• Nenhum resultado encontrado

Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

56 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020 doi.org/10.26843/rencima. eISSN: 2179-426X

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA

PRESERVAÇÃO DOS MANGUEZAIS

ANALYSIS OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND ITS CONTRIBUTION TO THE PRESERVATION OF MANGUEZAIS

Aldeci dos Santos

Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, aldeci26@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0002-8468-2760

Resumo

Para que seja possível uma mudança de pensamentos e atitudes da sociedade em relação ao seu meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal transformação, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar os saberes prévios dos alunos de uma escola do municipio de Sergipe, afim de contribuir para a conservação ambiental dos manguezais. Foi solicitado aos alunos do 6º ano, na disciplina de Ciências, que representassem o manguezal através de desenhos e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema em questão é visto por esses discentes. A análise foi feita através conceitos relacionados com a percepção ambiental: topofilia, biofilia, topofilia, assim como aspectos relativos à importância ecológica e econômica, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nos desenhos e redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Constatou-se que a paisagem afeta o indivíduo e vice-versa, através de diversidades de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema manguezal. Os resultados revelam a necessidade de se fazer uma abordagem mais integradora e sistêmica dos assuntos discutidos em sala de aula, revelando a urgência de rever os métodos e práticas empregados durante o processo de ensino.

Palavras-chave: Percepção ambiental. Ensino fundamental. Manguezal.

Abstract

In order for a change of thoughts and attitudes of society in relation to their natural environment, it is necessary to seek alternatives that contemplate such a transformation, aiming to make a rescue of the relations of affectivity of man with nature. Thus, the objective of the present work is to investigate the previous knowledge of the students of a school in the municipality of Sergipe, in order to contribute to the environmental conservation of the mangroves. Sixth graders were asked to represent the mangrove

(2)

57 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

through drawings and essays, in order to evaluate the level of environmental perception and how the ecosystem in question is seen by these students. The analysis was done through thematic categorization, allowing the systematization and interpretation of the information contained in the drawings and essays on the topics most cited by the students. It was observed that the landscape affects the individual and vice-versa, through the diversity of positive and negative interpretations, with some distorted and derogatory views regarding the mangrove ecosystem. The results reveal the need to take a more integrative and systemic approach to the subjects discussed in the classroom, revealing the urgency to review the methods and practices used during the teaching process.

Keywords: Environmental perception; Mental maps; Mangrove.

Introdução

Para que seja possível uma mudança de pensamentos e atitudes da sociedade em relação ao seu meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal transformação, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza, onde deve ser favorecido o respeito pelo meio ambiente através de ações em prol da natureza. Tais relações de pertencimento são de fundamental importância para que o ser humano sinta-se como parte integrante da natureza e para que assim possa enxergá-la de outra maneira, facilitando a formação da consciência ambiental tanto dentro de si, quanto no convívio em sociedade, para que dessa forma haja melhor qualidade de vida no planeta.

Sabemos que estudo da percepção ambiental é de suma importância para que possamos compreender as inter-relações existentes entre o homem e o meio ambiente como também aprender a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma, além de fazer com que os indivíduos percebam o ambiente em que vivem podendo desta forma, ajudar no desenvolvimento de metodologias para despertar nas pessoas a tomada de consciência frente aos problemas ambientais.

Diante do exposto, a descrição dos conhecimentos e sentimentos dos alunos em relação ao ecossistema é de suma importância, pois pode representar uma ferramenta estratégica para monitorar e fomentar mudanças de atitudes, considerando o pressuposto de que a sensibilização, por meio do conhecimento dos manguezais, é condição básica para o envolvimento efetivo desses discentes na formação de uma consciência na busca da preservação e conservação. Assim, o presente artigo visa fazer um diagnóstico sobre a percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema manguezal.

Referenciais Teóricos

A problemática ambiental revela, antes de qualquer coisa, uma crise da própria civilização, chegando a uma crise ambiental de proporções enormes, ameaçando a sustentabilidade do nosso planeta e comprometendo a sobrevivência de todos os seres vivos, tendo em vista que já existem amplos conhecimentos e saberes relacionados às

(3)

58 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

questões ambientais e a educação ambiental. Sendo assim, é preciso entender que o simples fato de se deter o conhecimento científico e racional de alguma coisa, não é suficiente para mudarmos nossas atitudes perante o mundo, pois, a mudança de nossas ações, valores, atitudes, conceitos e pré-conceitos, não estão intrínsecos apenas ao conhecimento racional e intelectual (BARCELOS, 2012).

Em virtude disso, torna-se necessário unir a percepção que temos do meio em que vivemos, de acordo com nossos interesses, necessidades e desejos, ao conhecimento adquirido. Assim, torna-se necessário buscar alternativas que objetivem fazer um resgate das relações de afetividade entre Homem e natureza, para que haja uma mudança quanto aos pensamentos e atitudes frente a seu ambiente natural.

Conforme salienta Santos e Vasconcelos (2017), tais relações de pertencimento são de fundamental importância para que o ser humano sinta-se como parte integrante da natureza e para que assim possa enxergá-la de outra maneira, facilitando a formação da consciência ambiental tanto dentro de si, quanto no convívio em sociedade, para que dessa forma haja melhor qualidade de vida no planeta.

Assim, é importante ressaltar o estudo da Percepção Ambiental como forma de compreender as inter-relações existentes entre o homem e o meio ambiente como também aprender a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma, além de fazer com que os indivíduos percebam o ambiente em que vivem podendo desta forma, ajudar no desenvolvimento de metodologias para despertar nas pessoas a tomada de consciência frente aos problemas ambientais.

Para que possamos aprender a cuidar e proteger o ambiente no qual se estamos inseridos, é necessário conhecê-lo antes de tudo. As percepções revelam a maneira pela qual se vive e se planeja o espaço, tornando-se uma resposta das diferentes interações entre ser humano e meio ambiente. Notamos arbustos, árvores e gramas, mas raramente as folhas individuais e as lâminas; vemos areia, mas não os seus grãos individuais (TUAN, 1980).

De acordo com Silva (2002), a percepção ambiental envolve o desenvolvimento da cognição ambiental, retratando a forma como o ser humano vê o meio ambiente e como compreende as leis que o regem, como resultado de conhecimentos, experiências, crenças, emoções, culturas e ações. Ela representa um ambiente ideal para desenvolver o conhecimento, valores, atitudes e atributos favoráveis ao meio, tendo a educação ambiental como uma ferramenta fundamental para interagir neste processo (DIAS, 2010; SILVA et al., 2002). Assim sendo, Frattolillo et al. (2004) afirma que a percepção ambiental é o instrumento de ação e a escola, o agente básico e legítimo nesse processo de construção do elo entre o aluno e seu ambiente de vida.

Com esta compreensão e dentre os inúmeros ambientes perceptíveis, o ecossistema manguezal vem sofrendo processos de destruição nos mais diferentes níveis

(4)

59 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

por meio da ação antrópica como aterros, poluição dos rios, depósitos de lixo, além da exploração ilegal da fauna e flora.

No litoral sergipano, a situação não é diferente, pois os ecossistemas costeiros encontram-se fortemente antropizados. Fato observado nas áreas de manguezais situadas no município de Barra dos Coqueiros, aonde o equilíbrio do ambiente vem sendo agredido com a especulação imobiliária e a construção de condomínios horizontais fechados, destinados a uma população de maior poder aquisitivo.

Nesse sentido, através de mapas mentais torna-se possível reconhecer os valores desenvolvidos previamente pelos alunos, bem como, avaliar a imagem que eles trazem do seu ambiente, constituindo-se em uma metodologia para se utilizar em sala de aula, visando conhecer a realidade e espaço vivido dos alunos, além de orientar práticas voltadas para a realidade destes, não ficando a Educação Ambiental somente no papel e no campo ideológico.

Os desenhos ou mapas mentais, entendidos enquanto portadores de representações e imagem oriundos da percepção e experiência dos educandos, podem ser um importante instrumento de aproximação entre professor e aluno. Tanto professor pode ter acesso à percepção e atitudes dos alunos em relação ao meio ambiente, quanto os alunos em manifestar suas próprias opiniões sobre a cidade (MARANDOLA; OLIVEIRA, 2007).

Diante do exposto, Kozel e Galvão (2008, p.46) salientam que,

Os mapas mentais são de fundamental importância como ferramenta na construção de diagnósticos relacionados a situações que envolvem a educação e para operacionalizar algumas abordagens da Geografia das

Representações, pois se constituem verdadeiros instrumentos

catalisadores da manifestação do desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos alunos.

No caso específico dos alunos do Ensino Fundamental, sujeitos deste estudo, a descrição dos conhecimentos e sentimentos em relação ao manguezal, pode representar uma ferramenta estratégica para monitorar e fomentar mudanças de atitudes nos grupos socioculturais (professores, alunos e familiares), considerando o pressuposto de que a sensibilização, por meio do conhecimento sobre os manguezais é condição básica para o envolvimento efetivo dos mesmos na formação de consciência na busca da preservação e conservação do meio ambiente.

Materiais e Métodos

A referida pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, localizado no município de Barra dos Coqueiros/SE com alunos do 6º ano durante as aulas de Ciências. Para tanto, foi solicitado aos alunos que representassem o manguezal através de desenhos (mapas mentais) e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema manguezal é visto por esses discentes. Tais

(5)

60 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

desenhos foram de fundamental importância, pois foi possível constatar de que forma os alunos expressam seus conhecimentos prévios, experiências e sentimentos.

Caracterização dos Sujeitos

A pesquisa foi realizada com 30 alunos do 6ª ano B, do turno matutino no Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, localizado no município de Barra dos Coqueiros/SE ,durante as aulas de Ciências, onde a maioria apresentou faixa etária de 11 anos, o que evidência que estes alunos apresentam uma idade compatível com a série em que se encontram. Quanto à profissão exercida pelos pais dos alunos, verificou-se que a maioria destes apresentam profissões diversificadas, em que boa parte dos pais desempenha a profissão de pescador no município, evidenciando a utilização desta profissão como fonte de renda e alimentação para a família. Com relação às mães dos alunos, estas exercem a função de donas de casa, demonstrando assim que a figura materna na maioria das famílias destes alunos ainda permanece a de “Dona do lar”.

Resultados e discussão

Foi solicitado aos alunos que representassem o manguezal através de desenhos (mapas mentais) e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema manguezal é visto por esses discentes. A análise foi feita através conceitos relacionados com a percepção ambiental: topofilia, biofilia, topofilia, assim como aspectos relativos à importância ecológica e econômica, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nos desenhos e redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Tais desenhos foram de fundamental importância, pois foi possível constatar de que forma os alunos expressam seus conhecimentos prévios, experiências e sentimentos.

Conforme Miras (2006), os conhecimentos prévios constituem-se do conjunto de informações iniciais, já elaboradas, impregnadas de significados, que o aluno traz para a sala de aula. Uma vez adquiridos, em muitas situações, dentro e fora da sala da aula, podem ser desorganizados, errôneos ou raramente inexistentes, sendo necessários, portanto, que o professor esteja ciente das concepções prévias dos alunos, antes de dar início a qualquer forma de ensino sobre determinado conteúdo.

Pode-se perceber nas redações escritas pelos alunos quanto aos desenhos, que a importância ecológica e econômica do Manguezal foi enfatizada, descrevendo seu valor, tanto para as populações que utilizam o ecossistema como fonte de renda e alimentação, como também a importância deste para sobrevivência dos animais que ali residem. Nos desenhos também chama a atenção a figura do caranguejo presente nas imagens, que simboliza tanto a importância econômica como ecológica do Manguezal (Figura 1).

Assim sendo, Dias (2006) corrobora com os referidos desenhos e redações, quando ressalta a importância do manguezal para muitas pessoas que vivem ao longo de áreas costeiras tropicais, onde centenas de comunidades litorâneas no Brasil e no mundo

(6)

61 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

tiram sua subsistência, seja através da pesca, da exploração de madeira ou do turismo. Além disso, o referido autor chama a atenção quanto à importância do ecossistema na manutenção do equilíbrio natural do ambiente, ao mencionar a produção de alimento, habitat e proteção para fauna local e visitante; local de postura e criadouro para muitas espécies marinhas e proteção contra a erosão dos solos circundantes pelas marés e ressacas do mar entre outras.

Figura 1 - Desenhos e trechos de redações feitas por alunos enfatizando a importância econômica e ecológica do Manguezal.

O que desenhei mostra que o Mangue é muito importante para quem não tem comida e para os pescadores que pesca para dar comida a sua família.

O Mangue é muito importante porque tem pessoas que não tem profissão e precisa do Mangue para sobreviver. Não só as pessoas como também os animais, pássaros e os caranguejos, siri, camarão peixes etc., mas também quase não existe Manguezal, por causa da poluição.

Não desmate o manguezal, pois muita gente precisa dele para sobreviver.

Não desmate o mangue, não polua o ar porque nós precisamos dele para nossa vida.

Nos desenhos e redações dos alunos, foi possível perceber as representações de fauna e flora do Manguezal, como caranguejos, garças, peixes, siris, moluscos (sururu) (Figura 2).

Segundo Alves (2008) a fauna do manguezal é composta por espécies residentes e visitantes. Apesar da baixa diversidade, é grande a quantidade de animais, destacando-se dentre eles os crustáceos e os moluscos. Ainda Torres et al. (2009) diz que tais

(7)

62 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

resultados afirmam que a maior representatividade deste grupo pode ser proveniente da maior visibilidade, uso utilitário e importância cultural.

Assim, torna-se notório a ligação afetiva desses alunos com elementos da fauna e flora Manguezal. Figueiras (2008) define Biofilia como um sentimento de amor à vida, e por extensão, a tudo que é vivo, a todas as manifestações da vida. Além disso, o sentimento de biofilia é extremamente útil à humanidade, pelo fato de contribuir de maneira categórica para sua sobrevivência porque conduz à ideia da preservação dos ambientes e das espécies. Ainda, segundo Wilson (1984) biofilia é a ligação na qual os seres humanos, de maneira subconsciente, fazem com o restante da vida.

Figura 2 - Desenhos e trechos de redações feitas por alunos, enfatizando as relações biofílicas dos discentes à flora e fauna do manguezal.

Minha história do Mangue eu botei um caranguejo, uma garça, dois caranguejos e vários peixes

Desenhei animais como caranguejo, peixe, arvore etc.

No manguezal descobri o aratu, siri, caranguejo, ostra e sururu.

Alguns desenhos e redações destacam elementos que indicam uma visão depreciativa do Manguezal, demonstrando sentimentos de aversão ao ecossistema. Tuan (1983) discorre que esse tipo de sentimento é denominado, portanto o universo da topofobia. Nos desenhos e redações a seguir, percebe-se que os alunos apresentam um sentimento de negatividade e aversão, no qual é possível destacar elementos como: esgoto, lixo, animais mortos, (Figura 3), ou seja, na visão desses alunos o ecossistema

(8)

63 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

Manguezal é visto como um ambiente inóspito e poluído. Além disso, pode ser observado nos desenhos, que uma das principais razões pela qual o ambiente encontra-se poluído, deve-se principalmente à ação antrópica.

Percebe -se, diante dos desenhos e redações, o conhecimento e entendimento dos alunos quanto à gradativa poluição que ocorre no manguezal local, devido à deposição de lixo e ao lançamento de esgotos domésticos e industriais, oriundos do crescimento populacional, juntamente com a especulação imobiliária.

Tais respostas condizem com as afirmações de Cintrón e Schaeffer-Novelli (1981) quanto ao ecossistema, quando destacam que, apesar de sua importância ecológica e econômica, diversas características, próprias deste ambiente estuarino, tais como a oferta quase ilimitada de água, a possibilidade de fácil despejo de rejeitos sanitários, industriais e agrícolas, e a proximidade de portos, resultam em altas taxas de expansão urbana e industrial.

Figura 3 - Desenhos e trechos de redações feitas por alunos enfatizando as relações topofóbicas dos discentes e o Manguezal.

Eu desenhei a pista da ponte, o Mangue e como ele é poluído, cheio de lixo e animais mortos. Desenhei os pescadores do Manguezal, as plantas, os animais do Mangue e a poluição.

Meu desenho fala da poluição e casas lançando seus esgotos no Mangue e garrafas de cerveja. Os animais estão morrendo porque a poluição é grande e se continuar assim os animais e o mangue vão morrer.

Vários barcos pescando peixe, esgoto sendo lançado no mangue e trechos de lixo.

(9)

64 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

Topofilia é o elo afetivo entre o indivíduo e o lugar ou ambiente físico. Tuan (1974) descreve a Topofilia como um neologismo, que inclui todos os laços afetivos do ser humano com seu meio.

Nos desenhos e redações feitos pelos discentes, verificou-se a presença do aspecto topofílico, onde os alunos demonstraram sentimento afetivo em relação ao Manguezal ao discorrerem sobre a satisfação em morarem próximo ao ecossistema. Na redação os alunos destacam alguns elementos representativos das atividades que estes praticam no Manguezal, como tomar banho, brincar dentre outros (Figura 4).

Neste sentido, Lima e Rosa (2013), enfatizam que, no lugar vivido, é o local onde acontecem as relações de coexistência entre os indivíduos na sociedade, onde as pessoas se movem, individual e coletivamente, com objetivo de construir uma realidade que deve ser compartilhada entre os sujeitos.

Ainda, conforme Lima e Rosa (2013), é no lugar que as pessoas criam vínculos com outros indivíduos e com a própria paisagem, e com isso, conseguem ampliar sua visão para além do que possam ver. O lugar pode variar do local ao global, e está carregado de significados para cada sujeito, o que permite trazer consigo experiências vivenciadas ao longo do tempo que esteve presente num determinado ambiente (LIMA; ROSA, 2013).

(10)

65 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

Figura 4 - Desenhos e trechos de redações feitas por alunos do 6ºano B enfatizando aspectos topofílicos.

Vamos para o Mangue para pegar siri, caranguejo, aratu, sururu e outros animais. Tem também a maré para tomar banho de água salgada com os colegas. Pescamos muito para se divertir e para passar o tempo. Brincamos na água para ver quem nada mais rápido. Morar perto do Mangue é muito bom, é bom demais até.

Eu gosto muito da maré, gosto muito do mangue. Lá eu vou pescar e vou tomar banho.

Eu desenhei o mangue lindo, pois nele fazemos muitas coisas e nos alimentamos dele.

Considerações Finais

A representação mental pelos desenhos permitiu constatar que o entorno afeta o indivíduo e vice-versa. Nesse sentido, a imagem que cada indivíduo possui de um lugar está baseada em suas vivências e experiências e os mapas mentais dominantes representaram, nesse estudo, os elementos na paisagem que mais diretamente os afetam. Ainda, nos mapas mentais, pode-se observar significativa diversidade de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema Manguezal.

(11)

66 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

Percebe-se também que os desenhos e redações apresentaram grande quantidade de elementos naturais e espécies da fauna e flora existentes nos manguezais da Barra dos Coqueiros, no qual, observou-se a frequente referência aos crustáceos, o que evidenciou que muitos associam o ecossistema aos aratus,siris,caranguejos, além das ostras e sururu.

Ao analisar os desenhos dos alunos, destacando o fato de os crustáceos terem sido o grupo que obteve maior percentual de ilustração, confirma-se que os alunos reconhecem a importância do grupo mencionado, talvez pelo fato de ser de grande importância, não apenas para o equilíbrio ambiental, mas também pelo fato de que muitas populações ribeirinhas localizadas no município estudado utilizarem-se deste elemento da fauna, como sua fonte de alimento e renda.

Além disso, observou-se que as crianças, apresentaram uma noção quanto à relação do excesso de consumismo com a problemática ambiental do município estudado, principalmente no que diz respeito ao problema do lixo urbano, que pode ser diminuído dentro das residências. Além disso, averiguou-se que os alunos conhecem a problemática pertinente à degradação do manguezal na comunidade, apesar de não haver um projeto educativo na escola ou ação pública que enfatize esse contexto.

Diante do exposto, observa-se que a percepção ambiental abrange a compreensão das inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, ou seja, de como os indivíduos compreendem o meio circundante, divulgando suas opiniões e suas experiências. Desta forma, a utilização dos desenhos ou mapas mentais juntamente com as redações confeccionadas, se tornam uma alternativa favorável para que os professores estimulem seus alunos a terem atitudes corretas com relação ao meio ambiente.

Além disso, apesar da percepção ambiental ser uma temática ainda recente, acredita-se que esta, possa contribuir nos trabalhos deacredita-senvolvidos por professores, para uma melhor compreensão do conteúdo sobre meio ambiente trabalhado, além de aulas interativas com os alunos sobre diversos assuntos relativos ao tema, sempre levando em consideração o contexto no qual o aluno está inserido.

Por fim, é imprescindível um planejamento curricular das escolas juntamente com seus professores, de modo que desenvolva, em seu cronograma de ensino, conteúdos envolvendo temáticas com relação ao ecossistema Manguezal, além de estratégias de ensino e aprendizagem, sempre aliando teoria e prática, para que haja uma contribuição para um entendimento maior quanto às abordagens sobre o ecossistema, como também um envolvimento maior dos discentes quanto aos problemas ambientais existentes nos manguezais do município de Barra dos Coqueiros, além disso, é necessário que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos, agindo em suas comunidades como multiplicadores da educação ambiental, em especial com relação a conservação de um ecossistema tão dinâmico e cheio de vida como o manguezal.

Assim sendo, destaca-se a importância da continuidade da pesquisa e a realização de outras similares, para que dessa forma, haja a ampliação de conhecimentos relativos ao ambiente manguezal. Mas, para que isso ocorra, torna-se necessário trabalhar a Educação

(12)

67 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

Ambiental nos manguezais da Barra dos Coqueiros não apenas em sala de aula, mas, desenvolver estratégias de conscientização e sensibilização envolvendo a sociedade local sobre os problemas que ocorrem no ecossistema do município e como também trabalhar a temática ambiental não apenas em datas comemorativas alusivas ao meio ambiente, mas que a abordagem relacionada seja desenvolvida de forma contínua, transformando os alunos em cidadãos conscientes perante aos problemas ambientais.

Referências

ALVES, S. N. Ecofisiologia do manguezal. Organização Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Aracaju: DEGRASE, 2008. 72 p.

BARCELOS, V. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 120 p

CINTRÓN, G.; SCHAEFFER-NOVELLI, Y. Proposta para estudo dos recursos de marismas e manguezais. Relatório Interno do Instituto Oceanográfico da USP, São Paulo, n. 10, p. 1-13, 1981.

DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. 5ª ed. São Paulo: Gaia, 2010. DIAS, T. L. P. Os peixes, a pesca e os pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão (Macau-Guamaré/RN) Brasil. 2006. 167 f. Tese (Doutorado em Zoologia) -Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

FIGUEIRAS, T. S. Biofilia versus Biofobia.(2008) Disponível em:

<http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache:D5OpuLjPCUAJ:www.mphp.org/index2.php %3Foption%3Dcom_content%26do_pdf%3D1%26id%3D158+biofilia&hl=pt-BR>

Acessado em19/06/2016.

FRATTOLILLO, A. B. R.; MOROZESK, R. S.; AMARAL, I. Quando o contexto social e ambiental do ecossistema manguezal invade a escola: experiência de construção coletiva de programa de educação ambiental e ecoturismo em escolas de Santa Cruz e Mangue-seco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 4., 2004, Goiânia.

Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2004. 7 p.

KOZEL, S.; GALVÃO, W. Representação e ensino de geografia: contribuições teórico-metodológicas. Ateliê Geográfico, v. 2, n. 3, p. 33-48, 2008.

LIMA, Ozanir R. de; ROSA, Odelfa. Percepção e topofilia: relações e sentimentos sobre a paisagem da cidade de Catalão (GO). SIMPÓSIO DE ESTUDOS URBANOS, 2., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Estadual do Paraná, 2013.

MARANDOLA, J. A. M. S.; OLIVEIRA, L. Desenhos e mapas: representações e imagens do urbano. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA XI EGAL, 11., 2007, Bogotá. Anais... Bogotá: Universidade Nacional de Colômbia, mar. 2007. Disponível em:

(13)

68 REnCiMa, v. 11, n.3, p. 56-68, 2020

<http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal11/Nuevastecnologias/Cartografiat ematica/03.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2015.

MIRAS, M. O ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, C. (Org.). O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2006. p. 57-76

SANTOS, A; VASCONCELOS, C. Percepção ambiental e mapas mentais: um diagnóstico dos alunos acerca do ecossistema manguezal. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Mato Grosso, v. 5, n. 2, p. 344-359, jul/dez. 2017. SILVA, A.G.S.; RODRIGUES, C.S.L.; ARAÚJO, R.R.L. Projeto Calypso: Educação ambiental no complexo estuarino-lagunar Mundaú-Manguaba, Alagoas. Boletim de Estudos de Ciências do Mar, Maceió, n. 12, p. 99-111, 2002.

TORRES, D. F.; OLIVEIRA, E. S.; ALVES, R. R. N.; VASCONCELLOS, A. Etnobotânica e etnozoologia em unidades de conservação: uso da biodiversidade na APA de Genipabu, Rio Grande do Norte, Brasil. Interciência, v. 34, n. 9, p. 623-629, 2009.

TUAN, Y. Ambiguidade nas atitudes para com o meio ambiente. Boletim geográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 1974. 120 p.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiencia. São Paulo: Difel, 1983. 248 p. TUAN, Y. Topofilia: estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. New Jersey: DIFEL, 1980.

Imagem

Figura 1 - Desenhos e trechos de redações feitas por alunos enfatizando a importância econômica  e ecológica do Manguezal
Figura  2  -  Desenhos  e  trechos  de  redações  feitas  por  alunos,  enfatizando  as  relações  biofílicas  dos discentes à flora e fauna do manguezal
Figura  4  -  Desenhos  e  trechos  de  redações  feitas  por  alunos  do  6ºano  B  enfatizando  aspectos topofílicos

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Após a capitulação jurídica e validação por parte do Delegado de Polícia responsável pelo atendimento virtual, o sistema pode viabilizar a inserção de informações

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de