• Nenhum resultado encontrado

Tópico 1. Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tópico 1. Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1.(CGU/2008/Área geral) O Orçamento é um dos principais instrumentos da política fiscal do governo e traz consigo estratégias para o alcance dos objetivos das políticas. Das afirmações a seguir, assinale a que não se enquadra nos objetivos da política orçamentária ou nas funções clássicas do orçamento.

a) Assegurar a disponibilização para a sociedade dos bens públicos, entre os quais aqueles relacionados com o cumprimento das funções elementares do Estado, como justiça e segurança.

b) Utilizar mecanismos visando à universalização do acesso aos bens e serviços produzidos pelo setor privado ou pelo setor público, este último principalmente nas situações em que os bens não são providos pelo setor privado.

c) Adotar ações que visem fomentar o crescimento econômico.

d) Cumprir a meta de superávit primário exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

e) Destinar recursos para corrigir as imperfeições do mercado ou atenuar os seus efeitos.

2. (CGU/2008/Área geral) No Brasil, para que o controle orçamentário se tornasse mais eficaz, ao longo dos anos, tornou-se necessário estabelecer alguns princípios que orientassem a elaboração e a execução do orçamento.

Assim, foram estabelecidos os chamados “Princípios Orçamentários”, que visam estabelecer regras para elaboração e controle do Orçamento. No tocante aos Princípios Orçamentários, indique a opção correta.

a) O princípio da exclusividade veda a inclusão, na lei orçamentária

Tópico 1. Orçamento Público: conceitos

e princípios orçamentários.

(2)

social, mesmo respeitando-se o prazo de vigência previsto na Constituição.

b) O orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Poder deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro.

c) A vinculação de receitas de taxas a fundos legalmente constituídos é incompatível com o princípio da não-afetação, definido na Constituição Federal.

d) O princípio da especificação estabelece que a lei orçamentária anual deverá especificar a margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

e) O princípio do equilíbrio é constitucionalmente fixado e garante que o montante das receitas correntes será igual ao total das despesas correntes.

3. (ESAF/MPOG/APO/2008) Com base nas características e aspectos do orçamento tradicional e do orçamento-programa, assinale a única opção incorreta.

a) No orçamento-programa, há previsão das receitas e fixação das despesas com o objetivo de atender às necessidades coletivas definidas no Programa de Ação do Governo.

b) No orçamento tradicional, as decisões orçamentárias são tomadas tendo em vista as necessidades das unidades organizacionais.

c) Na elaboração do orçamento-programa, os principais critérios classificatórios são as unidades administrativas e elementos.

d) No orçamento tradicional, inexistem sistemas de acompanhamento e medição do trabalho, assim como dos resultados.

e) O orçamento-programa é um instrumento de ação administrativa para execução dos planos de longo, médio e curto prazo.

(3)

4. (ESAF/MPOG/APO/2008) De acordo com os fundamentos teóricos das finanças públicas, assinale a única opção correta com relação aos objetivos da política orçamentária.

a) A alocação dos recursos por parte do governo tem como objetivo principal a oferta de determinados bens e serviços, que são necessários e desejados pela sociedade.

b) Outro objetivo da função de alocação de recursos por parte do governo refere-se à oferta de bens sociais.

c) A função de distribuição do governo tem como objetivo principal utilizar mecanismos que visem ajustar a distribuição da renda e da riqueza da sociedade, principalmente por meio da tributação e das transferências.

d) Por meio da utilização dos instrumentos fiscais, o governo intervém no nível de emprego, nos gastos privados, no nível de renda, entre outros, tendo como objetivo principal a manutenção de determinada estabilidade no nível de emprego e dos preços.

e) Na tentativa de assegurar a distribuição eficiente dos recursos, o governo pode produzir diretamente os produtos ou utilizar-se de mecanismos que façam com que sejam oferecidos pelo setor privado.

5. (ESAF/STN/AFC/2008) Constitui evidência do princípio da unidade orçamentária:

a) um orçamento que contenha todas as receitas e todas as despesas.

b) um único orçamento é examinado, aprovado e homologado e ainda a existência de um caixa único e uma única contabilidade.

c) a existência de um orçamento que abranja tanto a área fiscal como a área previdenciária e o investimento das estatais.

d) uma lei orçamentária anual que não contenha matéria estranha ao orçamento.

(4)

6. (ESAF/SRF/Analista Tributário/2009) Constata-se que os princípios orçamentários do equilíbrio e da unidade foram respeitados quando ocorrem, respectivamente:

a) as despesas correntes liquidadas não ultrapassam as receitas correntes arrecadadas e a Lei Orçamentária Anual disciplinou todas modificações na legislação tributária necessárias à execução do orçamento.

b) as despesas correntes foram pagas sem a realização de operações de crédito e as despesas de capital foram cobertas com receitas correntes.

c) a arrecadação total foi suficiente para cobrir todas as despesas liquidadas e a distribuição dos gastos durante os meses do exercício manteve-se bem distribuída.

d) as receitas de capital não ultrapassaram as despesas de capital e todas as despesas realizadas foram autorizadas em lei.

e) todas as despesas autorizadas no exercício não ultrapassam o valor das receitas estimadas e cada ente da federação apresenta um único orçamento no exercício.

7. (ESAF/APO/2010) Assinale a opção verdadeira a respeito das principais características do orçamento de desempenho.

a) Processo orçamentário em que os volumes de recursos são definidos em razão das metas a serem atingidas.

b) Refere-se ao orçamento em que o maior volume dos gastos está relacionado com a produção de infraestrutura de prestação de serviços públicos.

c) Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar o orçamento sob duas perspectivas, quais sejam: o objeto de gasto e um programa de trabalho.

(5)

d) Processo orçamentário em que ocorre a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.

e) Processo orçamentário em que a prioridade dos gastos é definida em razão do critério populacional.

8. (ESAF/CVM/2010) Acerca da programação qualitativa da despesa orçamentária, assinale a opção que torna correta a seguinte frase: “A estruturação atual do orçamento público considera que as programações orçamentárias estejam organizadas em _______(1)_______ e que essas(es) possuam programação _______(2)_______.”

a) (1) programas de trabalho /// (2) física e financeira b) (1) funções /// (2) funcional

c) (1) subfunções /// (2) econômica d) (1) projetos /// (2) por metas físicas

e) (1) atividades /// (2) por metas qualitativas

9. (ESAF/CVM/2010) A abordagem orçamentária cujas principais características são a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente, de modo que todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, denomina-se:

a) orçamento tradicional. b) orçamento de base zero. c) orçamento de desempenho. d) orçamento-programa.

(6)

10. (ESAF/ANA/2009) A Constituição Federal, ao estabelecer que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, consagra o seguinte princípio orçamentário:

a) Unidade. b) Especificação. c) Exclusividade. d) Legalidade.

e) Não-afetação das receitas.

11. (ESAF/PGFN/2007) A disposição do artigo 165, § 5o, da

Constituição do Brasil

a) consubstancia o princípio da legalidade, uma vez que estabelece que o orçamento anual será aprovado por lei.

b) permite que as empresas estatais (inciso II) recebam recursos da União a título de capital desde que previamente previsto no orçamento de investimento.

c) combinada com a disposição do § 7o do mesmo artigo subordina a aprovação da Lei orçamentária à do orçamento plurianual de investimento.

d) expressa o princípio da universalidade da Lei orçamentária.

e) impõe, nos seus incisos I e II, o equilíbrio orçamentário da previdência social.

12. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) O princípio da universalidade do orçamento estabelecido pela Constituição Federal significa que a) a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal de todos os entes da federação.

b) os órgãos de todos os Poderes da União, incluindo todas as empresas estatais, devem integrar o orçamento fiscal.

(7)

c) todas as receitas públicas a serem arrecadadas no exercício deverão integrar o orçamento fiscal.

d) a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração indireta.

e) o montante das receitas previstas deve ser suficiente para a realização de todo o universo de despesas orçadas.

13. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) O princípio da exclusividade do orçamento consagrado pela Constituição Federal estabelece que a lei orçamentária não contenha dispositivos estranhos à previsão da receita e à fixação da despesa. A exceção a essa vedação se refere às matérias que tratem de:

a) autorização para alteração da legislação tributária. b) abertura de créditos suplementares.

c) modificações da estrutura administrativa do governo.

d) programas de redução de gastos na Administração Pública. e) criação de programas de fomento à arrecadação tributária.

14. (ESAF/ENAP/2006) A Constituição Federal, em seu artigo 167, ao vedar a vinculação de receita de impostos a órgãos, fundos ou despesas, consagra o princípio orçamentário do/da:

a) Unidade.

b) Universalidade. c) Orçamento-bruto.

d) Não-afetação das receitas. e) Anualidade.

15. (ESAF/ENAP/2006) De acordo com o conceito de orçamento público e seus princípios, indique a única opção falsa.

a) O orçamento público surgiu para atuar como instrumento de controle das atividades financeiras do governo.

(8)

b) O período de vigência do orçamento denomina-se exercício financeiro.

c) Os princípios orçamentários são fundamentos que normatizam a instituição orçamentária.

d) Segundo o princípio da unidade, a Lei Orçamentária somente poderá conter matérias relativas à previsão da receita e à fixação da despesa.

e) Segundo o princípio da anualidade, as previsões de receita e despesa devem fazer referência, sempre, a um período limitado de tempo.

16. (ESAF/CGU/2006) No que diz respeito aos conceitos de Orçamento Público e princípios orçamentários, assinale a única opção falsa.

a) Os princípios orçamentários estão definidos na Lei n. 4.320/64 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

b) No Brasil, a origem do orçamento está ligada ao surgimento do governo representativo.

c) O orçamento-programa elaborado de forma correta constitui eficaz instrumento de planejamento e programação, gerência e administração, controle e avaliação.

d) O orçamento-programa apresenta uma série de diferenças do orçamento tradicional, que enfoca o que se pretende gastar.

e) O orçamento tradicional ou clássico é o processo de elaboração do orçamento constituído de um único documento, no qual se previam as receitas e a autorização por tipo de gasto, sem qualquer definição do programa e dos objetivos de governo.

17. (ESAF/TCU/2006) No que diz respeito ao conceito de orçamento público e princípios orçamentários, identifique a opção incorreta.

(9)

a) O orçamento público deve manter o equilíbrio entre as receitas fixadas e as despesas estimadas.

b) São impositivos nos orçamentos públicos os princípios orçamentários.

c) Segundo o princípio da unidade, o orçamento público deve constituir uma única peça, indicando as receitas e os programas de trabalho a serem desenvolvidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

d) O orçamento público é uma lei de iniciativa do Poder Executivo, que estabelece as políticas públicas para o exercício a que se referir. e) O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um exercício financeiro, coincidente com o ano civil.

18. (ESAF/CGU/2008) À medida que as técnicas de planejamento e orçamento foram evoluindo, diferentes tipos de orçamento foram experimentados, cada um com características específicas. Com relação a esse assunto, marque a opção incorreta.

a) No orçamento tradicional, a ênfase se dá no objeto do gasto, sem preocupação com os objetivos da ação governamental.

b) O orçamento Base Zero foi um contraponto ao orçamento incremental, e tem como característica principal a inexistência de direitos adquiridos sobre as dotações aprovadas no orçamento anterior.

c) A grande diferença entre o orçamento de desempenho e o orçamento-programa é que o orçamento de desempenho não se relaciona com um sistema de planejamento das políticas públicas. d) O orçamento-programa se traduz no plano de trabalho do governo, com a indicação dos programas e das ações a serem realizados e seus montantes.

e) O orçamento de Desempenho representou uma evolução do orçamento incremental, na busca de mecanismos de avaliar o custo

(10)

dos programas de governo e de cada ação integrada ao planejamento.

19. (ESAF/ENAP/2006) Diferentemente do orçamento tradicional, cujo principal objetivo era o controle político do Executivo, o orçamento-programa tem por principal finalidade servir como instrumento de administração e de gestão. Assinale, a seguir, a única opção que, em contraponto ao orçamento tradicional, caracteriza corretamente o orçamento-programa.

a) A alocação de recursos visa à aquisição de meios.

b) O controle visa a avaliar a honestidade dos agentes governamentais e a legalidade no cumprimento do orçamento.

c) A estrutura do orçamento dá ênfase aos aspectos contábeis da gestão.

d) O controle visa a avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.

e) O processo orçamentário é dissociado dos processos de planejamento e programação.

20. (ESAF/ENAP/2006) No que tange a orçamento-programa e suas características, assinale a única opção errada.

a) O orçamento-programa corresponde a uma sistemática que procura ordenar a aplicação dos recursos financeiros, visando objetivos definidos, dentro de uma programação e um planejamento coordenados.

b) O orçamento-programa destaca as metas, os objetivos e as intenções do governo, consolidando um conjunto de programas a ser realizado durante determinado período.

c) O orçamento-programa é um instrumento de planejamento mensal de que dispõe a administração pública, com o objetivo de planejar e

(11)

d) A avaliação de resultados é uma das principais características do orçamento-programa.

e) No orçamento-programa, os custos são claramente definidos.

Gabarito das questões apresentadas

1-D 2-A 3-C 4-E 5-B

6-E 7-C 8-A 9-B 10-C

11-D 12-D 13-B 14-D 15-D

Referências

Documentos relacionados

O bullying e o ciberbullying estão associados a uma baixa satisfação com a vida com impacto na saúde e bem-estar dos adolescentes (Carvalho et al., 2018; Inchley et al., 2016).

ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação ou por outros fatores de ordem técnica que venham a impossibilitar

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

►Recursos destinados ao fundo estadual de fomento à cultura, para o financiamento de programas e projetos culturais, extensivos somente a Estados e Distrito federal

O aprofundamento no estudo dos riscos à saúde e ao meio ambiente, por meio de monitoramentos da qualidade do esgoto tratado e seus impactos na aplicação agrícola, dos níveis de

O traço discursivo constitutivo predominante no corpus analisado é o político, a partir de uma atitude individual e/ou coletiva que gera efeitos de sentido diversos. Assim,

A meta de transformar a revista numa publicação nacional foi alcançada, pois além de catorze autores ligados à Universidade de Brasília, te- mos autores vinculados as

A cada quatro anos, os chefes do Poder Executivo (prefeitos, governadores e presidente da República) devem elaborar uma proposta de planejamento a médio prazo, chamado Plano