• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Edital n.º 528/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Edital n.º 528/2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Edital n.º 528/2012

O Pregoeiro e a equipe técnica estiveram em reunião realizada no dia 06 de novembro de 2012, na Seção de Administração Geral da SR/DNIT/MT, para fins de avaliar a Impugnação quanto às razões da licitante, tendo como resultado as seguintes assertivas:

01) NOME DA EMPRESA COM PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

VIVO S/A. CNPJ: 02.449.992/0072-58,

02) TEMPESTIVIDADE

Conforme preceitua o Edital Pregão Eletrônico nº 528/2012 será possível impetrar impugnações no prazo de até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada, através dos e-mails: scl.mt@dnit.gov.br, marcelo.guilherme@dnit.gov.br e rita.ferraz@dnit.gov.br. Sendo a resposta do Pregoeiro às impugnações divulgada mediante publicação de nota nas páginas web do COMPRASNET e do DNIT, nos endereços www.comprasnet.gov.br e www.dnit.gov.br, respectivamente, ficando as empresas interessadas em participar do certame obrigadas a acessar qualquer uma delas para a obtenção das informações prestadas. Passa-se à análise das razões apresentadas pela impugnante, sendo o objeto julgado conforme o presente relatório.

03) ALEGAÇÕES FEITAS PELA LICITANTE: VIVO S/A:

Alega a licitante em SEIS tópicos conforme descrição sucinta a seguir:

1. ESCLARECIMENTO QUANTO AO CNPJ DA NOTA FISCAL E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO E DA PROPOSTA DE PREÇOS.

2. DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE MÉDIA NO ITEM REFERENTE AO APARELHO CELULAR. IMPOSSIBILIDADE DE GARANTIA DE VELOCIDADE MÉDIA DE 1 Mbps.

3. ESCLARECIMENTO QUANTO AO ACESSO DE DADOS REQUERIDO.

4. EXIGÊNCIA DE ENTREGA DE EQUIPAMENTOS ACESSÓRIOS. RESTRIÇÃO DA COMPETITIVIDADE.

5. PAGAMENTO EM CONTA BANCÁRIA EM DESACORDO COM A RESOLUÇÃO N.º 477/2007 DA ANATEL.

6. REPONSABILIDADE NOS CASOS DE PERDA, ROUBO OU FURTO DE EQUIPAMENTOS. IMPUTAÇÃO INTEGRAL À CONTRATANTE. ESCLARECIMENTO QUANTO AO REEMBOLSO PELO VALOR DA NOTA FISCAL.

(2)

Incorre a licitante que tais características viciam a competitividade por estarem incompletas, quer por restringirem o certame, condição esta essencial para a validade de qualquer procedimento licitatório. Pretende também apontar situações que devem ser esclarecidas, facilitando-se a compreensão de determinadas cláusulas e evitando-se interpretações equivocadas. Em sequência faremos tais analises demonstrando serem legais e necessários os dispositivos do edital e termo referência com as devidas fundamentações:

04) ANÁLISE DAS RAZÕES APRESENTADAS

As características técnicas descritas no Edital 528/2012 são usuais do mercado, as quais a empresa contratada pode oferecer, servindo de parâmetro para a confecção da proposta por todos os licitantes, todavia, não descreve extensivamente todas as especificações que deverão ser trazidas pela vencedora. Cumpre informar, também, sobre a existência de inúmeros planos, tarifas, preços e combinações de planos oferecidos no mercado que condizem ao especificado acima, e também, a finalidade deste Pregão 528/2012, qual seja:

1. OBJETO, ORÇAMENTO E FONTE DE RECURSOS

1.1 A presente licitação tem por objeto a seleção de empresa(s) para prestação dos Serviços de Telefonia Móvel Pessoal Local, com fornecimento de aparelhos digitais em comodato, pós-pago e fornecimento de linhas, Serviço Telefônico Fixo Comutado Longa Distância Nacional para chamadas originadas do Serviço

Móvel Pessoal – SMP, conforme especificações e condições constantes do

Anexo I (Termo de Referência) deste Edital.

A prestação do Serviço Móvel Pessoal - SMP é regida pela Lei n.º 9.472, de 16 de julho de 1997, Lei Geral de Telecomunicações – LGT e pelo Anexo da Resolução nº 477, de 7/08/ 2007, sendo esta regra a balizadora para os serviços em comento. Entretanto por tratar-se de aquisição pública deve estar atinente à Lei nº 8.666, de 21/06/1993 em seu art. 3º cujos comandos traduzem o que a Administração deve cumprir na realização da presente licitação, vale lembrar que a não observância do preceituado nesta legislação acomete-se em desvirtuamento da finalidade master, qual seja, o interesse público. Por outro lado vê-se claramente nas especificações do termo de referência do edital as características dos serviços que são usuais no mercado convenientes ao determinado no objeto. Nesta sequência a Lei nº 10.520, de 17/07/2002 determina:

Art. 3o A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

Ademais, disciplina o art. 4º do Decreto nº 3.555 de 8/8/2000, Anexo I:

Art. 4º A licitação na modalidade de pregão é juridicamente condicionada aos princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, bem assim aos

princípios correlatos da celeridade, finalidade, razoabilidade,

proporcionalidade, competitividade, justo preço, seletividade e

(3)

Parágrafo único. As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

Vale lembrar que a presente licitação, por ser Pregão eletrônico, deverá atender à economicidade e vantajosidade para a Administração. Como meta, para atingir o interesse público, foi necessário estabelecer que o julgamento das propostas se realizasse pelo critério de menor preço, cujos lances serão de inteira responsabilidade dos participantes quando estiverem na disputa. Tal permissão à Administração para alcance satisfatório desse julgamento está adstrito no Art. 8º do Decreto 3.555/2000:

V - para julgamento, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade e as demais condições definidas no edital.

Ante o exposto, passemos à análise e considerações de cada item do edital, que ensejou, por parte da licitante, pedido de esclarecimento ou modificação.

4.1) ESCLARECIMENTO QUANTO AO CNPJ DA NOTA FISCAL E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO E DA PROPOSTA DE PREÇOS.

IMPROCEDENTE. Conforme regramento disposto no Edital o qual deverá ser obedecido nesta licitação, temos:

11.6 Todos os documentos deverão estar em nome do licitante. Se o licitante for matriz, os documentos deverão estar com o número do CNPJ da matriz. Se for filial, os documentos deverão estar com o número do CNPJ da filial, salvo aqueles que, por sua natureza, comprovadamente, são emitidos em nome da matriz.

Desta forma observa-se que a apresentação está condicionada aos documentos da licitante Matriz, não há óbices para o faturamento restar no CNPJ da prestadora do serviço homologada junto à Anatel, devendo portanto indeferir tal pedido.

4.2) DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE MÍNIMA NO ITEM REFERENTE AO APARELHO CELULAR. IMPOSSIBILIDADE DE GARANTIA DE VELOCIDADE MÍNIMA DE 1 Mbps.

IMPROCEDENTE. Conforme dispõe a Lei nº 8.666, de 21/06/1993 em seu art. 3º, a Administração deve cumprir certas regras para a realização de uma licitação, todas regularmente atendidas na presente, e além disso as especificações são de um modo geral abrangentes, dada a complexidade do Serviço Móvel Pessoal a fim de garantir a aquisição do objeto deste procedimento licitatório. Cumpre esclarecer ainda que consoante anuência da legislação, in fine:

a característica são as usuais de mercado, sendo mero parâmetro para a obtenção da melhor proposta, ou seja, a que atenda em sua totalidade o termo de referência.

(4)

Insta salientar que a transmissão em velocidade a 1 Mbps é a mais usual de mercado, sendo aquela que consegue em uma avaliação preliminar e não conclusiva, atender nossas necessidades, tais como transmissão de dados em ambiente de trabalho em rodovia federal adjacente às cidades supridas com sinal radiofrequência de celular. Tal velocidade inclusive é disseminada em veículos de propaganda das operadoras como de contumaz e praxe atividade, não observando qualquer óbice ao seu atendimento no presente certame, pois devemos prever uma velocidade a que estaremos nos reportando constantemente para suprir nossa necessidade.

Isto posto vislumbra-se que, se houvesse um valor a ser especificado, qualquer que fosse, nenhum seria íntegro, pois todos os valores nominais de velocidade estão sujeitos a variabilidade diversa. Nesse aspecto o Anexo da Resolução 477/2007 já prevendo esta dificuldade, anotou que as freqüências podem variar conforme o ambiente e o alcance do sinal, para ficarmos em apenas duas dentre inúmeras influencias que sobrepujam a qualidade do sinal, já observadas na própria peça de impugnação.

Resta evidente, contrastantes às exigências impugnantes, ser cabível a contratação de uma velocidade média, obtida dentre as operadoras e seus inúmeros planos de serviços, conforme anexo das ofertas que trazem valores ILIMITADOS para acesso à Internet, homologados junto à ANATEL, sendo aquela especificada e por estar disponibilizada pelas operadoras. Há ainda a possibilidade desse valor ser maior e ILIMITADO haja visto planos específicos da operadora, anexo. Todavia sabemos que sua variabilidade pode ocorrer devido a não cobertura, total ou parcial, em todos os ambientes que o usuário do serviço móvel pessoal estar, já discorrido alhures. 4.3) ESCLARECIMENTO QUANTO AO ACESSO DE DADOS REQUERIDO.

IMPROCEDENTE. Para a presente alegação adota-se o especificado tal qual no item impugnante anterior pois vislumbra-se item de serviço já oferecido pelas operadoras para à Internet Móvel banda larga 3G – Plano ilimitado – Velocidade nominal de 1 Mbps. Para os pacotes do smartphone deverá ser adotado o mesmo plano, tal qual, divulgado pelas operadoras de telefonia móvel celular. Portanto é sabido que deve haver um valor de franquia, no caso, 2 (dois) gigabytes (GB), adequando-se para mais caso a operadora ofereça, pois ao Edital é proibido permitir direcionamentos a quaisquer licitantes. Este plano deverá ser na modalidade chamada ILIMITADO, conforme prática comum de mercado visualizados pelos anexos, onde após o consumo da totalidade desta franquia faz a sua velocidade passar para outro valor, porém mantendo a conexão, sem haver desconexão, a menos que exista indisponibilidade da oferta do sinal da operadora ou ambiente coletivo de telecomunicações naquela localidade, conforme prevê o Anexo da Resolução 477/2007, devendo portanto indeferir tal pedido.

4.4) EXIGÊNCIA DE ENTREGA DE EQUIPAMENTOS ACESSÓRIOS. RESTRIÇÃO DA COMPETITIVIDADE.

IMPROCEDENTE. Insta esclarecer que o item kit básico aposto no edital e termo de referência dirige-se a componente de inúmeros modelos que possuem as caraterísticas mínimas exigidas abaixo:

(5)

 Toques polifônicos

 Possuir sistema operacional

Em atenção às três especificações cumpre lembrar que por ser meio (o aparelho) as operadoras ensejam o custo do fornecimento no valor final do serviço.

Estes aparelhos, que pertencem aos fabricantes, sendo apenas repassados aos usuários, às vezes, por uma relação de custo-beneficio direta que pode vir a atender às exigências e não onerar a contratante, uma vez que o custo já está implícito no preço ofertado.

Vale lembrar, também que pela pesquisa de mercado tais serviços são amplamente disseminados. É forçoso lembrar, também, conforme depreende-se do edital e termo de referência, tais aparelhos serão trocados se forem entregues com defeito ou quando da sua atualização por um modelo mais condizente com a tecnologia de radiofrequência homologada pela Anatel. Todavia é notório e sabido que inúmeros aparelhos / modelo de equipamentos celulares trazem consigo, já na embalagem, os itens suscitados e alguns modelos, abrangidos no Termo de Referência, trazem outros mais, tais como cabo usb e fone de ouvido. Muitos aparelhos da geração CDMA, da GSM, da 3G e também da mais moderna e incipiente 4G trazem tais itens, devendo portanto indeferir tal pedido.

4.5) PAGAMENTO EM CONTA BANCÁRIA E PRAZO DO VENCIMENTO DA FATURA EM DESACORDO COM A RESOLUÇÃO N.º 477/2007 DA ANATEL.

IMPROCEDENTE. Conforme edital padrão do DNIT, item 18 - DO PAGAMENTO este item deve ser considerado sob a ótica da legislação em vigor e das práticas da administração gerencial pública, conforme determina Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional nº 833 de 16/12/2011 e Manual SIAFI sendo a forma de pagamento do Governo Federal, este pertencente ao Poder Executivo ao qual vincula esta Autarquia Federal - DNIT. Encontra respaldo legal no Decreto nº 6.976, de 7/10/2009.

Cumpre informar que, a partir do boleto emitido pela contratada, e este recebido impresso e correto na Seção de Administração Geral, será gerada, após trâmite interno, o que pode demandar assinaturas e atesto dos serviços que foram feitos, uma ordem bancária eletrônica para que seja realizado, mediante autenticação de código de barras, informado na fatura de serviços, o crédito em conta, sendo esta a praxe usual e corriqueira em relação aos contratos de telefonia fixa e móvel junto à Administração Pública e, tal qual determina o manual SIAFI, a regra.

4.6. REPONSABILIDADE NOS CASOS DE PERDA, ROUBO OU FURTO DE EQUIPAMENTOS. IMPUTAÇÃO INTEGRAL À CONTRATANTE. ESCLARECIMENTO QUANTO AO REEMBOLSO PELO VALOR DA NOTA FISCAL.

IMPROCEDENTE. Os usuários ao receberem o aparelho assinam um termo de responsabilidade, conforme Instrução de Serviço DNIT nº 09/2008 onde constam os deveres e responsabilidades. O aparelho deverá ser reposto e o valor será cobrado no documento devido (nota fiscal, nota der fatura, boleto, etc.) apresentado para o contrato estabelecido, conforme item 8.8 do Termo de Referência.

(6)

05) CONCLUSÃO:

De acordo com o Art. 11 do Decreto nº 5.450, de 31/05/2005 e tendo em vista o exposto, o Pregoeiro e equipe técnica, fizeram sua análise, conforme determinantes oriundos da legislação para aquisições públicas, devidamente citados neste relatório e julga como IMPROCEDENTE a alegação da licitante, sendo MANTIDOS o presente edital e seus anexos, especialmente Termo de Referência.

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários