• Nenhum resultado encontrado

Simulado de Controle Externo p/ TCM-RJ Professor: Luiz Airosa. Simulado de Controle Externo para TCM-RJ Prof. Luiz Airosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado de Controle Externo p/ TCM-RJ Professor: Luiz Airosa. Simulado de Controle Externo para TCM-RJ Prof. Luiz Airosa"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Simulado de Controle Externo p/ TCM-RJ

Professor: Luiz Airosa

(2)

Sumário

1. Questões comentadas 3

2- Lista de Questões 13

3- Gabarito 18

Pessoal, este simulado está dividido da seguinte forma: inicialmente temos os comentários de questões; depois há a apresentação da lista de questões – sem comentários-; e, por fim, o gabarito.

Um ótimo estudo a todos e muito sucesso! Simulado de Controle Externo para TCM-RJ

(3)

1. Questões comentadas

1- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, órgão constitucional de controle externo, no exercício da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, compete,

a) apreciar as Contas do Governo do Município, prestadas anualmente pelo Prefeito, elaborando e emitindo parecer prévio em até noventa dias úteis a contar de seu recebimento.

b) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, incluídas as nomeações para cargo de provimento em comissão

c) fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Município mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres

d) prestar as informações solicitadas pela Assembleia Legislativa ou por suas comissões, sobre fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e ambiental, e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas

Resolução:

Pessoal, vamos analisar cada alternativa em busca do nosso gabarito. a) Errado. O problema aqui é o prazo. O correto é sessenta dias úteis.

b) Errado. As nomeações para cargos comissionados estão excluídas da apreciação para fins de registro.

c) Certo. Nosso gabarito. A alternativa é quase uma transcrição do inciso V do art. 1º do Regimento Interno, o qual segue abaixo.

Art. 1° – Ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, órgão constitucional de controle externo, no exercício da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, compete, nos termos da legislação vigente, em especial da Lei nº 289, de 25 de novembro de 1981, com as alterações decorrentes da Lei Complementar nº 82, de 16 de janeiro de 2007:

(...)

V – fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Município mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, nos termos do art. 224;

d) Errado. Não esqueçam que o TCM é um órgão municipal. Logo, quem pode solicitar as inspeções e auditorias é a Câmara Municipal, não a Assemblei Legislativa.

(4)

2- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Das alternativas abaixo, qual não é uma competência prevista no Regimento Interno do TCM-RJ?

a) assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.

b) representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados, indicando o ato inquinado e definindo responsabilidades, quando possível.

c) decidir sobre denúncia que lhe seja encaminhada por qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato.

d) expedir atos e instruções normativas sobre aplicação de leis pertinentes às matérias de suas atribuições e à organização dos processos que lhe devam ser submetidos, recomendando o seu cumprimento, sem penalização.

Resolução:

a) É sim uma competência prevista. Art. 1º, VIII, do RI. b) Também existe previsão regimental. Inciso X do art. 1º.

c) Perfeito. Esse comando, aliás, é constitucional. Está previsto no § 2º do art. 74 da CF.

d) Nosso gabarito. Realmente os tribunais de contas possuem o poder regulamentar, cabendo-lhes expedir atos e instruções normativas sobre aplicação de leis pertinentes. Todavia, os gestores são responsáveis a cumprirem os atos e instruções normativas, podendo ser sancionados em caso de descumprimento.

Gabarito: Letra D

3- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Dentre as competências previstas ao TCM, estão sua capacidade de auto-organização. Dos itens abaixo, qual não possui previsão regimental?

a) eleger seu Presidente, seu Vice-Presidente e seu Corregedor, e lhes nomear.

b) conceder licença, férias e outros afastamentos aos Conselheiros, dependendo de inspeção por junta médica a licença para tratamento de saúde por prazo superior a seis meses, bem como deliberar sobre direitos e obrigações que lhes sejam aplicáveis.

c) propor à Câmara Municipal a criação, transformação e extinção de cargos e funções de seu quadro de pessoal, bem como fixação das suas respectivas remunerações.

(5)

Resolução:

a) Pessoal, precisamos ter em mente que os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor são exclusivos a Conselheiros. Ou seja, não cabe nomeação! O correto é dar posse, e não nomear!

b) Certíssima a questão. Prestem atenção para o prazo de licença para tratamento de saúde, que é de seis meses (como está na alternativa).

c) Também está perfeita. Lembrem-se que a Câmara pode recusar e/ou modificar as remunerações, pois pode emendar os projetos de leis originados pelo TCM.

d) Certo. Ora, dispor sobre a organização e o funcionamento é a mais pura expressão dos poderes de auto-organização e autoadministração do TCM. Gabarito: Letra A

4- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Durante uma fiscalização, o Relator solicitou acesso a um sistema de informação da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro. O Secretário Municipal negou o acesso, alegando falta de competência do Relator. A conduta do Secretário pode ser considerada

a) correta, pois o TCM não está autorizado a acessar dados e sistemas de informação do Poder Executivo.

b) incorreta, pois o TCM pode acessar a qualquer momento e de qualquer modo dados e sistemas de informação do Poder Executivo.

c) correta, pois o acesso aos sistemas informatizados deve ser solicitado pelo Presidente do TCM.

d) incorreta, pois o Relator possui competência para tal solicitação. Resolução:

Questão bem interessante. Relator é um Conselheiro ou Conselheiro-Substituto que “preside” a instrução do processo. Não se confunde com o Presidente do TCM! Ou seja, é ele o responsável pelo processo em sua etapa de instrução (etapa de análise técnica), além de ser a autoridade responsável por dizer quando o processo poderá ser votado.

Acerca do enunciado, vejamos o que diz o Regimento Interno:

Parágrafo único – Os acessos aos sistemas informatizados da administração direta e indireta, para consultas ou emissão de relatórios, deverão ser requisitados por intermédio do Presidente.

Assim, nosso gabarito é a letra C. Gabarito: Letra C

(6)

5- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) A jurisdição do TCM abrange

a) qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos, ou pelos quais o Município responda, ou que, em nome deste, assuma obrigações de natureza pecuniária.

b) os dirigentes de empresas públicas e sociedades de economia mista constituídas com recursos estaduais.

c) responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Município, mediante acordo, ajuste ou instrumentos similares, exceto os convênios.

d) os sucessores dos administradores e responsáveis a que se refere este artigo, até o limite do valor do dano.

Resolução:

a) Questão certa. Essa disposição, aliás, é uma adaptação do parágrafo único do art 70 da CF (com recursos municipais, em vez de recursos da União). b) Errado. Abrange os dirigentes de empresas públicas e sociedades de economia mista constituídas com recursos municipais.

c) Errado. Convênios também estão incluídos, vide transcrição abaixo. Art. 4° – A jurisdição do Tribunal abrange:

(...)

VI – os responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Município, mediante convênio, acordo, ajuste ou instrumentos similares;

d) Errado. O limite é até o valor do patrimônio transferido, e não do dano. Ou seja, se o dano foi de um milhão de reais, mas o sucessor recebeu dez mil reais de herança, ele só pode responder por, no máximo, dez mil reais.

XII – os sucessores dos administradores e responsáveis a que se refere este artigo, até o limite do valor do patrimônio transferido, nos termos do inciso XLV do art. 5° da Constituição Federal;

Gabarito: Letra A

6- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Acerca do TCM-RJ, é incorreto afirmar que

(7)

b) são órgãos do Tribunal o Plenário e o Presidente.

c) o Presidente, em suas ausências e impedimentos, por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal, será substituído pelo Conselheiro mais antigo.

d) o Vice-Presidente, em suas ausências e impedimentos, por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal, será substituído pelo Corregedor. Resolução:

a) Exato. Transcrição do art. 6º do regimento.

b) Certo também. Outra transcrição literal do regimento (art. 7º, caput). c) Errado. O Presidente será substituído pelo Vice-Presidente.

Art. 9° – O Presidente, em suas ausências e impedimentos, por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal, será substituído pelo Vice-Presidente.

d) Outra alternativa correta. O Corregedor costuma substituir o Vice-Presidente nas suas ausências e impedimentos.

Gabarito: Letra C

7- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) O Plenário possui diversas competências. Todavia, ao Plenário não cabe deliberar sobre

a) conflito de lei ou de ato normativo do poder público com a Constituição Federal, em matéria de competência do Tribunal.

b) o parecer prévio relativo às Contas do Governo do Município.

c) relatório de auditorias, auditorias operacionais, inspeções ordinárias e extraordinárias, visitas técnicas e monitoramento.

d) julgar as acusações de improbidade administrativa. Resolução:

Pessoal, as três primeiras alternativas são competências previstas no art. 12 do Regimento Interno.

Mas mesmo sem nunca termos lidos o texto regimental, acertaríamos facilmente a questão. Quem julga os atos de improbidade é o Poder

Judiciário.

Gabarito: Letra D

8- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Qual das situações abaixo pode ser originar um acórdão?

(8)

a) aprovação e alteração do Regimento Interno.

b) atos e instruções normativas sobre aplicação de leis pertinentes às matérias de suas atribuições e a organização dos processos que lhe devam ser submetidos.

c) exame das Contas do Governo do Município. d) aplicação de multa e outras sanções.

Resolução:

As letras “a” e “b” são exemplos de deliberação.

O exame das Contas do Governo é feito por meio de parecer. Letra “c” errada.

O correto é a letra “d”. Vejamos o que dispõe o RI/TCM: III – Acórdão, quando o ato definido implicar:

a) condenação do responsável em débito ou em alcance; b) aplicação de multa e outras sanções; e

c) arresto de bens. Gabarito: Letra D

9- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) O Regimento Interno do TCM prevê uma série de formas para a expedição de seus atos. Entre os itens abaixo, porém, um não está previsto. Qual é?

a) prejulgados. b) decisão. c) deliberação. d) acórdão. Resolução:

A imagem abaixo lista as formas possíveis de atos do Plenário (e das Câmaras, se um dia elas forem instituídas).

(9)

A única errada é a letra “a”. Não existem prejulgados no TCM. Gabarito: Letra A

10- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) O Regimento Interno do TCM detalha bastante o processo eleitoral do Presidente, Vice-Presidente e Corregedor. Assinale, entre as alternativas abaixo, a única que não contém nenhum erro.

a) as eleições observarão o quórum mínimo de cinco Conselheiros, mesmo quando houver cargo não preenchido.

b) a eleição do Presidente precederá à do Vice-Presidente, e esta a do Corregedor.

c) não havendo quórum, a eleição realizar-se-á em sessão extraordinária. d) a eleição será efetuada por urna eletrônica.

Resolução:

a) Errado. Se houver cargo vago não preenchido, o quórum mínimo exigido será de quatro Conselheiros.

b) Certo. Vejamos a transcrição abaixo.

Art. 21 – O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor serão eleitos por seus pares em escrutínio secreto, na primeira sessão ordinária marcada antes de 90 (noventa dias) do término do mandato, para um período de dois anos, facultada a reeleição para mais um biênio. (...)

§ 3º – A eleição do Presidente precederá à do Vice-Presidente, e esta a do Corregedor.

Deliberação

Parecer

Acórdão

Decisão

(10)

c) Não havendo quórum, a eleição realizar-se-á na sessão ordinária seguinte. d) A votação é por cédula. Nada disso de urna eletrônica!

Gabarito: Letra B

11- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Assinale o erro a respeito do mandato do Presidente do TCM.

a) o período é de um ano, admitida uma reeleição. b) o período é de um ano, admitidas diversas reeleições. c) o período é de dois anos, admitida uma reeleição.

d) o período é de dois anos, admitidas diversas reeleições. Resolução:

Art. 21 – O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor serão eleitos por seus pares em escrutínio secreto, na primeira sessão ordinária marcada antes de 90 (noventa dias) do término do mandato, para um período de dois anos, facultada a reeleição para mais um biênio.

Gabarito: Letra C

12- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Não compete ao Presidente.

a) presidir as sessões do Plenário.

b) nomear e dar posse aos Procuradores da Procuradoria Especial, aos auditores e aos demais servidores do Tribunal.

c) expedir certidões requeridas ao Tribunal na forma da lei.

d) enviar as propostas relativas a projetos de lei que o Tribunal deva encaminhar aos poderes Executivo e Legislativo, sem consulta ao Plenário. Resolução:

Pessoal, vamos ver o que diz o Regimento Interno sobre as competências do Presidente.

Art. 26 – Compete ao Presidente:

I – dirigir os trabalhos, presidir as sessões do Plenário e superintender a ordem e a disciplina do Tribunal e de suas Secretarias e órgãos auxiliares; (letra A correta)

II – dar posse aos Conselheiros, nomear e dar posse aos Procuradores da Procuradoria Especial, aos auditores e aos demais servidores do Tribunal; (letra B certa)

V – expedir certidões requeridas ao Tribunal na forma da lei; (letra C certa)

(11)

XIV – submeter ao Plenário as propostas relativas a projetos de lei que o Tribunal deva encaminhar aos poderes Executivo e Legislativo; (letra D errada)

Gabarito: Letra D

13- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Determinado processo de controle externo estava empatado. Assim, o Presidente votou para desempatá-lo. Inconformada com a situação, a Procuradoria Especial recorreu ao Plenário, alegando que o voto fora irregular. A conduta da Procuradoria foi

a) incorreta, uma vez que o Presidente pode votar para desempatar processos, mesmo os de controle externo.

b) correta, pois o Presidente está restrito a atribuições administrativas.

c) correta no mérito, mas errada na forma, pois a Procuradoria deveria ter recorrido junto ao próprio Presidente.

d) incorreta, pois o Presidente pode votar para desempatar apenas os processos de controle externo.

Resolução:

Normalmente o Presidente do TCM não vota em processos. Todavia, em algumas situações há previsão regimental para que ele delibera. Vejamo-las abaixo.

Art. 26 – Compete ao Presidente: (...)

XIX – proferir voto:

a) quando houver empate na votação;

b) em matéria de que seja relator e quando suscitada questão de inconstitucionalidade de lei ou ato do Poder Público, casos em que terá voto simples e o de qualidade;

c) quando da eleição do Presidente, do Vice-Presidente e do Corregedor do Tribunal, bem como nas alterações deste Regimento e forem apreciados projetos de atos normativos;

d) em enunciado de Súmula de Jurisprudência, caso em que terá o voto simples e o de qualidade; e

e) quando se apreciar recurso contra despacho decisório de sua autoria.

Assim, a conduta do Presidente foi correta, e a Procuradoria agiu equivocadamente.

(12)

14- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Apesar de ser incomum, algumas situações autorizam o Presidente do TCM a proferir voto. Qual, das alternativas a seguir, justifica essa competência presidencial?

a) apreciação de ato sujeito a registro. b) enunciado de Súmula de Jurisprudência.

c) eleição de Presidente e Vice-Presidente, mas não de Corregedor. d) apreciação de recurso contra despacho de outro Conselheiro. Resolução:

Pessoal, as bancas gostam de cobrar as exceções. E, sem dúvidas, o voto do Presidente é uma exceção. Guardem, com o uso da imagem abaixo, as situações em que isso é possível.

O gabarito é a letra B (enunciado de súmula). Gabarito: Letra B

V

oto do P

residente

Empate na votação Matéria que seja relator

e quando suscitada questão de inconstitucionalidade Enunciado de Súmula de Jurisprudência Apreciação de recurso contra despacho decisório de sua autoria

Eleição

Presidente

Vice-Presidente

(13)

2- Lista de Questões

1- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, órgão constitucional de controle externo, no exercício da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, compete,

a) apreciar as Contas do Governo do Município, prestadas anualmente pelo Prefeito, elaborando e emitindo parecer prévio em até noventa dias úteis a contar de seu recebimento.

b) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, incluídas as nomeações para cargo de provimento em comissão

c) fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Município mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres

d) prestar as informações solicitadas pela Assembleia Legislativa ou por suas comissões, sobre fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e ambiental, e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas

2- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Das alternativas abaixo, qual não é uma competência prevista no Regimento Interno do TCM-RJ?

a) assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.

b) representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados, indicando o ato inquinado e definindo responsabilidades, quando possível.

c) decidir sobre denúncia que lhe seja encaminhada por qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato.

d) expedir atos e instruções normativas sobre aplicação de leis pertinentes às matérias de suas atribuições e à organização dos processos que lhe devam ser submetidos, recomendando o seu cumprimento, sem penalização.

3- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Dentre as competências previstas ao TCM, estão sua capacidade de auto-organização. Dos itens abaixo, qual não possui previsão regimental?

a) eleger seu Presidente, seu Vice-Presidente e seu Corregedor, e lhes nomear.

b) conceder licença, férias e outros afastamentos aos Conselheiros, dependendo de inspeção por junta médica a licença para tratamento de saúde

(14)

por prazo superior a seis meses, bem como deliberar sobre direitos e obrigações que lhes sejam aplicáveis.

c) propor à Câmara Municipal a criação, transformação e extinção de cargos e funções de seu quadro de pessoal, bem como fixação das suas respectivas remunerações.

d) dispor sobre sua organização e funcionamento.

4- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Durante uma fiscalização, o Relator solicitou acesso a um sistema de informação da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro. O Secretário Municipal negou o acesso, alegando falta de competência do Relator. A conduta do Secretário pode ser considerada

a) correta, pois o TCM não está autorizado a acessar dados e sistemas de informação do Poder Executivo.

b) incorreta, pois o TCM pode acessar a qualquer momento e de qualquer modo dados e sistemas de informação do Poder Executivo.

c) correta, pois o acesso aos sistemas informatizados deve ser solicitado pelo Presidente do TCM.

d) incorreta, pois o Relator possui competência para tal solicitação.

5- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) A jurisdição do TCM abrange

a) qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos, ou pelos quais o Município responda, ou que, em nome deste, assuma obrigações de natureza pecuniária.

b) os dirigentes de empresas públicas e sociedades de economia mista constituídas com recursos estaduais.

c) responsáveis pela aplicação de quaisquer recursos repassados pelo Município, mediante acordo, ajuste ou instrumentos similares, exceto os convênios.

d) os sucessores dos administradores e responsáveis a que se refere este artigo, até o limite do valor do dano.

6- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Acerca do TCM-RJ, é incorreto afirmar que

a) ao Tribunal é assegurada autonomia administrativa e financeira b) são órgãos do Tribunal o Plenário e o Presidente.

(15)

c) o Presidente, em suas ausências e impedimentos, por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal, será substituído pelo Conselheiro mais antigo.

d) o Vice-Presidente, em suas ausências e impedimentos, por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal, será substituído pelo Corregedor.

7- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) O Plenário possui diversas competências. Todavia, ao Plenário não cabe deliberar sobre

a) conflito de lei ou de ato normativo do poder público com a Constituição Federal, em matéria de competência do Tribunal.

b) o parecer prévio relativo às Contas do Governo do Município.

c) relatório de auditorias, auditorias operacionais, inspeções ordinárias e extraordinárias, visitas técnicas e monitoramento.

d) julgar as acusações de improbidade administrativa.

8- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Qual das situações abaixo pode ser originar um acórdão?

a) aprovação e alteração do Regimento Interno.

b) atos e instruções normativas sobre aplicação de leis pertinentes às matérias de suas atribuições e a organização dos processos que lhe devam ser submetidos.

c) exame das Contas do Governo do Município. d) aplicação de multa e outras sanções.

9- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) O Regimento Interno do TCM prevê uma série de formas para a expedição de seus atos. Entre os itens abaixo, porém, um não está previsto. Qual é?

a) prejulgados. b) decisão. c) deliberação. d) acórdão.

10- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) O Regimento Interno do TCM detalha bastante o processo eleitoral do Presidente, Vice-Presidente e Corregedor. Assinale, entre as alternativas abaixo, a única que não contém nenhum erro.

(16)

a) as eleições observarão o quórum mínimo de cinco Conselheiros, mesmo quando houver cargo não preenchido.

b) a eleição do Presidente precederá à do Vice-Presidente, e esta a do Corregedor.

c) não havendo quórum, a eleição realizar-se-á em sessão extraordinária. d) a eleição será efetuada por urna eletrônica.

11- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Assinale o erro a respeito do mandato do Presidente do TCM.

a) o período é de um ano, admitida uma reeleição. b) o período é de um ano, admitidas diversas reeleições. c) o período é de dois anos, admitida uma reeleição.

d) o período é de dois anos, admitidas diversas reeleições.

12- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Não compete ao Presidente.

a) presidir as sessões do Plenário.

b) nomear e dar posse aos Procuradores da Procuradoria Especial, aos auditores e aos demais servidores do Tribunal.

c) expedir certidões requeridas ao Tribunal na forma da lei.

d) enviar as propostas relativas a projetos de lei que o Tribunal deva encaminhar aos poderes Executivo e Legislativo, sem consulta ao Plenário. 13- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Determinado processo de controle externo estava empatado. Assim, o Presidente votou para desempatá-lo. Inconformada com a situação, a Procuradoria Especial recorreu ao Plenário, alegando que o voto fora irregular. A conduta da Procuradoria foi

a) incorreta, uma vez que o Presidente pode votar para desempatar processos, mesmo os de controle externo.

b) correta, pois o Presidente está restrito a atribuições administrativas.

c) correta no mérito, mas errada na forma, pois a Procuradoria deveria ter recorrido junto ao próprio Presidente.

d) incorreta, pois o Presidente pode votar para desempatar apenas os processos de controle externo.

(17)

14- (Exponencial – Prof. Luiz / Controle Externo p TCM-RJ / 2016) Apesar de ser incomum, algumas situações autorizam o Presidente do TCM a proferir voto. Qual, das alternativas a seguir, justifica essa competência presidencial?

a) apreciação de ato sujeito a registro. b) enunciado de Súmula de Jurisprudência.

c) eleição de Presidente e Vice-Presidente, mas não de Corregedor. d) apreciação de recurso contra despacho de outro Conselheiro.

(18)

3- Gabarito

1 2 3 4 5 6 7

C D A C A C D

8 9 10 11 12 13 14

Referências

Documentos relacionados

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Para Butler (2002) os corpos que ocupam o lugar da abjeção, ao mesmo tempo em que não são reconhecidos como plenamente legítimos, estão lá justamente para

One final consideration regards the stress scores identified by our study: when compared to most previous studies about stress among parents of preterm infants and term infants with

Especificamente as questões levantadas buscam avaliar qual o contributo das espécies mais representativas da área amostral (Bolbochenous maritimus (L.) Palla,

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

nomeadamente lar de idosos, observando-se as condições de implantação e de acessos que se encontram previstos para este tipo de edifícios. Quando a estrutura existente não

Realizar, pelo menos, duas reuniões por período entre a Direção e a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Atendimento dos pais/encarregados de educação pela Direção

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e