• Nenhum resultado encontrado

Aspetos Introdutórios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aspetos Introdutórios"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa

PROGRAMA ERASMUS + 2014/2020 Regulamento

Aspetos Introdutórios

1. A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) deu início ao seu primeiro programa ERASMUS no ano letivo 2000/2001. Nos termos das disposições comunitárias, o programa ERASMUS + é gerido através de contratos institucionais, ou seja acordos celebrados entre a Comissão Europeia e cada universidade participante. 2. O programa Erasmus + é um programa de ensino e formação da União Europeia (UE),

que promove atividades de mobilidade (para estudantes, pessoal docente e não- docente) e de cooperação transnacional, ao nível do Ensino Superior, num total de 33 países europeus: 28 Estados-Membros da União Europeia; Estados EFTA/EEE (Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça) e Estados candidatos à UE (Turquia).

O reconhecimento deste período de estudos deverá ser objeto de acordo prévio, através de um documento escrito, o Contrato de Estudos – Learning Agreement (LA) – que deverá ser assinado pelas partes envolvidas: as universidades e o estudante.

3. O programa ERASMUS + rege-se por normas comuns aplicáveis às várias universidades participantes no Programa ERASMUS + e pelas regulamentações específicas que, não contrariando as normas gerais, são definidas a nível de cada faculdade.

I – Regras Gerais

O Programa Erasmus + permite aos estudantes a realização de um período de estudos ou estágio profissional, no estrangeiro, num país da União Europeia ou outro país participante numa Universidade com a qual a Universidade Nova de Lisboa (UNL/FD) estabeleceu um acordo institucional.

(2)

Duração da mobilidade:

O período de mobilidade tem a duração mínima de 2 meses (estágios) 3 meses (estudos) e máxima de 12 meses.

Por cada ciclo de estudos, o estudante pode realizar um período de mobilidade (quer de estudos quer de estágio) até um máximo de 12 meses, incluindo o período de estágio como recém -graduado. Por exemplo: um estudante que realize, no 2º ciclo, um período de estudos de 3 meses e um período de estágio de 6 meses; ficaria apenas com 3 meses para a realização de um estágio enquanto recém-graduado.

Países elegíveis:

A AN PROALV aconselha os candidatos à mobilidade, no âmbito do Programa Erasmus +, a selecionarem um dos 33 países elegíveis do espaço europeu, excluindo a Suíça à data a que este documento é realizado.

O Programa Erasmus + é o novo programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, de 2014 a 2020. Este programa vem substituir o antigo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida que abrangia os subprogramas Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci e Grundtvig.

O Erasmus + integra três principais tipos de ações, nomeadamente: KA1) Mobilidade de indivíduos para aprendizagem; KA2) Cooperação para a inovação e a partilha de boas práticas; KA3) Apoio à reforma política. É no âmbito da Acão KA1 que podem ocorrer as mobilidades de estudantes, recém- graduados, pessoal docente e não docente do Ensino Superior. Assim, os estudantes da FDUNL poderão, ao abrigo do Programa Erasmus+, candidatar-se aos seguintes tipo de mobilidades:

• Mobilidade para estudos;

• Mobilidade para estágio para estudantes; • Mobilidade para estágio para recém-graduados.

II – Mobilidade para estudos

O Gabinete Erasmus (GE) divulga, anualmente, a lista das faculdades às quais os estudantes da FDUNL podem concorrer e o número de vagas existentes em cada faculdade.

A 1ª fase de abertura de candidaturas respeitante ao ano letivo, que terá início em meados de Setembro, decorrerá no primeiro trimestre de cada ano civil, sendo a sua calendarização fixada e atempadamente anunciada pelo GE.

Poderá ocorrer nova fase de candidaturas para o 2º semestre do novo ano académico no início do mesmo (Setembro/Outubro) se se verificar a existência de vagas em Universidades com acordo com a FDUNL.

(3)

Requisitos de candidatura: 1) Ser estudante da FDUNL;

2) Estar inscrito na FDUNL no momento da candidatura e durante o período de mobilidade; 3) Nunca ter participado no Programa Erasmus em mobilidade para estudos;

4) Ter completado pelo menos 1 ano da licenciatura ou ter realizado na FDUNL formação igual ou superior a 60 créditos ECTS (European Credit Transfer System);

5) Não ser candidato (a) simultaneamente a outro programa de mobilidade nacional ou internacional da FDUNL.

Processo de candidatura:

A candidatura é realizada on-line, na área do aluno. O estudante deverá entregar os seguintes documentos no GE: impressão do formulário de candidatura; cópia do cartão de cidadão.

Processo de seleção:

Após receção das candidaturas, os estudantes serão classificados e ordenados tendo em consideração os critérios que se seguem:

◊ Média obtida até à data do encerramento da candidatura;

◊ Em caso de igualdade de média o maior número de créditos obtidos pelo estudante servirá para desempate.

Seguir-se-á o processo de seleção.

Tomando a média mais elevada, os estudantes serão colocados nas vagas existentes nas universidades a que concorrem de acordo com a ordenação das opções registadas na sua candidatura. A lista de estudantes selecionados será afixada.

Aceitação do Estudante pela Universidade de Acolhimento:

1) O GE levará a efeito as ações necessárias para a obtenção da aceitação formal do estudante pela universidade de acolhimento;

2) Recebida a confirmação de aceitação, o GE dará conhecimento ao estudante; 3) Caso alguns documentos sejam recebidos diretamente pelo estudante, este deve

apresentá-los, de imediato, no GE.

Documentos a serem carregados pelo estudante na plataforma da UNL:

Após comunicação da nomeação do estudante à universidade de acolhimento terá que ser assinado o Learning Agreement . Após a assinatura do documento pelo estudante, pela FDUNL e pela universidade de acolhimento, o documento terá que ser carregado na plataforma da UNL. Além do LA o estudante terá que carregar outros documentos na Plataforma, tais como: procuração, indispensável para a assinatura do contrato de estudante ERASMUS +. A Reitoria da UNL entrará em contacto com o estudante ou caso este já se encontre no estrangeiro

(4)

Contactará o seu representante legal (indicado na procuração) para a assinatura do Contrato de Estudante Erasmus, dado que é este documento que oficializa o período de mobilidade.

Alojamento:

Não é da responsabilidade do GE, nem da universidade de acolhimento, providenciar alojamento aos estudantes durante o período de mobilidade. As universidades de acolhimento podem auxiliar sem que estejam obrigadas a tal.

Inscrições:

Todo o estudante selecionado para participar no Programa, tem de efetuar a sua inscrição no ano bem como pagar as propinas devidas (exceto estudantes isentos de pagamento), nos prazos estipulados por Despacho. Os estudantes selecionados para participar no Programa estão isentos do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.

Seguro:

Durante o período de mobilidade os estudantes deverão encontrar-se a coberto do seguro da FDUNL. Os estudantes deverão igualmente fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Saúde.

Desistência do Programa Erasmus +:

1. Os estudantes podem desistir de participar no Programa Erasmus + um mês após a data da sua candidatura. O estudante deverá comunicar ao GE tal facto;

2. Se o estudante desistir do Programa após o prazo acima estipulado deverá comunicar por e-mail dirigido ao Coordenado do Programa Erasmus + justificando a razão;

3. Cabe ao estudante informar a instituição de acolhimento da sua desistência.

III – Mobilidade para estágios

Não existindo acordos pré-estabelecidos para estágios, é o estudante interessado que tem de procurar uma instituição que o acolha, dentro dos países que fazem parte do programa Erasmus; O período de estágios pode ter no mínimo 2 meses no máximo 12 meses.

Requisitos de candidatura:

1. Ser aluno de Mestrado ou Doutoramento;

2. Nunca ter participado no Programa Erasmus em mobilidade para estágios; 3. Estar inscrito na FDUNL no momento da candidatura e durante o período de

mobilidade;

4. Não ser candidato simultaneamente a outro programa nacional ou internacional da FDUNL.

(5)

Processo de candidatura:

Após ter obtido resposta positiva de uma instituição de acolhimento, o estudante deverá solicitar uma reunião individual à Coordenação do Programa da FDUNL, a fim de estabelecer o plano de estágio e entregar a documentação obrigatória previamente solicitada pelo GE.

1. Simultaneamente será definido, pelo Coordenador do Programa Erasmus + da FDUNL, o reconhecimento académico que o estudante obterá se cumprir com aproveitamento, o plano de estágio acordado.

2. Definido o plano de estágio, o estudante tem de preencher o contrato de estágio (Training Agreement – TA).

3. É da responsabilidade do GE enviar o processo completo do estudante para a instituição de acolhimento, dentro do prazo estabelecido por esta.

Processo de seleção:

São selecionados, por ordem de chegada, todos os candidatos cuja candidatura cumpra os seguintes requisitos:

1. Candidatura e documentos entregue no GE;

2. O plano de estágio estar aprovado pela Coordenação do GE;

3. Training Agreement validado pelas 3 partes envolvidas (instituição de origem de acolhimento e estudante).

Documentos a serem carregados pelo estudante na plataforma da UNL:

Após comunicação da nomeação do estudante à universidade de acolhimento terá que ser assinado o Training Agreement (TA). Após a assinatura do documento pelo estudante, pela FDUNL e pela instituição de acolhimento, este terá que ser carregado na plataforma da UNL. Além do LA o estudante terá que carregar outros documentos na Plataforma, tais como: procuração, indispensável para a assinatura do contrato de estudante ERASMUS. A Reitoria da UNL entrará em contacto com o estudante ou caso este já se encontre no estrangeiro contactará o seu representante legal (indicado na procuração) para a assinatura do Contrato Erasmus + Mobilidade para estágio, dado que é este documento que oficializa o período de mobilidade.

Alojamento:

Não é da responsabilidade do GE, nem da universidade de acolhimento/instituição, providenciar alojamento aos estudantes durante o período de mobilidade/estágio. As universidades de acolhimento/instituição podem auxiliar sem que estejam obrigadas a tal.

(6)

Inscrições:

Todo o estudante selecionado para participar no Programa, tem de efetuar a sua inscrição no ano bem como pagar as propinas devidas (exceto estudantes isentos de pagamento), nos prazos estipulados por Despacho. Os estudantes selecionados para participar no Programa estão isentos do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.

Desistência do Programa Erasmus +:

1. Os estudantes podem desistir de participar no Programa Erasmus + um mês após a data da sua candidatura. O estudante deverá comunicar ao GE tal facto.

2. Se o estudante desistir do Programa após o prazo acima estipulado deverá comunicar por e-mail dirigido ao Coordenado do Programa Erasmus + justificando a razão. 3. Cabe ao estudante informar a instituição de acolhimento da sua desistência.

Informação geral sobre Instituição de acolhimento

:

A instituição de acolhimento poderá ser uma das seguintes:

 Uma instituição de Ensino Superior que tenha Carta Erasmus;

 Qualquer organização, pública ou privada, ativa no mercado de trabalho ou nas áreas da educação, formação e juventude, tais como:

 Uma pequena média ou grande empresa, pública ou privada, incluindo uma empresa social;

 Um organismo público ao nível local, regional ou nacional;

 Um parceiro social ou outro representativo do mundo laboral, incluindo câmaras de comércio, associações profissionais/de artesanato e associações sindicais;

 Um instituto de investigação;  Uma fundação;

 Uma escola/instituto/centro educativo (de qualquer nível, desde o pré-escolar até ao secundário, incluindo a formação profissional e a educação de adultos);  Organizações não lucrativas, associações e ONG’s;

 Um organismo que preste orientação profissional, aconselhamento profissional e serviços de informação.

Mobilidade de estágio para recém-graduados Participantes elegíveis

Estudantes inscritos e a frequentar o último ano de qualquer um dos ciclos de estudos (da Licenciatura ao doutoramento) para realizar um estágio até um ano após a conclusão do respetivo grau.

(7)

III - Bolsa de Mobilidade Erasmus

Informações gerais

1. As bolsas Erasmus + são financiadas pela Comissão Europeia (CE), destinadas a proporcionar ajuda em custos adicionais de mobilidade e não para suportar o custo total dos estudos ou do estágio num país estrangeiro.

2. Não é automaticamente garantido que o estudante Erasmus venha a beneficiar de bolsa. As bolsas concedidas são atribuídas aos candidatos que tenham obtido melhor média de classificação nas disciplinas realizadas até à data do encerramento da candidatura e, em caso de igualdade, aos candidatos que tenham maior número de créditos.

3. O não aproveitamento total na universidade de destino implica a devolução total da bolsa recebida, de acordo com o estabelecido no Contrato de Período de Estudos/Estágios Erasmus.

4. Entende-se por não aproveitamento total do beneficiário no período de mobilidade, a reprovação em todas as unidades curriculares e/ou estágios que constam do respetivo LA/TA. Todos os casos de não aproveitamento por motivos de força maior deverão ser reportados à Agência Nacional, que decidirá sobre a devolução, ou não, da bolsa Erasmus +.

Outra Bolsas

1. Bolsas Suplementares Erasmus+ : são elegíveis os estudantes que acumulem uma bolsa de Acão social e uma bolsa Erasmus; estas candidaturas são apresentadas através do GE, que dará aos estudantes toda a informação relevante.

2. Bolsas de Acão Social: destinam-se a estudantes com dificuldades económicas; as candidaturas são submetidas exclusivamente junto dos Serviços de Acão Social, da UNL (Reitoria - Campus de Campolide)

Processo de seleção para atribuição de bolsas:

1. O processo de seleção dos estudantes para a atribuição de bolsa Erasmus + é da responsabilidade da Coordenação do Programa Erasmus da FDUNL.

2. O processo de seleção terá lugar, uma vez recebida, na FDUNL, a comunicação oficial do montante que lhe foi atribuída pela CE, para o efeito.

3. Será dada prioridade aos estudantes que são beneficiários dos Serviços de Acão Social (SAS). Se o período de mobilidade de alguns estudantes tiver início antes da conclusão do seu processo de candidatura à bolsa do SAS para o ano letivo em curso, o estudante poderá ter que fazer prova de que beneficiou de bolsa dos SAS no ano anterior à candidatura aos programa Erasmus +, declarar que a sua condição de bolseiro não sofreu alterações e que é sua intenção concorrer à bolsa dos SAS no ano em que decorrer o seu período de mobilidade.

4. Para os restantes estudantes, as bolsas serão atribuídas de acordo com a média, em escala descendente. As quantias serão fixadas de acordo com as instruções e tabela de

(8)

bolsas, publicadas pela Agência Nacional para o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, do ano letivo a que dizem respeito.

5. A distribuição das bolsas é remetida pelo GE para a Reitoria. Uma vez aprovada a distribuição de bolsas, é da responsabilidade da Reitoria providenciar a elaboração e assinatura dos Contratos de Períodos de Estudos/Estágios Erasmus + e proceder ao seu pagamento.

6. O pagamento das bolsas é efetuado por transferência bancária para a conta que for previamente indicada pelo beneficiário (a conta bancária deverá estar em nome do estudante).

7. Todos os estudantes serão convocados pela Reitoria para assinatura dos Contratos, sejam ou não beneficiários de bolsa Erasmus +.

IV - Reconhecimento Académico

1) As unidades curriculares realizadas com aproveitamento na universidade de acolhimento serão reconhecidas pela FDUNL desde que correspondam ao programa de estudos/estágios previamente definido pelo estudante e pelo Coordenador do Programa Erasmus da FDUNL e registadas nos LA/TA.

2) As disciplinas de opção livre constantes do quadro 9 do regulamento do primeiro ciclo de estudos podem ser substituídas por disciplinas oferecidas na universidade de acolhimento. 3) As disciplinas de opção livre inseridas no quadro nº 1, nº 2, nº 3, nº 4 e nº 5 do

regulamento do 2º ciclo de estudos podem ser substituídas por disciplinas oferecidas na universidade de acolhimento.

4) Às unidades curriculares de carácter opcional na FDUNL realizadas na universidade de acolhimento são conferidos os créditos ECTS (European Credit Transfer System) atribuídos pela universidade de acolhimento.

5) Às unidades curriculares frequentadas na universidade de acolhimento às quais correspondam disciplinas obrigatórias na FDUNL é atribuída equivalência desde que a unidade curricular tenha o mesmo propósito independentemente do país. Exemplo: Disciplina de Direito Constitucional lecionada numa universidade alemã versará o Direito Constitucional Alemão. Assim, no histórico do estudante constará a disciplina de Direito Constitucional Alemão, bem como a menção que esta disciplina corresponde à disciplina de Direito Constitucional lecionada na FDUNL.

6) Às unidades curriculares de carácter obrigatório na FDUNL realizadas na universidade de acolhimento são conferidos os créditos ECTS atribuídos às disciplinas obrigatórias da FDUNL.

(9)

7) Ao estudante admitido no programa Erasmus + que termine a licenciatura num número de semestre não superior a oito é aplicável, para efeitos de classificação final da licenciatura, a bonificação prevista no artigo 33, ponto 6 do regulamento do primeiro ciclo de estudos. 1. As notas das unidades curriculares efetuadas fora da FDUNL serão tidas em conta no

cálculo da média do curso da FDUNL, nos termos das normas de conversão aplicáveis. 2. Não será dado reconhecimento académico aos estudantes nas seguintes

circunstâncias:

- Incumprimento do LA/TA aprovado;

- Falta de aproveitamento nos exames/avaliação na universidade de acolhimento. V - Direitos e Deveres do Estudantes Erasmus

1. Os direitos e obrigações dos estudantes da FDUNL na universidade de acolhimento são os mesmos a que estão sujeitos na FDUNL, com as necessárias adaptações. 2. Durante a sua permanência na universidade de acolhimento, os estudantes devem

adotar um comportamento que honre a FDUNL. O estudante que ao participar no programa não cumpra os compromissos académicos – pela não comparência às aulas ou aos exames finais – incorrem em grave responsabilidade moral, pois tal prejudica a credibilidade da FDUNL que poderá ser penalizada na celebração de futuros acordos.

Referências

Documentos relacionados

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

The ethanolic extracts of propolis (EEPs) type-3 and type-12 were fractionated using solvents in a chemical gradient of polarity: hexane, chloroform, ethyl acetate, and ethanol.

“ Uma imagem é um conjunto de representações mentais caracterizadas pelas suas dimensões perceptíveis e valor, a imagem espontânea e a imagem latente, o conteúdo ou os

O mesmo fenômeno foi encontrado para o grupo selado com adesivo dentinário sem carga Single Bond (Tabela 5 e Figura 15), cujos valores de rugosidade passaram de 0,1936µm para

Estas clínicas utilizam diversos equipamentos para realizar diagnósticos e tratamentos de distúrbios relacionados ao sono, sendo que o módulo RPCS busca auxiliar em alguns

Este ambiente proporciona ao desenvolvedor, ferramentas úteis de formatação de código, marcação de pontos de parada (breakpoints) e outras ferramentas úteis para

O câncer pode trazer para o paciente e sua família condições de fragilidade, porque ainda hoje é considerada uma das mais temíveis doenças, havendo uma dificuldade de lidar com

A etapa de pré-purificação e a etapa de purificação com as resinas de troca iônica foram essenciais para a remoção dos pigmentos que conferiam coloração