• Nenhum resultado encontrado

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

1. FINALIDADE:

1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/ Mestrado Acadêmico (PPGENF) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFMS.

2. ABERTURA DAS INSCRIÇÕES:

2.1. De 01 a 15 de julho de 2014 estarão abertas as inscrições para seleção de bolsista PNPD/CAPES institucional, UMA vaga vinculada ao de Pós-Graduação em Enfermagem/ Mestrado Acadêmico (PPGENF). As atribuições de atividades ao bolsista atenderão aos critérios do presente edital e as demandas do PPGENF. A referida bolsa é válida por doze meses, com possibilidade de prorrogação. Vide Portaria 86 da CAPES, de 03 de julho de 2013, disponível em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes.

3. DISPOSIÇÕES GERAIS:

3.1. A Comissão Avaliadora será formada por professores/as do PPGENF. Não poderão participar da comissão professores que tenham sido apontados no CV LATTES dos candidatos como orientadores e/ou supervisores de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

3.2. O processo seletivo para preenchimento da vaga de Pós-Doutorado no PPGENF obedecerá às orientações contidas na Portaria CAPES nº. 086 de 03 de julho de 2013. 3.3. Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

(2)

I – Enfermeiros, com o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos credenciados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser reconhecido pela Comissão do Programa de Pós Graduação;

II – Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico (conforme Anexo III do Programa Nacional de Pós-doutorado/PNPD, Portaria 086/2013); projetos subvencionados por agências de fomento;

III – Não estar aposentado ou em situação equiparada;

IV – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

§ 2º Professores substitutos ou com contratos temporários poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso IV, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade “c” deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade “c” não poderão realizar o estágio pós doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

(3)

5.1. Será disponibilizada UMA bolsa que terá valor fixado e pago pela CAPES diretamente ao bolsista. (Portaria 86 da CAPES, de 03 de julho de 2013, disponível em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes)

6. OBJETIVO DO ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL

Capacitar profissionais doutores em nível de pós-doutorado para produzir pesquisas e estudos avançados na área da saúde e enfermagem, inseridos em grupos de pesquisa do PPGENF/UFMS.

7. DAS OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA

I- Dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa e ensino previstas no plano de trabalho.

II- Entregar os documentos necessários para a implementação da bolsa, dentro do prazo estabelecido, sejam eles solicitados pelo órgão de fomento e/ou pela secretaria do programa.

III- A não entrega da documentação nos prazos devidos implicará na desclassificação do candidato.

IV- Cumprir todas as normas estabelecidas pelo regulamento do Programa Nacional de Pós Doutorado.

V- O não cumprimento das normas pode acarretar em perda da bolsa.

8. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo 1);

b) Original e cópia autenticada em cartório da carteira de identidade e do CPF; “certidão de quitação eleitoral”, a qual poderá ser obtida em qualquer cartório ou posto de

atendimento eleitoral ou pelo site

http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm (não serão aceitos comprovantes de votações); documento militar que comprove estar em dia com as obrigações militares; se estrangeiro, documento de identificação (passaporte ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro);

(4)

c) Original e cópia autenticada em cartório do Diploma de Doutorado (frente e verso), obtido em Programa de Pós-graduação credenciado pela CAPES ou documento equivalente;

d) Cópias autenticadas do histórico escolar da Graduação e da Pós-Graduação (frente e verso);

e) Curriculum Vitae documentado (ou seja, acompanhado de cópia dos documentos que comprovem cada item incluído no currículo, comprovantes da produção científica (artigos publicados e demais publicações) nos últimos cinco anos, incluindo 2009), e impresso a partir da Plataforma Lattes - CNPq e que deverá estar disponível também na Plataforma Lattes no site do CNPq.

f) Original e cópia autenticada do comprovante de residência.

g) Três cópias do projeto de pesquisa com plano de trabalho inserido na linha de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.

i) Candidatos que se enquadrarem na modalidade “b” item 2, inciso IV deverão apresentar comprovante de endereço residencial, além dos documentos exigidos nos itens anteriores;

j) Candidatos que se enquadrarem na modalidade “c” item 2, inciso IV deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa, além dos documentos exigidos nos itens anteriores;

k) Candidatura de professores substitutos ou com contratos temporários em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, sem prejuízo de suas atividades de docência, dependerá de análise e aprovação do Programa de Pós-Graduação, a qual deverá ser apresentada junto aos outros documentos.

9. DA INSCRIÇÃO

9.1. As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 01 a 15 de julho de 2014, no horário das 08h00 às 10h30 e das 14h00 às 16h00 na secretaria do Programa

(5)

de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande-MS, Unidade XII.

9.2. As inscrições poderão também ser efetuadas por via postal, recomendando, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida, apresentando data da postagem não posterior ao último dia de inscrição, conforme estabelecido no item 9.1.

9.3. Inscrições com documentação incompleta não serão aceitas. Endereço para envio:

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Secretaria do Curso de Mestrado em Enfermagem – Unidade XII - 1° andar Av. Costa e Silva s/n, Caixa Postal 549 – 79070-900

Campo Grande, Mato Grosso do Sul

10. PERÍODO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

O Estágio Pós-Doutoral terá duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses, conforme estabelecido nos Artigos 13 e 14 da Portaria Nº 086/03.07.2013 do Programa Nacional de Pós Doutorado-Capes (modalidades a, b; e modalidade c).

11. SELEÇÃO

O processo de seleção compreenderá:

11.1. Avaliação do Curriculum Vitae, Plataforma Lattes, etapa não presencial e eliminatória: Será realizada para o candidato que tiver sua inscrição deferida e por comissão indicada pelo Colegiado do Programa, que analisará e atribuirá as notas de zero a dez. Etapa eliminatória, com nota mínima de aprovação igual ou superior a sete. O resultado da avaliação e a convocação para a entrevista serão divulgados no dia 18 de julho de 2014, na página eletrônica http://www.posgraduacao.ufms.br, selecionando o curso Enfermagem. A avaliação do currículo basear-se-á na apreciação das publicações (artigos, capítulos e livros, registros e patentes) dos últimos 05 (cinco) anos e serão considerados projetos de pesquisa subvencionados por agências de fomentos nacionais ou internacionais. Serão considerados os textos publicados ou no prelo. As publicações devem ser documentadas com cópias simples.

(6)

11.2. Avaliação do projeto de pesquisa proposto e do plano de trabalho etapa presencial e eliminatória: será realizada no dia 25 de julho de 2014, com horário agendado e publicado junto com o resultado da avaliação do Curriculum Vitae, conforme disposto no item 11.1. Constará como segunda e última etapa do processo seletivo, e será realizada pela Comissão de Seleção. A nota mínima de aprovação será igual ou superior a sete.

A Classificação final será de acordo com a média aritmética das duas notas obtidas em cada etapa do processo seletivo e o primeiro colocado será convocado para assinar o temo de compromisso, caso recuse seguirá a convocação, respeitando a ordem decrescente de classificação.

Critérios de desempate: 1º) candidato que obteve a maior nota na avaliação do Curriculum Vitae; 2º) candidato que obteve a maior nota na arguição.

11.3. Divulgação do resultado final e convocação para assinatura do termo de compromisso: Dia 31 de julho de 2014, por meio da página eletrônica. Em caso de desistência do primeiro colocado, o segundo será chamado e assim consecutivamente.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:

12.1.2. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção.

12.1.3. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.

12.1.4. Não confirmar a sua participação no Programa, na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

12. 1.5. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGENF/UFMS.

(7)

Mais informações: Secretaria do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - UFMS. Fone: +55 67 3345-7768 ou pelo e-mail ppgenfermagem.ccbs@ufms.br

(8)

ANEXO 1

Formulário de Inscrição para Estágio de Pós-Doutoramento (Não abreviar nomes)

Nome completo: ______________________________________________________ Filiação: Pai: ______________________________________________________________________ Mãe: ______________________________________________________________________ Sexo: ( ) F ( ) M Data de nascimento: ____/____/____ Cidade: _________________________ Estado: _________________________ Nacionalidade: __________________________ Naturalizado: ________________________ Estado civil: ___________________________________ Cônjuge: ______________________________________________________________________ Candidatos Brasileiros:

R.G. nº: ____________________ Data da emissão: ____/____/_____ Órgão expedidor: __________

CPF nº: ____________________

Registro Conselho Profissional: ____________________________

Título de eleitor nº: ____________________ Zona: ____________ Seção: _____________________

Cert. de reservista nº: _______________ Série: _____________ Categoria: ____________________

Candidatos Estrangeiros:

R.N.E. nº: __________________ Data da emissão: ____/____/_____ Órgão expedidor: ___________

(9)

Todos os candidatos: E-mail: _____________________________________________________________________ Endereço 1 (Brasil): _____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Cidade: _________________________________ Estado: ________________________ CEP: ______________________________ Telefone: __________________________ Endereço 2 (Exterior): ___________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Cidade: _________________________________ Estado: _______________________ Código postal: ______________________________ Telefone: ___________________ Importante: Destacar se o endereço para envio de correspondência é (1 ou 2) __________________

Empresa/Instituição onde trabalha: _________________________________________ _____________________________________________________________________ ( ) pública ( ) privada ( ) Outra modalidade: ______________________________ ( ) ensino ( ) assistência ( ) pesquisa ( ) ONG

Cargo que ocupa: ________________________________________________________ Endereço:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Cidade: ______________________________ Estado: __________________________ CEP: ____________________________ Telefone: _____________________________ Terá afastamento oficial da Instituição: Sim ( ) Não ( )

Com vencimentos: Sim ( ) Não ( ) Dedicação ao PD: ( ) Integral ( ) Parcial

Data/início: __________________ Conclusão: _____________ Cidade/Estado: _________________

(10)

Curso de Pós-Graduação (Doutorado) - Doutor em: _____________________________ Instituição que obteve o título: _____________________________________________ Data/início: _________________ Conclusão: ______________ Cidade/Estado: _________________

Outros Cursos Superiores (Instituição/ local e duração)

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Modalidade de inscrição:

( ) a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício ou professor substituto;

( ) b) estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício, com comprovação de endereço residencial no momento da submissão da candidatura;

( ) c) docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, com comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa e sem vínculo trabalhista com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

(11)

Declaro que as informações constantes do presente formulário são verdadeiras, assumindo inteira responsabilidade pelas mesmas.

______________,____, de _______________ de ______. ________________________ ___________________________________ Assinatura do candidato Ciente e de acordo. ______________,____, de _______________ de ______. _____________________________ Assinatura do provável supervisor

Obs.: Aos candidatos selecionados: qualquer alteração, do nome e do endereço, deverá ser comunicada imediatamente à Secretaria de Pós-Graduação.

Referências

Documentos relacionados

Os cursos secundários das escolas normais pas- sam então a ter quatro anos de duração e os saberes de matemática continuam restritos aos dois primeiros anos: aritmética,

• Avanço manual do cabo para um contacto rápido e preciso da ferramenta no tampão. • Pés com proteção em borracha antiderrapante para uma

Produz um discurso organizado e correto OU produz um discurso com ocorrência de um ou dois erros nos planos ortográfico e de pontuação, e/ou com ocorrência de um erro nos planos

Quanto aos três fatores associados (estresse emocional, etilismo e tabagismo), pudemos verificar que a incidência destes na expressão da psoríase, foi cerca de 4 vezes

Os redutores de danos são sujeitos que vão a campo, ou seja, local utilizado pelo usuário de drogas para consumo - sendo fixo ou não - realizando contato com as pessoas

F) Apoiar e estimular a formação técnico-profissional dos filiados desta entidade, bem como a promoção de eventos culturais que valorizem os profissionais associados. 3º -

a) Considerar apenas os cargos reportados, consoante os casos, ao regime definido pela Lei nº 2/2004, de 15 de Janeiro (republicado pela lei nº 51/2005 de 30 de Agosto e