• Nenhum resultado encontrado

Sistemas de irrigação localizada: principais problemas em projetos e assistência técnica. - Portal Embrapa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistemas de irrigação localizada: principais problemas em projetos e assistência técnica. - Portal Embrapa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

S

is t e m a s d e

iR m c A Ç Ã o L

o c a l i z a d a

:

P

r in c ip a is

P

r o b l e m a s e m

P

r o je t o s e

A

s s is t ê n c ia

T

é c n ic a

Anclcrson Soíircs Pereira'

^ RESUMO

Os sistemas de irrigação localizacln nprcscnlnni uin a lio cuslo dc invcslitnciU o c para que haja sucesso na adoção dessa lecnolocjia é íu n d a rn c n la l que sejam obedecidos diversos critérios técnicos na elaboração de seus projetos. Este trab alho apresenta os principais problem as que ocorrem cm projetos de assistência técnica em irrigação localizada no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: irrigação; irrigação localizada; projetos de irrigação.

ABSTRACT

Trickle irrigation systems: problems in projects and technical assistance

The aim of this paper is to relate the m ost problem s in projects and technical assistance in trickle irrigation systems in Brazil.

KEYW OR D S: irrigation; trickle irrigation; irrigation projects.

Introdução

Nos últimos anos, os sistemas dc irrigação locali/acla ajircscntam urn grande desenvolvimento e difiisao.com iima área irrigada no Brasil cm torno de 185.000 ha em 2001 (Schemmer, 2001), octipando 6% das áreas irrigadas. A potencial economia de água e energia, a possi­ bilidade de aulomaçào e aplicação de rerlili/anles via água de irriga­ ção (fertirrigação) são algumas das caracterisiicas que cojiiribuem para essa crescente difusão desses sistemas. Por outro lado, são siste­ mas que apresentam um alto custo de investimento e por isso têm sido empregados em culairas de alto valor comercial. Porém, devido

\. Engenheiro n g rò n o m o , nicsLrc c cloulor cn\ h riyiaçfui c nrcnn^^cm . pcsquisudor tin E m brnp n .Wcio A m b ic n lc , R o d. S P .Vin km 127 ,5 C:un;;i 0 9 C i-.P 1.1S2()-(KKK J;u:u;n iúnn. SP. Icl.: (1 9 ) 3 8 6 7 -8 7 2 5 . nndcr.sonCr/'cniim n.cm brnpn.hr

(2)

a diversos problemas técnicos, um núm ero expressivo dos projetos implantados não opera satisfatoriamente. Neste trabalho abordare­ mos algumas experiências obtidas em trabalhos de assistência técnica autônom a a produtores irrigantes, antes de iniciar atividades como pesquisadores da Embrapa. Objetivamos que as informações forne­ cidas contribuam para uma melhor implantação e utiJização dos sis­ temas de irrigação localizada no Brasil e orientem os profissionais ligados à assistência técnica a produtores irrigantes.

D escriçã o

G eneralidades so bre p ro jeto s de irrigação localizada

Os principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento e a microaspersão, sendo compostos basicamente por sistemas de bom- beamento; sistemas de filtragem de água e injeção de fertilizantes e produtos químicos; rede hidráulica composta por tubos de aço, PVC e polietileno; painéis de controle para automação total ou parcial da operação do sistema; emissores de água, como gotejadores e micro- aspersores.

O procedimento usual para um produtor implantar um sistema de irrigação localizada é procurar uma revenda de equipamentos que elabore o projeto, venda os materiais e instale o sistema. Essa prática já c consagrada no mercado brasileiro. O produtor procura diversas revendas e por análise comparativa adquire o sistema freqüentemente daquela que fornece o m enor preço. N ão existe uma padronização para a elaboração de projetos de irrigação localizada e, dessa forma, cada empresa elabora o projeto segundo os critérios que considera convenientes. Os principais problemas dos projetos surgem por esse motive. Com o desenvolvimento das negociações entre o produtor e as revendas, surge freqüentemente uma verdadeira guerra comercial entre as empresas, que progressivamente vão alterando os projetos com a finalidade de reduzir custos. Porém, esse procedimento usual­ mente penaliza os critérios técnicos pertinentes e resulta em um siste­ ma de irrigação com diversos problemas, ocasionando grandes pre­ juízos aos agricultores. Esses problemas serão abordados a seguir.

I

Ariais do Congresso Brasileiro de Assistência T écnica à A gricultura

(3)

N ecessidades h ídricas d as culturas su b estim a d a s e fa lta de controle da lâm in a de água aplicada

As necessidades hídricas das culairas devem ser adequadamente determinadas para que o sistema de irrigação possa atender às de- mandaSj não expondo as culturas a dcficits que comprometam a pro- dução. Nos sistemas de irrigação, quanto maior a lâmina de água a ser aplicada, maiores são os custos do sistema de irrigação. Freqüen­ temente, as necessidades hídricas das culturas são subestimadas, re­ sultando em baixos volumes de água aplicados pelos sistemas. Esse procedimento reduz o custo de investimento em equipamentos de irrigação, porém, a médio e longo prazo, o agricultor tem prejuízos pelas quebras de produção causadas pelos déficits hídricos devido ao fato de o sistema de irrigação não suprir as necessidades hídricas da cultura. Esse problema na maioria das vezes passa despercebido pelo agricultor por muito tempo. Nas fases iniciais do desenvolvimento das culturas a demanda de água é reduzida e o sistema de irrigação consegue atender a essa demanda. Com o passar do tem po as cultu­ ras se desenvolvem e as necessidades de água aumentam progressiva­ mente, até o momento em que o sistema de irrigação não consegue atender a essa demanda. A evidência disso é operar o sistema o dia todo (24 horas) e mesmo assim não se conseguir repor a água no solo em volume necessário. N o caso de culturas perenes, que usualmente utilizam sistemas de irrigação localizada, esse tempo de desenvolvi­ mento pode levar alguns anos e, no momento em que a cultura entra em processo produtivo, necessitando de maiores volumes de água, o sistema não consegue atender a essa demanda, ocasionando grandes quebras de produção e conseqüentes prejuízos.

Também é muito importante que os agricultores irrigantes execu­ tem um manejo criterioso da água de irrigação, quantificando de maneira precisa o m omento de irrigar e a lâmina de água a ser aplica­ da. Para isso, existem diversos métodos desenvolvidos e testados nas instituições de pesquisa e ensino superior em ciências agrárias e en­ genharia agrícola no Brasil.

2SJ\

(4)

D esinform ação so b re a n ecessidade de outorga p a ra uso da água p a ra irrigação

A outorga refere-se ao ato administrativo mediante o qual o poder público outorgante (União, Estados ou Distrito Federal) faculta ao outorgado o uso de recurso hídrico, por prazo determinado, nos ter­ mos e nas condições expressas no respectivo ato. Freqüentemente observamos agricultores adquirindo sistemas de irrigação sem obter previamente a outorga para o uso da água e permissão dos órgãos de gerencialmento ambiental e de recursos hídricos para a construção dc reservatórios. Isso pode resultar em embargos do projeto de irriga­ ção, aplicação de severas multas, entre outras penalidades, ocasio­ nando prejuízos ao agricultor e perda do investimento realizado em obras e equipamentos.

A ltos custos operacionais com energia

Genericamente, obedecendo aos critérios técnicos pertinentes, sis­ temas de irrigação que são dimensionados com tubulações de maior diâmetro necessitam de motobombas com menores potências para operação do sistema, resultando em menores custos operacionais com energia (elétrica ou diesel), mas esse conjunto apresenta maiores cus­ tos de investimento (aquisição e instalação dos equipamentos). De maneira antagônica, sistemas dim ensionados com tubulações de menores diâmetros necessitam de motobombas com maiores potên­ cias, resultapdo em maior consumo de energia, porém esse conjunto apresenta menores custos de investimento. É muito freqüente agri­ cultores adquirirem sistemas de irrigação com baixo custo de investi­ mento, porém, exigindo maiores gastos com energia, muitas vezes inviabilizando a operação do sistema de irrigação pela posterior falta de recursos para o pagamento da energia elétrica ou para a compra de óleo diesel. Portanto, deve-se buscar um sistema de irrigação di­ mensionado de maneira otimizada, ou seja, com um custo operacional com energia elétrica que viabilize a agricultura irrigada.

S istem a s de filtra g e m e injeção de fertilizan tes ineficientes

Os emissores utilizados em irrigação localizada (gotejadores e microaspersores) são muito suscetíveis ao entupimento e portanto é

|288

(5)

fundamental que os sistemas de filtragem sejam adequadamente pla­ nejados e dimensionados. Os filtros sào equipamentos de alto custo e é freqüente que sejam subdim ensionados ou indicados modelos inapropriados para determinadas qualidades de água para irrigação, objetivando diminuir os custos do sistema de irrigação. O entupimento de origem biológica (proliferação de algas) ou proveniente da pre­ cipitação de sais, carbonatos e ferro possui desenvolvimento progres­ sivo e somente após anos, ou em situações severas após alguns meses, ocorre um entupimento generalizado dos emissores do sistema de irrigação, ocasionando grandes prejuizos e altos custos para a reade- quação do sistema, ocorrendo de maneira freqüente a perda de boa parte da rede hidráulica (tubulações) e emissores do sistema.

Outro problema refere-se aos sistemas para injeção de fertilizan­ tes e produtos químicos na água de irrigação. Devido ao fato de esses sistemas apresentarem alto custo, é comum que sejam implantados sistemas de irrigação com esses equipamentos subdimensionados, ou seja, não são capazes de injetar fertilizantes na água de irrigação no volume necessário, tornando ineficiente e dificultando operacional­ mente os trabalhos com fertirrigação.

S iste m a s de au tom ação com alto custo operacional

A possibilidade de automação total ou parcial é uma das grandes vantagens do sistema de irrigação localizada, mas deve ser criterio­ samente planejado para que não ocorram grandes prejuizos e não seja abandonado ao longo da vida útil do sistema de irrigação locali­ zada. É muito comüm que sejam instalados painéis de controle ele­ trônico de grande sofisticação em sistemas de irrigação, com alto cus­ to, porém nem todos os recursos fornecidos pelo painel são utilizados ou aplicáveis. Outro problema refere-se ao alto custo operacional de alguns painéis de controle, com componentes de reposição e mão- de-obra extremamente onerosos, que ao longo do tempo não são su­ portados pelo agricultor irrigante, que passa a operar o sistema de irrigação manualmente. Assim, a automação de sistemas de irrigação localizada apresenta grandes vantagens, porém, deve ser criteriosa­ mente planejada para que possa ser efetivamente empregada pelos

2^J

Assistência Técnica Especializada]

(6)

sistemas. Em alguns casos a utilização de painéis de controle sim­ ples e de baixo custo apresenta maiores vantagens operacionais ao agricultor.

Outro problema comum em automação de sistemas de irrigação é com relação às válvulas empregadas. As válvulas podem ser utilizadas para abertura/fechamento do fornecimento de água ás unidades de irrigação ou para regulagem da pressão de operação. Existem válvu­ las de acionamento elétrico e válvulas de acionamento hidráulico. Os sistemas dc automação com válvulas elétricas são mais baratos do que aqueles que utilizam válvulas hidráulicas e, dessa forma^ muitos projetos de irrigação são implantados com válvulas elétricas, porém essas válvulas são extremamente suscetíveis a descargas de energia causadas por raios, tornando o custo operacional desses sistemas bas­ tante elevado. No geral, é preferível empregar válvulas hidráulicas na maior parte das condições brasileiras, pois, apesar do maior custo, não são afetadas por problemas de descargas elétricas e conseqüente­ mente possuem custo operacional reduzido.

Falta de respon sável técnico nos p ro jeto s

U m projeto de irrigação é uma atividade que deve ser realizada por profissional qualificado, com devida atribuição profissional regu­ lamentada pelo CREA. M uitos projetos são implantados sem a super­ visão ou responsabilidade técnica de um profissional habilitado, o que é ilegal. U m projeto de irrigação é um a obra de engenharia e não uma simples venda de equipamentos, como comum entem ente ocorre.

P rob lem as de m o n ta g em do sistem a

Muitos problemas de vazamento de água em tubulações e substi­ tuições de peças ao longo da vida útil de um sistema de irrigação localizada são provenientes de serviços de montagens realizados sem os cuidados necessários. O agricultor deve supervisionar essas ativi­ dades e exigir que os trabalhos sejam feitos com os devidos cuidados e sob a supervisão de profissional capacitado.

1 Anais do C ongresso Brasileiro de Assistência Técnica à Agricultura

(7)

C onclusões

Com base nos problemas técnicos relatados, é fundamental que os agricultores procurem assistência técnica qualificada e habilitada para orientá-los na elaboraçao e operaçào de seus projetos de irriga­ ção localizada.

Assistência Tccnica Especializada

R eferência bibliográfica

S C H R M A A H R , N . Irrigarão IcKLiliziida. rr r ,A \ - lrrigii(,'no c'rccn(il(\i:ia ^UH^crn;K

n . 5 1 , p . 4 , 2 0 0 1 .

Referências

Documentos relacionados

observar junto a parteiras de Santana foi que há duas dimensões de relações recíprocas envolvidas no seu fazer. Uma delas se dá entre os humanos e os meios de criação de

Para associar o cartão para outro funcionário a empresa deverá abrir uma ocorrência, será necessário solicitar a associação do cartão através da Central Ticket de Atendimento

O sistema de controle utilizado em fertirrigação do tipo malha fechada requer o uso de sensores para obtenção de informações sobre a presença e a quantidade de fertilizantes

Pelo fato de a crônica surgir primeiro no jornal e para o jornal, muitas vezes acaba assumindo a mesma efemeridade das notícias que estampam as manchetes de maior destaque das

A regularização dos sistemas hídricos - nomeadamente através da transformação dos cursos de água em valas artificiais com a uniformização do substrato, no intuito de melhorar

Destaca-se também, nesta fase, o empenho na construção de termo de referência conceitual para a Salvaguarda de bens registrados como Patrimônio Cultural do

A junção de Artur Pizarro e da Orquestra Clássica do Centro, contribuirá para o prestígio do Convento São Francisco e da Orquestra Clássica do Centro, na lógica do CSF

Assim, surgiu o projeto Black Power, que visa desenvolver atitudes antirracistas na comunidade Linharense para minimizar os problemas causados pelo racismo nas diversas