• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual do Ceará - UECE Reitoria

Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi - 60740-000 - Fortaleza, Ceará, Brasil Fone: (0XX)85 31019601 - Fax: (0XX) 85 31019603 - e-mail: reitsec@uece.br

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 30/2011

Estabelece normas e condições para o Processo Seletivo com vistas ao ingresso no Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde- CMEPES, na área de concentração Formação e Desenvolvimento Docente em Saúde, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público, para o conhecimento dos interessados, que o Centro de Ciências da Saúde estará recebendo inscrições para o Processo Seletivo visando o ingresso no Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde - CMEPES – na área de concentração Formação e Desenvolvimento Docente em Saúde, criado pela Resolução nº 3297/2010– CEPE/UECE, de 28 de abril de 2010, mediante normas e condições especificadas na presente chamada pública de seleção.

1. DOS OBJETIVOS DO CURSO

a) Atender à demanda regional de qualificação de profissionais da área da saúde, contribuindo para a melhor capacitar profissionais inseridos nos serviços de saúde para o desenvolvimento e gestão de atividades docentes em serviço.

b) Produzir conhecimentos técnicos, ético-filosóficos e político-culturais, ancorados nos princípios, diretrizes do SUS, contemplando as necessidades do serviço e da população.

c) Gerar conhecimentos práticos e metodológicos transformadores, voltados para a superação dos modelos tradicionais de ensino.

d) Desenvolver no trabalhador capacidade de avaliar criticamente a prática profissional. 2. DO PÚBLICO-ALVO

2.1. Profissionais de saúde, com atuação na formação em saúde, como facilitadores, tutores, preceptores e coordenadores de projetos, há pelo menos dois anos no SUS/Ceará.

3. DA ESTRUTURA CURRICULAR

3.1. O curso exige o cumprimento de 64 (sessenta e quatro) créditos, de acordo com a seguinte estrutura curricular: disciplinas (34 créditos, sendo 28 créditos em disciplinas obrigatórias e 6 créditos em disciplinas optativas), a serem realizados no período de um ano; e a dissertação (30 créditos) a concluir no ano subsequente. As linhas de pesquisa são as que se seguem: Desenho e Avaliação de Programas Educacionais; Processo ensino aprendizagem nos serviços de saúde; Gestão do ensino na saúde.

3.2. As disciplinas serão ministradas de acordo com a conveniência do curso, sendo exigido, por ocasião da matrícula dos selecionados, documento comprobatório de disponibilidade efetiva de horário para o cumprimento do curso.

4. DAS VAGAS, LINHAS E EIXOS DE PESQUISA

4.1. São 25(vinte e cinco) vagas ofertadas, distribuídas conforme a proporcionalidade dos professores por linhas de pesquisa, sendo inicialmente mantida a relação preferencial de 1 (hum) orientando/professor orientador. Serão considerados aprovados os candidatos classificados até o limite das vagas.

(2)

a) Desenho e Avaliação de Programas Educacionais (8 vagas)

Esta linha de pesquisa trata da investigação sobre o desenho e a avaliação de currículos baseados em competências, que utilizam metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL), problematização e estratégias de educação à distância (EAD). b) Processo Ensino Aprendizagem nos Serviços de Saúde (9 vagas)

O objetivo desta linha de pesquisa é estabelecer uma reflexão sistematizada sobre o desenvolvimento de estratégias de articulação entre os mundos do trabalho, da aprendizagem e da sociedade, a partir do reconhecimento de avanços, fragilidades e fortalezas do atual modelo de atenção à saúde. Tal reflexão deve ter como eixo central os princípios do SUS e pressupor a necessidade de inovação das práticas e da formação em saúde, envolvendo a participação social.

c) Gestão do Ensino na Saúde (8 vagas)

A linha agrupa projetos de pesquisa que abordam as políticas nacionais de Educação na Saúde, com ênfase nos processos formativos em serviço; o planejamento participativo como estratégia educacional e ferramenta de gestão; o desenvolvimento de instrumentos de acompanhamento dos programas educacionais nos espaços dos serviços de saúde; as técnicas de registro da memória e documentação dos programas e a utilização dos meios disponíveis para publicização dos conhecimentos produzidos. 5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. Período: de 17 a 26 de outubro de 2011

5.2. Local: Secretaria do Mestrado em Saúde Pública - Av. Paranjana, 1700 – Campus do Itaperi, bairro Serrinha CEP: 60.470-000. Fortaleza - CE

Fone/Fax: 3101-9800/3101/9826 Portal: www.uece.br

5.3. Horário: das 8 às 11:00 horas e das 13:30 às 16:00 horas, de segunda a sexta-feira, excluídos os feriados.

5.4. Inscrição por procuração: A inscrição poderá ser realizada mediante procuração, com objetivo específico, em favor do responsável pela realização da inscrição, com firma reconhecida em cartório.

5.5. Exigências para Inscrição:

No ato da inscrição o candidato deverá entregar:

a) Curriculum Lattes - devidamente comprovado, contendo identificação pessoal; formação; experiência profissional; produção científica, artística e cultural; atividade docente e conhecimento de idiomas; b) Cópia autenticada do diploma de graduação, ou declaração de conclusão, de curso reconhecido pelo

órgão competente;

c) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;

d) Cópia autenticada dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista ou equivalente (para os candidatos do sexo masculino) e procuração com firma reconhecida, quando for o caso;

e) Duas fotos 3x4, recentes, idênticas e de frente; f) Formulário de inscrição devidamente preenchido;

g) Carta de apresentação da unidade de trabalho do candidato. O candidato terá de apresentar, na inscrição, declaração de seu gestor de que atende ao perfil exigido e que será liberado para as atividades curriculares do curso.

h) Carta de recomendação emitida pelas seguintes instituições, conforme quantidade entre parênteses: ESP/Ceará (até 25 cartas), SMSE/Fortaleza (até 25 cartas), EFSFVS/Sobral (até 25 cartas), ESP/Iguatu (até 25 cartas) e ETSUS/Barbalha, que abrange as SMS de Barbalha, Juazeiro e Crato (até 25 cartas);

h) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), a ser paga em qualquer agência do Bradesco, para crédito na conta corrente nº 10902-9 da agência 0649-1. Em hipótese alguma, mesmo em caso de indeferimento de inscrição, a taxa será devolvida. Não serão aceitos depósitos em envelopes bancários.

5.6. A relação com os nomes dos candidatos cujos pedidos de inscrição forem deferidos será afixada até às 17 horas do dia 28 de outubro de 2011, no Quadro de Avisos da Secretaria do CMEPES.

5.7. O candidato com inscrição indeferida poderá impetrar recurso contra o indeferimento de seu pedido de inscrição, junto à Coordenação do Curso, até às 17 horas do dia 31 de outubro de 2011, não cabendo

(3)

recursos adicionais, na esfera administrativa, em relação à decisão adotada no julgamento do recurso pela Coordenação do Curso.

5.8. A afixação do resultado do recurso contra o indeferimento se dará até as 17 horas do dia 1º de novembro de 2011, no Quadro de Avisos da Secretaria do CMEPES.

6. DA SELEÇÃO

6.1. O processo de seleção compreende 4 (quatro) fases: 1ª. Fase – Prova de Conhecimentos; 2ª. Fase – Análise de Anteprojeto de Dissertação; 3ª. Fase – Entrevista e Prova de Títulos; e, 4ª. Fase – Proficiência em Língua Estrangeira.

6.1.1. As provas e entrevistas deste Processo Seletivo serão realizadas no Centro de Ciências da Saúde da UECE, ou em dependências previamente indicadas pela Coordenação do Curso. O candidato deverá apresentar-se ao local de prova munido de documento de identidade com foto (RG ou equivalente) e do comprovante de inscrição, no mínimo com 30 minutos de antecedência.

6.2. 1ª Fase – Prova de Conhecimentos

6.2.1. A Prova de Conhecimentos destina-se a avaliar a consistência teórica do candidato, sua capacidade de formulação de idéias, interpretação e síntese do pensamento dos autores revisados; bem como o nível de compreensão das problemáticas centrais atinentes à área de concentração e ao eixo temático escolhidos.

6.2.2. A Prova de Conhecimentos será realizada no dia 04 de novembro de 2011, das 13 às 17 horas, e se constitui de uma Prova Dissertativa de conhecimentos específicos de caráter eliminatório, composta por 2 (duas) questões, sobre os fundamentos do ensino na saúde. A Prova Dissertativa tomará como referência a bibliografia indicada a seguir:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRASIL, M. S. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde – Pólos de Educação Permanente em Saúde. Ministério da Saúde, Brasília- Departamento de Gestão da Educação na Saúde, 2004.

CAMPOS FE, BRENELLI SL, LOBO LC, HADDAD AE. O SUS como Escola: a responsabilidade social com a atenção à saúde da população e com a aprendizagem dos futuros profissionais de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 2009; 33(4):513–514. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n4/v33n4a01.pdf FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 – Coleção Leitura.

L’ABBATE, Solange. Comunicação e educação: uma prática de saúde. In: MERHY, E.E. & ONOCKO, R.(org.). Agir em Saúde. Um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997.

MAIA F, STRUCHINER M. Utilização dos weblogs e de comunidades do Orkut como ferramentas pedagógicas em cursos da área da saúde. Interface – Comunicação, Saúde,

(4)

Educação, 2010;14(35):905‐918. Disponível em hhtp://www.scielo.br/pdf/icse/v14n35/2610.pdf>

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo- Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1992.

6.2.3. Será considerado aprovado, na 1ª fase, o candidato que obtiver nota mínima 7 (sete) na Prova de Conhecimentos.

6.2.4. O resultado da 1ª fase será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Curso até as 17 horas do dia 9 de novembro de 2011.

6.2.5. O prazo para recurso quanto ao resultado da 1ª Fase será até as 17 horas do dia 10 de novembro de 2011.

6.2.6. O resultado do recurso será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Mestrado, até as 17 horas do dia 11 de novembro de 2011.

6.3. – 2ª. Fase – Análise de Anteprojeto de Dissertação

6.3.1. A 2ª. Fase compreende a Análise do Anteprojeto de Dissertação, que deverá ser entregue, em duas vias, na Secretaria do Mestrado, no dia 14 de novembro de 2011, no horário das 8 às 11:00 horas e das 13h30 às 16:00 horas.

6.3.2. O anteprojeto deverá ser apresentado em 3 (três) vias e possuir consonância com a linha de pesquisa e eixo temático escolhidos pelo candidato, com 10 (dez) a 15 (quinze) páginas, escrito em fonte Times New Roman 12 (MS Word) ou Nimbus Roman No9 L 14 (OpenOffice.org/BrOffice.org Writer), espaço 1,5 e indicando os seguintes pontos: justificativa, problematização, objetivos, base teórica preliminar, indicações metodológicas básicas e referências;

6.3.3. Os anteprojetos serão analisados considerando a relevância do tema, a clareza na formulação dos objetivos, a consistência teórico-metodológica, a exeqüibilidade da proposta e a pertinência da temática à área de concentração e aos interesses de pesquisa do(s) orientador(es) disponível(is) neste processo seletivo para a linha de pesquisa e eixo temático escolhidos pelo candidato.

6.3.4. Os anteprojetos que não atendam aos interesses dos eixos temáticos serão desclassificados. 6.3.5. Na análise do anteprojeto de dissertação, serão atribuídas notas na escala de zero a dez.

6.3.6. Será considerado aprovado, na 2ª fase, o(a) candidato(a) que obtiver nota mínima 7 (sete) na Análise do Anteprojeto de Dissertação.

6.3.7. O resultado da 2ª Fase será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Curso até o dia 16 de novembro de 2011.

6.3.8. O prazo para recurso quanto ao resultado desta fase será até as 17 horas do dia 17 de novembro de 2011.

6.3.9. O resultado do recurso será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Mestrado no dia 18 de novembro de 2011.

6.4.– 3ª Fase – Entrevista e Prova de Títulos

6.4.1. A Entrevista objetiva discutir com o candidato seu anteprojeto de dissertação, formação acadêmica e experiência de ensino no SUS.

6.4.2. O calendário de realização das entrevistas será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Curso até as 11 horas do dia 21 de novembro de 2011.

6.4.3. As entrevistas serão realizadas no período de 22 a 25 de novembro de 2011, por banca específica para cada eixo temático.

6.4.4. No julgamento da Entrevista serão atribuídas notas na escala de zero a dez.

6.4.5. Os títulos, produção acadêmica e experiência profissional serão avaliados de acordo com a pontuação indicada no quadro seguinte:

(5)

Título Pontuação Pontuação Máxima Certificado de cursos em educação ou ensino,

com carga horária superior a 40 hs 0,5 ponto por certificado 1,0 Experiências de pesquisa 0,1 ponto por ano de participação em pesquisa. 0,5 Experiência docente em processos formativos no

campo da saúde 0,5 por 30h aula 2,0

Trabalhos de natureza técnico-pedagógicas vinculados ao ensino na saúde (produção de material didático, cartilhas, álbuns, protocolos, software, vídeos )

0,5 por produto

1,5 Livro com ISBN, capítulos de livros ou artigos

publicados em periódicos científicos da área de educação e afins

0,2 ponto por publicação

1,0 Trabalhos completos, na área de educação e

afins, publicados em Anais de Congressos,

Seminários e Simpósios. 0,1 por trabalho 1,0

Resumos de Trabalhos, na área de educação e afins, publicados em Anais de Congressos,

Seminários e Simpósios. 0,1 por trabalho 0,5

Preceptoria, supervisão pedagógica, orientação

de estágio, tutoria. 0,5 ano 2,0

Bolsa de Iniciação Científica 0,1 por bolsa 0,5

Total 10,0

6.4.5. Será considerado aprovado, na Entrevista, o candidato que obtiver média mínima 7 (sete). 6.4.6. A Entrevista tem caráter eliminatório e a Prova de Títulos tem caráter classificatório para os

candidatos aprovados na Entrevista.

6.4.7. O resultado da 3ª Fase será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Curso, até as 17 horas do dia 28 de novembro de 2011.

6.5. – 4ª Fase – Proficiência em Língua Estrangeira

6.5.1. A prova de proficiência em língua estrangeira, que não tem caráter eliminatório, objetiva aferir a capacidade do candidato de ler e interpretar textos em um dos seguintes idiomas: inglês ou espanhol, cuja opção o candidato deverá manifestar no ato da inscrição.

6.5.2. A prova de proficiência em línguas estrangeiras será aplicada no dia 29 de novembro de 2011, às 8 horas da manhã, sendo obrigatória para os candidatos que não comprovarem aprovação em curso instrumental de língua estrangeira efetivado em instituição reconhecida pelo CMEPES, ou em teste de proficiência em língua estrangeira realizado em instituição de reconhecida competência, a critério do CMEPES.

6.5.3. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

6.5.4. O candidato que não obtiver aprovação na prova de proficiência em línguas estrangeiras terá um ano para regularizar sua situação.

7. DA APROVAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1. A nota final de cada candidato será resultante da média aritmética das notas obtidas na Prova de Conhecimentos, Análise de Anteprojeto de Dissertação, Entrevista e Prova de Títulos desse processo seletivo.

7.2. Em caso de empate na média final, deverão ser observados os seguintes critérios de desempate: d) Maior nota na Prova de Conhecimentos

e) Maior nota na Prova de Títulos f) Maior nota na Entrevista.

(6)

g) Maior nota na análise de Anteprojeto de Dissertação 8. RESULTADO FINAL

8.1. Serão admitidos para compor o corpo discente do Mestrado os candidatos classificados conforme o número de vagas destinado a cada uma das linhas e eixos, de acordo com o estabelecido no item 4.1 desta chamada pública de seleção.

8.2. O resultado final será divulgado até as 17 horas do dia 30 de novembro de 2011.

8.3. O prazo para recurso quanto ao resultado final será até as 17 horas do dia 1° de dezembro de 2011. 8.4. O resultado do recurso será afixado no Quadro de Avisos da Secretaria do Mestrado até as 17 horas do

dia 2 de dezembro de 2011. 9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. No caso de não preenchimento das vagas de um ou mais eixos temáticos, serão chamados os candidatos aprovados e classificados na ordem decrescente de classificação, priorizando-se os candidatos da linha de pesquisa com vaga remanescente.

9.2. Toda a documentação dos candidatos não aprovados deverá ser retirada na Secretaria do Mestrado até 30 (trinta) dias corridos após a publicação do resultado final, sendo incinerados após este prazo. 9.3. Os casos omissos desta chamada pública de seleção serão resolvidos pela Comissão de Mestrado.

Fortaleza (CE), 05 de outubro de 2011

Prof. Francisco de Assis Moura Araripe Reitor

Referências

Documentos relacionados

radioterapia pós-operatória, a sobrevida após ressecção completa de um timoma invasivo é aproximada à de pa- cientes com tumor não invasivo (48).. A recidiva após

513, alínea ‘e’ da CLT e de acordo com a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal através de recurso extraordinário nº 189.960-3, publicado no DJU em 10/08/2001, e

Se definimos o enunciado dialógico como “um enunciado que deixa passar, através de sons, de imagens, de palavras e de construções, a exterioridade ou a alteridade

(iii) distinguir as diversas actividades de intervenção organizacional relacionadas com a adopção de tecnologias da informação, especialmente o desenvolvimento de sistemas

Ao comparar a APCR com os fatores de risco car- diovasculares (obesidade e hipertensão), observa-se que os escolares com aptidão cardiorrespiratória satisfatória apresentam

Resumo: A coroa portuguesa exerceu sobre seus súditos a punição do degredo como pena por excelência para fins de limpeza da metrópole e povoamento da colônia, mas especialmente

Nesse contexto de uso da imagem reproduzida, o espectador não precisa mais se deslocar a uma galeria de arte para ter uma experiência estética com determinada obra, a imagem da

■ Tal como no procedimento anterior serão formalizados os contratos ponto a ponto entre cada entidade e o respetivo adjudicatário.. Ponto