• Nenhum resultado encontrado

TST Certificado Digital. Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários. Como obter certificado digital no TST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TST Certificado Digital. Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários. Como obter certificado digital no TST"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Secretaria de Tecnologia da Informação

Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários

Como obter certificado digital no TST

(2)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Sumário

1. Apresentação ... 3

2. Passo a Passo ... 3

2.1. Primeira Fase – Solicitação Junto a CIF ... 3

2.2. Segunda Fase – Geração do Certificado junto a CEF ... 3

2.3. Terceira Fase – Documentação necessária ... 10

2.4. Quarta Fase – Solicitação do cartão ... 10

2.5. Quinta Fase – Cadastramento de senhas do cartão ... 10

2.6. Sexta Fase – Registro junto a CEF ... 14

(3)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP

1. APRESENTAÇÃO

Com este manual, disponibilizamos todos os passos que devem ser seguidos para a obtenção e utilização da certificação digital para o uso nos sistemas do Tribunal Superior do Trabalho.

2. PASSO A PASSO

2.1. PRIMEIRA FASE – SOLICITAÇÃO JUNTO A CIF

Solicitar emissão de Certificado Digital Institucional para a Coordenadoria de Informações Funcionais - CIF. A solicitação pode ser efetuada por meio de mensagem eletrônica endereçada a CIF (cif@tst.jus.br). É obrigatório o fornecimento dos seguintes dados: nome completo, código e endereço eletrônico do servidor. A solicitação deve ser feita pela chefia do servidor.

Após analisar a solicitação, a CIF irá encaminhar a solicitação ao gabinete da Diretoria-Geral da Secretaria que emitirá documentação que deverá ser entregue a Caixa Econômica Federal.

2.2. SEGUNDA FASE – GERAÇÃO DO CERTIFICADO JUNTO A CEF

O servidor, em posse da documentação realizará os procedimentos abaixo:

Acesse o endereço eletrônico http://www.certificado.caixa.gov.br/ e clique em “solicitação” conforme imagem abaixo.

(4)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Na tela que é disponibilizada, clique no botão “Para Judiciário”. Veja figura abaixo.

(5)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Na nova tela exibida, escolha a opção “Institucional” e em seguida clique no botão “Enviar Formulário”. Veja a figura abaixo.

(6)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Na janela exibida, preencha o formulário. Os campos que possuem asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Preencha todas as informações obrigatórias e clique no botão enviar formulário.

(7)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP

Importante! Anote esta senha,

pois ela será utilizada em uma etapa mais adiante. (6ª Fase)

(8)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP

Importante! Esta informação não é

obrigatória. Caso preencha, será

obrigatório apresentar o documento para a CEF.

(9)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Após preencher todas as informações, clique no botão enviar formulário. A janela abaixo será exibida.

Importante! Ao terminar esta tarefa, entre em contato com o PAB da CEF no TST para agendar entrega da documentação.

A CEF fornece como prazo máximo para conclusão da certificação 4 dias úteis, mas que pode ser reduzido para apenas 1 dia, caso não exista nenhum problema nos

Insira a sua matrícula de usuário do Tribunal. Ex: c099999

(10)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP procedimentos adotados (preenchimento do formulário, entrega correta da documentação, etc).

2.3. TERCEIRA FASE – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Dirija-se a CEF com a cópia dos documentos recebidos da CIF juntamente com os documentos abaixo:

2.4. QUARTA FASE – SOLICITAÇÃO DO CARTÃO

Os cartões antigos (com certificados vencidos) não poderão ser reaproveitados, portanto, enquanto a CEF providencia a certificação, o servidor deverá solicitar à SETIN o novo cartão do certificado digital. O servidor também deverá solicitar a leitora, caso ainda não possua. A solicitação poderá ser feita através da Central de Atendimento ao Servidor - CAS (RAMAL 4040) ou no sistema de “Solicitação de Serviço”.

2.5. QUINTA FASE – CADASTRAMENTO DE SENHAS DO CARTÃO

Com o equipamento em mãos, o usuário da certificação deverá cadastrar duas senhas no cartão: o PIN e o PUK. O PIN é a senha de uso normal da certificação. Os sistemas que possibilitam o uso do cartão irão pedir esta senha. O PUK é uma senha utilizada para o cadastramento de uma nova senha do PIN (no caso, por exemplo, do esquecimento da senha principal). O PUK só é utilizado para alterar ou desbloquear a senha principal – PIN.

(11)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Acesso ao software de gerenciamento da leitora do cartão.

(12)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Neste momento, o cartão deve ser introduzido na leitora e o mesmo deve ser reiniciado.

Nesta tela, em rótulo do token, o usuário deverá registrar o seu nome completo. Após, as senhas PUK e PIN originais devem ser preenchidas. Senha: 1234.

(13)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Siga as instruções da tela: a senha deve ser alfanumérica, com mínimo de 4 e máximo de 8 caracteres. PIN antigo: 1234.

Altere o PUK com a senha de sua preferência.

Siga as instruções da tela: a senha deve ser alfanumérica, com mínimo de 4 e máximo de 8 caracteres. PUK antigo: 1234.

(14)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP

2.6. SEXTA FASE – REGISTRO JUNTO A CEF

De posse do número de protocolo fornecido pela CEF, acesse o endereço eletrônico http://www.certificado.caixa.gov.br/ novamente e clique em um dos botões conforme imagem abaixo. Conforme as imagens abaixo, realize os passos a seguir.

(15)

TST

Certificado Digital

(16)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Preencha as informações do formulário, insira o cartão na leitora e clique no botão “Continuar” conforme figura abaixo:

Observe a situação da sua solicitação. Podem ser:

Não entregue documentos: Necessário o encaminhamento de

sua documentação para a CEF.

Aguardando Aprovação: Documentos entregues. Aguarde até

que a situação seja “Pronto para Emissão”.

Pronto para Emissão: Pronto para você emitir o certificado.

(17)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP

Importante! Preencha aqui aquela senha

(18)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP PRONTO!

Esta caixa de seleção deve ser marcada para que não seja necessário repetir a operação.

(19)

TST

Certificado Digital

Dúvidas? Ligue 4040 Seção de Aprimoramento em TI – SATI / CSUP Alguns sistemas do TST que utilizam a certificação digital: e-Recurso, Despacho Assistido, Malote Digital, Processos Administrativos (via Adobe PRO), e-Assinador, etc.

3. RESPONSÁVEIS PELA INFORMAÇÃO/CONFECÇÃO

CSUP – Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários SATI - Setor de Aprimoramento em TI - SATI

Referências

Documentos relacionados

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

O ano 1972 representa o momento em que ocorreu a primeira participação oficial da modalidade nos Jogos, e 1988 é quando o esporte alcança certa excelência

  O Parque Estadual Intervales foi escolhido por estar numa região próxima a cidade de São Paulo, a qual poderíamos ir em um final de semana para o levantamento de

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Os contraceptivos orais combinados não devem ser utilizados por mulheres que apresentem qualquer uma das seguintes condições: trombose venosa profunda (história anterior ou atual),

Para chegar ao resultado do movimento precisamos medir as distâncias entre duas bobinas consecutivas (distância que pode ser escolhida antes do experimento, durante a montagem das

5.1. O resultado do Processo Seletivo Simplificado – SAD/SED/TST/ASSISTENTE DE ATI- VIDADES EDUCACIONAIS para a função de Técnico de Suporte em Tecnologia, conforme Decreto n.15.147

Foram prestados esclarecimentos pela Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários - CSUP respondendo os itens solicitados e a Coordenadoria de Licitações e Contratos juntou