• Nenhum resultado encontrado

CINEMÁTICA. Lista Extra 1 QUESTÕES. Introdução a Cinemática Escalar; Movimento Uniforme. Página1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CINEMÁTICA. Lista Extra 1 QUESTÕES. Introdução a Cinemática Escalar; Movimento Uniforme. Página1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pág

in

a

1

CINEMÁTICA

Lista Extra 1

Introdução a Cinemática Escalar;

Movimento Uniforme.

QUESTÕES

01) Durante um teste, um carro moveu-se com velocidade igual a 108 km/h durante 12 s. Com relação ao teste efetuado, pode-se dizer que:

A) sendo de 30 m/s sua velocidade, após 12 s o veículo se moveu 250 m.

B) a velocidade do veículo foi igual a 25 m/s. C) o veículo demorou 8 s para se deslocar 300 m. D) o odômetro (dispositivo que controla a distância percorrida por veículos) acusou um aumento de 0,36 km, pois o veículo se moveu a 30 m/s.

E) o veículo demorou 12 segundos para percorrer 300 metros.

02) Considere o fato de a velocidade média de um veículo ser nula em determinado intervalo de tempo. Para essa situação são feitas as seguintes afirmações:

I– O espaço do veículo inverte o sinal em uma situação de movimento unidimensional.

II– O deslocamento do veículo é necessariamente nulo.

III– A distância percorrida pelo veículo é necessariamente nula.

Com relação às afirmações, é correto afirmar que: A) apenas I é correta.

B) apenas I e II são corretas. C) apenas I e III são corretas. D) apenas III é correta. E) todas estão corretas.

03) Uma lanchonete que possui serviço de entrega em domicílio contratou um novo entregador. Em uma das entregas, o rapaz, apressado, saiu da lanchonete com a moto e percorreu 5 km em uma rua reta, com velocidade média de 72 km/h. Certo momento, percebeu que passou do endereço da entrega e retornou 450 m com velocidade de 54 km/h até o local da entrega.

Podemos dizer que o módulo da velocidade média desenvolvida pelo entregador entre a lanchonete e o local da entrega foi de:

A) 63 km/h. B) 16 m/s. C) 58,5 km/h. D) 19,5 m/s. E) 75 km/h.

(2)

in

a

2

04) (PUC RJ) Uma pessoa caminha a uma distância de 5,0 m em 2,0 s. Qual a sua velocidade?

A) 3,0 m/s B) 2,5 km/h. C) 2,5 m/s. D) 1,0 km/h. E) 1,2 m/s.

05) (FATEC) Numa viagem de carro de São Paulo a Santos, percurso de aproximadamente 60 km, um motorista é informado pelo rádio que o tempo médio de viagem é estimado em 45 minutos.

Considerando que ele chegue a Santos no tempo previsto, a velocidade média desenvolvida deverá ser, aproximadamente, em km/h, de A) 90. B) 80. C) 70. D) 60. E) 50.

06) (UNICAMP) Considere uma situação em que o dono de um cão lança um graveto e, no mesmo instante, o cão que está ao seu lado parte para apanhá-lo. O cão alcança o graveto 10 s após o lançamento e a velocidade média do cão desde a posição de partida até alcançar o graveto é de 5,0 m/s.

Sabendo que o graveto atinge o repouso 4,0 s após o lançamento, a velocidade média horizontal do graveto do lançamento até alcançar o repouso é de A) 2,0 m/s.

B) 5,5 m/s. C) 12,5 m/s. D) 20,0 m/s. E) 25 m/s.

07) (UECE) O odômetro de um carro marcou 38 692,4 km no início de uma prova de corrida de automóveis em uma pista oval de 3,0 km de comprimento por volta. O carro terminou a prova em 2h38 min 55 seg e no final da prova o odômetro marcou 38 986,4 km. A velocidade escalar do carro nessa prova foi

A) Zero.

B) 110,0 km/h. C) 30,8 m/s. D) 399,6 m/s. E) 420,0 m/s.

08) (UNIMONTES MG) Dois aviões do grupo de acrobacias (Esquadrilha da Fumaça) são capazes de realizar manobras diversas e deixam para trás um rastro de fumaça. Nessas condições, para que os aviões descrevam duas semirretas paralelas verticais (perpendiculares ao solo, considerado plano), de tal sorte que o desenho fique do mesmo tamanho, os pilotos controlam os aviões para que tenham velocidades constantes e de mesmo módulo.

(3)

Pág

in

a

3

dos aviões durante essa acrobacia, pode-se afirmar corretamente que

A) os aviões não se movimentam em relação ao solo.

B) os aviões estão parados, um em relação ao outro.

C) um observador parado em relação ao solo está acelerado em relação aos aviões.

D) um avião está acelerado em relação ao outro. E) os aviões estão em movimento, um em relação ao outro.

09) (UNESP) Nos últimos meses assistimos aos danos causados por terremotos. O epicentro de um

terremoto é fonte de ondas mecânicas

tridimensionais que se propagam sob a superfície terrestre. Essas ondas são de dois tipos: longitudinais e transversais. As ondas longitudinais viajam mais rápido que as transversais e, por atingirem as estações sismográficas primeiro, são também chamadas de ondas primárias (ondas P); as transversais são chamadas de ondas secundárias (ondas S). A distância entre a estação sismográfica e o epicentro do terremoto pode ser determinada pelo registro, no sismógrafo, do intervalo de tempo decorrido entre a chegada da onda P e a chegada da onda S.

Considere uma situação hipotética, extremamente simplificada, na qual, do epicentro de um terremoto na Terra são enviadas duas ondas, uma transversal que viaja com uma velocidade de, aproximadamente 4,0 km/s, e outra longitudinal, que viaja a uma velocidade de, aproximadamente 6,0 km/s. Supondo que a estação sismográfica mais próxima do epicentro esteja situada a 1200 km deste, qual a diferença de tempo transcorrido entre a chegada das duas ondas no sismógrafo?

A) 600 s. B) 400 s. C) 300 s. D) 100 s. E) 50 s.

10) (UFOP MG) Em um terremoto, são geradas ondas S (transversais) e P (longitudinais) que se propagam a partir do foco do terremoto. As ondas S se deslocam através da Terra mais lentamente do que as ondas P. Sendo a velocidade das ondas S da ordem de 3 km/s e a das ondas P da ordem de 5 km/s através do granito, um sismógrafo registra as ondas P e S de um terremoto. As primeiras ondas P chegam 2,0 minutos antes das primeiras ondas S. Se as ondas se propagaram em linha reta, a que distância ocorreu o terremoto?

A) 600 km B) 240 km C) 15 km D) 900 km E) 1000 km

(4)

in

a

4

11) (UFLA MG) Uma pessoa tem um compromisso inadiável num local distante 16 Km de sua casa. Normalmente, esse percurso é realizado por um veículo em 20 minutos. Para cumprir esse compromisso chegando no horário marcado, essa pessoa deixa sua casa 42 minutos antes da hora prevista para o início. Ao longo do trajeto, um congestionamento nos últimos 6,4 Km faz com que a sua velocidade no trânsito diminua para 16 Km/h. Essa pessoa chegará ao local com

A) 6 minutos de antecedência. B) 30 minutos de atraso.

C) 12 minutos de antecedência. D) 12 minutos de atraso.

E) 10 minutos de antecedência.

12) (UFF RJ) Segundo os autores de um artigo publicado recentemente na revista The Physics Teacher*, o que faz do corredor Usain Bolt um atleta especial é o tamanho de sua passada.

Para efeito de comparação, Usain Bolt precisa apenas de 41 passadas para completar os 100m de uma corrida, enquanto outros atletas de elite necessitam de 45 passadas para completar esse percurso em 10s.

*A. Shinabargar, M. Hellvich; B. Baker, The Physics Teacher 48, 385. Sept. 2010. Marque a alternativa que apresenta o tempo de Usain Bolt, para os 100 metros rasos, se ele mantivesse o tamanho médio de sua passada, mas desse passadas com a frequência média de um outro atleta, como os referidos anteriormente.

A) 9,1 s B) 9,6 s C) 9,8 s D) 10 s E) 11 s

13) (Fuvest SP) Uma jovem viaja de uma cidade A para uma cidade B, dirigindo um automóvel por uma estrada muito estreita. Em um certo trecho, em que a estrada é reta e horizontal, ela percebe que seu carro está entre dois caminhões-tanque bidirecionais e iguais, como mostra a figura. A jovem observa que os dois caminhões, um visto através do espelho retrovisor plano, e o outro, através do para-brisa, parecem aproximar-se dela com a mesma velocidade. Como o automóvel e o caminhão de trás estão viajando no mesmo sentido, com velocidades de 40km/h e 50km/h, respectivamente, pode-se concluir que a velocidade do caminhão que está à frente é

(5)

Pág

in

a

5

A) 50 km/h com sentido de A para B B) 50 km/h com sentido de B para A C) 40 km/h com sentido de A para B D) 30 km/h com sentido de B para A E) 30 km/h com sentido de A para B

14) (UEL PR) O que acontece com o movimento de dois corpos, de massas diferentes, ao serem lançados horizontalmente com a mesma velocidade, de uma mesma altura e ao mesmo tempo, quando a resistência do ar é desprezada?

A) O objeto de maior massa atingirá o solo primeiro. B) O objeto de menor massa atingirá o solo primeiro.

C) Os dois atingirão o solo simultaneamente. D) O objeto mais leve percorrerá distância maior. E) As acelerações de cada objeto serão diferentes.

GABARITO

1. D

2. B

3. C

4. C

5. B

6. C

7. C

8. B

9. D

10. D

11. A

12. E

13. E

14. C

Referências

Documentos relacionados

 os bancos contribuíram para o bom ambiente econômico,. destacando-se o crescimento do crédito, ampliação dos canais de acesso e viabilização dos

Este relato trata de uma vivência no Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer Do Departamento De Educação Física (Programa Escolinha de Dança

Lembra quando perguntei para vocês o que eram as ínguas, pronto a íngua vai ser os linfonodos que como falei vai ser um dos órgãos responsável pela produção das células de defesa

O deficiente auditivo utiliza próteses para correção da audição enquanto que a pessoa surda tem perda total (profunda bilateral) da audição e este pode ser alfabetizado na Língua

O ajustamento na regulamentação aplicável à margem de solvência e ao fundo de garantia das empresas de seguros, de modo a que o regime prudencial aplicável não.. Atentas

Para obtenção do mapa das coberturas vegetais de 2000 foi feita, inicialmente, uma montagem de todo o conjunto de fotografias aéreas verticais coloridas correspondentes à área

 Equipes sinalizadas com dois ** (dois asteriscos), foram punidas perdendo os pontos da partida por jogar com atletas irregulares por W x O em 2014, portanto devem ser descontado

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CDC – Centers for Disease and Control Centro de Controle e Prevenção