• Nenhum resultado encontrado

Edital nº 06/2016, de 02 de agosto de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital nº 06/2016, de 02 de agosto de 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

1

Edital nº 06/2016, de 02 de agosto de 2016

A Diretoria de Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com base no que dispõe a Resolução nº46/2008, de 15/04/2008, do Conselho Diretor do CEFET-MA, alterada pela Resolução nº 05/2009, de 25/05/2009, da Reitoria do IFMA, torna público que estará oferecendo, para o 2º semestre de 2016, 25 (vinte e cinco) vagas de Monitoria com Bolsa e 25 (vinte e cinco) vagas de Monitoria Voluntária, para os cursos de graduação, obedecendo aos seguintes critérios:

1. Das Vagas

DEPARTAMENTO DISCIPLINA COM BOLSA VOLUNTÁRIA Nº DE VAGAS Biologia- DAB

Histologia Animal 1 1

Genética 1 1

Morfologia Vegetal 1 1

Química – DAQ

Química Geral Experimental II 1 0

Química Analítica Experimental I 1 0 Química Analítica Experimental II 0 1

Química Orgânica Experimental 1 2

Físico-química Experimental 1 1

Matemática – DEMAT

Cálculo Vetorial e Geometria Analítica 1 1 Calculo Diferencial e Integral II 1 1

Álgebra Linear I 1 1

Eletroeletrônica – DEE Circuitos Elétricos I Circuitos Lógicos 1 1

1 1

Análise de Sinais e Sistemas 1 1

Mecânica e Materiais - DMM Motores à Combustão Interna Oficina Mecânica 1 1 1 1

Fenômeno de Transporte II 1 1

Física – DFIS Física II 1 1

Física IV 1 1

Física Experimental 1 1

Construção Civil - DCC Mecânica dos Solos I 1 1

Topografia Aplicada II 1 1

Análise Estrutural II 1 1

Sistema de Informação – DAI Introdução à Ciência da Computação 1 1

Linguagem de Programação I 1 1

Estrutura de Dados I 1 1

TOTAL 25 25

1.1. As vagas que não tiverem alunos inscritos e aprovados serão remanejadas automaticamente para outro curso.

(2)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

2

1.2. As vagas serão preenchidas obedecendo à rigorosa ordem de classificação no seletivo por disciplina.

1.3. As vagas para Monitorias com bolsas não preenchidas ou tornadas vagas durante o prazo de vigência do seletivo serão ocupadas automaticamente pelos alunos aprovados e classificados para Monitoria Voluntária, obedecendo a ordem de classificação, na disciplina correspondente.

1.4. As vagas não preenchidas por alunos classificados, para bolsas ou voluntários, serão ocupadas por alunos excedentes, aprovados com nota igual ou superior a 7,0 (sete) na disciplina correspondente. 2. Da Bolsa

2.1. Poderão candidatar-se à Monitoria de uma disciplina os alunos regularmente matriculados no ano letivo de 2016/2, que já tenha cursado 2 (dois) períodos letivos e comprovem ter sido aprovados na disciplina para a qual se candidatam, com média igual ou superior a 7,0 (sete).

2.2. A bolsa terá duração de 04 (quatro) meses de setembro de 2016 a dezembro de 2016. 2.3. A bolsa não poderá ser acumulada com outra bolsa de natureza acadêmica.

2.4. A bolsa poderá ser cancelada:

2.4.1. Pelo não cumprimento das obrigações decorrentes de função de monitor; 2.4.2. Por infração disciplinar;

2.4.3. Por conclusão do curso; 2.4.4. Por trancamento de matrícula; 2.4.5. Por desejo do monitor; 2.4.6. Por abandono de curso.

2.5. O valor da bolsa será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) 2.6. Não haverá pagamento retroativo.

2.7. O pagamento da última bolsa (referente ao mês de dezembro) fica condicionado à entrega do Relatório de Conclusão dos Trabalhos de Monitoria, à DESU, devidamente assinado pelo orientador.

3. Das Inscrições

3.1. Poderá se inscrever o aluno que já tenha cursado 02 (dois) períodos letivos.

3.2. O candidato deverá ser aluno regularmente matriculado do curso ao qual pleiteia vaga de monitor. 3.3. A inscrição será realizada em formulário a ser impresso, disponível na internet (www.ifma.edu.br ), no Anexo I deste Edital, e entregue na Coordenação do Curso.

3.3.1. Período: 23 e 24/08/2016.

(3)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

3 4. Da Seleção

4.1. O processo de seleção dar-se-á mediante prova de conhecimentos específicos, através de dissertação de um tema, sorteado entre cinco temáticas no momento de realização da prova escrita e/ou prova prática.

4.2. A prova terá duração de 04 (quatro) horas vedada qualquer consulta bibliográfica.

4.3. Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem média igual ou superior a 7,0 (sete) em cada modalidade de prova.

4.4. No julgamento da prova escrita e/ou prova pratica cada examinador considerará o domínio do tema, poder de sistematização e clareza dos argumentos desenvolvidos pelos candidatos.

4.5. O preenchimento das vagas será feito pelos candidatos aprovados em ordem decrescente de classificação, até o limite das vagas fixadas, preenchendo-se, em primeiro lugar as vagas para Monitoria com bolsa.

4.6. As vagas remanescentes da Monitoria voluntária serão preenchidas pelos demais classificados 4.7. Em caso de empate, o desempate se fará pelo maior coeficiente de rendimento.

4.8. Persistindo o empate, o desempate se fará pelo candidato mais velho.

4.9. A validade do processo seletivo será de 120 (cento e vinte) dias, a contar da data de divulgação do resultado.

5. Do local e horário da prova

5.1. O local será informado pelo Departamento Acadêmico/Coordenação de Curso. 6. Das obrigações do(a) monitor(a)

6.1. Cumprir as normas constantes do regulamento; 6.2. Executar o plano de trabalho apresentado;

6.3. Cumprir a carga horária semanal de 12 horas de efetivo trabalho;

6.4. Entregar a folha de frequência até o quinto (5º) dia útil do mês subsequente ao trabalhado; 6.5. Apresentar o relatório final de monitoria, junto à DESU, para certificação.

7. Cronograma

Inscrição do candidato 23 e 24/08/2016 Seleção dos candidatos 26/08/2016 Divulgação dos classificados 30/08/2016

Entrega da documentação dos selecionados 31/08/2016 a 02/09/2016

(4)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

4 8. Das Disposições Gerais

Serão eliminados em qualquer etapa do processo seletivo os candidatos que não satisfizerem a todas as condições especificadas neste Edital.

Todas as categorias de monitores estão sujeitos às normas do Anexo II da Resolução nº 15 de 04 de maio de 2006, com as alterações da resolução nº 05/2009, de 25/05/2009.

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela diretoria de ensino e Coordenações de Curso.

O candidato deverá comparecer ao local das provas, no horário informado e determinado pelo departamento acadêmico, do contrário será eliminado.

A inscrição do candidato importa o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no presente edital e nos demais instrumentos reguladores do concurso, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

(5)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

5

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA MONITORIA – 2016/2 ALUNO:

CÓDIGO: INSCRIÇÃO Nº:

DEPARTAMENTO: DISCIPLINA:

Data ____/____/2016 ____________________________________ Responsável pela Inscrição

(servidor / IFMA)

(1ª via – aluno)

...

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA MONITORIA – 2016/2 ALUNO:

CÓDIGO: INSCRIÇÃO Nº:

DEPARTAMENTO: DISCIPLINA:

Data ____/____/2016 ____________________________________ Responsável pela Inscrição (servidor /IFMA)

(6)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

6

PLANO DE TRABALHO DE MONITORIA – 2016/2 (BOLSISTA)

Disciplina: __________________________________________________________________ Monitor:____________________________________________________________________ Matrícula: ________________________

Curso: _____________________________________________________________________ Conta Bancária : Banco: ____________________________

AG ______________ Tipo:______________ Conta :______________________ CPF: ________________________________________________________ Orientador: ________________________________________________________________ Resumo Ementa:_____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Objetivos Gerais das Atividades do Monitor:

Cronograma de Atividades do Monitor: Horário de Atividades do Monitor:

2ª feira _________________ 5ª feira ___________________ 3ª feira _________________ 6ª feira ___________________ 4ª feira _________________ Sábado __________________ Horário do Professor Orientador:

2ª feira __________________ 5ª feira __________________ 3ª feira __________________ 6ª feira __________________

4ª feira __________________ Sábado __________________ Declaro estar ciente do conteúdo do Regulamento do Programa de Monitoria.

São Luís, ___ de _______________ de 2016 _____________________________________ ___________________________________ Orientador Monitor Aprovado por ____________________________________________ Coordenador do Curso

(7)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

7

PLANO DE TRABALHO DE MONITORIA – 2016/2 (VOLUNTÁRIO)

Disciplina: __________________________________________________________________ Monitor:____________________________________________________________________ Matrícula: ________________________ Curso: _____________________________________________________________________ CPF: ________________________________________________________ Orientador: ________________________________________________________________ Resumo Ementa:_____________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Objetivos Gerais das Atividades do Monitor:

Cronograma de Atividades do Monitor: Horário de Atividades do Monitor:

2ª feira _________________ 5ª feira ___________________ 3ª feira _________________ 6ª feira ___________________ 4ª feira _________________ Sábado __________________ Horário do Professor Orientador:

2ª feira __________________ 5ª feira __________________ 3ª feira __________________ 6ª feira __________________

4ª feira __________________ Sábado __________________ Declaro estar ciente do conteúdo do Regulamento do Programa de Monitoria.

São Luís, ___ de _______________ de 2016 _____________________________________ ___________________________________ Orientador Monitor Aprovado por ____________________________________________ Coordenador do Curso

(8)

CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

8

TERMO DE CONCORDÂNCIA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA – 2016/2

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO, com sede na Av. Getúlio Vargas, cidade de São Luís, CEP:65030-000, telefone:(98) 3261-9878, E-mail: desu@ifma.edu.br, inscrito no CNPJ sob o n°: 10.735.145/0001-94, representada neste ato pelo Diretor de Ensino Superior – Campus São Luís Monte Castelo, doravante denominada INSTITIÇÃO DE ENSINO e de outro lado,__________________________________________________, estudante do curso de ______________________________________, matrícula:____________________, nascido no dia:_________________, RG n°:____________________, CPF n°:___________________, estado civil_____________________, residente:_____________________________________________, bairro:_______________________,cidade:____________________,CEP:________________,

telefone:___________________________, E-mail:_________________________________, doravante denominado (a) Aluno-Monitor Voluntário (a), celebram o presente Termo de Compromisso, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA 1°- Do Objeto

É objeto deste TERMO DE COMPROMISSO a realização de MONITORIA VOLUNTÁRIA, a ser executada nos termos da Resolução n°15 de 14/05/2006 do CONDIR e Normas Complementares de Monitoria Voluntária, a qual passa a fazer parte integrante deste TERMO.

CLÁUSULA 2° - Da Vigência

Este TERMO DE COMPROMISSO DE MONITORIA vigora por___________, com início em:_________________ e termino em:____________________, podendo ser extinto a pedido de qualquer das partes, mediante comunicação escrita com cinco dias úteis de antecedência.

CLÁSULA 3°- Da Disciplina e do Professor - Orientador

A MONITORIA será realizada na disciplina de __________________________, sob a orientação do professor__________________________________, nos dias___________ e no horário:____________, totalizando____________horas semanais.

CLÁUSULA 4°- Da Ciência e Concordância

O aluno- monitor declara conhecer os termos das Normas Complementares de Monitoria Voluntária, que disciplinam e regulamentam a MONITORIA VOLUNTÁRIA.

E, por estarem de acordo com as condições e dizeres deste TERMO DE COMPROMISSO, as partes assinam em 02 (duas) vias de igual teor.

______________________________________ ______________________________________ Coordenador do Curso ALUNO - MONITOR

Referências

Documentos relacionados

A) Então.. A) Vendem-se casas com garagem. D) Alugam-se carros de passeio. B) Precisam-se de bons atendentes. 05) Assinale a opção em que o articulador sintático destacado

Serão ofertadas 11 vagas para este processo seletivo, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados (o preenchimento de todas as vagas não é obrigatório). A

Caso a Partição de Recuperação esteja danificada, utilize o dispositivo de armazenamento USB para restaurar o sistema para a partição predefinida ou os dados de ambiente

Ogólnopolski Strajk Kobiet (All-Poland Women’s Strike),

O processo será analisado e terá parecer emitido pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em até três dias úteis após o recebimento do

-Apresentação do Programa Esporte e Lazer da Cidade-Vida Saudável (ppt/dvd.) -Dinâmica de apresentação dos coordenadores eagentes - O trabalho nos núcleos – divisão de

Para tanto, as unidades de informação ao estabelecer prioridades no tratamento técnico de materiais considerados informais, fazendo uso de ferramentas existentes para

Está correta a assertiva. O STJ entende que, nesse caso, a competência será da Justiça Federal. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. MANDADO DE SEGURANÇA. ATO DE DIRETOR DE