, um momento de prestar atenção nesses programas e em seu papel de formador dos rotarianos do futuro. Nossos programas pró-juventude (Interact, Rotaract, RYLA e Intercâmbio de Jovens) são alguns dos mais importantes programas do Rotary. Digo isso tendo em mente seu potencial único de infl uenciar jovens mentes e espíritos, encaminhando-os na direção da paz, da boa vontade e da harmonia. As experiências que temos na juventude nos acompanham pelo resto da vida, moldando nossa personalidade de adultos. Segundo palavras muitas vezes atribuídas a São Francisco, “dê-me uma criança pelos seus primeiros sete anos de vida e eu lhe devolverei um homem”. Na minha opinião, demora um pouco mais do que isso, mas, sem dúvida, nossas experiências de juventude têm muito mais infl uência no nosso caráter do que aquelas que temos na vida adulta.

Quando um adolescente americano tem a chance de parti cipar de um Dia Nacional de Imunização na Índia ou um jovem brasileiro passa um

ano estudando no Japão, eles nunca mais são os mesmos. Esses jovens terão estabelecido conexões e laços que durarão para sempre. Eles nunca mais verão seu país ou o mundo da mesma maneira. Sua perspecti va, suas prioridades e seus valores terão sido permanentemente moldados por sua experiência de uma maneira que não será reproduzida por experiências posteriores.

As impressões dos jovens são marcantes e duradouras. Nós crescemos e mudamos na medida em que envelhecemos, mas nunca mais poderemos reconstruir nossa essência. Isso só acontece uma vez: na juventude.

Os dias de nossa juventude realmente são nossos dias de glória. Com os programas pró-juventude, esses dias são também a glória da nossa organização.

Mensagem

do Governador

do Governador

Mensagem

O mês de setembro no calendário rotário é dedicado às novas gerações. E se o lema diz que “o futuro está em nossas mãos”, nós, rotarianos, temos a oportunidade e o dever de servir aos jovens, ajudando-os em sua educação e desenvolvimento, afi nal, eles são o nosso futuro.

Temos excelentes programas que oferecem aos jovens a chance de desenvolver seu caráter e usufruir novas experiências, ao mesmo tempo em que lhes permitem entrar em contato com os valores da nossa organização, seus altos padrões éti cos e esforços para promover a paz.

É possível que os líderes globais do futuro estejam entre os adolescentes que hoje buscam maneiras de fazer a diferença em suas comunidades, graduandos ou jovens profi ssionais interessados em prestar serviços voluntários. Falamos muito no aumento do quadro social, mas é fundando novos clubes de jovens que estaremos preparando o nosso futuro, pois acredito que são os jovens de hoje e as suas ações que infl uenciarão de forma signifi cati va o futuro do mundo e o do Rotary nos anos que estão por vir.

John Kenny

Presidente do Rotary International Almiro Schimidt Governador do Distrito 4410

(3)

Aconteceu

O RC Guaçuí fez bonito e recolheu 800 quilos de

alimentos não perecíveis durante um evento no município. Toda a arrecadação foi encaminhada à Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí.

Os jovens do Rotaract de Linhares saíram às ruas da cidade levando uma mensagem importante: “Drogas, se fosse bom não teria esse nome”.

Não perca do 21º Baile da Primavera! Promovida pelo RC Cariacica - Campo Grande, a festa será realizada no dia 17 de outubro, a partir das 22 horas, no Society Gauchão, em Cariacica. Os convites individuais custam R$ 35 e podem ser adquiridos pelo telefone (27) 3336-6000. Toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida para as atividades assistenciais mantidas pela Casa da Amizade no município.

Não perca do 21º Baile da Primavera! Promovida pelo RC Cariacica - Campo Grande, a festa será realizada no dia 17 de outubro, a partir das 22 horas, no Society Gauchão, em Cariacica. Os convites individuais custam R$

Fique atento

Companheiros do RC Colatina degustaram uma feijoada que, além de saborosa, era benefi cente.

O RC Cariacica - Campo Grande e o RC e a Casa da Amizade de Pedro Canário realizaram uma ação rotária social e humanitária em Pedro Canário. No dia 23 de agosto, 108 pessoas foram atendidas pelos companheiros rotarianos e passaram por exames oftalmológicos no município.

E por falar em fazer o bem, o RC Guarapari também realizou ações no mês de agosto. Em parceria com a Pastoral da Criança, os companheiros rotarianos fi zeram a pesagem de 368 crianças de zero a seis anos no município. Além disso, participaram de orientação odontológica e distribuição de kits de escova e creme dental. Alimentos também foram recolhidos e os 1.200 quilos arrecadados foram doados ao projeto Mesa Brasil, do Sesc.

(4)

De olho no Rotary

Adriana Spalenza, a presidente do clube, Ju, os GAs Paulo Pessanha e Joacy e o governador, Almiro Schimidt

EGD Celso Gonçalves, o vice-presidente do clube, César, e o

governador, Almiro O governador, Almiro, e a intercambista da Colômbia que está em Guarapari Jaira, o presidente do clube, Jesus Lobo, os deputados estaduais Paulo Roberto e Freitas, o governador Almiro e a esposa, Adriana

O governador do Distrito 4410, Almiro Schimidt, conti nuou no mês de agosto a programação de visitas ofi ciais aos clubes de Rotary espalhados por todo o Estado. Confi ra quais clubes receberam a visita do governador.

RC Cariacica – Campo Grande (03/08)

RC Vitória - Mata da Praia (07/08) RC Guarapari (12/08)

(5)

De olho no Rotary

Consuelo, Almiro e o presidente do clube, Deusival Rosa Helena, o presidente do clube, Giusan, e o governador, Almiro

Sfalsini, Andrelino, o vice-prefeito, Oscar, Alair, o presidente

do clube, Catelan, Almiro e Adriana O presidente do RC São Gabriel da Palha, Robson Vilela, Adriana, Almiro, o presidente do clube, Silmar, Arlinda e o vereador Flaminio Grillo

Almiro, EGD Sudré, Ricardo, o vice-prefeito do município, Paulo, Zenilda, o presidente do clube, Joel, e o vereador e presidente da Câmara, Ivan

Jovens rotaractianos participaram da XV Codirc, entre 31 de julho e 2 de agosto, em Ponta da Fruta

RC São Mateus (15/08) RC Cachoeiro - Sul (17/08)

RC Gov. Lindemberg (21/08) RC Nova Venécia (24/08)

(6)

Informativo Rotário

- Planejar e realizar a reunião mensal do Conselho Diretor do clube.

- Promover a participação dos membros do clube na Conferência Distrital, que será realizada entre os dias 28 e 30 de maio de 2010, em Linhares/ ES.

- Enviar o relatório mensal de frequência e sobre o quadro social ao governador ou à secretária distrital até 15 dias após a última reunião do mês.

- Conduzir atividades e programas para os jovens.

- Monitorar as metas e os projetos para o desenvolvimento do quadro social. Lembrando que o Seminário Distrital da Fundação Rotária e o Seminário do Desenvolvimento do Quadro Social serão realizados no próximo dia 19, em Vila Velha/ES.

- Ratifi car os formulários de inscrição de candidatos qualifi cados ao IGE e encaminhá-los à comissão distrital de seleção da equipe de IGE.

O mês de setembro oferece aos rotarianos uma oportunidade para reafi rmarem seu compromisso com os jovens: estamos no mês das novas gerações. É hora de dar ênfase ao apoio aos jovens, por meio de treinamentos vocacionais, instrução, alfabetização, prevenção ao uso de drogas e incentivando-os em seus próprios projetos.

Os Rotary Clubs devem desempenhar um papel importante na ajuda ao crescimento de grupos de Interact, Rotaract e RYLA. Ver os jovens desenvolvendo suas habilidades de liderança e incorporando as suas famílias valores éticos e morais é realmente recompensador.

Por meio de uma parceira entre a companhia Porto Seguro e a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), a seguradora passou a fazer contribuições mensais à Fundação Rotária equivalentes a 5% do montante de prêmios dos seguros de automóvel de rotarianos e seus familiares.

Quando você for fazer ou renovar o seguro de seu carro com a Porto Seguro, apresente ao corretor a sua carteira de identifi cação de rotariano ou uma carta de seu clube. Assim, você garante que 5% do valor do seu prêmio sejam destinados às atividades que a Fundação Rotária mantém.

Os RCs de todo o Brasil deverão receber o Relatório Semestral (SAR) de agosto de 2009 nos próximos dias. Caso não recebam, uma segunda via pode ser obtida no Portal de RI (www.rotary. org). É importante que assim que for recebido, o SAR seja devidamente conferido pelos dirigentes do clube, de modo a se certifi car que a relação de sócios está atualizada. Havendo admissões e/ou baixas de sócios, estas devem ser feitas no próprio Relatório Semestral e o valor a ser pago também deverá ser recalculado.

O Relatório precisa ser assinado pelo presidente e pelo secretário do clube e devolvido, pelos Correios, ao RI Brazil Offi ce. O pagamento da per capita pode ser feito por meio da emissão de boleto bancário diretamente no site do RI, no link “emissão de boletos”.

Agenda do presidente

de clube

Setembro é mês das

novas gerações

Convênio com Porto Seguro

(7)

Acesse nosso site:

www.rotar ydistrito4410.org.br

Agenda

Agenda

Agenda

Frequência Maio

Dólar Rotário (julho): R$ 1,82

Associação de Rotary

Clubs do Distrito 4410 de

Rotary International

CNPJ 08.951.581/0001-59

Contas Bancárias

Sicoob Banco: 756 Ag: 3007 C/C: 23.135-5 Banestes Banco: 021 Ag: 0106 C/C: 12.518.627

Dólar Rotário (julho): R$ 1,82

(8)

Aconteceu

Casa da Amizade

Conheça a Coordenadoria Distrital das Casas

da Amizade do Distrito 4410 de 2009-2010

Coordenadora: Zenilda Maria de Oliveira Celestrini

Av. Presidente Castelo Branco, 575, Nossa Senhora

da Conceição

CEP: 29900-510 - Linhares (ES)

(27) 3264-3408 / 3264-0098 / 9231-9395

zenildacelestrini@yahoo.com.br

Vice-Coordenadora: Adriana Aparecida Spalenza

Schimidt

(27) 3722-5491 / 3722-3995 / 8839-4084

as.d4410@bol.com.br

Secretária: Márcia Cristi na Oliveira Moura

(27) 3264-1956 / 9846-8000

marciarclinhares@yahoo.com.br

Tesoureira: Eliane Muller

(27) 3371-2153 / 3371-3644 / 8832-1838

muller.eliane@hotmail.com

Estudantes nota 10

Corpo e mente sãos

O Rotary Club de Cachoeiro de Itapemirim homenageou dois alunos da Escola Rotary pela passagem do Dia do Estudante, no último dia 11 de agosto. O rotariano Dr. Wilson Lopes de Rezende se encarregou de entregar medalhas de honra ao mérito a Márcio Toledo Vieira e a Joice Lopes da Silva.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Rotary Club de Governador Lindemberg - Novo Brasil vem trabalhando para manter e melhorar a saúde física e mental da comunidade.

Durante quatro vezes por semana, adultos de todas as idades têm a oportunidade de participarem de palestras, exercícios de alongamento e relaxamento, jogos para a ativação da memória, controle de pressão arterial e ainda exercícios aeróbicos.

Referências

Documentos relacionados

Caso estes campos não sejam preenchidos, serão utilizadas as características padrão de RFGD

[r]

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Estudos que analisam a dinâmica dos rendimentos por meio de componentes permanente e transitório permitem a identificação do comportamento da renda como sendo

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Pipetar 2 ml da amostra para um balão volumétrico de 20 ml, adicionar 2 ml da solução do padrão interno, B (4.5.2), completar o volume com etanol a 45 % vol.. Teste de