• Nenhum resultado encontrado

Caderno de Apoio ao Estudo: Programas de intervenção para um Envelhecimento Ativo e Saudável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caderno de Apoio ao Estudo: Programas de intervenção para um Envelhecimento Ativo e Saudável"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Caderno de apoio ao estudo

Programas de Intervenção para um

Envelhecimento Ativo e Saudável

Documento elaborado pela docente:

Mônica Braúna Alencar Leão da Costa

(2)

2

Ter ap ia O cu pa ci on al II

I

MÔNICA BRAÚNA ALENCAR LEÃO DA COSTA

Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde de Leiria

monica.leao@ipleiria.pt

(3)

3

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

Índice

INTRODUÇÃO 5

CAPÍTULO I- Envelhecimento Ativo 6

CAPÍTULO II- Determinantes para um envelhecimento ativo 10 CAPÍTULO III- Eixos estratégicos do envelhecimento ativo 14

CAPÍTULO IV- Empowerment como agente transformador no envelhecimento ativo 18 CAPÍTULO V- Desafios e oportunidades para um evelhecimento ativo 21

CONSIDERAÇÕES FINAIS 25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

(4)

4

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

Índice de figuras

Figura 1. Envelhecimento em Portugal 6

Figura 2. Capacidade funcional ao longo da vida 9 Figura 3. Pilares do Envelhecimento Ativo 10

Figura 4. Fatores determinantes do envelhecimento ativo 13 Figura 5. Estratégia Health 2020 19

(5)

5

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

Introdução

Este material pedagógico descreve o novo paradigma do Envelhecimento Ativo e Saudável na perspetiva da Terapia Ocupacional. Este material tem como objetivo contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional embasadas nas Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 que orientam a prática da profissão para desempenho ocupacional da pessoa idosa em atividades que promovam saúde e bem-estar.

Um ponto de referência identificado no Grupo de Trabalho Interministerial (Despacho n.º12427/2016) como estratégia de para o envelhecimento ativo e saudável é aumentar a capacidade funcional das pessoas idosas para a formulação de um modelo orientador de intervenção que defina prioridades, parâmetros de monitorização e avaliação, e imprima dinâmicas e sinergias de cooperação entre interventores e instituições no âmbito dos diversos Programas Prioritários e outros Programas e projetos da saúde e vários parceiros empenhados na melhoria dos padrões de saúde, de participação, de segurança e de investigação. Neste sentido, torna-se importante a abordagem da Terapia Ocupacional nesse processo uma vez que os pressupostos da profissão vão ao encontro das expetativas referidas no despacho acima referido.

A apostila está divida em 5 capítulos: o Capítulo I descreve os novos desafios e oportunidades do Envelhecimento Ativo e Saudável Envelhecimento ativo e saudável, no Capítulo II, são identificados os determinantes para que a pessoa tenha um bom envelhecimento ativo. O Capítulo III faz uma reconfiguração sobre os eixos estratégicos de saúde, participação e segurança como promotores do envelhecimento ativo. No Capítulo IV faz referência à importância do empowerment como ferramenta para um envelhecimento ativo e saudável e por fim, no Capítulo V são apresentados os desafios e oportunidades para um envelhecimento saudável.

Posto isto, é expectável que o estudante consiga aprofundar conhecimentos sobre o envelhecimento ativo e saudável bem como desenvolver competências para implementar programas de intervenção no domínio da Terapia Ocupacional.

(6)

6

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

Capítulo I

E

NVELHECIMENTO

ATIVO

Portugal, assim como outros países da Europa, tem vindo a registar nas últimas décadas profundas transformações demográficas caracterizadas, entre outros aspetos, pelo aumento da longevidade e da população idosa e pela redução da natalidade e da população jovem. Em 2015, as pessoas com 65 ou mais anos representavam 20,5% de toda a população residente em Portugal. Neste mesmo ano, a esperança de vida atingiu os 77,4 anos para homens e 83,2 anos para as mulheres (PORDATA, 2016).

Face ao envelhecimento da população, organizações internacionais, designadamente a Organização Mundial de Saúde, têm preconizado a necessidade de incentivar o envelhecimento ativo e saudável como meio eficaz de acomodar os impactos produzidos pela mudança das estruturas etárias, alertando ao mesmo tempo os governos para o papel das políticas públicas. Envelhecer ativamente significa não só manter a autonomia e a independência até tão tarde quanto possível, mas também assegurar uma participação enquanto cidadão na vida coletiva, contrariando o isolamento e a exclusão social. O EAS exige uma abordagem multidimensional e constitui um desafio para toda a sociedade, implicando a responsabilização e a participação de todos, no combate à exclusão social e discriminação e na promoção da igualdade entre homens e mulheres e da solidariedade entre as gerações

(Ferreira, Moreira, Azevedo & Manso, 2017).

De acordo com Quaresma e Ribeirinho (2016), a maior longevidade está associada a um conjunto de fatores, entre os quais, além da saúde, também destacam a melhor educação, o melhor acesso a emprego, rendimentos, e proteção social. As razões do envelhecimento da população prendem-se com a redução da fecundidade que, de momento, é a menor da União Europeia, a redução da taxa de mortalidade e consequente aumento da expectativa de vida.

Referente ao panorama do envelhecimento da população portuguesa, face aos fatores descritos anteriormente, as projeções apontam para um maior envelhecimento da população (Figura 1). Por exemplo, para 2050, prevê-se que um em cada três residentes será idoso e, assim, Portugal ocupará o terceiro lugar como o país com população mais envelhecida do mundo, a seguir ao Japão e Espanha (INE, 2017). Porém, na base destes resultados encontra-se: “uma elevada carga de doença, condições socioeconômicas e a falta de comportamentos saudáveis e de estratégias para um envelhecimento ativo” que podem acarretar num envelhecimento acompanhado por maior incapacidade diminuição da autonomia e da independência (Nunes, 2017, p. 136).

(7)

7

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

Figura 1. Envelhecimento em Portugal.

Homens e mulheres diferem em esperança de vida e condição de saúde ao longo do ciclo de vida, havendo uma discrepância considerável entre a saúde e a capacidade de sobrevivência: os homens são fisicamente mais fortes, mas têm substancialmente maior mortalidade em todas as idades em comparação com as mulheres: este é um paradoxo da saúde e sobrevivência na relação masculino-feminino (ENEAS, 2016). Assim, viver mais também significa estar mais exposto a riscos, como a vulnerabilidade do estado de saúde, o isolamento social e a solidão, a dependência física, mental e também económica, a estigmatização (Cabral et al., 2013) e os abusos, quer físicos, quer psicológicos, sexuais, financeiros ou materiais, por discriminação, ou por negligência (United Nations Economic Commision for Europe, 2013).

Importante referir que o envelhecimento individual é um processo condicionado por fatores biológicos, sociais, económicos, culturais, ambientais e históricos, podendo ser definido como um processo progressivo de mudança biopsicossocial da pessoa durante todo o ciclo de vida, enquanto que a nível coletivo existem variações consideráveis no estado de saúde, nos níveis

A promoção do envelhecimento ativo e saudável em Portugal regista várias iniciativas, contudo há ainda um caminho a percorrer para que essa abordagem se reflita na saúde e na qualidade de vida das pessoas

(8)

8

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

de independência, na autonomia e na participação social entre as pessoas idosas com a mesma idade. Portanto, A promoção de um envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida tem sido um caminho apontado como resposta aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população.

O envelhecimento ativo e saudável (EAS) é definido como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para a melhoria da qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem bem como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional, que contribui para o bem-estar das pessoas idosas, sendo a capacidade funcional o resultado da interação das capacidades intrínsecas da pessoa (físicas e mentais) com o meio (World Health Organization, 2015).

O prolongamento da vida é uma aspiração de qualquer sociedade e deve ser comemorado amplamente. No entanto, só pode ser considerado como uma real conquista na medida em que se agregue qualidade aos anos adicionais de vida. Assim, qualquer política destinada aos idosos deve considerar sua capacidade funcional, necessidade de autonomia, participação, cuidado e autossatisfação (Barreto, Carreira, & Marcon, 2015).

Alguns conceitos importantes são reforçados pela Organização Mundial de Saúde (2005) para melhor compreensão dos fatores diretamente ligados à definição de EA.

• Autonomia é a habilidade de controlar, lidar e tomar decisões pessoais sobre como se deve viver diariamente, de acordo com suas próprias regras e preferências.

• Independência é, em geral, entendida como a habilidade de executar funções relacionadas à vida diária, isto é, a capacidade de viver independentemente na comunidade com alguma ou nenhuma ajuda de outros.

• Qualidade de vida é a perceção que o indivíduo tem de sua posição na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um conceito muito amplo que incorpora de uma maneira complexa a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características proeminentes no ambiente.

• Expectativa de vida saudável é uma expressão geralmente usada como sinônimo de “expectativa de vida sem incapacidades físicas”. Enquanto a expectativa de vida ao nascer permanece uma medida importante do envelhecimento da população, o tempo de vida que as pessoas podem esperar viver sem precisar de cuidados especiais é extremamente importante para uma população em processo de envelhecimento.

Conforme os indivíduos envelhecem, as doenças não-transmissíveis (DNTs) transformam-se nas principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade em todas as regiões do

(9)

9

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

mundo, inclusive nos países em desenvolvimento. Essas enfermidades típicas da 3ª idade tem um grande impacto financeiro para os indivíduos, as famílias e o Estado.

Manter-se ativo e saudável é o desejo de qualquer indivíduo, por isso deve ser uma preocupação ao longo da vida manter a capacidade funcional para todas as ocupações em que estamos envolvidos.

Figura 2. Capacidade funcional ao longo da vida.

As pesquisas demonstram que as origens do risco de doenças crónicas, como a diabete e cardiopatia, começam na infância ou até mesmo antes. O risco de desenvolver DNTs continua a aumentar conforme as pessoas envelhecem, podendo ser um fator incapacitante e que diminua a capacidade funcional da pessoa idosa para viver um envelhecimento ativo e saudável.

A vida independente e autónoma, em combinação com melhorias no estado de saúde são importantes para o envelhecimento ativo, em que o acesso aos cuidados de saúde e às tecnologias assistidas constituem fatores decisivos para um envelhecimento saudável. A manutenção de atividades saudáveis faz parte do estado geral de saúde e do envelhecimento ativo, e especialmente não apenas nos efeitos sobre a saúde física, mas também sobre o bem-estar mental e as filiações sociais.

O objetivo do envelhecimento ativo é, assim, bastante amplo e visa a aumentar a expectativa de uma vida saudável, que mantenha a autonomia e a independência, bem como a qualidade de vida de todas as pessoas que estão a envelhecer, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados de saúde.

(10)

10

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

CAPÍTULO II

DETERMINANTES

PARA

UM

ENVELHECIMENTO

ATIVO

O envelhecimento ativo depende de uma diversidade de fatores “determinantes” que envolvem indivíduos, famílias e em multiculturas. A compreensão das evidências sobre esses fatores irão guiar a elaboração de políticas e programas que nessa área. No enanto, torna-se necessário mais estudos para esclarecer e especificar o papel de cada fator determinante, assim como da interação entre eles, no processo de envelhecimento ativo. Também

precisamos entender melhor os caminhos que explicam como estes amplos fatores determinantes realmente afetam a saúde e o bem-estar.

As expectativas das pessoas idosas e as necessidades económicas e sociais das sociedades exigem que estas possam participar na vida económica, política, social e cultural, devendo ter a oportunidade de trabalhar, quando desejam e sejam capazes, e continuar a ter acesso a programas de educação e formação. O potencial das pessoas idosas deve ser visto como uma base sólida para o desenvolvimento futuro, uma vez que possibilita que a sociedade beneficie das suas capacidades, experiências e sabedoria (ENEAS, 2016).

O envelhecimento ativo é uma ideologia que se aplica tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais, permitindo que as pessoas percebam o seu potencial, participem da sociedade de acordo com as suas especificidades, além de lhes propiciar proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários (Geremias & Azevedo, 2012). O envelhecimento ativo é, portanto, o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Sua meta é aumentar a expectativa de vida saudável, garantindo qualidade de vida, inclusive para indivíduos que tenham alguma fragilidade, incapacidade física ou necessitem de cuidados.

(11)

11

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

O EA é uma noção ampla e internamente complexa que desempenha um papel fundamental em uma estratégia global para a gestão de populações em envelhecimento (Kalachea e Kickbusch, 1997; World Health Organization, 2009). Faz parte de uma visão política em que a garantia dos direitos humanos permitirá que a população idosa em expansão permaneça saudável (reduzindo assim a carga sobre os sistemas de saúde e assistência social) e permaneça no emprego por mais tempo (reduzindo assim os custos de pensão), enquanto participa plenamente em processos comunitários e políticos.

Princípios orientadores do Envelhecimento Ativo (EA)

• VISÃO

Ter uma sociedade onde o processo de envelhecimento ao longo do ciclo de vida venha a conferir elevados níveis de saúde, bem-estar, qualidade de vida e realização pessoal à população idosa e na qual todos vivenciem um envelhecimento ativo digno e saudável.

• MISSÃO

Promover a saúde e o bem-estar, a participação, a não discriminação, a inclusão, a segurança e a investigação no sentido de aumentar a capacidade funcional, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.

• VALORES

A promoção dos direitos humanos, equidade, igualdade e não discriminação (nomeadamente baseada na idade), igualdade de género, solidariedade intergeracional preconizados pela OMS para as pessoas idosas com destaque para a independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade.

IMPORTANTE.

Mesmo com o novo paradigma do EA preconizado pela OMS desde 2002, parece ainda haver muita discussão sobre o envelhecimento no âmbito do declínio gradual do estado de saúde muitas vezes associado à idade ou por uma situação de doença for crônica e múltipla que provoca incapacidades físicas e psicológicas que afetem o quotidiano das pessoas mais velhas

O envelhecimento ativo é parte de um "novo paradigma" do envelhecimento que visa desalojar o antigo "paradigma de declínio e perda" (Holstein and Minkler, 2007), que atribuiu as causas políticas, económicas e sociais dos problemas da velhice "às consequências naturais do decrescimento físico e da inflexibilidade

mental" (Townsend, 2000).

(12)

12

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

e a sua autonomia. De facto, é ainda uma realidade, uma vez que ainda não se começou a pensar no envelhecimento ativo ao longo da vida, mas apenas como uma fase da vida. Por isso a necessidade de avaliar a influência de alguns determinantes durante o curso de vida.

Os fatores determinantes do EA, segundo a OMS (2005), são descritos abaixo e ilustradas na Figura 4.

Cultura

A cultura, que abrange todas as pessoas e populações, modela nossa forma de envelhecer, pois influencia todos os outros fatores determinantes do envelhecimento ativo. Os valores culturais e as tradições determinam muito como uma sociedade encara as pessoas idosas e o processo de envelhecimento. Os fatores culturais também podem influenciar a busca por comportamentos mais saudáveis; por exemplo, as atitudes relacionadas ao tabagismo estão mudando, gradativamente, em vários países.

Género

O gênero é uma “lente” através da qual considera-se a adequação de várias opções políticas e o efeito destas sobre o bem-estar de homens e mulheres. Em muitas sociedades, as mulheres jovens e adultas têm status social inferior e acesso mais restrito a alimentos nutritivos, educação, trabalho significativo e serviços de saúde.

Sistemas de saúde e serviço social

Para promover o envelhecimento ativo, os sistemas de saúde necessitam ter uma perspetiva de curso de vida que vise à promoção da saúde, prevenção de doenças e acesso equitativo a cuidado primário e de longo prazo de qualidade. Os serviços sociais e de saúde precisam ser integrados, coordenados e eficazes em termos de custos. Não pode haver discriminação de idade na provisão de serviços e os provedores destes devem tratar as pessoas de todas as idades com dignidade e respeito.

Fatores comportamentais

A adoção de estilos de vida saudáveis e a participação ativa no cuidado da própria saúde são importantes em todos os estágios da vida. Um dos mitos do envelhecimento é que é tarde demais para se adotar esses estilos nos últimos anos de vida. Pelo contrário, o envolvimento em atividades físicas adequadas, alimentação saudável, a abstinência do fumo e do álcool, e fazer uso de medicamentos sabiamente podem prevenir doenças e o declínio funcional, aumentar a longevidade e a qualidade de vida do indivíduo.

(13)

13

Ter ap ia O cu pa ci on al II I Fatores pessoais

A biologia e a genética têm uma grande influência sobre o processo de envelhecimento. O envelhecimento representa um conjunto de processos geneticamente determinados, e pode ser definido como uma deterioração funcional progressiva e generalizada, resultando em uma perda de resposta adaptativa às situações de estresse e um aumento no risco de doenças relacionadas à velhice (Kirkwood, 1996).

Ambiente físico

Ambientes físicos adequados à idade podem representar a diferença entre a independência e a dependência para todos os indivíduos, mas especialmente para aqueles em processo de envelhecimento. Os perigos no ambiente físico podem causar lesões incapacitantes e dolorosas nos idosos, e as mais frequentes são decorrentes de quedas,

Ambiente social

Apoio social, oportunidades de educação e aprendizagem permanente, paz, e proteção contra a violência e maus-tratos são fatores essenciais do ambiente social que estimulam a saúde, participação e segurança, à medida que as pessoas envelhecem. Solidão, isolamento social, analfabetismo e falta de educação, maus tratos e exposição a situações de conflito aumentam muito os riscos de deficiências e morte precoce.

Económicos

Três aspetos do ambiente económico têm um efeito particularmente relevante sobre o envelhecimento ativo: a renda, o trabalho, e a proteção social. Ultimamente o trabalho voluntário tem beneficiado os idosos ao aumentar os contatos sociais e o bem-estar psicológico e, ao mesmo tempo, tem oferecido uma relevante contribuição para as comunidades e nações.

(14)

14

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

CAPÍTULO III

EIXOS ESTRATÉGICOS DO ENVELHECIMENTO ATIVO

Os eixos estratégicos estão focados na implementação de intervenções nos sistemas de saúde, social e outros, assentes na abordagem intersectorial e multidisciplinar, tendo sempre em consideração os valores e princípios que devem nortear a ação. São eles (ENEAS, 2017):

1. SAÚDE – Promoção de iniciativas e práticas que visem reduzir a prevalência, adiar o aparecimento e controlar o agravamento e o impacto das doenças crónicas e da redução das capacidades físicas e mentais nas pessoas idosas e potenciar a sua autonomia.

2. PARTICIPAÇÃO – Promoção da educação e formação ao longo do ciclo de vida incluindo estratégias de promoção da literacia em saúde e incentivo à criação de ambientes físicos e sociais protetores e potenciadores da integração e da participação das pessoas idosas na sociedade e nos processos de decisão que afetam a sua vida.

3. SEGURANÇA – Apoio a iniciativas e práticas que visem minimizar riscos e promover o bem-estar e a segurança das pessoas idosas.

4. MEDIÇÃO, MONOTORIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO – Promoção da investigação científica na área do envelhecimento ativo e saudável, potenciando o levantamento de necessidades, o desenvolvimento, monitorização.

Os diversos Programas e Estratégias Nacionais vigentes no sector da saúde refletem as principais prioridades nacionais no domínio da promoção da saúde da população ao longo do percurso de vida, da prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e da readequação do sistema de saúde aos novos desafios em saúde. Dentre eles:

1. Promoção de Estilos de Vida Saudável e Vigilância da Saúde

A promoção de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, a prevenção e controlo do tabagismo e a redução do consumo abusivo de álcool, assim como a ação multissectorial sobre os fatores sociais, económicos e ambientais que influenciam a saúde nas várias fases do ciclo de vida constituem medidas essenciais. A deteção precoce e o controlo adequado das doenças crónicas e do declínio físico e mental das pessoas idosas são essenciais para um melhor prognóstico, redução da prevalência de comorbidades e manutenção da capacidade funcional. É ainda importante referir que o envelhecimento da população tem sido acompanhado por uma evolução tecnológica que fornece oportunidades nunca antes

(15)

15

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

disponíveis. O incentivo ao desenvolvimento e à utilização racional da tecnologia para a maximização da capacidade funcional das pessoas idosas e do bem-estar dos cuidadores (de Aguiar, Lamontagne, Cunha, Calomeni, & Freire, 2018).

2. Gestão dos Processos de Comorbidade

À medida que as pessoas envelhecem, as suas necessidades em cuidados de saúde tendem a aumentar devido à complexidade das patologias crónicas e das incapacidades funcionais. No entanto, os sistemas de saúde, inicialmente desenhados para o atendimento de condições agudas, encontram-se numa fase de transição para a adequação às necessidades de uma população envelhecida, acometida por condições maioritariamente crónicas, que beneficiam da continuidade, proximidade e integração dos cuidados (ENEAS, 2017). Embora os principais conceitos de prevenção da saúde já estejam assimilados pelos profissionais da área, percebe-se muita dificuldade na operacionalização, particularmente quando nos concentramos no grupo etário dos idosos. Apesar da presença do discurso da prevenção, a maioria dos serviços são curativos e tradicionais e argumentam ser difícil mensurar a efetividade para tais programas do ponto de vista financeiro (Veras, 2009).

A integração e o apoio social são essenciais para as pessoas idosas, proporcionando-lhes recursos emocionais e práticos, participação ativa e maior autoestima. Pessoas mais integradas tendem a desfrutar de mais saúde. Assim, a promoção das relações sociais e da saúde mental são tão importantes quanto a promoção da saúde física (WHO, 2015). A maximização da capacidade funcional é determinante para que as pessoas idosas possam dar continuidade ao seu desenvolvimento pessoal e ao seu papel ativo nas sociedades, destacando-se cinco domínios essenciais:

• capacidade de satisfazer as necessidades básicas;

• capacidade de aprendizagem, desenvolvimento e tomada de decisão informada;

• capacidade de se movimentar;

• capacidade de fazer e manter relacionamentos;

• capacidade de contribuir para as suas famílias e comunidades.

A ENEAS (2017) propõe 2 conjuntos de ações essenciais à promoção da participação social da pessoa idosa:

1. Educação e formação ao longo do ciclo de vida

A aprendizagem ao longo do ciclo de vida deve responder a múltiplas áreas como sejam a acessibilidade da informação sobre os direitos, alfabetização, literacia financeira, inclusão tecnológica, literacia em saúde e autocuidados (International Longevity Centre Brazil, 2015).

(16)

16

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

A literacia em saúde pode ser entendida como as competências cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos para aceder, entender e usar informações de uma forma que lhes permita promover e manter uma boa saúde (ENEAS, 2017).

2. Criação de ambientes potenciadores da integração e participação

Em 2010, a OMS criou a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas com o objetivo de conectar cidades, comunidades e organizações em todo o mundo com a visão comum de fazer das comunidades um ótimo lugar para envelhecer. Esta rede atua ao nível local, promovendo a plena participação das pessoas idosas na vida comunitária.

A proximidade da família e da comunidade possibilita a facilidade de criação de ambientes de intergeracionalidade, fundados no princípio basilar de que todos os seus elementos, independentemente da idade e ou grau de dependência, são cidadãos de pleno direito. Como os gastos com saúde estão projetados para aumentar globalmente devido à longevidade e à mudança demográfica, em combinação com o aumento da solidão relatada entre os idosos, os modelos de habitação focados no apoio à independência e ao bem-estar psicossocial dos idosos têm sido um tópico interesse nos últimos anos (Corneliusson, Sköldunger, Sjögren,... & Edvardsson, 2019).

A segurança é um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável, sendo essencial para a manutenção da capacidade intrínseca e funcional das pessoas idosas. A proteção, os cuidados e a dignidade das pessoas idosas devem ser garantidos através de políticas e programas de segurança física, social e financeira (World Health Organization, 2002).

1. Criação de ambientes físicos que garantam a segurança

Em 2014, a Comissão Europeia escolheu como uma das áreas prioritárias, no âmbito da Parceria Europeia de Inovação no Domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável, a inovação para Edifícios, Cidades e Ambientes Amigos das Pessoas Idosas (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing Steering Group, 2011).

2. Identificação, sinalização e suporte em situação de vulnerabilidade

Muitas perceções populares e pressupostos comuns sobre as pessoas mais velhas são baseadas em estereótipos ultrapassados. Na sua forma mais ostensiva estes podem levar à discriminação das pessoas apenas pela sua idade. Nestes casos é percetível a diminuição da participação social, a perda de autoestima e o isolamento social das pessoas idosas, com aumento da ocorrência de abusos de diversas formas (World Health Organization, 2015).

(17)

17

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

A investigação constitui um pilar fulcral para a concretização dos diversos objetivos, bem como para a monitorização e avaliação das intervenções e disseminação de boas práticas, e permite o desenvolvimento de estratégias de sucesso para a sua promoção e a disseminação de boas práticas adotadas em diversos contextos. É esperado que sejam definidos prioridades e planos de ação aos níveis nacional, regional e local, em articulação com os diversos stakeholders, num trabalho intersectorial (ENES, 2017).

Investir nessas 10 PRIORIDADES é investir no futuro das sociedades. Um futuro que dê aos idosos a liberdade de se beneficiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável e ter uma vida longa e saudável (WHO, 2017).

1ª- Estabelecimento de uma plataforma para inovação e mudança; 2ª- Apoiar o planejamento e a ação do país;

3ª - Recolher melhores dados globais sobre envelhecimento saudável;

4ª- Promover pesquisas que atendam às necessidades atuais e futuras de pessoas idosas;

5ª- Alinhar os sistemas de saúde às necessidades das pessoas idosas;

6ª- Estabelecer bases para um sistema de cuidado de longo prazo em todos os países; 7ª- Garantir os Recursos Humanos Necessários para o Cuidado Integrado;

8ª- Empreender uma campanha global para combater o preconceito sobre a idade; 9ª- Definir a situação económica para investimento;

10ª- Melhorar a rede global para cidades e comunidades amigas dos idosos. Active ageing also needs to focus on opportunities for leisure and recreation, age friendly environments and providing opportunities to engage older people through volunteering An age-friendly environment, including suitable transport links, housing

provision, public spaces, services and leisure facilities, and a socially cohesive community which offers opportunities for an active life (including voluntary work) can

(18)

18

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

CAPÍTULO IV

EMPOWERMENT COMO AGENTE TRANSFORMADOR NO

ENVELHECIMENTO ATIVO

O envelhecimento é, atualmente, uma questão da maior relevância social e científica. Várias são as abordagens e tendências, face a complexidade deste processo. Uma etapa da vida, em que nos últimos anos, tem sido alvo de críticas: “o idoso de antes e o idoso de agora”. Por isso, a importância de se compreender alguns modelos:

• Modelo do envelhecimento saudável- está associado à condição de saúde numa ótica biomédica e por isso considera o envelhecimento como:

o Positivo, no sentido de envelhecimento normal sem doenças. o Negativo, enquanto patológico, com doenças.

o Normal, resultante da capacidade de cada indivíduo prevenir o envelhecimento patológico.

O envelhecimento saudável é marcado por medidas como afetos e disposição de espírito e satisfação de vida, e por medidas objetivas, nomeadamente morbidade, mortalidade e independência. A partir de uma perspetiva biomédica, a definição mais relevante descreve-se em três critérios: baixo risco para doenças e alta atividade mental e física, envolvimento ativo na vida cotidiana e deficiências relacionadas à doença (Menezes, Costa, Iwata, de Araujo, Oliveira, de Souza, & Fernandes, 2018).

• Modelo do envelhecimento bem-sucedido- resulta da capacidade de prevenção das doenças, maximização das funções cognitivas, da participação e da integração nas redes de suporte familiar e social, estando relacionado com a capacidade dos indivíduos e da sociedade se adaptarem ao processo dinâmico do envelhecimento.

A promoção do envelhecimento bem-sucedido não só no que diz respeito à boa condição física e mental, mas, também, à inclusão social que permite ao idoso desempenhar as tarefas que gostaria de exercer dentro da sociedade, acrescentando qualidade aos anos de vida (Ribeiro & Paúl, 2011).

• Modelo do envelhecimento produtivo- considera o envelhecimento em relação com o mercado de trabalho, com o sistema produtivo e com acesso à reforma. Defende a sustentabilidade do sistema de proteção social, incluindo a participação dos mais velhos no sistema produtivo e o combate às reformas antecipadas. O termo surgiu em contraponto às imagens negativas frágeis, dependentes e não produtivas, usualmente veiculadas sobre as pessoas idosas.

(19)

19

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

As sociedades prejudicam o desenvolvimento de atividades produtivas por parte das gerações mais velhas, através do desenvolvimento de práticas excludentes. Neste modelo é considerado todo o tipo de atividades que contribua para produzir bens e serviços, ou que desenvolva a capacidade para os produzir, sejam elas remuneradas ou não (Simões, 2006).

O Empowerment na promoção do envelhecimento ativo

A estratégia Health 2020 (OMS, 2014) é o quadro de referência para as políticas europeias de saúde (Figura 5). Centra-se na melhoria da saúde e bem-estar da população e na redução das desigualdades em saúde, através do reforço da liderança e governança para a saúde. Estes objetivos são alcançados através de prioridades estratégicas, desenvolvidas segundo abordagens designadas por whole-society e whole-of-government. As prioridades estratégicas são: i) investir na saúde ao longo do ciclo de vida, capacitando os cidadãos; ii) combater as doenças transmissíveis e não transmissíveis; iii) fortalecer os sistemas de saúde centrados nas pessoas, bem como a capacidade de resposta em saúde pública, nomeadamente a vigilância, preparação e resposta a ameaças; iv) desenvolver comunidades resilientes e ambientes protetores.

O termo empoderamento, no seu sentido literal, significa mais poder, sendo importante contudo perceber que não se trata de um tipo de poder autoritário mas antes transformador e emancipador. Assim sendo, considerando a prática de empoderamento em adultos idosos, Carla Pinto (2013) lembra o significado de empowerment, definindo-o como mais poder no sentido gerador/ criador, transformador, manifestando-se em mais poder de ação para o sujeito com vista a fins da cidadania e justiça social.

Figura 5. Estratégia Health 2020, da OMS- Euro.

O conceito de empowerment tem evoluído centrando-se na necessidade e importância de que os indivíduos se emancipem, libertem e se tornem autónomos seja em situações pessoais, coletivas, em questões sociais, culturais, económicas e políticas que possam ser injustas

(20)

20

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

(Pinto, 2011). Este conceito reflete o modelo conceptual do envelhecimento ativo em que é valorizada a responsabilização individual, comunitária e política no processo de envelhecimento.

Marc Zimmerman (2002, citado por Pinto, 2013) têm em consideração os seguintes termos de entendimento:

• O empowerment varia no tempo e não pode dizer que esteja alguma vez acabado, pois é um processo contínuo de crescimento e mudança.

• O empowerment tem de ser definido num contexto específico e numa população específica, não existindo um padrão único.

• O empowerment é multidimensional é engloba diferentes níveis de análise: empowerment ou empowerment individual que visa a eliminação das barreiras que limitam o desenvolvimento da pessoa; o empowerment organizacional, procura eliminar as causas estruturais do subdesenvolvimento e da exclusão através de práticas institucionais e o empowerment comunitário, segundo o qual as comunidades organizadas aumentam o seu poder coletivo.

Numa perspetiva de empowerment das pessoas idosas parece ser fundamental transformar a velhice de “problema-drama” em “oportunidade-recurso”, em que a imagem da velhice, antes retratada como um fardo, deve ser vista como como um desafio a ser ultrapassado com novas ideias, novos papéis, novos significados e sobretudo mudanças. É fundamental pensar na intervenção do terapeuta ocupacional como impulsionador do empowerment para a promoção da autonomia, capacitação, emancipação e participação da pessoa idosa no seio familiar e na comunidade.

Para mudar representações, imagens, atitudes e comportamentos (fundamentais para envelhecer de forma ativa e saudável) é preciso mudar os desequilíbrios de poder que afetam as vivências dos idosos nas sociedades modernas.

Portanto a política do envelhecimento ativo procura o empowerment das pessoas idosas, nomeadamente para promover um corpo mais saudável, ativo e autónomo possível. Embora o discurso do envelhecimento ativo é de responsabilização do indivíduo nesse processo é essencial assegurar que as pessoas dependentes não sejam culpabilizadas pela sua dependência ou “mau-envelhecimento”, mas sim procurar valorizar as suas capacidades e competências.

(21)

21

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

CAPÍTULO V

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA UM EVELHECIMENTO ATIVO

Gerontotecnologia um campo de atuação para os terapeutas ocupacionais

Uma área inovadora no âmbito da gerontologia é a gerontotecnologia. Esta área refere-se ao estudo multidisciplinar do envelhecimento e da tecnologia com o objetivo de adaptar os ambientes nos quais vivem e trabalham os idosos e seus cuidadores, para que estes tenham uma independência preservada e possam participar na sociedade e trabalhar com melhor saúde, conforto e segurança (Maciel, Pessin, Istoe, & Souza, 2013). A gerontotecnologia utiliza a tecnologia disponível para reduzir anos de morbilidade (condições de doença) e desconforto, acrescentando autonomia funcional (aumentando os anos de vida independente).

Os cinco pontos fulcrais da Gerontotecnologia, assinalados por Maciel e colaboradores (2013) são: i) melhorar as ferramentas tecnológicas para o estudo do processo de envelhecimento; ii) prevenir os efeitos do declínio da força, flexibilidade e resistência associadas à idade; iii) aumentar a realização de novas funções; iv) compensar o declínio das capacidades associado ao envelhecimento; e v) apoiar os cuidadores.

Por sua vez, Dara-Abrams (2008) identifica cinco domínios da Gerontotecnologia (Quadro 1). Quadro 1. Domínios e objetivos da Gerontotecnologia.

DOMÍNIOS OBJETIVOS

Saúde e auto-estima Apoiar os indivíduos em seus aspetos físicos, cognitivos emocionais e sociais.

Habitação e Vida diária Apoiar as tarefas e as atividades da vida diária com independência e segurança.

Mobilidade e Transporte Mover-se ou movimentar-se de carro ou de transporte público.

Comunicação e Governança Conectar-se com as outras pessoas e monitorizar remotamente a integridade.

Trabalho e lazer Apoiar o trabalho, a aprendizagem, e o desenvolvimento de atividades de lazer.

As limitações de Autonomia, Vida Independente, Segurança e de Participação Social são aspetos em comum entre pessoas com deficiência e idosos sem deficiência que podem encontrar na tecnologia abordagens e estratégias semelhantes ou próximas.

(22)

22

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

As aplicações da gerontotecnologia, segundo Neri (2005) são:

1) prevenir ou retardar o declínio funcional relacionado à idade;

2) compensar as limitações funcionais existentes relacionadas à idade e à presença de incapacidade decorrente de DCNT

3) aumentar o envolvimento e a satisfação na participação de atividades laborativas, de lazer e familiares, como forma de dar suporte na velhice para novas oportunidades

educacionais, de expressão artística, de trabalho, proporcionando espaços adaptados e de interação social;

4) dar suporte ao cuidador e aos idosos dependentes, provendo recursos tecnológicos (produtos e serviços) e ambientes adequados;

5) desenvolver pesquisa básica e aplicada sobre o envelhecimento e o uso da tecnologia.

A gerontotecnologia é vista como um instrumento que serve como tecnologia contributiva para o cuidado à saúde do idoso levando em consideração seu processo de envelhecimento e seu processo saúde/doença, facilitando seu cuidado, sua responsabilidade e sua co-participação. Seu uso objetivou contribuir para manter a auto-estima do idoso, ajudando-o a não se sentir o único a buscar apoio nos seus iguais para reconstituir sua imagem corporal de forma a se tornar apto a adaptar-se ao seu novo estado; estimular o idoso a participar de grupos de auto-ajuda e proporcionar oportunidade de discussão e troca de experiências capazes de direcioná-lo para uma vida mais feliz e plena fomentando sua reflexão e instrumentalização para o cuidado.

É importante que na Gerontotecnologia para pessoa idosa, sejam considerados os seguintes aspetos:

• Prevenção e envolvimento em ocupações; • Melhoria e satisfação da vida na velhice; • Compensação das perdas funcionais; • Prestação de cuidados;

Apesar de Portugal ser um dos países da Europa com mais respostas sociais para a pessoa idosa, um novo conceito de envelhecimento surge advindo da gerontotecnologia. O conceito de “ageing place” se dirige aos aspetos que possam continuar independente e autónoma, assim as soluções da gerontologia poderão contribuir a permanência do indivíduo mais velho em sua residência por mais tempo com segurança e conforto, assim como poderão reduzir custos e a taxa de institucionalização.

(23)

23

Ter ap ia O cu pa ci on al II I Age-Friendly Cities

A Organização Mundial de Saúde criou o projeto “Age-Friendly Cities” – Cidades Amigas das Pessoas Idosas (Figura 6) de forma a incentivar as cidades de todo o mundo a tornarem-se ambientes facilitadores de um envelhecimento ativo dos seus cidadãos. Neste sentido, uma cidade amiga das pessoas idosas proporciona políticas, serviços, cenários e estruturas que apoiam as pessoas e permitem-lhes envelhecer ativamente ao reconhecer que são um recurso valioso nas suas comunidades, antecipar e dar respostas flexíveis às suas necessidades, respeitar as suas decisões e escolhas de estilo de vida, proteger os mais vulneráveis e promover a sua inclusão e contribuição em todos os aspetos da vida comunitária (Green, 2013).

Figura 6. Áreas a considerar nas cidades amigas do idoso. OMS, 2007.

A habitação adequada e o acesso aos serviços comunitários e sociais estão interligados, exercendo influência sobre a independência e a qualidade de vida dos idosos. É evidente que

Technology, home automation, telehealth services, and ‘ambient intelligence’ are increasingly becoming tools to support and monitor older adults with or without cognitive impairments, by improving their sense of safety and security as a means to support ageing-in-place. Moreover, such technologies form a welcome support for family carers and care professionals. In short, residential monitoring technologies aim to support frail people live more safely and securely, more capably, and longer in their location of choice (van Hoof, J.,

(24)

24

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

a habitação e os serviços de apoio que permitem aos idosos um envelhecimento confortável e em segurança na comunidade a que pertencem são aspetos universalmente valorizados. Em termos gerais, é importante para os idosos viverem em casas construídas com materiais adequados e com: estruturas sólidas; superfícies planas; elevador, caso se trate de um edifício com vários andares; casa de banho e cozinha adequadas; espaço suficiente para permitir a movimentação; suficiente espaço de armazenamento; passagens e portas suficientemente largas para permitir a circulação de uma cadeira de rodas; e equipada de modo a oferecer proteção contra as condições climatéricas.

A possibilidade de modificar a própria casa ou apartamento também influencia a capacidade que os idosos têm de continuarem a viver confortavelmente em casa. A habitação deve ter em consideração os espaços exteriores e o restante ambiente construído, de modo a que as casas dos idosos sejam construídas em áreas protegidas contra os perigos naturais e perto de serviços, de outros grupos etários e de atrações cívicas que lhes permitam manterem-se integrados na comunidade, manterem a mobilidade e a boa forma física (OMS, 2007).

Em 2015 surgiram as Comunidades Amigas das Demências como uma resposta de nível populacional que enfatiza a conscientização e o apoio às pessoas afetadas pela demência (as que vivem com a doença e seus cuidadores) em suas comunidades. Eles diferem em tamanho e formas de trabalho e podem ser comunidades geográficas ou comunidades de interesse. Sua diversidade é refletida na seguinte definição ampla:

As Comunidades Amigas da Demência incluem, capacitam e apoiam as pessoas afetadas pela demência e seus cuidadores em todos os aspectos da vida, desde o acesso aos serviços até o uso do transporte público. Podem ser comunidades geográficas ou comunidades de interesse.

Eles também ajudam a empoderar aqueles cujas vidas são afetadas pela demência, de modo que possam permanecer integrados na sociedade, viver da forma mais independente possível e

participar ativamente de decisões que afetam suas vidas diárias. ( Life Changes Trust, 2015 , p. 7).

(25)

25

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este material pedagógico foi desenvolvido de forma a complementar as aulas teórico práticas da UC de Terapia Ocupacional III e dar suporte informativo para o trabalho autónomo dos estudantes de Licenciatura em Terapia Ocupacional. É importante que o estudante desenvolva competências de trabalho multidisciplinar desde a sua formação e compreenda a avaliação multidimensional dos fatores e determinantes do Envelhecimento Ativo de forma a criar programas e intervenções ajustadas à realidade da pessoa/comunidade/contexto.

(26)

26

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Barreto, M. da S., Carreira, L., & Marcon, S. S. (2015). Envelhecimento populacional e doenças crônicas: Reflexões sobre os desafios para o Sistema de Saúde Pública. São Paulo, SP: PUC-SP: Revista Kairós Gerontologia, 18(1), 325-339.

Cabral, M. V., Ferreira, P. M., Silva, P. A. Da, Jerónimo, P., & Marques, T. (2013). Processos de envelhecimento em Portugal: usos do tempo, redes sociais e condições de vida. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Corneliusson, L., Sköldunger, A., Sjögren, K., Lövheim, H., Wimo, A., Winblad, B., ... & Edvardsson, D. (2019). Residing in sheltered housing versus ageing in place–Population characteristics, health status and social participation. Health & social care in the community. Eurofound (2011) Volunteering by older people in the EU. http://www.eurofound.europa.eu/publications/htmlfiles/ef1134.html.

European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing Steering Group. (2011). Strategic Implementation Plan for the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing. Brussels.

de Aguiar, J. M., Lamontagne, A., Cunha, I. A. G., Calomeni, M. R., & Freire, M. D. G. M. (2018). Como a inovação em saúde pode contribuir para o envelhecimento saudável?. Boletim P&D, 2(3).

Ferreira, P. M., Moreira, A., Azevedo, A. B., & Manso, L. P. (2017). O Envelhecimento ativo em Portugal através do Active Ageing Index e do AgeWatch Index. Policy Brief 2017.

Geremias Farias, R., & Azevedo dos Santos, S. M. (2012). Influência dos determinantes do envelhecimento ativo entre idosos mais idosos. Texto & Contexto Enfermagem, 21(1). Gonçalves, C. D. (2015). Envelhecimento bem-sucedido, envelhecimento produtivo e

envelhecimento ativo: reflexões. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 20(2).

Green, G. (2013). Age-friendly cities of Europe. J Urban Health, 90 Suppl 1, 116-128.

INE. (2017). Estatísticas da população residente, Portugal 2016. Lisboa, Portugal: Instituto Nacional de Estatística.

International Longevity Centre Brazil. (2015). Active ageing: a policy framework in response to the longevity revolution. Rio de Janeiro.

Kalachea A and Kickbusch I (1997) A Global Strategy for Healthy Ageing. World Health 50(4): 4–5.

Life Changes Trust ( 2015). Comunidades Amigas da Demência: Guia de Avaliação e Recursos, Life Changes Trust , Glasgow , disponível em: www.lifechangestrust.org.uk/sites/default/files/DFCs%20guidance%20with%20co ver%20for%20website .pdf

Maciel, P., Pessin, G., Istoe, R., & Souza, C. (2013). Envelhecimento bem-sucedido: a reconstrução das crenças de autoeficácia a partir da inclusão digital de idosos. In II Congresso internacional interdisciplinar em sociais e humanidades, 8-11, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

(27)

27

Ter ap ia O cu pa ci on al II I

Menezes, J. N. R., Costa, M. D. P. M., Iwata, A. C. D. N. S., de Araujo, P. M., Oliveira, L. G., de Souza, C. G. D., & Fernandes, P. H. P. D. (2018). A Visão do Idoso Sobre o Seu Processo de Envelhecimento. Revista Contexto & Saúde, 18(35), 8-12.

Neri, A. L. (2005). Palavras-chave em gerontologia. 2 ed. Campinas, SP: Alínea.

Nunes, A. (2017). Demografia, envelhecimento e saúde uma análise ao interior de Portugal. São Paulo (SP): PUC-SP: Revista Kairós Gerontologia, 20(1), 133-150.

Pinto, C. (2011). Representações e práticas do empowerment nos trabalhadores sociais. Tese de doutoramento, Instituto superior de ciências sociais e políticas - Universidade técnica de Lisboa, Portugal.

Pinto, C. (2013). Uma Prática de Empowerment com Adultos Idosos. In M. Carvalho (Ed), Serviço social no envelhecimento (49-64). Lisboa: Pactor.

PORDATA. (2016). Retrato de Portugal. Edição 2016. Lisboa.

Ribeiro, O., & Paúl. C. (2011). Manual de envelhecimento ativo. Lisboa: Lidel.

Quaresma, M. de L., & Ribeirinho, C. (2016). Envelhecimento – Desafios do Séc. XXI. São Paulo (SP): PUC-SP: Revista Kairós Gerontologia, 19(3), 29-49

United Nations Economic Commision for Europe. (2013). Abuse of Older Persons. UNECE Policy Brief on Ageing, (14), 24.

van Hoof, J., Kort, H. S. M., Rutten, P. G. S., & Duijnstee, M. S. H. (2011). Ageing-in-place with the use of ambient intelligence technology: Perspectives of older users. International journal of medical informatics, 80(5), 310-331.

Veras, R. (2009). Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Revista de Saúde Pública, 43, 548-554.

World Health Organization. (2009) Our Ageing World. World Health Organization. (2015). Age-friendly world.

https://extranet.who.int/agefriendlyworld/

World Health Organization. (2017). Envelhecimento e saúde. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ageing-and-health

Imagem

Figura 1. Envelhecimento em Portugal.
Figura 2. Capacidade funcional ao longo da vida.
Figura 3. Pilares do Envelhecimento Ativo.
Figura 4. Fatores determinantes do envelhecimento ativo.
+3

Referências

Documentos relacionados

CIRURGIA CARDIOVASCULAR: Desenvolver atividades teóricas e práticas sobre cardiopatias adquiridas e congênitas nos aspectos do diagnóstico, indicações cirúrgicas,

Quadro 6- Ganho genético das populações de melhoramento e de produção Ganho sc , número de indivíduos selecionados, o percentual de seleção %seleção, tamanho efetivo

Nosso problema de pesquisa se situa, de modo geral, no processo de formação profissional de estudantes de graduação em Administração no Brasil e trata, de modo específico,

A Organização Mundial de Saúde (2002) define envelhecimento ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar

Assim, para não ver usurpada sua competência constitucional para apreciar as modificações feitas em proposição legislativa pela Casa Revisora, requer-se seja

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Sensibilização respiratória Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos..