• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - TURMA 2013 MESTRADO ACADÊMICO

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 02 de julho de 2012 a 10 de agosto de 2012, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, curso de Mestrado, para turma com início em 2013/1º semestre.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais estrutura-se em torno de 09 (nove) Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Cultura e Política;

b) Desigualdades e Diferenças Sociais;

c) Estudos Urbanos e Percepções do Ambiente; d) Imagens e Perspectivas da Subjetividade; e) Pensamento Social Brasileiro;

f) Relações Étnicas, Raciais e Relações de Gênero; g) Religião e Movimentos Sociais;

h) Teoria e Práticas Sócio-Políticas; i) Violência e Políticas Públicas.

I - VAGAS E CLIENTELA:

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para o curso de mestrado, destinadas a portadores de diploma de cursos superiores de duração plena, outorgados por Instituição de Ensino Superior (IES) e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

- A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

II - INSCRIÇÕES:

1. Período e local das inscrições:

1.1. As inscrições serão realizadas no período de 02 de julho a 10 de agosto de 2012, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

1.2. O local para as inscrições será a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), situada à Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º andar, Bloco F, sala 9.037, bairro Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ. Telefone: 2334-0678, ramal 27. 1.3. O candidato, antes de proceder à inscrição, deverá acessar o site www.cepuerj.uerj.br,

preencher a ficha de inscrição e gerar o boleto bancário (até 15 horas do dia 10/08/12) . O valor da inscrição é de R$100 (cem reais), em favor do CEPUERJ.

1.4. Após o pagamento, o candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição munido da cópia da ficha de inscrição, do comprovante de pagamento e da documentação listada no item 2 deste Edital, para a efetivação da sua inscrição no processo seletivo.

1.5. Os candidatos também poderão fazer a inscrição pelo correio ou mediante apresentação de procuração. A documentação deverá ser enviada para a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS), situada à Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º

(2)

andar, Bloco F, sala 9.037, bairro Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro/RJ. A data de postagem deverá ser até o último dia do prazo de inscrição.

2. Documentos Exigidos:

a) 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente; b) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF; c) Cópia frente e verso do Diploma de Graduação;

c.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena.

c.2) no caso de candidatos possíveis concluintes de curso de graduação plena, com término previsto no segundo semestre de 2011, é obrigatória a apresentação de declaração da IES de origem, indicando a data da provável conclusão do curso ou colação de grau.

d) Cópia do Histórico Escolar completo da graduação plena com a data da colação de grau;

d.1) Cópia do Histórico Escolar da Graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item c.2.

e) Curriculum Lattes (modelo LATTES CNPq - http://lattes.cnpq.br), com os artigos e/ou livros publicados (cópias).

f) Cartas de recomendação de 02 (dois) professores universitários ou pesquisadores (modelo livre), constando o tempo e a circunstância em que conheceram o candidato, bem como a avaliação de suas qualificações como aluno e/ou pesquisador (encaminhadas, sob sigilo, diretamente à secretaria do Programa, devendo chegar até a data da prova).

g) Carta de apresentação à Banca de Seleção (modelo livre), descrevendo uma proposta inicial de trabalho, expondo a sua motivação para este curso de Mestrado e relacionando seus interesses com os das linhas de pesquisas do programa e sua disponibilidade de tempo para realizar o curso.

Observações:

Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:

• Cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

• Cópia do Passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

3. Resultado da Inscrição:

- A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais só será confirmada após verificação da documentação apresentada.

- O resultado da inscrição será divulgado no sítio eletrônico do PPCIS (www.ppcis.uerj.br) no dia 24 de agosto de 2012, a partir das 14 horas, através de uma listagem constando a menção: inscrição aceita ou inscrição não aceita.

- Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida conforme item 2 do Edital terão menção de inscrição não aceita, estando, portanto, eliminados do processo seletivo.

III - DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias e eliminatórias:

a) Prova escrita dissertativa, sem consulta, sobre temas em Ciências Sociais focalizados na bibliografia em anexo. A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas.

b)

Prova de Língua Estrangeira (Inglês).

A prova terá duração máxima de 2 (duas) horas, sendo

permitida somente a utilização de dicionário trazido pelo próprio candidato.

(3)

b.2) candidato portador de certificado de proficiência emitido por instituição credenciada; b.3) candidato que tenha comprovante de aprovação em prova de língua estrangeira em concurso feito para o mestrado.

* A isenção não será automática e dependerá de parecer da banca examinadora.

- Candidatos estrangeiros prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos;

c) Análise do Curriculum Lattes.

c.1) Na análise do Curriculum lattes que inclui o histórico escolar, será especialmente levada em consideração a produção científica, técnica e cultural do candidato, bem como seu desempenho durante a graduação e as condições para realização do mestrado.

d) Entrevista com a banca examinadora.

IV - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

a) será considerado aprovado na Prova escrita , o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete); b) será considerado aprovado na entrevista, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

c) será considerado aprovado na prova de língua estrangeira, o candidato que obtiver a menção apto;

c.1) o candidato que obtiver menção não-apto na prova de língua estrangeira deverá prestar, caso selecionado, novo exame conforme data definida no presente edital (calendário de seleção).

c.2) no caso de uma segunda reprovação do candidato na prova de suficiência em língua estrangeira, este será eliminado do processo seletivo.

c.3) o candidato estrangeiro que não obtiver a nota mínima 7 (sete) no exame de proficiência em

Língua Portuguesa será eliminado do processo seletivo.

d) dos resultados das etapas a e b será extraída uma média final ponderada com peso 2 (dois) para a prova escrita e peso 1 (um) para a entrevista.

e) a média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado.

f) a classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato.

g) em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios: • maior nota na Prova Escrita;

• maior nota na Entrevista;

• persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

V - MATRÍCULA:

- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.

- No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais dos seguintes documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.

- Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação plena, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

- A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais se realizará no período de 04 a 08 de março de 2013, de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na Secretaria do Programa.

(4)

- Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a matrícula de candidatos reclassificados encontra-se estabelecida no calendário deste Edital.

VI - CALENDÁRIO: a) INSCRIÇÕES:

Data: 02/07/2012 a 10/08/2012

Horário: das 10 às12 horas e das 13 às 16 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

b) RESULTADO DA INSCRIÇÃO: Data: 24/08/2012 Horário: 14 horas Local: www.ppcis.uerj.br c) PROVA ESCRITA: Data: 27/08/2012 Horário: 14 horas

Local: A ser divulgado pela

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

d) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA: Data: 10/09/2012

Horário: 14 horas

Local:

www.ppcis.uerj.br

e) ENTREVISTAS:

Data: 17, 18 e 19/09/2012

Horário: A ser definido pela Banca Examinadora e divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

Local: A ser divulgado pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais f) DIVULGAÇÂO DO RESULTADO DAS ENTREVISTAS

Data: 24/09/2012 Horário: 14 horas

Local:

www.ppcis.uerj.br

g) PRIMEIRA PROVA DE INGLÊS: Data: 08/10/2012

Horário: 14 horas

Local: A ser divulgado pela

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

h) PROVA DE PORTUGUÊS (Para candidatos estrangeiros): Data: 09/10/2012

Horário: 14 horas

Local: A ser divulgado pela

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

i) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PRIMEIRA PROVA DE INGLÊS e DA PROVA DE PORTUGUÊS:

Data: 16/10/2012 Horário: 14 horas

Local: www.ppcis.uerj.br

j) SEGUNDA PROVA DE INGLÊS (Para candidatos não aprovados na primeira): Data: 10/12/2012

Horário: 14 horas

(5)

k) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: Data: 12/12/2012 Horário: 14 horas Local: www.ppcis.uerj.br l) MATRÍCULA: Data: 04 a 08/03/2013

Horário: das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas

Local:

Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

m)

RECLASSIFICAÇÃO

Data: 11/03/2013

Horário: 10 horas

Local: Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

n

) MATRÍCULA DOS RECLASSIFICADOS

Data: 11 e 12/03/2013

Horário: das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas

Local:

Secretaria do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

VII - DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

b) Não serão aceitos candidatos unicamente portadores de diploma obtido em Cursos Superiores de Tecnologia.

c) As importâncias pagas não serão devolvidas, quaisquer que sejam os motivos alegados. d) O exame de seleção só terá validade para Curso que será iniciado em 2013/1º semestre.

e) Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas, não haverá chamada para candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.

f) Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em

Ciências Sociais

.

g) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em

Ciências Sociais

, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos serão incinerados.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 9º andar, Bloco F, Sala 9037 Bairro Maracanã CEP: 20550-013, Rio de Janeiro, RJ.

(6)

ANEXOS:

BIBLIOGRAFIA

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. Editora 34. 2010, Capítulos 1, 2, 3, 5 e 7.

DAMATTA, Roberto. A casa e a Rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. Capítulos ESPAÇO - Casa, rua e outro mundo: o caso do Brasil (pp. 29-64) e CIDADANIA - A questão da cidadania num universo relacional (pp. 65-96).

DURKHEIM, Émile. O Suicídio: estudo de Sociologia. São Paulo : Martins Fontes, 2000. 1a. Edição. Capítulos: Introdução (pp. 9 a 26); Livro II Capítulo 5 – O suicídio anômico (pp. 303 a 334); e Livro III Capítulo 3 – Consequências Práticas (pp. 471-514).

FERNANDES, Florestan. Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1976 (2a edição). Capítulos 5 (A concretização da Revolução Burguesa) e 6 (Natureza e etapas do desenvolvimento capitalista).

HABERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública. investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. Capítulo 5. SENNETT, Richard. A Corrosão do Caráter. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SIMMEL, Georg. O indivíduo e a liberdade. In: OELZE, Berthold; SOUZA, Jessé (orgs.). Simmel e a

Modernidade. Brasília: EdUnB, 1998, p. 109-117.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Brasília, ed. UnB, 2000, Capítulos 7 e 8.

VELHO, Gilberto. Projeto, Emoção e Orientação em Sociedades Complexas. In: Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

(7)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS SOCIAIS

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Inscrição nº.: ______________ Data: ______/______/______

Comprovante da taxa de inscrição no valor de R$ _______________________ paga pela Guia Bancária nº _______________ do CEPUERJ.

Nome completo do Candidato: ________________________________________________ Identidade: _______________________________ CPF: _________________________ Endereço: ________________________________________________________________ Telefones: ________________________________________________________________ E-mail: ___________________________________________________________________

Opção de Linha de Pesquisa: ___________________________________________

Informações complementares:

( ) Professor da UERJ ( ) Aluno da UERJ

( ) Professor de outra universidade no país ( ) Aluno de outra universidade no país ( ) Professor de universidade no exterior ( ) Aluno de universidade no exterior

INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Inscrição nº.: ______________ Data: ______/______/______

(8)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS SOCIAIS

ii PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

REQUERIMENTO

Senhora Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

_________________________________________________________________________, portador da identidade nº ____________________ e CPF nº________________________, residente à ________________________________________________________________,

Bairro _________________________, Cidade ____________________________,

CEP___________________________, Estado _________________________, telefone(s) ______________________________, e-mail _____________________________________, conhecendo e aceitando os termos do Edital e as normas de Seleção para o Curso de Mestrado em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vem requerer inscrição para os exames de seleção do referido curso.

Nestes termos, pede deferimento.

Rio de Janeiro, ________ de ___________________ de __________.

_____________________________________________________________ Assinatura do Candidato

Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão João Lyra Filho – 9º andar – Bloco F – Sala 9.037

Referências

Documentos relacionados

Depois do aceite do anexo 01 pelo coordenador de curso, o estagiário/aluno deverá indicar seu professor supervisor o qual deverá aceitar orientar o aluno (Anexo

Diferentemente do que ocorre com o equipamento de raios X convencional, na Tomografia Computadorizada, o técnico trabalha muito mais na obtenção da imagem para

Para infusão intravenosa, os frascos-ampolas de meropeném podem ser diretamente reconstituídos com um fluido de infusão compatível (como listado no item 5. ONDE, COMO E POR

Espera-se um fluxo muito grande de dados, documentos e informações, deste modo a ontologia se encaixa perfeitamente podendo auxiliar na organização das infor- mações, na

b) Seja e os res´ıduos ordin´ arios e ˆ y os valores ajustados obtidos pelo ´ ultimo modelo ajustado. Ajuste um modelo de regress˜ ao linear simples entre as vari´ aveis |e| e ˆ

Pela manhã nosso passeio terá início ao longo do Raj Path, apreciando o Portão da Índia, o símbolo da moderna Delhi - erguida pelos Britânicos para saudar os 90.000 soldados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

INTRODUÇÃO: O objeto de estudo deste trabalho foi a aplicação de uma metodologia baseada em técnicas de geoprocessamento e visitas de campo, para o registro e