• Nenhum resultado encontrado

Abordagem da química ambiental nas provas do Enem / Environmental chemistry approach in Enem's evidence

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Abordagem da química ambiental nas provas do Enem / Environmental chemistry approach in Enem's evidence"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.56345-56349 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Abordagem da química ambiental nas provas do Enem

Environmental chemistry approach in Enem's evidence

DOI:10.34117/bjdv6n8-156

Recebimento dos originais:08/07/2020 Aceitação para publicação:13/08/2020

Isis Karolina Fernandes Cruz

Licenciatura plena em Química

Rua Dom Pedro I, bairro Jacu, N 270, Açailândia -MA Cep: 65930-000 E-mail: iisis.cruzz@gmail.com

Diego Coelho Abreu

Mestre Em Ciência dos Materiai

Rua Projetada, S/N, Vila Progresso 2, Açailândia - MA, CEP: 65930 - 000

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Açailândia E-mail: diego.abreu@ifma.edu.br

Teone de Jesus Lima

Licenciatura plena em Química

Rua Piauí, N 1156, BAirro Laranjeiras, Açailândia - MA, CEP: 65930 - 000 E-mail: theones18@hotmail.com

RESUMO

O trabalho almeja discutir e verificar através de pesquisa sobre as provas do Enem de quimica ao longo desses anos mais especificamente a matéria de Quimica Ambiental, e em quais pontos ela pode ser inserida no nosso dia a dia, além de ser uma prova de gráficos, e interpretações de uma prova que mostra aos estudantes o que se passa com o meio em que vivemos, as mudanças climáticas que o planeta sofre a cada dia e como podemos mudar as causas climáticas do planeta terra. nesse percurso proporcionar ferramentas que igualem suas condições no processo de aprendizagem, promover sua interação, investigação e a participação na sua própria formação. São ferramentas concretas e bem fundamentadas que poderão guiar o professor a desenvolver a capacidade de seus alunos, e alcançar êxito em seu papel, para que assim eles possam aprender cada vez mais.

Palavras-Chaves: Química Ambiental, Enem, Habilidades, Competências. ABSTRACT

The work aims to discuss and verify through research on the Enem evidence of chemistry over the years, more specifically the subject of Environmental Chemistry, and at what points it can be inserted in our daily lives, in addition to being a proof of graphics, and interpretations of a test that shows students what is happening with the environment in which we live, the climatic changes that the planet undergoes every day and how we can change the climatic causes of planet earth. along this path, provide tools that match their conditions in the learning process, promote their interaction, investigation and participation in their own training. They are concrete and well-founded tools that can guide the teacher to develop the capacity of his students, and achieve success in his role, so that they can learn more and more.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.56345-56349 aug. 2020. ISSN 2525-8761

1 INTRODUÇÃO

Em meio às reformas do ensino brasileiro durante a década de 1990, institui-se em 1998 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como órgão responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tinha como objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, procurando melhorar a qualidade do ensino médio. Com o passar do tempo, o ENEM mostrou ter potencial para deixar de ser apenas um instrumento de avaliação, podendo ser utilizado como ferramenta de universalização do acesso ao ensino superior [1]. Tem mostrado ser uma ferramenta de avaliação e seleção que exige além dos conhecimentos formais, passando a discutir habilidades e competências necessárias para o pleno exercício da cidadania, no que se refere à conhecimentos específicos.

Tem sido notória a preocupação com fatores socioambientais desde a primeira prova. Especialmente a grande área de ciências da natureza e suas tecnologias, onde se contextualizam as disciplinas de Química, Biologia e Física, podendo ainda serem encontradascitações corriqueiras em outras áreas, como nas questões de geografia, na grande área de ciências humanas e suas tecnologias. A química ambiental, é nesse contexto, imprescindível para a compreensãodos efeitosda ação humana no ambiente.Ter noções básicas de química instrumentaliza o cidadão para que ele possa saber exigir os benefícios da aplicação do conhecimento químico para toda a sociedade. O cidadão se posiciona em relação a inúmeros problemas da vida moderna, como poluição, recursos energéticos, reservas minerais, uso de matérias-primas, fabricação e uso de inseticidas, pesticidas, adubos e agrotóxicos, fabricação de explosivos, fabricação e uso de medicamentos, importação de tecnologia e muitos outros [3].

Entende-se como química ambiental o campo de estudos que tem por objetivo conhecer todos os processos químicos que ocorrem na natureza, seja de forma natural, seja provocado por alguma interferência humana. Dentro de Química Ambiental, os principais assuntos cobrados nas provas do Enem são as causas e consequências dos seguintes problemas ambientais: aquecimento global, chuva ácida, lixo, destruição da camada de ozônios, desenvolvimento sustentável e química verde. A invenção, desenvolvimento e aplicação de produtos e processes químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas [4]. O presente estudo, avaliou a ocorrência de questões relacionadas a química ambiental, e quais as habilidades e competências que são exigidas.Metodologia

Para este trabalho foram analisadas as questões de Química do ENEM no período de 2009 a 2016, 8 anos da aplicação das provas, com o intuito de verificar como são dispostas as questões de Química, levantando assim um percentual das questões que envolvem fundamentalmente a química

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.56345-56349 aug. 2020. ISSN 2525-8761

ambiental para sua compreensão e mapeamento quanto a habilidades e competências, foram coletadas questões a título de análise e exemplificação do assunto proposto.

Foi ainda realizado um estudo dos documentos norteadores do ENEM e seu processo de institucionalização. Para tal, foram estudados todos os conteúdos de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, foi feito um estudo a respeito de cada tema abordado ao longo de todos os anos, para que se pudesse aprofundar, na relação competências e habilidades de cada uma. Construímos uma revisão de literatura sobre os referenciais teóricos de interdisciplinaridade, tendo como enfoque conhecer os significados atribuídos a esse conceito, consultando documentos e artigos que tratam do tema. Por fim, foi realizada a seleção e análise das provas do ENEM (2009-2016), utilizando como procedimento a análise textual discursiva com base em Moraes e Galiazzi [5].

2 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Cada prova do Novo ENEM possui ao todo 180 questões, distribuídas nas quatro áreas do conhecimento, estabelecidas na matriz de referência elaborada pelo INEP (2012) e definidas nesse exame como: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, correspondendo a 45 questões em cada uma. Nas provas estudadas, as questões de química totalizam 115, das quais 27 estão relacionadas á temática química ambiental. Em 50 % destas questões a competência cobrada foram: Categorias de análise Habilidades Frequência Domínio de linguagens (símbolos, textos discursivos, gráficos, tabelas). Compreensão de fenômenos (processos, transformações, obtenção, causa e efeito, produção, relação). Enfrentamento de situações – problema (uso de informações para tomada de decisão, compreensão ou aplicação). Elaboração ou avaliação de propostas de intervenções sociais. Desta forma fica evidente que as provas do Enem têm uma abordagem ambiental voltada para a compreensão textual de competências, tipos de conhecimento científico, contextos e demandacognitiva.

O Atual sistema educacional é ancorado no desenvolvimento de habilidades e competências, que tem por finalidade aprimorar o desenvolvimento intelectual.

Aproveitar situações de impactos ambientais visando o processo ensino- aprendizagem dinâmico, interdisciplinar e contextualizado pode ser um modo de o professor despertar nos alunos a consciência da importância da química (e também de estudos regionais) e levá-los a construir conceitos significativos para a melhoria de sua qualidade de vida, independentemente da situação socioeconômica [6]. No ENEM houve reestruturações metodológicas e teóricas em 2009 com o objetivo de aproximar a sua matriz das proposições das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.56345-56349 aug. 2020. ISSN 2525-8761

(por esta razão foram estudadas as provas a partir deste ano. O Atual sistema educacional é ancorado no desenvolvimento de habilidades e competências, que tem por finalidade aprimorar o desenvolvimento intelectual. Há exigências para que haja

articulação entre o conhecimento científico e a tecnologia a fim de propor soluções para necessidades particulares, produtividade e, ao mesmo tempo, formação de verdadeiros pensadores, capazes de perceber o mundo de forma global e de enfrentar os problemas de vida[7].

3 CONCLUSÃO

No referente estudo podemos observar que a cada ano o Enem procura melhorar suas provas, e através delas tenta familiarizar o aluno com o seu dia a dia, as questões de química ambiental, não são elaboradas por acaso, por traz existe uma grande preocupação com o que os nos alunos podem aprender, em que ou qual situação podem ser aplicadas esse conhecimento adquirido, o Enem tem toda uma elaboração sistemática para que nós como alunos ou professores possamos ter conhecimento através do domínio de linguagens como ( símbolos, textos discursivos, gráficos e tabelas). Sabemos que algumas questões pautadas só dependem do quão o aluno está por dentro do assunto ou se ele observa ao seu redor os acontecimentos presentes e futuros. A química ambiental vem sendo bastante discutida nas últimas décadas com a interferência humana sabemos que o meio ambiente está sofrendo grandes impactos, através das provas a sociedade pode estar ciente da situação enfrentada, já que o Enem é bastante esperado e discutidonacionalmente.

REFERÊNCIAS

FOGAÇA, V, R, J. Química Ambiental no

Enem.http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/quimica-ambiental-no-enem.htm>

Disponível em: 25/06/2014.

LUCATTO, Luis Gustavo; TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini. A construção coletiva

interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador. Ciência & educação, v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.

GOMES, Vânia. A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 2014.

SANTOS, Vanessa dos. Abordagem dos Problemas Ambientais no Enem; Mundo da educação. Disponível em http://vestibular.mundoeducaco.bol.uol.com.br/enem/aboradgem-dos-problmas-ambientais-no-enem . Acesso em 27 de abril de2017.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p.56345-56349 aug. 2020. ISSN 2525-8761

currículo de química na educação básica. Química nova na escola, v. 33, n. 3, p. 153-159, 2011.

RUA, Emílio R.; SOUZA, P. S. A. Educação ambiental em uma abordagem interdisciplinar e

contextualizada por meio das disciplinas Química e Estudos Regionais. Química nova na

Referências

Documentos relacionados

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_Recursos_Humanos.. Estávamos na era do conhecimento e da previsão, com base na sabedoria popular e do senso comum. Os anos passaram,

Todas as interlocutórias são passíveis de impugnação recursal, o que há é que algumas decisões elencadas no rol do artigo 1.015 do Código de Processo Civil de 2015 são

Tempos depois, compreendendo que não se tratava disso, passou a fazer uso do termo ³síndrome da alienação parental´.106 Foi com base nas ideias difundidas por Podevyn que se passou

interrompido de aberturas suficientemente fracas para permitir um facil destaque por tracao (Fotos.. Este metodo foi amplamente utilizado em um passado recente, nao provoca

A partir de vivências no âmbito escolar, pude perceber que ainda não está claro para os professores como desenvolver seu trabalho pedagógico junto a alunos com Síndrome de Down..

O Steel Frame tem uma concepção racional, para fabricação e montagem industrializada e em grande escala, quase todo a seco, onde os perfis formados a frio (Figura nº 57) em chapa de

O objetivo desta dissertação, portanto, é caracterizar o momento em que o Pavimento Rígido se torna economicamente mais interessante em rodovias que o Pavimento Flexível, através