• Nenhum resultado encontrado

Complexidade prosódica : Tarefas de consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Complexidade prosódica : Tarefas de consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico"

Copied!
336
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE MEDICINA. FACULDADE DE LETRAS. Complexidade Prosódica – tarefas de consciência fonológica em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Catarina Maria de Carvalho Afonso. Orientador: Professora Doutora Maria João dos Reis Freitas. Tese especialmente elaborada para a obtenção do grau de Doutor no Ramo de Linguística, na especialidade de Linguística para Diagnóstico e Intervenção. 2015.

(2) UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE MEDICINA. FACULDADE DE LETRAS. Complexidade Prosódica – tarefas de consciência fonológica em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Catarina Maria de Carvalho Afonso. Orientador: Professora Doutora Maria João dos Reis Freitas. Tese especialmente elaborada para a obtenção do grau de Doutor no Ramo de Linguística, na especialidade de Linguística para Diagnóstico e Intervenção Júri: Presidente: Doutora Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte, Professora Catedrática e Membro do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Vogais: - Doutora Cristiane Lazzarotto Volcão, Professora Associada Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; - Doutor João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso, Professor Auxiliar com Agregação Faculdade de Letras da Universidade do Porto; - Doutora Marisa Lobo Lousada, Professora Adjunta Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro; - Doutora Dina Paula Jorge Caetano Alves, Professora Adjunta Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal; - Doutora Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte, Professora Catedrática Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; - Doutora Maria João dos Reis Freitas, Professora Associada com Agregação Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, orientadora.. 2015.

(3) Agradecimentos Em primeiro lugar, tenho de começar por agradecer à minha orientadora, Professora Maria João Freitas, que aceitou embarcar comigo neste desafio. Sei que não foi fácil aceitar orientar sozinha este projeto e, por isso, só tenho de lhe agradecer a confiança depositada. Tenho de lhe agradecer as horas que disponibilizou para este projeto, as horas de aprendizagem, de crescimento e de reflexão que me proporcionou. Mais uma vez foi um gosto trabalhar consigo e espero que continuem a surgir desafios e projetos para que esta aprendizagem possa continuar. Também tenho de agradecer à Professora Anabela Gonçalves, que muito me ajudou na análise dos dados do capítulo da consciência de palavra: muito obrigada pelos seus ensinamentos e pela rapidez com que respondeu sempre aos meus emails. Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que, no decorrer deste projeto, por uma ou outra razão, me ajudaram a superar obstáculos, a abrir janelas quando portas se tinham fechado, e que permitiram que este projeto tivesse pernas para andar: obrigada, Susana Rodrigues, Ana Catarina Batista, Alexandrina Martins, Adelina Castelo, Paula Luegi, Sónia Vieira e Ana Margarida Ramalho. Tenho também de agradecer à minha irmã, que muitas horas dedicou a este projeto, não só a fazer todos os desenhos necessários como a gravar e regravar os estímulos acústicos sempre que ainda não tinham atingido a perfeição: obrigada, mana! Tenho ainda de agradecer ao Externato Flor do Campo, que esteve sempre disponível para a recolha dos dados. Um agradecimento especial à Educadora Helena Simões, que mobilizou todas as salas e que fez com que as mesmas se adaptassem aos meus horários e não o contrário. Agradeço a todas as professoras que permitiram a minha entrada na sala e que algumas vezes tiveram que mudar o plano de aulas para que a recolha pudesse ser feita naquele dia. Claro que não posso deixar de referir todas as crianças que participaram nesta investigação e que, muito contentes, me perguntavam: “Catarina, hoje é a minha vez de ir fazer os jogos contigo?”. Foram horas muito bem passadas na companhia de todas aquelas crianças e recolher os dados, ainda que tenha sido um processo moroso, originou horas de conversa e de partilha de histórias.. i.

(4) Por fim, tenho que agradecer aos meus pais o apoio incondicional que me deram neste desafio, como já vem sendo hábito, e, ainda que com uma ligeira pressão “então filha, ainda falta muito para terminares isso?”, sempre me apoiaram na logística necessária para as corridas entre sessões de intervenção e recolha de dados ou escrita da tese. Como não poderia deixar de ser, o último agradecimento vai para o meu marido, que viveu comigo esta aventura. Sei que nem sempre foi fácil aceitar que o tempo livre não seria para passear mas sim para trabalhar na tese. A sua compreensão, boa disposição e incentivo esteve presente em todos os dias e, mesmo quando os planos não tinham corrido como esperado, lá estava ele à minha espera com um beijinho especial. Porque todas estas pessoas foram importantes num ou em vários momentos deste trabalho, tenho de vos agradecer, pois foi com a vossa ajuda que consegui fazer este caminho e tornálo, não num tormento, mas sim num passeio gratificante de conquista e de aprendizagem. Para todos, o meu muito obrigada!. ii.

(5) Resumo Este trabalho assenta em dois objetivos principais: i) primeiro, contribuir para a identificação da ordem de disponibilização dos constituintes fonológicos no desenvolvimento da consciência fonológica; ii) segundo, perceber qual o grau de dificuldade de diferentes tarefas no domínio da consciência fonológica. Para o efeito, observaram-se, no estudo principal, 49 crianças, 22 do 1º ano e 27 do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi precedido por um estudo piloto, que envolveu crianças do pré-escolar, dos 1º, 3º e 4º anos, bem como um grupo de controlo de adultos em uma das provas. Para alcançar o primeiro objetivo, aplicou-se uma mesma prova, a de segmentação, a diferentes unidades fonológicas: segmento, constituintes silábicos, sílaba e palavra. Para responder ao segundo objetivo, foram aplicadas três provas de consciência silábica com os mesmos estímulos (estímulos dissilábicos paroxítonos com sílaba inicial dos tipos ‘V, ‘CV, ‘CCV e ‘CVC): segmentação, identificação e omissão. Contabilizaram-se as taxas de sucesso, compararam-se os resultados entre grupos e entre provas e analisaram-se os tipos de erros realizados pela amostra através do programa SPSS 17.0. Quanto aos resultados relativos ao primeiro objetivo, verificou-se, para o grupo do 1º ano, a seguinte escala de complexidade crescente: segmentação de palavras em sílabas (79,7%) >> segmentação de frases em palavras (41%) >> segmentação de sílabas/palavras em constituintes silábicos (0,9%) / segmentação palavras em segmentos (0,1%). Para o grupo do 3º ano, verificou-se a seguinte escala de complexidade crescente: segmentação de palavras em sílabas (98,3%) >> segmentação de frases em palavras (78%) >> segmentação de sílabas/palavras em constituintes silábicos (60,7%) >> segmentação de palavras em segmentos (20,5%). Relativamente ao segundo objetivo, observou-se que ambos os grupos apresentaram mais facilidade em realizar a prova de segmentação silábica (1º ano – 73,7% e 3 ano – 97,9%), seguida da prova de omissão silábica (1º ano – 66,8% e 3º ano – 97,7%) e, por fim, da prova de identificação silábica (1º ano – 50,3% e 3º ano – 86,8%). Importa salientar que, em todas as provas, foi estudada a variável estrutura silábica, tendo-se verificado um peso significativo desta variável em todas as provas, no que se refere ao grupo do 1º ano. Verificou-se um grau de complexidade acrescido quando os estímulos iii.

(6) apresentavam um Ataque ramificado e, em algumas provas (nomeadamente na prova de identificação silábica), quando os estímulos apresentavam uma Rima ramificada. As variáveis extensão de palavra e acento de palavra, estudadas na prova de segmentação silábica, apresentaram um impacto pouco significativo no desempenho da tarefa.. Palavras-chave: consciência fonológica; unidades fonológicas; complexidade silábica; extensão de palavra; acento de palavra.. iv.

(7) Abstract The two main goals of this dissertation are: i) to contribute for the identification of the order of availability of phonological constituents in the development of phonological awareness; ii) to explore the relative degree of difficulty inherent to different tasks within phonological awareness. For this purpose, the main study was based on 49 children, 22 1st graders and 27 3rd graders. This study was preceded by a pilot study involving pre-schoolers and children from 1st, 3rd and 4th grades, as well as a control group of adults in one of the tasks. To achieve the first goal, the same segmentation task was used for the different phonological units: segments, syllabic constituents, syllables and words. To accomplish the second goal, three tasks of syllabic awareness were used (segmentation, identification and omission) with the same stimuli set (disyllabic paroxytone stimuli with initial syllables of the types ‘V, ‘CV, ‘CCV and ‘CVC). The success rates were considered; comparative analyses for groups and tasks were performed; the types of errors in the sample were analyzed through the software SPSS 17.0. As for the results concerning the first goal, for both groups, the following rising scale of complexity was attested for the 1st graders: segmentation of words into syllables (79,7%) >> segmentation of sentences into words (41%) >> segmentation of syllables into syllabic constituents (0,9%) / segmentation of words into segments (0,1%). For the 3rd graders, the following risingscale of complexity was attested: segmentation of words into syllables (98,3%) >> segmentation of sentences into words (78%) >> segmentation of syllables into syllabic constituents (60,7%) >> segmentation of words into segments (20,5%). As for the second goal, the two groups showed different results: for 1st graders, the syllabic segmentation task was the easiest one (1st graders – 73,7% and 3rd graders – 97,9%), followed by the syllabic omission task (1st graders – 66,8% and 3rd graders – 97,7%) and, lastly, the syllabic identification task (1st graders – 50,3% and 3rd graders – 86,8%); for 3rd graders, the segmentation and the omission tasks showed similar results, the identification task being the most difficult one. In all tasks, the syllabic structure variable was studied; a significant impact of this variable was observed for 1st graders in all tasks. An increased degree of difficulty was attested when the stimuli presented a Branching Onset or in some tasks, (namely, the syllabic identification task), a Branching Rhyme was present. v.

(8) The word length and the word stress variables studied in the syllabic segmentation task presented a negligible impact in the execution of the task.. Keywords: phonological awareness; phonological units; syllabic complexity; word length; word stress.. vi.

(9) Índice Geral 1 – Introdução ............................................................................................................................ 1 2 – Metodologia ......................................................................................................................... 6 2.1 Teste de Nomeação .......................................................................................................... 8 2.1.1 Critérios Linguísticos ................................................................................................. 9 2.1.2 Amostra ................................................................................................................... 11 2.1.3 Construção da Prova de Nomeação ........................................................................ 12 2.1.4 Procedimentos de Aplicação da Prova de Nomeação ............................................ 12 2.1.5 Resultados Gerais .................................................................................................... 13 2.1.6 Síntese e Reformulações ......................................................................................... 16 2.2 Construção do Formato Final do Instrumento de Recolha de Dados ............................ 17 2.2.1 Critérios para a Construção dos Estímulos Acústicos ............................................. 17 2.2.2 Montagem da Experiência ...................................................................................... 19 2.3 Procedimentos Gerais de Aplicação ............................................................................... 20 2.4 Amostra .......................................................................................................................... 21 2.5 Tratamento dos Dados ................................................................................................... 22 3 – Consciência de Sílaba ......................................................................................................... 25 3.1 Enquadramento Teórico................................................................................................. 25 3.2 Segmentação Silábica ..................................................................................................... 31 3.2.1 Segmentação Silábica - Metodologia ...................................................................... 31 3.2.1.1 Amostra ............................................................................................................ 31 3.2.1.2 Variáveis Fonológicas ....................................................................................... 32 3.2.1.3 Construção e Aplicação do Instrumento .......................................................... 34 3.2.2 Estudo Piloto ........................................................................................................... 34 3.2.2.1 Estudo Piloto – Todas as Palavras .................................................................... 35 vii.

(10) 3.2.2.2 Estudo Piloto – Extensão de Palavra ................................................................ 35 3.2.2.3 Estudo Piloto – Estrutura Silábica (Ataque) ..................................................... 36 3.2.2.4 Estudo Piloto – Estrutura Silábica (Rima) ......................................................... 37 3.2.2.5 Estudo Piloto – Padrão Acentual ...................................................................... 38 3.2.2.6 Estudo Piloto – Síntese e Reformulações ......................................................... 39 3.2.3 Apresentação e Descrição dos Resultados do Estudo Principal ............................. 40 3.2.3.1 Estudo Principal – Todas as Palavras................................................................ 41 3.2.3.2 Estudo Principal – Extensão de Palavra ........................................................... 41 3.2.3.3 Estudo Principal – Estrutura Silábica (Ataque) ................................................. 42 3.2.3.4 Estudo Principal – Estrutura Silábica (Rima) .................................................... 44 3.2.3.5 Estudo Principal – Acento de Palavra ............................................................... 46 3.2.3.6 Estudo Principal – Segmentações Incorretas ................................................... 47 3.2.4 Estudo Principal – Síntese ....................................................................................... 54 3.3 Identificação da Sílaba Inicial ......................................................................................... 57 3.3.1 Identificação da Sílaba Inicial – Metodologia.......................................................... 57 3.3.1.1 Amostra ............................................................................................................ 57 3.3.1.2 Variáveis Fonológicas ....................................................................................... 58 3.3.1.3 Construção e Aplicação do Instrumento .......................................................... 59 3.3.2 Estudo Piloto ........................................................................................................... 59 3.3.2.1 Estudo Piloto – Todas as Palavras .................................................................... 60 3.3.2.2 Estudo Piloto – Estrutura Silábica (Ataque) ..................................................... 60 3.3.2.3 Estudo Piloto – Estrutura Silábica (Rima) ......................................................... 61 3.3.2.4 Estudo Piloto – Síntese e Reformulações ......................................................... 62 3.3.3 Apresentação e Descrição dos Resultados do Estudo Principal ............................. 64 3.3.3.1 Estudo Principal – Todas as Palavras................................................................ 64 viii.

(11) 3.3.3.2 Estudo Principal – Estrutura Silábica (Ataque) ................................................. 65 3.3.3.3 Estudo Principal – Estrutura Silábica (Rima) .................................................... 67 3.3.3.4 Estudo Principal – Segmentações Incorretas ................................................... 68 3.3.4. Estudo Principal – Síntese ...................................................................................... 73 3.4 Identificação do Intruso ................................................................................................. 75 3.4.1 Identificação do Intruso – Metodologia .................................................................. 75 3.4.1.1 Estudo Piloto – Amostra ................................................................................... 75 3.4.1.2 Estudo Piloto – Variáveis Fonológicas .............................................................. 76 3.4.1.3 Estudo Piloto – Construção e Aplicação do Instrumento ................................ 76 3.4.2 Estudo Piloto – Resultados Gerais....................................................................... 78 3.4.2.1 Estudo Piloto – Resultados Gerais: Intruso do tipo ‘V.CV ................................ 79 3.4.2.2 Estudo Piloto – Resultados Gerais: Intruso do tipo ‘CV.CV ........................... 80 3.4.2.3 Estudo Piloto – Resultados Gerais: Intruso do tipo ‘CV.CV ........................... 81 3.4.2.4 Estudo Piloto – Resultados Gerais: Intruso do tipo ‘CV.CV ........................... 82 3.4.2.5 Estudo Piloto – Resultados Gerais: Intruso do tipo ‘CV.CV ........................... 83 3.4.3 Estudo Piloto – Síntese e Reformulações ............................................................ 84 3.5 Omissão da Sílaba Inicial ................................................................................................ 86 3.5.1 Omissão da Sílaba Inicial – Metodologia................................................................. 86 3.5.1.1 Amostra ............................................................................................................ 86 3.5.1.2 Variáveis Fonológicas ....................................................................................... 87 3.5.1.3 Construção e Aplicação do Instrumento .......................................................... 88 3.5.2 Apresentação e Descrição dos Resultados do Estudo Principal ............................. 88 3.5.2.1 Estudo Principal – Todas as Palavras................................................................ 89 3.5.2.2 Estudo Principal – Estrutura Silábica (Ataque) ................................................. 89 ix.

(12) 3.5.2.3 Estudo Principal – Estrutura Silábica (Rima) .................................................... 91 3.5.2.4 Estudo Principal – Segmentações Incorretas ................................................... 93 3.5.5.Estudo Principal – Síntese ................................................................................... 98 3.6. Discussão dos Resultados ............................................................................................ 100 4 – Consciência de Constituintes Silábicos ............................................................................. 123 4.1 Enquadramento Teórico............................................................................................... 123 4.2 Metodologia ................................................................................................................. 128 4.2.1 Amostra ................................................................................................................. 128 4.2.2 Variáveis Fonológicas ............................................................................................ 129 4.2.3 Construção e Aplicação do Instrumento ............................................................... 129 4.3 – Apresentação e Descrição dos Resultados do Estudo Principal ................................ 130 4.3.1 Estudo Principal – Todas as Palavras..................................................................... 130 4.3.2 Estudo Principal – Análise por Palavra .................................................................. 132 4.3.3 Estudo Principal – Segmentações Incorretas ........................................................ 132 4.4 – Discussão dos Resultados .......................................................................................... 140 5 – Consciência de Segmento................................................................................................. 146 5.1 Enquadramento Teórico............................................................................................... 146 5.2 Metodologia ................................................................................................................. 153 5.2.1 Amostra ................................................................................................................. 153 5.2.2 Variáveis Fonológicas ............................................................................................ 154 5.2.3 Construção e Aplicação do Instrumento ............................................................... 155 5.3 Estudo Piloto ................................................................................................................ 155 5.3.1 Estudo Piloto – Todas as Palavras ......................................................................... 156 5.3.2 Estudo Piloto – Síntese e Reformulações .............................................................. 157 5.4. Apresentação e Descrição dos Resultados do Estudo Principal.................................. 157 x.

(13) 5.4.1 Estudo Principal – Todas as Palavras..................................................................... 158 5.4.2 Estudo Principal – Análise por Estrutura Silábica .................................................. 159 5.4.3 Estudo Principal – Segmentações Incorretas ........................................................ 161 5.5 – Discussão dos Resultados .......................................................................................... 167 6 – Consciência de Palavra ..................................................................................................... 175 6.1 Enquadramento Teórico............................................................................................... 175 6.2 Metodologia ................................................................................................................. 180 6.2.1 Amostra ................................................................................................................. 181 6.2.2 Variáveis Linguísticas ............................................................................................. 182 6.2.3 Construção do Instrumento .................................................................................. 184 6.3 Estudo Piloto – Resultados Gerais................................................................................ 187 6.3.1 Estudo Piloto – Todas as Frases ............................................................................ 187 6.3.2 Estudo Piloto – Classes de Palavras....................................................................... 188 6.3.3 Estudo Piloto – Determinantes Tónicos versus Determinantes Átonos ............... 190 6.3.4 Estudo Piloto – Palavras Tónicas ........................................................................... 191 6.3.5 Estudo Piloto – Palavras Átonas ............................................................................ 191 6.3.6 Estudo Piloto – Preposições .................................................................................. 192 6.3.7 Estudo Piloto – Síntese e Reformulações .............................................................. 193 6.4 Apresentação e Descrição dos Resultados do Estudo Principal................................... 194 6.4.1 Estudo Principal – Todas as Frases ........................................................................ 194 6.4.2 Estudo Principal – Determinantes Tónicos versus Determinantes Átonos........... 195 6.4.3 Estudo Principal – Todas as Frases (análise reformulada) .................................... 197 6.4.4 Estudo Principal – Classes de Palavras .................................................................. 197 6.4.5 Estudo Principal – Determinantes Tónicos versus Determinantes Átonos (análise reformulada) .................................................................................................................. 199 xi.

(14) 6.4.6 Estudo Principal – Classes Gramaticais ................................................................. 200 6.4.7 Estudo Principal – Palavras Tónicas ...................................................................... 201 6.4.8 Estudo Principal – Preposições.............................................................................. 201 6.4.9 Estudo Principal – Efeito da Fricativa em Fronteira de Palavra ............................ 203 6.4.10 Estudo Principal – Segmentações Incorretas ...................................................... 204 6.5 Discussão dos Resultados ............................................................................................. 208 7 – Discussão .......................................................................................................................... 216 8 – Conclusão ......................................................................................................................... 244 Referências Bibliográficas ...................................................................................................... 251 Apêndice 1 – Listagem de estímulos utilizados na prova de nomeação ............................... 270 Apêndice 2 – Imagens de todos os estímulos utilizados na prova de nomeação.................. 272 Apêndice 3 – Folha de Registo da prova de nomeação ......................................................... 278 Apêndice 4 – Folha de pedido de autorização aos encarregados de educação .................... 283 Apêndice 5 – Alterações nos estímulos visuais ...................................................................... 286 Apêndice 6 – Folhas de registo de todas as provas ............................................................... 291 Apêndice 7 – Estímulos visuais utilizados como exemplo na prova de segmentação silábica ................................................................................................................................................ 300 Apêndice 8 – Estímulos visuais utilizados como exemplo na prova de identificação/omissão silábica e segmentação em segmentos .................................................................................. 302 Apêndice 9 – Estímulos visuais utilizados na prova de segmentação da sílaba/palavra em constituintes silábicos ............................................................................................................ 304 Apêndice 10 – Listagem das frases utilizadas na prova de segmentação frásica .................. 306 Apêndice 11 – Folha de registo do painel de peritos (aplicado na prova de segmentação frásica) ................................................................................................................................................ 308. xii.

(15) Índice de Quadros Quadro 1 - Síntese dos grupos e provas aplicadas no estudo piloto e no estudo principal. ..... 7 Quadro 2 - Estímulos utilizados na prova de nomeação. ........................................................ 11 Quadro 3 - Estímulos com uma percentagem de nomeação espontânea correta igual ou superior a 89%. ......................................................................................................................... 13 Quadro 4 - Estímulos com uma percentagem de nomeação espontânea correta entre os 75% e os 89%.................................................................................................................................... 14 Quadro 5 - Estímulos com uma percentagem de nomeação espontânea correta entre os 50 e os 74%. ..................................................................................................................................... 14 Quadro 6 - Estímulos com uma percentagem de nomeação espontânea correta entre os 31 e os 49%. ..................................................................................................................................... 14 Quadro 7- Estímulos com uma percentagem de nomeação espontânea correta inferior a 30%. .................................................................................................................................................. 15 Quadro 8 - Representação das palavras do presente estudo no léxico de crianças portuguesas. .................................................................................................................................................. 15 Quadro 9 - Principais variáveis incluídas na base de dados (prova de segmentação frásica). 22 Quadro. 10. -. Principais. variáveis. incluídas. na. base. de. dados. (prova. de. segmentação/identificação/omissão silábica; segmentação da sílaba/palavra em constituintes silábicos; segmentação da palavra em segmentos). ................................................................ 23 Quadro 11 - Tópicos investigados no âmbito da consciência silábica. .................................... 30 Quadro 12 - Amostra utilizada no estudo piloto e no estudo principal_ prova de segmentação silábica. ..................................................................................................................................... 31 Quadro 13 - Variáveis de estudo na prova de segmentação silábica. ..................................... 32 Quadro 14 - Listagem de estímulos utilizados na prova de segmentação silábica com controlo da variável estrutura silábica – Ataque.................................................................................... 33 Quadro 15 - Listagem de estímulos utilizados na prova de segmentação silábica com controlo da variável estrutura silábica – Rima. ...................................................................................... 33 xiii.

(16) Quadro 16 -Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de segmentação silábica _extensão silábica (estudo principal). ....................................................................................................... 49 Quadro 17 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de segmentação silábica _extensão silábica (estudo principal). ....................................................................................................... 50 Quadro 18 - Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de segmentação silábica _estrutura silábica (estudo principal). ..................................................................................... 50 Quadro 19 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de segmentação silábica _estrutura silábica (estudo principal). ..................................................................................... 52 Quadro 20 - Tipos de erros para o grupo do 1º e do 3º ano na prova de segmentação silábica _Ataque ramificado (estudo principal). ................................................................................... 53 Quadro 21 - Tipos de erros para o grupo do 1º e do 3º ano na prova de segmentação silábica _Rima ramificada (estudo principal). ....................................................................................... 53 Quadro 22 - Amostra utilizada no estudo piloto e no estudo principal_ prova de identificação da sílaba inicial. ........................................................................................................................ 57 Quadro 23 - Variáveis de estudo da prova de identificação da sílaba inicial........................... 58 Quadro 24 - Variáveis de controlo da prova de identificação da sílaba inicial. ....................... 58 Quadro 25 - Listagem de estímulos utilizados na prova de identificação da sílaba inicial (variável estrutura silábica – Ataque). ..................................................................................... 58 Quadro 26 - Listagem de estímulos utilizados na prova de identificação da sílaba inicial (variável estrutura silábica – Rima). ......................................................................................... 59 Quadro 27 - Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de identificação da sílaba inicial _estrutura silábica Ataque (estudo principal). ......................................................................... 70 Quadro 28 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de identificação da sílaba inicial _estrutura silábica Ataque (estudo principal). ......................................................................... 71 Quadro 29 - Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de identificação da sílaba inicial _estrutura silábica Rima ramificada (estudo principal). .......................................................... 72. xiv.

(17) Quadro 30 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de identificação da sílaba inicial _estrutura silábica Rima ramificada (estudo principal). .......................................................... 72 Quadro 31 - Amostra utilizada no estudo piloto_ prova de identificação do intruso. ............ 75 Quadro 32 - Variáveis de controlo na prova de identificação do intruso. ............................... 76 Quadro 33 - Grupos de estímulos incluídos na prova de identificação do intruso. ................ 76 Quadro 34 - Estímulos apresentados na prova de identificação do intruso com estímulo alvo do tipo ‘V.CV. ............................................................................................................................ 79 Quadro 35 - Estímulos apresentados na prova de identificação do intruso com estímulo alvo do tipo ‘CV.CV. ....................................................................................................................... 80 Quadro 36 - Estímulos apresentados na prova de identificação do intruso com estímulo alvo do tipo ‘CV.CV. ....................................................................................................................... 81 Quadro 37 - Estímulos apresentados na prova de identificação do intruso com estímulo alvo do tipo ‘CV.CV. ....................................................................................................................... 82 Quadro 38 - Estímulos apresentados na prova de identificação do intruso com estímulo alvo do tipo ‘CV.CV. ....................................................................................................................... 83 Quadro 39 - Amostra utilizada no estudo final_ prova de omissão silábica. ........................... 86 Quadro 40 - Variáveis de estudo na prova de omissão da sílaba inicial. ................................. 87 Quadro 41 - Variáveis de controlo na prova de omissão da sílaba inicial. .............................. 87 Quadro 42 - Listagem de estímulos utilizados na prova de omissão da sílaba inicial, com controlo da variável estrutura silábica – Ataque. .................................................................... 87 Quadro 43 - Listagem de estímulos utilizados na prova de omissão da sílaba inicial, com controlo da variável estrutura silábica – Rima......................................................................... 88 Quadro 44- Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de omissão da sílaba inicial _estrutura silábica – Ataque (estudo principal). ...................................................................... 95 Quadro 45 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de omissão da sílaba inicial _estrutura silábica - Ataque (estudo principal)........................................................................ 96 xv.

(18) Quadro 46 - Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de omissão da sílaba inicial _estrutura silábica Rima ramificada (estudo principal). .......................................................... 97 Quadro 47 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de omissão da sílaba inicial _estrutura silábica Rima ramificada (estudo principal). .......................................................... 98 Quadro 48 - Percentagens globais de sucesso para as provas de consciência silábica testadas no estudo principal................................................................................................................. 101 Quadro 49 - Desempenho da amostra por prova e estrutura silábica (estudo principal). .... 104 Quadro 50 - Desempenho da amostra por prova para estímulos com Ataque ramificado (estudo principal). .................................................................................................................. 106 Quadro 51 - Desempenho da amostra por prova para estímulos com Rima ramificada (estudo principal)................................................................................................................................. 108 Quadro 52 - Taxas de insucesso para as três provas aplicadas no estudo principal. ............ 110 Quadro 53 - Tipos de erros efetuados, por ambos os grupos, para a prova de segmentação silábica (estudo principal). ..................................................................................................... 111 Quadro 54 - Tipos de erros efetuados, por ambos os grupos, para a prova de identificação da sílaba inicial (estudo principal). .............................................................................................. 112 Quadro 55 - Tipos de erros efetuados, por ambos os grupos, para a prova de omissão da sílaba inicial (estudo principal). ........................................................................................................ 114 Quadro 56 - Desempenho da amostra, no estudo piloto e principal para a variável extensão de palavra.................................................................................................................................... 116 Quadro 57 - Tipos de erros efetuados, por ambos os grupos, para a prova de segmentação silábica – variável extensão de palavra (estudo principal). ................................................... 117 Quadro 58 - Desempenho da amostra, no estudo piloto e principal, para a variável acento de palavra.................................................................................................................................... 119 Quadro 59 - Percentagens globais de sucesso para as provas testadas. ............................... 121 Quadro 60 - Resumo dos tópicos a considerar no estudo da consciência de constituintes silábicos. ................................................................................................................................. 127 xvi.

(19) Quadro 61 - Amostra utilizada no estudo principal_ prova segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 128 Quadro 62 - Análise de frequências para o 3º ano (sucesso por número de estímulos lexicais). ................................................................................................................................................ 131 Quadro 63 - Exemplificação de segmentações introduzidas na categoria outros. ................ 133 Quadro 64 - Percentagem de sucesso por estímulo e ano de escolaridade. ......................... 141 Quadro 65 - Tipos de erros efetuados, por ambos os grupos, para a prova de segmentação da sílaba/palavra em constituintes silábicos (estudo principal). ................................................ 142 Quadro 66 - Síntese dos resultados obtidos na tarefa de segmentação de palavra em segmentos para o português europeu (PE) e para o português do brasil (PB). .................... 149 Quadro 67 - Síntese de resultados obtidos, em estudos sobre outras línguas, para a tarefa de segmentação de palavra em segmentos. ............................................................................... 150 Quadro 68 - Resumo das variáveis a considerar no domínio da tarefa de segmentação segmental. .............................................................................................................................. 152 Quadro 69 - Amostra utilizada no estudo piloto e no estudo principal_ prova de segmentação em segmentos. ....................................................................................................................... 153 Quadro 70 - Variáveis de estudo na prova de segmentação em segmentos. ....................... 154 Quadro 71 - Variáveis de controlo na prova de segmentação em segmentos. ..................... 154 Quadro 72 - Listagem de estímulos utilizados na prova de segmentação em segmentos com controlo da variável estrutura silábica – Ataque/Rima. ........................................................ 154 Quadro 73 - Tipos de erros para o grupo do 1º ano na prova de segmentação em segmentos _estrutura silábica (estudo principal). ................................................................................... 164 Quadro 74 - Tipos de erros para o grupo do 3º ano na prova de segmentação em segmentos _estrutura silábica (estudo principal). ................................................................................... 165 Quadro 75 – Tipos de erros efetuados, por ambos os grupos, para a prova de segmentação em segmentos (estudo principal). ................................................................................................ 169. xvii.

(20) Quadro 76 - Desempenho da amostra na prova de segmentação em segmentos_ estrutura silábica (estudo principal). ..................................................................................................... 171 Quadro 77 - Resumo das variáveis a considerar no domínio da consciência de palavra. ..... 179 Quadro 78 - Distribuição da amostra de acordo com a idade e sexo – prova de consciência de palavra (estudo piloto). .......................................................................................................... 181 Quadro 79 - Amostra final_ prova de consciência de palavra (estudo principal). ................. 182 Quadro 80 - Definição das variáveis de estudo na seleção dos estímulos da prova de segmentação frásica. .............................................................................................................. 184 Quadro 81 - Percentagens de sucesso para as diferentes unidades fonológicas consideradas no estudo piloto. .................................................................................................................... 219 Quadro 82 - Percentagens de sucesso para as diferentes unidades fonológicas consideradas no estudo principal................................................................................................................. 219 Quadro 83 - Grau de complexidade para as tarefas de consciência silábica. ........................ 230 Quadro 84 - Percentagens globais de sucesso para as provas testadas. ............................... 230 Quadro 85 – Quadro síntese dos diferentes estudos que comparam as tarefas de segmentação (Seg.) / identificação (Id.) / omissão silábica (Om.). .............................................................. 232 Quadro 86 - Desempenho da amostra, no estudo piloto e no principal para a variável extensão de palavra. .............................................................................................................................. 236 Quadro 87 - Desempenho da amostra, no estudo principal, para as diferentes provas em que foi estudada a variável estrutura silábica. ............................................................................. 238 Quadro 88 - Desempenho da amostra, no estudo piloto e no estudo principal, para a variável acento de palavra. .................................................................................................................. 242 Quadro 89 - Listagem de todos os estímulos utilizados na prova de nomeação. ................. 271. xviii.

(21) Índice de Gráficos Gráfico 1 - Percentagens de sucesso, por grupo, para a prova de segmentação de todas as palavras (estudo piloto). .......................................................................................................... 35 Gráfico 2 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável extensão de palavra (estudo piloto). ...................................................... 36 Gráfico 3 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável estrutura silábica (Ataque) (estudo piloto)............................................. 36 Gráfico 4 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável estrutura silábica (Rima) (estudo piloto). ............................................... 38 Gráfico 5 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável acento de palavra (estudo piloto)........................................................... 39 Gráfico 6 - Percentagens de sucesso, por grupo, para a prova de segmentação silábica (estudo principal)................................................................................................................................... 41 Gráfico 7 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável extensão de palavra (estudo principal)................................................... 42 Gráfico 8 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável estrutura silábica (Ataque) (estudo principal). ....................................... 43 Gráfico 9 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova segmentação silábica de estímulos ‘CV.CV e ‘CV.CV (estudo principal). ..................................................................................... 44 Gráfico 10 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica de estímulos com controlo da variável estrutura silábica (Rima) (estudo principal). .................. 45 Gráfico 11 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável acento de palavra (estudo principal). ..................................................... 46 Gráfico 12 - Tipos de erros, para ambos os grupos, na prova de segmentação silábica (estudo principal)................................................................................................................................... 48 Gráfico 13 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial (estudo piloto). ......................................................................................................................... 60 xix.

(22) Gráfico 14- Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial com controlo da variável estrutura silábica (Ataque) (estudo piloto)............................................. 61 Gráfico 15 - Percentagem de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial com controlo da variável estrutura silábica (Rima) (estudo piloto). ....................................... 62 Gráfico 16 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial (estudo principal). .................................................................................................................... 64 Gráfico 17 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial com controlo da variável estrutura silábica (Ataque) (estudo principal). ............................... 65 Gráfico 18 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial de estímulos ‘CV.CV e ‘CV.CV (estudo principal). ..................................................................... 66 Gráfico 19 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de identificação da sílaba inicial com controlo da variável estrutura silábica (Rima) (estudo principal). ................................... 67 Gráfico 20 - Tipos de erros, para ambos os grupos, na prova de identificação da sílaba inicial (estudo principal). .................................................................................................................... 69 Gráfico 21 – Percentagens de sucesso globais obtidas na prova de identificação do intruso. 78 Gráfico 22 - Percentagem média de sucesso na prova identificação do intruso do tipo ‘V.CV. .................................................................................................................................................. 79 Gráfico 23 - Percentagem média de sucesso na prova de identificação do intruso do tipo ‘CV.CV. .................................................................................................................................... 80 Gráfico 24 - Percentagem média de sucesso na prova de identificação do intruso do tipo ‘CV.CV. .................................................................................................................................... 81 Gráfico 25 - Percentagem média de sucesso na prova de identificação do intruso do tipo ‘CV.CV. .................................................................................................................................... 82 Gráfico 26 - Percentagem média de sucesso na prova de identificação do intruso do tipo ‘CV.CV. .................................................................................................................................... 83 Gráfico 27 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de omissão da sílaba inicial. ...... 89. xx.

(23) Gráfico 28 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de omissão da sílaba inicial com controlo da variável estrutura silábica (Ataque)...................................................................... 90 Gráfico 29 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de omissão da sílaba inicial de estímulos ‘CV.CV e ‘CV.CV. .................................................................................................. 91 Gráfico 30 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de omissão da sílaba inicial com controlo da variável estrutura silábica (Rima). ........................................................................ 92 Gráfico 31 - Tipo de erros, para ambos os grupos, na prova de omissão da sílaba inicial. ..... 94 Gráfico 32 - Resultados globais para todas as palavras na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima............................................................................................. 131 Gráfico 33 - Análise por palavra para a prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 132 Gráfico 34 - Tipos de erros_ 1º ano, na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 134 Gráfico 35 - Tipos de erros_ 3º ano, na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 135 Gráfico 36 - Tipos de erros para a palavra flor na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 135 Gráfico 37 - Tipos de erros para a palavra mão na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 136 Gráfico 38 - Tipos de erros para a palavra sol na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 137 Gráfico 39 - Tipos de erros para a palavra dez na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 138 Gráfico 40 - Tipos de erros para a palavra grão na prova de segmentação da sílaba/palavra em Ataque/Rima. ......................................................................................................................... 139 Gráfico 41 - Resultados globais para todas as palavras_ prova de segmentação em segmentos (estudo piloto). ....................................................................................................................... 156 xxi.

(24) Gráfico 42 - Resultados globais para todas as palavras_ prova de segmentação em segmentos (estudo principal). .................................................................................................................. 158 Gráfico 43 – Taxas de sucesso na segmentação de palavras em segmentos, tendo em consideração a variável estrutura silábica – Ataque/Rima (estudo principal). ..................... 159 Gráfico 44 - Taxas de sucesso na segmentação de palavras em segmentos, tendo em consideração a variável estrutura silábica – Ataque ramificado (estudo principal – 3º ano). ................................................................................................................................................ 160 Gráfico 45 - Taxas de sucesso na segmentação de palavras em segmentos, tendo em consideração a variável estrutura silábica – Rima (estudo principal – 3º ano). .................... 161 Gráfico 46 - Tipos de erros, para ambos os grupos, na tarefa de segmentação em segmentos (estudo principal). .................................................................................................................. 163 Gráfico 47 - Percentagem de sucesso para todas as frases na prova de segmentação frásica (estudo piloto). ....................................................................................................................... 188 Gráfico 48 - Percentagem de sucesso para as classes de palavras na prova de segmentação frásica (estudo piloto). ........................................................................................................... 189 Gráfico 49 - Percentagem de sucesso para os determinantes átonos e tónicos na prova de segmentação frásica (estudo piloto). ..................................................................................... 190 Gráfico 50 - Percentagem de sucesso para os determinantes tónicos, nomes e verbos na prova de segmentação frásica (estudo piloto). ................................................................................ 191 Gráfico 51 - Percentagem de sucesso para os determinantes átonos e preposições na prova de segmentação frásica (estudo piloto). ................................................................................ 192 Gráfico 52 - Percentagem de sucesso para as preposições na prova de segmentação frásica (estudo piloto). ....................................................................................................................... 193 Gráfico 53 - Resultados globais para todas as frases, na prova de segmentação frásica (estudo principal)................................................................................................................................. 195 Gráfico 54 - Resultados globais para o contraste determinante tónico versus determinante átono na prova de segmentação frásica (estudo principal). .................................................. 195. xxii.

(25) Gráfico 55 - Resultados globais para todas as frases na prova de segmentação frásica (análise reformulada). ......................................................................................................................... 197 Gráfico 56 - Resultados globais para todas as classes de palavras na prova de segmentação frásica (estudo principal). ....................................................................................................... 198 Gráfico 57 - Resultados globais para o contraste determinante tónico versus determinante átono na prova de segmentação frásica (análise reformulada). ........................................... 199 Gráfico 58- Resultados globais para o contraste entre determinantes e preposições (estudo principal)................................................................................................................................. 200 Gráfico 59 - Resultados globais para o contraste entre palavras tónicas na prova de segmentação frásica (estudo principal). ................................................................................ 201 Gráfico 60 - Resultados globais para as preposições na prova de segmentação frásica (estudo principal)................................................................................................................................. 202 Gráfico 61 - Resultados globais para o controlo da fricativa em fronteira de palavra. ......... 203 Gráfico 62 - Tipos de erros na prova de segmentação frásica_ 1º ano. ................................ 206 Gráfico 63 - Tipos de erros na prova de segmentação frásica _ 3º ano (início). ................... 206 Gráfico 64 - Tipos de erros na prova de segmentação frásica _ 3º ano (fim). ....................... 207. xxiii.

(26) Índice de Ilustrações Ilustração 1 - Esquema representativo das questões centrais de investigação. ....................... 3 Ilustração 2 - Cronograma representativo da aplicação das diferentes provas. ....................... 7 Ilustração 3 - Sequência exemplificativa das imagens presentes no ecrã do computador na prova do intruso. ...................................................................................................................... 77 Ilustração 4 - Tipos de Rima em português europeu. ............................................................ 124 Ilustração 5 - Esquema representativo da ordem de disponibilização dos constituintes fonológicos, encontrados no presente estudo. ..................................................................... 227 Ilustração 6 - Grau de dificuldade relativa às três provas de consciência silábica aplicadas no estudo principal. ..................................................................................................................... 231. xxiv.

(27) 1 – Introdução Esta dissertação pretende descrever o comportamento de crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, particularmente, crianças dos 1º e 3º anos de escolaridade, em tarefas frequentemente utilizadas para observar a consciência fonológica, em contexto avaliativo e de intervenção, na área da Terapia da Fala. Nos últimos anos, inúmeros estudos têm sido desenvolvidos a nível nacional, com objetivos distintos: i) caracterização da consciência fonológica, englobando diferentes provas e grupos com faixas etárias distintas (Antunes, 2013; Leitão, 2013; Rios, 2009; Santos & Pinheiro, 2010; Veloso, 2003, entre outros); ii) avaliação de um constituinte fonológico, através da aplicação de uma ou mais provas (Afonso, 2008; Alves 2012; Aparício, 2008; Barriguita, 2008; Cardoso, 2011; Castelo, 2012; Jesus, 2008; Meireles, 2008; Santana, 2008; Silva, 2008; Vasco, 2008, entre outros); iii) testagem do impacto de programas de treino da consciência fonológica (Carvalho, 2012; Fernandes, 2011; Ferreira, 2013; Lima & Colaço, 2009, entre outros); iv) construção de provas que permitem avaliar formalmente a consciência fonológica (Albuquerque, Martins & Simões, 2007; Castro, Caló & Gomes, 2007; Kay & Santos, 2003; Silva, 2003; Sim-Sim, 2001). Vários dos estudos supracitados controlam variáveis linguísticas como a estrutura silábica ou a extensão de palavra, mas os mesmos não realizam uma análise comparativa das diferentes unidades linguísticas através da aplicação de uma única prova. Por outro lado, cada vez mais os estudos tentam comparar o grau de dificuldade entre diferentes tarefas; no entanto, tendo em consideração a diversidade de estímulos usados, bem como de metodologias de aplicação e de análise de dados adotadas, torna-se extremamente complexo identificar dados comparáveis. Existem trabalhos que têm sido realizados no âmbito académico e que se debruçam apenas sobre um único constituinte fonológico. No âmbito da consciência silábica, é possível referir os estudos de Vasco (2008), para a tarefa de segmentação silábica, de Santana (2008), para a tarefa de omissão da sílaba final e inicial, ou de Jesus (2008), para a tarefa de identificação de sílaba inicial. Todos estes estudos controlam diversas variáveis linguísticas e realizam uma análise tendo por base a escolaridade da amostra bem como a complexidade silábica dos 1.

(28) estímulos englobados na investigação. No âmbito da consciência segmental, é possível destacar os trabalhos desenvolvidos por Silva (2008), Afonso (2008) e Aparício (2008), os quais controlam diferentes variáveis linguísticas, analisando-as a posteriori: grau de escolaridade (1º, 2º e 3º anos); extensão de palavra (monossílabos a trissílabos); tipos de tarefas aplicadas (síntese e segmentação); acentuação da sílaba-alvo (tónica e átona); modo de articulação do segmento inicial. Para a consciência intrassilábica, é possível realçar os estudos de Barriguita (2008) e de Meireles (2008), nos quais foram controladas diferentes variáveis linguísticas: extensão de palavra (dissílabos e trissílabos); acentuação da sílaba-alvo (tónica e átona); modo de articulação do segmento da sílaba-alvo. Ao nível da consciência de palavra, têm sido realizados, no contexto nacional, um número bastante diminuto de estudos que englobem exclusivamente este constituinte fonológico, podendo-se destacar o estudo de Cardoso (2011). Importa ainda realçar que alguns trabalhos recentes, nomeadamente os de Ferreira (2013), Carvalho (2012), Fernandes (2011) e Lima e Colaço (2009), têm procurado construir programas de intervenção no domínio da consciência fonológica, em crianças do pré-escolar, dado vários estudos terem demonstrado a relação existente entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita (Adams, 1990; Brady & Shankweiler, 1991; Freitas, Alves & Costa, 2007; Morais, Alegria & Content, 1987; Silva, 2003; Sim-Sim, 2001; Veloso, 2003, entre outros). Em Portugal, inúmeros estudos têm sido realizados na área da consciência fonológica. No entanto, não existem disponíveis metodologias de avaliação formal com suficiente controlo das variáveis linguísticas envolvidas. Atualmente, a consciência fonológica é avaliada através de baterias informais ou através de diferentes testes que contemplam avaliações da consciência fonológica mas que apresentam um número reduzido de tarefas, com pouca diversidade linguística, nos quais são incluídos diferentes níveis de consciência fonológica: Avaliação da Linguagem Oral de Sim-Sim (2001); Bateria de Provas Fonológicas de Silva (2003); Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL) de Viana (2002); Grelha de Observação da Linguagem – Nível Escolar (GOL-E) de Kay e Santos (2003); Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia em Português (PALPA-P) de Castro, Caló e Gomes (2007); Teste de Consciência Fonológica da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra de Albuquerque, Martins e Simões (2007). 2.

(29) No entanto, como referido, dada a diversidade de estímulos e de metodologias nos vários trabalhos produzidos, é difícil identificar a ordem de disponibilização dos vários constituintes fonológicos no desenvolvimento da consciência fonológica e o grau de dificuldade de diferentes tarefas usadas para a avaliação deste tipo de conhecimento metalinguístico. Tendo em consideração os aspetos referidos anteriormente, no final deste trabalho pretende-se conseguir responder a três questões centrais de investigação: i). Qual. a. ordem. de. disponibilização. dos. constituintes. fonológicos. no. desenvolvimento da consciência fonológica? ii). Qual o grau de dificuldade relativo de diferentes tarefas de avaliação da consciência fonológica?. iii). A estrutura fonológica dos estímulos tem impacto no desempenho de tarefas de consciência fonológica?. De seguida ilustram-se as duas linhas orientadoras deste trabalho de investigação, de forma a facilitar a compreensão do mesmo : Ilustração 1 - Esquema representativo das questões centrais de investigação.. Tarefa de segmentação. Tarefa de identificação. Tarefa de omissão. Sílaba. Segmento. Constituinte silábico. Sílaba. Palavra. Três tarefas de consciência fonológica (segmentação, identificação, omissão) foram aplicadas tendo como alvo apenas uma unidade (a sílaba). Quatro unidades foram avaliadas (segmento,. 3.

Imagem

Gráfico 1 - Percentagens de sucesso, por grupo, para a prova de segmentação de todas as palavras (estudo piloto).
Gráfico 6 - Percentagens de sucesso, por grupo, para a prova de segmentação silábica (estudo principal).
Gráfico 8 - Percentagens de sucesso, por grupo, na prova de segmentação silábica com controlo da variável estrutura silábica  (Ataque) (estudo principal).
Gráfico 12 - Tipos de erros, para ambos os grupos, na prova de segmentação silábica (estudo principal).
+7

Referências

Documentos relacionados

É uma ordem que abrange a totalidade das sete mensagens e que tem como objectivo “abanar” o ouvinte para que se converta – cf.. No AT “ouvir” aparece, não raras vezes,

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas