• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Eleitoral dos Corpos Representativos do Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Eleitoral dos Corpos Representativos do Curso"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Regulamento Eleitoral dos Corpos Representativos do Curso

Artigo 1º - Generalidades

1. Os Corpos Representativos do Curso são os constantes do art. nº 5 dos Estatutos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

2. Os Corpos Representativos do Curso são eleitos por sufrágio secreto, universal e directo pelos alunos dos cursos respectivos.

3. O processo eleitoral para os Corpos Representativos do Curso reger-se-á obrigatoriamente pelas regras constantes deste regulamento.

Artigo 2º - Listas

1. Cada lista candidata à eleição para cada um dos Corpos Representativos do Curso deverá ser composta por um máximo de 20 estudantes, sendo dois dos quais o Presidente e o Tesoureiro.

2. Cada lista candidata à eleição para cada um dos Corpos Representativos do Curso deverá ser subscrita por um mínimo de vinte por cento dos estudantes do respectivo curso.

3. Cada lista candidata à eleição por cada um dos Corpos Representativos do Curso indicará, simultaneamente à sua apresentação, dois elementos que a representem na Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso.

4. O Presidente da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso verificará, no próprio dia de apresentação das listas, a regularidade formal das mesmas, diligenciando de imediato, junto dos membros da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso representantes da respectiva lista, a correcção de quaisquer irregularidades detectadas.

5. Serão liminarmente rejeitadas todas as listas que, à data de início da campanha eleitoral, não se encontrem formalmente regulares.

§ único – são elementos indispensáveis à regularidade formal das listas a legibilidade das assinaturas

de membros e subscritores da lista, a indicação do órgão a que a lista concorre e a indicação do nome da lista no topo das listas de membros e subscritores.

6. Qualquer lista poderá apresentar ao Presidente da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso, por escrito, protesto fundamentado em grave desigualdade de tratamento ou irregularidade sofrida durante a campanha eleitoral, devendo a Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso julgar a questão.

(2)

Alameda Professor Hernâni Monteiro

Artigo 3º - Calendário Eleitoral

1. Os actos eleitorais para os Corpos Representativos do Curso deverão ser realizados nos primeiros 20 dias úteis após o início de cada ano lectivo.

§ único – excepcionalmente, os actos eleitorais para os Corpos Representativos do Curso do 1º ano

poderão ser realizados até ao trigésimo dia útil após o início de cada ano lectivo.

2. O calendário eleitoral para os Corpos Representativos do Curso deverá ser definido, no início de cada ano lectivo, pelo Conselho das Comissões de Curso em exercício e divulgado com uma antecedência mínima de 10 dias em relação ao fim do prazo de entrega de listas.

3. As listas candidatas à eleição para cada um dos Corpos Representativos do Curso deverão ser entregues na Secretaria da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto até às 13h00m do dia anterior ao início da campanha eleitoral.

§ único – as listas apresentadas após este prazo serão liminarmente rejeitadas.

4. A campanha eleitoral tem a duração de dois dias úteis.

5. Haverá lugar a um dia de reflexão, sem actividades de campanha, que será o dia útil seguinte ao fim da campanha eleitoral.

6. O acto eleitoral decorrerá no dia útil seguinte ao dia de reflexão.

7. Se, dentro dos prazos legais, não for apresentada nenhuma lista candidata a algum dos Corpos Representativos do Curso, a Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso deverá marcar novo acto eleitoral respeitante a esse corpo para os 10 dias úteis seguintes ao acto cancelado.

§ único – a marcação do novo prazo para entrega de listas e das datas da campanha eleitoral e do dia

de reflexão far-se-á de acordo com o exposto nos números anteriores.

8. Se, apesar do disposto no número anterior, não surgir nenhuma lista, proceder-se-á à convocação de uma Reunião Geral de Curso, na qual serão escolhidos 8 alunos, por eleição nominal, que passarão a constituir o respectivo Corpo Representativo do Curso.

§ único – compete ao Presidente da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso a

convocação e presidência da Reunião Geral de Curso, que terá lugar 30 minutos após a hora prevista, com qualquer número de alunos, caso àquela hora não estejam presentes metade mais um dos alunos do respectivo curso.

(3)

Artigo 4º - Comissão Eleitoral

1. Para efeitos de condução e fiscalização de todo o processo eleitoral, será constituída uma Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso.

2. A Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso é composta pelo presidente do Conselho das Comissões de Curso, que assumirá as funções de presidente, e por dois elementos de cada lista concorrente.

§ único – no caso de o presidente do Conselho das Comissões de Curso ser, ele próprio, candidato à

eleição para qualquer Corpo Representantivo do Curso, a Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto nomeará outro membro para presidir à comissão eleitoral.

3. São competências da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso: a. Apoiar em regime de igualdade todas as listas concorrentes;

b. Distribuir equitativamente, para efeitos de campanha eleitoral, instalações, superfícies e tempos de utilização, de acordo com as decisões da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;

c. Distribuir os delegados de cada lista pelas mesas de voto; d. Proceder ao escrutínio dos votos e sua validação;

e. De um modo geral, superintender em tudo o que respeita à preparação e organização da campanha e do acto eleitoral, incluindo a realização de votações adicionais, de acordo com o previsto no presente regulamento;

f. Decidir sobre os protestos apresentados.

4. São competências do Presidente da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso:

a. Verificar a regularidade formal das listas candidatas, diligenciando a correcção de quaisquer irregularidades detectadas, de acordo com o previsto no presente regulamento;

b. Convocar e presidir às Reuniões Gerais de Curso previstas no nº 8 do artigo 3º e nº 3 do artigo 8º; c. Quaisquer outras competências que lhe sejam delegadas por decisão unânime dos membros da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso.

(4)

Alameda Professor Hernâni Monteiro

Artigo 5º - Mesas de Voto

1. O acto eleitoral decorrerá num único dia útil, estando as urnas de voto abertas das nove às dezassete horas. 2. Em cada mesa de voto deverá estar presente um membro de cada lista ou um seu delegado.

3. No local das mesas de voto e durante todo o tempo em que as urnas se mantiverem abertas, deverá estar presente um membro da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

4. A eleição de cada corpo é feita em urna separada.

Artigo 6º - Procedimentos Eleitorais

1. Não será admitido o voto por correspondência ou procuração.

2. A contagem dos votos será feita imediatamente após o encerramento do acto eleitoral.

3. Será lavrada acta do escrutínio, assinada por todos os membros da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso, onde ficarão registados os resultados eleitorais.

§ único – qualquer elemento pode lavrar protesto justificado acerca das decisões da Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso.

4. Havendo duas listas candidatas ao mesmo corpo, sairá vencedora a que obtiver maior número de votos expressos.

5. Se se apresentarem a votação para o mesmo corpo mais de duas listas, será eleita a que obtiver a maioria absoluta dos votos expressos.

6. No caso previsto no número anterior, se nenhuma lista obtiver, na primeira votação, a maioria absoluta dos votos expressos, haverá lugar à realização de uma nova eleição entre as duas listas mais votadas, a ser realizada nos 5 dias úteis subsequentes ao dia da votação inicial.

7. A votação prevista no número anterior decorrerá de acordo com o artigo 5º, considerando-se eleita a lista que obtiver maior número de votos expressos.

§ único – poderá haver nova campanha eleitoral, cuja realização, duração e prazos serão decididos

pela Comissão Eleitoral para os Corpos Representativos do Curso, respeitando-se, contudo, o estipulado nos nºs 5 e 6 do artigo 3º do presente regulamento.

(5)

Artigo 7º - Tomada de posse

1. Os Corpos Representativos do Curso eleitos tomarão posse nas 24 horas seguintes ao acto eleitoral, na presença de dois representantes do corpo respectivo cessante, caso exista.

2. A posse será conferida aos membros eleitos pelo presidente do Conselho das Comissões de Curso.

Artigo 8º - Demissão

1. A demissão de metade mais um dos elementos de qualquer um dos Corpos Representativos do Curso implica a sua dissolução automática e a convocação de novas eleições, de acordo com o nº 3 do presente artigo.

2. Qualquer um dos Corpos Representativos do Curso poderá ser demitido em Reunião Geral de Curso, desde que a demissão seja aprovada, por votação secreta, por metade mais um dos alunos inscritos no curso. 3. A Reunião Geral de Curso prevista no número anterior será convocada e presidida pelo Presidente do

Conselho das Comissões de Curso, a pedido de, pelo menos, vinte por cento dos alunos inscritos no curso a que diz respeito.

4. Caso algum dos Corpos Representativos do Curso seja dissolvido ou demitido, serão convocadas eleições intercalares para esse corpo no prazo de 15 dias úteis.

§ único – este prazo poderá ser alargado até ao máximo de 90 dias úteis, apenas e só no caso do

novo eleitoral, de acordo com o acima exposto, recair em período de férias escolares ou de exames. 5. Os corpos demitidos ou dissolvidos permanecem em funções de gestão corrente, sob supervisão da

Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, até à tomada de posse dos novos membros, que deverá ocorrer nas 24 horas seguintes ao acto eleitoral previsto no nº 4 do presente artigo.

Artigo 9º - Revisão do Regulamento Eleitoral

1. A revisão do presente Regulamento Eleitoral dos Corpos Representantivos do Curso pode realizar-se por iniciativa da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto ou do Conselho das Comissões de Curso.

(6)

Alameda Professor Hernâni Monteiro

2. Qualquer revisão do presente regulamento terá que ser aprovada pela Direccção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pelo Conselho das Comissões de Curso antes de entrar em vigor.

Artigo 10º - Disposições Finais

1. As dúvidas e omissões relativas ao presente regulamento serão resolvidas pelo Conselho das Comissões de Curso ou pela Direccção da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, caso o Conselho das Comissões de Curso não reúna, em tempo útil, quorom para o seu funcionamento.

O presente regulamento foi aprovado em reunião da DAEFMUP a 18 de Setembro de 2013.

Presidente da DAEFMUP

____________________________________ Francisco Silva

Presidente do Conselho das Comissões de Curso

_____________________________________ Miguel Lobo Barbosa

Referências

Documentos relacionados

13) Para tal fim cada Parte deverá comunicar a outra por escrito da existência e o objeto da controvérsia, para a resolução da mesma. 14) Caso isto não aconteça em até 60

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

I - limite de crédito: até o valor suficiente para liquidação do saldo devedor das operações de que trata este artigo, apurado na forma dos incisos I, II e III do caput deste

Refere-se ao saldo do ônus da concessão, o qual é composto pelos valores devidos ao DER - SP pela outorga da concessão descrita na Nota 1. O montante é reajustado

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Utilizamos neste trabalho a pesquisa aplicada, pois o trabalho objetiva gerar um padrão de modelo de Diagrama de Classe com Design by Contract sobre Classes e Aspectos que poderá