• Nenhum resultado encontrado

FAZER O QUE ESTÁ CERTO: UMA FORMA DE FAZER NEGÓCIOS MV C O M P L I A N C E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FAZER O QUE ESTÁ CERTO: UMA FORMA DE FAZER NEGÓCIOS MV C O M P L I A N C E"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

M V

C O M P L I A N C E

(2)

03 SOBRE NÓS

05 GOVERNO SOCIETÁRIO

06 BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

07 LABORAL

08 PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

09 CONCORRÊNCIA

10 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

(3)
(4)

SOBRE NÓS

A MACEDO VITORINO é um dos principais escritórios de advocacia portugueses. Aconselhamos clientes nacionais e estrangeiros num amplo leque de setores de atividade, nomeadamente no setor financeiro, distribuição, indústria e projetos.

Desde a constituição da sociedade em 1996, fomos envolvidos em várias transações de elevada complexidade em todas as nossas áreas de prática, nomeadamente em operações de financiamento, operações de mercado de capitais, fusões e aquisições, reestruturações de empresas e contencioso.

Somos citados na maioria das áreas de trabalho analisadas pelo diretório internacional, Legal 500, nomeadamente em “Banking and Finance”, “Capital Markets”, “Public Law”, “Corporate”, “Tax”, “Telecoms” e “Litigation”. A atuação da MACEDO VITORINO é ainda destacada pela IFLR1000 em “Project Finance”, “Corporate Finance” e “M&A” e pela Chambers and Partners em “Banking & Finance”, “Corporate and M&A, “Tax” e “TMT”.

(5)

O QUE FAZEMOS

(6)

«COMPLIANCE»

«COMPLIANCE», no sentido de cumprimento de regras de ordenação social, deve estar no topo das prioridades das empresas, sob pena de ficarem sujeitas a pesadas multas e danos à sua reputação junto de colaboradores, clientes, fornecedores e da sociedade em geral.

Preocupações sobre questões de integridade, transparência, igualdade, inclusão, ética empresarial, responsabilidade social e responsabilidade ambiental representam uma verdadeira transformação da sociedade que as empresas não podem ignorar. Para ajudar os nossos clientes, criámos uma equipa multidisciplinar dedicada a:

▪ GOVERNO SOCIETÁRIO

▪ BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

▪ LABORAL

▪ PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

▪ CONCORRÊNCIA

(7)

GOVERNO SOCIETÁRIO

Boas regras de governo societário são a pedra angular de uma organização saudável e permitem definir os padrões de funcionamento de uma empresa tanto a nível interno como junto do mercado.

Aconselhamos, por isso, os nossos clientes a reverem os seus procedimentos por forma a adotarem regras de governo societário abrangentes de acordo com as melhores práticas, em particular:

▪ ADEQUAÇÃO ÀS ESTRUTURAS SOCIETÁRIAS

▪ ADOÇÃO DE MECANISMOS PARA ASSEGURAR A PREPARAÇÃO, GESTÃO E DIVULGAÇÃO ATEMPADA DE INFORMAÇÃO JUNTO DOS ÓRGÃOS DE DIREÇÃO, ACIONISTAS, INVESTIDORES E OUTRAS PARTES INTERESSADAS

▪ IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PARA PREVENIR CONFLITO DE INTERESSES

▪ SISTEMAS DE GESTÃO DE RISCO, CONTROLO INTERNO E DE AUDITORIA INT ERNA

▪ PROTEÇÃO DOS DIREITOS E INTERESSES DOS ACIONISTAS E PARTES INTER ESSADAS

(8)

BRANQUEAMENTO DE

C APITAIS

Prestamos assessoria jurídica em matéria de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo (BC/FT), definindo as melhores práticas de “Know Your Customer” (KYC) e as medidas de diligência necessárias em cada caso para mitigar a exposição ao risco.

Ajudamos os nossos clientes na preparação de programas de «compliance» em matéria de BC/FT, incluindo na adoção de políticas e procedimentos adequados ao seu perfil e regulação setorial, avaliações de risco e formação a colaboradores, nas seguintes áreas:

▪ MEDIDAS DE DILIGÊNCIA DE ACORDO COM UMA AVALIAÇÃO DE RISCO

▪ IDENTIFICAÇÃO E REGISTO DE BENEFICIÁRIOS EFETIVOS

▪ REGRAS SOBRE OS LIMITES AOS PAGAMENTOS EM NUMERÁRIO

▪ IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES E CLIENTES DE ALTO RISCO

(9)

LABORAL

A nossa equipa de laboral tem a capacidade de estabelecer e manter relações contínuas com os nossos clientes. Aconselhamos em todos os aspetos da relação laboral, desde a contratação até à cessação. Orientamos os nossos clientes no cumprimento das suas obrigações legais, mantendo-os atualizados sobre as últimas alterações e as melhores práticas.

Os nossos serviços incluem:

▪ POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS, CÓDIGOS DE CONDUTA E BOAS PRÁTICAS

▪ IGUALDADE (DE REMUNERAÇÃO), DISPARIDADES DE TRATAMENTO DE GÉNERO, DISCRIMINAÇÃO (LGBT, RAÇA, GÉNERO)

▪ POLÍTICAS ANTI-ASSÉDIO

▪ VIGILÂNCIA DO LOCAL DE TRABALHO

▪ PROGRAMAS DE “WHISTLEBLOWING”

▪ OBRIGAÇÕES EM MATÉRIA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

(10)

PRIVACIDADE E PROTEÇÃO

DE DADOS

Os avanços tecnológicos atuais facilitaram às empresas a recolha de dados a nível mundial. Para abraçar plenamente estes novos desafios, ajudamos empresas nacionais e internacionais em matéria de privacidade de dados, estabelecendo ligações com empresas de consultoria tecnológica e de segurança e, quando necessário, trabalhando com escritórios de advogados internacionais para podermos aconselhar os clientes à escala global.

Prestamos assessoria aos nossos clientes nas seguintes áreas:

▪ AUDITORIAS, ADOÇÃO DE POLÍTICAS, PROCEDIMENTOS E PROCESSOS INTER NOS

▪ PRIVACIDADE “BY DESIGN” E “BY DEFAULT”

▪ AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE PROTEÇÃO DE DADOS

▪ GESTÃO DE INCIDENTES DE VIOLAÇÃO DE SEGURANÇA DE DADOS

▪ ESTRATÉGIA GLOBAL PARA OS FLUXOS INTERNACIONAIS DE DADOS PESSOAIS

(11)

CONCORRÊNCIA

Hoje em dia, a maioria das operações comerciais e estratégias empresariais envolvem questões de direito da concorrência, que precisam de ser devidamente acauteladas. A nossa equipa tem experiência na identificação de potenciais riscos em matéria de Direito da concorrência e na implementação de programas de «compliance» feitos à medida de cada cliente tendo em conta o seu setor de atividade e os mercados onde atuam.

Prestamos assessoria nas seguintes matérias:

▪ CARTÉIS, ABUSO DE POSIÇÃO DOMINANTE, OUTRAS PRÁTICAS ANTICONCORRENCIAIS

▪ PREVENÇÃO E ADOÇÃO DE MEDIDAS DE RESPOSTA NA SEQUÊNCIA DE INSPEÇÕES («DAWN-RAIDS») DAS AUTORIDADES DE CONCORRÊNCIA

▪ REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS E PROGRAMAS DE «COMPLIANCE»

▪ PROGRAMAS DE CLEMÊNCIA

▪ RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS

▪ FORMAÇÃO A COLABORADORES

(12)

RESPONSABILIDADE

AMBIENTAL

A dimensão ambiental da responsabilidade social das empresas veio inverter a tendência de classificar os processos de minimização dos impactos ambientais como um custo. O desenvolvimento de uma consciência ambiental permite a diminuição da produção de resíduos e a emissão de agentes poluentes, bem como a redução dos custos afetos à eliminação de resíduos e a poupança de energia.

Empresas ambientalmente responsáveis recorrem a um sistema de seleção de fornecedores que cumpram padrões mínimos de responsabilidade social e ambiental, sensibilizando os seus fornecedores para uma melhoria do seu comportamento ambiental e eliminando os que não tenham uma consciência ambiental.

Prestamos assessoria nas seguintes áreas:

▪ RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

▪ ASSESSORIA JURÍDICA EM PROCESSOS DE CONTRA-ORDENAÇÃO AMBIENTAL (FASES ADMINISTRATIVA E CONTENCIOSA)

(13)

Referências

Documentos relacionados

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Chora Peito Chora Joao Bosco e Vinicius 000 / 001.. Chão De Giz Camila e

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -