• Nenhum resultado encontrado

ISSN do Livro de Resumos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISSN do Livro de Resumos:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex

ISSN do Livro de Resumos: 2448-0010

PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS.

Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY

Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uniédade Bagé, Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uniédade Bagé

gomesnatali18@gmail.com, prifloresetcheverry@gmail.com

GOMES, N.; ETCHEVERRY, P.. PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS.. VI Salão Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão, II Jornada de Pós-Graduação, I Seminário Estadual sobre Territorialidade, Brasil, set. 2016. Disponível em: <http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex/paper/view/1366>. Data de acesso: 06

Jan. 2017.

RESUMO

O presente Artigo está integrado a linha de pesquisa: “Programa Pibid: o olha dos docentes das turmas das escolas parceiras a partir das práticas dos pibidianos.” É uma pesquisa de natureza básica com abordagem do problema qualitativo, de maneira descritiva. Do ponto de vista dos objetivos, o artigo se deu a partir de uma pesquisa de campo com características de levantamento de dados com interrogações diretas. Serão interrogados os docentes nas quais suas turmas são contempladas com o projeto Pibid. Com este questionário buscou-se analisar quais são seus olhares diante das ações desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência bem como verificar se há alguma contribuição para suas práticas e com os alunos e planejamento. Ao final são realizadas discussões acerca dos relatos obtidos com o questionário aplicado.

CONSTRUINDO CONHECIMENTO A PARTIR DAS TROCAS ENTRE PROFESSORES E PROFESSORES/ALUNOS.

O presente Projeto está integrado a linha de pesquisa: “Contribuições do pibid: o olhar dos docentes das turmas das escolas parceiras a partir das práticas dos pibidianos.”

A escolha deste tema de pesquisa se deu a partir das reflexões feitas pelas bolsistas do Pibid do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Reflexões estas feitas acerca das ações proporcionadas através do Pibid, no qual contribui na formação inicial docente, mas que também nos fez refletir sobre o que nos, bolsistas, contribuímos com nosso trabalho feito através do Pibid.

O projeto visou investigar, nas escolas parceiras do Pibid, se, os professores titulares das turmas, onde acontece o Projeto, utilizam, em sua prática docente, as ideias e metodologias levadas pelos bolsistas para a escola, e também analisar de que forma as ideias e novas práticas levadas pelos pibidianos, são utilizadas por esses professores com os alunos. Ver, quais são as contribuições

(2)

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex

ISSN do Livro de Resumos: 2448-0010

que o Projeto Pibid leva para as escolas bem como para os docentes que tem o projeto em suas turmas. E por fim refletir com as professoras titulares quais os ganhos dos alunos com o trabalho realizado pelos bolsistas através do Pibid.

“As ações efetivadas neste programa permitem que os alunos bolsistas realizem, em parceria com os professores titulares das escolas, práticas fortalecedoras de sua formação inicial.” Desse modo, “estas ações estimulam os professores titulares das escolas a se envolverem com o processo de formação e a refletirem sobre a própria prática.” (Frison 2012. p.2) Estas ações, promovem experiências previstas no currículo do Curso de Pedagogia, principalmente no que se refere a promoção de vivências nas instituições de ensino estabelecendo e promovendo as ligações entre teoria e prática. Nesta pesquisa, foi analisado de que forma estas ações, que contribuem na formação inicial dos bolsistas, também vem contribuindo com o processo de reflexão da prática dos professores regentes das turmas onde acontece o Pibid, tendo em vista que a formação, ao contrário do que se pensa, se da nas situações práticas e não somente na universidade ou no curso de formação, também não segue modelos padrões, nem está controlada pela pedagogia, a formação é uma construção contínua dos saberes e trocas diárias na prática docente. (Nóvoa, 1995. p.25)

"É preciso trabalhar no sentido da diversificação dos modelos e das práticas de formação", nesse sentido, "a formação passa pela experimentação, pela inovação, pelo ensaio de novos modos de trabalho pedagógico" (Nóvoa, 1995 p 28), desconstruindo assim os padrões de formação que muitas vezes permanecem somente no curso de formação de professores. As experimentações oportunizam inovações na prática educativa.

"a formação de professores deve ser concebida como um dos componentes da mudança, em conexão estreita com outros setores e áreas de intervenção, e não como uma espécie de condição prévia de mudança. A formação não se faz antes da mudança, faz-se durante, produz-se nesse esforço de inovação e de procura dos melhores percursos para a transformação das escolas" (Nóvoa, 1995. pag 28)

A formação eficaz é aquela que promove mudanças significativas na escola e nos professores, onde estes conseguem, em um trabalho conjunto, estabelecer melhorias no sistema educacional. Estas mudanças são possíveis a partir das reflexões constantes das ações desenvolvidas

(3)

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex

ISSN do Livro de Resumos: 2448-0010

nas práticas pedagógicas. Desse modo, através do Pibid, é possível refletir sobre estas questões tanto para a formação inicial quanto para os professores experientes, portanto, foi investigado se os profissionais docentes têm este olhar sobre a reflexão de suas ações no trabalho pedagógico em sala de aula.

REFLEXÃO DOS DADOS

Para conhecer o olhar dos professores regentes das turmas onde acontece o Pibid nas escolas parceiras, utilizamos da ferramenta questionário com algumas perguntas a partir dos objetivos desta pesquisa. Três docentes de uma Scola parceira do programa responderam o questionário, chamaremos de sujeitos A, B e C. A professora A tem 53 anos, sua formação é Magistério, atua como docente há 13 anos e a 3 anos acompanha o trabalho das bolsistas de ID. Professora B tem 31 anos, é formada em Licenciatura em Pedagogia e especializada em alfabetização, atua como docente há 14 anos e tem o programa Pibid em sua turma há dois meses. Professora C tem 44 anos, possui formação em Magistério e Psicologia, especialista em alfabetização e atualmente cursa Licenciatura em História, sua experiência em sala de aula é de 20 anos e há 2 anos acompanha o trabalho das pibidianas em sua turma.

Foram realizadas 5 perguntas referentes ao trabalho realizado através do Pibid com as bolsistas: contribuições, metodologia, planejamento, reflexões.

O primeiro questionamento: “O pibid contribui para a sua formação continuada como docente? De que forma?” Foi possível perceber nas respostas que a proposta do Pibid vem contribuindo com a formação continuada dos professores. A docente A respondeu que vem aprendendo novas metodologias que estão trazendo resultados positivos. A docente B relatou que toda a proposta diferenciada com enfoque no processo educacional e que vem ao encontro do trabalho desenvolvido na sala de aula apresenta resultados positivos na formação continuada dos docentes. A professora C relatou que as práticas do Pibid trazem ideia novas para a sua atuação como decente. O segundo questionamento se referiu as metodologias utilizadas pelas bolsista e se elas eram utilizadas por elas em seu planejamento assim como na atuação em sala de aula. Sujeito A respondeu que a metodologia utilizada pelas pibidianas são e grande ajuda para os alunos e para ela: “é claro que eu tenho meu método de planejar, mas também mas também utilizo a metodologia das bolsistas.”

(4)

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex

ISSN do Livro de Resumos: 2448-0010

Sujeito B apesar do pouco tempo em contato com as ações proporcionadas através do programa percebeu que as metodologias utilizadas até o momento foram de grande valia para os alunos. Algumas já faziam parte da rotina dos alunos eu já utilizava as mesmas em meu planejamento. Sujeito C afirma que são ideias novas que contribuem para que sejam utilizadas no dia a dia em sala de aula. São atividades diferenciadas que despertam a curiosidade e o interesse dos alunos.

O terceiro questionamento procurou saber se as professoras percebiam contribuições para os alunos a partir das práticas das pibidianas e quais: A professora A afirmou que sim, e que já foi trabalhado em sua turma valores, auto-estima, companheirismo, entre outros, e que foi muito importante devido ao contexto familiar dessas crianças. A docente B relatou sobre o projeto que está sendo desenvolvido em sua turma: “o projeto que as meninas estão trabalhando com os alunos trata-se a respeito dos valores, e este tema está contribuindo de maneira significativa na vida dos alunos, pois são crianças que necessitam trabalhar com esta temática constantemente devido ao seu contexto familiar.” Professora C relata que as atividades diferenciadas contribuem para um melhor relacionamento interpessoal dos alunos: “através de jogos, histórias, músicas e brincadeiras, ou seja, atividades lúdicas.”

O quarto questionamento foi: “é possível refletir a sua prática através das ações realizadas pelas bolsistas? Por quê? Professora A: “sim, minha prática era muito tradicional, e com as meninas aprendi novas dinâmicas que procuro utilizar para ajudar do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos; para que se tornem indivíduos críticos,pensantes, responsáveis por seus atos.” Professora B: “sempre procuro refletir minha prática em sala de aula constantemente, pois penso que cada turma possui suas peculiaridades e devemos sempre trabalhar de uma forma que contribua para o desenvolvimento do aluno no processo cognitivo, bem como, desenvolve-lo como ser humano atuante no mundo em que está inserido”. Professora C: “através das atividades que as bolsistas realizam percebo o quanto é importante a realização de atividades diferenciadas para despertar a interesse das crianças e assim contribuir para sua aprendizagem.” O último questionamento solicitava que as professoras relatassem brevemente suas experiências com o Pibid, pontos negativos e pontos positivos e de que forma este programa vem contribuindo para a instituição escolar como um todo. A docente A relatou que não percebeu nenhum ponto negativo que o projeto tem contribuído ajudando os alunos a serem mais cooperativos, aperceberem sua importância na

(5)

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex

ISSN do Livro de Resumos: 2448-0010

sociedade em que vivem. A docente B afirma que apesar do pouco contato, as bolsistas tem contribuído de maneira significativa na vida dos educandos que necessitam desse momento reflexivo dentro da temática desenvolvida, devido ao contexto em que estão inseridos. Até só percebi pontos positivos que são muitos. O projeto tem contribuído proporcionando aos alunos tomarem consciência do seu papel na comunidade escolar e fora dela. Por fim, a docente C relatou que formam muitas atividades, que não vê pontos negativos. E acredita que o projeto Pibid traz muitos benefícios para escola na medida em que proporciona ideias novas, de temas que muitas vezes não são abordados no seu planejamento. Coloca um exemplo de projeto do ano passado, onde as bolsistas trabalharam a arte desde seus primórdios até a atualidade de uma maneira interessante. Acredita que as pibidianas estão aprendendo na universidade o que há de mais atual na educação, contribuindo para que os professores das escolas se reciclem perdendo a prática tradicional e utilizando técnicas e metodologias mais atuais.

ALGUMAS DISCUSSÕES

De maneira geral, as docentes da escola parceira do Programa, veem o Pibid como um forte aliado diante dos desafios enfrentados na escola, principalmente por levar novos caminhos que auxiliam na aprendizagem dos alunos e na escola em geral. Os bolsistas de iniciação à docência se portam na escola como professores/alunos aprendentes e durante suas ações procuram sempre refletir neste aprender a ensinar, porém, diante dos dados obtidos é possível perceber o quão rico é este processo de aprendizagem conjunto entre universidade e escola proporcionado através do Pibid, tendo em vista a riqueza de troca de conhecimentos entre professores experientes e o futuro professor e o quanto ambos agregam novos saberes uns aos outros ao realizar um planejamento conjunto levando em consideração todas as necessidades observadas em tal realidade. Portanto, torna-se evidente a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência para o meio educacional como um todo. No momento em que as bolsistas levam novas possibilidades para a instituição escolar, ressignifica, muitas vezes, a prática dos professores titulares das turmas. A formação é uma construção contínua dos saberes e trocas diárias na prática docente, deste modo, docentes e futuros pedagogos tem a oportunidade de promover sua autoformação diante das ações

(6)

http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/SIEPEX/visiepex

ISSN do Livro de Resumos: 2448-0010

pedagógicas realizadas através do Pibid, deste modo, podendo refletir constantemente e assim aprimorar sua prática docente.

REFERÊNCIAS

FRISON,Lourdes Maria Bragagnolo. Narrativas de si: percurso de autoformação na prática

docente. Campinas. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino –

UNICAMP. 2012

NÓVOA, Antônio (coord.) Os Professores e sua formação. 2ed. Lisboa: publicações Dom Quixote, 1995.

SANTOS, M. C. S. ; GOMES, A. T. F. ; NASCIMENTO, D. M. . A formação inicial e a atuação

Referências

Documentos relacionados

Consultar a Secção 11 para obter informações pormenorizadas sobre sintomas e efeitos na saúde.. Classificação de acordo com o Regulamento (CE)

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Fávero (2012) acredita que quando os professores conhecem satisfatoriamente os conceitos fundamentais da reforma, terão mais condições de contribuir para a implantação

A elaboração do planejamento da escola necessita da participação dos diversos atores da comunidade escolar e do compartilhamento de ideias e opiniões. Cada comunidade escolar

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Assim, conclui-se que estes descritores podem ser utilizados como ferramentas para demonstrar a eficiência das sementes crioulas diante de cultivares comerciais,