• Nenhum resultado encontrado

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 3 30/11/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 3 30/11/2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Introdução à Astronomia – AGA 210

Prova 3 – 30/11/2017

Nome:

Identificação USP:

Teoria de Formação do Sistema Solar

1- Dentro da Teoria de Ciência Planetária existe a previsão de que ocorrem processos que governam a estrutura interna dos planetas. No caso do equilíbrio hidrostático dos planetas externos a força da gravidade é quem se contrabalança com a pressão do fluido. No caso dos planetas internos, qual é a força que se contrabalança com a força da gravidade? (0,25)

a) Força da pressão de radiação b) Força de maré

c) Força da rididez do material d) Força forte

2 – A Teoria Moderna de Formação do Sistema Solar prevê 2 tipos de processos responsáveis pela formação e evolução do Sistema Solar – os catastróficos (locais e globais) e os evolucionários. Exemplos tais como a mudança no sentido do eixo de rotação de Vênus, as Marias na superfície da Lua e a formação da Lua podem ser decorrentes de que tipo de processo? ...e ocasionado por qual fenômeno? (0,25)

a) Catastrófico local; Bombardeio Pesado Tardio b) Catastrófico local; Bombardeio Pesado Tardio c) Catastrófico global; Explosão de Supernovas d) Catastrófico global; Explosão de Supernovas

3 – A busca por exoplanetas explora um critério denominado “Zona de Habitabilidade”. Descreva o que prevê este critério. (0,5)

Zona de Habitabilidade...depende da presença de água na forma líquida, e portanto, da energia recebida da estrela, que se traduz em faixas de valores de temperatura (T), como citado abaixo.

-> A uma distância de 0.95 UA a T = 100o C, ou seja, o ponto de ebulição da água. -> À distância de 1,4 UA, a T~ 0o C, ou seja, é o ponto de congelamento da água

.

Propriedades e Evolução de Estrelas ( 2,0; 0,2 cd )

4 - A medida da diferença entre 2 fluxos ou brilhos em 2 bandas de comprimentos de onda diferentes é definida como sendo : Indice de cor

(2)

5 - Estrelas são sistemas gasosos que produzem energia através de fusões termonucleares.

6 - Fotometria é uma técnica observacional que permite medir o brilho das estrelas.

7 - Determinação direta de massa em estrelas pode ser obtida somente via 3a Lei de Kepler realizando-se 2 etapas:

1) Soma das Massas 2) Razão das Massas

8 - A Classificação Espectral (OBAFGKM) utilizada atualmente para classificar estrelas é baseada na informação de uma grandeza física denominada: Temperatura

9 - 85% das estrelas encontra-se localizada na região da Sequência Principal do Diagrama-HR.

10 - A variação no brilho de binárias do tipo eclipsante pode ser visualizada através do comportamento da: Curva de Luz

11 - Selecione para cada coluna abaixo qual tipo espectral é mais quente.

a) G2 a) G2 b) A5 b) G3 c) K9 c) G4 d) O2 d) G5

12 - O mecanismo de geração de energia em estrelas de baixa massa, na fusão do He, é conhecido como: Cadeia PP (proton-proton) e nas estrelas de alta massa é: Ciclo CNO

13 - Durante a fase evolutiva mais duradoura de uma estrela o núcleo da estrela está realizando reações termonucleares de núcleos de Hidrogênio em núcleos de Hélio. A região do diagrama HR onde essas estrelas se encontram é conhecida como: Sequência Principal

Evolução e Estágios Finais das Estrelas

14 - Porque os aglomerados de estrelas são os “laboratórios” ideais para estudos evolutivos de estrelas? (0,25) a) Pq a luz combinada de estrelas faz com que sejam mais fáceis de ver.

(3)

c) Aglomerados de estrelas tem sempre a mesma idade, composição química similar, e aproximadamente a mesma distância. d) Estrelas em aglomerados são todas relativamente jovens e, portanto, brilham mais, facilitando as observações

15 - Quais dos seguintes tipos de estrelas são os mais comuns? (0,25)

a) Anãs Brancas b) Gigantes Vermelhas c) Supergigantes d) Anãs

16 - O tempo de vida de uma estrela é proporcional a: (0,25)

a) Massa x Luminosidade b) Massa / Luminosidade (M/L) c) Luminosidade / Massa (L/M) d) Massa + Luminosidade e) Nenhuma das anteriores

17 - De acordo com o Teorema de Virial, as condições de estabilidade de um sistema oomo uma nuvem molecular de gás depende do equilíbrio entre a Energia Potencial (Ep) e a Energia Cinética (Ec) - (Ec=Ep). Em que condições ocorreria o colapso deste sistema? (0,5)

a) A densidade deve ser extremamente baixa permitindo que a Ec + Ep = 0 e ocorra o colapso. b) A pressão do gás ser muito alta permitindo que Ep < Ec e ocorra o colapso.

c) A Ec deve ser alta para contrabalançar a força gravitacional (Eg) e impedir o colapso.

d) A Ec deve ser baixa o suficiente para que a força gravitacional (Eg) seja dominante e ocorra o colapso. 18 – Qual o ordenamento cronológico que ocorre para o nascimento de uma SN II, ordene-os. (0,5)

a) ....caroço de ferro não consegue fundir e produzir reações exotérmicas. b) ....ocorre a “neutronização” do caroço e liberação de fótons.

c) ....ocorre a degenerescência de neutrons. d) ....ocorre a foto-desintegração

e) ....Fg >> Fneutrons-degenerados e ocorre a explosão a-> c -> d -> b -> e

19 – A partir do grafico abaixo, posicione o Sol e trace CLARAMENTE o caminho evolutivo do Sol da posição atual até os estágios finais, identificando cada fase da evolução. Inclua no gráfico um estágio de evolução que não consta do gráfico (0,5)

SP -> Gigantes -> SG -> Nebulosas Planetárias -> Anã Branca

Nebulosa Planetária

(4)

20 – As estrelas passam a maior parte da vida na Sequência Principal, em equilíbrio hidrostático (Fg=Fp) em um balanço entre as forças gravitacional (Fg) e de pressão de radiação (Fp). O que acontece quando o combustível na região central da estrela se esgota? (0,25)

a) A estrela morre e se transforma em anã negra. b) A estrela explode e se transforma em remanescente.

c) A estrela inicia um colapso que vai esquentar o nucleo da estrela até reiniciar as reações de fusão do He. d) Inicia imediatamente a fusão do Fe.

21 – Em estrelas de alta massa (M > 8 Msol) a fusão nuclear termina no Fe. Por que motivo? (0,25)

a) Devido ao peso do Fe a estrela explode e não produz mais elementos químicos via reações exotérmicas.

b) O caroço de Fe, muito estável, não produz mais energia e devido a contração que ainda ocorre, a estrela se fotodesintegra gerando protons e neutros.

c) Devido a pressão de degenerescencia que se estabiliza com a força gravitacional. d) Devido a pressão de degenerescência de elétrons.

22 – A figura abaixo mostra a evolução de um sistema binário de uma Gigante Vermelha e uma Anã Branca. Qual o fenômeno que justifica o aparecimento do evento da estrela denominada “Nova”? (0,5)

A evolução da GV preenche o Lobulo de Roche e ao atingir o limite deste lóbulo, matéria vai passar pelo ponto de lagrange (L1), criando um disco de acresção devido a rotação da secundária. Este mecanismo aquece cada vez mais até que atinge a temperatura de fusão explosiva do hidrogênio produzindo um envento denominado “Nova”

23 - Quando uma SN I explode, qual o(s) tipo(s) de estrela que vai restar da explosão? Qual o destino evolutivo desta estrela se tiver os limites de massa abaixo? Algum tipo de equilíbrio é estabelecido nestes 2 casos? (0,5)

--> Entre 1,4 MᏫ e 3,0 Msol : estrela de neutrons (--> pulsar) --> Maior que 3,0 Msol. : buraco negro

24 - Qual a interpretação que é dada no D-HR às trajetórias evolutivas de uma estrela? (0,25)

a) D-HR representa uma síntese de propriedades observacionais da evolução de estrelas.

b) A mudança nos parâmetros temperatura (T) e luminosidade (L), correspondente a uma mudança na posição ao longo do D-HR, é produto da evolução das estrelas.

c) As posições das estrelas no D-HR representam diferentes valores de temperatura e de luminosidade. d) As várias posições que uma estrela pode ocupar no D-HR representa um estágio final de evolução.

(5)

25 - Qual a evolução que uma estrela de baixa massa (M < 8MO) vai ter após a saída da SP ? (0,5)

a) Gigante -> Estrela Variável -> Nebulosa Planetária -> Nova b) Gigante -> Supergigante -> Anã Branca -> Estrela de Neutron

c) Gigante -> Supergigante -> Nebulosa Planetária -> Anã Branca -> Anã Negra d) Supergigante -> Nebulosa Planetária -> Estrela Variável -> Anã Branca -> Anã Negra

e) Supergigante -> Cefeida -> Nebulosa Planetária -> Anã Negra -> Buraco Negro

26 – Faça um esquema simples mostrando quais são os estágios de evolução final que uma estrela de alta massa (M > 8 MO) vai ter após a saída da SP ? (0,5)

SGV -> SN -II -> Estrela Neutrons ou -> Buraco Negro

27 – A partir da magnitude absoluta obtida pelo tipo espectral (A1V) da estrela Sírius A e da medida da magnitude aparente obtida por um astrônomo, o Módulo de Distância de Sírius A foi calculado como sendo -2,88. Baseado no gráfico abaixo e nas equações abaixo, responda: (2,0)

a) Qual é a sua distância ? b) Qual sua temperatura ? c) Qual seu fluxo ?

d) Qual sua luminosidade? e) Qual sua massa ?

f) Qual o tempo de vida da estrela?

Questão Adicional (0,5) – Tarefa de casa solicitada....

Questão 01 – Lista 4 - Calcule a luminosidade do Sol (L) e a potencia (P – energia total emitida por área e por segundo) sabendo que o comportamento do espectro contínuo observado do Sol se encontra na figura

abaixo e que o raio do Sol R=7x105 km.

a) Considerando que a Temperatura efetiva do Sol é 5778 K ( e não a temperatura obtida genericamente para uma estrela do “tipo” do Sol no gráfico exibido no exercício).

b) Aponte um erro no cabeçalho do exercício. (dica: analisar as unidades dos conceitos de Fluxo, Brilho, Luminosidade e Potência...!). Veja Tabela 2 no Roteiro 1, valores de constantes....

(6)

F = L/4πd2 ( ergs x s-1 x m2 ) ou F = σT4 --> lembrar que Watt = ergs x s-1 L = 4πd2 F ( ergs x s-1)

Outras fórmulas de interesse....

--> m - M = 5 log d (pc) – 5 ; d (pc) = 10 m-M/5 +1 --> m = -2,5 log F

-->

m

1

+m

2

=

( a)

3

P

2

-->

tempo de vida

(Tv)≃

massa

luminosidade

ou Tv = M-2,3

--> L = M3,3

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Primeiramente, uma contextualização: Walter Feldman, ex-deputado, como dito no texto, foi coordenador da campanha de Marina Silva em 2014. Um mês após o fim das

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Na entrevista inicial, de uma forma geral, o que perguntei à professora cooperante foi, a importância que dava, tanto à escrita, como à criatividade nos textos dos alunos da

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2019 Número XIX Páginas 01-10 Trabalho 01 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e