• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 03/ O candidato deve então clicar em "Inscrição" e preencher o Formulário;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 03/ O candidato deve então clicar em "Inscrição" e preencher o Formulário;"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO-PRPPG

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, centro, CEP: 56304-917, Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 2101-6798 www.univasf.edu.br

EDITAL Nº 03/2012

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Artigo 32 do Estatuto da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF torna público que, no período de 06 de Março de 2012 a 23 de Março de 2012, exceto em feriados e recessos acadêmicos, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado em Ciência dos Materiais. As inscrições deverão ser realizadas, pessoalmente ou por internet (no sítio http://www.univasf.edu.br/~cpgcm ou

http://www.ipcmunivasf.com).

A inscrição presencial deverá ser realizada no Núcleo de Apoio ao Discente (NAD-Juazeiro) da UNIVASF, no Pavilhão de Aulas, ou no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, ambos locais situados no campus Juazeiro, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio. CEP: 48902-300 Juazeiro/BA. Horário de atendimento ao público: das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos. Fone: (74) 2102-7645. Endereço eletrônico: cpgcm@univasf.edu.br.

A inscrição pela internet deverá ser realizada através do sítio

http://www.univasf.edu.br/~cpgcm ou http://www.ipcmunivasf.com, seguindo os procedimentos a seguir:

- Ao acessar o sítio http://www.univasf.edu.br/~cpgcm/ ou http://www.ipcmunivasf.com/, na página do Processo Seletivo, clique

em "inscrições" (http://www.ipcmunivasf.com/login.php);

- Clique em "Cadastrar" (http://www.ipcmunivasf.com/admin/Cadastro/usuario.php), preenchendo o formulário com as informações que se pede;

- Ao Fazer o Cadastro, volte à página de "inscrições"

(http://www.ipcmunivasf.com/login.php) e entre com Login e senha criados no cadastro;

- O candidato deve então clicar em "Inscrição" e preencher o Formulário; - Clicar em Documentação e escanear todos os documentos pedidos (extensões aceitas: .DOC, .JPG ou .PDF), e então fazer "upload" dos mesmos, como indicado na página (clicar em SALVAR).

Após esse procedimento a inscrição está realizada. Em caso de dúvidas, ligar para (74) 2102- 7645 em horário comercial.

(2)

I- DAS VAGAS. Serão oferecidas 09 (nove) vagas para o curso de Mestrado em Ciência dos Materiais. Há possibilidade de bolsa proveniente de agência oficial de fomento.

II- DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO. Os candidatos ao mestrado em Ciência dos Materiais deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, a seguinte documentação:

a) Formulário de inscrição preenchido em modelo próprio, disponível no sítio eletrônico

http://www.univasf.edu.br/~cpgcm,;

b) 02 (duas) cartas de recomendação, em formulário próprio, disponível no sítio eletrônico http://www.univasf.edu.br/~cpgcm,, obrigatoriamente de docentes atuantes no Magistério de Ensino Superior e que sejam, preferencialmente, portadores de título de Doutor ou equivalente;

c) 03 (três) fotografias recentes de tamanho de 3 cm x 4 cm;

d) Cópia e original para conferência (no caso de inscrição presencial), ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

• cópia do diploma (ou documento equivalente) de curso de graduação concluído, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento que comprove estar o candidato em condições de se graduar antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação previsto neste edital, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;

• Curriculum Vitae devidamente comprovado;

• Histórico Escolar do curso de graduação concluído; • CPF;

• Documento de identificação com foto recente;

• Registro geral de estrangeiro para os candidatos estrangeiros;

• Prova de quitação das obrigações militares para os candidatos brasileiros do sexo masculino;

• Prova de quitação das obrigações eleitorais.

III- DA COMISSÃO DE SELEÇÃO. A seleção ao Mestrado será realizada por Comissão de Seleção constituída para este fim, formada por três professores do corpo docente do Programa, designados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais.

IV- DO PÚBLICO ALVO. Poderão participar do processo seletivo do Mestrado em Ciência dos Materiais portadores de diploma de curso de graduação em Ciências Exatas ou em Ciências da Vida.

V- DO PROCESSO SELETIVO. A seleção se desenvolverá em duas etapas conforme segue:

a) Prova escrita, de caráter eliminatório, constando de temas pré-definidos pela Comissão de Seleção com peso de 70%, conforme descrito no Anexo I;

b) Análise de Histórico Escolar de Graduação e Curriculum Vitae com peso de 30%, pontuado conforme descrito no Anexo II;

VI- DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA. A prova escrita será realizada no dia 25/03/2012, no período de 14:00h às 17:00h, com duração de 3 (três) horas.

Para participar dessa etapa da seleção o candidato deverá apresentar documento de identificação com foto recente. A prova escrita será realizada no Auditório do Instituto de Pesquisas em Ciência dos Materiais (IPCM). Excepcionalmente poderá ser permitida a realização da prova em locais fora da UNIVASF, o que será analisado pela Comissão Organizadora.

(3)

Durante a realização da prova escrita será permitida apenas a utilização de caneta esferográfica azul ou preta, sendo vedada a utilização de quaisquer aparelhos eletro-eletrônicos sob pena de eliminação.

O candidato que faltar à prova escrita será eliminado automaticamente.

VII- DO RESULTADO DA SELEÇÃO. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site www.univasf.edu.br/~cpgcm e afixado nos campi da UNIVASF, em 28 de Março de 2012.

VIII- DA PONTUAÇÃO NA PROVA ESCRITA. A nota da prova escrita será igual a pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos obtida pelo candidato com peso de 70% (setenta por cento). Os candidatos com nota menor do que 5,0 pontos na prova escrita serão eliminados do processo seletivo.

IX- DA PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DE

GRTADUAÇÃO/CURRICULUM VITAE. A pontuação do histórico escolar de graduação e do curriculum vitae será normalizada para um valor máximo de de 10 (dez) pontos e esse valor normalizado terá um peso de 30% (trinta por cento) para o cálculo da pontuação final.

X- DA CLASSIFICAÇÃO FINAL. A pontuação final do processo seletivo será calculada a partir da seguinte fórmula: PF = 0,3 x P

C + 0,7 x PP, onde: “PF” = Pontuação Final, “P

C” = pontuação do Histórico/Curriculum e “PP” = Pontuação da Prova Escrita.

XI- DA MATRÍCULA. A matrícula será realizada no período de 29 e 30 de março de 2012, na UNIVASF, Campus Universitário de Juazeiro, no Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio. CEP: 48902-300 Juazeiro/BA. O candidato selecionado deverá apresentar-se para matrícula portando documento de identidade com foto recente.

A matrícula só poderá ser realizada pelo próprio candidato ou por representante munido de procuração com poderes específicos. O não-comparecimento do candidato aprovado para a matrícula implica na desistência automática da vaga do mestrado.

Cumprido o prazo de matrícula e ocorrendo vagas serão convocados candidatos suplentes, seguindo rigorosamente a ordem de classificação dos aprovados.

XII- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

a) Será eliminado, a qualquer época, mesmo depois de matriculado, o candidato que, comprovadamente, tiver feito uso de documentos e/ou informações falsas ou de outros meios ilícitos para ter acesso ao curso de mestrado em Ciência dos Materiais.

b) O Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais não se responsabiliza por despesas com deslocamento e alimentação dos candidatos. c) O candidato, ao se inscrever, aceita todas as condições contidas neste Edital,

não cabendo quaisquer recursos contra as determinações por ele fixadas. d) O cronograma de execução deste processo seletivo encontra-se no Anexo III

deste Edital.

e) Recursos poderão ser encaminhados, dentro do prazo regulamentar (estabelecido no Anexo III) para a Comissão de Seleção, configurando como instância final deliberativa a Câmara de Pós-Graduação da UNIVASF.

f) Fica fazendo parte integrante deste Edital a Resolução 02/2007 do CONUNI. g) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora deste Processo

(4)

Petrolina, 05 de março de 2012.

HELINANDO PEQUENO DE OLIVEIRA PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

(5)

EDITAL Nº 03/ 2012 ANEXO I

PROGRAMA DA PROVA ESCRITA

1. Classificação dos Materiais

Bibliografia Básica Sugerida (o que não impede o candidato de consultar outras fontes pertinentes):

Callister, W.J., Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma Introdução, 7ª edição, LTC, 2008

(6)

EDITAL Nº 03/ 2012 ANEXO II

ITEM/DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO

MÁXIMA

1. HISTÓRICO ESCOLAR DE GRADUAÇÃO 20

2. PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS 20

3. COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS 10

4. DESENVOLVIMENTO OU GERAÇÃO DE TRABALHOS

COM PEDIDO DE REGISTRO DE PATENTE 10

5. LIVROS 5

6. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES (MONITORIA E/OU

INICIAÇÃO CIENTÍFICA) 5

TOTAL DE PONTOS (MÁXIMO) 70

* O Histórico escolar de graduação será pontuado pela média ponderada das notas/conceitos em disciplinas de graduação, onde os pesos são as horas/aula de cada disciplina, normalizada a um máximo de 10.

(7)

EDITAL Nº 03/ 2012 ANEXO III

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

EVENTO PERÍODO

Período de Inscrições 06/03/2012 a 23/03/2012

Prova 25/03/2012

Divulgação do Resultado da

Seleção 27/03/2012

Prazo para recursos junto ao Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

28/03/2012 Homologação final do

processo de seleção 28/03/2012

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

and generally occur associated with mafic mineral aggregates, where titanite forms continuous rims around ilmenite (Fig.. Table 1- Modal composition of the studied rocks

Na tutela da evidência não há necessidade de demonstrar o perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, devendo a mesma ser concedida quando se

O direito processual civil, inserido no direito público, refere-se ao conjunto de normas jurídicas que regulamentam a jurisdição, a ação e o processo, como forma de se

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o