• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Núcleo de Educação a Distância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Núcleo de Educação a Distância"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Núcleo de Educação a Distância

EDITAL Nº 245, DE 03 DE SETEMBRO DE 2014

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições, no período de 03 a 12 de setembro de 2014, do Processo Seletivo para Ingresso de Estudantes no segundo semestre de 2014, nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante/Subsequente, na modalidade a distância, para os cursos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar para os polos conforme o Anexo I deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A responsabilidade da elaboração, acompanhamento, execução e avaliação do Processo Seletivo/2014 para Ingresso de Estudantes na modalidade a distância é da Comissão do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequente na modalidade a distância.

1.2 O IFNMG tem como objetivo, através deste Edital, ofertar Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes/Subsequentes na modalidade a distância, destinados a candidatos que atuam no serviço público como servidores das áreas de saúde e educação e que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou concluirão até a data da matrícula, previstos no Decreto nº. 5.154/2004.

1.3 As informações sobre os cursos, locais de oferta, quantitativos e reservas de vagas estão descritas no Anexo I deste Edital.

1.4 Os estudantes regularmente matriculados em cursos Técnicos de Nível Médio Subsequente presencial ou a distância do IFNMG, caso aprovados no Processo Seletivo regido por este Edital, deverão optar, no ato da matricula por uma das vagas.

(2)

1.5. É proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, 2 (duas) vagas, em cursos diferentes ou do mesmo nível, no âmbito do IFNMG.

2. DAS VAGAS

2.1 As vagas deste processo seletivo destinam-se à capacitação de servidores públicos das áreas de saúde e de educação, conforme termos de cooperação firmados entre o IFNMG e os municípios que sediam os polos.

2.2 As vagas para os cursos de que trata este Edital estão dispostas no Anexo I.

2.3 O número mínimo de matrículas para início de uma turma não poderá ser inferior a 25 (vinte e cinco) alunos por turma.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 A inscrição neste Processo Seletivo dar-se-á, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico http://ead.ifnmg.edu.br, no período de 03 a 12 de setembro de 2014.

3.2 A inscrição será gratuita.

3.3 É requisito para se inscrever, o candidato atuar no serviço público na área de saúde, para o curso de Agente Comunitário de Saúde, e na área de educação, para os cursos de Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

3.3 Os candidatos deverão ter concluído, no mínimo, o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

3.4 Para se inscrever neste Processo Seletivo, o candidato deverá: a) acessar o endereço eletrônico http://ead.ifnmg.edu.br;

b) preencher e enviar eletronicamente o requerimento de inscrição até as 18 horas do dia 12 de setembro de 2014;

c) imprimir o requerimento de inscrição que consta no Anexo II, pois o mesmo será exigido no ato da matrícula.

3.5 Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por um dos cursos relacionados no Anexo I.

3.6 Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

(3)

4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1 O processo seletivo não terá fase eliminatória. Todos os candidatos que tiverem inscrição homologada, conforme itens 2 e 3 deste edital, serão classificados em lista única obedecendo aos seguintes critérios:

4.1.1 maior tempo de serviço na área de saúde pública, para o curso de Agente Comunitário de Saúde;

4.1.2 maior tempo de serviço na área de educação pública, para os cursos de Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

4.2 Na ocorrência de candidatos com igual tempo de serviço, o desempate, para fins de classificação nas vagas, será feito considerando-se:

a) maior idade;

b) ordem de inscrição;

4.3 Os candidatos classificados além do número de vagas comporão lista de espera e, em caso de surgimento de vagas, serão convocados até, no máximo, um mês após a primeira chamada.

4.4 Após a primeira chamada, havendo vagas remanescentes, serão convocados candidatos da lista de espera de acordo com a ordem de classificação.

4.4 É de inteira responsabilidade do candidato verificar, a cada chamada complementar, se foi convocado para uma vaga no curso.

5. DO RESULTADO

5.1 O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no dia 15 de setembro de 2014 no endereço eletrônico http://ead.ifnmg.edu.br.

5.2 O resultado final homologado, após recursos, será divulgado no dia 18 de setembro de 2014 no endereço eletrônico http://ead.ifnmg.edu.br.

6. DOS RECURSOS

6.1. O candidato poderá apresentar recurso ao resultado preliminar no dia 16 de setembro de 2014.

6.2. Os recursos deverão ser encaminhados unicamente através de formulário eletrônico que será disponibilizado no endereço eletrônico http://ead.ifnmg.edu.br.

(4)

6.3. Os recursos serão apreciados e julgados no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas;

6.4. Não serão aceitos recursos, via postal, via fax e/ou via correio eletrônico e tampouco será aceito recurso extemporâneo, inconsistente, que não atenda às exigências e/ou fora de qualquer uma das especificações estabelecidas no presente Edital. Os recursos assim recebidos serão preliminarmente indeferidos;

6.5. Em hipótese alguma será aceito revisão de recurso ou recurso de recurso. 7. DA MATRÍCULA

7.1 O candidato selecionado só poderá fazer a matrícula no curso, turno e período para o qual foi classificado, no período de 22 a 26 de setembro de 2014, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

7.2. A matrícula só será considerada válida se as informações lançadas no sistema de inscrição forem verídicas, confirmadas pelos documentos entregues no ato da matrícula.

7.3 O processo de matrícula será efetivado mediante a recepção, análise e aprovação dos documentos dos candidatos e da verificação de que os mesmos atendem às exigências previstas neste edital.

7.4 O candidato selecionado deverá comparecer ao Polo Avançado de Apoio Presencial para o qual se inscreveu e apresentar os seguintes documentos:

I) requerimento de inscrição impresso(Anexo II); II) original e fotocópia da cédula de identidade; III) original e fotocópia do CPF;

IV) original e fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio – antigo 2º grau ou Boletim Individual do ENEM.

V) original e fotocópia do Título de Eleitor acompanhado do comprovante da última votação ou quitação eleitoral;

VI) original e fotocópia de contracheque, carteira de trabalho ou contrato de trabalho;

(5)

VI) 3 fotos 3X4;

VII) original e fotocópia de comprovante de residência;

VIII) certificado de quitação com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino;

IX) caso o candidato esteja impossibilitado de comparecer para efetuar procedimentos de matrícula, seu representante deverá estar munido de Procuração Pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em cartório;

7.5 Os documentos terão sua autenticidade atestada pelo servidor responsável pela matrícula no ato da entrega. Após a comprovação da veracidade das informações lançadas no sistema, será emitida lista de homologação dos candidatos matriculados; 7.6 Caso não apresente os documentos requeridos na forma solicitada, o candidato será eliminado do Processo Seletivo.

7.7 Perderá o direito à vaga o candidato que, por ocasião da matrícula, não apresentar ao IFNMG os documentos exigidos no item 7.4.

7.8 Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar a matrícula nos dias e horários estipulados no item 7.1 deste Edital.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A inscrição do candidato implica na aceitação total das normas constantes neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

8.2 Os documentos relativos ao Processo Seletivo serão guardados por seis meses após a divulgação do resultado.

8.3 Terá seu registro acadêmico cancelado, em qualquer época, mesmo após a matrícula, o candidato classificado que tenha realizado o Processo Seletivo ou o registro acadêmico usando informações ou documentos falsos ou outros meios ilícitos. 8.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes na Modalidade a Distância.

(6)

fornecer informações falsas, podendo ser responsabilizado cível e criminalmente, se for o caso.

Montes Claros (MG), 03 de setembro de 2014.

Prof. José Ricardo Martins da Silva Reitor do IFNMG

(7)

ANEXO I

Distribuição de vagas por polo

Polo Sede Polo Avançado

Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde Multimeios Didáticos Secretaria Escolar

Araçuaí Araçuaí - 40 vagas 40 vagas

Januária

Cônego Marinho 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Itacarambi 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Matias Cardoso 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Montalvânia 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Pedras de Maria da Cruz 40 vagas 40 vagas 40 vagas São João das Missões 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Montes Claros Lontra 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Pirapora

Buritizeiro I 40 vagas -

-Buritizeiro II(Cachoeira

do Manteiga) - 40 vagas 40 vagas

Ibiaí 40 vagas 40 vagas 40 vagas

Pirapora 40 vagas -

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FORMULÁRIO DE MATRÍCULA

CURSOS TÉCNICOS

Nome:

Data de Nascimento: ____/____/______ Sexo: ( )Masc. ( )Fem. Natural de:

Pai: Mãe:

RG: Órgão Expedidor: Expedição: ____/____/____ UF:

Certidão de Nascimento/Casamento nº:

Folha: Livro:

CPF: E-mail:

Endereço: Nº:

Bairro: Cidade: Complemento:

UF: CEP: Telefone: Celular:

Trabalha: ( ) sim ( ) não Profissão: Estado civil: Etnia/Raça: ( ) Amarela ( ) Branca ( ) Indígena ( ) Parda ( ) Preta ( ) Não declarada Possui alguma necessidade especial? ( )Sim ( )Não Qual:

Título Eleitoral nº: Zona: Seção: UF:

Documento Militar nº: Data de Emissão: ____/____/____

Grau de Formação: ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Médio Incompleto ( ) Ensino Superior. Qual ____________________________________________ Nome da Instituição:

Ano de conclusão: Cidade: UF:

*Obs.: não pode haver rasura neste requerimento

Venho requerer da Secretaria de Registros Acadêmicos a matrícula na Especialização em Educação a Distância do IFNMG – Câmpus ___________________________________.

Declaro que as informações prestadas são verdadeiras e de minha total responsabilidade. Nestes termos, pede deferimento,

________________________/MG, _______ de ___________________ de _______________. _______________________________________________________________

Assinatura do(a) Aluno(a)

Recebido em: _____/_____/_________ _____________________________________________________________

Assinatura do Servidor da SRA ou responsável pela matrícula

Referências

Documentos relacionados

Faz-se imperativo, portanto, investirmos em nossos fazeres pedagógicos e investigativos; garantir a palavra do outro (no caso, professores da escola básica e as crianças);

blicas e parcerias público-privadas em áreas como as de saneamento, a partir do novo Marco Nacional, Infraestrutura, Inserção Econômica de Jovens, além de um programa estrutural

FGTS mês Base FGTS Faixa IRRF Base IRRF Faixa Patr..

14.1 - Avaliação Curricular, Entrevista de Avaliação de Competências: candidatos/as com vínculo de emprego publico por tempo indeterminado que cumulativamente, sejam titulares

Nosso pressuposto, portanto, considera a associação entre de- sigualdade e pobreza, pois na bipolaridade social, ricos e pobres, é que se funda a segregação espacial ou

a) Algumas organizações que surgiram na América Latina foram: a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) em 1960, que devido às deficiências econômicas e

A utilização adequada do produto não implica na necessidade da utilização de equipamentos de proteção individual, no entanto em caso de exposição excessiva

Os componentes do sistema hemostático inclu- em as plaquetas, os vasos, as proteínas da coagulação do sangue, os anticoagulantes naturais e o sistema de fibrinólise. O