• Nenhum resultado encontrado

O Fenergan pertence ao grupo farmacoterapêutico Medicação antialérgica. Antihistamínicos. Anti-histamínicos H 1 sedativos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Fenergan pertence ao grupo farmacoterapêutico Medicação antialérgica. Antihistamínicos. Anti-histamínicos H 1 sedativos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fenergan 1 mg/ml Xarope

Prometazina

Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

- Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

- Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutic

Neste folheto:

1. O que é Fenergan e para que é utilizado 2. Antes de tomar Fenergan

3. Como tomar Fenergan 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Fenergan 6. Outras informações

1. O que é o Fenergan e para que é utilizado

O Fenergan pertence ao grupo farmacoterapêutico10.1.1 Medicação antialérgica. Anti-histamínicos. Anti-histamínicos H 1 sedativos

O Fenergan é um fármaco com uma actividade anti-histamínica ao nível dos receptores H1, tanto periféricos como centrais. Possui igualmente propriedades sedativas, anti-eméticas e anticolinérgicas do tipo atropínico.

Indicações gerais:

- Tratamento sintomático da urticária; eczema e dermites alérgicas com prurido. - Rinite espasmódica, conjuntivites e outras situações alérgicas em geral.

- Enjoo ligado ao movimento.

2. Antes de tomar Fenergan Não tome Fenergan

O Fenergan xarope está contra-indicado no caso de:

- Hipersensibilidade à prometazina, a fármacos do grupo das fenotiazinas ou a qualquer dos excipientes do Fenergan xarope

(2)

- Risco de retenção urinária ligada a alterações uretro-prostáticas. - Crianças com idade inferior a 2 anos

- Depressão do SNC e toma de inibidores da MAO nos 14 dias precedentes Tome especial cuidado com o Fenergan

É desaconselhada a ingestão de álcool durante o tratamento com Fenergan. Vigilância da fórmula sanguínea em caso de tratamentos prolongados.

Fenergan não deve ser administrado a crianças com idade inferior a 2 anos, devido à potencial ocorrência de depressão respiratória fatal.

Precaução em caso de possível insuficiência respiratória, tal como no caso de doentes asmáticos, bronquíticos ou com bronquiectasias, pelo espessamento da expectoração e limitação na sua expulsão.

Doentes com patologia cardíaca, epilepsia, insuficiência hepática ou obstrução piloro-duodenal.

A prometazina pode mascarar os sinais de aumento da pressão intracraniana, de obstrução intestinal ou de ototoxicidade.

Pode interferir com os resultados dos testes imunológicos da gravidez. Deve-se interromper pelo menos 72h antes da realização de testes cutâneos.

Este medicamento contém sacarose. Doentes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose, malabsorção de glucose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar este medicamento.

Contém 4,15 g/5 ml de sacarose. Esta informação deve ser tida em consideração em doentes com diabetes mellitus.

Este medicamento contém pequenas quantidades de etanol (álcool), inferiores a 100 mg por 5 ml.

Tomar Fenergan com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A actividade depressora do sistema nervoso central do Fenergan, de que é exemplo a sua acção sedativa, apesar de moderada, pode potenciar a de outros depressores como os hipnóticos, tranquilizantes, anestésicos, etc.

Também a associação a outras substâncias com efeitos anticolinérgicos deve ser prudente dada a possibilidade de adição destes últimos (ex. antidepressivos tricíclicos, neurolépticos, antiespasmódicos atropínicos, etc.).

Álcool – majoração pelo álcool do efeito sedativo dos anti-histamínicos H1. A alteração da vigilância pode tornar perigosa a condução de veículos e utilização de máquinas. Evitar tomar bebidas alcoólicas e medicamentos que contenham álcool.

(3)

Consulte primeiro o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento se está grávida, pretende engravidar ou está a amamentar.

Não deverá ser usado durante a gravidez ou o período de aleitamento, a não ser por expressa indicação do médico.

Condução de veículos e utilização de máquinas

O risco de sonolência, presente sobretudo no início do tratamento, pode afectar as capacidades do doente em caso de condução de veículos ou manipulação de máquinas.

3. Como tomar Fenergan

O xarope de Fenergan é para administração por via oral.

Destina-se especialmente à terapêutica infantil, caracterizando-se por um sabor agradável.

Situações alérgicas: 2-5 anos: 5-15 mg/dia 5-10 anos: 10-25 mg/dia

>10 anos e adultos: 20 mg/dia até 60 mg/dia, se necessário Situações associadas a enjoo: 2-5 anos: 5 mg/dia

5 ml corresponde a 5 mg.

Tanto na criança como no adulto a dose total diária deverá ser repartida pelas principais refeições, sendo a mais importante administrada de preferência ao deitar.

Se tomar mais Fenergan do que deveria Os sintomas iniciais de sobredosagem são:

Na criança: hiperexcitabilidade, alucinações, ataxia e descoordenação motora. Convulsões.

Pupilas fixas e dilatadas, febre, eritema da face.

Este quadro clínico pode evoluir para o coma que se agrava com colapso cardio-respiratório.

No adulto: a depressão global do sistema nervoso e o coma podem preceder uma hiperexcitabilidade e as convulsões.

Em caso de sobredosagem é imperativo o tratamento sintomático sob orientação médica e em meio especializado que poderá incluir ventilação assistida e administração de anticonvulsivantes

(4)

Em caso de omissão de uma ou mais tomas, o doente deve manter o esquema terapêutico definido pelo seu médico.

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Fenergan

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento fale com o seu médico ou farmacêutico

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Fenergan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.Os efeitos secundários mais frequentes com Fenergan são:

Efeitos neurovegetativos: - Sonolência diurna

- Efeitos anti-colinérgicos: secura de boca, alterações de acomodação, obstipação, retenção urinária, hiperviscosidade das secreções brônquicas;

- Confusão mental, hiperexcitabilidade no idoso;

- Estão descritos alguns casos de discinesias tardias após administrações prolongadas; - Cefaleias; - Tonturas; - Desorientação; - Hiperexcitabilidade na criança; - Hipotensão ortostática; - Palpitações; - Arritmias; - Visão turva; - Pesadelos; - Anorexia. Reacção de sensibilização

- Casos muito raros de reacções alérgicas, incluindo urticária, rash cutâneo, prurido e reacções anafiláticas;

- Fotossensibilidade. Efeitos hematológicos

- Excepcionalmente perturbações sanguíneas de tipo leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos), neutropenia e agrunalocitose;

(5)

- Anemia hemolítica; - Trombocitopenia. Diversos

- Icterícia;

- Espasmos musculares.

5. Como conservar Fenergan

Manter fora do alcance e da vista das crianças. Conservar a temperatura inferior a 25°C. Conservar ao abrigo da luz.

Não utilize Fenergan após o prazo de validade impresso no rótulo do frasco e na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Fenergan

A substância activa é a prometazina. Cada mililitro de xarope contém 1,14 mg de cloridrato de prometazina, equivalente a 1 mg de prometazina base.

Os outros componentes são: ácido cítrico mono-hidratado, etanol a 96%, sacarose, gentisato de sódio, caramelo (E150), essência de laranja, óleo essencial de flor de laranjeira amarga (Neroli 38) e água purificada.

Qual o aspecto de Fenergan e conteúdo da embalagem

Fenergan apresenta-se na forma farmacêutica de xarope, acondicionado em frasco de vidro âmbar (tipo III), com fecho roscado (fecho inviolável) e tampa branca de polietileno. Embalagem com 1 frasco com 125 ml de xarope.

Titular de Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Laboratórios Vitória, S.A.

Rua Elias Garcia, 28 - Venda Nova 2700-327 Amadora

(6)

Referências

Documentos relacionados

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV), o Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A - Vila Velha Hospital (CMHVV) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa

Base de licitação: Base de licitação: Base de licitação: 20 €.. Assinada Delphin Massier - Vallauris. Peça de colecção. Juntamos galo, escultura em terracota policromada,

Deve haver um controle de origem e qualidade da água utilizada durante todo processo de produção, a fim de se evitar a contaminação do produto... Aproveitamento Integral do Fruto

Após a determinação das taxas de sucesso/transição, para cada um dos anos de escolaridade, apurou-se a qualidade do sucesso, tendo em consideração os resultados dos alunos

Segundo Zorzi (2006), por exemplo, todas as crianças cometem ‘erros’ durante a aprendizagem da escrita; entretanto, esses erros não podem ser muito frequentes e devem diminuir

convencionais, mas inclui a superação dos desafios tecnológicos associados à exploração de áreas geológicas desfavorá- veis, como no golfo do México, águas profundas

O programa brasileiro de sensoriamento remoto, atual ou planejado para a próxima década, comporta apenas sistemas voltados para usos múltiplos e, como tal, não atendem as

O magnésio apresenta menor raio atômico e, portanto, seus elétrons estão atraídos mais intensamente pelo núcleo3. Nos períodos, o raio atômico diminui com o aumento do nú-