• Nenhum resultado encontrado

Questão 1. Em consonância com a previsão constitucional sobre intervenção, assinale a alternativa INCORRETA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 1. Em consonância com a previsão constitucional sobre intervenção, assinale a alternativa INCORRETA:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Questão 1. Em consonância com a previsão constitucional sobre intervenção, assinale a alternativa INCORRETA:

(A) A intervenção federal é uma das limitações circunstanciais impostas à atividade do poder constituinte derivado previstas no artigo 60.

(B) A decretação da intervenção para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nos entes federativos dependerá de solicitação do Legislativo ou do Executivo coacto ou impedido, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for contra o Judiciário.

(C) O decreto de intervenção será submetido, em regra, à apreciação do Senado Federal ou da Assembleia Legislativa do Estado no prazo de vinte e quatro horas. (D) A intervenção federal será decretada pelo Presidente da República, tendo como pressuposto, no caso de violação do sistema representativo, decisão do Supremo Tribunal Federal que declare a inconstitucionalidade do ato a esse ofensivo.

Questão 2. Assinale a alternativa correta sobre as Ações Constitucionais.

(A) Compete aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar originariamente os habeas data contra ato do próprio Tribunal.

(B) São gratuitas as ações de habeas corpus, habeas data e mandado de segurança, na forma da lei.

(C) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso ordinário, o mandado de segurança decidido em única ou última instância pelos Tribunais Superiores.

(D) Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal das decisões denegatórias de habeas data proferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Questão 3. No que se refere à ação popular, assinale a opção correta.

(A) A decisão proferida pelo STF em ação popular possui força vinculante para juízes e tribunais, quando do exame de outros processos em que se discuta matéria similar. (B) A ação popular sujeita-se a prazo prescricional quinquenal previsto expressamente em lei, que a jurisprudência consolidada do STJ aplica por analogia à ação civil pública. (C) Para o cabimento da ação popular é exigível a demonstração do prejuízo material aos cofres públicos.

(D) O MP, havendo comprometimento de interesse social qualificado, possui legitimidade ativa para propor ação popular.

Questão 4. A respeito do controle de constitucionalidade no direito brasileiro, pode-se afirmar que a arguição de descumprimento de preceito fundamental:

(A) é admissível ainda que haja qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade. (B) não se presta ao questionamento de atos normativos anteriores à Constituição Federal.

(C) incidental prescinde do requisito da relevância da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo questionado.

(D) pode servir para contrastar atos normativos, atos administrativos e atos jurisdicionais.

Questão 5. O Estado intervirá em seus Municípios para:

(A) assegurar a observância da Constituição Estadual, nos termos da ação dirigida e acolhida pelo Tribunal de Justiça, passível de revisão por meio de Recurso Extraordinário endereçado ao Supremo Tribunal Federal.

(2)

(B) assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, mediante representação provida pelo Tribunal de Justiça com essa finalidade.

(C) pôr termo a grave comprometimento da ordem pública. (D) reorganizar as finanças municipais.

Questão 6. Com relação aos remédios constitucionais e ao controle abstrato de constitucionalidade do direito municipal, assinale a afirmativa correta.

(A) Admite‐se a impetração de mandado de segurança coletivo para a salvaguarda de direitos, ante a previsão expressa do Art. 5º, inciso LXX, da Constituição Federal de 1988, mas não a de mandado de injunção coletivo, haja vista a inexistência de idêntica previsão constitucional.

(B) A reclamação constitucional é instrumento voltado exclusivamente a sanar a inobservância das decisões do Supremo Tribunal Federal, em processos subjetivos ou objetivos, havendo sido criado por norma regimental e posteriormente incluído no Art. 102, inciso I, alínea “l”, do texto originário da Constituição Federal de 1988.

(C) Na representação de inconstitucionalidade julgada por Tribunal de Justiça Estadual, é cabível a interposição de recurso extraordinário quando a norma invocada como parâmetro da Constituição Estadual constituir repetição obrigatória de norma da Constituição Federal.

(D) O habeas data pode ser empregado por qualquer cidadão para a obtenção de dados relativos à remuneração de servidores públicos, consoante admite a Lei n. 12.527/11, que regula o acesso a informações.

Questão 7. O Habeas Data:

(A) É da competência originária do Supremo Tribunal Federal, quando impetrado contra ato de Ministro de Estado.

(B) Será concedido para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, ou de membros do Congresso Nacional, constantes dos registros de entidades governamentais.

(C) Será concedido para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

(D) É da competência originária do Superior Tribunal de Justiça, quando impetrado contra ato do Tribunal de Contas da União.

Questão 8. Sobre o mandado de injunção, assinale a alternativa correta.

(A) Refere-se à omissão de regulamentação de norma constitucional, não havendo a possibilidade de que a ação tenha como finalidade compelir o Congresso Nacional a corrigir omissões normativas existentes na Convenção Americana sobre Direitos Humanos de forma a dar concreção ao que prescreve o artigo 25 do Pacto de S. José da Costa Rica.

(B) Pode ser ajuizado somente por aqueles que detêm a legitimidade ativa para propor a ação direta de inconstitucionalidade.

(C) Não permite a forma coletiva, em razão da ausência de previsão constitucional expressa.

(D) É de competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal

Questão 9. A respeito do habeas corpus, assinale a alternativa correta.

(A) Tem como fundamento a existência de qualquer violação de direito fundamental por parte do paciente.

(B) A competência para o julgamento de habeas corpus pode ser determinada, em alguns casos, em razão daquele que figura como paciente.

(3)

(C) É cabível a ordem, sempre que houver limitação da liberdade de locomoção, inclusive nos casos de punições disciplinares militares.

(D) Em razão da abolição da prisão civil nos casos de depositário infiel por parte da súmula vinculante nº 25, não cabe habeas corpus em varas cíveis.

Questão 10. Nas proposições abaixo, marque “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas, assinalando a alternativa CORRETA.

1. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), o Mandado de Injunção e a Ação Popular são ações constitucionais.

2. O Habeas Data se destina a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de bancos de dados de entidades governamentais e de caráter privado.

3. O Mandado de Injunção é meio hábil para corrigir eventual inconstitucionalidade que Infirme a validade de ato em vigor.

4. O cidadão, enquanto tiver os seus direitos políticos suspensos, está inabilitado a propor Ação Popular.

(A) V, F, V, F. (B) F, V, F, V. (C) F, V, V, F. (D) V, F, F, V.

Questão 11. Assinale a opção correta a respeito das ações constitucionais.

(A) Tal como ocorre no mandado de segurança, há, no procedimento do habeas data, o denominado reexame necessário ou recurso de ofício.

(B) Conforme entendimento do STF, não se admite a impetração de habeas corpus para o trancamento de ação de improbidade administrativa.

(C) Quando praticados por administradores de empresas públicas e de sociedades de economia mista, os atos de gestão comercial podem ser objeto de mandado de segurança.

(D) Tratando-se de mandado de segurança impetrado contra nomeação de magistrado de competência do presidente da República, o chefe do Poder Executivo não poderá ser considerado, de acordo com o STF, autoridade coatora quando o fundamento da impetração for nulidade ocorrida em fase anterior do procedimento

Questão 12. Sobre mandado de injunção, assinale a assertiva incorreta.

(A) Os direitos constitucionalmente garantidos por meio de mandado de injunção apresentam-se como direitos à execução de um ato normativo, os quais não poderiam ser diretamente satisfeitos por meio de provimento jurisdicional.

(B) A omissão inconstitucional pode referir-se tanto a uma omissão total do legislador quanto a uma omissão parcial.

(C) A ação mandamental é simplesmente declaratória de omissão, sem permitir a execução.

(D) Tratando-se de processo subjetivo, a decisão possui eficácia considerada a relação jurídica nele revelada.

Questão 13. Sobre mandado de segurança, assinale a assertiva incorreta.

(A) Não há direito líquido e certo amparado por mandado de segurança, quando fundado em lei cujos efeitos foram anulados por outra declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

(B) A impetração de mandado de segurança coletivo, por entidade de classe em favor dos associados, independe de autorização destes.

(4)

(C) A controvérsia sobre matéria de direito impede a concessão de mandado de segurança, já que este exige o direito líquido e certo.

(D) O prazo para a impetração do mandado de segurança é um só e se conta a partir da data da ciência do ato impugnado.

Questão 14. Em relação às ações constitucionais, avalie as assertivas abaixo:

I) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político, com maioria no Congresso Nacional; organização sindical; entidade de classe; ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos dois anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

II) Será concedido mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

III) Será concedido habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de informação, por ilegalidade ou abuso de poder.

IV) Será concedido habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público ou para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

Está(ão) CORRETA(S):

(A) Somente as assertivas I, II e III; (B) Somente as assertivas I e III; (C) Somente as assertivas II e IV; (D) Somente as assertivas I e IV;

Questão 15. - Em relação à arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), assinale a alternativa correta.

(A) A Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal pode propor a ADPF.

(B) Por se tratar a ADPF de processo abstrato, a petição inicial prescinde da prova da violação do preceito fundamental.

(C) Embora o deferimento do pedido de medida liminar na ADPF reclame decisão de dois terços dos membros do Supremo Tribunal Federal, o relator poderá fazê-lo individualmente, observados os requisitos legais.

(D) O quórum mínimo para decisão sobre a ADPF corresponde à maioria absoluta dos Ministros.

Questão 16. Quanto às Ações Constitucionais é INCORRETO afirmar, consoante o STF, que:

(A) É lícito ao impetrante desistir da ação de mandado de segurança, independentemente de aquiescência da autoridade apontada como coatora ou da entidade estatal interessada ou, ainda, quando for o caso, dos litisconsortes passivos necessários.

(B) Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada. (C) A ação de habeas data visa à proteção da privacidade do indivíduo contra abuso no registro e/ou revelação de dados pessoais falsos ou equivocados, sendo meio idôneo, pois, para obter-se vista de processo administrativo.

(D) A orientação do STF é pela prejudicialidade do mandado de injunção com a edição da norma regulamentadora então ausente. Excede os limites desta Ação a pretensão de sanar eventual lacuna normativa do período pretérito à edição da lei regulamentadora.

(5)

Questão 17. Em algumas hipóteses, a intervenção apresenta um aspecto judicial. Quais das situações abaixo correspondem a tal descrição:

I – quando o chefe do Ministério Público estadual propõe ação direta de inconstitucionalidade interventiva por violação de princípio sensível da Constituição estadual.

II – quando o Procurador-Geral de Justiça oferece representação interventiva pela falta de pagamento da dívida fundada.

III – quando o Superior Tribunal de Justiça dá provimento à representação do Procurador-Geral da República por inexecução de lei federal.

IV – quando o Procurador-Geral da República oferece representação interventiva por violação de princípio sensível da Constituição Federal.

V – quando não forem prestadas as contas devidas perante o Tribunal de Contas. Estão corretas:

(A) as assertivas I, II e IV; (B) as assertivas II, III e IV; (C) as assertivas I e IV; (D) as assertivas I, IV e V.

Questão 18. A arguição de descumprimento de preceito fundamental:

I – permite o questionamento de ato municipal perante o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

II – pode ser proposta por Governador de Estado. III – permite o controle objetivo de lei municipal.

IV – demanda a suspensão da execução do ato pelo Senado.

V – possibilita que se fixem as condições de aplicação do preceito fundamental. Quais afirmativas são corretas:

(A) as afirmativas I, II e III; (B) as afirmativas I, IV e V; (C) as afirmativas II, III e IV; (D) as afirmativas II, III e V.

Questão 19. Com relação às ações constitucionais, assinale a alternativa correta. (A) Controvérsia sobre matéria de direito impede concessão de mandado de segurança. (B) É inconstitucional lei que fixa o prazo de decadência para a impetração de mandado de segurança.

(C) Compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer originariamente de mandado de segurança contra atos de outros tribunais.

(D) Não cabe ação direta de inconstitucionalidade de lei do Distrito Federal derivada da sua competência legislativa municipal.

Questão 20. Os requisitos necessários para o ajuizamento da ação popular são classificados de:

(A) subjetivo e objetivo. (B) explícito e implícito. (C) restritivo e contido. (D) imutável e rígido.

Referências

Documentos relacionados

A sexualidade também, segundo ele, é um grande problema entre os jovens internados, pois eles não respeitam as regras e acabam tendo relações sexuais, o que implica em

A inclusão da disciplina de Educação Física Adaptada no ensino superior tem como objetivo estimular a reflexão sobre a temática da deficiência e,

Presidente e na ausência deste pelo Secretário e na ausência deste pelo Vogal. Os membros da Mesa da Assembleia Geral serão eleitos pela Assembleia Geral entre as sociedades membros de

O artigo traz como objetivo geral: evidenciar a atuação do psicólogo na prevenção do bullying nas escolas e como objetivos específicos: descrever as

Não se trata pura e simplesmente de matar mulher (femicídio), mas sim matar mulher em razão da condição do sexo feminino, ou seja, trata-se de espécie de violência

Para que esse estudo fosse possível foi necessário encontrar um grupo de pessoas disposto a colaborar com a pesquisa, haja vista que anteriormente uma série de

[…] História, missão, funções e atividades da instituição produtora/acu- muladora; meios de produção dos documentos; histórico da formação e acumulação do

O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus