• Nenhum resultado encontrado

ABEEF em defesa do código florestal alerta ao projeto da bancada ruralista 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "ABEEF em defesa do código florestal alerta ao projeto da bancada ruralista 2011"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

O Código Florestal Brasileiro surgiu em 1934, com uma característica intervencionista do Estado sobre a situação das florestas no Brasil. É importante entender a conjuntura daquele momento: aumento acelerado da população das cidades localizadas na mata atlântica; expansão veloz da cafeeicultura nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com devastação de grandes áreas de floresta (expansão da fronteira agrícola); corte indiscriminado de espécies nobres, como a Araucária nos estado do Paraná e Santa Catarina.

Durante vinte anos ele foi totalmente ignorado, até que na década de 50 organizou-se uma proposta de reestruturação do Código Florestal. Assim, foram mais de 10 anos de debates e disputas, até que em 1965 foi aprovado o atual Código Florestal. Lembremos que esse era um período de grandes lutas populares, além de importantes revoluções e expansão do socialismo pelo mundo. Portanto, apesar de ter sido aprovado no primeiro ano da ditadura, o código florestal foi concebido em um ambiente progressista.

Um dos maiores exemplos disto é que o Brasil tornou-se, com essa lei, o único Estado capitalista que regula sobre o meio ambiente em propriedades privadas. A Reserva Legal (RL) é uma experiência única no mundo. Pelo fato das florestas e as demais formas de vegetação serem um bem de toda a sociedade brasileira, a propriedade privada de uma terra não pode ter total direito sobre a natureza. Assim, a Reserva Legal é um direito da sociedade brasileira, maior que o da propriedade privada.

(3)

Já a modificação de 2001 foi feita por meio de Medida Provisório do p r e s i d e n t e F e r n a n d o H e n r i q u e Cardoso, a qual até hoje não foi votada pelo legislativo. De forma resumida, essa medida provisória cria a categoria “pequena propriedade rural”, excluindo desta definição qualquer debate com movimentos camponeses; altera de 50% para 80% a área de reserva legal na região da Amazônia Legal, tentando amenizar os impactos negativos dos sucessivos recordes de área desmatada de floresta na região; e cria o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE).

Em julho de 2008 o governo federal lançou o decreto 6.514, onde definiu as multas e demais punições para quem não averbasse a RL ou que realizasse qualquer ação indevida em RL ou APP. Esse decreto é mais uma demonstração de como o Estado não deseja implementar o Código Florestal, mas sim seguir pelo caminho da punição direta, principalmente com os camponeses.

Com um imenso passivo ambiental, os latifundiários rapidamente se organizaram para enfrentar essa questão. Seu objetivo era destruir o código florestal, aproveitando o “aperto” dado pelo governo. Para isso, os ruralistas, organizados principalmente pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) – que tem a senadora Kátia Abreu como presidenta – utilizaram quatro táticas principais: legislativo, executivo, estados e mídia/sociedade.

(4)

No momento em que a sociedade catarinense deveria concentrar-se nas soluções que evitassem um novo desastre, os ruralistas (com apoio direto da presidência da CNA), propuseram o Código Ambiental de Santa Catarina, um compêndio de toda a legislação ambiental do estado. São centenas de artigos, em sua grande maioria um claro crime de agressão ao meio ambiente em geral, que em poucos anos irá trazer conseqüências terríveis para a agricultura camponesa e para as populações que estão na periferia das cidades maiores.

Esta lei possui uma ação de inconstitucionalidade esperando ser votada no STF, pois segundo a constituição brasileira a legislação ambiental dos estados não pode ser mais flexível do que a legislação nacional. No entanto, mesmo que os setores populares consigam esta importante vitória, o objetivo desta tática estará minimamente cumprido: criar o fato político em nível nacional e sinalizar para outros estados qual deve ser o rumo.

Na tática legislativa, os ruralistas se aproveitaram do fato de existirem mais de 30 projetos de mudanças do código florestal e unificaram todos no Projeto de Lei (PL) 6.424/2005, do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA). Toda a pauta de destruição do código florestal está contemplada nesta proposta, tendo como pontos centrais:

? *Anistia de multas e de áreas desmatadas;

? *Possibilidade de recomposição de APP e RL com espécies exóticas (como Dendezeiro, para biodiesel, Eucalipto, Pinus e Acácia Negra);

? *Possibilidade de recompor a RL em qualquer parte do território nacional;

? *Redução das áreas de APP.

(5)

Outra articulação, apoiada pelo PT, criou a Comissão Especial sobre o Código Florestal. Diante os embates intermináveis sobre o PL 6.424 e as dezenas de outros projetos, a Câmara dos Deputados resolveu criar uma comissão que se dedicasse exclusivamente à alteração do código florestal. Uma vez aprovado por essa comissão, o projeto de lei segue direto para o plenário da Câmara, não tendo que ser aprovado em outras comissões.

As quatro primeiras sessões desta Comissão, que se iniciou em agosto de 2009, foram marcadas pelo conflito com os ruralistas, que buscavam dominar exclusivamente a mesa diretora da Comissão. Um acordo entre ruralistas e governo definiu a atual mesa: presidência com Micheletto (PMDB/PR) e relatoria com Aldo Rebelo (PC do B/SP). Uma mesa ideal para a demanda ruralista. A intenção do relator é apresentar o texto final da Comissão em março de 2010, para que seja votado em plenário antes do período eleitoral.

Por sua vez, a tática no executivo seguiu pela criação de um grupo de trabalho puxado pelo ministro da agricultura, que contava ainda com a presença do ministério do meio ambiente, ministério do desenvolvimento agrário, frente da agricultura do senado e da câmara (os ruralistas), frente ambientalista do senado e câmara e a CNA, o que já indicava o caráter do grupo. Após a ação unificada de organizações, dentre elas a Via Campesina, o debate deste grupo de trabalho foi dissolvido, visto que sua proposta era ser “informal”, ou, na verdade, secreto.

(6)

A legislação ambiental brasileira é considerada avançada por muitos no que tange a preservação do meio ambiente. Verifica-se que ela não possui um viés conservacionista, e propõe uma utilização sustentável da natureza. O Brasil é o único Estado capitalista que legisla acerca da obrigatoriedade de manutenção de áreas de preservação dentro de

propriedades rurais, exigindo uma parcela para proteção e conservação da natureza. Isso demonstra que a natureza é considerada um bem público, pertencente a toda sociedade.

A propagação da idéia de que o Código Florestal (Lei 4771/65) não permite a relação harmoniosa entre a natureza e o ser humano no campo, faz parte do cenário de disputa em favor do desmonte da legislação ambiental. No campo brasileiro, essa legislação não permite uma agricultura baseada nos princípios da Revolução Verde, muito embora as leis não tenham se concretizado em ações efetivas de contenção do agronegócio.

As Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reservas Legais (RL), previstas pelo Código à todas as propriedades rurais, são entraves somente para a agricultura empresarial, uma vez que a agricultura familiar camponesa consegue compatibilizar a produção com a conservação ambiental. Ela depende da natureza no processo de produção agrícola, nomeado e definido por Ploeg (2008) como Co-produção.

(7)

A manutenção do Código, com inserção de algumas regulamentações e normatizações, já é defendida pelos Movimentos Sociais do campo como uma oportunidade para o fortalecimento da agricultura camponesa. Sendo assim, a utilização da agricultura familiar pela bancada ruralista no Congresso como justificativa para o desmonte do Código Florestal não é legitima. Os reais interesses da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), FPA (Frente Parlamentar de Agropecuária) e outras organizações que compõe a bancada ruralista é flexibilizar a legislação ambiental, de forma que possam continuar sua devastação do território nacional e promover a manutenção da hegemonia do agronegócio.

Este texto tem como objetivo analisar uma das mais de trinta propostas de alteração do Código tramitando no Congresso Nacional. Além disso, constitui-se como meio de denunciar as mentiras e táticas utilizadas pelos latifundiários. Escolhemos para isto o Projeto de Lei (PL) nº 5367 de 2009 de autoria do Deputado Federal Valdir Colatto¹.

A seguir analisaremos as principais propostas deste PL:

Art 4º - Inciso II - órgão consultivo e propositivo: o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e submeter as suas proposições ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais no âmbito de sua competência;

(8)

Esta proposta é reduzir as atribuições do CONAMA, transformando-o em um órgão meramente propositivo e não mais deliberativo como na Lei 6938/81. Tal órgão foi responsável por várias alterações importantes, como a Resolução 369 que permite o uso das APP`s com atividades de baixo impacto ambiental por motivos de interesse social.

Segundo Frei Sérgio (MPA e Via Campesina) este órgão ainda possibilita disputa política, onde o debate pode ser colocado abertamente.

O objetivo desta medida é transferir totalmente o poder de legislar sobre meio ambiente para o Congresso Nacional. Este fato seria um retrocesso, uma vez que atribui responsabilidades para uma instituição governamental incapacitada tecnicamente para legislar sobre esta temática. O CONAMA é um órgão democrático e preparado tecnicamente para responder as demandas ambientais através de representantes do MMA e organizações civis. Ademais, cumpre observar também que a correlação de forças no Senado e Câmara dos Deputados favorece o agronegócio.

Art 7º - Inciso XIV - campos de altitude: vegetação de campo que ocorre em áreas acima de 1.800 m e com temperaturas médias anuais abaixo de 10°C.

Na Lei 4771/65 (Código Florestal) todas as áreas acima dos 1800 metros são consideradas APP`s, independente da vegetação existente no local ou suas características climáticas. Tal medida pode flexibilizar a legislação para atividades de mineração.

(9)

também desaparecer sob a superfície do solo, sendo também considerados cursos de água a corrente, o ribeirão, a ribeira, o regato, o arroio, o riacho, o córrego, o boqueirão, a sanga e o lageado;

Como ficam os cursos de água intermitentes?

XXXVIII - nascente: afloramento natural de água que apresenta perenidade e dá início a um curso de água;

As nascentes intermitentes, presentes em várias regiões onde se tem definido dois períodos climáticos no ano bem demarcados (um chuvoso e outro seco), deixam, a partir desta medida, de serem consideradas nascentes.

XLVII - região rural consolidada: aquelas nas quais já havia atividades agropecuárias e florestais, ao longo do tempo, inclusive por meio da existência de lavouras, plantações e instalação de equipamentos e acessões;

Art. 10.º Para os efeitos deste Código e demais normas de caráter ambiental, as atividades rurais de produção de gêneros alimentícios, vegetal e a n i m a l , s ã o c o n s i d e r a d a s atividades de interesse social.

(10)

Parágrafo único. O ZEE, na distribuição espacial das atividades, levará em conta a importância ecológica, as limitações e as fragilidades dos ecossistemas e as potencialidades de cada região e s t a b e l e c e n d o a s r e s t r i ç õ e s n e c e s s á r i a s e o f e r e c e n d o alternativas de exploração do território, podendo determinar, quando for o caso, a realocação de atividades incompatíveis com suas diretrizes gerais.

Art. 3º Parágrafo único. O ZEE, na distribuição espacial das atividades econômicas, levará em conta a importância ecológica, as limitações e as fragilidades dos ecossistemas, e s t a b e l e c e n d o v e d a ç õ e s , restrições e alternativas de e x p l o r a ç ã o d o t e r r i t ó r i o e determinando, quando for o caso, inclusive a relocalização de atividades incompatíveis com suas diretrizes gerais.

Art. 66. O requerimento de licenciamento ou autorização a m b i e n t a l , d e s d e q u e t e n h a apresentado toda a documentação necessária, terá que ser respondido no prazo de até sessenta dias após o protocolo, sendo que o não cumprimento deste prazo implica em aprovação automática do contido no requerimento.

No Decreto presidencial vigente (4297/02) o Zoneamento Econômico Ecológico:

(11)

Art. 75º São áreas protegidas: I – Vegetação Ciliar-[...]

II – Unidades de Conservação-[...] III – Áreas Frágeis: (Não existirão APP`s.) aquelas que por determinada característica ou função dependem de regime de utilização diferenciado, tais como declividades acentuadas em solos suscetíveis a erosão, topos de morros ou montanhas, vegetação fixadora de dunas ou protetora de m a n g u e s e o u t r a s . ( S e r ã o c l a s s i f i c a d a s a p a r t i r d o Zoneamento econômico ecológico) IV – Reservas Ambientais

Art. 75. O percentual de vegetação a ser mantida em cada estado ou região, d e t e r m i n a d o p e l o Z E E , s e r á considerado pela soma das áreas protegidas em todas as suas categorias.

Art. 77. A proteção da vegetação ciliar em cada corpo hídrico e r e s e r v a t ó r i o a r t i f i c i a l s e r á determinada pelo órgão ambiental estadual, com base em estudos técnicos e deverá garantir o cumprimento das finalidades descritas em sua definição.

(12)

Art. 78. A faixa de vegetação ciliar determinada para cada corpo hídrico poderá ser alterada em áreas específicas mediante parecer de técnico devidamente habilitado a ser aprovado pelo órgão estadual competente.

Art. 80. A supressão de vegetação ciliar nativa protetora de nascentes ou corpos hídricos naturais poderá ser autorizada quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos necessários ao adequado aproveitamento socioeconômico da propriedade ou de utilidade pública ou interesse social, garantindo-se a viabilidade das atividades intrínsecas às áreas protegidas.

Parágrafo único. As atividades que somente tiverem como alternativa o uso de área de vegetação ciliar deverão ser devidamente licenciadas. Art. 85º § 2º As áreas denominadas Reserva Legal, criadas por força da Lei 4.771/65, já consolidadas na data desta Lei com cobertura florestal nativa existente, poderão ser descaracterizadas como tal após a definição do percentual mínimo de reservas ambientais no Estado pelo ZEE, sendo sua conversão de uso limitada pelas normas gerais do uso do solo local, ou utilizadas nos processos previstos neste artigo.

(13)

Art. 90. Serviços ambientais são serviços úteis oferecidos pelos ecossistemas para o homem, como a regulação de gases pela produção de oxigênio e seqüestro de carbono, conservação da biodiversidade, proteção de solos, regulação das funções hídricas, entre outros.

Art. 121. Entende-se por uso consolidado a atividade que esteja em desenvolvimento na data da publicação desta Lei.

Art. 122. Ficam mantidas as atividades consolidadas localizadas nas atuais APPs, exceto nos casos em que haja dano efetivo ao meio ambiente, comprovado por laudo de técnico habilitado. Art. 123. O art. 6º da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 6º. Para imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente observará:

I - a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas conseqüências para a saúde pública e para o meio ambiente;

II - os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental;

III - a situação econômica do infrator, no caso de multa;

IV – o bem causado ao ambiente pelo desenvolvimento da atividade ou empreendimento.

(14)

As punições exercidas aos que cometem crimes ambientais serão perdoadas pela reparação do dano ambiental.

(15)

“Lutar pelo verde,tendo a certeza de que sem o homem e mulher o verde não tem cor”- Paulo Freire

Iara Jaime de Pina

Primeiro Motivo

(16)

No artigo 1°, parágrafo 2°, o código traz a definição do que se entende por pequena propriedade ou posse rural familiar que engloba parâmetros de tamanho de propriedade de acordo com a realidade da cada região, haja vista que em cada localidade o tamanho mínimo de uma propriedade para o sustento familiar é diferente. E ainda engloba o parâmetro da mão-de-obra empregada nessas propriedades e a quantidade mínima de renda que deve ser proveniente da atividade agroflorestal ou extrativismo. Essa diversidade de parâmetros traz a essência da agricultura camponesa que não se baseia simplesmente no tamanho da propriedade baseado no módulo fiscal, mas na importância desses modos de vida na produção de alimentos e na manutenção da agro biodiversidade que existe em nosso país. Reafirmar essa importância e conceber benefícios a partir disso é uma forma de amenizarmos o envelhecimento do campo (já que o código reconhece que a mão-de-obra nessas propriedades deve ser essencialmente familiar) e aliarmos produção de alimentos e conservação de nossas riquezas naturais, ainda mais em um país que há 500 anos tem uma cultura preponderante baseada no agronegócio e na produção de commodities onde o êxodo rural trouxe e as demais conseqüências desse modelo de produção acarretaram em inúmeros problemas sociais no meio rural e urbano.

No que se refere às APP’s, o código permite à pequena propriedade ou posse rural familiar atividades de manejo agroflorestal sustentável que não descaracterizem a cobertura vegetal e não prejudiquem a função ambiental da área mediante aprovação do órgão ambiental competente (Artigo 4° e Artigo 1°, parágrafo 2°, V, b).

(17)

recomposição da reserva legal o código estabelece que o órgão ambiental competente deve apoiar tecnicamente a agricultura familiar (Artigo 44, parágrafo 1°).

Assim, fica claro que o código florestal permite à pequena propriedade ou posse rural grande flexibilidade quanto à adequação da propriedade. Não se trata, portanto, de se alterar a legislação ou modificá-la para que se alie produção de alimentos à conservação, mas de colocar o código que já existe em exercício e políticas públicas que de fato possibilitem condições materiais (créditos não retornáveis para a restauração florestal, implantação de sistemas agroflorestais, pagamento por serviços ambientais para os pequenos produtores, apoio e assistência técnica) para o agricultor familiar adequar sua propriedade.

Vale colocar que as resoluções do CONAMA destrincham melhor essas possibilidades para a agricultura e posse familiar e agricultura camponesa, por isso a necessidade de também conhece-lãs por se tratar de um complemento ao código.

Segundo Motivo

O Código Florestal Brasileiro, apesar de ser um marco legal reconhecido internacionalmente não é restrito de forma a ser um empecilho à agricultura do país, muito pelo contrário, à medida que estabelece parâmetros para a conservação deixa claro que existem inúmeras possibilidades de contorná-lo conforme a necessidade e mediante autorização do órgão competente.

(18)

APP em áreas urbanas também é possível a partir de um parecer técnico (Artigo 4, parágrafo 2°). Dentro das APPs também é permitido o acesso de pessoas e animais, caso não comprometa a regeneração e manutenção da vegetação (Artigo 4, parágrafo 7°).

O Código permite ainda o cômputo de APPs no cálculo do percentual de Reserva Legal, desde que não implique em conversão de novas áreas para o uso alternativo do solo, e quando a soma da vegetação nativa em área de preservação permanente e reserva legal exceder as porcentagens delimitadas para cada região (Artigo 16, parágrafo 6°).

Diversas atividades são permitidas com licença ou autorização do órgão ambiental responsável: Comércio de plantas vivas oriundas de florestas, ampliação do registro de pessoas físicas e jurídicas que extraem, industrializam e comercializam produtos e sbprodutos florestais, supressão , manejo e condução das florestas, formações florestais ou formações sucessoras– com exceção de APP e RL, emprego de fogo no manejo agropastoril ou florestal caso as peculiaridades locais demandem, compensar a reserva legal dentro e fora da mesma micro-bacia (Artigos 13°, 14°, 16°, 19°, 27°, 37-A e 44°).

Enfim, grande parte das atividades econômicas são possíveis a partir da licença do órgão ambiental. Ou seja, o código não proíbe estas, apenas exige que sejam regulamentadas.

Terceiro Motivo

O Código Florestal além de trazer parâmetros técnicos e jurídicos de conservação das riquezas naturais traz também a preocupação em processos educativos que englobem a questão ambiental e também a popularização desta questão a partir dos meios de comunicação. Ou seja, o código não é apenas um instrumento punitivo, mas traz a possibilidade de por meio dos processos educacionais a incorporação dessas riquezas para a manutenção vida.

(19)

Se o sistema educacional ainda não incorporou esses conteúdos, assim como as estações de rádio e televisão, não foi por ausência de leis que deliberassem sobre o tema, mas por falta de compromisso e fiscalização (principalmente no que diz respeito às empresas que detém os meios de comunicação de massa), de diálogo entre o Conselho Federal de Educação e o órgão Florestal Federal e de condições concretas (econômicas e estruturais) para a realização da Semana Florestal.

Quarto Motivo

O Código estabelece inclusive que o IBAMA deve zelar para que dentro de cada município onde haja atividade florestal baseada nas florestas plantadas deve haver área destinada à produção de alimentos básicos e pastagens (Artigo 46°). Como foi a problemática vivenciada em São Luiz do Paraitinga-SP onde as florestas plantadas passaram a ocupar áreas historicamente reservadas a manutenção da bacia leiteira da região pondo em risco a manutenção da mesma e dos pequenos agricultores que sobreviviam a partir dessa atividade, assim delimitou-se limites aos cultivos de florestas plantadas no município.

Ou seja, o código além de prever mecanismo de conservação ambiental trabalha de forma integrada para contribuir com a segurança alimentar das comunidades locais.

Quinto Motivo

A lei 4.771, apesar de ser única para todo território brasileiro, considera as peculiaridades de cada região haja vista a dimensão de nosso país. Notável nos diferentes percentuais de Reserva Legal de acordo com cada região, na possibilidade de manejo de fogo caso seja uma necessidade local, como já citado acima.

E também prevê ampliação e redução da reserva Legal pelo Ministério do Meio Ambiente ou pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, caso seja indicado pelo Zoneamento Ecológico Econômico - ZEE e pelo Zoneamento Agrícola (Artigo 16, parágrafo 5°).

(20)

Dessa forma fica claro que já temos uma legislação consolidada em nosso país que não se trata simplesmente de um marco proibitivo, mas de um instrumento que traz em si esclarecimentos técnicos, jurídicos e de cunho educativo. Ao mesmo tempo em que prevê peculiaridades locais e abre possibilidades para que cada região possa estabelecer alguns parâmetros locais. E também não se trata de um código que traz empecilhos à produção agropecuária do país, pelo contrário, privilegiam aqueles que historicamente garantiram a segurança alimentar de nosso país, os agricultores camponeses e familiares.

Assim, se temos um instrumento de regulamentação do uso dos recursos naturais reconhecido internacionalmente, não existe a demanda de alterá-lo ou modificá-lo, até porque não houve condições materiais de colocar esse código em prática e se não sabemos como seria tê-lo de fato em vigor, não há razões para mudanças. Não são leis que garantem a conservação de nossas florestas, mas medidas concretas que possibilitem a adequação das propriedades rurais e são justamente essas medidas que carecem para que o código seja efetivamente exercido na prática.

O que existe é a necessidade de um amplo programa de adequação das propriedades quanto código florestal. Que conforme a proposta dos movimentos sociais da Via Campesina envolve:

-Interromper a devastação florestal imediatamente e criar condições e prazos compatíveis para a adequação e regularização dos que estão em desconformidade com o Código, pois a maioria foi induzida a esta desconformidade por políticas do próprio Estado, vide o PAC e as políticas de colonização na década de 60;

-um programa amplo com créditos para reflorestar; constituir agroflorestas, sistemas agroflorestais e agrosilvipastoris para as pequenas propriedades ou posse rural familiar;

(21)

-Implantação imediata de um Programa de Pagamento por Serviços Ambientais no campo para os que preservarem matas, solo, agroflorestas, fontes e nascentes, rios, encostas, mangues, restingas e todo e qualquer serviço ambiental relevante no campo com pagamento mensal e permanente em valores de R$ 150,00 a R$ 400,00 por família (corrigidos anualmente pela correção do Salário Mínimo), de acordo com a situação de renda e da área ambiental protegida;

(22)

Quando se propõe uma alteração no Código Florestal Brasileiro que visa impedir o cultivo de espécies exóticas em áreas de Mata Atlântica, à primeira vista pode parecer uma decisão acertada, considerando-se que este tipo de intervenção pode acarretar uma série de desequilíbrios ecológicos inesperados.

Contudo, se levarmos em consideração o que pode significar esse impedimento para os agricultores de base ecológica que trabalham ou pretendem implementar alguma espécie de Sistema Agro-Florestal em suas propriedades, percebemos que pode ser uma determinação arbitrária que não leva em conta as especificidades de cada tipo de intervenção.

A prática de agricultura segundo as técnicas agroflorestais se mostra uma excelente alternativa para obtenção de recursos e geração de renda sem a necessidade de desmatar áreas de florestas nativas. Ainda se mostra como uma técnica de recuperação de áreas degradadas que visa uma evolução do sistema ao longo do tempo, permitindo que se recomponha a vegetação que protege o solo, atraindo animais silvestres, reestabelecendo o ciclo hidrológico, entre outros benefícios ambientais, ao mesmo tempo que não impede o produtor de obter renda nesse processo, renda que aumenta progressivamente à medida que se desenvolvem as culturas perenes de ciclo longo, que fornecem produtos de maior valor, com menor necessidade de manutenção do sistema.

(23)

das condições do local, através da fixação de nutrientes, incremento de matéria orgânica, descompactação do solo.

Os modelos de exploração do solo que hoje se desenvolvem plenamente no Brasil, utilizando espécies exóticas como o Eucalipto (Eucalyptus spp) em larga escala e em monocultivo, são causadores de grandes impactos ambientais e sociais, como a exaustão de mananciais, isolamento de fragmentos florestais, bem como a pressão sobre comunidades tradicionais para que abandonem seus territórios- como indígenas e quilombola, entre outros impactos.

(24)

E a luta segue organizada

com muita determinação

derrubando as cercas da morte

e o poder do tubarão

Nas mãos de quem nela trabalha

e o fim dessa concentração

pois ela sim é mão dos pobres

nesta causa nobre da revolução

(Zé Pinto).

E a luta segue organizada

com muita determinação

derrubando as cercas da morte

e o poder do tubarão

Nas mãos de quem nela trabalha

e o fim dessa concentração

pois ela sim é mão dos pobres

nesta causa nobre da revolução

Referências

Documentos relacionados

Calculamos os espectros de absor¸c˜ ao ´ optica da Doxiciclina considerando que a mesma estava nos meios: v´ acuo, acetona, sulf´ oxido de dimetilo, usando os funcionais LDA/P W C

A sistemática institucional para a avaliação da aprendizagem considera a participação do estudante na construção do próprio saber e nas atividades acadêmicas programadas para

O candidato deverá solicitar as devidas adaptações, com a indicação das condições diferenciadas de que necessita, no prazo de antecedência de até 72 horas a contar da

O corpus selecionado foram dois episódios do documentário Globo Repórter e essa escolha deveu-se pelo fato de o gênero já ter sido analisado descritivamente no projeto

Os resultados referentes a produção de matéria seca co- mo indicadora de crescimento entre os tratamentos utilizados estão na Tabela 1.. Sulphur deficiency in decidous

Porém podemos dizer que, as v árias formas de inovação fomentadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação no mundo e na europa têm contribuído

14.1 O preenchimento das vagas previstas para o primeiro semestre de 2019 e para o segundo semestre de 2019 de cada curso obedecerá à ordem de classificação dos candidatos

(Que não tinha medo de seus inimigos, pois Deus estava perto dele.) Jesus é também o Pastor de vocês; Ele os salva de Satanás.. Que boas-novas maravilhosas, não