• Nenhum resultado encontrado

Análise sobre o conhecimento e percepção dos colaboradores quanto a Segurança do Trabalho na Construção civil da Usina Hidrelétrica SinopMT Analysis on the knowledge and perception of employees as the Occupational Safety in the Hydroelectric Power Plant o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Análise sobre o conhecimento e percepção dos colaboradores quanto a Segurança do Trabalho na Construção civil da Usina Hidrelétrica SinopMT Analysis on the knowledge and perception of employees as the Occupational Safety in the Hydroelectric Power Plant o"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Análise sobre o conhecimento e percepção dos colaboradores quanto a Segurança do

Trabalho na Construção civil da Usina Hidrelétrica Sinop/MT

Analysis on the knowledge and perception of employees as the Occupational Safety in

the Hydroelectric Power Plant of Construction Sinop/MT

Everton Gustavo Prá1, Sylvia Karla Ferreira dos Santos2.

Resumo: Mais de 60% da energia elétrica produzida no Brasil advem de usinas hidrelétricas, as quais são obras de grande porte e que englobam várias áreas da engenharia. Nesse ambiente um setor muito importante é o de segurança do trabalho, o qual é responsável em diagnosticar os riscos e evitá-los. Atualmente no Mato Grosso estão em fase de construção seis usinas hidrelétricas, sendo uma delas objeto de estudo deste trabalho a Usina Hidrelétrica de Sinop, tendo como objetivo principal analisar o conhecimento que os colaboradores da construção civil possuem a respeito da segurança do trabalho. Utilizou-se a metodologia bibliográfica, associada a pesquisa descritiva e visitas a campo. Para tanto foi aplicado um questionário aos colaboradores de campo da construção civil, contendo 11 perguntas fechadas, relacionadas aos conceitos apresentados. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os funcionários têm conhecimentos dos principais conceitos relacionados à Segurança do Trabalho, apresentando um alto percentual de respostas corretas obtidas nas perguntas contidas do questionário.

Palavras-chave: usina hidrelétrica; engenharia de segurança; riscos; obras.

Abstract: More than 60% of the electricity produced in Brazil comes from hydroelectric plants, which are major works which cover various areas of engineering. In this environment a very important sector is the occupational safety, which is responsible for diagnosing the risks and avoid them. Currently in Mato Grosso are under construction six hydroelectric plants, one of which object of study of this work Hydroeletrctric Power Plant Sinop, with the main objective to analyze the knowledge that employees of construction have about safety. We used the literature methodology, coupled with descriptive research and field visits. To this end a questionnaire was applied to the construction field employees, containing 11 closed questions, related to the concepts presented. From the results obtained, it is concluded that employees have knowledge of the main concepts related to Safety, presenting a high percentage of correct answers obtained from the questions on the questionnaire.

Keywords: hydroelectric power plant; safety engineering; risks; construction.

1 Introdução

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL (2015), hoje o Brasil dispõe de cerca de 62,50% da energia elétrica produzida através de usinas hidrelétricas, as quais são obras de grande porte e que envolvem vários setores da engenharia, seja ela civil, elétrica, mecânica, ambiental, florestal, entre outras. Estão ativas 201 Usinas Hidrelétricas - UHE, produzindo 84,778 GW de energia elétrica. Neste ano de 2015, onze Usinas Hidrelétricas estão em fase de construção, e quatro em fase de projeto. Através do Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, existem atualmente em construção seis usinas hidrelétricas no Estado do Mato Grosso, juntas elas terão 3.636 MW de potência instalada. São obras gigantescas, os quais os trabalhadores estão expostos a riscos e acidentes no canteiro dessas obras.

Tais riscos podem levar a acidentes podendo ocorrer por vários motivos, sendo eles, classificados em: típicos, atípicos ou trajeto. Tendo causas como: condições inseguras, atos inseguros, fator pessoal de segurança, força maior, entre outros. Dentro os riscos

e suas causas, os acidentes que mais ocorrem na

construção civil são quedas, choques e

soterramentos.

As Normas Regulamentadoras - NR estão disponíveis para melhorar os ambientes de trabalho e trazer mais segurança ao trabalhador, visto que percebendo que o local é seguro o colaborador consegue realizar suas tarefas com mais confiança e sendo executada com melhor precisão.

O número de acidentes no trabalho vem aumentando ao longo dos anos, segundo o Tribunal Superior do Trabalho, em 2013 ocorreram 559.081 acidentes,

dentre esses 2.797 resultaram na morte dos

acidentados.

Dados fornecidos pelo Ministério da Previdência Social mostram que no estado do Mato Grosso em 2013 ocorreram 13.920 acidentes do trabalho, sendo que no mesmo período no município de Sinop – MT foram 684 acidentes, cinco destes acidentes os trabalhadores vieram a óbito, esses números de mortes teve um aumento de 150% se comparado ao ano de 2012, que teve duas mortes por acidente de trabalho (MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, 2014).

A Usina Hidrelétrica de Sinop está localizada entre os municípios de: Sinop, Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte e Sorriso. Terá a potência instalada de 400 MW, e segundo a Companhia Energética de Sinop, a obra irá gerar mais de 3000 empregos diretos em seu pico da obra (CES 2013).

Todos esses trabalhadores estão sujeitos a acidentes, portanto é de extrema importância esse tipo de investigação, para que os profissionais e empresas terceirizadas atuantes na obra, venham a fazerem uma auto avaliação do seu sistema de gestão de

1 Graduando em Engenharia Civil, UNEMAT, Sinop - MT,

Brasil, egustavopra@gmail.com

2 Mestre, Professora Contratada, UNEMAT, Sinop - MT,

(2)

segurança e encontrem métodos de melhoramento em seus planejamentos, visando sempre o acidente zero.

Pela grandiosidade da obra, é muito importante que haja instrução para os trabalhadores sobre a segurança do trabalho, pois uma vez que, um funcionário afastado por doença ou acidente gera encargos para a empresa, atraso no andamento da obra e afeta diretamente a autoestima de outros funcionários, tudo influenciando no curso da obra e custos.

Nesse contexto, será avaliado o conhecimento dos colaboradores do setor da construção civil à respeito da Segurança do Trabalho na Usina Hidrelétrica Sinop/MT e sistema de gestão do setor para realização da Integração dos mesmos.

2 Fundamentação teórica

2.1 Usina Hidrelétrica de Sinop - MT

Segundo Schreiber, (1977), o Brasil é um país com uma grande capacidade energética:

“De acordo com investigações e inventários realizados

em algumas regiões, e avaliações em outras, pode-se afirmar que o Brasil dispõe, falando-se em números redondos. De um potencial hidrelétrico de aproximadamente 150 milhões de quilowatts. Dos quais 80 milhões foram verificados com base em estudos energéticos e 70 milhões avaliados. Menos

de 10% desse potencial está aproveitado”

(SCHREIBER, 1977).

Tabela 1. Produção de Energia no Brasil

Fonte: Adaptado de ANEEL, 2015.

Desse potencial de aproximadamente cento e cinquenta GW o Brasil produz apenas oitenta e quatro GW anualmente (ANEEL, 2015), um aumento considerável desde os inventários realizados, contudo a produção ainda é reduzida, e devido a esse problema a criação de novas usinas vem se tornando realidade.

Com a construção da Usina Hidrelétrica de Sinop, cerca de um milhão e meio de pessoas serão abastecidos (CES, 2013), ela será capaz de produzir quatrocentos MW, contudo por ser uma obra de grande porte, irá gerar cerca de três mil empregos diretos (Estudo Impacto Ambiental/Relatório Impacto Ambiental), com isso a questão de segurança e integridade do funcionário tende a ser questionada. A usina está com prazo de execução previsto para quatro anos e meio. No seu primeiro ano de execução serão feitos as instalações do canteiro de obras, ensecadeira da margem à direita, escavações e tratamento das fundações, o que ocasionará uma grande movimentação de terra.

2.2 Acidentes

De acordo com o Art. 19 da Lei nº 8.213/91 “acidente

de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho(BRASIL, 1991).

Figura 1: Cadeia do Acidente. Fonte: Adaptado de Zocchio, 1971.

Acidente de trabalho ocorre devido a uma série de fatores, que somados culminam com o fato, esses fatores podem ser tanto um ato inseguro ou uma condição insegura do local de trabalho.

A questão de acidente de trabalho decorrido de ato inseguro pode ser de diversas causas, tais como, improviso, inaptidão para o trabalho, preocupação, emoção, exibicionismo, a não utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, sendo tanto atos consequentes como inconsequentes. Outro fator que ocasiona diversos acidentes são as condições inseguras do local de trabalho, onde a empresa acaba por não prestar equipamentos e meios de serviços adequados, tais como falta de

EPI’s, equipamentos com mau funcionamento,

instalações elétricas sem estarem devidamente isolados os componentes de força, ferramentas inadequadas, falta e má organização do espaço. Esses fatores estando ou não ligados, ocasionam acidentes no meio de trabalho, dentre essas causas, todas afetam o psicológico do acidentado e dos demais trabalhadores, uma vez que quando alguém se machuca a alto estima de todos diminui, propiciando para a ocorrência de novos acidentes.

Na tabela 2 são apresentadas as estatísticas dos anos de 2012 e 2013 em relação aos acidentes de trabalho ocorridos.

Tabela 2. Estatistica de acidentes de trabalho

Fonte: Adaptado de Ministério da Previdência Social, 2014.

2.3 Prevenção de Acidentes

“Segurança do trabalho é o conjunto de medidas

técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condição insegura do ambiente quer instruindo ou TIPO QUANTIDADE POTÊNCIA OUTORGADA (KW) POTÊNCIA FISCALIZADA (KW) %

CGH 496 324.546 326.443 0,24

EOL 266 5.966.761 5.862.249 4,3

PCH 477 4.827.148 4.797.722 3,52

UFV 317 19.179 15.179 0,01

UHE 201 87.308.965 84.778.838 62,2

UTE 2453 40.016.501 38.522.724 28,26

UTN 2 1.990.000 1.990.000 1,46

TOTAL 4212 140.453.100 136.293.155 100

EMPREENDIMENTOS EM OPERAÇÃO

2012 2013 2012 2013 2012 2013 2012 2013

BRASIL 713.984 717.911 546.222 559.081 167.762 158.830 2.768 2.797

MATO GROSSO 13.372 13.920 9.888 10.701 3.484 3.219 115 111

SINOP 587 684 585 684 2 - 2 5

SEM CARTEIRA DE TRABALHO REGISTRADA

ÓBITO TOTAL

COM CARTEIRA DE TRABALHO REGISTRADA

Estatísticas de acidentes do trabalho 2012/2013

(3)

convencendo pessoas na implantação de práticas

preventivas” (ZOCCHIO, 1971, pag. 19).

Devido ao tamanho e tipo de obra que se realiza, é impossível conseguir um método eficaz que possa ser usado em todas, garantindo a integridade e saúde do trabalhador, contudo pode-se planejar com certos cuidados para que os riscos diminuam.

“Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas a Segurança e Medicina do

Trabalho” (Portaria N .° 3.214, 1978).

Para ajudar na prevenção de acidentes de trabalho, passou-se a executar Normas Regulamentadoras (NR), as quais passaram a diminuir significativamente os acidentes ocorridos (NR 2, 1978).

“Basicamente toda obra requer um planejamento,

contudo os planejamentos variam de obra para obra, portanto o programa deve ser adaptado, ao tipo de

obra e meio onde se executa a obra” (SAAD, et. al. 1981).

Para a avaliação desta obra será utilizadas algumas Normas Regulamentadoras, se tratando de uma Usina Hidrelétrica (UHE), será utilizado a NR 5, NR 6, NR 9, NR 18.

2.3.1 Normas regulamentadoras

2.3.1.1 NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como intuito a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo a integridade física saúde do trabalhador (NR 5).

“A CIPA e os trabalhadores constituem outros

contatos importantes, cuja principal finalidade deve ser a de disseminar a mentalidade de segurança nos

ambientes de trabalho e consolidar, nos

trabalhadores, o verdadeiro sentido e objetivos da Comissão Interna para Prevenção de Acidentes e da

prevenção de acidentes do trabalho” (ZOCCHIO,

1971, pag.29).

Segundo a NR 5, a CIPA é composta por membros da organização empregador e dos empregados, tendo duração de um ano, após são feitas novas votações. Dentre as varias atribuições que a CIPA terá, algumas das mais importantes serão citadas abaixo:

-Identificar riscos; -Elaborar mapa de riscos;

-Elaborar um plano de trabalho para prevenir problemas de segurança e saúde no trabalho;

-Participar da implementação de um controle de prevenção de riscos;

-Realizar vistorias no ambiente de trabalho; -Verificar o cumprimento das metas fixadas; -Divulgar e executar as NR.

2.3.1.1.1 Mapa de Risco

Feito pela CIPA, o mapa de risco possui como finalidade a fácil visualização dos possíveis riscos existentes nos locais de trabalho, destacando-os por

meio de círculos, e cores. Mapa de risco deve ser de fácil visualização e fixado em lugares acessíveis a todos, para que desse modo possa contribuir para a segurança (NR 5, 1978).

Primeiro faz se o levantamento dos possíveis locais com algum tipo de risco, após feito o levantamento, define-se a gravidade dos riscos, e por fim monta-se o croqui dos riscos em uma empresa/canteiro (NR 5, 1978).

Na figura 2 tem os riscos separados por grupos, a identificação de cada grupo é feito pela cor, para melhor entendimento do mapa de risco.

Figura 2: Grupo de Risco. Fonte: Adaptado de SESI, 2005.

“Quanto às empresas de construção civil, os mapas

de cada obra podem ser feitos por fase, fundações, concretagem, acabamento, etc. porque cada uma envolve pessoal e riscos diferentes. Andares iguais de um prédio podem ser representados por um mesmo

mapa padrão”(Santos, 2008, pag. 29).

2.3.2 NR 6 – Equipamento de Proteção Individual

A Portaria nº 25 da Secretaria de Inspeção do Trabalho de 15 de outubro de 2001 define:

“Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no

trabalho”.

É de responsabilidade de o empregador fornecer o EPI necessário para cada função, já o trabalhador tem como responsabilidade fazer o uso do equipamento a ele disponibilizado, e a CIPA deve fiscalizar se estes equipamentos estão sendo utilizados de forma correta. (NR 6, 1978).

(4)

São vários tipos de EPI que existem, todos com uma função específica de proteger algum local do corpo humano, na tabela a seguir tem-se alguns dos EPI utilizados e qual parte do corpo eles podem prevenir os acidentes. A tabela 3 mostra a lista de equipamentos que devem ser utilizados para proteção.

Tabela 3. Equipamentos de Proteção Individual

Fonte: Adaptado de Ministério do Trabalho e Emprego, 2001.

Constata-se que existem vários EPI, por isso é de grande importância que cada função exercida receba o EPI necessário para prevenção de acidentes.

2.3.3 NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos

Ambientais

“Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da

integridade dos trabalhadores, através da

antecipação, reconhecimento, avaliação e

consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a

proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

(PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994, Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho) Qualificar e quantificar os riscos ambientais são alguns dos objetivos que esse programa tem. O PPRA deve ser elaborado pela empresa e ser utilizado para assegurar a saúde e integridade física e psicológicas

dos colaboradores. “Para efetivamente reduzir os

inaceitáveis índices de acidentes e doenças do trabalho no País, é preciso agir com competência técnica e de maneira regular em cada ambiente laboral” (GOMES, et.al. 2013, pag. 3).

Os riscos ambientais podem ser físicos, químicos ou biológicos, e variam em função do tempo de exposição, da natureza do agente, da intensidade e da concentração.

Riscos ambientais causados por agentes físicos podem ser: ruído, vibrações, radiação (ionizante e não

ionizante), temperaturas extremas, pressões

anormais. Riscos ambientais acarretados por agentes químicos são compostos que penetram no organismo pela via respiratória, através da pele ou ainda por ingestão. Agentes biológicos que causam riscos ambientais são bactérias, fungos, vírus, entre outros (NR 9, 1978).

A estrutura do PPRA deverá conter: planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratégia e metodologia de ação; forma

do registro, manutenção e divulgação dos dados;

periodicidade e forma de avaliação do

desenvolvimento do PPRA (NR 9, 1978).

O PPRA deve ser revisto sempre que preciso, ou no mínimo uma vez ao ano, para serem feitas as mudanças necessárias, avaliação do programa e estabelecimento de novas metas (NR 9, 1978).

2.3.4 NR 18 – Programa de Condições do Meio

Ambiente de Trabalho

O Programa De Condições do Meio Ambiente de

Trabalho – PCMAT tem como objetivo uma serie de

medidas a serem adotadas no decorrer da obra a fim de, planejar e incentivar a implementação de meios de controle e prevenção de segurança, nas condições e no meio de trabalho (NR 18, 1978).

Segundo a NR 18, o PCMAT é obrigatório com em locais com mais de 20 trabalhadores, e baseia-se nas exigências da NR 9, onde se planeja metas para a diminuição de riscos, executa-se e avalia o andamento.

Contudo o PCMAT deve ser alterado caso ocorra alguma mudança na obra, sendo mudanças de cronogramas, a utilização de novas tecnologias, alterações de projetos entre outras (SESI, 2005). A NR 18 cita os documentos necessários para o PCMAT:

Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho, e suas respectivas medidas.

Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas da execução da obra; Especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas.

Cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT.

Layout inicial do canteiro da obra, contemplando inclusive, a previsão do dimensionamento das áreas de vivência.

Programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

O PCMAT por ser um PPRA mais detalhado traz normas de segurança mais especificas em relação à construção; como a UHE Sinop é uma obra que no seu primeiro ano será apenas escavações e execução do canteiro, será destacado as mais importantes: O local deve ser previamente limpo, retirando e escorando o que for necessário (NR 18, 1978). Os serviços que envolvam movimentação de terra devem possuir um responsável técnico legal (NR 18, 1978).

“Taludes com profundidade superior a um metro e

setenta e cinco centímetros devem ser propriamente

escorados com estruturas” (NR 18, 1978).

As escavações dever ter sinalizações de advertência, e isolamento da área que está sendo executada a mesma, (NR 18, 1978).

Cabeça Olhos/ Face Audição Respiratória Tronco Membros superiores Membros inferiores

Corpo Inteiro Macacão; vestimenta Óculos; protetor facial; máscara de solda

Protetor auditivo Respirador purificador Vestimentas; colete a prova de balas (vigilantes)

Luvas; creme protetor; manga; braçadeira; dedeira

Calçado; meia; perneira; calça EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Partes do

corpo EPI

(5)

Qualquer escavação só poderá ser executada com a autorização do engenheiro responsável (NR 18, 1978).

3 Materiais e métodos 3.1 Área de estudo

O estudo foi realizado no canteiro da obra da Usina Hidrelétrica de Sinop, a qual fica situada às margens

da BR 163 a 11º 16’ 00” sul e 55º 27’ 00’ oeste (Figura 3). No momento da visita a obra contava com cerca de 2000 colaboradores, os quais estavam trabalhando em varios setores da obra.

Figura 3: Localização da UHE Sinop. Fonte: CES, 2013.

3.2 Metódos

Para a realização da pesquisa foram utilizados os seguintes métodos:

O método hipotético-dedutivo, a forma pela qual esta pesquisa é abordada, parte de uma hipótese e, pelo processo de inferência dedutiva, verifica-se a validade dos fenômenos descritos pela mesma, através da NR´s regulamentadoras de segurança em obras de construção civil.

O método monográfico constitui-se como o modo procedimental desta pesquisa. Consiste em um estudo profundo que pode ser representativo de muitos outros casos semelhantes.

A parte prática de coleta de dados desta pesquisa foi realizada por meio de uma documentação direta, mais precisamente através da técnica de observação direta extensiva mediada por um questionário, que foi

distribuido in loco com os colaboradores, entre

diversos setores da obra na construção civil. O questionário utilizado foi elaborado com 11 perguntas, relacionadas diretamente aos treinamentos e instruções oferecidos pela empresa, consciência do colaborador em relação aos tipos de riscos, as possiveis condiçoes inseguras no ambiente de trabalho e a prevenção visando garantir a segurança no canteiro de obras da Usina Hidreletrica de Sinop. Este questionário foi aplicado a 20 colaboradores, nos quais eram mecânicos, armadores, eletricista, socorristas, auxiliar de mecânico, encarregado de almoxarifado, motorista, operadores de máquinas, entre outros.

Em meio ao canteiro foi feita uma análise visual, como forma avaliação para encontrar os possíveis locais com maiores riscos de acidente de trabalho, e também a em relação ao uso de equipamentos de

proteção, junto a isso foram feitas as análise das informações dos acidentes de trabalho, e dos treinamentos ofertados aos colaboradores, obtidas junto a ouvidoria da empresa responsável pela obra. Todos os dados colhidos foram avaliados em formas de gráficos.

4 Apresentação e análise dos resultados

Participaram da pesquisa 20 colaboradores. Os resultados obtidos através do questionário serão mostrados a seguir:

Na figura 4 está mostrando o resultado da questão 01

– Já sofreu algum acidente de trabalho durante o

periodo de trabalho na UHE – Sinop? Se sim, qual foi

o acidente?

Figura 4: Resultado da questão 01. Fonte: Próprio Autor, 2015.

De acordo com as respostas obtidas para essa

pergunta pode-se perceber que nenhum dos

entrevistados sofreu acidente nesta obra. Sendo que

na visita in loco observou-se que todos os

colaboradores usavam o EPI, e entendem que por ser uma obra de grande porte, há risco em todos os lugares, e eles têm consciência dos prejuízos que podem ocorrer caso algum colaborador se acidente. Além da fiscalização constante do Engenheiro de Segurança e Técnicos da Segurança no local.

A figura 5 demostra o resultado das questões 02, 03 e 10, respectivamente: Você conhece os riscos de acidente no seu ambiente de trabalho? Você se sente seguro no seu ambiente de trabalho? A empresa forneceu todos os equipamentos necessário de proteção?

Figura 5: Resultado das questões 02,03 e 10. Fonte: Próprio Autor, 2015.

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Não Sim

0% 20% 40% 60% 80% 100%

(6)

medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados (BRASIL, 1977).

Foi observado in loco e conversa com o Engenheiro

de Segurança responsável, que em consonância com as respostas obtidas a empresa cumpre com o seu dever de distribuir os EPI´s, de oferecer treinamentos, incentivando para que todos tenham consciência e preocupação mostrando os riscos possíveis do canteiro de obra, então todos os colaboradores dizem se sentir seguros no ambiente de trabalho, já que todas as medidas para evitar os acidentes são tomadas e através dos treinamentos oferecidos aos colaboradores, eles podem afirmar que conhecem os possíveis riscos de acidente no canteiro da obra, além de usar os equipamentos de proteção EPI´s corretamente.

Na figura 6 pode-se observar a placa de atenção e o colaborador devidamente equipado. O canteiro da obra apesar de ser extenso, há em toda parte placas de alerta e orientação em relação ao uso de equipamentos de proteção.

Figura 6: Placa de alerta no canteiro da obra. Fonte: Acervo Pessoal, 2015.

Na figura 7 tem-se o resultado da questão 04 - Em sua opinião, qual é o lugar mais perigoso dentro do canteiro de obras?

Figura 7: Resultado da questão 04. Fonte: Próprio autor, 2015.

A figura 7 demonstra que 20% dos colaboradores entrevistados consideraram que todos os lugares da obra oferecem risco, visto que risco não depende somente do local, mas também de fatores pessoais. Outros 20% não souberam responder, qual o local mais perigoso. Dos locais como sendo mais perigoso como resposta, a casa de força obteve 30% das

respostas, por ser um local que abriga vários dispositivos elétricos em que é comum ser considerado um local mais perigoso.

Em todos os serviços executados em instalações

elétricas devem ser previstas e adotadas,

prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicável, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, além de curso, capacitação e autorização da empresa para os aptos e qualificados para esse setor (NR 10,1978).

A figura 8 está demonstrando o resultado da questão 05 - Cada colaborador cobra do colega o uso do equipamento de proteção individual?

Figura 8: Resultado da questão 05. Fonte: Próprio autor, 2015.

“A prevenção de acidentes é, necessariamente, um

trabalho de equipe. Ela pode ser praticada eficientemente em qualquer empresa, desde que seja

obedecido um esquema de atribuições e

responsabilidades para cada membro da firma. Assim, os resultados desejáveis serão mais facilmente

atingidos” (ZOCCHIO, 1971, pag. 25).

A partir dos dados observados na figura 8, nota-se essa preocupação constante com 80% dos entrevistados, porém 20% dos colaboradores responderam que não cobram dos colegas o uso de EPI, sendo necessário uma revisão dos conceitos por parte desses colaboradores.

A Figura 9 explana o resultado da questão 06 - Você acha que a empresa forneceu treinamento adequado?

Figura 9: Resultado da questão 06. Fonte: Próprio autor, 2015.

Apenas 5% dos colaboradores acreditam que a

empresa deveria fornecer mais treinamento,

percebendo que pela maioria dos entrevistados a empresa é responsável e fornece treinamentos aos

0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35%

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Não Sim

0% 20% 40% 60% 80% 100%

(7)

colaboradores. Onde dentro do canteiro da obra foi implantado um local destinado a esse fim, como pode ser visto na Figura 10.

Figura 10: Centro de Treinamento. Fonte: Próprio autor, 2015.

Na figura 11 é mostrado o resultado da questão 07 - Você conhece o significado e a funções que a CIPA deve exercer?

Figura 11: Resultado da questão 07. Fonte: Próprio Autor, 2015.

Apenas 15% dos colaboradores entrevistados responderam não conhecer as funções que a CIPA deve exercer.

Uma função muito importante executada pela CIPA é segundo a NR 5: elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas

de segurança e saúde no trabalho, com estudo in

loco, além de todos os integrantes serem

colaboradores e estarem diretamente ligados aos trabalhos desempenhados, tendo dessa forma uma visão diferenciada dos problemas enfrentados dia a dia.

A figura 12 mostra o resultado da questão 08 - Você acha importante o papel da CIPA na prevenção dos acidentes de trabalho?

Figura 12: Resultado da questao 08. Fonte: Próprio Autor, 2015.

De acordo com a figura 12, 90% dos colaboradores acreditam e acham importante que a CIPA desempenhe sua função de prevenir os acidentes, disseminando informações e identificando os riscos. Na figura 13 está mostrando o resultado da questão 09 - A CIPA fiscaliza os ambientes de trabalho?

Figura 13: Resultado da questão 09. Fonte: Próprio Autor, 2015.

Na figura 13, apresenta-se que 25% dos colaboradores responderam que a há uma falha na fiscalização dos ambientes de trabalho pela CIPA. Segundo Zocchio (1971), isso se dá, pois os membros da CIPA são trabalhadores e tem atribuições para realizar, e a função de fiscalizar não é a principal, portanto eles devem conseguir sincronizar as funções de modo que consigam realizar as fiscalizações no dia a dia do ambiente de trabalho.

A figura 14 demonstra o resultado da questão 11 - O que você acha que poderia melhorar em relação à segurança do trabalho?

Figura 14: Resultado da questão 11. Fonte: Próprio Autor, 2015.

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Não Sim

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Não Sim

0% 20% 40% 60% 80%

Não Sim

(8)

A figura 14 demonstra que 50% dos colaboradores entrevistados entendem que a empresa cumpre com as normas de segurança do trabalho e se preocupa com a integridade física e mental dos seus colaboradores.

Os outros 50% dos colaboradores fizeram algumas sugestões que podem acrescentar no incentivo a segurança no ambiente de trabalho.

Aos quais 15% responderam que a empresa deve fazer com mais frequência o Dialogo Diário de Segurança (DDS), podendo dessa forma interagir mais constantemente sobre assuntos de segurança dos mesmos; outros 15% disseram que a empresa deve disponibilizar mais cursos e treinamentos para que eles possam aprimorar seus conhecimentos assim trabalhando com mais segurança; 10% respondeu que se melhorar o sistema de comunicação dentro do canteiro de obras, deve melhorar também a segurança do trabalho; e 10% responderam que devem ser feitas mais cobranças aos colaboradores que negligenciam as normas de segurança do trabalho.

5 Conclusão

Este estudo teve como finalidade analisar a conduta da empresa e dos colaboradores diante a segurança do trabalho na obra da UHE Sinop.

A empresa foi analisada ante os projetos de

capacitação e treinamentos oferecidos aos

colaboradores, e os colaboradores foram analisados sobre o conhecimento do ambiente de trabalho levando em consideração os riscos que uma obra desse porte pode oferecer.

Os resultados foram satisfatórios, pois a empresa investe em treinamentos e orientação aos seus colaboradores. Já os colaboradores tem percepção dos prejuizos que podem ser causados caso sofram acidentes de trabalho, tanto para eles próprios quanto para empresa.

A metade dos colaboradores entrevistados disse que a empresa oferece treinamentos suficientes e alguns casos disseram que a empresa deve oferecer mais treinamentos, a fim de que os colaboradores se tornem mais seguros para realizar suas funções. Pode se concluir que os colaboradores sabem da importâcia do uso dos equipamentos de proteção para preservação da própria vida, visto que pela extensão do canteiro de obras, qualquer lugar torna-se inseguro, e são as atitudes dos próprios colaboradores que podem mudar isso.

Agradecimentos

Agradeço a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de poder cursar Engenharia Civil. Agradeço aos meus pais, pela educação que puderam me proporcionar e pela minha formação de caráter. Agradeço a minha orientadora MSc. Sylvia Karla pelo tempo e ajuda dedicado para a conclusão deste trabalho.

E agradeço em especial a minha namorada e acadêmica, Gabriely G. Melo, pela dedicação e tempo para que esse trabalho fosse concluído, e pelo apoio quando mais precisei.

Referências

ANEEL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Banco de Informação de Geração.

Disponível em:

<http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/ capacidadebrasil.cfm>. Acesso em: 06 de abril. 2015. BRASIL. Lei Nº 8213 de 24 de Julho de 1991. Art. 19.

Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.ht m>. Acesso em: 09 de maio. 2015.

______. Lei Nº 6514 de 22 de setembro de 1977. Art.

166. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6514.htm#a rt164> Acesso em: 12 de outubro. 2015.

CES. COMPANHIA ENERGÉTICA DE SINOP.

Empreendimento – Características. 2013 Disponível

em: <http://www.uhesinop.com.br/empreendimento>. Acesso em: 08 de abril. 2015.

EPE. EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA.

Relatório de Impacto Ambiental – RIMA UHE Sinop.

2010. 84 p

GOMES, J. S., et. Al. Estudo para Implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais na Usina Hidrelétrica de Itatinga. Revista Dom Domênico

– Revista Eletrônica de Divulgação Cientifica da

Faculdade Dom Domênico, Guarujá – São Paulo, 7ª

ed. Ago. 2013.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Resultados da Fiscalização em Segurança e Saúde

no Trabalho – Brasil 2014. Disponível em:

<http://portal.mte.gov.br/seg_sau/resultados-da- fiscalizacao-em-seguranca-e-saude-no-trabalho-brasil-2010.htm>. Acesso em: 08 de abril. 2015. ______. Norma Regulamentadora 02: Inspeção Prévia. Brasília, 1978.

______. Norma Regulamentadora 05: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Brasília, 1978. ______. Norma Regulamentadora 06: Equipamento de Proteção Individual. Brasília, 1978.

______. Norma Regulamentadora 09: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Brasília, 1978. ______. Norma Regulamentadora 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Brasília, 1978. ______. Norma Regulamentadora 18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília, 1978.

______. Portaria Nº 3.214, de 08 de Junho de 1978.

______- SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO

TRABALHO. Portaria Nº 25, DE 15 DE OUTUBRO DE 2001.

______. SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Portaria Nº 25, de 29 de Dezembro de 1994.

MINIISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Subseção

D – Acidentes de Trabalho segundo o Munícipio.

2014. Disponível em:

(9)

PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO. Dados Nacionais dos

Acidentes do Trabalho. Disponível em:

<http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/dados-nacionais>. Acesso em: 06 de abril. 2015.

SAAD, E. G., et. Al. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho; textos básicos para estudantes de engenharia. São Paulo, Fundacentro. 1981. 547 p.

SANTOS, J. Introdução a Engenharia de Segurança, Mapa de Risco. Centro Universitário Santo André. São

Paulo, 2008. Disponível em:

<http://www3.fsa.br/localuser/Producao/arquivos/map aderisco.pdf>. Acesso em: 10 de maio. 2015

SCHREIBER, G.P. Usinas Hidrelétricas. São Paulo, Edgard Blucher, 1977.

SESI. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA; SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Dicas de Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho. 2005. 68 p. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_12 27209981.pdf>. Acesso em: 09 de maio 2015.

Imagem

Figura  1:  Cadeia  do  Acidente.  Fonte:  Adaptado  de  Zocchio, 1971.
Figura 2: Grupo de Risco. Fonte: Adaptado de SESI, 2005.
Tabela 3. Equipamentos de Proteção Individual
Figura  4:  Resultado  da  questão  01.  Fonte:  Próprio  Autor, 2015.
+3

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Esse resultado justifica o presente trabalho, cujo objetivo é analisar a formação de soluções na fase sólida, para os sistemas binários: ácido láurico + ácido mirístico e

Do amor,&#34; mas do amor vago de poeta, Como um beijo invizivel que fluctua.... Ella

parado, que de culpas noíTas nno cubris com eíTa Capa, mas que affeitos voiTos não defeubris! Oh como eilais amorofo quando mais injuriado,qucdiuinamente mudais as afron­ tas

Outro dos importantes funcionalistas ingleses e que trabalhare- mos em outra aula, é Radcliffe-Brown. Diferente de Malinowski, que se utiliza muito de explicações psicológicas,

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for