• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N 01/ MONITORIA VOLUNTÁRIA DO PROEJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N 01/ MONITORIA VOLUNTÁRIA DO PROEJA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DO CAMPUS TERESINA CENTRAL

EDITAL N° 01/2010 - MONITORIA VOLUNTÁRIA DO PROEJA

EDITAL DE SELEÇÃO DOS MONITORES VOLUNTÁRIOS PARA AUXILIAREM OS DISCENTES DOS CURSOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

O Diretor Geral do Campus Teresina Central torna pública a realização da seleção para MONITORIA VOLUNTÁRIA, ou seja, NÃO REMUNERADA, destinada a selecionar candidatos para provimento de vagas de monitor das disciplinas dos cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, mediante condições estabelecidas neste Edital. A seleção realizar-se-á segundo as condições especificadas a seguir:

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. OBJETIVO DA MONITORIA VOLUNTÁRIA

Auxiliar o desenvolvimento dos cursos e/ou disciplinas ofertadas pelo IFPI nos cursos no âmbito do PROEJA, no aspecto teórico ou prática, visando a melhoria do processo Ensino-Aprendizagem e criando condições para o aperfeiçoamento de habilidade relacionadas à atividade docente. Caracteriza-se por ser voluntária e não ser remunerada.

O caráter voluntário de Monitoria está em conformidade com Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 (alterada pela Lei nº 10.748 de 22 de outubro de 202), que dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências, em que se destacam o primeiro e o segundo artigos.

Art. 1º - Considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não

remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Parágrafo Único – O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem

obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Art. 2º - O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de

adesão entre a entidade, pública e privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício. (BRASIL, Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998).

(2)

1.2. PLANO DE ORIENTAÇÃO DE MONITOR

É a descrição sucinta das atividades, do cronograma e da metodologia a ser adotada pelo orientador e pelo monitor para a consolidação dos objetivos da monitoria.

1.3. PROFESSOR-ORIENTADOR

É o professor pertencente ao quadro efetivo do IFPI, responsável pelo acompanhamento e supervisão de todas as atividades do monitor, bem como, pelo cumprimento da carga horária definida.

2. DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR VOLUNTÁRIO DO PROEJA

2.1. SÃO ATRIBUIÇÕES DO MONITOR:

a) Cumprir 20 (vinte) horas semanais de trabalho, incluindo, obrigatoriamente, 4 (quatro) horas aos sábados para plantão de dúvidas. Vale ressaltar, que o horário das atividades para execução da monitoria não poderá, em hipótese alguma, coincidir com o horário de aula do acadêmico;

b) Desenvolver o Plano de Orientação de Monitor elaborado pelo Professor-Orientador;

c) Auxiliar os alunos do PROEJA na realização de trabalhos teórico-práticos; elaborar e aplicar atividades condizentes com a formação acadêmico-profissional; esclarecer dúvidas sobre conteúdos estudados e outras atividades de natureza similar sempre que compatível com seu grau de conhecimento e experiência;

d) Apresentar relatório parcial de atividades e fornecer informações sobre as atividades desenvolvidas na monitoria, quando solicitado pela Coordenação do PROEJA;

e) Desenvolver e submeter em evento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no mínimo 2 (dois) artigos científicos, resultante de uma pesquisa de intervenção no PROEJA, no período da monitoria, relatando a experiência de monitoria no PROEJA ou propondo estratégias didático-pedagógicas para o processo ensino-aprendizagem dos alunos do PROEJA;

f) Auxiliar a Coordenação do PROEJA e/ou Coordenação de Área na qual os cursos do PROEJA estão vinculados, na elaboração das folhas de pagamentos de concessão do auxílio de assistência estudantil de fomento ao estudo para os estudantes da educação de jovens e adultos do IFPI.

g) Auxiliar o professor-orientador em atividades laboratoriais;

h) Realizar leituras suplementares para o auxílio às atividades desenvolvidas;

2.2. É VEDADO AO ALUNO MONITOR:

a) Substituir o professor na regência de aulas; b) Exercer a monitoria no seu horário de aula; c) Elaborar ou corrigir provas e exames;

(3)

3. DO INÍCIO E DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:

3.1. O início das atividades do monitor será no mês de março de 2010 com término em dezembro de 2010.

4. DAS INSCRIÇÕES:

4.1. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 04 e 05 de março de 2010 na Coordenação do PROEJA do Campus Teresina Central localizada na sala da Diretoria de Ensino, Prédio C, nos horários de 10:30 às 13:00 / 15:00 às 18:00. A ficha de Inscrição será entregue no local.

5. DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À INSCRIÇÃO:

5.1. São requisitos para que o aluno se inscreva na Monitoria Voluntária do PROEJA: a) Ser aluno regularmente matriculado a partir do 3° Módulo nos Cursos de Licenciaturas em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Biologia e Tecnologia em Geoprocessamento do Campus Teresina Central; b) Ter disponibilidade de tempo para cumprir jornada de atividades de 20 (vinte) horas semanais, incluindo os sábados;

c) Assinar termo de compromisso concordando com as normas da monitoria não remunerada, em caso de seleção.

6. DAS VAGAS OFERTADAS PARA A MONITORIA VOLUNTÁRIA DO PROEJA:

NÍVEL CURSOS DOS

CANDIDATOS

VAGAS C.H. Disciplinas Cursos do PROEJA

TECNOLÓGICO Geoprocessamento 1 20h (incluindo ao 4 h ao sábado) AUTOCAD/ TOPOGRAFIA APLICADA Curso Técnico em Edificações na Modalidade PROEJA LICENCIATURAS Química 3 20h (incluindo 4 h ao sábado) QUÍMICA Curso Técnico em Edificações na Modalidade PROEJA, Curso Técnico em Comércio na Modalidade PROEJA e Curso de Qualificação em Manutenção e Operação de Microcomputadores na Modalidade PROEJA Física 3 20h (incluindo 4 h ao sábado) FÍSICA Curso Técnico em Edificações na Modalidade PROEJA, Curso Técnico em Comércio na Modalidade PROEJA e Curso de Qualificação em Manutenção e Operação de Microcomputadores na Modalidade PROEJA

(4)

Biologia 3 20h (incluindo 4 h ao sábado) BIOLOGIA Curso Técnico em Edificações na Modalidade PROEJA, Curso Técnico em Comércio na Modalidade PROEJA e Curso de Qualificação em Manutenção e Operação de Microcomputadores na Modalidade PROEJA Matemática 3 20h (incluindo 4 h ao sábado) MATEMÁTICA Curso Técnico em Edificações na Modalidade PROEJA, Curso Técnico em Comércio na Modalidade PROEJA e Curso de Qualificação em Manutenção e Operação de Microcomputadores na Modalidade PROEJA

7. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS: 7.1. Para seleção serão considerados: a) Resultado da prova escrita; b) Resultado da prova didática;

c) Entrevista com a Coordenação do PROEJA;

8. DA PROVA ESCRITA:

8.1. Prova escrita com caráter eliminatório. O conteúdo (Anexo I) da prova escrita versará acerca das especificidades dos sujeitos da EJA e das Concepções e Princípios do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, podendo ser objetiva ou dissertativa. A classificação do candidato dar-se-á mediante a obtenção da nota mínima 70 (setenta). A prova terá a duração de 3 (três) horas. Anexo I – Referências Bibliográficas para a prova escrita.

a) Data de realização da prova escrita: 09 de março de 2010. b) Local: Sala B2-18.

c) Horário: das 14 horas às 17 horas

9. DA PROVA DIDÁTICA:

9.1. De caráter eliminatório, a prova didática consistirá de aula teórica em nível de ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos, com duração de 50 (cinqüenta) minutos ministrada perante uma Banca Examinadora, cujo conteúdo será sorteado, pelos candidatos, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, de uma lista de conteúdos que serão abordados nos módulos ofertados em 2010 para os cursos do PROEJA do Campus Teresina Central. Será atribuída a prova didática nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Será habilitado na prova didática o candidato que obtiver, no mínimo, 70 (setenta) pontos.

(5)

9.2. DATA DO SORTEIO DO CONTEÚDO DA PROVA DIDÁTICA: dia 11/03/2010, às 8h30 na Coordenação do PROEJA.

9.3. DATA DA PROVA DIDÁTICA: dia 12/03/2010, início às 9h00, obedecendo a ordem de classificação dos candidatos, que poderão utilizar material e elementos para orientação e ilustração da aula. A avaliação da prova didática consistirá da análise dos itens descritos a seguir:

DESCRITORES A SEREM AVALIADOS 1. Plano de aula (0 – 20 pontos) Objetivos

Conteúdos programáticos Estratégias de ensino Duração da aula

Avaliação da aprendizagem Referências bibliográficas 2. Desenvolvimento de aula (0 – 80 pontos) Domínio do conteúdo

Operacionalização dos conteúdos

Utilização das estratégias e recursos didáticos

Avaliação da aprendizagem Controle do tempo

10. DA ENTREVISTA:

10.1. Entrevista com caráter eliminatório (mínimo nota 70 – setenta) em que se avaliará: a) o interesse geral do candidato à monitoria voluntária e, em especial, na disciplina a que concorre, levando em consideração as especificidades dos alunos da EJA; b) disponibilidade de tempo do candidato para exercer a atividade de monitoria.

a) Data de realização das entrevistas: 15 de março de 2010.

b) Local: Sala de Reunião da Diretoria Geral do Campus Teresina Central. c) Horário: a partir das 14 horas

11. DA CLASSIFICAÇÃO

11.1. Os candidatos inscritos à seleção de Monitoria Voluntária terão sua Pontuação Final obedecendo ao seguinte:

Pontuação Final (PF) = (Nota da Prova Escrita + Nota da Prova Didática + Nota da Entrevista)/3

11.2. Os candidatos serão ordenados de acordo com a ordem decrescente da Pontuação Final (PF). Em caso de igualdade de pontuação final (PF) o desempate se fará da seguinte forma:

a) Maior nota na prova didática; (caso isso ocorra, desconsiderem-se os próximos critérios); b) Maior nota na entrevista (caso isso ocorra, desconsidere-se o próximo critério);

(6)

12. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

12.1. O resultado final da seleção será afixado em local de fácil visualização, para os acadêmicos interessados, após sua devida homologação.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. O ato de inscrição do candidato importará no conhecimento e aceitação total dos critérios e regras estabelecidas neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

13.2. Não caberá recurso quanto ao resultado de qualquer uma das etapas do processo de seleção;

13.3. O monitor do PROEJA estará vinculado às normas regimentais e aos regulamentos específicos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos aprovados pelo Conselho Superior do IFPI; 13.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Geral do Campus Teresina Central

e pela Coordenação do PROEJA;

Teresina (PI), 04 de março de 2010.

PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO BRANCO Diretor Geral do Campus Teresina Central

(7)

ANEXO 01

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PROVA ESCRITA DA

MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA O PROEJA

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. 5 de outubro 1988.

_______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº. 11/2001 e Resolução CNE/CEB nº. 1/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000. _______. Congresso Nacional. Decreto nº 5.154. 23 de julho 2004.

_______. Congresso Nacional. Decreto nº 5.478. 24 de junho 2005. _______. Congresso Nacional. Decreto nº 5.840. 13 de julho 2006.

_______. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996.

_______.MEC, SETEC. Documento Base. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada / Ensino Fundamental

_______.MEC, SETEC. Documento Base. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio

_______.MEC, SETEC. Documento Base. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena

BATTISTI, Mario; QUIRINO, Gustavo. Ética do Cuidado. - São Paulo: Musa Editora, 2006.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 14 ed. – Petropólis-RJ: Vozes, 2008.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. – Porto Alegre: Mediação, 2004.

CORDEIRO, Jaime. Didática. – 1. Ed., 1ª reimpressão – São Paulo:Contexto, 2007.

DEAQUINO, Carlos Tasso E. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise Nogueira. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo:Cortez, 2005.

GAIO, Roberta. Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

(8)

GALVÃO, Ana Maria O.; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. – São Paulo: Cortez, 2007.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. – Brasília: Editora UNB, 2006.

MOURA, Tania Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. 3. Ed.- Maceió: EDUFAL, 2004.

Referências

Documentos relacionados

O processo eleitoral tem por fim assegurar a legalidade, seriedade e genuinidade da expressão eleitoral dos associados da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Anadia, CRL na eleição

1. Têm direito de voto, integrando os cadernos eleitorais, os cooperadores regularmente inscritos até 90 dias antes do termo do mandato cessante. Os cadernos eleitorais de cada Área

As listas candidatas à eleição para cada um dos Corpos Representativos do Curso deverão ser entregues na Secretaria da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da

Para avaliar se o método das ATPases permite estimar um número de células equivalente ao estimado pelo método considerado padrão, a quantificação celular aferida

O ACS e os demais membros da equipe de saúde precisam identificar tal contexto, para se alcançar mudanças significativas na realidade da comunidade é necessário o desenvolvimento

É extremamente importante abrir esse espaço para os técnicos e professores pensarem sobre o futuro da Universidade.. A postura e as perguntas expressam bem a inquietude de quem

Vê -se que, se um a recepção provinciana e espantada do cinem a pôde se reverter em assim ilação bruta desses procedim entos — com o até m esm o a form a do ro­ mance

Como resultado, destaca-se que: A Gestão do Conhecimento deverá ser prioridade dos órgãos de topo uma vez que, no contexto empresarial actual caracterizado pela competitividade global