• Nenhum resultado encontrado

II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares

do Rio de Janeiro

Sempre solidário ao Conselho Tutelar e ao público atendido por este órgão, o Sinbref esteve presente no II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro que aconteceu dia 26 de agosto de 2017, na sede da LBV – Legião da Boa Vontade em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro.

Deise Gravina, Presidente do Sinbref, fez parte da mesa de debates representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro – CMDCA-Rio, órgão do Poder Público Municipal no qual ocupa a presidência pela sexta vez.

Há mais de trinta anos, Deise vem atuante na garantia de direitos da criança e do adolescente, conhece bem de perto a realidade do trabalho dos Conselheiros Tutelares e a extrema relevância do trabalho que exercem junto a sociedade em todas as suas camadas.

Boletim Informativo Mensal - Número 12 - Setembro de 2017

Sinbref participa de ação de fortalecimento do Conselho Tutelar

Juarez Marçal (ACETERJ), Deise Gravina (CMDCA-Rio e Sinbref), Sergio Roque (ACETERJ) e Reimont (Vereador)

(2)

Reimont

“...Os Conselheiros Tutelares, são eles os garantidores. Uma equipe bem estruturada ajuda em muito para que esse atendimento chegue na ponta, chegue de fato às crianças... garantamos cada vez mais os direitos das crianças e adolescentes da Cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o Vereador do Rio de Janeiro Reimont.

Tia Ju e Deise Gravina “Todos nós estamos aqui hoje dando nossa

cota de sacrifício para que possamos ter um melhor entendimento e desenvolvimento na atuação de cada um de vocês, parabéns...” afirmou a Deputada Estadual Tia Ju, Presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e Idoso da ALERJ.

”Meu compromisso com a causa da infância vem desde os meus 16 anos... faço parte de diversas frentes de trabalho na área da infância e da adolescência, o que deixa muito claro que a minha preocupação primordial enquanto parlamentar é a área da infância e da adolescência” concluiu Tia Ju afirmando ainda que faz parte de uma frente interestadual pelo direito da infância e adolescência, que faz reuniões frequentes em vários estados e constata diferentes realidades por todo Brasil.

(3)

“...Vocês são heróis... vocês são

super-heróis! São vocês que trazem

para nós do Conselho de Direito

(CMDCA-Rio) as demandas para

fazermos Políticas Públicas.”

Deise Gravina

Presidente do CMDCA-Rio e do Sinbref

“Quero agradecer a oportunidade de estar neste importantíssimo evento porque mostra mais uma vez o protagonismo do Conselheiro Tutelar... os Conselheiros Tutelares vão em frente, enfrentam e são autônomos! Isso eu afirmo em todas as reuniões que vou, por isso estou aqui hoje.”

O público do Seminário participou de pé, a convite da Conselheira Tutelar Liliane Lo Bianco, da leitura em coro do Artigo 136 da Lei nº 8069 de 1990, parte do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que dispõe sobre as atribuições do Conselho Tutelar.

Todos juntos, numa só voz.

“A gestão atual do CMDCA veio justamente por causa da eleição de vocês e que graças a Deus nós conseguimos fazer e foi um sucesso. Nós chegamos e em três meses conseguimos as urnas eletrônicas com o TRE (Tribunal Regional do Trabalho), conseguimos que a OAB fizesse o programa e a apuração gratuitamente e foi a primeira eleição do Brasil que respeitou a

Lei da Acessibilidade* com a ajuda do Instituto Benjamin Constant...

obrigada a vocês!”

(4)
(5)

CMDCA-Rio amplia o atendimento

à crianças e adolescentes

no Município do Rio de Janeiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, órgão autônomo do Poder Público da Cidade do Rio e integrante do Sistema de Garantia de Direitos, amplia o atendimento à criança e ao adolescente através da seleção de projetos para 2017.

As inscrições foram abertas a todas as instituições com registro no CMDCA-Rio e documentação regular visando o atendimento do público em duas faixas etárias distintas, de 4 à 14 anos (contraturno escolar) e de 15 à 17 anos (contraturno escolar com preparação para o mundo do trabalho).

Vinte e cinco instituições inscreveram-se no processo de seleção, que tiveram a análise documental feita dia 29 de agosto de 2017, na primeira fase da seleção. As instituições aprovadas nesta fase passarão para a segunda fase onde os projetos serão analisados e, sendo aprovados, passarão para a terceira e última fase, composta de uma visita técnica às instalações onde serão desenvolvidos os projetos financiados pelo FMADCA - Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.*

No total, o CMDCA-Rio, pretende atender cerca de 1.300 crianças e adolescentes.

*O Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMADCA foi criado com o objetivo de ser instrumento de captação e aplicação dos recursos destinados às políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente, vinculado diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/RIO (art. 16 da Lei Municipal nº 1.873/1992, alterado pela Lei Municipal nº 4.062/2005, c/c art. 88, IV, do ECA).

Faça sua doação para o FMADCA, acesse www.cmdcario.com.br e veja como doar.

“Depois que as crianças e adolescentes chegam na rua não há caminho de volta:

eles viram protagonistas da ação, sujeitos de si e o dinheiro que ganham abre um universo paralelo indesejável. Acredito que todo esse desajuste é fruto da ausência de uma política pública básica que investisse na infância nos últimos 20 anos.

Projetos que contemplem a educação integral, que tenham a prevenção como medida certa e estruturadora, têm a intervenção no sentido de reverter situações de risco contribuindo enormemente para o desenvolvimento de capacidades e valorizam esses pequenos cidadãos", afirma Deise Gravina, Presidente do CMDCA-Rio e do Sinbref.

(6)

O Sinbref oferece cursos totalmente gratuitos

para as suas filiadas que estejam em dia com as

Contribuições Patronais: Sindical e Assistencial.

INVISTA NO SEU FUTURO,

FAÇA UM CURSO SUPERIOR OU PÓS-GRADUAÇÃO

(entre outras modalidades disponíveis),

SEM PAGAR NADA!

O

Sindicato das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado do Rio de Janeiro - SINBREF em parceria com a Fecomércio-RJ / SENAC, vem oferecer aos seus contribuintes cursos 100% gratuitos, em diversos níveis incluindo Aperfeiçoamento, Aprendizagem, Especialização, Extensão, Graduação, Cursos Livres, Palestras, Pós-Graduação, Técnico e Workshop entre outros.

V

ocê escolhe seu curso nas áreas de Administração e Finanças, Audiovisual, Beleza e Bem Estar, Comunicação, Artes e Cultura, Design de Interiores, Design de Joias, Design e Games, Educação, Eventos e Lazer, Fotografia, Gastronomia, Idiomas, Informática, Logística, Marketing, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Moda, Recursos Humanos, Saúde, Saúde Animal, Segurança, Serviços Gerais, Tecnologia da Informação, Turismo e Hotelaria.

Esta é uma iniciativa do SINBREF com o objetivo de capacitar

o segmento das suas instituições contribuintes.

Visite o site do SINBREF e veja como solicitar sua vaga.

(7)

O

Clube de Benefícios Sinbref

traz Vantagens e

Descontos Especiais de até 80%

em diversos estabelecimentos!

Para ter gratuitamente seu Cartão,

basta estar em dia com suas

contribuições patronais:

Sindical e Assistencial.

Clube de Benefícios Sinbref

Mais uma vantagem de ser liado ao Sinbref

Descontos e Vantagens

em uma rede com milhares

de estabelecimentos

credenciados incríveis!

Sua instituição

receberá, nas próximas

semanas, seu cartão

gratuitamente!

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as