• Nenhum resultado encontrado

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Modellus

Atividade 3 – Queda livre.

Do alto de duas torres, uma na Terra e outra na Lua, deixaram-se cair duas pedras, sem velocidade inicial. Considerando que cada uma das pedras leva 3,0s atingir o solo desprezando-se a resistência do ar, calcule:

a) A altura de cada uma das torres.

b) A velocidade com que cada uma das pedras atinge o solo.

c) O instante em que cada uma das pedras se encontra a igual distância do alto da torre e do solo. Considerar:

gT=9,8 m/s

2

e gL=1,67 m/s

2

Resolução.

1. Criando o modelo que descreve o movimento.

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:

Y = Yo + Vo.t - ½.a.t2

sendo Yo a coordenada inicial da partícula segundo o eixo dos Y, e Vo a componente escalar da velocidade inicial e a a componente escalar da aceleração, segundo o mesmo eixo.

A equação da velocidade é dada por

V = Vo - a.t

Escreva na janela Modelo em linhas diferentes as equações do movimento.

2. Interpretando o modelo. Dê um clique no botão Interpretar.

O botão Interpretar faz com que o programa Modellus verifique se não há qualquer erro e possa efetuar os cálculos.

(Nota: é necessário re-interpretar sempre que se alterar o modelo.)

Logo após clicar no botão interpretar, caso as equações estejam corretas, a janela de Condições iniciais identifica os parâmetros do modelo.

(2)

Vamos considerar 2 casos: - o caso Terra

- o caso Lua

Considerando o caso Terra inicialmente, adotemos então g = 9.8. Basta digitar esse valor na janela de condições iniciais no campo correspondente.

3. Configurando a janela de Controle.

Dê um clique no botão Opções... da janela Controle. Estabeleça os seguintes valores para os parâmetros. Veja a figura.

(3)

4. Criando a janela de animação.

- No menu Janela escolha a opção Nova Animação - insira uma partícula na janela

- configure as propriedades conforme da partícula conforme a figura abaixo:

- insira o seguinte texto na janela de animação: "Queda da pedra na torre da Terra". 5. Execute a simulação

Após a execução da animação você poderá observar uma figura semelhante a que está ilustrada abaixo, veja:

(4)

6. Adicionando um vetor na janela de animação.

- Vamos adicionar um vetor a pedra. O vetor estará representando a velocidade resultante da pedra. Coloque o vetor sobre a partícula que está representando a pedra e responda afirmativamente a pergunta de ligar o vetor a partícula.

- Observe que a grandeza associada ao vetor é V. (velocidade). Ele nos ajudará a responder a questão sobre a velocidade com a pedra atinge o solo.

(5)

7. Adicionando um medidor digital na janela de animação.

- Vamos adicionar um medidor digital a pedra. Ele nos fornecerá a medida do "espaço percorrido" pela pedra durante a queda. Em outras palavras, não considerando o sinal do valor, ele será uma medida da altura da torre.

- Coloque o medidor digital sobre a partícula que está representando a pedra e responda afirmativamente a pergunta de ligar o medidor a partícula. Observe que a grandeza associada ao medidor é Y. (distância percorrida)

Veja a figura abaixo:

8. Execute a animação novamente.

(6)

Assim, a partir dos valores gerados acima podemos concluir que, em valores absolutos (módulo): - a altura da torre da Terra é de 44.10m e

- a velocidade com que a pedra atinge o solo é de 29.40 m/s. confira com os seus cálculos !

Agora, e quanto a questão da letra c, a saber, o instante em que a pedra se encontra a igual distância do alto da torre e do solo ??

9. Adicionando mais um caso. (a queda na Lua)

No menu principal na opção Caso selecione Adicionar. A janela Condições iniciais será apresentada e uma grade denominada caso 2 será apresentada com os parâmetros da simulação. Altere o valor do parâmetro g (aceleração da gravidade) para o valor da mesma na Lua, segundo apresentado pelo exercício, g = 1.67(m/s2).

(7)

10. Execute a simulação novamente

Observe que agora há dois casos na janela de animação. Veja a figura abaixo, no qual apresentamos os valores para a simulação de queda livre na lua.

Assim, a partir dos valores gerados acima podemos concluir que, em valores absolutos (módulo): - a altura da torre da Lua é de 7.51 m e

- a velocidade com que a pedra atinge o solo é de 5.01 m/s. confira com os seus cálculos !

(8)

Agora, e quanto a questão da letra c, a saber, o instante em que a pedra se encontra a igual distância do alto da torre e do solo ??

11. Adequando o texto.

Observe que, embora a figura acima esteja tratando da queda da pedra que ocorreu na Lua, o texto originalmente digitado apresenta como se a queda estivesse na torre da Terra. Com o segundo botão do mouse dê um clique sobre o texto. A caixa de diálogo será apresentada. Altere os dados conforme a figura abaixo: Quando concluir dê um clique no botão OK.

12. Sugestão para o cálculo da letra c.

Observemos que, a posição da pedra em queda livre em qualquer instante t é dada pela seguinte expressão:

Y = Yo + Vo.t - ½.a.t2

quando o tempo transcorrido for de 3s então a pedra terá atingido o solo. Assim, a distância total percorrida pela pedra e que coincide com a altura da torre pode ser calculada substituindo-se o tempo t na expressão acima pelo valor 3. Desse modo, a distância que ainda falta para a pedra percorrer para atingir o solo (distância do solo à pedra) pode ser dada pela seguinte expressão:

a percorrer = total - percorrido

utilizando as nossas variáveis e substituindo t por 3 (tempo total de queda), temos:

a percorrer = [Yo + Vo.3 - ½.a.3

2

] - [Yo + Vo.t - ½.a.t

2

]

Yo=0,

origem dos eixos.

Vo=0,

pois a pedra parte do repouso.

assim,

(9)

como estamos nos referindo a distâncias, os valores devem ser tomados em módulo, isto é, o importante é a diferença entre eles e não o seu sinal, desse modo:

a percorrer = [½.a.3

2

] - [½.a.t

2

]

A expressão acima nos dá a distância da pedra ao solo em função do tempo t de queda. A sugestão então é, incluir esse novo parâmetro no modelo e reinterpretar a simulação. No momento em que a distância a percorrer for igual a distância percorrida teremos o tempo procurado.

A distância percorrida é o próprio parâmetro Y já definido no modelo (considerado em valor absoluto), desse modo, precisamos incluir esses dois novos parâmetros. Adicionando então essas novas variáveis ao modelo ficamos com:

13. Reinterpretando o modelo. - Dê um clique no botão interpretar. 14. Adicionando um novo gráfico.

- No menu principal escolha a opção Janela / Novo Gráfico. Após o novo gráfico a janela do novo gráfico se abrir, selecione os parâmetros a_percorrer e percorrido, ambos em função do tempo t. Dê um clique no botão ajustar e confira abaixo: (execute a simulação novamente)

(10)

Referências

Documentos relacionados

A sinterização com fase líquida de aços rápidos pode vir a se constituir num processo de fabricação economicamente mais viável para a manufatura de ferramentas quando comparado com

Primeiramente, no presente auto, se fegura que, no ponto que acabamos de espirar, chegamos supitamente a um rio, o qual per força havemos de passar em um de dous batéis que naquele

43/2015, realizado para contratação de prestação de serviços de hospedagem com café, almoço e jantar na localidade Praia de Cabuçu, Município de Saubara (lote 1); serviço

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS ou o órgão gestor local da Política de Assistência

germoplasma da Embrapa Arroz e Feijão são descritos com base nos descritores mínimos do arroz, como ângulo da folha bandeira, pubescência da folha, presença de arista, cor do

Por meio da garatuja que a criança começa a sentir prazer pelo desenho que aos poucos vão sendo criado, assim constata o efeito visual de sua ação, onde as garatujas deixam de ser

Gileno Dé Carli, chefe da seção de Estudos econômicos do Instituto do Açúcar e do Álcool, relata no artigo a síntese da função civilizadora da cana-de- açúcar no Brasil. Com

Assim, em 1979 a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), através do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn), promoveu o 1° Seminário Nacional de Pesquisa em