• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS Av. Getúlio Guaritá, 159 - Sala 230 - CE – Abadia - 38.025-440 – UBERABA – MG

Tel: (34) 3318-5901 – secretaria@proace.uftm.edu.br

EDITAL Nº007 /2015- PROACE/UFTM

Processo seletivo para a Monitoria Inclusiva/2015 - 2

A Reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições regimentais e considerando:

- As diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), expostas no Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que estabelecem entre os objetivos da assistência estudantil reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação (Art. 2) e definem, em seu Art. 3º, como uma das áreas estratégicas o acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação;

- A Resolução n. 002, de 14 de abril de 2011, do Conselho Universitário da UFTM, que dispõe sobre o Programa de Auxílios da UFTM e o Regulamento do Programa de Auxílios que, em seu Art. 1º, estabelece como objetivo do Programa contribuir para a garantia do acesso, da permanência e da conclusão de curso dos estudantes regulares da UFTM, na perspectiva de inclusão social, formação integral ampliada, produção e difusão de conhecimento e melhoria do desempenho estudantil, da qualidade de vida, do desenvolvimento cultural e do bem-estar social;

- O Regulamento dos Cursos de Graduação da UFTM, Resolução nº 10, de 27 de novembro de 2012, do Conselho Universitário da UFTM, que em seu Capítulo XI dispõe sobre a Monitoria, torna público o recebimento de inscrições para o Processo Seletivo para o Programa Monitoria Inclusiva, no 2º semestre letivo de 2015, que obedecerá às normas e instruções deste Edital.

1 DAS NORMAS GERAIS

1.1O Processo Seletivo para admissão no Programa Monitoria Inclusiva será conduzido pelos responsáveis pelas disciplinas/unidades temáticas e referendado pelos departamentos acadêmicos e/ou coordenadores de cursos nos quais se encontram matriculados (as) alunos (as) com deficiências e/ou necessidades educacionais

(2)

2

especiais inseridos no Programa de Assessoria e Orientação ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais – PAOANEE.

1.2A implantação e o acompanhamento do Programa Monitoria Inclusiva serão realizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino.

1.3Para receber a bolsa, o (a) aluno (a) monitor (a) deverá estar devidamente matriculado e frequente em curso presencial de graduação da UFTM, além de não receber qualquer outra bolsa de pesquisa, extensão, monitoria ou Auxílio Permanência do Programa de Auxílios da PROACE.

2 DAS VAGAS

2.1 A monitoria inclusiva pode ser realizada de modo voluntário ou remunerada.

2.2 O valor da bolsa de monitoria será R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) a ser pago em conta corrente de titularidade do (a) aluno (a). O pagamento está condicionado à entrega, até o dia 15 de cada mês, do Relatório Mensal de Monitoria (Anexo V). 2.3 Serão distribuídas dez vagas remuneradas, considerando: o número de alunos (as) atendidos (as) no Programa de Assessoria e Orientação ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais – PAOANEE, as demandas identificadas pelos docentes e coordenadores de curso e a disponibilidade orçamentária. Para cada estudante atendido no PAOANEE serão disponibilizadas, no máximo, duas monitorias remuneradas. 2.4 As monitorias poderão ser ofertadas em disciplinas/unidades temáticas obrigatórias ou eletivas.

2.5 O Serviço de Acompanhamento Pedagógico encaminhará as informações referentes aos (às) alunos (as) atendidos no PAOANEE às coordenações de curso para que avaliem juntamente com os (as) docentes e o(s) (as) aluno(s) (as), qual a sua demanda por monitoria inclusiva no segundo semestre de 2015.

2.6 Após a definição das disciplinas/unidades temáticas a serem contempladas com a monitoria inclusiva, o coordenador deverá entrar em contato com os docentes responsáveis para que procedam aos trâmites necessários para a seleção dos (as) monitores (as).

2.7 Os recursos financeiros necessários à oferta do Programa Monitoria Inclusiva são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e seguem a previsão orçamentária elaborada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

(3)

3 3. DAS ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Etapa Período Local

Inscrições. 04 a 07/08/2015 Coordenadores de cursos

Realização das provas. 10 a 14/08/2015 Definidos pelos docentes responsáveis e divulgados nos cursos

Divulgação de resultado parcial do processo seletivo.

17/08/2015 Nos cursos e ou Departamentos.

Prazo para recurso conforme modelo no anexo VI.

18/08/2015 Nos cursos e ou Departamentos conforme horário de funcionamento. Divulgação de resultado final do

processo seletivo.

19/08/2015 Nos cursos e ou Departamentos.

Entrega do resultado final pelos docentes e envio para Institutos e Coordenadores de Curso Solicitantes.

20/08/2015

Consolidação de resultados pelos Coordenadores de Curso Solicitantes e envio à PROACE.

24/08/2015

Assinatura do Termo de Compromisso entrega do Cadastro (Anexo IV) e reunião de Formação dos (as) Monitores (as) Inclusivos (as).

27/08/2015 Centro Educacional às 17h30.

(sala a confirmar na PROACE - 3318-5918)

Início das atividades de Monitoria Inclusiva.

31/08/2015

Realização do 3º Encontro Institucional do Programa de Monitoria/JIEPE

01 e 02/10/2015 Centro Educacional da UFTM.

Término das atividades de Monitoria Inclusiva.

11/12/2015

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão realizadas no período de 04 a 07 de agosto de 2015, em horário e local definidos pelos coordenadores de curso.

(4)

4

4.2 A efetivação da inscrição no processo seletivo está condicionada à aprovação na disciplina/unidade temática na qual deseja atuar como monitor (a) com média igual ou superior a 7 (sete).

5 DAS PROVAS

5.1 A seleção será realizada no período de 10/08/2015 a 14/08/2015, em horários e locais definidos pelos docentes responsáveis pelas disciplinas/unidades temáticas. 5.2 A seleção constará de avaliação teórica e/ou teórico-prática de caráter eliminatório sob a responsabilidade dos docentes da disciplina/unidade temática.

5.3 O conteúdo programático das provas será definido pelos docentes das disciplinas/unidades temáticas e divulgado até 07 de agosto de 2015.

5.4 Cabe ao docente responsável pela disciplina/unidade temática o devido registro e arquivamento dos documentos envolvidos no processo de avaliação dos (as) candidatos (as) à monitoria inclusiva.

6 – DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Os critérios de aprovação e classificação dos (as) candidatos (as), inclusive os de desempate são:

I – cada uma das avaliações terá valor de zero a dez;

II – será considerado aprovado (a) o (a) candidato (a) com média global igual ou superior a sete;

III – em caso de médias finais iguais serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

1º - candidato (a) que estiver no mesmo curso do (a) aluno (a) que receberá o apoio pedagógico individual;

2º - candidato (a) que apresentar melhor desempenho na disciplina/unidade temática na qual pretende atuar como monitor (a).

7 - DO RECURSO

7.1 Será admitido recurso no processo de seleção e classificação dos (as) candidatos (as), no prazo de 01(um) dia útil, a partir da divulgação do resultado parcial nos cursos e ou departamentos. O recurso deverá ser feito pelo (a) próprio (a) candidato (a), em formulário próprio conforme anexo VI e protocolado nos cursos e/ou departamentos.

8 – DO RESULTADO

8.1 O resultado final deverá ser encaminhado pelos docentes para os institutos e coordenadores de curso solicitantes, conforme anexo I, até 20/08/2015. O coordenador

(5)

5

de curso solicitante preencherá o anexo II e encaminhará à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis até 24/08/2015.

9 – DA ADMISSÃO

9.1. A admissão dos aprovados será realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis junto à Reunião de Formação dos (as) Monitores (as) Inclusivos (as) no dia 27/08/2015 às 17 horas e 30 minutos, no Centro Educacional. 9.1.1 Documentação necessária para o (a) monitor (a) bolsista: preenchimento e assinatura do Termo de Compromisso (Anexo III) e Cadastro (Anexo IV), mediante a entrega de cópia da Carteira de Identidade (RG), do CPF e do comprovante de conta-corrente.

9.1.2 Documentação necessária para o (a) monitor (a) voluntário: preenchimento e assinatura do Termo de Compromisso (Anexo III), Cadastro (Anexo IV) e do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, de acordo com a Lei 9608/98 e a Resolução 006, de 27/04/07, mediante a entrega de cópia da Carteira de Identidade (RG) e do CPF.

9.1.3 Será obrigatória, para qualquer uma das categorias de monitores (as), a participação na Reunião de Formação dos (as) Monitores (as) Inclusivos (as) realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, com data prevista para 27/08/2015.

10 DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

10.1 Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (sala 230 do Centro Educacional), no prazo de 2(dois) dias úteis, contados de sua publicação.

10.2 Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal.

10.3 Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo.

11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 Serão admitidas duas categorias de Monitores (as): I Monitores (as) bolsistas (10 vagas)

II Monitores (as) voluntários (10 vagas)

11.2 O (a) monitor (a) voluntário (a) tem atribuições idênticas àquelas desenvolvidas pelo (a) monitor (a) bolsista e, também deverá ter sido aprovado (a) no processo seletivo.

(6)

6

11.3 Não será permitida a admissão de monitor (a) após o 1º mês ou após 25% do programa da disciplina ter sido cumprido.

§1º Em casos específicos de urgência, para atender as necessidades educacionais especiais dos alunos novatos inseridos no PAOANEE, será permitida a admissão de monitor (a) voluntário ou bolsista, caso haja vagas remanescentes, após o 1º mês ou 25% do programa da disciplina ter sido cumprido.

§2º Caso haja vagas remanescentes, serão preenchidas de acordo com as necessidades dos alunos atendidos no PAOANEE, respeitando a ordem de classificação.

11.4 No internato, somente aos (às) alunos (as) do Ciclo I será permitido o exercício de monitoria.

11.5 As atividades de monitoria inclusiva terão início em 31/08/2015 e terminarão em 11/12/2015.

11.6 O (a) monitor (a) apresentará sua disponibilidade de horário ao professor responsável pela disciplina, sendo permitidas atividades extraclasse e não podendo, sob hipótese nenhuma, prejudicar as atividades regulares necessárias à sua formação acadêmica.

11.7 Sob nenhuma hipótese o estudante poderá assumir mais de uma monitoria.

11.8 A admissão do (a) monitor (a) será feita sem vínculo empregatício, em regime de 10 (dez) horas semanais de atividades, sendo 02 horas semanais destinadas ao planejamento.

11.9 É obrigatória para bolsistas e voluntários a entrega de Relatório Mensal da Monitoria Inclusiva à PROACE até o dia 15 de cada mês conforme Anexo V e Relatório de Avaliação ao final da vigência da mesma conforme modelo a ser entregue na Reunião de Formação dos (as) Monitores (as) Inclusivos (as).

Parágrafo Único: A entrega dos relatórios referentes a este edital deverão ocorrer nos seguintes locais:

I. Sala de apoio administrativo da PROACE no Bloco A da Unidade Univerdecidade: cursos de Engenharias, Física, Química e Matemática.

II. Sala 230 do Centro Educacional: demais cursos.

11.10 Cabe à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis a confecção dos Certificados de Monitoria Inclusiva dos cursos de graduação da UFTM. Os certificados deverão ser retirados pelos (as) alunos (as) na PROACE, unidade do Centro Educacional, sala 230 (Av. Getúlio Guaritá, 159 - Sala 230 – Nossa Senhora da Abadia) ao término do semestre.

11.11 Em caso de impossibilidade em continuar na monitoria inclusiva, o estudante deverá comunicar seu (a) professor (a) orientador (a) e comparecer à PROACE unidade

(7)

7

do Centro Educacional, sala 230 (Av. Getúlio Guaritá, 159 - Sala 230 – Nossa Senhora da Abadia) para assinar o Termo de Desistência.

11.12 Os (as) monitores (as) admitidos (as) deverão participar da I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM (JIEPE) que será realizada nos dias 01 e 02/10 2015.

Parágrafo único: Fazer referência à contribuição da bolsa do Programa de Monitoria Inclusiva nas publicações e trabalhos apresentados e, quando apresentar os resultados das atividades desenvolvidas em eventos acadêmicos, citar como fomento o Programa Nacional de Assistência Estudantil(PNAES)/ PROACE;

11.13 O ato de inscrição do (a) candidato (a) importará no conhecimento e na aceitação total dos critérios e das regras estabelecidas neste Edital.

11.14 Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Profª Drª Ana Lúcia de Assis Simões Reitora da UFTM

(8)

8 Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino

ANEXO I - RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO

Deve ser preenchido pelo PROFESSOR responsável pela disciplina e enviado ao Instituto e Coordenador de Curso Solicitante

Relacione os (as) alunos (as) classificados (as) e os responsáveis

Nome da disciplina/unidade temática: ____________________________________ Curso: ________________________ Instituto: _____________________________ Aluno (a) do PAOANEE a ser atendido: ___________________________________

Classificação Nome do Monitor(a) Bolsista(a) Matrícula Orientador(a) SIAPE

1º 2º

Classificação Nome do Monitor(a) Voluntário(a) Matrícula Orientador(a) SIAPE

1º 2º 3º 4º Uberaba, ____ de _________________de 2015. Professor (a): _________________________________

(9)

9 Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino

ANEXO II RELATÓRIO 2

Deve ser preenchido pelo COORDENADOR DE CURSO Solicitante e enviado para a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Relacione os (as) Monitores (as) aprovados (as) e classificados (as) dentro do número de vaga previsto no edital.

DISCIPLINA NOME DO MONITOR(A) BOLSISTA NOME DO ORIENTADOR(A) SIAPE

DISCIPLINA NOME DO MONITOR(A)

VOLUNTÁRIO

NOME DO ORIENTADOR(A) SIAPE

Uberaba, ____ de _________________de 2015.

(10)

10 Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino

ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, ___________________________________________________________________, registrado sob número de matrícula __________________da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, comprometo-me a exercer a atividade de Monitoria, na forma da Lei n° 9394/96-LDB e da Resolução n° 001/2007- UFTM.

Para tanto, declaro estar ciente:

a) das referidas normas que regem o Programa Monitoria Inclusiva, comprometendo-me a atender todas as suas determinações;

b) que este termo corresponde ao período constante no Plano de Atividades;

c) de que a aludida atividade não constitui em hipótese alguma, vínculo empregatício, sendo atividade realizada com e/ou sem a concessão de bolsa, de acordo com o Programa Institucional de Monitoria, fazendo jus aos benefícios somente enquanto estiver vinculado ao programa e convier à UFTM e estando vetado a participar de outro programa de bolsas dentro da UFTM neste período do Programa Monitoria;

d) do meu impedimento em acumular simultaneamente outro tipo de bolsa, sob pena de devolução do pagamento recebido indevidamente;

e) de que somente com o cumprimento das atividades descritas no Plano de Monitoria e a entrega do relatório final, terei direito ao certificado de participação no programa.

Uberaba, ____de ____________________ de 2015.

(11)

11 Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino ANEXO IV CADASTRO ( ) BOLSISTA ( ) VOLUNTÁRIO DADOS DO MONITOR(A) Matrícula: ______________ Nome: _____________________________________________ CPF:___________________ RG: _______________ E-mail: _________________________ Fone Fixo: (__)________________ Celular: (__)_______________

Endereço: __________________________________ Nº ________ Bairro: ______________ Complemento: _____________________ Cidade: ________________ Estado: ___________ Matriculado no Curso: _____________________________ Período: ___________________ Nome do Banco: ________________ Nº da Agência: ___________ Nº da Conta: _________ Cidade onde abriu a conta: _______________________________ Estado: _______________

DADOS DO ORIENTADOR SIAPE: ________________________ Nome: _____________________________________________________________________ Email: _____________________________________________________________________ Telefone / Ramal: ________________________________ DADOS DA DISCIPLINA Código: __________________ Nome da Disciplina: __________________________________________________________ Curso: _______________________________

(12)

12 Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino

ANEXO V

RELATÓRIO MENSAL DE MONITORIA

MONITOR(A): __________________________________________ ANO LETIVO_______ CURSO: ______________________________________ PERÍODO/SÉRIE: _____________ DISCIPLINA: ___________________________________SEMESTRE/ANO:____________ CATEGORIA DO MONITOR(A): ( )Bolsista ( )Voluntário

PROF. RESPONSÁVEL: ______________________________________________________ DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO MONITOR(A)

(relacionar a carga horária)

Uberaba, ____ de _______________ de 2015.

____________________________ ____________________________________ Monitor(a) Prof. Responsável (Carimbo e assinatura)

(13)

13 Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino

ANEXO VI

FORMULÁRIO DE RECURSO

Eu, _______________________________________________________________________ CPF ______________________, RG _________________, Matrícula ________________ Curso___________________________ Período/ano _______________ venho solicitar recurso referente ao resultado parcial da seleção de monitores (as) inclusivos na disciplina de ____________________________________ do curso de __________________________, referente ao edital nº 007/2015 PROACE/UFTM.

Justificativa ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Uberaba ____/_____/_______ _______________________________________ Assinatura do aluno(a)

Referências

Documentos relacionados

Compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo utilizando composição e decomposição de números naturais.. Resolver situações-problema com

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração

De  uma  forma  geral,  todos  os  negócios  podem  ser  classificados  como  de 

Saldo CEF F1 Brasil IRF-.M 1 TP RF Saldo CEF F1 Ações Small Caps Alivo Saldo CEF IMA-B Renda Fixa. - Saldo CEF IMA- B Titulos Públicos Saldo CEF FI Brasil IMA

Funcionários da Usina Buriti participam das ações, durante a SIPAT realizada na unidades Vanderlei da Silva Gusmão e Anderson de Oliveira, da equipe de Segurança do Trabalho,

1º A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) visa orientar e institucionalizar as ações de

Durante os processos de conferência dos documentos e de análise socioeconômica, se for detectada a necessidade ou ausência de alguma documentação, a equipe poderá

04.01. São proibidos letreiros e anúncios de qualquer natureza nos terrenos e nas edificações. Somente será permitido o anúncio de revenda de imóveis em quadros colocados