• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE CURSO. Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC SÃO PAULO. Curso Complementar de TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE CURSO. Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC SÃO PAULO. Curso Complementar de TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PLANO DE CURSO

Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL -

SENAC SÃO PAULO

CNPJ: 03.709.814/0001-98

Data: 07 de agosto de 2009

Número do Plano: 128 - Complementação

Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde

HABILITAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Curso Complementar de TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Carga horária: 330 horas

Plano de Curso aprovado pela Portaria Senac/NSQ nº 11/09, de

19/02/09, autorizado pelo NSE nos termos do Parecer CEE nº 200/91.

Este plano de curso é válido para turmas iniciadas a partir de

07/08/2009, de acordo com o Parecer Senac/NSE nº 02/2009, publicada

no DOE de 07/12/2010 conforme Portaria CEE/GP nº 335.

(2)

1. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

O Curso Complementar da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído pela Resolução CNE/CEB nº 03/08, fundamentada no Parecer CNE/CEB nº 11/08, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei Federal nº. 9.394/96, no Decreto Federal nº. 5.154/04, na Resolução CNE/CEB nº. 04/99 e no Parecer CNE/CEB nº. 16/99 do Conselho Nacional de Educação, na Indicação CEE/SP nº. 08/2000 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no Regimento das Unidades Educacionais Senac São Paulo e nas demais normas do sistema de ensino.

Com o objetivo de atualizar o perfil profissional de conclusão do egresso do curso Técnico Ambiental aprovado pela Portaria CEE/GP nº 111/03 de 14/03/03 e substituído pelo atual plano de curso de Técnico em Meio Ambiente, aprovado pela Portaria Senac/NSQ nº 11/09 de 11/02/09, o Senac São Paulo elabora este plano de complementação, com o intento de proporcionar ao nosso ex-aluno, a oportunidade de manter-se atualizado e em sintonia com as demandas do mercado de trabalho, tendo em vista o crescimento de ações ligadas ao meio ambiente e, proporcionalmente, do campo de trabalho para os profissionais da área.

Esta complementação tem como objetivo, promover aos egressos do curso Técnico Ambiental, além da sua atualização, acrescentar no seu exercício profissional as competências profissionais constituídas no atual curso Técnico em Meio Ambiente, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas, acompanhando as transformações tecnológicas, legais e socioculturais, especialmente, aquelas voltadas à área de meio ambiente.

2. REQUISITOS DE ACESSO

Para matrícula o candidato deve ser, exclusivamente, ex-aluno do Senac e ter concluído a Habilitação Profissional de Técnico Ambiental (870 horas).

Documentos:

 Requerimento de Matrícula.

 Diploma de Técnico Ambiental de 870 horas, expedido pelo Senac, aprovado pela Portaria Senac/GDE nº 36/03, publicada no DOE de 15/03/2003 pela Portaria CEE/GP nº 111/03 de 14/03/2003. (cópia simples)

(3)

As matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

3. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que participa de atividades de gestão, conservação e educação, bem como de processos produtivos, com visão integrada e domínio de técnicas e de tecnologias que contribuem para o aprimoramento da qualidade ambiental, reconhecendo as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sociocultural, em consonância com a legislação pertinente.

Este profissional poderá atuar em ambientes naturais, urbanos ou rurais, nas esferas pública, privada ou em organizações não governamentais, integrando equipes multiprofissionais e assumindo o papel de protagonista de ações que busquem a qualidade ambiental em qualquer segmento em que exerça sua atividade profissional. Para atender às exigências dessa profissão, no decorrer do curso, o aluno deve mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo que lhe permita:

 Buscar atualização constante e autodesenvolvimento, por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações, identificar e incorporar, criticamente, novos métodos, técnicas, tecnologias e processos de gestão às suas ações e responder às situações cotidianas e imprevisíveis com flexibilidade e criatividade.

 Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações pertinentes ao Meio Ambiente, atuando em equipes multidisciplinares e relacionando-se adequadamente com outros profissionais, clientes e fornecedores envolvidos no processo, contribuindo de forma efetiva para atingir os objetivos estabelecidos no seu campo de trabalho.

 Gerenciar seu percurso profissional, com iniciativa e de forma empreendedora, visualizando oportunidades de trabalho nos diversos setores e possibilidades para projetar seu itinerário formativo, seja prestando serviços em organizações ou na condução do seu próprio negócio.

 Atuar com responsabilidade, comprometendo-se com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental, da preservação da saúde e do desenvolvimento social, orientando suas atividades por valores expressos no ethos profissional, resultante da qualidade e do gosto pelo trabalho bem-feito.

Para atender às demandas do processo produtivo, o Técnico em Meio Ambiente deverá constituir as seguintes competências profissionais:

(4)

 Reconhecer-se como profissional do Meio Ambiente que interage em um sistema complexo com diversos cenários e atores, respaldando sua ação nos princípios da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.

 Elaborar, desenvolver/promover e avaliar ações educacionais com visão sistêmica

dos processos, aspectos e impactos ambientais, disseminando uma cultura de conservação, prevenção e recuperação dos recursos naturais de acordo com suas peculiaridades, com base em aspectos legais e técnicos, adotando estratégias e recursos específicos.

 Propor e executar ações para a gestão e o gerenciamento dos recursos naturais, com

base na análise de aspectos e impactos, correlacionando características físicas, químicas e biológicas, de modo a promover a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

 Propor e executar ações para a gestão e o gerenciamento de resíduos com base na

análise e diagnóstico de aspectos e impactos, nas normas e legislação pertinentes, no dimensionamento e adequação de tecnologias mais limpas, visando prevenir, minimizar e mitigar os problemas ambientais.

 Monitorar ações de fiscalização ambiental relacionadas com o desequilíbrio

decorrente da exploração excessiva dos recursos naturais e da energia, empregando técnicas, normas e legislação pertinentes.

 Colaborar na elaboração e análise de laudos, relatórios e estudos ambientais, com

base em procedimentos técnicos e parâmetros legais.

 Participar da elaboração, implantação e implementação dos procedimentos e

requisitos do sistema de gestão integrada, segundo as normas técnicas vigentes, de modo a contribuir na adequação dos processos de produção de bens e serviços.

 Gerir um negócio com visão sistêmica, mobilizando e articulando conceitos e

princípios de empreendedorismo, e habilidades na definição de estratégias que contribuam para a sustentabilidade do empreendimento.

Perfil do egresso da Qualificação Técnica de Nível Médio de Monitor em

Educação Ambiental:

 Reconhecer-se como profissional do Meio Ambiente que interage em um sistema

complexo com diversos cenários e atores, respaldando sua ação nos princípios da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.

 Elaborar, desenvolver/promover e avaliar ações educacionais com visão sistêmica

(5)

conservação, prevenção e recuperação dos recursos naturais de acordo com suas peculiaridades, com base em aspectos legais e técnicos, adotando estratégias e recursos específicos.

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular desta complementação da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente está estruturada em dois módulos independentes, integrados por um projeto.

O Módulo I, possibilita uma Qualificação Técnica de Nível Médio.

MÓDULOS Horas

I Educação Ambiental 240

II Gestão Empreendedora 90

Total de Horas 330

Módulo I – Educação Ambiental – Contextualiza a área de Meio Ambiente e as

possibilidades de trabalho do profissional técnico, enfatizando seu papel de educador em qualquer segmento de atuação e reúne competências que articulam conceitos, habilidades e valores essenciais sobre o Meio Ambiente, possibilitando a Qualificação

Técnica de Nível Médio de Monitor em Educação Ambiental, com foco no

desenvolvimento sustentável e na responsabilidade socioambiental.

Módulo II – Gestão Empreendedora – Apresentação de Projeto – Prevê o

desenvolvimento de um plano de negócios, possibilitando a constituição de competências que favoreçam a criação de uma empresa e a participação no seu gerenciamento ou a atuação estratégica na prestação de serviços. Neste módulo os alunos sistematizam suas produções para apresentação do projeto proposto.

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS A SEREM DESENVOLVIDAS NOS MÓDULOS

Módulo I -Educação Ambiental

 Reconhecer-se como profissional do Meio Ambiente que interage em um sistema complexo com diversos cenários e atores, respaldando sua ação nos princípios da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.

(6)

 Analisar, de forma interativa, os problemas locais, tendo em vista os diversos contextos e suas conseqüências em relação à qualidade dos ecossistemas, com base em indicadores socioeconômicos, ambientais e culturais.

 Planejar ações de educação ambiental, incluindo a indicação de estratégias vivenciais para sensibilização, percepção, motivação e mobilização dos atores, com base na Política Nacional de Educação Ambiental e nos aspectos políticos, técnicos, historicoculturais, éticos e estéticos, visando à promoção da qualidade de vida.

 Desenvolver recursos didáticos destinados a programas de educação ambiental, com base em conceitos e princípios ecopedagógicos, pesquisas de materiais e espaços educativos que estimulem a análise e a participação na resolução dos problemas ambientais da coletividade.

 Executar atividades de educação ambiental, utilizando metodologia adequada e habilidade na condução de grupos, levando em conta os saberes e as práticas tradicionais.

 Avaliar ações socioeducativas com base em indicadores definidos no planejamento, visando o aprimoramento dos programas desenvolvidos.

Módulo II – Gestão Empreendedora

 Visualizar as características do comportamento empreendedor e sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional, aplicando modelos mentais e técnicas de desenvolvimento voltadas à consolidação de um perfil empreendedor.

 Identificar oportunidades de negócio, com base no processo criativo e inovador de geração de idéias, analisando a viabilidade mercadológica, econômica e financeira, entendendo e atendendo às demandas de mercado.

 Planejar a abertura de uma empresa, considerando os processos e os trâmites burocráticos, assim como os conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras que contribuam para a viabilização de um negócio.

 Elaborar plano de negócio como ferramenta de gestão e organização, mobilizando conceitos e princípios de empreendedorismo, e habilidades na definição de estratégias para minimizar riscos envolvidos e aumentar a chance de sucesso do empreendimento.

 Propor estratégias de comercialização e de captação e gestão de recursos, utilizando a análise de ambiente de negócios, e baseando-se nos conceitos e práticas do marketing, inclusive o ambiental, a fim de buscar a sustentabilidade do empreendimento.

(7)

 Propor o processo operacional do empreendimento, analisando estrutura física e recursos materiais necessários e adequados à funcionalidade do ambiente e ao conforto do cliente, considerando a legislação pertinente de modo a proporcionar visão sistêmica do projeto.

 Planejar a arquitetura organizacional, definindo sua estrutura e funções ocupacionais e administrativas, mediante conceitos, técnicas e princípios da gestão de recursos humanos, visando o desempenho eficiente das pessoas e da empresa.

 Criar modelos financeiros e contábeis, utilizando ferramentas, técnicas e conceitos específicos, visando o controle e a tomada de decisões para o empreendimento.

Indicações Metodológicas

As indicações metodológicas que orientam o desenvolvimento deste Plano de Curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac São Paulo, pautam-se nos princípios da aprendizagem com autonomia e do desenvolvimento de competências profissionais, entendidas como a "capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de

atividades requeridas pela natureza do trabalho".1

As competências profissionais descritas na organização curricular foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando processos de trabalho de complexidade crescente relacionados com a área de Meio Ambiente. Tais competências desenham um caminho metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno perante situações problemáticas que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e da articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza do trabalho nesse segmento.

A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras previstas para este curso, como o trabalho por projeto, atende aos processos de produção da área, às constantes transformações que lhes são impostas e às mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, pois propicia aos alunos a vivência de situações contextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Oferece, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade socioambiental e da atitude empreendedora. As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um

(8)

projeto que será desenvolvido no decorrer de cada módulo, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem. Estudo de casos e do meio, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas e simulações de análises laboratoriais compõem o repertório de atividades do trabalho por projeto, que serão especificadas no planejamento dos docentes a ser elaborado sob a coordenação da Área Técnica da Unidade e registrado em documento próprio.

Cabe ressaltar que na mediação dessas atividades o docente deve atuar no sentido de possibilitar a identificação de problemas diversificados e desafiadores, orientando na busca de informações, estimulando o uso do raciocínio lógico e da criatividade, incentivando respostas inovadoras e criando estratégias que propiciem avanços, tendo sempre em vista que a competência é formada pela prática e que esta se dá em situações concretas.

5. APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS

ANTERIORES

O aproveitamento de estudos somente será possível àquele que tiver concluído Habilitação Profissional de Técnico Ambiental – 870 horas, do Senac São Paulo, aprovada pela Portaria CEE/GP nº 111 de 14/03/2003.

As competências constituídas nesse curso Técnico Ambiental serão aproveitadas integralmente, uma vez que estão relacionadas com o perfil profissional de conclusão do Técnico em Meio Ambiente do atual Plano de Curso.

Para matrícula direta nesta complementação, o candidato deverá atender ao requisito de acesso e mediante apresentação dos documentos exigidos para o seu ingresso.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será contínua e cumulativa, priorizando aspectos qualitativos relacionados com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno observado durante a realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo – tais como pesquisas, relatórios de atividades e visitas técnicas, estudo de casos e do meio, diagnóstico ou prognóstico sobre situações de trabalho, simulações de análises laboratoriais e produtos gerados pelos projetos desenvolvidos.

A avaliação deve se pautar em critérios e indicadores de desempenho, pois considera-se que cada competência traz em si determinado grau de experiência cognitiva,

(9)

valorativa e comportamental. Assim, pode-se dizer que o aluno adquiriu determinada competência quando seu desempenho expressa esse patamar de exigência qualitativa. Para orientar o processo de avaliação, torná-lo transparente e capaz de contribuir para a promoção e a regulação da aprendizagem, é necessário que os indicadores de desempenho sejam definidos no plano de trabalho dos docentes e explicitados aos alunos desde o início do curso, a fim de direcionar todos os esforços da equipe técnica,

docente e do próprio aluno, para que ele alcance o desempenho desejado.

Desse modo, espera-se potencializar a aprendizagem e reduzir ou eliminar o insucesso. Isso porque a educação por competência implica em assegurar condições para que

o aluno supere as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas durante o processo

educacional.

A autoavaliação será estimulada e desenvolvida por meio de procedimentos que permitam que o aluno acompanhe seu progresso e pela identificação de pontos a serem aprimorados, considerando-se que esta é uma prática imprescindível à aprendizagem com autonomia.

O resultado do processo de avaliação será expresso em menções:

Ótimo: capaz de desempenhar, com destaque, as competências exigidas pelo

perfil profissional de conclusão.

Bom: capaz de desempenhar, a contento, as competências exigidas pelo perfil

profissional de conclusão.

Insuficiente: ainda não capaz de desempenhar, no mínimo, as competências

exigidas pelo perfil profissional de conclusão.

As menções serão atribuídas por módulo, considerando-se os critérios e indicadores de desempenho relacionados com as competências previstas em cada um deles, as quais integram as competências profissionais descritas no perfil de conclusão.

Será considerado aprovado aquele que obtiver, ao final de cada módulo, as menções

Ótimo ou Bom e frequência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho

educacional.

Será considerado reprovado, aquele que obtiver a menção Insuficiente em qualquer um dos módulos, mesmo após as oportunidades de recuperação, ou tiver frequência

inferior a 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional.

Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais e os critérios de avaliação, recuperação, frequência e promoção.

(10)

7. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

Sala de aula adequadamente mobiliada com cadeiras móveis para a composição de diferentes arranjos que privilegiem a diversidade de atividades.

Equipamentos de uso geral disponibilizados pelas Unidades:

Retroprojetor/Data show/Tela de projeção

 Televisão

 Vídeo/DVD

Laboratório de Informática, equipado com:

 Aplicativos de processamento de textos, de planilhas eletrônicas, de apresentações

e acesso à Internet.

Computadores e Software de Sistema de Informações Geográficas (SIG);

Bibliografia Básica

Módulo I - Educação Ambiental

CASCINO, F. Educação Ambiental: princípios, histórias e formação de professores. São Paulo: Senac, 2012.

DIAS, R. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

GUTIÉR DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.

Módulo II - Gestão Empreendedora

DOLABELA, E. O Segredo de Luiza. São Paulo: Sextante, 2008.

PESCE, B. A menina do Vale – Como o empreendedorismo pode mudar a sua vida. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012. Disponível em: <

http://www.ameninadovale.com/AMeninadoVale-BelPesce.pdf> Acesso em: 05 dez. 2012.

Bibliografia Complementar

ANDRADE, R. O. B. Gestão Ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2002.

GUERRA, J. T.; CUNHA, S. B. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

(11)

2005.

KIPERSTOK, A.; et al. Prevenção da Poluição: tecnologias e gestão ambiental. Brasília: Senai Nacional, 2002.

MIERZA, J. C.; HESPANHOL, I. Água na Indústria: uso racional e reuso. São Paulo: Oficina dos textos, 2005.

NALIM, J.R. Ética Ambiental. Campinas: Millenium, 2001.

REIS, L. F. S. S. D.; QUEIROS, S. M. P. Gestão Ambiental em Pequenas e Médias

Empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

ROBLES JUNIOR, A.; BONELLI, V. V. Gestão da Qualidade e do meio Ambiente: enfoque econômico, financeiro e patrimonial. São Paulo: Atlas, 2006.

VALLE, C. E.; LAGE, H. Meio Ambiente: acidentes, lições, soluções. São Paulo: SENAC, 2009.

VILELLA JUNIOR, A.; DERMAJOROVIC, J. Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental: desafios e perfectivas para as organizações. São Paulo: Senac, 2010.

8. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

Estão habilitados para a docência neste curso, profissionais licenciados (licenciatura plena ou programa especial de formação) na área profissional ou com pós-graduação

lato-sensu específica para a docência ou, ainda, mestrado ou doutorado na área em

que ministram aulas.

Poderão, ainda, ser admitidos, em caráter excepcional, profissionais com a seguinte ordem preferencial:

 na falta de licenciados, graduados na correspondente área profissional ou de

estudos;

 na falta de graduados nas áreas específicas, profissionais graduados em outras

áreas e que tenham experiência comprovada na área do curso;

 na falta de profissionais graduados, técnicos de nível médio na área do curso, com

comprovada experiência profissional na área;

 na falta de profissionais de nível técnico com comprovada experiência, outros

reconhecidos por sua notória competência.

Aos não licenciados será propiciada formação docente em serviço.

(12)

profissional compatível com as necessidades da função.

9. CERTIFICADOS E DIPLOMA

Àquele que concluir, com aprovação, o Módulo I será conferido o certificado da

Qualificação Técnica de Nível Médio de Monitor em Educação Ambiental, com

validade nacional.

Àquele que concluir com aprovação, os dois módulos que compõem a organização curricular desta complementação da Habilitação Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente, será conferido o diploma de Técnico em Meio Ambiente, 1200 horas, com validade nacional.

Referências

Documentos relacionados

Dentre as características que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho dos animais, que são mensuradas no rebanho de modo relativamente simples e têm interesse econômico,

A radiografia e a tomografia computadorizada não são métodos in- dicados para a fase precoce da doença, porém evidenciam altera- ções evolutivas como irregularidade e esclerose

2 — Quando as transferências de carteira abranjam contratos cobrindo riscos situados em território por- tuguês ou em que Portugal seja o Estado membro do compromisso, os segurados

Mas ainda mantêm-se as questões levantadas em todos os momentos pelos fisioterapeutas e estudiosos do assunto: num caso de dor lombar, qual o método mais indicado para o

Os membros dos órgãos de administração de insti- tuições financeiras bancárias que pretendam exercer cargos de gestão noutras sociedades, que não as referidas nos

c) Identificada como pessoa afetada pela qualificação da insolvência como culposa, nos termos previstos nos artigos 185.º a 191.º do Código da Insolvência e da Recuperação

Conclusões da Presidência Conferência sobre a Avaliação de Políticas Públicas e Programas no Domínio das Drogas 19 e 20 de Setembro, Lisboa, Portugal,

Σε μια χαρακτηριστική έρευνα, οι ερευνητές ζήτησαν από μια ομάδα ατόμων να αξιολογήσουμε μερικούς δημόσιους ομιλητές ως προς την πειστικότητά τους