• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO OQRJ - EP (Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - Escolas Públicas) I- ​ ​PARTICIPANTES:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "REGULAMENTO OQRJ - EP (Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - Escolas Públicas) I- ​ ​PARTICIPANTES:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Regulamento  

Olimpíada de Química das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro  

 

Luis Carlos de Abreu Gomes 

(Colégio Pedro II, luis.quimica@cp2.g12.br) 

Paulo Chagas 

(IFRJ, paulo.chagas@ifrj.edu.br) 

(2)

INTRODUÇÃO 

A Olimpíada de Química é um evento consolidado no Rio de Janeiro e no Brasil, com a participação de alunos das três séries do Ensino Médio, em todo o país. No intuito de estimular ainda mais a participação neste certame, a Coordenação Geral da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro apresenta a Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - Escolas Públicas, voltada exclusivamente, para as escolas públicas estaduais e municipais do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

PROPOSTA 

REGULAMENTO OQRJ - EP (Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - Escolas Públicas)

I-​​PARTICIPANTES:

Art. 1º A Olimpíada de Química do Rio de Janeiro - Escolas Públicas (OQRJ - EP) é dedicada aos alunos que estejam regularmente matriculados nos colégios e/ou instituições públicas estaduais e municipais de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro.

Parágrafo Único. Não é permitida a participação de alunos do Ensino

Fundamental, de qualquer instituição de ensino, pública ou privada.

II- OBJETIVOS:

Art. 2​o​ A OQRJ - EP tem como objetivos principais: 1. despertar e estimular o interesse pela Química; 2. proporcionar desafios aos estudantes;

(3)

Olimpíada Ibero Americana de Química, e IChO ​International Chemistry Olimpiad​), estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas ou carreiras na área de licenciatura ou bacharelado em Química e/ou Engenharia Química e áreas afins; 4. influenciar na melhoria do Ensino de Química das escolas públicas.

III- MODALIDADES:

Art. 3 ​o A OQRJ - EP será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno:

Modalidade EM1- ​para alunos regularmente matriculados na 1ªsérie do Ensino

Médio, quando da realização da prova da OQRJ - EP.

Modalidade EM2 - para alunos regularmente matriculados na 2ª série do Ensino

Médio, quando da realização da prova da OQRJ - EP.

Modalidade EM3 - ​para alunos regularmente matriculados na 3ª série do Ensino

Médio, quando da realização da prova da OQRJ - EP.

IV- FASES:

Art. 4​o​A OQRJ - EP será realizada em fase única no segundo semestre, em data e horário a ser determinados, anualmente, pela Coordenação Geral da OQRJ - EP, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

V-​​ESTRUTURA DA PROVA:

Art. 5​o ​Para todas as modalidades, ter-se-á uma prova objetiva com 25 questões, com duração de 03:00h (três horas), improrrogáveis.

VI-​ ​ELABORAÇÃO DAS PROVAS E RESPONSABILIDADES DA BANCA:

Art. 6​o ​A Banca Examinadora, composta, exclusivamente, por membros da Comissão Organizadora da OQRJ - EP, será responsável por:

1. elaborar as questões e suas respectivas soluções das provas das três modalidades; 2. submeter o trabalho aos demais membros da comissão para verificação da

adequação;

(4)

VII-​​COORDENAÇÕES:

Art. 7​o ​As Coordenações (Estadual e na Instituição) são responsáveis pela elaboração, preparo, aplicação e divulgação de resultados da OQRJ -EP.

Parágrafo 1​o ​A Coordenação Estadual tem poder decisório sobre qualquer situação conflitante que venha a ocorrer na OQRJ - EP.

Parágrafo 2​o​A Coordenação na Instituição: Cada instituição de ensino deverá indicar um(a) professor(a), que será denominado(a) representante da OQRJ - EP na instituição. Este representante estará em permanente contato com a Comissão Organizadora, e deverá estar ciente do presente regulamento e de quaisquer alterações que nele possam vir a ocorrer.

Art. 8​o​ Responsabilidade da Coordenação na Instituição:

Parágrafo 1​o​A manutenção do sigilo das provas que serão enviadas com antecedência em arquivo digital, via correio eletrônico. Haverá punições à instituição de ensino, determinadas pela Comissão Organizadora, em caso de ocorrência de qualquer tentativa de divulgação das questões das provas antes da data e horário previstos para sua aplicação.

Parágrafo 2​o​O representante da OQRJ - EP na instituição é responsável pela correção das questões objetivas de acordo com o gabarito oficial divulgado pela Comissão Organizadora, e pelo envio das notas com os ​nomes completos ​dos alunos correspondentes, através da planilha própria, que será enviada junto com o gabarito pela Comissão Organizadora, na data pré-estabelecida em calendário.

Parágrafo 3​o​O preenchimento da planilha de resultados da 1ª fase deve ser feito

em ordem decrescente de pontuação, e havendo mais de um aluno com a mesma

pontuação, o critério deve ser apenas a ordem alfabética dos nomes.

VIII-​ ​REALIZAÇÃO DA OQRJ - EP:

Art. 9 ​o A OQRJ - EP será realizada em todas as instituições inscritas, no dia e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora.

(5)

correção das questões e transmissão dos dados à Comissão Organizadora no prazo estipulado é, exclusivamente, do representante da OQRJ - EP na instituição.

Parágrafo 2​o ​Alunos de instituições públicas de ensino, que não tenham se inscrito para realizar a OQRJ - EP, podem solicitar à Comissão Organizadora para fazer a prova sob sua responsabilidade direta, se por qualquer razão não for possível fazer a prova na sua instituição de ensino. Este pedido deve ser realizado com antecedência mínima de 20 dias da realização da prova.

I. Cabe a Comissão Organizadora, em conjunto com a SEEDUC – RJ analisar se tal pedido é viável e procedente.

II. Sendo o pedido viável e procedente, a Comissão Organizadora irá indicar ao aluno, por correio eletrônico, o local em que deverá realizar a prova.

IX- A PARTICIPAÇÃO NA OBQ:

Art. 10​o Os cinco primeiros colocados na classificação final da OQRJ - EP nas modalidades EM1 e EM2 serão inscritos na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) do ano posterior, respectivamente, nas modalidades A e B. Caso algum aluno destes dez classificados desista previamente de participar, o aluno premiado seguinte na modalidade de desistência será convidado a participar.

Parágrafo 1​o ​Este quantitativo de 10 alunos é o número de vagas reservado pela OQRJ, para os colégios estaduais ou municipais, na inscrição da OBQ. Desta forma, poderá haver 5 alunos de cada modalidade (EM1 e EM2), ou um quantitativo diferente deste, desde que, o total de alunos de colégios estaduais ou municipais inscritos na OBQ não ultrapasse 10 alunos.

Parágrafo 2​o ​A prova nacional da OBQ (fase III) será realizada na data estipulada pela Coordenação Nacional das Olimpíadas de Química, em local a ser divulgado pela Comissão Organizadora da OQRJ. Cabe à Comissão Organizadora da OQRJ, aplicar a prova da fase III da OBQ e enviar as provas para a Coordenação Nacional das Olimpíadas de Química, que efetuará a correção das mesmas.

X- CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO:

(6)

participação na OQRJ - EP deverá ser feita, no período estipulado no calendário anual, pela Comissão Organizadora, através do preenchimento da ficha de inscrição do colégio e seu envio para o correio eletrônico da OQRJ - EP (oqrj.ep@gmail.com).

Parágrafo 1​o​Mesmo que a instituição pública já tenha se cadastrado junto à OQRJ - EP em anos anteriores, ela deverá preencher a ficha de inscrição novamente.

Parágrafo 2​o​Cada instituição poderá inscrever todos os estudantes interessados. Não há limitação no número de alunos por instituição e todo aluno que assim o desejar, deve participar. Não é necessário enviar os nomes dos alunos que participarão da OQRJ - EP.

Parágrafo 3​o ​A existência da OQRJ - EP deverá ser amplamente divulgada na instituição cadastrada.

Parágrafo 4​o​A inscrição da instituição será feita apenas pelo representante da mesma, no prazo estipulado pela Comissão Organizadora.

Parágrafo 5​o​Somente a instituição deverá inscrever os alunos no certame .A instituição poderá fazer uma inscrição interna, com critério próprio, para quantificar quantos alunos irão participar da OQRJ - EP.

Parágrafo 6​o​A participação da instituição pública na OQRJ - EP, não impede a sua participação na OQRJ. Os alunos poderão participar das duas olimpíadas (OQRJ e OQRJ - EP) e assim aumentar sua chance de participar da OBQ no ano seguinte, no caso dos alunos inscritos nas Modalidades EM1 e EM2.

XI- A PONTUAÇÃO E O CRITÉRIO PARA CORREÇÃO:

Art. 12​º As 25 questões objetivas terão o valor de 4,00 pontos cada, e sua correção será de responsabilidade do representante da OQRJ - EP na instituição, com base no gabarito enviado pela Comissão Organizadora.

(7)

XII- PEDIDOS DE REVISÃO DE PROVA:

Art. 14º O pedido de revisão do gabarito da prova deverá ser feito, exclusivamente, pelo professor/coordenador da instituição de ensino do aluno, em até 48 horas após a divulgação do gabarito da mesma.

Parágrafo 1​o ​O pedido deverá ser realizado, pelo correio eletrônico da OQRJ - EP (oqrj.ep@gmail.com).

Parágrafo 2​o ​O resultado da revisão será divulgado no site da OQRJ (https://sites.google.com/site/olimpiadadequimicarj/), em até cinco dias úteis após o encerramento do prazo de solicitação da revisão.

XIII- CURSO DE APROFUNDAMENTO VISANDO A OBQ:

Art. 15º. Será oferecido aos cinco alunos mais bem classificados nas Modalidades EM1 e EM2 da OQRJ - EP um curso de aprofundamento, visando à realização da prova da fase III da OBQ, Modalidades A e B do ano seguinte.

Parágrafo 1​o ​O curso será ministrado no ano de realização da prova da OBQ (ano seguinte da realização da OQRJ - EP), em local, data e período a ser divulgado pela Comissão Organizadora no site da OQRJ, até o dia 20/04.

Parágrafo 2​o​O curso de aprofundamento também é oferecido aos alunos medalhistas da OQRJ, nas modalidades EM1 e EM2, bem como aos alunos medalhistas na OBQJr do ano anterior à realização da OBQ

XIV- A PREMIAÇÃO:

Art. 16º Serão oferecidas aos alunos, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze e Certificados de Participação.

(8)

Parágrafo 2​o ​Poderão ser oferecidas Menções Honrosas a critério, exclusivamente, da SEEDUC – RJ.

Parágrafo 3​o​A Comissão Organizadora da OQRJ - EP oferecerá, mediante pedido formal, declaração ao professor/coordenador representante da instituição de ensino junto a OQRJ - EP, para engrandecimento de seu currículo.

Parágrafo 4​o​Esta declaração deverá ser solicitada pelo correio eletrônico da OQRJ - EP (oqrj.ep@gmail.com), após a divulgação do resultado final. A mesma será entregue na Cerimônia de Encerramento.

.

XV- A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Art. 17º A cerimônia de premiação da OQRJ - EP será realizada em local e data a serem determinados pela SEEDUC – RJ, em conjunto com a Comissão Organizadora.

XVI- CASOS OMISSOS

Art. 18​º Os casos omissos serão resolvidos internamente na Comissão Organizadora.

XVI- ANEXOS

1)​​O CADASTRAMENTO DA INSTITUIÇÃO:

Qualquer instituição pública de ensino médio do estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Estado ou aos municípios poderá se cadastrar para participar da OQRJ - EP. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail: oqrj.ep@gmail.com, ou em local indicado pela Comissão Organizadora.

2)​ ​A CONTRAPARTIDA DOS COLÉGIOS:

A Comissão Organizadora solicita às instituições a colaboração para tornar exequível a realização da OQRJ - EP nos seguintes aspectos:

(9)

instituição;

2. incluir no calendário oficial da instituição a data da OQRJ - EP, para que não haja colisões com as atividades da instituição;

3. reproduzir as provas da OQRJ - EP para os alunos participantes; 4. promover a divulgação das atividades da OQRJ - EP;

5. organizar a infraestrutura para a realização das provas e

6. envolver os professores e alunos nas atividades da OQRJ - EP.

3) SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTOS DOS REPRESENTANTES E

COORDENADORES DAS INSTITUIÇÕES:

1. no início do ano letivo, divulgar a realização da OQRJ - EP;

2. as escolas se inscrevem por correio eletrônico (oqrj.ep@gmail.com), ou através do sítio indicado pela Comissão Organizadora;

3. os representantes em cada colégio recebem a prova em arquivo digital próprio, através do correio eletrônico indicado por eles;

4. os representantes das instituições providenciam a impressão e a aplicação da prova, a correção (de acordo com o gabarito divulgado após a realização da prova). Em seguida, transmite o resultado à Comissão Organizadora, constando o nome e a pontuação de cada aluno, através da planilha que será enviada junto com o gabarito;

4)​​CALENDÁRIO:

(10)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

MODALIDADE EM1

1. Matéria, elemento químico, substância e mistura. Processos de fracionamento de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos.

2. Átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos. 3. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Configurações eletrônicas.

4. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos; Grupos e períodos. Propriedades periódicas. Classificação dos elementos em metais, não-metais, gases nobres e elementos de transição.

5. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações iônicas, covalentes, metálicas e forças intermoleculares. Polaridade das moléculas e das ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estrutural. Geometria molecular. Solubilidade.

6. Radioatividade: características das radiações alfa, beta, gama, raios-X. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações.

7. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água.

8. Química Verde – princípios básicos.

MODALIDADE EM2

CONTEÚDO INTEGRAL DA MODALIDADE EM1 e: 1. Número de oxidação: nox fixos e variáveis. Carga real.

2. Funções inorgânicas: nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas.

3. Reações químicas: Leis Ponderais. Estequiometria simples. Balanceamento por tentativas e redox. Classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução.

(11)

5. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização).

MODALIDADE EM3

CONTEÚDO INTEGRAL DA MODALIDADE EM2 e:

1. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise.

2. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier.

3. pH e pOH.

4. Átomo de carbono. Tipos de carbono. Carbono assimétrico. Cadeias carbônicas. Classificação de cadeias carbônicas.

5. Fórmula bastão e fórmula molecular de compostos orgânicos. 6. Funções orgânicas: nomenclaturas (oficial e usual).

PROCEDIMENTOS 

1. Divulgação da Comissão Organizadora e da SEEDUC;

2. Inscrição da Escola pela instituição de ensino;

3. Aplicação, Correção, Envio de Planilhas;

4. Divulgação de Gabarito;

5. Pedido de Revisão;

6. Divulgação de Resultados Finais;

(12)

DATAS 

Evento Prazo Sujeito da Ação

Divulgação Geral Junho, Julho e Agosto. Comissão Organizadora e SEEDUC - RJ

Inscrição da Escola 05/06 a 18/08 Representante Local

Aplicação de Provas 2º semestre (após 31/08) Representante Local

Correção de Provas aplicação da prova. Até 15 dias após a Representante Local

Envio de Planilhas aplicação da prova. Até 15 dias após a Representante Local

Divulgação de Gabarito 72h após aplicação da prova. Comissão Organizadora

Pedido de Revisão Até 48h após divulgação do gabarito oficial. Representante Local e/ou Aluno Interessado

Divulgação de Resultados

Finais A partir de 16/11. Comissão Organizadora

Cerimônia de

Encerramento Dezembro

(13)

RESULTADOS 

Os resultados esperados são aqueles propostos nos objetivos. Entendemos que o trabalho conjunto da Comissão Organizadora da OQRJ, da SEEDUC - RJ, dos professores e alunos das instituições de ensino são fundamentais para o sucesso da OQRJ - EP.

Ao transformar os alunos e professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro em atores de um movimento que busca a qualidade de ensino, vislumbra-se a ideia da mudança do próprio sujeito. A Educação, como dizia o mestre Paulo Freire, por si só não muda uma nação. Uma nação é mudada por pessoas. A Educação muda pessoas. Acreditamos firmemente que a Educação pública, de qualidade, laica e gratuita é um direito do cidadão e um dever do estado. Nossa contribuição é baseada na nossa firme convicção que os avanços sociais de um povo passam pela Educação.

CONCLUSÕES 

O apoio aos professores das escolas públicas por parte da Comissão Organizadora da OQRJ, com apoio da SEEDUC - RJ, pode ser o caminho para a melhora na qualidade das aulas de Química, de forma que os alunos se sintam mais familiarizados e assim venham a ter interesse em seguir carreira científica-tecnológica ou na licenciatura em Química e áreas afins.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

Parágrafo Único - Compete ao professor, definido pela Equipe Técnico- Pedagógica e sob sua orientação e acompanhamento, assumir discentes em Progressão Parcial e

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as