• Nenhum resultado encontrado

Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Profa Cristiane Koehler Aula: Estudo de Caso Escritório de Advocacia 2011/2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Profa Cristiane Koehler Aula: Estudo de Caso Escritório de Advocacia 2011/2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aula: Estudo de Caso – Escritório de Advocacia 2011/2

Imagine que você terá que informatizar um Escritório de Advocacia onde trabalham dois advogados que são sócios e mais dezoito advogados que são colaboradores. Considere o seguinte depoimento dos advogados. ESTUDO DO SISTEMA EXISTENTE

“ANTES DA AUDIÊNCIA

Ao chegar no escritório, após uma breve conversa sobre o assunto do processo, o cliente preenche uma ficha cadastral. Grande parte dos clientes são encaminhados pelo sindicato do Mobiliário e da Construção Civil, sendo que para estes quem paga os honorários dos advogados é o Sindicato. Para isso o cliente leva uma autorização fornecida pelo Sindicato, que é chamado de Credencial.

A ficha de inscrição contém os seguintes dados: Nome: nome do reclamante

Endereço: endereço residencial do reclamante

Fone: número do telefone de contato com o reclamante Estado Civil: estado civil do reclamante

Função exercida: cargo que o reclamante exercia na empresa Profissão: nome da profissão do reclamante

Reclamado: nome do reclamado (chefe/empresa) Endereço: endereço do reclamado (chefe/empresa) Admissão: data da admissão

Demissão: data da demissão

Horário de Trabalho: em que dias da semana, e em que horário trabalhava Sábados: se trabalhava aos sábados sim ou não

Domingos: se trabalhava aos domingos sim ou não Feriados: se trabalhava aos feriados sim ou não

Carteira de trabalho assinada: se tinha carteira assinada sim ou não Carteira de trabalho retida: responder sim ou não

Salário recebido: valor do salário com todos os adicionais, gratificações ...

Motivo demissão: descrição sucinta do por quê foi demitido, quais os motivos que levaram o chefe a demiti-lo Recebia contra-cheque: sim ou não

Acidente de trabalho: sim ou não

Como foi: descrição sucinta de como ocorreu o acidente

Período do benefício acidente: data de início e término do benefício acidente Outros direitos

Adicional de insalubridade: informar o valor Adicional de risco: informar o valor

Abono familiar: informar o valor Auxílio ferramenta: informar o valor Horas extras: informar o valor Aviso prévio: informar o valor Décimo terceiro: informar o valor Férias: informar o valor

Periculosidade: informar o valor Piso salarial: informar o valor

(2)

Como era o ambiente de trabalho e com o que lidava: descrição de como era o ambiente em que trabalhava e que tipo de tarefa realizava

Chefe imediato: nome da pessoa a qual era chefe direto Pagamento: se semanal, quinzenal ou mensal

Outras informações: algumas observações que o reclamante queira acrescentar

É preenchida uma procuração onde o reclamante autoriza os dois advogados para que o representem em qualquer processo civil ou criminal em que o cliente for autor, réu, oponente ou que seja de seu interesse, e ainda, para cobrar, amigável ou judicialmente, os créditos a que tenha direito. Nesta procuração constam o nome do registro da OAB dos dois advogados, o endereço do escritório, o nome e os dados do reclamante. Esta procuração é um padrão, só mudando o cabeçalho com o nome e os dados do reclamante; a assinatura do mesmo é reconhecida em cartório.

Após o preenchimento da ficha cadastral e da procuração, é criada uma pasta onde serão arquivados todos os dados referentes ao cliente. Esta pasta é do tipo “pasta suspensa”, e será guardada em um arquivo de aço, em ordem alfabética, contendo o nome do reclamante no canto superior esquerdo, para facilitar a procura. Cada processo dará origem a uma pasta; se um mesmo cliente entrar com vários processos, o advogado terá várias pastas e em cada uma delas será guardada uma nova ficha cadastral com os mesmos dados de identificação do cliente, mudando apenas as informações à respeito do processo. Sendo assim, há duplicidade de informações armazenadas sem necessidade.

É acertado um percentual de 20% sobre o valor da ação, que são os honorários dos advogados. Se for uma causa de um trabalhador filiado ao sindicato, quem define o percentual é o juiz, sempre entre 15 e 20%.

O início do processo dar-se-á com a elaboração de uma petição, isto é, um requerimento baseado nas formalidades legais e nos dados da ficha cadastral do cliente. Essa petição segue um modelo padrão, mudando apenas o histórico particular de cada caso, além dos dados do reclamante. A petição é levada em mãos à “Distribuição” que é um setor da Justiça do Trabalho que a função de distribuir o processo, para a 1a ou 2a JCJ - Junta de Conciliação e Julgamento. Com a petição são entregues todos os documentos do processo, como xerox de cartão-ponto, atestados médicos, declarações. A petição é sermpre feita em duas vias, uma fica na Junta, a outra fica com o advogado. O comprovante de entrega do processo é um carimbo feito na “Distribuição”, na via do advogado, que contém a data de entrada do processo, o número de registro no protocolo, o carimbo e a assinatura do Assistente Judiciário responsável pelo recebimento. Dentro de alguns dias a junta que recebeu o processo envia pelo correio uma notificação informando a data da 1a audiência, sendo que o reclamante recebe a mesma notificação. Ao chegar o comunicado da data da audiência, esta é anotada em uma agenda que é utilizada somente para anotações das mesmas.

Alguns dias antes da audiência, é preparada a defesa do reclamante, embasada no histórico do caso apresentado pelo cliente quando do recebimento da ficha cadastral, e nas leis e emendas trabalhistas ou civis. O embasamento legal é feito através de pesquisas em livros, tais como : “Prática do Processo Trabalhista”, “Jurisprudência do Direito do Trabalho”, além de revistas e publicações de Jurisprudência, entre outros. Deve-se ressaltar que estas pesquisas são bastantes trabalhosas e demoradas, pois a quantidade de livros, revistas e publicações é muito vasta, tornando o trabalho do advogado tedioso e lento.

Geralmente as questões são de cunho trabalhista, portanto, é necessário que seja feito o cálculo dos direitos que o reclamante tem para receber. Este cálculo é feito manualmente, considerando: insalubridade, horas extras, décimo terceiro salário, FGTS, periculosidade, férias, aviso prévio, adicional noturno e vale transporte todos acrescidos de juros previstos em lei.

(3)

Aula: Estudo de Caso – Escritório de Advocacia 2011/2 A AUDIÊNCIA

A audiência é o encontro do Reclamante com o Reclamado, na presença de seus advogados, do Juiz Classista (trabalhador de uma determinada classe que acompanha os processos dos seus colegas de trabalho da mesma categoria), e do Juiz de Direito, na tentativa de fazer um acordo ou, caso contrário, o juiz decide a causa em favor de uma ou de outra parte, baseado nas provas apresentadas por ambos.

Na data marcada para a audiência o advogado procura a pasta suspensa no arquivo de aço, e leva-a consigo, caso seja necessário fazer alguma consulta de última hora.

A 1a audiência é apenas para tentar conciliação, caso não ocorra, vai para uma 2a audiência de instrução e depois é dada pelo juiz a sentença em 1o grau, ou seja, uma sentença em Junta Local. Se esta sentença não satisfaz, mesmo que o reclamante tenha ganho, parte-se para o recurso, entregando as suas razões na 1a ou 2a junta, que são recebidos pelo juiz e enviados para o Tribunal Regional de Justiça de Florianópolis. O recurso pode ser: por embargo, recurso ordinário, recurso de revista ou agravo, sendo que o prazo para recorrer é de 8 dias.

No final da audiência é feita uma ata descrevendo as decisões tomadas, o valor do acordo, as condições de pagamento. A ata é feita na junta e assinada pelo juiz, pelos juízes classistas, pelo reclamante e pelo reclamado.

Na audiência é obrigatória a presença do reclamante e do reclamado; se o reclamante não comparece à audiência, o processo é arquivado. Se o reclamado não comparece, perde a ação. Isso chama-se de “revelia e confissão”, ou seja, entende-se que o reclamado reconhece que não tem argumentos suficientes para ganhar a ação. Se não compareceu por motivos de doença, precisa apresentar atestado e deveria alertar o juiz com antecedência; em casos excepcionais em que não se pode avisar antes, geralmente o juiz aceita, e é marcada uma nova audiência.

APÓS A AUDIÊNCIA

Ao voltar da audiência, serão tomadas diferentes providências, dependendo do resultado da mesma:

a)

se ocorreu acordo entre reclamado e reclamante:

• é anotado na ficha cadastral o valor fixado e a data dos pagamentos do acordo;

• os pagamentos das ações podem ser parcelados ou à vista, sendo que a data e o valor dos pagamentos são anotados na ficha cadastral do cliente e, numa agenda, usada somente para anotações de valores a pagar e a receber, são anotados os valores dos honorários do advogado correspondente àquela ação; • conforme o pagamento das parcelas for ocorrendo, é anotado, num livro de Fluxo de Caixa, o valor e

em que dia foram recebidos os honorários referentes ao processo;

• ao serem efetuados os pagamentos, é dado ao reclamante um recibo, informando o referente valor, de qual processo e quem era o reclamante;

• se o pagamento não for feito em dia, passa a correr juros e multa, chamada cláusula penal, que é estabelecida pelo juiz (normalmente de 30%). Se foram estabelecidos quatro prestações, por exemplo, só depois de vencida a última é que se pode executar, após a última o juiz determina a citação do devedor e penhora de seus bens, ou seja, antes de vencerem todas as parcelas não se pode fazer nada, porque o reclamado pode pagar todas elas juntas;

• o pagamento dos valores resultantes da ação é sempre feito para o advogado, sendo que, antes de passar para o cliente, já são descontados os seus honorários;

• a pasta suspensa com os dados do reclamante continua no arquivo por aproximadamente seis meses, sendo que após esse período, é passado para uma gaveta que contém processos encerrados.

(4)

b)

se não ocorreu acordo:

• é permitido aos advogados no dia seguinte a 1a audiência, que peguem a pasta do processo na junta para que possam examinar as provas apresentadas pela outra parte, sendo que a mesma deve ser devolvida numa prazo de dez dias;

• o prazo para anexação de provas contrariando as apresentadas pelo reclamado é de dez dias, contando a partir do dia seguinte da audiência, sendo que se o 10o dia coincidir num final de semana ou feriado, fica transferida para o primeiro dia útil posterior;

• se for necessária a presença de testemunhas, o reclamante fornece o nome das mesmas. É marcado um encontro horas antes da audiência para uma entrevista, a fim de averiguar se são testemunhas coerentes no que dizem ou se estão apenas forçando provas;

• o advogado, baseado na ata realizada no final da audiência, anota na agenda de compromissos, a próxima data marcada.

PARTE ADMINISTRATIVA DO ESCRITÓRIO

Consiste em controlar diariamente os pagamentos e os recebimentos, contas bancárias e organização geral da empresa.

Nas despesas inclui-se aluguel, luz, condomínio, telefone, material de expediente e custos do processo, como xerox e viagens. As despesas de aluguel, luz e condomínio, cada sócio paga o correspondente a sua sala. As demais despesas como : material de expediente, xerox, viagens e telefone são divididas em duas partes iguais. As receitas são os honorários provenientes das ações e são divididos entre os dois sócios, independente de quem tenha trabalhado na ação.

PROBLEMAS DO SISTEMA EXISTENTENTE 1. falta de clareza no preenchimento da ficha cadastral, 2. demora na pesquisa de dados do cliente,

3. dificuldade na localização dos processos,

4. localização de leis e emendas muito demoradas (é feita manualmente livro a livro), 5. dificuldade na recuperação de dados antigos,

6. falta de exatidão e agilidade no controle de contas a pagar e a receber, 7. duplicidade de informações,

8. demora na elaboração do cálculo trabalhista,

9. ausência de um histórico completo e preciso de cada processo. ATIVIDADES PROPOSTAS:

Para fazer a Análise e Projeto de um Sistema Computacional, inicialmente, precisamos fazer a Análise de Requisitos e a Modelagem de Dados do Sistema.

Para isso, são utilizadas as seguintes ferramentas: 1. Lista de entidades e seus respectivos atributos 2. Modelo E-R - Modelo Entidade-Relacionamentos 3. DFD - Diagrama de Fluxo de Dados

4. DD - Dicionário de Dados 5. Especificação de Processos 6. Diagramas UML

(5)

Aula: Estudo de Caso – Escritório de Advocacia 2011/2

Este Estudo de Caso será o exemplo que trabalharemos na disciplina para conhecer as ferramentas de projeto e modelagem de um Sistema Informatizado.

Agora a proposta inicial é:

Exercício 01. Identifique e liste as entidades envolvidas e seus respectivos atributos. Exercício 02. Identifique as entidades externas envolvidas.

Exercício 03. Identifique os depósitos de dados necessários. Exercício 04. Identifique os processos que serão utilizados.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Para finalizar, o terceiro e último capítulo apresenta detalhadamente o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo a criação de um curso técnico profissional de uso da biblioteca

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a