• Nenhum resultado encontrado

CAMARA MUNICIPAL DE LORENA Diretoria Legislativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMARA MUNICIPAL DE LORENA Diretoria Legislativa"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO N ° 02, D E 07 D E M ARÇO D E 2017.

DISPÕE SOBRE A IN S T IT U IÇ Ã O D O R E G IM E DE A D IA N T A M E N T O D E Q U E T R A T A O ART. 68 D A L E I FE D ER AL N° 4320/64, E D A F IX A Ç Ã O DE D IÁ R IA N O PO D E R L E G IS L A T IV O E D Á O UTRAS PR O VID ÊN C IAS.

O PR ESID ENTE D A C Â M A R A M U N IC IP A L DE L O R E N A , no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso “V ” do artigo 23 da Lei Orgânica do Município, faz saber que

a Câmara Municipal de Lorena, em Sessão Ordinária realizada no dia 06 de março de 2017, aprovou e Ele promulga a seguinte:

R E S O L U Ç Ã O ;

Artigo 1”. Fica instituído na Câmara Municipal de Lorena, o regime de Adiantamento de que trata o artigo 68 da Lei Federal n° 4320/64, para fazer frente às despesas que por força de sua natureza e oportunidade de exigibilidade de realização não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

C A P ÍT U L O I DO A D IA N T A M E N T O

Artigo 2”. Entende-se por adiantamento o numerário colocado à disposição do servidor ocupante de cargo em provimento efetivo ou comissionado, sempre precedida de empenho na dotação própria, com a finalidade de realizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

Parágrafo único. Fica vedado o reembolso de despesas efetuadas, conforme disposição no artigo 60 na Lei n° 4320/64.

Artigo 3“. O pedido de adiantamento devidamente e previamente justificado deverá ser protocolizado junto ao setor de Protocolo Geral da Câmara Municipal e nos termos do modelo em anexo a esta, com

Página 1 de 16

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

(2)

antecedência mínima de 04 (quatro) dias úteis à data pretendida para realização da viagem e/ou pagamento de despesas contidas no artigo 6° desta.

§1°. O setor de Protocolo Geral deverá autuar e encaminhar o pedido de adiantamento para autorização ou não da Presidência, que poderá submeter o pedido para exame prévio da sua justificativa pela Chefia de Gabinete, levando-se em consideração o interesse público e o disposto no c a p u t do artigo 37 da CF/88, manifestando-se ao final pela concessão ou não do mesmo no prazo de até 03 (três) dias úteis contados da data do recebimento do pedido.

§2“. Autorizado o adiantamento, os autos do procedimento administrativo serão encaminhados ao Departamento Contábil para verificação do atendimento das condições previstas nesta Resolução. §3”. Caso o Departamento Contábil manifeste-se pelo não atendimento das condições previstas nesta Resolução, solicitará por escrito ao servidor requisitante que regularize sua condição,ficando o mesmo ciente de que a liberação do adiantamento ocorrerá após a devida regularização.

§4“. Em caso de manifestação favorável pelo Departamento Contábil sobre o atendimento das condições previstas nesta Resolução, será realizado o empenho e os procedimentos correlatos para liberação da verba solicitada.

Artigo 4“. O adiantamento não poderá ser concedido nos seguintes casos: I - Atender despesas já realizadas;

II - Atender despesas maiores do que as quantias já adiantadas;

III - Aquisição de bens e materiais com o objetivo de formação de estoque; IV - Servidor em alcance nos termos da Lei 4320/64;

V - Responsável por dois adiantamentos; V I - Servidor em licença, férias ou afastado.

Parágrafo único. Caso o servidor receba Adiantamento em véspera de licença, férias ou afastamento deverá realizar a Prestação de Contas até 01 (um) dia antes do início do período de gozo de tais situações.

Artigo 5®. Os pagamentos a serem efetuados por meio do regime de Adiantamento restríngir-se-ão aos casos previstos nesta Resolução e sempre em caráter de exceção.

Página 2 de 16

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Pra;a Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

(3)

Artigo 6®. Para os efeitos desta Resolução, são definidas como despesas que não se subordinam ao processo normal de aplicação:

I - viagens de servidores e membros do Poder Legislativo a serviço e interesse da Municipalidade incluindo aquelas necessárias a estadias, refeições, comunicações em geral e transportes;

II — emolumentos diversos, reproduções reprográficas ou digitais de documentos e publicações em geral;

III - taxas de inscrições para participação de servidores e membros do Poder Legislativo em cursos, palestras, seminários, congressos e eventos necessários ao desempenho de suas atribuições e de interesse deste Poder;

IV - caráter indispensável ao andamento de medidas judiciais.

Parágrafo único. Na realização das despesas definidas nesta Resolução, ainda sob o regime de Adiantamento, deverá obrigatoriamente ser observado o disposto na Lei Federal n° 8666/93 e suas alterações, bem como das legislações correspondentes.

Artigo 7®. Consideram-se despesas miúdas e de pronto pagamento, para os efeitos desta Resolução: I - selos, telegramas, radiogramas, material e serviços de limpeza e higiene, gás de cozinha, café e lanche, transporte urbano, pequenos consertos, aquisição avulsa de livros, jornais e outras publicações. II - encadernações avulsas e artigos de escritório desde que não possua no almoxarifado, impressos de papelaria, em quantidade restrita, para uso ou consiuno próximo e imediato;

III - manutenção de bens móveis;

IV - conservação e adaptação de bem imóvel;

V - outra qualquer, de pequeno vulto e de necessidade imediata, desde que devidamente justificada em observância ao interesse público da aquisição e autorizada pela chefia imediata ou pela Presidência.

Artigo 8®. A entrega de numerário, em regime de Adiantamento, será feita diretamente a servidor efetivo ou comissionado do Poder Legislativo Municipal responsável respectivamente pelo pagamento e/ou realização das despesas.

Artigo 9®. Toda e qualquer concessão de Adiantamento prescindirá de prévia e expressa autorização da Presidência e manifestação do Departamento de Contabilidade com realização dos procedimentos contábeis de emissão de Nota de Empenho e correlatos.

Página 3 de 16

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

(4)

§1°. O pagamento do Adiantamento será realizado mediante transferência eletrônica (TED) ou cheque nominal ao solicitante, observado o limite de valor de até 02 (dois) salários mínimos.

§2". Não se fará Adiantamento a servidor e alcance nem a responsável por 02 (dois) Adiantamentos.

C A P ÍT U L O II

D A PR E ST A Ç A O D E C O N T A S

Artigo 10®. A prestação de contas respectiva deverá ser encaminhada ao Departamento Contábil da Câmara Municipal de Lorena, para exame preliminar no prazo de até 08 (oito) dias úteis, devendo o procedimento de Adiantamento estar obrigatoriamente instruído com os seguintes elementos:

I - Documentos comprobatórios das despesas, devidamente visados pelo superior hierárquico do solicitante quando houver;

II - Atestado de recebimento da mercadoria ou fornecimento do serviço a inteiro e contento, passado pelo servidor responsável pela despesa, aposto na nota fiscal ou fatura;

III - Relatório das despesas realizadas;

IV - Comprovante de restituição de saldo de Adiantamento contendo identificação pelo número do CPF ou nome do solicitante, caso haja sobra de numerário.

§1°. Os comprovantes das despesas deverão obedecer a legislação tributária aplicável devendo ser apresentadas na oportunidade Cupom Fiscal/Nota Fiscal original de venda ou prestação de serviço, acompanhada esta última do respectivo recibo de quitação emitido pelo fornecedor ou passado no próprio corpo da Nota Fiscal.

§2®. Excluem-se dessa exigência as eventuais despesas com transporte desde que inexista a obrigatoriedade legal ou possibilidade de emissão de tais documentos, devendo o mesmo ser substituído por recibo devidamente identificado.

§3®. Os documentos comprobatórios das despesas serão sempre emitidos em nome da Câmara Municipal de Lorena por extenso e/ou número do CNPJ completo, não podendo conter rasuras, emendas, borrões e valores ilegíveis, em primeira via ou via original, não se admitindo substituição por segundas vias, cópias reprográficas ou qualquer outra espécie de reprodução.

§4®. Não serão aceitos documentos contendo em sua descrição a expressão “despesas”.

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Euiália, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

www.camaralorena.sp.gov.br-secretarla@eamaralorena.sp.gov.br

(5)

§5°. Quando se tratar de nota fiscal simplificada nos termos da legislação vigente, deverá respectiva despesa ser especificada em apartado em relatório próprio que a descreva e a especifique.

§6®. Existindo na Prestação de Contas do responsável pelo Adiantamento, documentos fiscais que não possam vir com a discriminação detalhada dos gastos efetuados com alimentação, deverá o responsável realizar justificativa pormenorizada para cada documento apresentado nessas condições. Em caso de ausência dessa justificativa, a despesa será tida como rejeitada e o responsável ficará sujeito à devolução do valor ao erário nos termos do que dispõe o artigo 11.

§7®. No caso de verificação de irregularidades na Prestação de Contas o Departamento Contábil deverá comunicar diretamente o interessado para justificativa sobre as mesmas no prazo de 02 (dois) dias úteis. Após esse prazo com ou sem justificativa apresentada começará a fluir o prazo de até 08 (oito) dias úteis para o Departamento de Contabilidade emitir parecer e encaminhar o procedimento ao Controle Interno, instruído com cópia do procedimento contábil e Prestação de Contas original.

Artigo 11®. A Prestação de Contas deverá ser realizada pelo responsável dentro de 30 (trinta) dias úteis a contar da data de recebimento do adiantamento.

§1®. A Prestação de Contas deverá ser protocolizada no prazo de que trata o c a p u t deste artigo no setor de Protocolo Geral.

§2®. A Prestação de Contas dos Adiantamentos solicitados no mês de novembro deverá ser entregue até 0 dia 10 (dez) do mês de dezembro do mesmo exercício, salvo se o prazo de 30 dias úteis acontecer antes desta data.

§3®. Só será concedido Adiantamento no mês de dezembro em casos excepcionais e devidamente justificados e autorizados pela Presidência. Nesse caso, o prazo para Prestação de Contas será de 03

dias úteis a contar do recebimento do Adiantamento.

Artigo 12®. A Prestação de Contas não efetivada no prazo fixado no artigo anterior ou aquela tida como rejeitada, acarretará aplicação de multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do Adiantamento, acrescida de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, além da devolução da importância recebida, somente para o caso de rejeição da Prestação de Contas, promovendo-se imediatamente a cobrança em folha de pagamento do servidor e/ou membro do Poder Legislativo, sem prejuízo das sanções cabíveis a espécie.

Página 5 de 16

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Euiália, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

(6)

Parágrafo único. Admitir-se-á a devolução da Prestação de Contas do Adiantamento para jimtada de documento e/ou solicitação de manifestação/justifícação sobre despesas diversas, editando-se parecer prévio do Departamento Contábil, oportunidade em que conceder-se-á prazo não superior a 03 (três) dias úteis, constituindo-se esse em data limite referência para aplicação do disposto no c a p u t do presente artigo.

Artigo 13“. O Controle Interno terá prazo de 05 (cinco) dias úteis, excluindo-se o dia do recebimento e incluindo-se o dia do fim, após emissão de parecer preliminar do Departamento Contábil, para análise da Prestação de Contas e emissão de parecer final conclusivo.

Parágrafo único. Após a verificação das Prestações de Contas pelo Controle Interno, as mesmas deverão ser encaminhadas ao Departamento Contábil. E no caso, de apontamentos quanto a eventuais irregularidades/inconsistências, deverá o Departamento Contábil adotar as providências contábeis respectivas. Em seguida a incontinentemente deverá promovê-los à consideração da Presidência para ciência e instauração de execução/cobrança, responsabilidade funcional e de representação criminal.

C A P ÍT U L O III

D A C O N C ESSÃO DE D IÁR IAS DE V IA G E N S

Artigo 14®. Fica instituída Diária somente para os servidores efetivos que exerçam a função de motorista, destinadas a indenizar os gastos com hospedagem e alimentação, sem necessidade de comprovação da efetiva despesa nos termos do modelo em anexo a esta com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas de antecedência à data da viagem.

§1®. As diárias serão calculadas por período de 24 (vinte e quatro) horas contados do momento da partida até o retomo à sede da Câmara Municipal de Lorena.

§2®. Será concedida diária integral pelo tempo superior a 08 (oito) horas viagem e percurso superior a 350 (trezentos e cinquenta) Km, ‘A (meia) diária pelo tempo superior a 04 (quatro) horas de viagem e percurso superior a 250 (duzentos e cinquenta) Km e */♦ (um quarto) de diária pelo tempo superior a 04 (quatro) horas e percurso superior a 140 (cento e quarenta) Km.

§3®. O pagamento da diária será antecipado, tendo em vista o prazo provável do afastamento, segundo a natureza e a extensão do serviço a ser realizado.

Telefones: (012) 3159-1301/1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

(7)

Artigo 15°. Ficam fixados os valores das diárias nos montantes assim previstos;

Diária Valor (R$) Tempo e duração da viagem Com pernoite 400,00 Superior a 24 horas

Integral 120,00 Superior a 8 horas e 350 Km Meia 60,00 Superior a 4 horas e 250 Km 1/4 30,00 Superior a 4 horas e 140 Km

Artigo 16“. Para os efeitos desta Resolução considera-se diária o afastamento do Município para o desempenho de missões de interesse público que acarretarem as despesas descritas no artigo 14 da presente.

C A P ÍT U L O IV

D O SETO R DE TRANSPORTES

Artigo 17“. Fica estabelecido que os veículos oficiais só poderão ser utilizados para atender ao interesse público, sob pena de incorrer o infrator nas sanções administrativas cabíveis à espécie.

Parágrafo único. Para os efeitos do c a p u t deste artigo, será considerado infrator o requisitante do veículo e o motorista.

Artigo 18“. Os veículos deverão ser requisitados mediante requerimento escrito nos termos do anexo a esta com antecedência de 48 horas para a viagem, devidamente assinado pelo Vereador e protocolizado no Setor de Transportes da Câmara Municipal de Lorena, devendo conter a data, o destino com indicação do local, autoridade e/ou instituição pública a ser visitada, a motivação da viagem, devendo ficar evidenciado o interesse público da viagem, bem como, hora da saída e do provável retomo.

§1“. O deferimento do pedido de utilização do veículo ficará condicionado à sua disponibilidade na Casa, devendo o Setor competente pelo agendamento observar a ordem cronológica de cada pedido por protocolo, ressalvados os casos de urgência comprovada.

§2“. No prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a viagem, deverá o Vereador solicitante apresentar no Setor de transportes o documento comprobatório da motivação da viagem — certidão, declaração ou

Página 7 de 16

Telefones: (012) 3159-1301 / 1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

(8)

outro tipo de documento oficial do comparecimento do solicitante ou seu assessor, o qual, será anexado ao protocolo para posterior análise do Controle Interno.

§3®. Não serão aceitas solicitações de agendamento de veículos superior a 30 (trinta) dias da data do protocolo, bem como, as que não atenderem aos requisitos do c a p u í deste artigo.

Artigo 19®. Considerando que os veículos oficiais da Câmara Municipal são equipados com rastreadores e delimitadores de velocidade, a administração da Câmara deverá imprimir e anexar ao protocolo da solicitação do veículo o relatório de mensagem da rota de veículo - sistema “ W i a l o n H o s í i n g " , o qual, também deverá passar pelo crivo do Controle Interno.

Parágrafo único. O desvio da rota indicada no protocolo de solicitação da viagem fica vedado, salvo quando devidamente justificado ao Setor de Transportes no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de incorrer o infrator nas sanções administrativas cabíveis à espécie, observando o disposto no parágrafo único do artigo 17.

Artigo 20®. A locação de automóveis para viagens oficiais ou o pagamento de despesas com combustível, na hipótese de indisponibilidade de veículos oficiais para a data solicitada, só será autorizada mediante justificativa protocolizada no Setor de Transportes desta Casa de Leis e comprovada a extrema urgência e essencialidade da realização da viagem.

Artigo 21®. Os veículos oficiais deverão ser conduzidos por servidores efetivos no cargo de motorista, salvo excepcionalidade devidamente justificada e autorizada pelo Setor de Transportes.

Artigo 22®. Fica estabelecido que o Setor de Transportes poderá estabelecer um rodízio entre os motoristas desta Casa de Leis, nas viagens previamente agendadas com percurso superior a 100 (cem) Km, convocando o motorista que deverá efetuar a viagem.

C A P ÍT U L O V

DAS DISPOSIÇÕES G ERAIS E FINAIS

Artigo 23®. Não será concedido Adiantamento em valor superior a 02 (dois) salários mínimos.

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

(9)

§1®. O servidor que não prestar contas no prazo estabelecido nesta Resolução não poderá mais receber Adiantamento de qualquer espécie pelo prazo:

I - de 30 (trinta) dias;

II - de 60 (sessenta) dias em caso de reincidência pela 1“ vez; II - de 90 (noventa) dias em caso de reincidência pela 2® vez; IV - até o final do exercício em caso de reincidência pela 3® vez;

Artigo 24®. A aprovação das contas no parecer final conclusivo do Controle Interno importa em quitação e baixa de responsabilidade.

Artigo 25®. As despesas decorrentes da execução desta Resolução, ocorrerão por conta de dotação constante no orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Artigo 26®. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, especialmente as Resoluções n° 01/2014, 02/2014, 08/2014, 09/2014, 05/2015 e o Ato da Mesa Administrativa n° 02/2014.

Câmara Mimicipal de Lorena, 07 de março de 2017.

março de 2017.

Telefones: (012) 3159-1301 / 1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

www.camaralorena.sp.gov.br—secretarla@camaralorena.sp.gov.br

(10)

A N E X O I - M O D E L O D E S O L IC IT A Ç Ã O DE A D IA N T A M E N T O

e x c e l e n t í s s i m o s e n h o r p r e s i d e n t e d a Câ m a r a m u n i c i p a l d e l o r e n a/s p.

Sr.

Lorena, de de 2017.

Venho por meio deste, solicitar autorização de Vossa Excelência para liberação de adiantamento de recursos no montante de R $ _______ (________________________________), para satisfação de diárias ou satisfação de despesas miúdas e de pronto pagamento para os funcionários/servidores deste Gabinete/Departamento com fulcro na Resolução n°___ /2017.

j u s t i f i c a t i v a DO PEDIDO:

Sem mais para o momento. Atenciosamente.

Nome e Cargo

AUTORIZO nos moldes da Resolução n °____ /2017.

Encaminhe-se ao Departamento de Contabilidade para providências, atendendo o disposto na legislação vigente.

Presidente da Câmara Mimicipal

Página 10 de 16 Telefones: (012) 3159-1301 /1 3 2 0

Praça Baronesa de Santa Eulália, 02 - CEP 12.600-180 - torena/SP.

(11)

A N E X O II - M O D E L O DE PR E ST A Ç A O D E C O N T A S DE D IA R IA

G A B IN E T E V E R E A D O R F U N C IO N Á R IO ;

RG: C A R G O :

R O T E IR O D E V IA G E M

Local de Partida Data Hora Local de Destino Meio de Transporte Lorena OBJETIVO D A V IA G E M : D IS C R IM IN A Ç Ã O D A (S) D IÁ R IA (S) E V A L O R E S R E G IÃ O Q U A N T ID A D E V A L O R U N IT Á R IO V A L O R T O T A L Telefones: (012) 3159-1301 / 1320

Praça Baronesa de Santa Euiália, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

(12)

V A L O R P O R EX TENSO ; A P R O V A Ç Ã O D O S O LIC IT A N T E ; DATA; A P R O V A Ç Ã O DO V E R E A D O R ; D A T A ; C A R IM B O E A S S IN A T U R A C A R IM B O E A S S IN A T U R A r e c e b í a (S) D IA R IA (S) a c i m a d e s c r i t a (S): D ATA; / / ASSINATUR A; Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

www.camarolorena.sp.gov.br - secretarla@camaralorena.sp.gov.br

(13)

A N E X O III - M O D E L O DE PR E ST A Ç Ã O D E C O N T A S D E A D IA N T A M E N T O

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lorena/SP. A/C Setor de Contabilidade

Protocolo: /2017.

Venho respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar a prestação de contas dos recursos levantados em_____________________ , no valor de R $ _______________ (___________________________ ), para satisfação de adiantamento à servidora responsável pelo Departamento/Gabinete a título de despesas com

Leis para _____________________________________

para esta Casa de com fulcro na Resolução ____ /17, como segue:

Data do doc. Especificação do Doc. Valor (R$) Razão social CNPJ e n° do cupom fiscal/nota fiscal

Resumo: V a l o r l e v a n t a d o V a l o r g a s t o V a l o r a s e r d e v o l v i d o R $ 0 0 , 0 0 R $ 00,00 R $ 0 0 , 0 0 Nome e Cargo Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

www.eamarotorena.sp.gov.br - secretarlo@>eamaralorena.sp.gov.br

(14)

A N E X O IV - P R E S T A Ç Ã O D E C O N T A S DESPESAS M ES DE /2017.

JU STIFIC ATIVA;

com fundamento no artigo da Resolução n°___ /17.

Nome e Cargo

Telefones: (012) 3159-1301 / 1320

Praça Baronesa de Santa Eulálla, 02 - CEP 12.600-180 - lorena/SP.

www.camoralorena.sp.gov.br - seeretarla©eamaralorena.sp.gov,br

(15)

A N E X O V - M O D E L O DE R E Q U IS IÇ Ã O D E V E IC U L O

Lorena,______ de___ de 20

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lorena Ref.; Requisição de agendamento de viagem e veículo oficial da Casa Senhor Presidente:

Ciente dos termos da Resolução n °____ /2017, venho pelo presente solicitar o agendamento de viagem e veículo oficial da Casa, conforme dados abaixo descritos:

Setor

Data da viagem

Hora de Saída 1' i' « T Pf. * * Hora de Retorno"■"77'í 77 ■: ,'7 Í í7i ;íi Destino (cidade)

Local

Motivo

(deve ficar evidenciado 0 interesse publico da

viagem)

Assinatura Requisitante Cargo Requisitante

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Euiália, 02 — CEP 12.600-180 — Lorena/SP.

(16)

aSiâS g|,j-ffp[iifòrmaçõès-á\serém;pree^^^

Ciente do requisitado, dou fé que a viagem ora solicitada encontra-se nos moldes da Legislação em vigor da Câmara Municipal de Lorena. Segue informações complementares para execução do pedido:

Motorista -'/f 'lí ’ Veículo Placa'

Visto de Liberação Incluir data e carimbo:

Assinar s o m e n t e e m c a s o de negativa da Requisição:

As informações desta solicitação encontram-se em desacordo com a Legislação vigente. Retome-se ao solicitante, para as adequações necessárias

Motivo da recusa:

C.M. Lorena, em.

Telefones: (012) 3159-1301 /1320

Praça Baronesa de Santa Euiália, 02 - CEP 12.600-180 - Lorena/SP.

Referências

Documentos relacionados

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir da análise dos questionários, utilizados como instrumento de pesquisa referente à atividade desenvolvida em sala de aula com o auxílio da cartilha “Sensoriamento Remoto: os

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores