• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Ano Lectivo 2013/2014

Marta Filipa Seixas Dias

Nº 2008171

Relatório Final de

Estágio do 6º ano

(2)

Índice

1. Introdução ... 3

2. Descrição sumária das actividades desenvolvidas... 4

2.1 Estágio de Medicina Interna ... 4

2.2 Estágio de Cirurgia ... 5

2.3 Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 5

2.4 Estágio de Pediatria ... 6

2.5 Estágio de Obstetrícia e Ginecologia ... 7

2.6 Estágio de Saúde Mental ... 7

2.7 Outras Unidades Curriculares ... 8

3. Outros elementos valorativos ... 9

4. Reflexão crítica final ... 9

Anexo – 1 ... 11

Anexo – 2 ... 13

(3)

3

1. Introdução

Segundo o documento O Licenciado Médico em Portugal, de 2005, elaborado com o contributo dos docentes das Faculdades de Medicina do país, “A finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar o estudante médico a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina, nos princípios éticos, na abordagem humanista que constituiu o fundamento da prática médica e no aperfeiçoamento ao longo da vida das suas próprias capacidades de modo a promover a saúde e o bem-estar das comunidades que servem.”

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina é considerado um estágio profissionalizante, que compreende o exercício orientado e programado da Medicina, em diversas áreas médicas e cirúrgicas. Para além dos objectivos anteriormente enumerados, os principais objectivos do 6º ano são desenvolver competências essenciais ao exercício da Medicina, como a colheita de dados, a elaboração do raciocínio clínico e a tomada de decisões e desenvolver e aprofundar competências de autonomia.

O presente relatório pretende caracterizar de forma sucinta os elementos representativos do estágio profissionalizante. Para tal está dividido em sete subsecções, reunidas sob a designação “Descrição sumária das actividades desenvolvidas”, correspondentes à caracterização sumária das actividades realizadas em cada um dos seis estágios parcelares e das actividades realizadas nas outras duas Unidades Curriculares (Preparação para a Prática Clínica e Estágio Opcional). Enunciarei também outros elementos valorativos, que considero terem sido relevantes para o meu percurso académico (anexos 1, 2 e 3). Concluo o relatório com a reflexão crítica final referente ao Estágio do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, da Faculdade de Ciências Médicas.

(4)

4

2. Descrição sumária das actividades desenvolvidas

2.1 Estágio de Medicina Interna

O Estágio de Medicina Interna, com a duração de oito semanas, decorreu entre 16 de Setembro de 2013 e 8 de Novembro de 2013, no Hospital de São Francisco Xavier, no Serviço de Medicina IV, sob a orientação do Dr. Vítor Batalha. Teve como principais objectivos desenvolver o raciocínio clínico, desenvolver as capacidades de equacionar diagnósticos, propor a realização de exames complementares de diagnóstico e interpretá-los, instituir terapêutica, estabelecer prognósticos e desenvolver a capacidade de dialogar com os doentes e seus familiares.

Durante o estágio, fui integrada nas actividades diárias da equipa, que consistiram na sua maioria no exercício da Medicina ao nível da Enfermaria e da Unidade de Cuidados Intermédios (UCINT). Frequentei também o Serviço de Urgência do Hospital de São Francisco Xavier e as Consultas Externas de Medicina Interna e de Diabetes das Grávidas. Assisti às sessões clínicas do serviço, ao Journal Club, aos seminários semanais e às sessões teórico-práticas. Tive ainda oportunidade de elaborar e apresentar um trabalho de revisão sobre “Doenças pulmonares ocupacionais”.

Destaco a autonomia que me foi dada, permitindo-me colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e desenvolver a componente prática da abordagem do doente, desde o diagnóstico (anamnese, exame objectivo, exames complementares de diagnóstico) até ao tratamento e prognóstico, sempre sob a orientação do meu tutor. Saliento ainda a possibilidade que me foi dada de dialogar com os doentes e suas famílias. Por fim, pude treinar competências técnicas, como a gasimetria, a punção venosa e a realização de electrocardiograma.

(5)

5

2.2 Estágio de Cirurgia

O Estágio de Cirurgia, com a duração de oito semanas, decorreu entre 11 de Novembro de 2013 e 17 de Janeiro de 2014, no Hospital Beatriz Ângelo, no Serviço de Cirurgia, sob a orientação do Dr. Vitor Moura Guedes. Foi constituído por seis semanas de Cirurgia Geral e duas semanas opcionais, durante as quais fui integrada nos Cuidados Intensivos. Teve como objectivos fundamentais desenvolver a capacidade de reconhecer e caracterizar as principais patologias cirúrgicas, determinando as prioridades em cada momento, e realizar/observar diversos procedimentos técnicos.

Durante o estágio, fui integrada nas actividades diárias da equipa, que consistiram na actividade de Enfermaria, Bloco Operatório, Pequena Cirurgia, Consulta Externa e Serviço de Urgência. Destaco a oportunidade que tive de acompanhar doentes cirúrgicos no pré e pós-operatório, bem como, de participar como 1ª e 2ª ajudante em diversas cirurgias. Tive ainda possibilidade de assistir a diversas sessões formativas teóricas e teórico-práticas e de participar no mini-congresso de cirurgia, no qual apresentei, conjuntamente com o meu grupo, o trabalho “Esplenectomia de necessidade”.

Nas duas semanas que passei nos Cuidados Intensivos acompanhei o trabalho diário da equipa, tendo tido oportunidade de ajudar na realização de um traqueostomia e na colocação de um cateter de hemodiálise e de colocar uma linha arterial na artéria femural.

2.3 Estágio de Medicina Geral e Familiar

O estágio de Medicina Geral e Familiar, com a duração de quatro semanas, decorreu entre 27 de Janeiro de 2014 e 21 de Fevereiro de 2014, na USF Ouriceira, sob a orientação da Dra. Rita Lopes. Teve como principais objectivos identificar os padrões de sintomas mais comuns, desenvolvendo competências diagnósticas, terapêuticas e preventivas, tendo por base o modelo biopsicossocial.

(6)

6 Durante o estágio participei activamente nas Consultas de Saúde de Adultos, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantil, Consulta Aberta e Consulta de Intersubstituição, o que me permitiu ter contacto com os principais problemas que acometem os utentes, ao nível dos cuidados de saúde primários. Desta forma, ao longo do estágio, desenvolvi a capacidade de abordar o doente, tendo por base o modelo biopsicossocial, e consolidei conhecimentos que me permitirão avaliar de forma correcta as patologias mais comuns, determinando as prioridades em cada momento, bem como implementar medidas preventivas. Destaco ainda, a possibilidade que tive de realizar diversas citologias.

2.4 Estágio de Pediatria

O estágio de Pediatria, com a duração de quatro semanas, decorreu entre 24 de Fevereiro de 2014 e 21 de Março de 2014, no Hospital Dona Estefânia, no Serviço de Pediatria Médica, mais concretamente na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN), sob a orientação da Dra. Rute Neves. Teve como principal objectivo compreender a Pediatria como uma Medicina Integral de um grupo etário, dando ênfase a aspectos de diagnóstico diferencial e de terapêutica.

Durante o estágio pude contactar com as diversas valências da Pediatria, como o Internamento, a Consulta Externa e o Serviço de Urgência. Tive ainda oportunidade de passar pela Consulta Externa de Imunoalergologia, Reumatologia e Infecciologia.

Ao longo do estágio, consolidei conhecimentos e desenvolvi a capacidade de avaliar doentes em idade pediátrica, o que me permitirá avaliar de forma correcta os doentes com patologia pediátrica e determinar a terapêutica necessária em cada momento, tendo em conta as particularidades inerentes às diferentes faixas etárias que a Pediatria engloba. Destaco a autonomia que me foi dada, permitindo-me proceder à avaliação dos doentes, bem como comunicar às suas famílias informações sobre a sua situação clínica.

(7)

7 Por fim, assisti diariamente às reuniões clínicas, a sessões teóricas e teórico-práticas e aos seminários, onde conjuntamente com o meu grupo apresentei o trabalho “Crise celíaca a propósito de um caso clínico”.

2.5 Estágio de Obstetrícia e Ginecologia

O Estágio de Obstetrícia e Ginecologia, com a duração de quatro semanas, decorreu entre 24 de Março e 24 de Abril de 2014, no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, no Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, sob a orientação do Dr. Gonçalo Dias (Obstetrícia) nas primeiras duas semanas e da Dra. Teresa Diniz Costa (Ginecologia) nas duas últimas semanas. Teve como principais objectivos visar a consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e competências, de forma a proceder à correcta avaliação das situações mais frequentes no âmbito da Obstetrícia e Ginecologia.

Durante o estágio, tive oportunidade de passar pelas diversas valências da Obstetrícia e Ginecologia, como a Enfermaria de Obstetrícia e de Ginecologia, o Puerpério, a Consulta Externa de Obstetrícia e de Ginecologia, o Bloco Operatório de Ginecologia, a Histeroscopia e o Serviço de Urgência.

Ao longo do estágio, consolidei conhecimentos e desenvolvi competências que me permitirão avaliar de forma correcta as grávidas e as doentes com as patologias obstétricas e ginecológicas mais comuns, tendo em conta as particularidades da anamnese e do exame físico inerentes, e determinar, em cada momento, as prioridades.

Por fim, apresentei o trabalho “Prevenção da infecção neonatal precoce por Streptococcus do grupo B”, que elaborei conjuntamente com uma colega.

2.6 Estágio de Saúde Mental

O Estágio de Saúde Mental, com a duração de quatro semanas decorreu, entre 28 de Abril e 23 de Maio de 2014, tendo sido dividido em duas componentes: teórico-prática e

(8)

8 prática. Teve como principal objectivo o desenvolvimento de conhecimentos e a aquisição de capacidades de diagnóstico e de intervenção clínica.

A componente teórico-prática foi leccionada pelo Professor Doutor Miguel Xavier, na Faculdade de Ciências Médicas, e decorreu nos dois primeiros dias de estágio. Considero que esta foi fundamental, pois deu-me ferramentas muito úteis para lidar com determinadas situações, com as quais posso vir a me deparar no Serviço de Urgência.

A componente prática decorreu no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, no Serviço de Psiquiatria, mais concretamente na equipa comunitária de Queluz, sob a tutoria do Dr. Júlio Santos. Durante a parte prática do estágio tive oportunidade de assistir a Consultas de Psiquiatria, de frequentar o Serviço de Urgência e de assistir às sessões clínicas e às reuniões semanais. Desta forma, pude desenvolver competências no que concerne ao reconhecimento e avaliação das principais patologias psiquiátricas.

Por fim, tive ainda oportunidade de elaborar uma vinheta clinica e de apresentar, conjuntamente com o meu grupo, o trabalho “Neuro-Imunologia”.

2.7 Outras Unidades Curriculares

Tive também duas Unidades Curriculares (Integradora e Opcional), que considero merecedoras duma referência, pois contribuíram para a minha formação.

Durante o primeiro semestre, foi leccionada a Unidade Curricular Integradora de Preparação para a Prática Clínica, sob a regência do Professor Doutor Roberto Palma dos Reis. Consistiu em sessões multidisciplinares, com o objectivo de integrar os vários conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Por último, o estágio opcional, que decorreu no Serviço de Hemato-Oncologia, do Hospital CUF Infante Santo, sob a tutoria da Dra. Manuela Bernardo foi também importante para a minha formação, tendo-me permitindo consolidar conhecimentos e

(9)

9 desenvolver competências inerentes ao exercício destas especialidades. Destaco ainda a oportunidade que me foi dada de realizar mielogramas e biópsias ósseas.

3. Outros elementos valorativos

Participei nos Congressos: CIRSE e IMED, cujos certificados de participação se encontram em anexo (anexos 1 e 2, respectivamente).

Durante o estágio opcional, colaborei na elaboração da apresentação sobre “Neoplasia da Mama – Doentes da Unidade de Senologia tratadas na Unidade de Oncologia entre 2006 e 2013”, para a reunião do Hospital CUF Infante Santo, cuja apresentação se encontra em anexo (anexo 3).

4. Reflexão crítica final

O sexto ano, sendo um estágio profissionalizante e constituindo o último ano da minha formação médica pré-graduada, surgiu como um ano aguardado com muita expectativa. A presente análise constitui uma reflexão pessoal acerca da vivência deste ano profissionalizante, que contribuiu intensamente para o desenvolvimento da minha experiência pessoal e profissional.

Os seis estágios parcelares que integraram o plano curricular do 6º ano, bem como as Unidades Curriculares Integradora e Opcional, pretenderam, através de um ensino maioritariamente prático, a consolidação e aquisição de conhecimentos e competências essenciais à boa prática médica, preparando-me desta forma para o futuro profissional, que em breve irá começar.

Sendo este o último ano da minha formação pré-graduada, quando o iniciei, tal como, foi referido nos objectivos gerais e particulares de cada estágio, pretendia desenvolver o raciocínio clínico e as competências clínicas, de forma a sedimentar conhecimento e a adquirir maior autonomia e confiança para o início da minha vida profissional.

(10)

10 Ao longo do ano, a minha passagem pelas diferentes especialidades, permitiu-me desenvolver uma visão mais prática, dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, ajudando-me desta forma a perceber como valorizar e lidar com as diversas situações com que me deparei e depararei no dia-a-dia, tendo sempre em mente a abordagem do doente com base no modelo biopsicossocial. Assim, durante este ano, consolidei e desenvolvi o raciocínio clínico e competências, sobretudo diagnósticas e terapêuticas, e adquiri maior autonomia e confiança. Tive ainda oportunidade, de desenvolver a capacidade de comunicar ao doente e à sua família informações sobre o seu estado clínico, nomeadamente no que diz respeito à comunicação de más notícias.

Pude também comprovar na prática clínica diária, a importância do estabelecimento de uma boa relação médico-doente e da existência de uma equipa multidisciplinar, por forma a prestar melhores cuidados.

Relativamente às reuniões clínicas, às sessões teóricas e teórico-práticas e aos trabalhos que elaborei, considero que contribuíram não só para a minha formação mas, também, para a fomentação do estudo, investigação e cooperação interdisciplinar.

Por todos os factores anteriormente enumerados, considero que os objectivos propostos foram inteiramente cumpridos, e que o balanço final deste ano profissionalizante foi muito positivo, o que sem dúvida contribuirá significativamente para a minha vida profissional, independentemente da especialidade que venha a escolher. Em suma, considero que este ano foi essencial para a minha formação profissional e, acima de tudo, extremamente gratificante.

Por fim, termino mostrando o meu apreço a todos os profissionais com que me cruzei ao longo deste ano e, em particular, aos meus tutores pela simpatia, orientação, apoio, incentivo e disponibilidade total para a transmissão de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas e por me deixarem participar activamente em todas as actividades diárias inerentes ao exercício da Medicina.

(11)

11

Anexo – 1

(12)
(13)

13

Anexo – 2

(14)
(15)

15

Anexo – 3

(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

Apesar de na Figura 98 se ter demonstrado um nível de incomodidade médio global devido ao ruído local em geral por parte dos residentes e/ou trabalhadores de 2,0, quando

Este comportamento térmico foi explicado pelo metabolismo biológico das árvores (fonte de calor e vapor de água) e “arquitectura” florestal que proporciona

The second stage grid-search automatically returned two different models respectively for the imbalanced and balanced datasets, which is the first indication that class imbalance

Table 3: Simulation parameters used to model CONTROL scenario through CIVA Table 4: List of tested parameters that changed simulated POD curve behavior Table 5: Parameters

As análises sensoriais mostraram que as barras de cereais com melhores níveis de aceitação entre os julgadores foram aquelas elaboradas com níveis de substituição de 10% de

Nesse contexto, onde variantes de com- ponentes s˜ao compartilhadas por m´ultiplas arquiteturas de linhas de produtos, a evolu¸c˜ao dos ativos controlada pelos gerentes dos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação