• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO ESTAGIÁRIO CURSO DA ENGENHARIA ELÉTRICA FACULDADE NOBRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO ESTAGIÁRIO CURSO DA ENGENHARIA ELÉTRICA FACULDADE NOBRE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

CURSO DA ENGENHARIA ELÉTRICA

FACULDADE NOBRE

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Feira de Santana - BA 2014

APRESENTAÇÃO

O presente manual oferece aos alunos do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Nobre as informações necessárias ao desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado I (150 h) e Estágio Supervisionado II (180 h) como pré-requisito para a conclusão do Curso.

Os Estágios Supervisionados I e II serão realizados na sequência dos 9º e 10º semestres, a partir da vivência do acadêmico em rotinas práticas com carga horária adequada à formação profissional, visando sua inserção no mercado de trabalho nas respectivas ênfases do Engenheiro Eletricista.

O Estágio Supervisionado proposto pelo Curso de Engenharia Elétrica almeja a formação de profissionais comprometidos com o exercício da cidadania, do aprimoramento técnico-científico, desenvolvendo assim um conhecimento abrangente área de Energia Elétrica nos mais diversos contextos e áreas de atuações, sempre tendo como pressuposto básico a ética profissional.

Faculdade Nobre de Feira de Santana Portaria nº. 965 de 17 de maio de 2001-

(2)

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado é um processo de fundamental importância para a formação profissional dos estudantes, no qual ocorre a validação do aprendizado teórico-prático em confronto com a realidade de forma enriquecedora e primordial, atendendo aos objetivos propostos pelo Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Nobre com base no que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002 que se fundamentou no Parecer CNE/CES 1.362, publicado no DOU em 25 de fevereiro de 2002.

O Estágio Supervisionado pretende assim, possibilitar aos alunos conhecimento e vivência quanto às diversas áreas de atuações dos Engenheiros Eletricistas, em dois estágios que irão conferir-lhes certificação com ênfases em geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, além do setor das indústrias, em suas áreas de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e outras dentre as áreas de atuações regulamentadas pela profissão.

A Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, caracteriza o estágio como um ato educativo

escolar supervisionado, que deve ser desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do estudante.

Baseado na Resolução MEC/CNE nº2 de 18 de fevereiro de 2003 o estágio curricular supervisionado trata-se de um pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma profissional de Formação em Engenharia Elétrica, através do desenvolvimento de atividades práticas exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida, fortalecendo e enriquecendo esta formação profissional nos diversos campos e possibilidades de atuação.

Nesse contexto, o acadêmico em Engenharia Elétrica, ao final de seu estágio e formação acadêmica, obterá as condições necessárias ao egresso proposto: profissional com uma visão sólida, generalista, crítica e reflexiva, conhecedor das diversas áreas da Engenharia Elétrica, com capacidade e senso crítico para absorver e desenvolver novas tecnologias, processos e produtos, identificando e buscando resolutividade de problemas, considerando os seus aspectos políticos, socioeconômicos, ambientais e culturais, mantendo a prática ética e humanística, sintonizado com as demandas da sociedade.

(3)

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

1. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Os Estágios Supervisionados I e II são de caráter obrigatório e deverão ser cumpridos pelos alunos que tenham integralizado todas as disciplinas até o oitavo (8°) semestre, excetuando a dependência de, no máximo, 2 (duas) disciplinas.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002 que se fundamentou no Parecer CNE/CES 1.362, publicado no DOU em 25 de fevereiro de 2002, os Estágios Supervisionados I e II deverão ser acompanhados permanentemente por um orientador/preceptor do Estágio, podendo ser realizado na Instituição de Ensino Superior e/ou fora dela, em instituição/empresa conveniada.

Estágio Supervisionado I deve ser desenvolvido nas especialidades de Planejamento, Projeto, Construção, Operação e Manutenção de Instalações e Equipamentos Elétricos e Eletrônicos dentro das dependências da Instituição de Ensino ou Instituições Conveniadas. O Estágio Supervisionado II poderá ser desenvolvido em áreas

complementares às do Estágio I ou em outra ênfase conforme a opção do aluno e o convênio estabelecido entre a Faculdade e a Instituição/Empresa referenciada à área almejada pelo aluno.

Os Estágios Supervisionados I e II totalizarão a carga horária mínima de 330 (trezentas e trinta) horas, distribuídas em 150 horas para o Estágio Supervisionado I e 180 horas para Estágio Supervisionado II, conforme estabelecido na Matriz Curricular.

2. CAMPO DE ESTÁGIO E COMPOSIÇÃO DE GRUPOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E II

A realização do Estágio Curricular Supervisionado I e II se efetivará em unidades conveniadas à Instituição. A Instituição de Ensino não validará os Estágios Supervisionados realizados em Instituições não conveniadas.

As Instituições receberão os estagiários distribuídos em escalas a serem cumpridas semanalmente até a conclusão da carga horária total, a partir de um cronograma previamente apresentado à Coordenação do Curso compatível com o funcionamento da Instituição conveniada.

(4)

A distribuição dos alunos nas Unidades Conveniadas será realizada a partir de critérios de seleção pela Coordenação do Estágio.

Os critérios de seleção para os Estágios Supervisionados I e II comtemplarão: alunos que realizam estágio não obrigatório na unidade, alunos que trabalham na unidade e alunos que residem em outros municípios. Posteriormente aos critérios descritos, as vagas remanescentes nas unidades serão distribuídas por sorteio, conforme proposta estabelecida entre acadêmicos e Coordenação do Curso.

Mudanças de campo de estágio irão depender de haver vaga no campo pretendido e do não comprometimento da manutenção do grupo de supervisão. Após o início dos estágios, não será mais permitida mudanças de supervisor ou campo de estágio.

A ênfase definida para o Estágio Supervisionado II será pautada em áreas complementares às do Estágio I ou em outra ênfase conforme a opção do aluno e o convênio estabelecido.

3. FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

O aluno deverá cumprir carga horária total do estágio e obter desempenho igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação do professor

supervisor, previamente informada ao estagiário e obedecendo aos critérios previstos no sistema de avaliação da Faculdade.

A avaliação contemplará atividades estabelecidas pelo professor supervisor, englobando atividades práticas de rotina, relatórios, provas, discussão de casos técnicos, entre outras.

A avaliação será realizada de forma individual e registrada na Ficha de Estágio do aluno, com quesitos que avaliam a assiduidade, a pontualidade, domínio teórico-prático, iniciativa, comunicação, trabalho em equipe, interesse e a postura ética.

As datas de início e término das atividades de Estágio Curricular Supervisionado I e II serão definidas de acordo com o Calendário Acadêmico da Faculdade Nobre, com divulgação das atividades no início do período letivo, sendo obrigatória a integralização da carga horária total do Estágio e das horas destinadas ao planejamento e orientação.

A ausência do aluno do campo de estágio implicará em falta e a reposição da carga horária só acontecerá em situações excepcionais previstas na Legislação Federal e após o julgamento realizado pela Coordenação do Curso e Colegiado de Curso. Para tanto, o aluno deverá preencher requerimento de solicitação junto à Secretaria

(5)

Acadêmica juntamente com os comprovantes que justificam sua ausência.

A participação do aluno em eventos científicos deverá ser previamente comunicada ao Professor Supervisor para reprogramação da carga horária ausente no período do evento a ser cumprida após confirmação de participação.

O aluno reprovado por avaliação ou frequência no Estágio Curricular Supervisionado I ou II deverá efetuar nova matrícula e cursar novamente o estágio. Só serão diplomados os alunos que obtiverem aprovação nos Estágios Supervisionados I e II e integralizado todas as disciplinas da Matriz Curricular do curso.

4. NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

I. O Estágio Curricular Supervisionado será desenvolvido em áreas de atuação da Engenharia Elétrica, as quais o estagiário poderá optar no ato de sua inscrição no

Programa de Estágio, conforme número de vagas oferecidas.

II. O Estágio Curricular Supervisionado deverá, obrigatoriamente, ser realizado em Instituições legalmente constituídas, que tenham condições de celebrar Convênios de Estágio, na condição de Instituição Concedente e que tenham um profissional habilitado na área.

III. O Estágio Curricular Supervisionado de Engenharia Elétrica da FAN poderá também ser realizado na própria Faculdade, mediante instalações adequadas para o desenvolvimento de atividades nas áreas de Planejamento, Projeto, Construção, Operação e Manutenção de Instalações e Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, além de outras complementares sob a orientação dos preceptores de estágio.

IV. As atividades supervisionadas, conforme áreas de atuação estabelecidas, deverão ser autorizadas, acompanhadas e avaliadas pela Coordenação de Estágio e pela Coordenação do Curso, além do preceptor.

(6)

V. Os professores supervisores deverão ser Engenheiros Eletricistas devidamente habilitados pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, com anuidade em regularidade com o referido Conselho de Classe, habilitados a supervisionarem os alunos na área de atuação ao qual for designado.

4.1 DA SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A Coordenação e a Supervisão do Estágio serão exercidas por professor do corpo docente do Curso de Engenharia Elétrica da FAN, com formação específica em Engenharia Elétrica, indicado pela coordenação do curso, mediante apreciação da Diretoria Acadêmica da Instituição de Ensino.

4.2 ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE ESTÁGIO

- Divulgar as normas referentes ao Estágio Curricular Supervisionado;

- Atender e Orientar os alunos interessados;

- Acompanhar o andamento de estágio junto ao Preceptor;

- Estimular a celebração de convênios entre a Faculdade e as Instituições;

- Identificar locais e Instituições para realização das atividades de observação e das atividades práticas e dos estágios.

- Interagir com as Instituições Concedentes para o acompanhamento constante das atividades, devendo fazer visitas sistemáticas e/ou periódicas a seu critério, com a anuência da Coordenação do Estágio.

4.3 ATRIBUIÇÕES DO PRECEPTOR DO ESTÁGIO:

- Auxiliar a Coordenação de Estágio, cabendo a responsabilidade de orientar, acompanhar e avaliar o estagiário.

- Orientar as atividades de estágio e a elaboração de relatório técnico científico do Estágio Curricular Supervisionado.

- Manter contato com a Coordenação do Estágio sempre que necessário quanto a desempenho e comportamento do estagiário.

(7)

Nas unidades de estágio onde o professor da Faculdade não puder ter acesso durante todo o período do estágio, os responsáveis pelos estagiários serão os profissionais da Instituição Concedente, sendo os Engenheiros Eletricistas ou profissionais com nível superior habilitados, sendo a supervisão direta de responsabilidade do Preceptor de Estágio que diariamente realizará a interlocução com o profissional.

4.4 DEVERES DOS ESTAGIÁRIOS

- Estar devidamente matriculado no Curso e em regularidade com a Faculdade;

- Assinar o Termo de Compromisso do Estágio disponibilizado pela Coordenação do Curso;

- Ter e utilizar todo o EPI (equipamento de proteção individual), tais como: gorro, óculos de proteção, jalecos, luvas, máscaras, botas ou sapatos fechados, e outros exigidos pela Instituição Concedente; - Cumprir a carga horária total estabelecida para a formação em

Engenharia Elétrica;

- Ter pontualidade (tolerância máxima de 15 minutos);

- Apresentar postura e condutas que retratem a ética profissional como pressuposto básico, destacando a importância do sigilo absoluto acerca dos diagnósticos e informações obtidas;

- Guardar sigilo de tudo aquilo que ver, ouvir ou tomar conhecimento em decorrência da rotina do campo de estágio e de sua participação nos grupos de supervisão;

- Realizar as atividades programadas no Planejamento do Estágio; - Apresentar relatórios periódicos que lhe forem solicitados para o

bom aproveitamento do trabalho;

- Entregar as atividades avaliativas e relatórios ao Coordenador de Estágio, nas datas e prazos previamente estabelecidos.

- Conhecer e obedecer às normas do local de realização do estágio; - Não permanecer no local de estágio com telefones celulares, bips ou

congêneres ligados;

- Utilizar roupas adequadas às atividades realizadas;

- Usar o jaleco (obrigatório) da Instituição com a identificação do

curso durante visitas técnicas, atividades acadêmicas desenvolvidas em outras Instituições.

(8)

4.5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 O Estágio Curricular Supervisionado é obrigatório e não constitui vínculo empregatício de qualquer natureza.

 O Programa do Estágio é de responsabilidade da Coordenação Curso de Engenharia Elétrica e do Professor Preceptor do Estágio.

 Não cabe ao aluno a mudança do programa planejado ou a troca do módulo em que está inserido.

 As informações gerais sobre o estágio serão fornecidas no semestre anterior ao estágio. O Manual de Estágio será entregue ao aluno antes do início do estágio no primeiro Encontro de Orientação.

 Para Estágios realizados em Instituições Conveniadas, deve haver celebração de Termo de Compromisso entre o aluno estagiário, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino.

 Novas instituições concedentes poderão ser credenciadas, mediante a prévia avaliação do Colegiado do Curso.

 As orientações contidas no Manual de Estágio atende às especificidades do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia

Elétrica da FAN e da Legislação de Estágio, conforme a Lei 11.788 de 25/09/08.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Finalizando esta etapa de informações, damos boas-vindas à experiência de Estágio e desejamos sucesso aos alunos, futuros Engenheiros Eletricistas, e que juntos possamos caminhar e construir um futuro profissional de excelência, pautado em atitudes éticas e maduras, fazendo valer a escolha de cada um em SER ENGENHEIRO ELETRICISTA.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA FAN

Presidente: Jodilton Oliveira Souza

Vice-Presidente: Mariana Santana Oliveira Souza Direção Acadêmica: Célia Christina Silva Carvalho

Coordenação do Curso de Eng.ª Elétrica: Edson José Nunes Coordenação de Estágios de Eng.ª Elétrica: Edson José Nunes

Referências

Documentos relacionados

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

4. Na eventualidade de o Senhor Consumidor solicitar atendimento domiciliar, deverá en- caminhar-se ao Serviço Autorizado mais próximo para consulta da taxa de visita técnica. Caso

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A study carried out in Ceará State (Northeast of Brazil), showed that 87.5% of the properties analyzed were positive for gastrointestinal parasites, and of these, nearly 100% of