• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Mestrado Integrado em Medicina

Teresa Henriques Monteiro | Nº 2011474

Sob a orientação da Dr.ª Ana Leitão

Junho de 2018

(2)

1

ÍNDICE

I. Introdução………...2

II. Atividades Desenvolvidas………..3

A. Cirurgia Geral………..3

B. Medicina Interna………...4

C. Ginecologia e Obstetrícia………..4

D. Saúde Mental………..5

E. Medicina Geral e Familiar………...6

F. Pediatria………7

G. Preparação para a Prática Clínica..………....……7

H. Estágio Opcional – Dermatologia………....……7

III. Reflexão Crítica……….8

(3)

2

I – INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade sumarizar a atividade desenvolvida durante o Estágio Profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Através do contacto com a prática clínica diária, o 6ºano pretende, de forma integradora, consolidar conhecimentos prévios, bem como promover o desenvolvimento de competências clínicas, preparando-nos para a prática médica futura.

Este relatório encontra-se dividido em três partes: uma introdução, que expõe os objetivos globais que defini para este ano curricular; seguida de uma breve descrição da atividade realizada nos estágios parcelares que constituem o Estágio Profissionalizante (Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia/Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria), no Estágio Opcional de Dermatologia e na Unidade Curricular “Preparação para a Prática Clínica”; e uma última parte, onde elaboro uma reflexão crítica sobre o cumprimento dos objetivos definidos e a contribuição do ano profissionalizante para a minha formação médica e pessoal. Incluo ainda, no fim deste relatório, uma seção de anexos relativos à participação em atividades formativas complementares e outros elementos que valorizam o meu percurso académico.

Como objetivos globais, que procurei atingir no decurso dos diferentes estágios parcelares, destaco os seguintes: 1) consolidar conhecimentos previamente adquiridos nas ciências básicas

e clínicas e aplicá-los na prática; 2) aperfeiçoar a técnica de colheita de história clínica, elaboração e hierarquização de hipóteses diagnósticas, pedido de exames complementares de diagnóstico e definição de estratégias terapêuticas; 3) adquirir experiência na realização de exame objetivo e procedimentos técnicos caraterísticos de cada especialidade através da prática regular; 4) integrar a componente biopsicossocial na avaliação e no tratamento do doente; 5) aperfeiçoar as técnicas de comunicação com os doentes e seus familiares, e com a equipa médica e restantes profissionais de saúde; e 6) desenvolver progressivamente maior autonomia para a prática clínica.

(4)

3

II – ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

A. Cirurgia Geral (11/09/2017 – 03/11/2017) – 8 semanas

O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral, sob a regência do Professor Dr. Rui Maio e a orientação do Dr. Pedro Amado, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo. Como principal objetivo para este estágio, estabeleci a aquisição de destreza progressiva na execução de procedimentos cirúrgicos básicos. O estágio começou com uma semana de aulas teóricas e teórico-práticas, seguida de 7 semanas práticas: 4 de Cirurgia Geral, 2 semanas opcionais de Anestesiologia e 1 semana no Atendimento Permanente. Durante o estágio, tive a oportunidade de assistir a diversas cirurgias (18 no total, 4 das quais cirurgias hepatobiliares); executei as técnicas de assepsia e desinfeção pré-operatória; participei em 2 cirurgias, uma como 1ª ajudante e outra como 2ª ajudante; além disso, pude praticar suturas na Sala de Pequena Cirurgia. Na Enfermaria, participei nas visitas semanais, observei doentes no período pós-operatório, avaliando a sua evolução clínica e redigindo diários clínicos. Participei ainda em consultas da especialidade. Embora tenha praticado alguns gestos cirúrgicos durante o estágio, julgo que o facto de não os ter repetido rotineiramente me impede de afirmar que atingi por completo o objetivo definido. O estágio de Anestesiologia possibilitou-me um contacto com a avaliação pré-anestésica, a preparação e monitorização de doentes no intra-operatório, e o apoio prestado pela especialidade na realização de técnicas de Pneumologia e Gastroenterologia e nas sessões eletroconvulsivoterapia. No Bloco, pude proceder à ventilação, à colocação de máscaras laríngeas e entubação orotraqueal de doentes, sob a supervisão da assistente Dr.ª Filipa Duarte. Durante uma semana, frequentei o Atendimento Permanente (Sala de Pequena Cirurgia, Atendimento de Azuis, Verdes e Amarelos e Posto de Estadia Curta). Realizei a anamnese e exame objetivo a vários doentes, colhi gasimetrias e realizei uma paracentese. Destaco a participação no curso Trauma Evaluation And Management (TEAM), integrado no currículo do 6º ano do MIM, organizado pela ATLS Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia [Anexo 4], e no iMed Conference, organizado pela Associação de Estudantes [Anexo 6]. No Mini-Congresso, apresentei, juntamente com 2 colegas, o trabalho “Lesões Hepáticas Bi-lobares. E agora?!”.

(5)

4

B. Medicina Interna (06/11/2017 – 12/01/2018) – 8 semanas

O Estágio Parcelar de Medicina Interna, sob a regência do Professor Dr. Fernando Nolasco e a orientação da Dr.ª Patrícia Cachado e da Dr.ª Teresa Garcia, decorreu no Serviço de Medicina 4 do Hospital de Santa Marta. Os objetivos para este estágio incluíram o aperfeiçoamento do raciocínio clínico e condução de marcha diagnóstica, a aplicação prática da semiologia médica e o desenvolvimento de técnicas de comunicação. O estágio permitiu-me integrar a equipa e participar no trabalho da Enfermaria, observando 2-3 doentes diariamente e de modo independente. Redigi diários clínicos, discutindo posteriormente em equipa a evolução clínica, analítica e imagiológica dos doentes, e as medidas terapêuticas, solicitando os exames complementares necessários e transmitindo a informação à equipa de enfermagem, ao próprio doente e seus familiares. Redigi também várias notas de alta. Pude aperfeiçoar a realização de componentes específicos do exame objetivo (p.ex. exame neurológico) e procedimentos (p.ex. punções arteriais e venosas). Frequentei o Serviço de Urgência do Hospital de São José (Balcão de Verdes, Amarelos e Laranjas e Sala de Reanimação); participei em reuniões clínicas e sessões formativas; e realizei com 5 colegas um trabalho sobre o “Síndrome de Secreção Inapropriada de Hormona Antidiurética” (SIHAD), com apresentação de um caso de SIHAD internado recentemente no Serviço, realização de revisão sobre o tema e análise casuística de casos de hiponatrémia internados entre os anos 2013-2016.

C. Ginecologia e Obstetrícia (22/01/2018 – 16/02/2018) – 4 semanas

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob a regência da Professora Dr.ª Teresa Ventura, decorreu na Maternidade Alfredo da Costa e consistiu em 2 semanas de Ginecologia e 2 de Obstetrícia, sob orientação da Dr.ª Maria João Nunes e da Dr.ª Catarina Reis, respetivamente. O meu principal objetivo foi aperfeiçoar a técnica de execução do exame ginecológico e obstétrico e consolidar conhecimentos na área da saúde da mulher. Nas semanas de Ginecologia participei em Consultas de Adolescentes, de Planeamento Familiar, de Menopausa e de Uroginecologia, e assisti à realização de colposcopias, histeroscopias, ecografias e cirurgias ginecológicas; enquanto nas semanas de Obstetrícia participei em Consultas de Referência, de Obstetrícia, de Gravidez Múltipla

(6)

5

e nas atividades da Enfermaria de Medicina Materno-Fetal e do Puerpério. Frequentei o Serviço de Urgência, observando um grande número de grávidas, a maior parte em trabalho de parto ou que vinham para indução ou avaliação do bem-estar fetal. Pude assistir a partos eutócicos e distócicos. Este estágio possibilitou não só a observação dos principais procedimentos da especialidade, como me permitiu a realização do exame ginecológico (com palpação mamária, exame com espéculo, palpação bi-manual e realização de colheita de exsudado para citologia do colo) e de componentes do exame obstétrico (tais como a medição da altura uterina e perímetro abdominal, auscultação de foco fetal, toque obstétrico e pesquisa de Streptococcus β-hemolítico). No Workshop, apresentei, com 2 colegas, um trabalho sobre “Interações Medicamentosas da Contraceção Hormonal”, com especial enfoque para o uso de antiepiléticos em mulheres em idade fértil e a sua possível interação com alguns dos métodos anticoncecionais.

D. Saúde Mental (19/02/2018 – 16/03/2018) – 4 semanas

O Estágio Parcelar de Saúde Mental, sob a regência do Professor Dr. Miguel Talina e a orientação da Dr.ª Helena Máximo, decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). O principal objetivo foi o de aperfeiçoar a realização do exame do estado mental. Durante o estágio, assisti a Consultas de Psiquiatria Geral e a Consultas de Reabilitação e Convalescença, que me permitiram a observação de doentes com diversas patologias (esquizofrenia, doença bipolar, perturbações da personalidade, depressão, entre outras). Além das consultas, frequentei a Unidade de Residentes e a Unidade de Reabilitação e Convalescença. Na primeira, contactei com doentes em estádio crónico ou residual de doença, a maioria com diagnóstico de esquizofrenia; participei nas reuniões comunitárias; e elaborei uma história clínica e resumos clínicos, que discuti posteriormente. Já na Unidade de Reabilitação e Convalescença, assisti à triagem de doentes em equipa multidisciplinar para entrada na Unidade e tive contacto com doentes em diferentes fases de recuperação, alguns deles provenientes de Serviços de Agudos. Tive ainda a oportunidade de assistir a duas Aulas do Interno sobre “Alterações da Perceção” e “Clínica das Perturbações do Comportamento Alimentar”. Frequentei o Serviço de Urgência do Hospital de São José, onde pude presenciar a realização de

(7)

6

anamnese a doentes e interpretar alguns dos sintomas de perturbação psiquiátrica, estabelecendo hipóteses de diagnóstico e discutindo com a minha tutora a necessidade de se iniciar ou ajustar a terapêutica, ou de internamento. Por último, redigi um trabalho acerca do “Estigma associado à Doença Mental nos Cuidados de Saúde”.

E. Medicina Geral e Familiar (19/03/2018 – 20/04/2018) – 4 semanas

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar, sob a regência da Professora Dr.ª Maria Isabel Santos e orientação do Dr. João Marques Santos, decorreu na Unidade Saúde Familiar do Oriente. O objetivo principal que estabeleci para este estágio foi o desenvolvimento de capacidades para conduzir uma consulta com a aplicação prática dos conceitos de medicina preventiva e promoção da saúde. Ao longo do estágio, pude explorar as várias valências da prática clínica de uma Unidade de Saúde Familiar. Participei num grande número de Consultas de Saúde de Adultos, de Diabetes e de Hipertensão Arterial, Consultas Abertas do Dia e de Inter-Substituição, e Consultas de Saúde Infantil, de Saúde Materna e de Planeamento Familiar. Assisti ainda a 5 Consultas de Cessação Tabágica e participei em 2 Visitas Domiciliárias. Foi-me por vezes proporcionada a oportunidade de realizar uma primeira abordagem ao doente, seguida de exame objetivo e proposta terapêutica, o que além de promover o aperfeiçoamento do raciocínio clínico, contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e de escuta ativa dos utentes. Realizei procedimentos práticos, tais como auscultação cardiopulmonar, otoscopias e colheita de exsudado para colpocitologia; e observei colocações de dispositivos intrauterinos e de implante subcutâneo. Terminei o estágio com a elaboração do Diário do Exercício Orientado.

F. Pediatria (23/04/2018 – 18/05/2018) – 4 semanas

O Estágio Parcelar de Pediatria, sob a regência do Professor Dr. Luís Varandas e a orientação da Dr.ª Catarina Gouveia, decorreu no Hospital Dona Estefânia. O meu objetivo principal foi adquirir experiência na abordagem do doente pediátrico. Estagiei no Serviço de Infeciologia, onde tive a oportunidade de observar crianças com patologia infeciosa e de abordar os seus familiares. O trabalho na Enfermaria foi a atividade que predominou no meu estágio. Era-me atribuído um doente

(8)

7

diariamente e ficava responsável por colher a anamnese, realizar exame objetivo e escrever o diário clínico, a nota de entrada ou de alta. A repetição desta rotina ao longo do estágio contribuiu para melhorar a minha abordagem ao doente pediátrico, adequar a postura e vocabulário à idade do doente e adquirir experiência na comunicação com os pais. Foi também benéfico ter acompanhado vários doentes desde o início do internamento até ao momento da alta, pois permitiu-me seguir a evolução clínica e participar ativamente nas discussões em equipa médica. Juntamente com uma colega, realizei e discuti a história clínica de um lactente de 4 meses com meningite. Assisti ainda a Consultas de Infeciologia, de Imunodeficiência, de Medicina do Viajante e de Imunoalergologia; acompanhei a minha tutora na sua atividade no Serviço de Urgência; e participei em reuniões de serviço e diversas sessões formativas. No Seminário final, apresentei, com 3 colegas, um trabalho intitulado “Hepatotoxicidade a Agentes Antibacilares: A propósito de um caso clínico”.

G. Preparação para a Prática Clínica

Esta Unidade Curricular, sob regência do Professor Dr. Roberto Palma dos Reis, decorreu durante o 1º semestre e consistiu em sessões onde médicos de várias especialidades abordaram sintomas cardinais transversais a diversas áreas da Medicina, no âmbito do seu diagnóstico diferencial, com o intuito de fazer uma integração global dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

H. Estágio Opcional – Dermatologia (21/05/2018 – 01/06/2018) – 2 semanas

O Estágio Clínico Opcional, sob regência do Professor Dr. José Delgado Alves, decorreu no Serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria, sob a orientação do Professor Dr. Paulo Filipe. Escolhi esta especialidade por já ter tido uma curta experiência extracurricular nesta área através de um estágio de verão no Hospital CUF Descobertas que me suscitou interesse [Anexo 1]. Resolvi, então, aumentar o meu conhecimento desta especialidade num hospital universitário onde nunca havia estagiado. Neste período, assisti a Consultas de Dermatologia Geral e frequentei a Urgência de Dermatologia, onde observei alguns casos de doença dermatológica agudizada. Pude intervir analisando lesões cutâneas ao dermatoscópio. Na Sala de Cirurgia Dermatológica, pude observar a realização de biópsias; a excisão de nevos atípicos, carcinomas espinocelulares, basaliomas,

(9)

8

queratoacantomas e fibromas; e a realização de laserterapia (e crioterapia) de queratoses actínicas ou outras lesões cutâneas. Participei ainda nas visitas médicas à Enfermaria e assisti ao Journal Club e a uma aula de análise microscópica de biópsias para diagnóstico histopatológico.

III – REFLEXÃO CRÍTICA

Fazendo uma reflexão sobre o Estágio Profissionalizante, considero que os objetivos a que me propus foram maioritariamente cumpridos. Pude integrar e consolidar conhecimentos teóricos e práticos, aprender a trabalhar melhor em equipa e desenvolver o raciocínio e as aptidões clínicas, aumentando a minha confiança e autonomia para o desempenho da atividade médica. Para mim, os estágios de Medicina Interna e de Pediatria foram aqueles que mais contribuíram para a concretização desses objetivos, por terem sido os que me proporcionaram maior autonomia na observação de doentes e no registo da informação clínica, participando diariamente e de forma ativa na rotina das atividades da Enfermaria. Permitiram também o desenvolvimento das técnicas de comunicação necessárias no estabelecimento de relações com os doentes e seus familiares, bem como com a equipa médica e restantes profissionais de saúde. Destaco ainda os estágios de Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar como determinantes na moldagem de atitudes pessoais e profissionais. Nestes estágios, pude constatar o papel fulcral da relação médico-doente e a importância da abordagem dos fatores psicossociais na adesão e no sucesso da terapêutica. Relativamente ao estágio de Medicina Geral e Familiar, percebi a relevância da especialidade na prevenção de doença e promoção de saúde, através do acompanhamento de pessoas não doentes em consultas de vigilância, da prescrição de exames de rastreio e do aconselhamento com vista à adoção de estilos de vida saudáveis. No entanto, os meus objetivos iniciais não foram plenamente alcançados, pois ainda mantenho alguma dificuldade na condução da consulta – falha essa que só será colmatada com a prática clínica futura. Já o estágio de Ginecologia e Obstetrícia contribuiu para o aperfeiçoamento da realização do exame ginecológico e obstétrico e para a consolidação de conhecimentos na área da saúde da mulher. Consegui passar por diferentes valências e adquiri uma visão abrangente da especialidade. Por outro lado, o objetivo que havia estabelecido para o

(10)

9

estágio de Cirurgia Geral, nomeadamente o ganho de destreza na execução de técnicas cirúrgicas básicas, não foi totalmente alcançado, pois a participação nestas atividades foi reduzida dado o elevado número de alunos a estagiar no mesmo hospital e o rácio aluno-tutor de 3:1. Contudo, não deixo de reconhecer o valor deste estágio para a minha formação como médica. Destaco ainda como aspetos positivos para a minha formação, as duas semanas opcionais de Anestesiologia e a frequência do Atendimento Permanente. Por fim, não posso deixar de fazer referência ao estágio opcional de Dermatologia, que me permitiu conhecer o quotidiano da especialidade, bem como o próprio Hospital, onde fui muito bem recebida pelo corpo clínico do Serviço. Considero também relevante referir que ao longo do ano letivo fui conciliando os estágios clínicos com o estudo para a Prova Nacional de Seriação, o que, em algumas situações, me permitiu solidificar conhecimentos teóricos através da prática. Participei também em alguns congressos.

Gostava ainda de mencionar a contribuição de algumas atividades extracurriculares para a minha formação enquanto futura médica: (1) o período de Erasmus que realizei na Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf (UKE) em Hamburgo, Alemanha, entre Abril e Julho de 2016, correspondendo ao 2º semestre do 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina, que me deu a conhecer uma outra cultura, tendo sido enriquecedor tanto a nível profissional como pessoal; (2) o Intercâmbio Clínico que realizei no Rio de Janeiro, Brasil, em Agosto de 2016, que me deu a oportunidade de viver uma realidade muito diferente da portuguesa e me proporcionou uma visão do método de ensino numa faculdade de Medicina do Brasil (Ambulatório de Medicina da Unigranrio) [Anexo 2]; (3) e o CEMEF (Curto Estágio Médico em Férias) de Psiquiatria que realizei no Hospital Reynaldo dos Santos, em Agosto de 2017, motivada pelo interesse que tenho na especialidade [Anexo 3].

Apesar de todas as motivações e receios, termino esta jornada preparada para continuar a minha aprendizagem, que com certeza será uma constante, tendo em conta a vastidão e a evolução contínua da Ciência que é a Medicina.

Por último, agradeço à Faculdade de Ciências Médicas e a todos os Professores, Tutores, Colegas, Amigos e Familiares que contribuíram para a minha formação e me acompanharam ao longo deste percurso académico.

(11)

10

IV – ANEXOS

1. Certificado de Estágio de Medicina Interna e Dermatologia no âmbito do programa PECLICUF,

com apresentação de um dos 3 casos médicos vencedores (Julho de 2015);

2. Certificado IFMSA Clinical Exchange – Rio de Janeiro, Brasil (Agosto de 2016);

3. Certificado de CEMEF, realizado no Serviço de Psiquiatria do Hospital Reynaldo dos Santos

Vila Franca de Xira (Agosto de 2017);

4. Certificado do Curso TEAM – Trauma Evaluation And Management (14 e 15 Setembro de 2017); 5. Certificado das I Jornadas de Medicina Geral e Familiar, Academia CUF (13 Outubro de 2017); 6. Certificado do iMed Conference® 9.0 Lisbon (27-29 Outubro de 2017);

(12)

11 Anexo 1

(13)
(14)

13 Anexo 2

(15)

14 Anexo 3

(16)

15 Anexo 4

(17)

16 Anexo 5

(18)

17 Anexo 6

(19)

18 Anexo 7

Referências

Documentos relacionados

e em Davos, a 1560™ por Keundig tem fornecido resultados análogos. Convém notar que este augmento é maior ainda nos tuberculosos ; em cinco dias o augmen- to é de 982:000

In the round robin study, relatively reproducible results were obtained for the comet assay with NM-102 in BEAS 2B cells (mostly positive) and with NM-403 in Caco-2 cells

The parallel working groups dealt with diphtheria surveillance objectives, the diphtheria case definition, and laboratory activities, respectively. The two working groups in charge

e certo modo podemos distribuir as principais teorias da personalidade por entre teorias estruturais / descritivas — como são as de tipos categoriais e/ou as de traços dimensionais —;

Um catálogo dos padrões de projeto foi feito por quatro projetistas (conhecidos como “Gang of Four” - GoF) com base no paradigma de orientação a objetos, cujos padrões (vinte

BRICS countries are not part of Brazil’s major partnerships, with the exception of China in this sector. BRICS, to a lesser extent Brazil and South Africa are significant exporters

Este trabalho teve como objetivo caracterizar a polpa de açaí em relação à composição nutricional e funcional, com ênfase na quantificação de compostos fenólicos

Observa-se que para o índice TXx – Valor máximo, mensal de temperatura máxima diária, conforme apresentado nas Tabelas 4 e 5, houve tendência de aumento de temperatura nos