• Nenhum resultado encontrado

AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES AMT DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES AMT DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ/RO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2020"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Eletrotécnico

CONCURSO PÚBLICO

Nº 01/2020

Organizadora:

E TRANSPORTES – AMT DO MUNICÍPIO

DE JI-PARANÁ/RO

Tipo 1 - BRANCA

Manhã

(2)

CARGO:

ELETROTÉCNICO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

O dia em que a Suécia acordou com o trânsito ‘virado do avesso’

“Emocionante” é a palavra mais usada por Jan Ramqvist, de 77 anos, para descrever a sensação de participar da

missão que mudou a rotina de motoristas e ciclistas suecos em todo o país: começar a dirigir, pela primeira vez, no lado direito da pista.

Ramqvist era um engenheiro de tráfego recém-formado, de 26 anos, na cidade de Malmö, quando a polêmica mudança de mão foi implementada, em 3 de setembro de 1967. A data é oficialmente conhecida como Högertrafikomläggningen (desvio do tráfego para a direita, em tradução livre) ou simplesmente Dagen H (Dia-H). A missão de Ramqvist e seus colegas era ajudar a colocar a Suécia na mesma “direção” que seus vizinhos europeus – a maioria havia seguido a tendência mundial de dirigir carros à direita.

Além de melhorar a reputação internacional do país, o governo sueco estava cada vez mais preocupado com a segu-rança. O número de veículos registrados nas estradas havia disparado de 862.992 na década anterior para 1.976.248 na época do Dagen H, segundo a Statistics Sweden. A população do país era de cerca de 7,8 milhões.

Apesar de seguirem a mão inglesa, muitos suecos já possuíam carros com o volante no lado esquerdo, próprios para a direção pela direita – fossem comprados no exterior ou mesmo dos principais fabricantes de carros suecos, como a Volvo, que escolheram seguir a tendência.

Mas acreditava-se que essa fosse uma das causas do aumento no número de acidentes de trânsito fatais – de 595 em 1950 para 1.313 em 1966 –, juntamente à ocorrência frequente de colisões nas fronteiras da Suécia com a Dinamarca, Noruega e Finlândia.

“O mercado de carros na Suécia não era tão grande e costumávamos comprar carros com volante à esquerda”, explica Lars Magnusson, professor de história econômica da Universidade de Uppsala, na Suécia. “Mas isso significava que você estaria sentado do lado oposto do que fazia sentido.”

No período que antecedeu o Dagen H, cada município teve de lidar com diversas questões – desde repintar as marcações nas estradas até realocar sinais de trânsito e pontos de ônibus. [...]

Cerca de 360 mil placas de trânsito tiveram de ser trocadas em todo o país, o que foi feito em um único dia antes da inversão da mão. Funcionários municipais e mili-tares trabalharam juntos até tarde da noite para garantir que a tarefa fosse cumprida antes do Dagen H, um domingo. Para isso, todo o tráfego, exceto o essencial, foi interditado nas estradas.

Mas, quando o Dagen H finalmente chegou, o trabalho árduo parecia ter valido a pena. Os suecos começaram a

dirigir com cautela do lado direito das estradas de todo o país, precisamente às 5h da manhã de 3 de setembro de 1967, após uma contagem regressiva no rádio.

Olof Palme, o ministro sueco da Comunicação (que mais tarde se tornou primeiro-ministro), entrou no ar para dizer que o movimento representava “uma mudança muito grande em nossa existência diária, em nossa vida cotidiana”. “Eu ouso dizer que nunca antes um país investiu tanto trabalho pessoal e dinheiro para alcançar uniformidade com as regras de tráfego internacional”, anunciou.

No total, o projeto custou o equivalente a cerca de 2,6 bilhões de coroas suecas (US$ 316 milhões) em valores atuais. Mas o historiador econômico Lars Magnusson argumenta que esse valor é relativamente baixo, dada a escala do plano – o maior projeto de infraestrutura que a Suécia já viu. Para efeito de comparação, basta olhar o orçamento total de 2017 concedido à Administração Sueca de Transportes (agência do governo responsável pelo planejamento de transportes) para estradas e ferrovias – cerca de 25 bilhões de coroas suecas (US$ 2,97 bilhões).

Em termos de segurança, o projeto foi declarado um sucesso quase imediatamente. À medida que os suecos iniciavam sua semana de trabalho, no dia seguinte ao Dagen H, 157 acidentes de trânsito de pequeno porte foram registrados em todo o país, um pouco abaixo da média de uma segunda-feira típica. Ninguém morreu nos acidentes.

No total, 1.077 pessoas morreram em acidentes e 21.001 ficaram feridas em 1967, ano do Dagen H, menos que em 1965, quando foram registrados 1.313 mortos e 23.618 feridos. Isso se deve em grande parte à cautela extra adotada pelos suecos após a transição e à campanha nacional promovida pelo Estado. Levou mais três anos até que as taxas de acidentes e mortes retornassem aos seus níveis originais, período em que o número de carros continuou a aumentar rapidamente em todo o país.

O investimento em planejamento e logística necessários para preparar as estradas ajudou claramente a evitar a confusão entre os motoristas. Mas grande parte do orçamento do governo para o Dagen H também foi gasto em iniciativas de comunicação destinadas a educar os suecos sobre a mudança. Na teoria, não parecia fácil: em um referendo realizado em 1955, 83% da população tinha sido contra a alteração.

A campanha educativa contemplava anúncios de tele-visão, rádio e jornais, além de palestras nas escolas. O Dagen H tinha seu próprio logotipo, estampado em outdoors, ônibus e caixas de leite. Houve até um concurso para selecionar uma trilha sonora para a mudança – a música Håll dig till höger Svensson (título do livro de Peter Kronborg) foi selecionada em uma votação nacional, chegando ao top cinco da parada de sucessos sueca.

Enquanto isso, a televisão estatal contratou cele-bridades globais para aparecer em seus programas mais populares, projetados para atrair grandes audiências, que seriam informadas sobre o Dagen H. “Os políticos perce-beram que não era suficiente ter um programa educativo, precisavam de uma campanha publicitária”, ri Kronborg. “A ambição não era atingir 99%, mas 100%.”

(3)

Ao mesmo tempo, Lars Magnusson acrescenta que a “cultura do conformismo” e a confiança nas autoridades da época prevaleceram, ajudando a possibilitar a mudança da opinião pública. “Naquela época, a imprensa era menos crítica e estava relatando o que diziam os especialistas. Se os especialistas afirmassem que não seria muito caro e que beneficiaria a todos, suponho que a mídia aceitaria e que o público aceitaria também.”

(SAVAGE, Maddy. O dia em que a Suécia acordou com o trânsito “virado do avesso”. BBC CAPITAL, 28 set. 2018. Tradução disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-45592900.)

Questão 01

Como estratégia para chamar atenção do leitor, essa reportagem inicia-se com:

A) Um depoimento de um estudioso do assunto tratado no texto.

B) Uma apresentação sucinta de uma pessoa que esteve envolvida no fato relatado.

C) Uma amostragem de dados que revelam o impacto do tema abordado na reportagem.

D) Um breve resumo do tema abordado, o qual, na lingua-gem jornalista, é denominado como lide.

Questão 02

NÃO está de acordo com as informações dessa reportagem o que se afirma em:

A) Um dos objetivos da Suécia em mudar a direção do trá-fego foi tentar diminuir o número de acidentes de trânsito.

B) Lars Magnusson argumenta que o mercado de veículos na Suécia nas décadas de 50 e 60 passou por um momento de grande expansão, tornando-se promissor.

C) Os governantes suecos acreditavam que o número de acidentes havia aumentado devido à difusão entre a popu-lação local de carros com volante localizado à esquerda. D) Antes de o governo sueco intervir legalmente na direção

do tráfego, alterando-o para à direita, muitos países próximos já haviam adotado essa propensão comum ao restante do mundo.

Questão 03

A presença ou ausência de vírgula entre termos de uma oração ou entre duas ou mais orações de um período composto depende, em geral, da relação sintático-semântica que esses termos e orações estabelecem entre si. Reorganiza--se os termos e as orações deste período “quando o Dagen H

finalmente chegou, o trabalho árduo parecia ter valido a pena”, eliminando a obrigatoriedade da vírgula em:

A) Quando o Dagen H finalmente chegou parecia ter valido a pena o trabalho árduo.

B) Parecia ter valido a pena quando o Dagen H finalmente chegou o trabalho árduo.

C) Quando o Dagen H finalmente chegou o trabalho árduo parecia ter valido a pena.

D) O trabalho árduo parecia ter valido a pena quando o Dagen H finalmente chegou.

Questão 04

“Cerca de 360 mil placas de trânsito tiveram que ser trocadas em todo país, o que foi feito em um único dia antes da inversão da mão. Funcionários municipais e militares trabalharam juntos até tarde da noite para garantir que a tarefa fosse cumprida antes do Dagen H, um domingo. Para isso, todo o tráfego, exceto o essencial, foi interditado nas estradas.” (7º§) Acerca das formas verbais

“tiveram” e “trabalharam”, analise as afirmativas a seguir. I. Do ponto de vista morfológico, os dois verbos estão

flexionados na terceira pessoa do plural.

II. Ambos os verbos estão flexionados no pretérito perfeito

do indicativo para exprimir fatos totalmente concluídos.

III. Como recurso expressivo para tornar os fatos mais vivos

e próximos do leitor, os dois verbos estão flexionados no presente do indicativo.

IV. O tempo verbal dessas formas faz referência a fatos que

não haviam chegado ao fim no momento em que outro fato aconteceu.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e II. B) I e III. C) I, II e IV. D) I, III e IV.

Questão 05

A expressão “virado do avesso”, utilizada no título dessa reportagem, pode ser substituída, sem causar prejuízo semântico, por: A) Inverso. B) Avariado. C) Danificado. D) Desfavorável.

Questão 06

De acordo com o texto, o empreendimento do governo sueco, nos anos finais da década de 60, de alterar a direção do fluxo do tráfego para a mão direita:

A) Correspondeu às expectativas de diminuir o número de acidentes de trânsito, já que o número de mortos e feridos em acidentes não voltou a subir no país.

B) Diminuiu o número de acidentes de trânsito, princi-palmente, porque todos os municípios suecos investiram bastante nas novas sinalizações que passaram a indicar a mudança de mão.

C) Só foi possível de ser implementado, porque a população sueca é conformista e não dispõe do discernimento necessário para avaliar os prejuízos e benefícios de qualquer proposta do governo.

D) Apresentou dificuldades para ser implementado, mas trouxe benefícios, sendo considerado promissor, porque os protagonistas dessa mudança souberam planejar e convencer a população da importância dela para uma melhora do tráfego no país.

(4)

Questão 07

A informação, indicada entre parênteses como referente do pronome destacado, está correta em:

A) “Para isso todo o tráfego, exceto o essencial, foi

inter-ditado nas estradas.” (evitar acidentes de trânsito)

B) “Mas isso significava que você estaria sentado do lado

oposto do que fazia sentido.” (adquirir carros com o

volante posicionado à esquerda)

C) “[...] o historiador econômico Lars Magnusson argumenta

que esse valor é relativamente baixo [...]” (investimento

em trabalho pessoal e dinheiro)

D) “[…] acreditava-se que essa fosse uma das causas do

aumento do número de acidentes […]” (o aumento do

número de veículos nas estradas)

Questão 08

“O investimento em planejamento e logística necessários para preparar as estradas ajudou claramente a evitar a confusão entre os motoristas.” Sobre a palavra destacada,

é correto afirmar:

A) Está flexionada no masculino plural (“necessários”), porque vem sucedida pela preposição “para”.

B) Deveria estar flexionada no feminino plural (necessárias), para concordar com o gênero do substantivo mais próximo (“logística”).

C) Se ela estivesse flexionada no feninino singular (necessária), a característica expressa seria atribuída apenas ao substan-tivo mais próximo (“logística”).

D) Poderia estar flexionada no feminino singular (necessária), concordando com o gênero do substantivo mais próximo (“logística”), mas expressando uma característica para ambos (“planejamento” e “logística”).

Questão 09

“Na teoria, não parecia fácil: em um referendo realizado em 1955, 83% da população tinha sido contra a alteração.”

Os dois pontos estão substituídos adequadamente por um conectivo que mantém o sentido do trecho em:

A) Na teoria, não parecia fácil, mas em um referendo realizado em 1955, 83% da população tinha sido contra a alteração.

B) Na teoria, não parecia fácil, porque em um referendo realizado em 1955, 83% da população tinha sido contra a alteração.

C) Na teoria, não parecia fácil, quando em um referendo realizado em 1955, 83% da população tinha sido contra a alteração.

D) Na teoria, não parecia fácil, por isso, em um referendo realizado em 1955, 83% da população tinha sido contra a alteração.

Questão 10

Essa reportagem foi escrita com a finalidade de:

A) Relatar um fato novo, a fim de informar as mudanças implementadas no trânsito sueco.

B) Ampliar o relato de um fato de conhecimento público, detalhando suas causas, efeitos e impactos.

C) Apresentar o posicionamento do veículo de comunicação acerca de um acontecimento de relevância internacional. D) Narrar linearmente a história de um engenheiro sueco,

com situação inicial, desenvolvimento de ações, clímax e desfecho.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Questão 11

Em uma pequena propriedade da zona rural, João decidiu fabricar açúcar mascavo em um engenho que ele mesmo construiu. Na primeira produção, João observou que, ao utilizar 200 litros do caldo de cana, a quantidade de açúcar produzido foi de 30 kg. Dessa forma, para que ele consiga produzir um total de 450 kg desse açúcar, quantos litros de caldo de cana serão necessários?

A) 2.000 B) 3.000 C) 4.000 D) 4.500

As informações contextualizam as questões 12 e 13. Leia- -as atentamente.

Uma autoescola possui um total de 45 alunos em processo de primeira habilitação, isto é, alunos que irão obter habilitação das categorias A, B ou AB (ambas as categorias). Ao fazer o levantamento da distribuição desses alunos entre as categorias, obteve-se o seguinte diagrama; observe.

Sabendo-se que o número de alunos da categoria B equivale ao dobro do número de alunos que irão obter exclusivamente a categoria A e que o número de alunos que irão obter ambas as categorias é 5, pergunta-se:

Questão 12

Qual é o total de alunos que irão obter habilitação da categoria A?

A) 10 B) 15 C) 20 D) 25

(5)

Questão 13

Se essa autoescola escolhesse aleatoriamente um entre esses alunos listados para sortear um brinde, qual seria a probabilidade de que o escolhido fosse um aluno que não obteve ambas as categorias de habilitação, isto é, tivesse apenas habilitação A ou B? A) 5/9 B) 6/9 C) 7/9 D) 8/9

Questão 14

Durante uma operação de fiscalização de emissão de gases poluentes pelos veículos que transitavam na cidade de Ji- -Paraná, os agentes de trânsito constataram que 85% dos veículos estavam com o índice de emissão dentro das normas legais e os 34 veículos restantes se encontravam acima do índice permitido. Com base nesses dados, qual foi o total de veículos fiscalizados nessa operação?

A) 1.100 B) 1.110 C) 1.120 D) 1.130

Questão 15

Um despachante recebeu um lote de placas com a seguinte numeração, formando uma sequência lógica:

(4572, 4578, 4584, 4590, 4596, ...)

Sabendo-se que esse lote possui um total de 20 placas, qual é a numeração da penúltima placa do lote?

A) 4680 B) 4686 C) 4692 D) 4698

CONHECIMENTOS GERAIS

Questão 16

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A prova está marcada para dia 25 de abril, e as inscrições estarão abertas em 11 de janeiro e se encerrarão em no dia 22 do mesmo mês. A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Sobre o Encceja, é INCORRETO afirmar que:

A) A certificação para o ensino médio é feita para estu-dantes acima de 18 anos.

B) A certificação para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos.

C) Serve para certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

D) A nota obtida no Encceja pode ser utilizada para o ingresso nas universidades, sejam elas federais ou particulares.

Questão 17

“Projeções para a queda do PIB deste ano (2020) saíram de 9% para menos de 5%; avanços de setores fundamentais geram clima de otimismo; porém, desaceleração do ritmo de alta expõe desafios para 2021. Os economistas previam que a pandemia do novo Coronavírus iria afundar a economia brasileira para níveis próximos dos 9%; a divulgação nesta sexta-feira (13/11/2020) do avanço de 9,47% da prévia do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre encerrado em setembro sinaliza que o tombo será muito mais suave do que o esperado.”

(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: https://jovempan.com.br/noticias/economia.html.)

Quanto ao PIB – Produto Interno Bruto, analise as afirma-tivas a seguir.

I. É composto pelos preços dos bens e serviços em que

chegam ao consumidor final em um período de tempo.

II. Tem como objetivo medir a atividade econômica e o nível

de riqueza de uma região. Quanto menos se produz, menos se está consumindo, e mais se está investindo.

III. Um país tende a ter o maior Índice de Desenvolvimento

Humano (IDH) quando o PIB é maior.

IV. Seu cálculo considera os bens e serviços finais; como, por

exemplo, no caso do preço do carro não se leva em consideração o ferro utilizado na produção, mas sim o carro em si. Evita-se, assim, que alguns produtos sejam contabilizados duas vezes.

Está correto o que se afirma apenas em

A) III. B) I, II e IV. C) I, III e IV. D) II, III e IV.

Questão 18

Sobre os fatos políticos importantes ocorridos em 2020 no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Senado aprovou um Projeto de Lei Complementar que

torna lei a autonomia do Banco Central; desta forma, o presidente e os diretores da autarquia não poderão mais ser demitidos a qualquer momento pelo presidente da República, como ocorre atualmente. O projeto segue para a aprovação da câmara dos deputados.

( ) O Congresso Nacional (quando deputados e senadores

atuam juntos) decidiu derrubar o veto do Presidente em relação à desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia. Desta forma, o governo não poderá cobrar das empresas parte dos impostos sobre os salários dos empregados desses setores.

( ) O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ)

denunciou à Justiça o senador Flávio Bolsonaro (Repu-blicanos-RJ), no caso conhecido como “escândalo das rachadinhas”.

A sequência está correta em

A) V, F, V. B) F, F, V. C) V, V, V. D) V, F, F.

(6)

Questão 19

“O Canal da Mancha é um braço de mar situado entre a ilha da Grã-Bretanha e o continente europeu, separando a Inglaterra da França. O Canal, que liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte, tem, aproximadamente, 563 km de comprimento.”

(Disponível em: https://www.hipercultura.com/canal-da-mancha/.)

Em relação ao Canal da Mancha, está INCORRETO o que se afirma em:

A) Historicamente, favoreceu as invasões das tropas de Napoleão a Inglaterra e, ainda, dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

B) Economicamente, é importantíssimo no que diz respeito ao transporte de pessoas e mercadorias. Trata-se do caminho marítimo mais movimentado do mundo com transporte de mercadorias e navios petroleiros.

C) O Eurotúnel foi construído sob as águas do Canal da Mancha. Trata-se de um túnel ferroviário com 50,5 km de extensão construído sob o estreito de Dover, ligando Dover, no Condado de Kent, na Inglaterra, a Calais, norte da França.

D) Sua travessia a nado é bem famosa. Todo nadador de resistência almeja fazer essa aventura. O primeiro sul- -americano a realizar essa aventura foi o brasileiro Abílio Couto, em 1958. Precursor da natação de águas abertas no Brasil, ele levou 12 horas e 45 minutos para completar a travessia.

Questão 20

O trabalho intermitente foi instituído em 2017, por meio da nova lei trabalhista. O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou por tornar incons-titucional o trabalho intermitente. Em relação ao trabalho intermitente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Concede o direito das empresas em admitir funcionários

para trabalhar eventualmente e remunerá-los pelo período de execução desse ofício.

( ) O trabalhador poderá ficar meses sem trabalhar e,

consequentemente, sem remuneração.

( ) O funcionário intermitente, mesmo fazendo parte da

equipe de trabalho de uma empresa, não tem direito aos benefícios inerentes dessa posição como o FGTS.

A sequência está correta em

A) V, F, V. B) F, F, V. C) V, V, V. D) V, V, F.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LEGISLAÇÃO

Questão 21

Carlos, brasileiro nato, mudou-se para outro país cuja condição para permanência em seu território e para exercer seus direitos civis era que ele adquirisse a nacionalidade desse outro país. Diante de tal imposição, Carlos se viu obrigado a adquirir tal nacionalidade. Ante o exposto e de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

A) Não é possível a perda da nacionalidade brasileira por brasileiros natos.

B) Ao adquirir a outra nacionalidade, Carlos perdeu sua nacionalidade brasileira.

C) Carlos não perdeu sua nacionalidade, tendo em vista que houve imposição de naturalização.

D) Só é possível perder a nacionalidade através de sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

Questão 22

O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. De acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, assinale a alternativa correta sobre as responsabilidades e sanções aplicadas ao servidor.

A) O ajuizamento do processo penal obsta o início do processo administrativo.

B) A absolvição criminal repercute na esfera administrativa, isentando o servidor de responsabilização.

C) As sanções civis, penais e administrativas não poderão ser cumuladas, pois são dependentes entre si.

D) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato.

Questão 23

João possui desafeto com seu pai por causa de um antigo imóvel da família. Certo dia, decidido a ceifar a vida de seu genitor, João atropela com seu carro, seu tio, acreditando estar atentando contra a vida de seu pai, já que ambos são extremamente parecidos. Diante da situação fatídica narrada, assinale a alternativa correta.

A) João cometeu erro na execução do crime, devendo respon-der por crime culposo, como se tivesse atingido seu pai. B) João será punido considerando-se as condições e

quali-dades de seu tio, já que foi contra ele que o crime foi cometido.

C) O erro sobre a pessoa excluiu o dolo ou a culpa; portanto, isenta João de ser apenado, tendo em vista que seu desejo era atingir seu pai e não seu tio.

D) Incidirá sobre o caso a agravante genérica relativa ao crime praticado contra ascendente, pois se leva em consideração a vítima pretendida, ou seja, o pai de João.

(7)

Questão 24

A Lei Orgânica equivale à Constituição no âmbito municipal, sendo considerada a lei mais importante de um município. A proposta de emenda à Lei Orgânica é um projeto que, se aprovado, altera a Lei Orgânica. Assinale a alternativa correta sobre a emenda à Lei Orgânica do Município de Ji-Paraná/RO.

A) A emenda à Lei Orgânica do Município será promulgada pela Mesa da Câmara, com o respectivo número de ordem.

B) A proposta de emenda da Lei Orgânica do Município será discutida e votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias.

C) A Lei Orgânica do Município poderá ser emendada medi-ante proposta de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara, ou do Prefeito.

D) A proposta de emenda da Lei Orgânica do Município será considerada aprovada se obtiver, em cada turno, um terço dos votos dos membros da Câmara.

Questão 25

A Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal de 1988. Com base na referida lei, assinale a alternativa correta.

A) É vedado o fornecimento de informações pessoais relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem da pessoa.

B) Qualquer interessado poderá apresentar eletronicamente pedido de acesso a informações aos órgãos da Adminis-tração Pública, desde que as solicitações contenham a motivação do pedido.

C) No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de dez dias a contar da sua ciência.

D) O serviço de busca e fornecimento da informação será cobrado, excetuados os casos daquele cuja situação eco-nômica não lhe permita ressarcir os custos sem prejuízo do sustento próprio ou da família.

CONHECIMENTOS DO CARGO

Questão 26

As instalações elétricas devem ser projetadas para funcionar com segurança, protegendo as pessoas que as utilizam, in-cluindo os profissionais que fazem a sua manutenção. Para isso, um sistema de aterramento bem projetado e executado conforme as normas de segurança deve ser instalado. Consi-derando os tipos de topologia dos sistemas de aterramento, assinale a seguir, o correspondente ao esquema do tipo TN-S.

A) Condutores neutro e de proteção separados.

B) Funções de neutro e proteção combinadas em um único condutor.

C) Condutores neutro e de proteção separados em parte da instalação.

D) Aterramentos distintos para a rede de energia e para as massas metálicas.

Considere o circuito elétrico alimentado por uma fonte contínua para responder às questões 27 e 28.

Questão 27

Sabendo-se que todos os resistores são de 1,0 x 10 3 Ω, o resistor equivalente entre os terminais da fonte, o valor da corrente que atravessa o resistor R2 e a tensão em seus terminais são, respectivamente:

A) 2/3 x 103 Ω; 3,0 x 101 A; e, 3,0 x 101 V B) 5/3 x 103 Ω; 3,0 x 101 A; e, 3,0 x 101 V C) 2/3 x 103 Ω; 3,0 x 10-3 A; e, 3,0 x 100 V D) 5/3 x 103 Ω; 3,0 x 10-3 A; e, 3,0 x 100 V

Questão 28

Os valores das potências consumidas pelos resistores R1 e R2 e, ainda, o valor total da potência consumida pelo circuito são, respectivamente:

A) 1 mW; 3 mW; e, 15 mW B) 1 mW; 9 mW; e, 15 mW C) 2 mW; 9 mW; e, 12 mW D) 2 mW; 3 mW; e, 12 mW

Questão 29

A manutenção dos sistemas elétricos de uma instalação envolve o conhecimento dos sistemas de segurança, seus requisitos e propriedades do funcionamento dos dispo-sitivos de proteção. Em relação aos requisitos funda-mentais que os esquemas de proteção devem satisfazer, analise as afirmativas a seguir.

I. Confiabilidade: as sobrecorrentes devem ser extintas no

menor tempo possível, reduzindo a probabilidade de propagação dos defeitos.

II. Seletividade: a proteção “seleciona” e isola o trecho do

sistema atingido pelo defeito, mantendo as demais partes funcionando.

III. Sensibilidade: a proteção deve responder às

anorma-lidades que possam ocorrer na operação do sistema elétrico.

IV. Rapidez de ação: o sistema de proteção não deve atuar

sob condições normais de operação do sistema ou falhar na ocorrência de faltas no sistema.

Está correto o que se afirma apenas em

A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) III e IV.

(8)

Questão 30

O quadro identifica a descrição e a identificação do cabeamento utilizado em um projeto de instalações telefônicas; observe.

Assinale a alternativa que descreve correta e respectivamente a representação das letras X, Y e Z.

A) Sequencial do ponto de telecomunicação; quantidade de cabos; e, identificação dos pavimentos. B) Sequencial do ponto de telecomunicação; identificação dos pavimentos; e, quantidade de cabos. C) Identificação dos pavimentos; quantidade de cabos; e, sequencial do ponto de telecomunicação. D) Identificação dos pavimentos; sequencial do ponto de telecomunicação; e, quantidade de cabos.

Questão 31

Os motores elétricos são máquinas que transformam energia elétrica em força motriz; há diversos modelos e classes que variam conforme a sua aplicação. Porém, sua estrutura é geralmente composta por um grupo de componentes típicos, conforme a figura a seguir; observe.

Correspondem corretamente às partes A, B, C e D:

A) Escova; armadura; comutador; e, carcaça. B) Comutador; escova; carcaça; e, armadura. C) Comutador; escova; armadura; e, carcaça. D) Escova; comutador; armadura; e, carcaça.

Questão 32

Observe um diagrama unifilar de um circuito de uma instalação elétrica predial:

Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente a simbologia dos dispositivos X, Y e Z.

A) Interruptor duplo; tomada monofásica; e, motor. B) Interruptor paralelo; tomada bifásica; e, lâmpada. C) Interruptor duplo; tomada monofásica; e, lâmpada. D) Interruptor paralelo; tomada monofásica; e, lâmpada.

(9)

Questão 33

Considerando o diagrama que ilustra um sistema de geração e distribuição de energia elétrica, relacione adequadamente as colunas a seguir. ( ) Substação abaixadora. ( ) Distribuição primária. ( ) Linha de transmissão. ( ) Distribuição secundária. ( ) Subestação elevadora. A sequência está correta em

A) 4, 5, 2, 1, 3. B) 3, 4, 2, 5, 1. C) 1, 4, 2, 3, 5. D) 3, 2, 4, 5, 1.

Questão 34

Analise o circuito alimentado por uma tensão alternada

v(t) = 100 sen (2,5 t x 106) rad/s (V) e i(t) = 4 sen (2,5 t x 106)

rad/s (A).

O valor do módulo da corrente que passa pelo indutor e o valor L são, respectivamente:

A) 2 A e 20 µH B) 1 A e 50 mH C) 2 A e 20 mH D) 1 A e 50 µH

Questão 35

O profissional deve, além de seu conhecimento técnico e qualidade de serviço, cumprir de forma ética e profissional as suas atribuições. Com base nestes aspectos, analise as alternativas a seguir.

I. Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia

autorização do superior imediato.

II. Recusar fé a documentos públicos.

III. Delegar a pessoa estranha à repartição, exceto nos casos

previstos em lei, atribuição que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados.

As informações anteriores são tipos de faltas administrativas puníveis com pena de:

A) Suspenção.

B) Advertência por escrito. C) Cassação de aposentadoria. D) Demissão ou destituição do cargo.

Questão 36

Os CLPs – Controladores Lógicos Programáveis – são equipamentos eletrônicos utilizados em sistemas de auto-mação que, a partir de sensores, permitem que um micro-controlador, através de um programa, comande dispositivos e atuadores monitorando e controlando o processo de pro-dução de uma indústria, por exemplo. Para isso, um programa deve ser codificado na linguagem Ladder. Observe a simbo-logia de três esquemas (A, B e C) utilizados nesta linguagem:

Correspondem corretamente às funções A, B e C da lógica binária:

A) Not; And; e, Or. B) Or; Not; e, And. C) Not; Nand; e, Or. D) Not; And; e, Nor.

Questão 37

Analise o circuito retificador de onda completa em ponte.

Em relação aos diodos retificadores D1, D2, D3 e D4, quanto à condução e bloqueio da corrente, considerando a tensão positiva no terminal de entrada superior é correto afirmar que, EXCETO:

A) Diodo 2 – catodo positivo em relação ao anodo = BLOQUEIO.

B) Diodo 4 – anodo negativo em relação ao catodo = BLOQUEIO.

C) Diodo 1 – anodo positivo em relação ao catodo = CONDUÇÃO.

D) Diodo 3 – catodo negativo em relação ao anodo = CONDUÇÃO.

Questão 38

Existem responsabilidades quanto à disponibilização e utilização dos EPIs pelo empregador e empregado. Trata-se de responsabilidade do empregado:

A) Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. B) Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservação. C) Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. D) Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.

(10)

Questão 39

A partir do circuito digital, corresponde à função lógica “S” após aplicação do Teorema de De Morgan:

A) S =(A B•C)•(A •B) B) S =(A B C) (A B)    C) S = (A B C) (A B)    

D) S = (A B) C (A B)   

Questão 40

Na eletrônica de potência, há dispositivos semicondutores que atuam no controle de potência, utilizando suas propri-edades de condução e disparo. A curva representa o comportamento de um desses dispositivos, em que o eixo vertical é representado pela corrente e o horizontal pela tensão; observe.

Podemos afirmar que o gráfico é a curva característica de um:

A) TUJ. B) SCR. C) Diac. D) Triac.

(11)
(12)

É necessário o uso de máscara durante toda a prova. O álcool em gel se encontra disponível para o uso candidatos.

1.

Somente será permitida a utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa.

2.

É proibida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não será permitido o candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo, inclusive smartwatch,

smartband, pulseiras ou braceletes magnéticos (ainda que terapêuticos) e similares etc., o que não acarreta em

qualquer responsabilidade do Instituto Consulplan sobre tais equipamentos.

3.

Com vistas à garantia da segurança e integridade do Concurso Público, no dia da realização das provas escritas, os candidatos serão submetidos ao sistema de detecção de metais na entrada e na saída dos sanitários.

4.

O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha para os cargos de níveis Superior e Médio, e 30 (trinta) questões de múltipla escolha para os cargos de nível Fundamental Completo.

5.

Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas contém o número de questões previsto, se corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou, ainda, detenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao Fiscal de Aplicação.

6.

As provas terão duração de 3 (três) horas para os cargos de nível Fundamental Completo; e 4 (quatro) horas para os cargos de nível Médio e Superior Completo. Este período abrange a assinatura, assim como a transcrição das respostas para o Cartão de Respostas (Gabarito).

7.

As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas (A a D) e uma única resposta correta. Ao terminar a prova, o candidato, obrigatoriamente, deverá devolver ao Fiscal de Aplicação o Cartão de Respostas (Gabarito), devidamente assinado em local específico.

8.

Os Fiscais de Aplicação não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

9.

Não é permitida a anotação de informações relativas às respostas (cópia de gabarito) no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio.

10.

O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas escritas levando o Caderno de Provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato também poderá se retirar do local de provas a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização; contudo, não poderá levar o Caderno de Provas.

11.

Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação da prova, deverá assinar termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo Coordenador da Unidade.

RESULTADOS E RECURSOS

- Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, a partir das 16h do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 2 (dois) dias úteis, a partir do dia subsequente ao da divulgação (terça-feira), em requerimento próprio disponibilizado no

link correlato ao Concurso Público no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

- A interposição de recursos poderá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato com o fornecimento de dados referentes à sua inscrição, apenas no prazo recursal, ao Instituto Consulplan, conforme disposições contidas no endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br, no link correspondente ao Concurso Público.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A second, and related, mechanism of regime impact on the use of political patronage concerns policymaking processes. During the authoritarian period, state assemblies’ roles in

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e