• Nenhum resultado encontrado

BASE DE DADOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. BI Business Intelligence Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica. MANUAL DE UTILIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BASE DE DADOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. BI Business Intelligence Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica. MANUAL DE UTILIZAÇÃO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

BASE DE DADOS DA ASSISTÊNCIA

FARMACÊUTICA

BI – Business Intelligence

Componente Estratégico da

Assistência Farmacêutica.

(2)

2

SUMÁRIO

Business Intelligence...3

Acesso ao BI...4

Página Inicial do BI...5

Relatórios...7

Executando um Relatório...8

(3)

3 BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

O objetivo do Business Intelligence (BI) é converter dados alimentados no sistema HÓRUS em informações que possam ser relevantes aos gestores dos entes federativos, por meio de relatórios analíticos. Essa plataforma permite o acesso a informações da Assistência Farmacêutica dos entes federativos que utilizam o HÓRUS de forma consolidada e amigável. O BI possibilita a criação de relatórios gerenciais utilizando os dados do HÓRUS propiciando a avaliação de dados referentes a:

 Movimentações de estoque;  Quantitativo de atendimentos;

 Medicamentos vencidos ou próximos de vencer;  Posição de estoque;

 Nº de usuários atendidos;  Entre outros.

Assim, o BI configura um moderno mecanismo para maior controle dos dados da Assistência Farmacêutica trazendo transparência na gestão e qualificação dessa.

(4)

4

ACESSO AO BI

O acesso ao sistema deve ser realizado pelo endereço: http://dw.saude.gov.br.

Ao acessar o BI, digite na tela (Figura 1) de entrada o nome do usuário e senha cadastrados no Sistema de Controle e Permissão de Acesso do Ministério da Saúde (SCPA) e clique em “Login”. O nome de usuário a ser utilizado deve ser o endereço de e-mail utilizado no cadastro do SCPA. Caso ainda não possua o cadastro para acesso ao BI. Consulte o tutorial para a solicitação de acesso à ferramenta BI (Business Intelligence) para maiores informações.

Figura 1 - Tela de Login BI

ACESSO AO PROJETO HÓRUS

Clique em “HÓRUS” para acessar o projeto de BI do Sistema HÓRUS (Figura 2).

Figura 2 – Tela de apresentação dos projetos do BI

(5)

5 Figura 3 - Tela de apresentação dos projetos do BI – como sair do sistema

PÁGINA INICIAL DO BI

Após fazer o login, na tela inicial, serão visualizadas as seguintes opções (Figura 4):

Figura 4 – Tela inicial do BI

No canto superior esquerdo da tela, no ícone “SUS” estão disponíveis as seguintes opções (Figura 5).

(6)

6 Ainda nessa posição da tela, estão os ícones de navegação do BI (Figura 6).

Figura 6 – Icones de navegação do BI:

Botão Home: retorna à página inicial do BI;

 Setas (avançar/retroceder) – volta ou avança para uma pasta do menu principal;

 Voltar ao menu anterior: regressa à pasta ou menu anteriormente

navegado.

As mesmas opções encontradas no botão “SUS” estão presentes no canto esquerdo da tela e no painel central da página inicial do BI (Figura 7).

Figura 7 – Opções do painel esquerdo da página inicial (vermelho) e painel central (azul).

O campo “Pesquisar” (centro superior da tela) permite pesquisar de maneira rápida itens do BI como relatórios, dashboards, painéis e filtros. Para realizar uma pesquisa rápida, digite o nome do relatório, documento ou pasta e clique no ícone da lupa.

A qualquer momento, a ajuda do BI pode ser acessada clicando no ícone de interrogação no canto superior direito da tela.

Na navegação do BI, serão encontrados diversos itens que identificam a natureza do objeto a ser acessado, tais como relatórios, painéis, filtros e dashboards (Figura 8).

(7)

7 Figura 8 – Ícones dos objetos do BI

Adicionar orientações de como copiar, renomear, mover e excluir um objeto ou pasta.

Mostrar símbolo das métricas, atributos, filtros

Definição de métrica e atributo, filtro, dashboard

Descrição das funcionalidades – colocar método alternativo de ativá-las (ex.: filtro de exibição)

RELATÓRIOS

Os relatórios exibem resultados de relatório em um formato semelhante a uma planilha. Esse formato fornece uma exibição eficaz para analisar detalhes dos dados do HÓRUS. Os relatórios exibem os dados de acordo com o perfil solicitado. Os relatórios são o foco e o objetivo do BI. Por meio da análise de um relatório, você poderá diversas informações acerca da gestão da Assistência Farmacêutica. Um analista ou gerador de relatórios pode executar qualquer relatório a que tenha acesso.

(8)

8 Os relatórios do BI podem ser executados a partir do acesso às seguintes pastas:

 Relatórios Compartilhados: Nessa pasta, estão os relatórios pré-definidos pela equipe do HÓRUS, do Ministério da Saúde, para os usuários do BI.

Suas permissões de usuário determinam quais objetos estão disponíveis para você e para outros usuários na pasta Relatórios Compartilhados. Por exemplo, você pode ter acesso somente à Pasta A da pasta Relatórios Compartilhados, outro usuário pode ter acesso somente à Pasta B, enquanto um grupo de outros usuários tem acesso a ambas as pastas.

 Meus Relatórios: Para restringir o acesso a relatórios, documentos e outros a você mesmo, salve-os na pasta Meus Relatórios. Você também pode criar subpastas dentro da pasta Meus Relatórios para organizar seus relatórios e documentos.

*Os relatórios presentes na pasta Relatórios Compartilhados podem ser editados de acordo com a necessidade do usuário. Entretanto, após modificado, o relatório somente poderá ser salvo na pasta Meus Relatórios.

**Lista de Histórico: A pasta Lista de Histórico contém links para relatórios e documentos nos quais você se subscreveu; ela também exibe mensagens sobre relatórios e documentos executados.

EXECUTANDO UM RELATÓRIO

Você pode clicar no nome de um relatório para executar qualquer relatório para o qual tenha permissões de acesso. Os relatórios são organizados em pastas no BI. Quando você executa um relatório, ele é executado e exibido como uma planilha (semelhante a uma planilha eletrônica), um gráfico ou uma planilha e um gráfico na mesma tela, dependendo da forma como foi salvo.

Para executar um relatório:

1.

1. Navegue até a pasta que contém o relatório que você deseja executar;

(9)

9 3. Se a Página de Espera for exibida enquanto o relatório é executado (Figura 9), você poderá clicar em Adicionar à minha Lista de Histórico para salvar automaticamente uma cópia do relatório na Lista de Histórico quando o relatório terminar de ser executado. Isso não afeta a execução atual do relatório. Você poderá então exibir o relatório na Lista de Histórico a qualquer momento, depois de salvá-lo nela. Você pode salvar um relatório na Lista de Histórico a qualquer momento;

Figura 9 – Tela de execução de um relatório.

4. Se for apresentada uma pergunta de prompt#, você deverá responder aos prompts para que os resultados do relatório sejam exibidos.

# Um prompt é uma pergunta apresentada ao usuário que executa o relatório. Qualquer

relatório pode conter prompts, mas nem todos possuem essa característica. Dependendo das respostas que o usuário fornecer, o relatório exibirá dados diferentes da fonte de dados. Relatórios que não possuem prompt são executados automaticamente.

A maneira como você responde a um prompt é diferente para cada tipo de prompt apresentado. Os prompts podem ser divididos nos seguintes grupos, com base no que é necessário para respondê-los:

a. Prompts que solicitam que você selecione itens de uma lista (Figura 10), para definir os dados que você deseja ver no relatório. Para definir os dados a serem visualizados, transfira as opções da lista à esquerda para a lista à direita. Para isso, clique duas vezes na opção desejada (lista à esquerda) ou clique uma vez na opção e clique na seta virada para a direita entre as duas listas. Para desfazer uma seleção, clique duas vezes na opção desejada (lista à direita) ou clique uma vez na opção e clique na seta virada para a esquerda entre as duas listas. Após selecionar as opções desejadas,

(10)

10 clique no botão “Executar Relatório/Executar Documento” (canto inferior esquerdo da tela) para executar o relatório/documento com as opções selecionadas.

Figura 10 – Exemplo de prompt de seleção de itens de uma lista. Repare que alguns prompts possuem um

número limitado de seleções (indicado acima).

b. Prompts que solicitam que você digite valores ou texto específicos para

pesquisar (Figura 11), como uma data, um número ou uma palavra

específica.

(11)

11

EXPLORANDO UM RELATÓRIO

Todos os relatórios do BI possuem opções de menu que possibilitam o salvamento, alteração do conteúdo ou layout,

1. Menu Home:

Figura 12: Menu Home. Este menu possui as seguintes funcionalidades:

1. Salvar – salva modificações feitas no relatório na pasta Meus Relatórios; 2. Desfazer e Refazer – desfazer e refazer ações na operação do relatório;

3. Modo Design – permite a alterações dos atributos/métricas apresentados no relatório; 4. Visualização no modo tabela – visualização dos dados no formato de tabela;

5. Visualização no modo gráfico - visualização dos dados no formato de gráfico;

6. Visualização no modo tabela e gráfico - visualização dos dados no formato de tabela e gráfico; 7. Adicionar à Lista de Histórico – adiciona o relatório executado à Lista de Histórico do usuário; 8. Imprimir – imprimir a visualização do relatório;

9. Exportar Relatório – exporta o relatório em diversos formatos; 10. Exportar Relatório (PDF) – exporta o relatório em formato PDF; 11. Modo de Tela Inteira – visualiza o relatório no modo Tela Inteira.

(12)

12 Figura 13 – Menu Home com detalhamento para as opções disponíveis para exportação do relatório.

2. Menu Ferramentas:

Figura 14 - Menu Ferramentas. Este menu possui as seguintes funcionalidades:

1. Novo – criação de novo relatório;

2. Criar Dashboard – criar dashboard a partir dos dados do relatório em execução;

3. Objetos do Relatório – visualização dos objetos (atributos e métricas) do relatório em execução (visualização em painel à esquerda do relatório – a mesma opção pode ser acessada a partir do botão “Objetos do Relatório” no canto inferior esquerdo dessa página);

(13)

13

4. Todos os Objetos – visualização de todos os objetos do BI (visualização em painel à esquerda do relatório) – a mesma opção pode ser acessada a partir do botão “Todos os Objetos” no canto inferior esquerdo dessa página);

5. Observações - visualização de observações referentes ao relatório em execução (visualização em painel à esquerda do relatório);

6. Relatórios Relacionados - visualização dos relatórios relacionados ao relatório em execução (visualização em painel à esquerda do relatório);

*As funções 3, 4 ,5 e 6 também podem ser acessadas a partir dos botões no canto inferior esquerdo da

página de visualização do relatório)

7. Paginar por Linha Central – adiciona/retira o campo Paginar por Linha Central da página de visualização do relatório;

8. Filtro de Exibição – adiciona/retira o campo Filtro de Exibição da página de visualização do relatório;

9. Detalhes do Relatório – adiciona/retira o campo Detalhes do Relatório da página de visualização do relatório;

10. Exibir Botões de Pivotagem – adiciona retira os botões de pivotagem para cada atributo/métrica presente na planilha do relatório ou no campo Paginar Por;

11. Mostrar Botões Classificar – adiciona retira o botão Classificar para cada atributo/métrica presente na planilha do relatório;

12. Opções do Relatório – abre a janela Opções do Relatório (permite a alteração de configurações da visualização do relatório).

As mesmas funcionalidades podem ser acessadas também pelo título Ferramentas (Figura 15).

(14)

14 Figura 15 – Menu Ferramentas com detalhamento para a opção Visualizações Personalizadas.

3. Menu Dados:

Figura 16 - Menu Dados. Este menu possui as seguintes funcionalidades:

1. Adicionar Condição do filtro de exibição – adição de filtro a um atributo ou métrica utilizada no relatório executado;

2. Classificar – permite a classificação de atributos por ordem alfabética (crescente) ou dos valores da métricas em ordem crescente ou decrescente;

3. Drill – permite a adição de atributos-filho ao relatório, mantendo ou não seu atributo-pai; 4. Filtro em seleções – ???

(15)

15

5. Ocultar nulos/zeros – oculta linhas do relatório que possuem métricas com valor igual a zero; 6. Atualizar – atualizar a visualização do relatório;

7. Trocar Linhas e Colunas – troca a posição das linhas com as colunas do relatório em execução; 8. Inserir Nova Métrica – insere nova métrica a partir de função entre as métricas usadas no

relatório em execução;

9. Renomear/Editar Objetos – adiciona/retira o campo Detalhes do Relatório da página de

visualização do relatório;

10. Editar Formulários de Atributo – adiciona retira os botões de pivotagem para cada atributo/métrica presente na planilha do relatório ou no campo Paginar Por;

11. Alternar nomes do Formulário de Atributo – adiciona retira o botão Classificar para cada atributo/métrica presente na planilha do relatório;

12. Mostrar Totais – mostra/retira os totais da planilha do relatório em execução;

13. Editar Totais – permite a definição dos totais que serão mostrados na planilha do relatório;

14. Limites Rápidos – permite a seleção do tipo de limite visual adicionado a uma métrica do relatório; 15. Alternar Limites – adiciona/retira o indicador de limite visual a uma métrica do relatório;

16. Editor de Limite Visual – permite a edição dos intervalos do limite visual aplicado;

As mesmas funcionalidades podem ser acessadas também pelo título Ferramentas.

4. Menu Planilha:

Figura 17 - Menu Planilha. Este menu possui as seguintes funcionalidades:

1. Personalizar layout da planilha do relatório – apresenta opções pré-definidas de layout para a planilha do relatório em execução;

2. Bandas – adiciona diferentes bandas de cor à planilha do relatório; 3. Estrutura –

4. Mesclar Colunas de Cabeçalho – oculta linhas do relatório que possuem métricas com valor igual a zero;

5. Mesclar Cabeçalhos de Linha – atualizar a visualização do relatório;

6. Travar Cabeçalhos de Linhas – troca a posição das linhas com as colunas do relatório em execução;

7. Travar Cabeçalho de Coluna – insere nova métrica a partir de função entre as métricas usadas no relatório em execução;

8. Ajustar Automaticamente ao Conteúdo – 9. Ajustar Automaticamente à Janela -

(16)

16 Renomear/Editar Objetos – adiciona/retira o campo Detalhes do Relatório da página de visualização do

relatório;

5. Menu Formato:

Figura 18 - Menu Formato. Este menu possui as seguintes funcionalidades:

1. Adicionar Condição do filtro de exibição – adição de filtro a um atributo ou métrica utilizada no relatório executado;

2. Classificar – permite a classificação de atributos por ordem alfabética (crescente) ou dos valores da métricas em ordem crescente ou decrescente;

3. Drill – permite a adição de atributos-filho ao relatório, mantendo ou não seu atributo-pai; 4. Filtro em seleções – ???

5. Ocultar nulos/zeros – oculta linhas do relatório que possuem métricas com valor igual a zero; 6. Atualizar – atualizar a visualização do relatório;

7. Trocar Linhas e Colunas – troca a posição das linhas com as colunas do relatório em execução; 8. Inserir Nova Métrica – insere nova métrica a partir de função entre as métricas usadas no

relatório em execução;

Renomear/Editar Objetos – adiciona/retira o campo Detalhes do Relatório da página de visualização do

relatório;

Todos os relatórios do BI podem ser visualizados em três formatos: planilha, gráfico e planilha e gráfico (Figura 12).

(17)

17

6. Adição de filtros

Formas de adição de filtros:

Paginar por:

É possível arrastar atributos para a paginação, dentro da área correspondente à paginação, afim de fazer um filtro flexível.

Adicionar condição:

Primeiro clique em “Adicionar condição”. Depois selecione o tipo de informação a ser filtrado. Qualquer métrica ou atributo presente no relatório pode ser filtrado.

(18)

18 Filtro de exibição:

Ao clicar com o botão direito do mouse, na informação a ser filtrada, aparecerá a tela abaixo.

Após arrastar um Atributo específico, utilize as colunas “Disponível” e “Selecionado” para escolher o filtro que mais se adequa ao relatório. Após a seleção do filtro, ao clicar em “Aplicar”, o relatório apresentará o filtro desejado.

(19)

19 Após selecionar uma métrica, selecione a característica numérica do filtro e clique no botão “Aplicar” para que o filtro seja adicionado ao relatório:

Todos os filtros adicionados ao relatório estarão indicados no campo Filtro de Exibição e podem ser excluídos clicando no botão “X”

7. Editando o relatório.

Após a geração do relatório é possível fazer algumas modificações nos dados e na visualização dos relatórios.

Classificar: permite organizar a tabela do relatório, classificando os atributos por ordem

(20)

20

Drill: esse menu permite a adição de atributos-filho ao relatório, mantendo ou não seu

atributo-pai;

*Um atributo-pai, ou atributo composto, é um atributo que possui subdivisões (atributos-filhos) Ex: UF (Unidade da Federação) pode ser dividido em Região de Saúde ou Municípios.

Para somar os dados do relatório apresentado, basta clicar no botão somatório “∑”, localizado na aba “Dados”.

Caso a visualização do relatório não esteja de acordo com a necessidade, é possível trocar os valores exibidos em colunas para exibi-los em linha e vice-versa, para isso, arraste o Atributo ou Métrica para uma linha/coluna desejada. O sistema exibe uma linha amarela que facilita e direciona esse processo

Para inserir novos dados é necessário arrastar os Atributos e Métricas para o relatório ou para a paginação, ou arrastando um dado da paginação para uma coluna ou linha do relatório. Nesse momento não é mais possível inserir filtros.

8. Salvando na pasta Meus Relatórios.

1. Botão Salvar – salva modificações no relatório aberto ou relatórios criados na pasta Meus

Referências

Documentos relacionados

Todavia, no presente estágio evolutivo do Direito Internacional, é sensato concluir, reforçando, em parte, a tese da imposição da ideologia dominante, muitos

Quais são os principais indicadores empregados na área de saúde, como calculá-los, interpretá-los e onde podemos obter esses dados para planejar a gestão da assistência

Tendo em vista que este Curso tem por finalidade qualificar a gestão da assistência farmacêutica, o conteúdo de dispensação de medicamentos, tema do Módulo, será discutido com duas

Esta lição tem como objetivo analisar as controvérsias conceituais sobre liderança, refletindo, criticamente, sobre seus diferentes estilos, o contínuo de influência, as

Legislação - assistência farmacêutica no SUS: Política Nacional de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica; Assistência farmacêutica na atenção primária à

O SUS disponibiliza através do componente básico de assistência farmacêutica, a losartana, da mesma classe farmacológica que a valsartana (bloqueadores do

Celebrada pelos círculos literários como a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, Paulina Chiziane vem ganhando amplitude, ao lado de nomes como o de Lília Momplé, como

Portanto, o Plantão Psicológico constitui-se numa das formas de atuação que o psicólogo escolar/ educacional pode desenvolver dentro da escola, diante da diversidade de