• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Planos de Ensino

Educação Física

2015

Organização

Direção de Ensino:

Marina Guazzelli Soligo

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental SÉRIE: 1º ano séries iniciais

PROFESSOR: Ana Gabriela Pinheiro DISCIPLINA: Educação Física ANO LETIVO: 2014

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Participar da construção das normas e regras de convivência; - Atender prontamente as solicitações do professor;

- Demonstrar envolvimento ativo nas propostas de atividades criativas; - Diferenciar peso e estatura, depois da análise antropométrica; - Participar de brincadeiras ao ar livre;

- Participar de brincadeiras cantadas;

- Perceber o próprio corpo e as alterações biológicas provocadas pelo esforço físico; - Construir brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos através de brinquedos reciclados; - Exercitar atividades motoras através da dança;

- Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;

- Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas; - Participar dos jogos das olimpíadas do colégio.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Normas de convivência,

- Interação social, - Análise antropométrica, - Percepção e esquema corporal, - Percepção espaço-temporal, - Expressão corporal, - Habilidades de Locomoção, - Habilidades de Manipulação, - Padrão Motor Inicial, - Padrão Motor Elementar.

- Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,

- Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos, - Dança Escolar,

- Brincadeiras de roda,

- Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos, - Olimpíadas do Colégio de Aplicação.

3. REFERÊNCIAS

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez. (Coleção Magistério 2º grau - Série formação do professor).

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender - o resgate do jogo infantil. São Paulo: moderna, 1996.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2003.

(3)

Motrivivência: O jogo e o brinquedo na educação Física. Florianópolis, 8 (9).

GUEDES, Maria Hermínia de Souza. Oficina da Brincadeira. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

MARQUES, R.M.; et all. Crescimento e Desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. II Altura e Peso. SP: Ed. Brasiliense.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: EF/Secretaria da Educação Fundamental/Brasília: MEC/SEF, 1997. VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

FLAK, MICHELINE Yoga na Educação; integrando corpo e mente na sala de aula. Florianópolis: Comunidade do saber, 2007.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO

INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação CURSO: Ensino Fundamental

SÉRIE: 1ª AB

PROFESSORA: Glaúcia Schramm Schenkel DISCIPLINA: Educação Física

ANO LETIVO: 2014

Objetivo Geral da Educação Física:

Propor conhecimentos teóricos e atividades práticas, que possibilitem o desenvolvimento do movimento intencional como expressão da individualidade do aluno e reflexo de sua participação coletiva.

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental:

Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais.

Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis, de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde, e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.

Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.

Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos,analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e preconceito.

(5)

humano e um direito do cidadão.

Objetivo Geral da E. Física para os 1º Anos:

Possibilitar a vivência de manifestações lúdicas, centradas no prazer como integrante da cultura motora ,contribuindo para a continuação do processo de construção da motricidade infantil,respeitando sua cultura de origem e seus valores,os quais servirão de base para todo processo educacional.

Objetivos Específicos para os 1º Anos

- Possibilitar ao aluno e a família acompanhar seu processo de crescimento e desenvolvimento corporal e seu perfil nutricional ao longo do ano.

- Favorecer o conhecimento da interação atividade física e alimentação e os benefícios que trazem para a qualidade de vida.

-Valorizar o espaço das aulas como um espaço de participação e construção coletiva.

-Incorporar princípios essenciais à sua educação: Cooperação, participação, autonomia , coeducação e convivência.

- Acolher e repeitar os colegas que apresentam diferenças de gênero, de capacidades motoras,cognitivas,de etnias, ou outras diferenças;

- Realizar as propostas em seu próprio ritmo e estilo próprio de aprendizagem, sentindo-se confortável e confiante.

- Superar as dificuldades ainda apresentadas nesta fase de se organizarem em grupo para desenvolverem as atividades propostas.

-Experienciar as tarefas motoras de forma desafiadora para todos aos níveis de habilidade das crianças.

-Vivenciar as habilidades motoras de locomoção,não locomoção e manipulativas em diferentes ambientes,superfícies,sob obstáculos de variadas alturas,descidas,subidas,locais largos e estreitos.

Conteúdo Programático:

- Construção coletiva das normas de convivência nas aulas. - Coleta das medidas antropométricas:

- Peso, estatura e dobras cutâneas ( tríceps e subescapular ),nos meses de março e novembro. - Coleta de medidas de aptidão física: Força de pernas, força de braços,flexibilidade. - O movimento e as habilidades motoras:

. Habilidades locomotoras: Andar, correr, escorregar (deitado,em pé,sentado...),girar,rolar,rastejar,saltar,escalar,esquivar, deslizar,um apoio,três apoios,quatro apoios...

Rolar para frente,para trás e de lado;grupado,carpado e agrupado,em diferentes superfícies e locais. . Habilidades não locomotoras:

(6)

. Habilidades manipulativas:

Pegar,receber,apertar,amassar,rasgar,soltar,lançar,arremessar, quicar, golpear,conduzir,transportar e chutar,em diferentes velocidades,direções,trajetórias e intensidades;diferentes tamanhos,espessuras e forma dos objetos.

. Estrutura capacitativa e motora:

.Lateralidade corporal;equilíbrio estático,dinâmico e recuperado;coordenação fina,coordenação ampla.

. Orientação espacial.

. Expressão do esquema corporal por meio de desenho e outros recursos para expressar o significado corpo.

. Jogos de construção,simbólicos ou com regras e brincadeiras de variadas origem. . Ginástica formativa: Natural e construída.

. Elementos das artes plásticas: Construção de objetos e brinquedos com elementos da natureza ou sucatas.

.Conteúdos interdisciplinares.

.Atividades exploratórias com skate,roller,patinete,mini trampolim... nas aulas de escolhas livres.

.Socializar jogos e brinquedos trazidos de casa. . Participar das 45ª Olimpíadas do C. Aplicação.

Avaliação da Aprendizagem

A Avaliação dos níveis de crescimento e desenvolvimento corporal será feita através do preenchimento e análise dos dados na Ficha de avaliação individual do aluno, utilizando as informações coletadas nas medidas antropométricas e dos testes de aptidão física ( com ênfase para a saúde), que acontecem no início e ao final do ano letivo,encaminhada a família após o preenchimento e devolvida novamente para o professor.

A avaliação dos alunos acontecerá através de observação direta e sistemática com registro individual para cada aluno das capacidades desenvolvidas, de maneira a favorecer a construção de uma referência de evolução de cada um, ao longo do ano,pois os alunos são diferentes no início e o serão no final do processo educativo.

Através dessa avaliação, diagnosticar as competências e habilidades que o alunos apresentam nas aulas, buscando detectar possíveis fatores que possam estar interferido em suas aprendizagens, planejando atividades que possam auxiliá-los a vencer estas dificuldades.

A avaliação motora é feita considerando o processo de aprendizagem do movimento, enquanto estiverem aprendendo novas habilidades( Abordagem observacional), apresentando feedback sobre os aspectos qualitativos dos movimentos assim como sua capacidade de trabalhar cooperativamente com os outros.

(7)

realização das tarefas e à independência na atuação das atividades propostas.

Ao final de cada trimestre é emitido um Boletim conceitual do processo Ensino Aprendizagem através dos indicadores de avaliação e seus respectivos conceitos:

DR: Domina ou Realiza; RA: Realiza com ajuda;

PTM: Precisamos trabalhar mais.

Metodologia

As abordagens metodológicas que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis, coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam ativos e criadores do seu próprio desenvolvimento .Abordagens metodológicas norteadoras:

. Abordagem Atividade Física para promoção da saúde. . Abordagem construtivista-interacionista.

. Abordagem desenvolvimentista, . Abordagem Educação física Plural. . Abordagem Psicomotrista

Estratégias

-Domínio conceitual dos conteúdos pelos alunos através de desenhos no quadro em sala de aula feitos pelo Professor. Diálogo sobre as experiências das crianças e a integração entre as informações oferecidas por elas e o conhecimento trazido pelo Professor.

- Exploração de movimentos; - Solução criativa de problemas;

-Troca de experiências entre os alunos utilizando diferentes formas de organização em grupos: duplas, trios, quartetos...até grupos de 12, 13 integrantes.

-Exercícios sincronizados, combinando dois ou mais movimentos em um mesmo exercício. -Deslocamentos em vários sentidos e direções com ou sem materiais.

-Atividades lúdicas ( brincadeiras) contextualizadas aos objetivos das aulas.

- Disposições em que os alunos participem de atividades similares ao mesmo tempo.

Recursos

-Fichas de avaliação antropométrica semestral ; -Bolas de borracha de vários tamanhos;

(8)

-Cones de tamanhos variados; -Arcos;

-Balões;

-Medicineball de tamanhos, pesos e formas diferentes. -Cabos de vassouras;

-Pneus de carro, moto e bicicleta; -Aros de bicicletas

- Chinelões; -Pega siri; -Plinto; -Jornais;

-Saquinhos de areia; -Colchões;

-Elásticos; - Redes;

-Cordas individuais, médias e grandes; -Bastões;

-Tacos de madeira; -Raquetes de madeira; -Petecas;

-Sacos;

- Bolas de gude; - Pernas de pau; - Pés de pau;

-Discos de prato de papel; -Quadra de cimento; -Quadra de areia; -Bosque; Pátio coberto; -Outros ...

Bibliografia:

1) Awad, Hani(organizador) – Educação Física Escolar:múltiplos caminhos,Jundiaí,SP,Fontoura,2010.

1) Casco, Patrício – Tradição e Criação de Jogo:Reflexões e propostas para uma cultura lúdico-corporal, são Paulo:

Peirópolis,2007.

2) Coiceiro,Geovana Alves – Atletismo 1000 exercícios e jogos,Rio de Janeiro,Sprint,2005.

(9)

Avaliação Física: Uma abordagem Didática,Abrangente e Atualizada,São Paulo,Phorte,2008. 4) Freire,João Batista – Educação como prática corporal ,São Paulo,Sipione, 2003.

5) Gallahue,David e Donavelly,Frances Cleland –Educação Física Desenvolvimentista para todas as Crianças,São Paulo, Phorte ,2008.

6) Gaya,Adroaldo; MarquesAntônio; Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto Alegre,Ufrgs,2004.

7) Koch,Karl – Pequenos jogos esportivos, Barueri,SP,Manole,2005.

8) Kroger,Cristian Roth Klaus,colaboração:Daniel Memmert – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos jogos esportivos,São Paulo,Phorte,2002.

9) Machado, Alexandre Machado – Manual de avaliação física,São Paulo,Ícone,2010. 10) Matthiesen Sara Quenzer – Atletismo se aprende na escola,Jundiaí-SP,2005.

11) Melhem,Alfredo – A Prática da Educação Física na Escola,Rio de Janeiro,Sprint,2009. 12) Molina Neto,Vicente e Bossle Fabiano- O ofício de ensinar e

E pesquisar na Escola, Porto Alegre,Sulina, 2010.

13) Moreno,Guilherme – 1000 Jogos e Brincadeiras selecionadas:De Aprendiz a Atleta,Rio de Janeiro,Sprint,2008.

14) Morrow Jr, James R.: Medida e Avaliação do desempenho humano,Porto Alegre,Artmed,2003. 15) Oliveira,Maria Cecília Mariano de – Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação

infantil,Rio de Janeiro,Sprint,2006.

16) Paes,Roberto Rodrigues – Pedagogia do esporte:iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2009.

17) Rigolin,Luis Roberto da – Desempenho Esportivo: Treinamento com Crianças e Adolescentes,Phorte,São Paulo,2003.

18) Romero,Edgardo Frómeta –Guia Metodológico de Exercícios em Atletismo: Formação técnica e Treinamento,Porto Alegre-RS, Artmed, 2004.

19) Rose Jr.,Dante de – Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência,Porto Alegre-RS, Artmed, 2002.

20) Sadi,Renato Sampaio – Pedagogia do Esporte: Descobrindo novos caminhos,São Paulo,Ícone, 2010. 21) Silva, Pedro Antônio da – Jogos Poliesportivos 2000 Exercícios,Rio de Janeiro,Sprint,2002.

22) SilvaPedro Antônio da Silva -3000 Exercícios e Jogos para a Educação Física Escolar,Rio de Janeiro,Sprint,2003.

23) Schigunov,Viktor &Shigunov Neto,Alexandre – A formação Profissional e a prática pedagógica,Londrina,Paraná,2001.

24) Simoni,Clarissa Rios ,Teixeira,Wilhian Medeiros – Atletismo em quadrinhos:história,regras,técnicas e glossário,Porto Alegre,Rígel,2009.

25) Tani, Go; Bento, Jorge Olímpio ; Petersen,Ricardo Demétrio de Souza – Pedagogia do Desporto,Rio de Janeiro,Guanabara Koogan S.A,2006.

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental SÉRIE: 2º ano séries iniciais

PROFESSOR: Ana Gabriela Pinheiro DISCIPLINA: Educação Física ANO LETIVO: 2014

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Participar da construção das normas e regras de convivência; - Atender prontamente as solicitações do professor;

- Demonstrar envolvimento ativo nas propostas de atividades criativas; - Diferenciar peso e estatura, depois da análise antropométrica; - Participar de brincadeiras ao ar livre;

- Participar de brincadeiras cantadas;

- Perceber o próprio corpo e as alterações biológicas provocadas pelo esforço físico; - Construir brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos através de brinquedos reciclados; - Exercitar atividades motoras através da dança;

- Apresentar noção de força, espaço e mira através de diferentes tarefas de arremessos com bolas, arcos, balões e outros elementos;

- Coordenar movimentos de braços e pernas pulando com pequenas cordas; - Participar dos jogos das olimpíadas do colégio.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Normas de convivência,

- Interação social, - Análise antropométrica, - Percepção e esquema corporal, - Percepção espaço-temporal, - Expressão corporal, - Habilidades de Locomoção, - Habilidades de Manipulação, - Padrão Motor Inicial, - Padrão Motor Elementar.

- Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,

- Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos, - Dança Escolar,

- Brincadeiras de roda,

- Jogos da cultura infantil e jogos cooperativos, - Olimpíadas do Colégio de Aplicação.

3. REFERÊNCIAS

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez. (Coleção Magistério 2º grau - Série formação do professor).

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender - o resgate do jogo infantil. São Paulo: moderna, 1996.

(11)

Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2003.

LENZI, L.H.C. Resignificando jogos nas aulas de Educação Física a partir das idéias de Vygotski. In: Revista Motrivivência: O jogo e o brinquedo na educação Física. Florianópolis, 8 (9).

GUEDES, Maria Hermínia de Souza. Oficina da Brincadeira. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

MARQUES, R.M.; et all. Crescimento e Desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. II Altura e Peso. SP: Ed. Brasiliense.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: EF/Secretaria da Educação Fundamental/Brasília: MEC/SEF, 1997. VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

FLAK, MICHELINE Yoga na Educação; integrando corpo e mente na sala de aula. Florianópolis: Comunidade do saber, 2007.

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental ANO: 3º ano (anos iniciais) TURMAS: A – B – C

PROFESSOR: Fernanda Fauth / Leila Lira Peters DISCIPLINA: Educação Física

ANO LETIVO: 2015

1. OBJETIVO DA DISCIPLINA PARA A SÉRIE

Proporcionar ao aluno a participação em diferentes atividades corporais, favorecendo o reconhecimento de si e do outro, bem como os limites e possibilidades do corpo através da vivência lúdica e criativa.

Desenvolver as competências motoras, cognitivas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual, com ou sem materiais diversos, tais como: bolas, arcos, cordas e etc.

Fomentar o processo de educação continuada e desenvolvimento integral do ser humano.

Iniciar os alunos nos jogos coletivos e individuais com as diferentes modalidades e suas regras, estimulando o trabalho em equipe enfatizando a importância do trabalho coletivo e integrando a turma.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

o Elaborar normas e regras de convivência para o andamento das aulas de Educação Física;

o Reconhecer e valorizar o outro na resolução de situações/problemas, desenvolvendo a capacidade de tomada de decisões.

o Estimular coletivamente e individualmente estratégias para solucionar situações problemas; o Promover a interação social;

o Vivenciar atividades rítmicas e expressivas;

o Oportunizar a vivência rítmica através da participação de brincadeiras cantadas; e cultura da sociedade em que está inserido através das brincadeiras tradicionais;

o Reconhecer alterações provocadas pelo esforço físico, mediante a percepção do próprio corpo; o Reconhecer a importância da atividade física para a saúde e bem estar;

o Construir brincadeiras e jogos;

o Estimular as capacidades de coordenação-motora e controle-motor e desenvolver as habilidades motoras fundamentais;

o Desenvolver as valências físicas apropriadas à idade biológica e gênero;

o Desenvolver a percepção e o reconhecimento do próprio corpo através do desenvolvimento da consciência corporal,

o Desenvolver e aprimorar as capacidades perceptivo-motoras: percepção espaço temporal, figura fundo, sinestésica, viso-manual, viso-pédica, auditiva, lateralidade, direcionalidade, etc

o Vivenciar formas de jogos cooperativos e/ou competitivos, desenvolvendo a capacidade de cooperar e competir com respeito às regras,

o Participar da iniciação aos jogos coletivos,

o Apreender a importância do trabalho em equipe, estímulo da coletividade.

o Desenvolver a consciência e o conhecimento ambiental através da atividade física na natureza da caminhada (trilha)

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO o Normas de convivência, o Interação social,

(13)

o Expressão corporal,

o Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, trepar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade,

o Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos, o Dança,

o Brincadeiras de roda e brincadeiras tradicionais, o Iniciação aos jogos coletivos e individuais. o Caminhada na natureza (trilha)

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A avaliação acontecerá de forma contínua e permanente. Centrada na participação, no interesse, nas atitudes com professor e colegas. Para a avaliação utilizar-se-á como instrumento a observação dos alunos durante as aulas. A assiduidade, responsabilidade, uso de roupas adequadas, o compromisso com a atividade proposta e o interesse nas aulas, assim como, as atitudes positivas (participação) e negativas (agressões e falta de respeito), serão pontos a serem observados.

5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO

o Discutir e elaborar coletivamente as regras a serem utilizadas em aula, na utilização do banheiro, bebedouro e corredor.

o Estimular aos alunos a se posicionarem frente às dificuldades encontradas e nas tomadas de decisões. o Realizar constantes avaliações sobre o andamento da aula e o cumprimento das regras. Bem como, suas

alterações, se necessário.

o Propor atividades que possibilitem a vivência e questionamento das relações estabelecidas.

o Disponibilizar materiais (pneus, cordas, arcos, bastões, bolas, petecas, elásticos, pernas de pau, garrafa plástica etc) e organizar atividades que desenvolvam a auto-organização nos espaços e experimentação de movimentos.

o Estimular através de um objeto novas brincadeiras criadas pelas crianças, inclusive dando nome para tal atividade; estimulando a criatividade individual e coletiva.

o A partir de jogos desportivos e jogos brincados já conhecidos e com regras pré-estabelecidas, promover discussões entre a turma para uma possível mudança ou adaptação de regras.

o Resgatar de algumas brincadeiras de roda cantadas e de brincadeiras tradicionais através de pesquisa nas famílias.

o Promover caminhadas organizadas, interagindo com o ambiente natural. 6. REFERÊNCIAS

1. ALMEIDA, M.T P. Jogos Cooperativos: Aprendizagens, Métodos e Práticas. Várzea Paulista: Fontoura, 2011.

2. BRACHT, V. (1992). Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

3. COLETIVO DE AUTORES (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez. (Coleção Magistério 2º grau - Série formação do professor).

4. FANTIN, M. No mundo da brincadeira: Jogo, Brinquedos e Cultura na Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

5. FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender- o resgate do jogo infantil. São Paulo: moderna, 1996.

6. GALLAHUE, David L. & OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2003.

7. LENZI, L.H.C. (1996). Resignificando jogos nas aulas de Educação Física a partir das idéias de Vygotski. In: Revista Motrivivência: O jogo e o brinquedo na educação Física. Florianópolis, 8 (9). 8. GUEDES, Maria Hermínia de Souza. Oficina da Brincadeira. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

9. MARQUES, R.M.; MARCONDES, E.; BERQUÓ, E; PRANDI, R. & YUNES, J. Crescimento e Desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. II Altura e Peso. SP: Ed. Brasiliense.

10. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: EF/Secretaria da Educação Fundamental/Brasília: MEC/SEF, 1997.

11. PETERS, L. L. A mudança de significação do caráter do jogo em escolares: da perspectiva individualista para a coletiva. In: Contrapontos: Revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, n. 2, p.97-108, out. 2001.

12. PETERS, L. L. Atividades em pequenos grupos na Educação Física: Jogos de significações. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p.503-512, dez. 2006.

(14)

integrada a partir do resgate das brincadeiras açorianas. In: PINTO, F. B.; VAZ, A. F; SAYAO, D. T. Educação do corpo em ambientes educacionais: Práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. Florianópolis: Ed. Ufsc, 2011. p. 127-140.

(15)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental ANO: 4ºs anos (ABC)

PROFESSOR: Fábio Pedro Serafin DISCIPLINA: Educação Física ANO LETIVO: 2014

1. OBJETIVO DA DISCIPLINA PARA A SÉRIE

Proporcionar ao aluno a participação em diferentes atividades corporais, favorecendo o reconhecimento de si e do outro, bem como os limites e possibilidades do corpo através da vivência lúdica e criativa.

Desenvolver as competências motoras, cognitivas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual.

Ampliar o campo experimental do aluno criando obrigações; estimular a personalidade cognitiva e física oferecendo chances reais de integração social.

Fomentar o processo de educação continuada e desenvolvimento integral do ser humano.

Iniciar os alunos nos jogos coletivos e individuais com as diferentes modalidades e suas regras, estímulando o trabalho em equipe enfatizando a importância do trabalho coletivo, integrando a turma.

Propor conhecimentos teóricos e atividades práticas, que possibilitem o desenvolvimento do movimento intencional como expressão da individualidade do aluno e reflexo da sua participação coletiva.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

o Elaborar normas e regras de convivência para o andamento das aulas de Educação Física; o Reconhecer estatura, peso e dobras cutâneas;

o Desenvolver a habilidade de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista;

o Reconhecimento e valorização do outro na resolução de situações/problemas, desenvolvendo a capacidade de tomada de decisões;

o Estimular coletivamente e individualmente estratégias para solucionar situações problemas; o Promover a interação social;

o Vivenciar atividades rítmicas e expressivas;

o Oportunizar a vivência rítmica através da participação de brincadeiras cantadas; e cultura da sociedade em que está inserido;

o Reconhecimento de alterações provocadas pelo esforço físico, mediante a percepção do próprio corpo; o Reconhecimento da importância da atividade física para a saúde e bem estar;

o Construção de brincadeiras e jogos;

o Reconhecer e vivenciar as práticas corporais circenses como expressão da cultura humana; o Reconhecer o jogo e a brincadeira enquanto expressões culturais;

o Resgatar o significado/sentido atribuído ao jogar;

o Estimular as capacidades de coordenação-motora e controle-motor;

o Percepção e conhecimento do próprio corpo através do desenvolvimento da consciência corporal;

o Desenvolvimento e aprimoramento das capacidades perceptivo-motoras: Percepção espaço temporal e figura fundo, sinestésica, viso-manual, viso-pédica, auditiva, lateralidade, direcionalidade e outros;

o Propiciar o reconhecimento/aprimoramento dos três elementos básicos do atletismo que sustentam os movimentos dos jogos;

o Propiciar atividades que favoreçam o reconhecimento dos limites corporais e apontem possibilidades de superação pela qualificação dos movimentos;

(16)

o Possibilitar a vivência dos elementos constitutivos da ginástica de solo; o Aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais;

o Desenvolvimento das valências físicas apropriadas à idade biológica e gênero;

o Vivenciar formas de jogos cooperativos e/ou competitivos, desenvolvendo a capacidade de cooperar e competir com respeito às regras;

o Iniciação aos jogos coletivos;

o Apreender a importância do trabalho em equipe, estímulo da coletividade e

o Desenvolver a consciência e o conhecimento ambiental através da atividade física na natureza da caminhada (trilha).

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

o Normas de convivência; o Exame Antropométrico; o Interação social;

o Jogos atividades que desenvolvam as capacidades perceptivo-motoras; o Jogos e brincadeiras de gerações anteriores;

o Expressão e percepção corporal;

o Brincadeiras que estimulem o andar, correr, saltar, lançar, pegar, puxar, empurrar, chutar, pendurar, balançar, rolar, rodar, carregar, equilibrar, desequilibrar, subir, descer, velocidade, força, flexibilidade e agilidade; o Utilização de diferentes materiais: bolas, bastões, arcos, colchões, cordas, petecas, discos para estimular o

desenvolvimento da criança;

o Brinquedos, brincadeiras e pequenos jogos; o Dança;

o Práticas circenses;

o Elementos da ginástica de solo: rolo ventral, dorsal, vela, estrela, parada de mão de três apoios; o Brincadeiras de roda;

o Expressão corporal; o Patomima;

o Capoeira;

o Dança de livre interpretação;

o Jogos em pequenos grupos e coletivos; o Iniciação aos jogos coletivos e individuais e o Caminhada na natureza (trilha)

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A avaliação acontecerá de forma contínua e permanente. Centrada na participação, no interesse, nas atitudes com professor e colegas. Para a avaliação utilizar-se-á como instrumento a observação dos alunos durante as aulas. A assiduidade, responsabilidade, o compromisso com a atividade proposta e o interesse nas aulas, assim como, as atitudes positivas (participação) e negativas (agressões e falta de respeito), serão pontos a serem observados.

5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO

o Discutir e elaborar coletivamente as regras a serem utilizadas em aula, na utilização do banheiro, bebedouro e corredor;

o Estimular aos alunos a se posicionarem frente às dificuldades encontradas e nas tomadas de decisões;

o Realizar constantes avaliações sobre o andamento da aula e o cumprimento das regras. Bem como, suas alterações, se necessário;

o Propor atividades que possibilitem a vivência e questionamento das relações estabelecidas;

o Disponibilizar materiais (pneus, cordas, arcos, bastões, bolas, petecas, elásticos, pernas de pau, garrafa plástica e outros) e organizar atividades que desenvolvam a auto-organização nos espaços e experimentação de movimentos;

o Estimular através de um objeto novas brincadeiras criadas pelas crianças, inclusive dando nome para tal atividade; estimulando a criatividade individual e coletiva;

o A partir de jogos desportivos e jogos brincados já conhecidos e com regras pré-estabelecidas, promover discussões entre a turma para uma possível mudança ou adaptação de regras;

o Resgatar de algumas brincadeiras de roda cantadas e

(17)

6. REFERÊNCIAS

1. BRACHT, V. (1992). Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister.

2. COLETIVO DE AUTORES (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez. (Coleção Magistério 2º grau - Série formação do professor).

3. FRIEDMANN, A. (1996). Brincar: crescer e aprender- o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna. 4. FRITZEN, S.J.(1981) Jogos dirigidos para grupos, recreação e aulas de EF. Petrópolis: Vozes.

5. GALLAHUE, David L. & OZMUN, John C. (2003) Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte Editora Ltda.

6. GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPe-UFSM (1991). Visão didática da Educação Física: análises críticas e exemplos práticos de aulas. RJ: Ao Livro Técnico.

7. GUEDES, Maria Hermínia de Souza (1998). Oficina da Brincadeira. Rio de Janeiro: Sprint.

8. HILDEBRANDT, H. e LAGING, H. (1986). Concepções Abertas no Ensino da Educação Física. RJ: Ao Livro Técnico.

9. KUNZ, L. (1991). Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí.

10. LENZI, L.H.C. (1996). Resignificando jogos nas aulas de Educação Física a partir das idéias de Vygotski. In: Revista Motrivivência: O jogo e o brinquedo na educação Física. Florianópolis, 8 (9).

11. MARQUES, R.M.; MARCONDES, E; BERQUÓ, E; PRANDI, R. & YUNES, J. Crescimento e Desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. II Altura e Peso. SP: Ed. Brasiliense. 12. MIRANDA, N.(1980) 200 Jogos Infantis. SP: Itatiaia.

13. OURIQUES, R.B.G. (1995) Futebol desporto x futebol de rua: existe outra opção de futebol para a escola? In: Motrivivência: Sedigraf.

14. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: EF/Secretaria da Educação Fundamental/Brasília: MEC/SEF, 1997. 15. PETERS, L. L. Atividades em pequenos grupos na Educação Física: jogos de significações. Psicologia em

Estudo, Maringá-PR, v. 11, p. 503-512, 2006.

16. PETERS, L. L. ; COSTA, F. C. B. . Um jogo de parcerias entre Educação Física e Arte nas brincadeiras da cultura açoriana. In: Maria Hermínia Lage Fernandes. (Org.). Conversas de escola. Florianópolis: UFSC, 2005, v. I, p. 67-81.

17. Proposta Curricular para a rede municipal de ensino de Florianópolis: “Traduzindo em Ações as diretrizes a uma proposta curricular”. Florianópolis, 1996.

18. SOARES, C.L., TAFFAREL, C.N.Z. & ESCOBAR, M.O.E.(1992) A educação Física escolar no século XXI. In: Educação Física e Esportes:perspectivas para o século XXI.

19. Wagner Wey Mo. (1994). A formação social da mente. SP: Martins Fontes, 2° ed.

(18)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental SÉRIE: 5ª ABC

PROFESSORA: Glaúcia Schramm Schenkel DISCIPLINA: Educação Física

ANO LETIVO: 2014

Objetivo Geral da Educação Física:

Propor conhecimentos teóricos e atividades práticas, que possibilitem o desenvolvimento do movimento intencional como expressão da individualidade do aluno e reflexo de sua participação coletiva.

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental:

Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.

Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais.

Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis, de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde, e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.

Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.

Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos,analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e preconceito.

Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.

Objetivo Geral da E. Física para os 5º Anos:

Objetivos Específicos para os 5º Anos

- Possibilitar ao aluno acompanhar seu processo de crescimento e desenvolvimento e seu perfil nutricional ao longo do ano.

- Identificar e acompanhar as mudanças em seu desempenho ao longo do tempo, comparando as medidas alcançadas em cada coleta de dados dos testes de aptidão física,no início e no final do ano letivo.

- Combinar de forma criativa as habilidades motoras básicas das três categorias de movimento ( locomotoras,manipulativas e de equilíbrio) com boa coordenação motora e precisão de movimentos.

(19)

- Estimular o aluno a dar mais importância à atividade física e ao cuidado corporal para a obtenção de uma vida mais saudável.

-Observar e ter consciência do funcionamento de alguns órgãos do corpo antes,durante ou após a realização de um movimento : Batimentos Cardíacos, respiração, transpiração, temperatura, cansaço,

esforço...etc.

- Vivenciar com o grupo o aprendizado dos pequenos jogos esportivos de maneira cooperativa e alegre,refletindo sobre os movimentos fundamentais presentes nessas práticas e suas possibilidades de

combinação e aperfeiçoamento.

-Utilizar funções estratégico-táticas combinadas em resposta às situações ocorridas durante o jogo tanto de caráter ofensivo (marcar pontos) ou de ação defensiva ( impedir o ponto do outro time).

-Apresentar ligação entre o elemento do jogo ( bola,arco taco,raquete...) combinado com suas capacidades motoras e cognitivas de forma integrada e relacional.

-Perceber a estruturação do espaço através de sua equilibrada ocupação em virtude da distância, da largura e da profundidade estabelecida pela comunicação entre jogadores de uma mesma equipe ou dos componentes da outra equipe.

-Aproximar os alunos do universo do atletismo, levando-os a vivenciar algumas das modalidades do Atletismo, diversificando as possibilidades de correr,saltar,arremessar e lançar por meio do próprio corpo.

-Autogerenciar os espaços de aprendizagem e prática esportiva, sem a interferência constante de um mediador.

- Interagir mais diretamente com o meio-ambiente através de atividades desenvolvidas nos pequenos bosques da universidade, ou trilhas em outros lugares..

-Vivenciar através das atividades coletivas, situações em que a ação de um determina e é determinada pela ação do outro, atuando em duplas, equipes, pedir e dar ajuda , observar a ação do outro, exercer os potenciais perante o outro sem ficar constrangido e comparar o desempenho de maneira saudável.

-Realizar movimentos da ginástica de solo com desenvoltura e segurança.

- Aprimorar as habilidades de forma individualizada de acordo com as características e experiências de cada um, encorajando o respeito ao tempo de aprendizagem de cada aluno.

-Desenvolver uma disponibilidade motora e mental que supere a simples automatização de gestos.

- Ampliar sua capacidade de escutar e dialogar, de trabalhar em grupo.

-Incorporar princípios essenciais à sua educação: Cooperação, participação, emancipação , coeducação e convivência.

Conteúdo Programático:

- Coleta das medidas antropométricas:

-Peso, estatura e dobras cutâneas ( tríceps e subescapular ).

-Coleta das medidas do desempenho motor:

-Resistência – 6 min., força de membros inferiores e superiores, agilidade e flexibilidade.

-Pequenos Jogos Esportivos: 1.Jogos de bola ao gol ao futebol a. Futebol de três campos.

b. Caixabol. c. Futebol tênis d.Sete passes ao gol. e. Alvo gol.

(20)

Habilidades motoras básicas envolvidas: -Condução de bola com os pés.

-Passes explorando as várias partes dos pés; -Domínio com a sola do pé e lados dos pés; -Chutes com bico, parte interna e peito do pé; - Primeiras noções de marcação e desmarcação ; -Noções de ocupação de espaço.

2. Jogos de Agarrar a bola ao Handebol: a. Linha de ajuda;

b.Castelobol; c. Conebol; d. Queimada; e. Handerede; f. Quatro metas; g. Combinação-gol; h. Alvo móvel; i. Handfoot j.Outros...

Habilidades motoras básicas envolvidas:

-Manuseio com bolas de tamanhos e pesos diferentes;

-Passes utilizando as duas mãos simultaneamente e alternadamente, das mais diversas formas; -Recepção com as duas mãos com a bola chegando com diversas intensidades e direções;

-Driblar (quicar) a bola de variadas formas com as duas mãos ou uma mão de cada vez em situações de movimento ou parado;

-Arremessos com as duas mãos ou uma só em direção ao alvo em variadas distâncias e possibilidades de força; -Noções de marcação e desmarcação explorando o espaço de jogo.

3. Jogos de pegar a bola ao vôlei: a. Jogo de bola ambulante;

b. Bola sobre o elástico; c. Bola Rebatida; d. Vai-vem Aéreo; e. Rally dos 7 Passes; f. Volei Combinado; g. Bolão

g. Outros...

Habilidades Motoras básicas envolvidas:

- Segurar com as duas mãos bolas lançadas de diferentes distâncias; - Rebater com o toque dos dedos das duas mãos;

- Rebater com os dedos de uma das mãos; - Rebater com um dos braços;

- Bater na bola com a mão espalmada; - Bater na bola com a mão fechada;

- Deslocamentos em direção à bola para rebatê-la ou segurá-la. - Outras ações coordenativas, e perceptivas.

4. Jogos de Arremesso ao Alvo ao Basquete: a. Basquete Americano

b. Bola ao Companheiro; c. Siribol;

(21)

h. Bola nos cantos i. Outros...

Habilidades motoras básicas envolvidas:

-Manuseio com bolas de tamanhos e pesos diferentes;

-Passes utilizando as duas mãos simultaneamente e alternadamente, das mais diversas formas; -Recepção com as duas mãos com a bola chegando com diversas intensidades e direções;

-Driblar (quicar) a bola de variadas formas com as duas mãos ou uma mão de cada vez em situações de movimento ou parado;

-Arremessos com as duas mãos ou uma só em direção ao alvo em variadas distâncias e possibilidades de força; -Noções de marcação e desmarcação explorando o espaço de jogo.

5. Jogos de Rebatida a. Bastãobol

b. Jogo de Taco c. T-Bol d. Raquete-Bol e. Outros...

Habilidades motoras básicas envolvidas:

- Rebater objetos ( bolas, petecas ou outros objetos) utilizando um taco ou raquete de madeira. - Receber com segurança objetos lançados pelo companheiro (a).

-Lançar os objetos em direção à meta desejada, estando esta parada ou em movimento.

6. Atletismo

a. Corridas simples em velocidade alta e pequenas distâncias, em menor velocidade e maiores distâncias;

b. Corridas com obstáculos e barreiras;

c. Corridas de revezamento com passagem de algum elemento; d. Corridas combinadas com saltos

e. Passagem por alturas com o corpo livre , com auxílio de varas de bambu ; f. Impulsão e quedas em saltos em extensão a partir de vários tipos de superfícies;

g. Lançamento de objetos: circulares ( discos de papelão, tampas, frisbe...), de peso e formas diferentes,martelos de jornais,dardos de cabo de vassoura.

Habilidades motoras básicas envolvidas: - Reação e velocidade de arrancada; - Resistência aeróbia;

-Coordenação; -Equilíbrio;

-Consciência de esforço: Força, tempo e fluência; -Consciência de espaço: Nível, direção, distância;

-Consciência de relacionamento: Objetos, pessoas, combinações. 6. Ginástica Acrobática de solo:

a. Rolamentos para frente, para os lados e para trás, em diferentes posições corporais e com diferentes velocidades e diferentes quantidades de força.

b. Salto lateral

c. Equilíbrio na cabeça/nas mãos. d. Roda ( estrela ).

Habilidades motoras básicas envolvidas:

(22)

7. Atividades Complementares:

a. Atividades com skate, roller, patinete, bicicleta ou outros jogos ativos trazidos de casa pelos alunos. b. Olimpíada do Colégio.

c. Integração de conteúdos com as Professoras das outras disciplinas da série. d. Trilha no Matadeiro ( interdisciplinar) no III trimestre do ano.

e. Outras atividades de interesse dos alunos.

Avaliação da Aprendizagem

A Avaliação dos níveis de crescimento e desenvolvimento corporal será feita através do preenchimento e análise dos dados na Ficha de avaliação individual do aluno, utilizando as informações coletadas nas medidas antropométricas e dos testes de aptidão física ( com ênfase para a saúde), que acontecem no início e ao final do ano letivo.

A avaliação dos alunos acontecerá através de observação direta e sistemática com registro individual para cada aluno das capacidades desenvolvidas, de maneira a favorecer a construção de uma referência de evolução de cada um, ao longo do ano.

Através dessa avaliação, diagnosticar as competências e habilidades que o alunos apresentam nas aulas, buscando detectar possíveis fatores que possam estar interferido em suas aprendizagens, planejando atividades que possam auxiliá-los a vencer estas dificuldades.

A avaliação motora é feita considerando o processo de aprendizagem do movimento, enquanto estiverem aprendendo novas habilidades( Abordagem observacional), apresentando feedback sobre os aspectos qualitativos dos movimentos assim como sua capacidade de trabalhar cooperativamente com os outros. Avaliação auto referenciada para acompanhar o progresso ou não das habilidades consideradas de cada aluno,que serão observadas em situações reais dos jogos ou brincadeiras, no dia a dia.,verificando o domínio conceitual e prático, como também sua participação no que diz respeito à cooperação, à responsabilidade na realização das tarefas e à independência na atuação das atividades propostas.

Ao final de cada trimestre é emitido um Boletim conceitual do processo Ensino Aprendizagem através dos indicadores de avaliação e seus respectivos conceitos:

DR: Domina ou Realiza; RA: Realiza com ajuda;

PTM: Precisamos trabalhar mais.

Metodologia

As abordagens metodológicas que norteiam as aulas buscam alcançar os efeitos educativos desejáveis, coerentes com as opções filosóficas e pedagógicas assumidas; assim como criando os mecanismos necessários para que os alunos sejam sujeitos ativos e criadores do seu próprio desenvolvimento .Abordagens metodológicas norteadoras:

. Abordagem Atividade Física para promoção da saúde. . Abordagem construtivista-interacionista.

. Abordagem desenvolvimentista, . Abordagem Educação física Plural. . Abordagem Psicomotrista.

Estratégias - Métodos de ensino diretos e indiretos;

- Exploração de movimentos; - Solução criativa de problemas;

-Troca de experiências entre os alunos utilizando diferentes formas de organização em grupos: duplas, trios, quartetos...até grupos de 12, 13 integrantes.

(23)

-Atividades lúdicas ( brincadeiras) contextualizadas aos objetivos das aulas.

- Pequenos jogos esportivos com regras adaptadas e ênfase a participação coletiva e cooperativa. - Jogos reduzidos: espaço e/ou o número de alunos.

-Formação de equipes com meninos e meninas no mesmo grupo,do mesmo gênero em alguns momentos.

- Alunos atuando como coordenadores de grupos.

- Disposições em que os alunos participem de atividades similares ao mesmo tempo.

- Recursos -Retroprojetor;

- Lâminas com gráficos e curvas de cresimento;

-Lâminas com quadros de classificação da aptidão física ;

- Livros ,revistas em papel ou virtual com temas de atividade física e saúde; -Caderno de avaliação antropométrica semestral ;

-Bolas de borracha de vários tamanhos;

-Bolas de vôlei, basquete,handebol, futsal e de futebol de campo e de tênis; -Cones de tamanhos variados;

-Arcos; -Balões;

-Medicineball de tamanhos, pesos e formas diferentes. -Cabos de vassouras;

-Pneus de carro, moto e bicicleta; -Aros de bicicletas

- Chinelões; -Pega siri; -Plinto; -Jornais;

-Saquinhos de areia; -Mini barreiras; -Colchões; -Elásticos; - Redes;

-Cordas individuais, médias e grandes; -Bastões;

-Tacos de madeira; -Raquetes de madeira; -Petecas;

-Sacos;

- Bolas de gude; - Pernas de pau; - Pés de pau;

-Discos de prato de papel; -Quadra de cimento; -Quadra de areia; -Bosque; Pátio coberto; -Outros ...

Bibliografia:

2) Awad, Hani(organizador) – Educação Física Escolar:múltiplos caminhos,Jundiaí,SP,Fontoura,2010. 27) Casco, Patrício – Tradição e Criação de Jogo:Reflexões e propostas para uma cultura lúdico-corporal,

são Paulo: Peirópolis,2007.

(24)

29) Fontoura,Andréa Silveira da ; Formentin,Charles Marque;Abech,Everson Alves – Guia Prático de Avaliação Física: Uma abordagem Didática,Abrangente e Atualizada,São Paulo,Phorte,2008. 30) Freire,João Batista – Educação como prática corporal ,São Paulo,Sipione, 2003.

31) Gallahue,David e Donavelly,Frances Cleland –Educação Física Desenvolvimentista para todas as Crianças,São Paulo, Phorte ,2008.

32) Gaya,Adroaldo; MarquesAntônio; Tani Go – Desporto para Crianças e Jovens: Rações e Finalidades, Porto Alegre,Ufrgs,2004.

33) Koch,Karl – Pequenos jogos esportivos, Barueri,SP,Manole,2005.

34) Kroger,Cristian Roth Klaus,colaboração:Daniel Memmert – Escola da Bola: Um abc para iniciantes nos jogos esportivos,São Paulo,Phorte,2002.

35) Machado, Alexandre Machado – Manual de avaliação física,São Paulo,Ícone,2010. 36) Matthiesen Sara Quenzer – Atletismo se aprende na escola,Jundiaí-SP,2005.

37) Melhem,Alfredo – A Prática da Educação Física na Escola,Rio de Janeiro,Sprint,2009. 38) Molina Neto,Vicente e Bossle Fabiano- O ofício de ensinar e

E pesquisar na Escola, Porto Alegre,Sulina, 2010.

39) Moreno,Guilherme – 1000 Jogos e Brincadeiras selecionadas:De Aprendiz a Atleta,Rio de Janeiro,Sprint,2008.

40) Morrow Jr, James R.: Medida e Avaliação do desempenho humano,Porto Alegre,Artmed,2003. 41) Oliveira,Maria Cecília Mariano de – Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação

infantil,Rio de Janeiro,Sprint,2006.

42) Paes,Roberto Rodrigues – Pedagogia do esporte:iniciação e treinamento em basquetebol, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2009.

43) Rigolin,Luis Roberto da – Desempenho Esportivo: Treinamento com Crianças e Adolescentes,Phorte,São Paulo,2003.

44) Romero,Edgardo Frómeta –Guia Metodológico de Exercícios em Atletismo: Formação técnica e Treinamento,Porto Alegre-RS, Artmed, 2004.

45) Rose Jr.,Dante de – Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência,Porto Alegre-RS, Artmed, 2002.

46) Sadi,Renato Sampaio – Pedagogia do Esporte: Descobrindo novos caminhos,São Paulo,Ícone, 2010. 47) Silva, Pedro Antônio da – Jogos Poliesportivos 2000 Exercícios,Rio de Janeiro,Sprint,2002.

48) SilvaPedro Antônio da Silva -3000 Exercícios e Jogos para a Educação Física Escolar,Rio de Janeiro,Sprint,2003.

49) Schigunov,Viktor &Shigunov Neto,Alexandre – A formação Profissional e a prática pedagógica,Londrina,Paraná,2001.

50) Simoni,Clarissa Rios ,Teixeira,Wilhian Medeiros – Atletismo em quadrinhos:história,regras,técnicas e glossário,Porto Alegre,Rígel,2009.

51) Tani, Go; Bento, Jorge Olímpio ; Petersen,Ricardo Demétrio de Souza – Pedagogia do Desporto,Rio de Janeiro,Guanabara Koogan S.A,2006.

(25)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental ANO: 6º ano (anos finais) TURMAS: A – B – C

PROFESSOR: Fernanda Fauth DISCIPLINA: Educação Física ANO LETIVO: 2015

1. OBJETIVO GERAL (da série)

“Proporcionar a aquisição de conhecimento sobre atividade física para o bem estar e a saúde, o desenvolvimento das qualidades

físicas e habilidades motoras gerais através da aplicação de atividades de iniciação esportiva e recreativas, bem como oportunizar

a escolha e a prática regular de atividades que possam ser continuadas após os anos escolares.”

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Medidas Antropométricas:

 Promover a possibilidade do aluno identificar seu crescimento e desenvolvimento, através da comparação das medidas alcançadas durante o ano;

Testes Neuromotores:

 Promover a possibilidade do aluno identificar seu próprio desenvolvimento motor, através da comparação das medidas alcançadas durante o ano;

Cultura Esportiva

1. Adquirir destrezas fundamentais elementares para as modalidades esportivas tradicionais; 2. Transmitir os elementos básicos dos sistemas técnico-tático e das regras dos jogos;

3. Conhecer e vivenciar todas as formas de movimentos e perceber que é possível realizar movimentos intencionais conforme nossos pensamentos e emoções;

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Medidas antropométricas: 1. Estatura

2. Peso corporal

3. Dobras cutâneas (Tríceps e Subescapular) Testes neuromotores:

1. Resistência (1.000 metros ou 9 min) 2. Força abdominal

(26)

Atividades Lúdicas, Recreativas e Cultura Corporal:

1. Realizar atividades recreativas, coletivas e individuais, através da utilização ou não de materiais como bolas, arcos, cordas e etc;

2. Proporcionar movimentação, combinada com saltos, corridas, mudança de direção e etc; 3. Jogos lúdicos cooperativos;

4. Jogos pré esportivos;

5. Exercícios de equilíbrio estáticos e dinâmicos; 6. Aula de alongamentos em dupla e individual; 7. Exercícios de destreza (acertar alvo); 8. Atividades com mímicas;

9. Anatomia superficial, conhecer o próprio corpo através do movimento; 10. Jogos de corridas variados;

11. Jogos com estafetas, pequenos, médios e grandes circuitos; 12. Jogos da cultura popular: taco; peteca; bola de vidro, dança etc.

Cultura Esportiva

1. Movimentação livre e combinada com bolas e sem bola; lançamento e recepção da bola parada e em movimentação; correr com a bola; cobrir espaços; trocar de posição; acertar em alvos e etc;

2. Exercícios de quicar e driblar; lançamentos (membros inferiores e superiores) parados e em movimento;

3. Exercícios em conjunto de passar; chutar; fintar; defender; parar a bola; acertar a bola e etc; exercícios de toque, manchete, saque, cortada e bloqueio;

4. Exercícios de saltar, correr, lançar (atletismo);

5. Jogos propriamente ditos das modalidades tradicionais (basquete; handebol; futebol e voleibol);

6. Séries de jogos adaptados: bola sobre a rede; voleibol com balão, voleibol em quarteto; voleibol em duplas, voleibol com rede móvel e etc;

7. Vivência dos esportes modernos como manifestações esportivas e suas implicações políticas, econômicas e sociais; 8. Vivência de movimentos que determinados jogos e atividades proporcionam;

Atividades complementares 1. Passeios ecológicos

2. Competições escolares internas

4. AVALIAÇÃO

 Através da mensuração das medidas antropométricas individuais, relacionando-as com gráfico de controle de evolução pondero - estatural de Marcondes;

 Comparação dos resultados obtidos nos testes neuromotores com as tabelas que indiquem o nível de crescimento motor dos alunos para aquela idade e sexo;

 Observação e registro do desenvolvimento e do progresso apresentado pelos alunos diante dos conteúdos e atividades práticas propostas.

 Testes teóricos; trabalhos e pesquisas referentes ao conteúdo proposto;

 Participação; assiduidade; pontualidade; responsabilidade; uso de roupa adequada para as aulas;

5. FONTES DE CONSULTA PARA OS ALUNOS www.google.com

www.wikipedia.com.br

(27)

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. ALBERTI, H. Ensino de Jogos Esportivos: Dos pequenos jogos aos grandes jogos esportivos. Rio de Janeiro, 1984. 2. BARBANTI,V.J.Aptidão física: um convite á saúde. 1990, Manole, São Paulo

3. BORBA, A. Método de Avaliação Física e Composição Corporal. Ed Targetsoft, Rio de Janeiro, 1996. 4. BORJARI, J. R. Voleibol Aprendizagem e Treinamento - um desafio constante. 1989, EPU, São Paulo, SP. 5. CARNAVAL, P. E. Medidas e avaliação em ciências do esporte. Sprint, Rio de Janeiro, 1995, pp. 01-143. 6. COLETIVO DE AUTORES (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez. 7. DIETRICH, K. Os Grandes Jogos: Metodologia e Prática. 1984, Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, RJ. 8. FANTIN, M. No mundo da brincadeira: Jogo, Brinquedos e Cultura na Educação Infantil. Florianópolis:

Cidade Futura, 2000.

9. FARINATTI, P. V. Criança e atividade física. Sprint, Rio de Janeiro, 1995. pp. 01-170.

10. FERREIRA, A. E. X. & ROSE, D. Basquetebol, técnicas e Táticas. 1987, Ed. Da USP, São Paulo, SP. 11. FERREIRA, Pedro. Handebol de Salão. Ed. Cia Brasil, São Paulo SP.

12. GRACIANO, W. A arte e a técnica do Futebol. 1984, Roswith a Kumpf, São Paulo.

13. GUEDES, D. P. Composição corporal. Princípios, técnicas e aplicações. Associação dos Professores de Educação Física de Londrina - APEF, 1994, 2a edição revisada.

14. KISS, M. A. P. D. M. Avaliação em Educação Física. São Paulo, Manole, 1987

15. MARCONDES, E. Crescimento normal e deficiente. São Paulo - Sarvier, 1989, 3a edição.

16. MARQUES, R.M.; MARCONDES, E.; BERQUÓ, E; PRANDI, R. & YUNES, J. Crescimento e Desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. II Altura e Peso. SP: Ed. Brasiliense.

17. MATSUDO, V K R. Testes em Ciências do Esporte. São Caetano do Sul – Celafisc, 1982.

18. McARDLE, W. D.; KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Guanabara, 1992, 3a edição.

19. NIDELCOFF, M. T. Uma Escola para o povo. Ed. Brasiliense, 1980, São Paulo, SP. 20. PAULA,R. S. de. Basquete: Metodologia do ensino. 1994, Ed. Sprint, Rio de Janeiro. 21. PICCOLO, V.; MOREIRA W., Esporte para a vida no Ensino Médio. São Paulo: Telos, 2012

22. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: EF/Secretaria da Educação Fundamental/Brasília: MEC/SEF, 1997 23. SINGER, R N & WALTER, D. Ensinando Educação Física. Ed. Globo, 1980, Porto Alegre, RGS.

24. TEIXEIRA Jr, J. Futebol de Salão: uma nova visão Pedagógica. 1990, Ed. Sagra. São Paulo, SP. 25. TUBINO, M.J.G. Teoria Geral do Esporte. 1987, Ed. Ibrasa, São Paulo, SP.

(28)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO

INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação CURSO: Ensino Fundamental

SÉRIE: 7º ano ABC

PROFESSOR: Paulo Roberto Brzezinski DISCIPLINA: Educação Física

(29)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PLANO DE ENSINO

INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação

CURSO: Ensino Fundamental

SÉRIE: 8º anos A, B e C

PROFESSOR: Fábio Pedro Serafin

DISCIPLINA: Educação Física Escolar

ANO LETIVO: 2015

CARGA HORÁRIA: 120 h/a

1. OBJETIVO GERAL (da série)

“Proporcionar a aquisição de conhecimento sobre atividade física para o bem estar e a saúde em todas as

idades, o desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades motoras gerais através da aplicação de atividades de Iniciação Desportiva e Recreativas, bem como o de oportunizar a escolha e a prática regular de atividades que

possam ser continuadas após os anos escolares.”

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

- Promover ao aluno a possibilidade de identificar seu crescimento e desenvolvimento a cada semestre TESTES NEUROMOTORES

- Permitir que o aluno identifique seu próprio desenvolvimento motor, comparando as medidas alcançadas durante o ano.

CULTURA DESPORTIVA

1. Adquirir destrezas fundamentais elementares para as modalidades esportivas;

2. Transmissão dos elementos básicos dos sistemas técnico-tático e das regras dos jogos e

3. Conhecer e vivenciar todas as formas de movimentos e perceber que é possível realizar movimentos intencionais conforme nossos pensamentos e emoções.

ATLETISMO

1. Melhorar sua capacidade aeróbica através das atividades de corrida em forma de jogging e/ou caminhadas; 2. Verificação da velocidade;

3. Transpor um elástico e/ou sarrafo; 4. Arremessar um peso e

5. Saltar grandes espaços.

(30)

1. Estatura 2. Peso Corporal

3. Dobras cutâneas: Tríceps e Subescapular

Testes neuromotores

1. Resistência (teste dos 9 min)

2. Força abdominal (teste do abdominal em 60”)

3. Flexibilidade (flexiteste)

Cultura Desportiva

1. - Movimentação livre e combinada com bolas e sem bola; lançamento e recepção da bola parada e em movimentação; correr com a bola; cobrir espaços; trocar de posição; acertar em alvos e outros. (Handebol; Futebol, Voleibol e Basquetebol);

2. - Exercícios de quicar e driblar; lançamentos (membros inferiores e superiores) parados e em movimentos. (Basquetebol; Handebol; Futebol e Voleibol);

3. - Exercícios em conjunto de passar; chutar; fintar; defender; parar a bola; acertar a bola e outros (Futebol); 4. - Jogos propriamente ditos (Basquetebol; Handebol; Futebol de Salão e Suíço e Voleibol);

5. - Ginástica Natural e Escolar;

6. - Exercícios de toque, manchete, saque, cortada e bloqueio (Voleibol);

7. - Séries de jogos: bola sobre a rede; voleibol com balão, voleibol em quarteto; voleibol em duplas, voleibol com rede móvel e outros;

8. - Vivenciar os desportos modernos como manifestações desportivas e suas implicações política, econômica e social;

9. - Introdução de sistemas técnico-tático referente ás diferentes modalidades esportivas e

10. - Vivenciar outras oportunidades de movimentos que determinados jogos e atividades proporcionam.

Atletismo 1. Corridas

- Velocidade (75, 100, 200 e 400 metros) - Resistência (800, 1000 e 1500 metros) 2. Saltos

- Salto em Altura (nas diferentes técnicas)

- Santo em distância (salto real e utilizando a tábua) 3. Arremessos e Lançamentos

- Movimentos técnicos básicos do Arremesso do Peso. - Introdução a outras formas de lançamentos.

(31)

- Ginástica acrobática/aeróbica/localizada; - Competições escolares internas e externas; - Jogos recreativos e

- Atividades populares (taco; peteca; capoeira; bolinha de vidro, dança e outros). Conteúdo Teórico

- Corporeidade;

- Atividade física e saúde; - Hábitos de vida saudável;

- Conhecimentos gerais e atuais sobre as atividades físicas e o esporte; - Conhecimentos gerais sobre as regras dos diferentes desportos e - Importância da atividade física.

4. CRONOGRAMA

Duas aulas de 65 minutos / 40 semanas Carga total de 120 horas aula

5. AVALIAÇÃO

- Através da mensuração das medidas antropométricas individuais, relacionando-as com gráfico de controle de evolução pondero - estatural de Marcondes;

- Comparação dos resultados obtidos nos testes neuromotores com as tabelas que indiquem o nível de crescimento motor de alunos do CA para aquela idade e sexo;

- Observação e registro do desenvolvimento e do progresso apresentado pelos alunos perante aos conteúdos e atividades práticas propostas;

- Testes teóricos; trabalhos e pesquisas referentes ao conteúdo proposto e

- Participação; assiduidade; pontualidade; responsabilidade e uso de uniforme adequado para aulas de Educação Física (Conforme Regimento do CA).

6. FONTES DE CONSULTA PARA OS ALUNOS www.google.com

www.wikipedia.com.br

Sites das diversas Confederações e Federações Desportivas Brasileiras Bibliografia abaixo mencionada

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALBERTI, Heirz. Ensino de Jogos Esportivos: Dos pequenos jogos aos grandes jogos esportivos. 1984, Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, RJ.

BARBANTI,V.J.Aptidão física: um convite á saúde. 1990, Manole, São Paulo.

(32)

CARNAVAL, Paulo Eduardo. Medidas e avaliação em ciências do esporte. Sprint, Rio de Janeiro, 1995, pp. 01-143. DIETRICH, Kunt. Os Grandes Jogos: Metodologia e Prática. 1984, Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, RJ.

EDWARDS, Sally. Monitor de Frequência Cardíaca. Finlândia, 1994.

FARIAS, Sidney. Natação - ensine a nadar. Ed. UFSC, 1983, Florianópolis, SC.

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Criança e atividade física. Sprint, Rio de Janeiro, 1995. pp. 01-170.

FERREIRA, Aluísio E. X. & Rose Jr, Dante De. Basquetebol, técnicas e Táticas. 1987, Ed. Da USP, São Paulo, SP. FERREIRA, Pedro. Handebol de Salão. Ed. Cia Brasil, São Paulo SP.

FRANCAROLI, José L. Biomecânica - Análise dos movimentos. 1977, Ed Manole Ltda, São Paulo, SP. GRACIANO, W. A arte e a técnica do Futebol. 1984, Roswith a Kumpf, São Paulo.

GUEDES, Dartagnan Pinto. Composição corporal. Princípios, técnicas e aplicações. Associação dos Professores de Educação Física de Londrina - APEF, 1994, 2a edição revisada.

HURLOCK, A. Desenvolvimento do Adolescente. McGraw Hill do Brasil, 1979, São Paulo. KISS, Maria Augusta Peduti Dall Molin. Avaliação em Educação Física. São Paulo, Manole, 1987. KRING, Ray F.. Atletismo nas Escolas. 1968.

MARCONDES, Eduardo. Crescimento normal e deficiente. São Paulo - Sarvier, 1989, 3a edição. MATSUDO, Victor Keihan R. Testes em Ciências do Esporte. São Caetano do Sul – Celafisc, 1982.

McARDLE, Willian D.; KATCH, Frank I. & KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Guanabara, 1992, 3a edição.

NIDELCOFF, Maria T. Uma Escola para o povo. Ed. Brasiliense, 1980, São Paulo, SP. PAULA,R. S. de. Basquete: Metodologia do ensino. 1994, Ed. Sprint, Rio de Janeiro.

SINGER, Robert N & WALTER, Dick . Ensinando Educação Física. Ed. Globo, 1980, Porto Alegre, RGS. STOCHER, Yerard. Basquetebol: sua prática na escola e no lazer. 1983, Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, RJ. TEIXEIRA Jr, Jober. Futebol de Salão: uma nova visão Pedagógica. 1990, Ed. Sagra. São Paulo, SP.

TUBINO, M.J.G. Teoria Geral do Esporte. 1987, Ed. Ibrasa, São Paulo, SP.

Referências

Documentos relacionados

ü The germination tests must be conducted at constant temperature 30ºC for 28 days; ü The addition of gibberellic acid and alternating temperature were ineffective for seed

LISTA DE FIGURAS Figura 01 – Mapa hidrográfico da bacia do Rio Preto20 Figura 02 – Unaí: município da RIDE29 Figura 03 – Eficiência no uso da água para irrigação36 Figura 04

Trata-se de uma mudança epistemológica que solicita uma prática científica mais aberta, capaz de favorecer a convergência de conhecimentos para que se configure

4) Extensão e intensidade de violência - Imagens e sons de violên- cia repetidos à exaustão ou mostrados de forma explícitos tornam o processo de recepção mais traumático,

Para a liga 30%Fe65Nb70%Cu foi possível observar uma distribuição de partículas de Fe65Nb ao longo de toda a matriz de Cu e não foi possível notar o processo difusão entre

Esta pesquisa tem como finalidade analisar como a cultura popular esta sendo trabalhada na formação profissional de Educação Física no Brasil, a partir de uma pesquisa

Dando continuadad a los cambios políticos que ocurrierón en Venezuela a partir de 1999. El Plan de Desarrollo Económico y Social de la Nación 2007-2013 contiene

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos