• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2008 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2008 EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

EDITAL Nº 01/2008

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 - A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, com sede no 1º andar da Faculdade de Odontologia/UFG, Primeira Avenida esquina com a Praça Universitária, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, torna público que estarão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Odontologia, nível MESTRADO – área de concentração em CLÍNICA ODONTOLÓGICA.

1.2 - O referido programa foi criado e recomendado no ano de 2002 pela CAPES/MEC, recebendo, atualmente, conceito 3 (três). Destina-se a profissionais com graduação plena na área de Odontologia, tendo como objetivos principais a preparação de profissionais mais qualificados e a formação de pesquisadores e docentes para o magistério superior, de modo a atender às necessidades do mercado de trabalho regional e nacional.

1.3 - No Programa de Pós-Graduação em Odontologia serão desenvolvidos projetos de pesquisa dentro das seguintes linhas:

a) Avaliação de condutas clínicas em odontologia.

b) Avaliação do desempenho e biocompatibilidade de materiais odontológicos.

c) Estudo das manifestações clínicas e tratamento das lesões do sistema estomatognático.

(2)

1.4 - O tempo esperado para a conclusão do MESTRADO EM ODONTOLOGIA é de 24 meses, sendo exigida dedicação integral do aluno ao programa. O candidato aprovado no processo de seleção deverá obter, no mínimo, 30 créditos em disciplinas, defender o produto final de curso, compatível com as características da linha de pesquisa para a qual foi selecionado e que, no caso de dissertação, deverá resultar em publicação em periódico científico, além de possuir freqüência acima de 85% em todas as atividades do Programa. O curso poderá oferecer bolsas, cuja concessão se efetuará em função da disponibilidade das mesmas e segundo critérios fixados pelas agências de fomento e pela Comissão de Bolsas do Programa. No final do Programa, será outorgado o título de MESTRE EM ODONTOLOGIA, conforme regulamento próprio.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições poderão ser realizadas no período de 03/11/2008 a 28/11/2008, de 2ª feira a 6ª feira, exceto feriados, no horário de 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria da Pós-Graduação com sede no 1º andar da Faculdade de Odontologia/UFG, situada à Primeira Avenida, esquina com a Praça Universitária, S/N, Setor Universitário, 74605-220, Goiânia, Goiás, telefax (0**62) 3521-1819 ou telefone (0**62) 3209-6065. 2.2. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

a)

Ficha de inscrição (modelo padronizado) devidamente preenchida;

b)

Declaração escrita de que o candidato está de acordo com as normas de seleção adotadas;

c)

Carteira de identidade e CPF (fotocópias autenticadas).

d)

Visto RNE para estrangeiros residentes no país (fotocópia autenticada).

e)

Duas fotos 3x4 recentes.

f)

Diploma e Histórico Escolar do Curso de Graduação em Odontologia, devidamente reconhecidos pelo MEC (fotocópia autenticada); OU certidão/declaração, por órgão competente, de que terá concluído grau na época de matrícula (fotocópia autenticada).

g)

Curriculum vitae (modelo Lattes – Disponível em <http://www.cnpq.br>)

devidamente atualizado anexando cópias autenticadas dos comprovantes. Essas cópias poderão ser autenticadas diretamente na secretaria da Pós-Graduação mediante apresentação dos originais.

h)

Documento indicando a(s) linha(s) de pesquisa e áreas temáticas de interesse em pesquisa dentre as oferecidas pelo Programa, com justificativas.

i)

Termo de compromisso de dedicação integral ao programa redigido e assinado pelo candidato.

j)

Para profissionais com vínculo empregatício, documento de intenção do empregador de liberação integral do candidato para a realização do curso.

(3)

k)

Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$100,00 (cem reais) por meio de depósito para a conta única da UFG. A guia de recolhimento deverá ser solicitada na Secretaria de Pós-Graduação, ou disponibilizada no site do Programa.

2.3. Os portadores de títulos de graduação e/ou pós-graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos.

2.4. A documentação de inscrição mencionada no item 2.2 deverá ser entregue no local de inscrição pessoalmente ou por meio de procuração. Serão também aceitas inscrições com documentação enviada por correio (Sedex), sendo considerada a data de postagem até o dia 28.11.2008.

2.5. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3. DAS VAGAS

3.1. Serão oferecidas 14 (catorze) vagas no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, nível MESTRADO – área de concentração em CLÍNICA ODONTOLÓGICA. 3.2. As vagas serão preenchidas conforme os critérios de seleção e disponibilidade de

orientadores, não sendo necessário o preenchimento do número total de vagas oferecidas.

3.3. Os orientadores definidos pela Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia para o ano letivo de 2008, com os respectivos endereços eletrônicos e números de vagas oferecidas, estão listados a seguir:

NOME E-MAIL Nº de

VAGAS Prof. Dr. Aderico Santana Guilherme adericguilherme@yahoo.com.br 1 (uma) Profa. Dra. Aline Carvalho Batista ali.caba@uol.com.br 1 (uma) Prof. Dr. Cláudio Rodrigues Leles crleles@odonto.ufg.br 1 (uma) Prof. Dr. Elismauro Francisco de

Mendonça

elismaur@odonto.ufg.br 1 (uma) Prof. Dr. Lawrence Gonzaga Lopes drlawrenceg@yahoo.com.br 2 (duas)

(4)

Profa. Dra. Maria Alves G. S. Silva magss@odonto.ufg.br 2 (duas) Profa. Dra. Maria do Carmo Matias

Freire

mcarmo@odonto.ufg.br 2 (duas)

Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta rejanefrr@odonto.ufg.br 2 (duas) Profa. Dra. Vânia Cristina Marcelo vaniacm@cultura.com.br 1 (uma)

3.4. A distribuição dos orientadores de acordo com as linhas de pesquisa em que atuam e áreas temáticas de interesse em pesquisa estão listadas a seguir:

Linhas de pesquisa Docente Avaliação de condutas clínicas em

odontologia Prof. Dr. Carlos Estrela* Prof. Dr. Cláudio Rodrigues Leles

Prof. Dr. Elismauro Francisco de Mendonça Prof. Dr. João Batista de Souza*

Prof. Dr. Lawrence Gonzaga Lopes

Profa. Dra. Luciane Ribeiro de R. S. da Costa Prof. Dr. Marcos Augusto Lenza*

Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta Prof. Dr. Ricardo Alexandre Zavanelli* Avaliação do desempenho de materiais

odontológicos Prof. Dr. Aderico Santana Guilherme Prof. Dr. Carlos Estrela* Prof. Dr. Gersinei Carlos de Freitas* Prof. Dr. João Batista de Souza* Prof. Dr. Lawrence Gonzaga Lopes Prof. Dr. Marcos Augusto Lenza* Prof. Dr. Ricardo Alexandre Zavanelli* Estudo das manifestações clínicas e

tratamento das lesões do sistema estomatognático

Profa. Dra. Aline Carvalho Batista

Prof. Dr. Elismauro Francisco de Mendonça Profa. Dra. Maria Alves G. S. Silva

Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta Saúde Bucal Coletiva Prof. Dr. Cláudio Rodrigues Leles

Profa. Dra. Maria do Carmo Matias Freire Profa. Dra. Vânia Cristina Marcelo

Profa. Dra. Luciane Ribeiro de R. S. da Costa * Não oferecerão vagas em 2009

Docente Área temática em pesquisa Prof. Dr. Aderico Santana Guilherme Prótese sobre implante

Profa. Dra. Aline Carvalho Batista Patologia bucal Câncer bucal Reabsorção óssea

Prof. Dr. Cláudio Rodrigues Leles Determinantes do edentulismo e uso de prótese Avaliação de condutas em prótese dentária Ensino Odontológico

Produção científica em saúde bucal Prof. Dr. Elismauro Francisco de

Mendonça

Câncer bucal Radiologia digital

Prof. Dr. Lawrence Gonzaga Lopes Comportamento clínico dos materiais odontológicos Restaurações diretas e indiretas em Dentística Comportamento físico e mecânico dos materiais

(5)

odontológicos

Profa. Dra. Luciane R. R. S. Costa Dor, ansiedade e resistência ao tratamento odontológico

Atenção interdisciplinar ao paciente (Odontologia, Medicina, Enfermagem, etc.)

Profa. Dra. Maria Alves G. S. Silva Estomatologia

Diagnóstico por imagem das lesões de cárie Diagnóstico por imagem em implantodontia Tomografia computadorizada por feixe cônico Profa. Dra. Maria do Carmo Matias

Freire Condições e determinantes do processo saúde-doença Avaliação do impacto das ações de saúde Ensino odontológico

Produção científica em saúde bucal Profa. Dra. Rejane Faria

Ribeiro-Rotta Técnicas tomográficas (Tomografia computadorizada, Ressonância magnética) Planejamento em Implantodontia

Desordens temporomandibulares Estomatologia

Profa. Dra. Vânia Cristina Marcelo Promoção da saúde

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O processo de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia, nível MESTRADO – área de concentração em CLÍNICA ODONTOLÓGICA será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pela Coordenadoria do Programa, de acordo com o seu regulamento e com os procedimentos definidos neste Edital.

4.2. O processo de seleção será desenvolvido na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, em local a ser definido e divulgado pela Comissão de Seleção.

4.3. A seleção constará de:

ƒ Exame escrito de suficiência em língua estrangeira – inglês (pontuação: 2 pontos); ƒ Exame oral (pontuação: 2 pontos);

ƒ Prova escrita de conhecimento em Clínica Odontológica (pontuação: 3 pontos); ƒ Avaliação do Curriculum vitae (pontuação: 3 pontos).

4.4. As avaliações serão classificatórias.

4.5. As avaliações receberão um valor diferenciado de acordo com o item 4.3, sendo 7,0 (sete) a média final mínima para aprovação.

4.6. A avaliação de suficiência em língua estrangeira (inglês) constará de exame escrito de compreensão e interpretação de texto, sendo permitida consulta a dicionário.

(6)

4.7. O exame oral será realizado com base na coerência das intenções do candidato com os objetivos do curso e com a área temática de interesse.

4.8. Na análise do Curriculum Vitae (modelo Lattes) serão utilizados os critérios de pontuação aprovados pela Comissão de Seleção, segundo a tabela a seguir:

Artigos completos publicados em periódicos científicos Pontuação

A internacional* 12,0 B internacional* 10,0 C internacional* 8,0 A nacional* 8,0 B nacional* 6,0 C nacional* 4,0 1 Demais periódicos 1,0

*Classificação segundo Qualis/CAPES/Odontologia (www.capes.gov.br) Resumos publicados em periódicos ou anais de eventos:

Internacionais 1,0 2

Nacionais 0,5 Livros: Livro publicado 12,0

Tradução de livro completo 6,0 Editoração de livro completo 6,0

Capítulo de livro 5,0

3

Tradução de capítulo de livro 2,0

4 Participação em Programa de Iniciação Científica do CNPq (Bolsista –PIBIC ou Voluntário-PIVIC) (pontos por ano)

8,0 5 Participação em projeto de pesquisa (por projeto) 4,0

6 Curso de Pós-Graduação stritu sensu concluído 12,0

7 Curso de Especialização concluído 8,0

8 Curso de Atualização concluído (mínimo de 40 horas) 1,0 9 Participação em projetos de extensão com carga-horária

mínima de 150 horas (por participação)

4,0 10 Estágio concluído – certificado por instituição de ensino ou

pesquisa, serviço de saúde ou associação de classe (pontos por estágio)

0,5

11 Monitoria concluída (pontos por monitoria) 0,5 Atividade docente com vínculo empregatício em instituição de

ensino superior (por ano de atividade)

1,0 12 Apresentação em congresso (por apresentação) 0,5

ƒ Para a conversão da pontuação total do candidato na nota correspondente à avaliação do Curriculum Vitae, será utilizada a proporção de pontos em relação à pontuação máxima obtida pelos candidados, ou seja, a maior pontuação atingida corresponderá, ao valor 3 e as demais ao valor obtido em uma regra de três.

(7)

4.10. O processo seletivo ocorrerá no período compreendido entre 01 e 05 de dezembro de 2008, obedecendo ao seguinte cronograma:

ƒ 01 de dezembro: homologação das inscrições pela Coordenaria de Pós-Graduação. ƒ 01 a 04 de dezembro: análise dos Curricula vitae.

ƒ 02 de dezembro, das 8 às 10 horas: realização do exame de língua estrangeira. ƒ 02 de dezembro, das 14 às 18 horas: realização da prova de conhecimento.

ƒ 03 e 04 de dezembro: exame oral agendado previamente pela Comissão de Seleção. ƒ 05 de dezembro: homologação do resultado do processo seletivo pela Coordenaria

de Pós-Graduação

4.11. Não haverá segunda chamada ou repetição de nenhuma das avaliações.

4.12. O não comparecimento do candidato a qualquer um dos exames caracterizará desistência do mesmo e resultará na sua eliminação do processo seletivo.

4.13. A classificação do candidato dependerá de sua Média Geral (MG), calculada pela soma dos pontos obtidos de acordo com o item 4.3.

4.14. Em caso de empate na média geral, a classificação ordinal será feita de acordo com a maior nota na seguinte ordem: Curriculum Vitae, prova escrita de conhecimento, entrevista e avaliação de língua estrangeira.

4.15. O resultado final do processo seletivo será homologado pela Coordenadoria do Programa e divulgado no(s) quadro(s) de aviso da Secretaria do Programa e no endereço www.odonto.ufg.br até 12/12/2008.

4.16. Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os candidatos selecionados até o limite de vagas.

4.17. Os candidatos não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos da Secretaria do Programa até 30 dias após a divulgação dos resultados. Findo este prazo, os documentos serão enviados à reciclagem.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital.

5.2. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo.

(8)

5.3. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço na Secretaria do Programa, enquanto estiver participando do processo de seleção.

5.4. Os resultados do processo seletivo serão válidos apenas para o período letivo no qual o candidato foi aprovado.

5.5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenadoria do Programa.

Goiânia, 30 de outubro de 2008. Prof Dr Cláudio Rodrigues Leles

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Visto:

Profa. Dra. Divina das Dores de Paula Cardoso Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação-UFG

Referências

Documentos relacionados

Será nomeado curador especial no caso de revelia (art. 257, IV do CPC).E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

--- --- - Curso de Licenciatura em Solicitadoria – total de votantes: 23--- --- Boletins entrados: 17 --- Boletins nulos: 0 --- Boletins em branco: 1 --- Como não foram

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

Para os grupos de enxerto ósseo autógeno, após 15 dias do procedimento cirúrgico, os valores da porcentagem de preenchimento do defeito crítico com osso neoformado

Guia de Recolhimento da União e Comprovante original do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para os candidatos ao curso de mestrado e

PROCEDIMENTO DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUÇÃO, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO:.