• Nenhum resultado encontrado

FATO RELEVANTE. Sociedades Envolvidas na Operação e suas Atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FATO RELEVANTE. Sociedades Envolvidas na Operação e suas Atividades"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

COSAN S.A.

Companhia Aberta CNPJ/ME nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 | Código CVM nº19836

COSAN LOGÍSTICA S.A.

Companhia Aberta CNPJ/ME nº 17.346.997/0001-39 NIRE 35.300.447.581 | Código CVM nº 23485 COSAN LIMITED Companhia Estrangeira CNPJ/MF nº 08.887.330/0001-52 FATO RELEVANTE

A Cosan S.A. (B3: CSAN3) (“Cosan”), Cosan Logística S.A. (B3: RLOG3) (“Cosan Log”) e Cosan Limited (NYSE: CZZ) (“CZZ” e, em conjunto com Cosan e Cosan Log, as “Companhias” e, em conjunto com suas respectivas subsidiárias, o “Grupo Cosan”), acionista controladora de Cosan e Cosan Log, em continuidade aos Fatos Relevantes divulgados pela Cosan em 3 de julho de 2020, 7 de julho de 2020 e 4 de dezembro de 2020, informam aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, aprovaram em suas respectivas reuniões do conselho de administração, atos relativos à reorganização societária pretendida pelo Grupo Cosan, que consiste na incorporação de sociedades sob controle comum, nos termos do art. 264, § 4º, da Lei das S.A., por meio da qual CZZ e Cosan Log serão incorporadas pela Cosan (“Operação Pretendida”), dentre eles: (i) a assinatura dos Protocolos e Justificações das Incorporações, no âmbito das reuniões dos conselhos de administração da Cosan, da Cosan Log e da CZZ; e do Deed of Merger, no âmbito da CZZ e da Cosan; e (ii) as Propostas da Administração que irão acompanhar as convocações das assembleias gerais extraordinárias (“AGE Cosan”, “AGE Cosan Log” e “AGE CZZ” e, em conjunto, “AGEs”), que serão divulgadas oportunamente nos próximos dias.

Os termos e condições da Operação Pretendida, abaixo descritos, constam dos Protocolos e Justificações das Incorporações, aprovados em conjunto com os demais documentos pertinentes aos Conselhos de Administração das Companhias e firmados por suas respectivas administrações nesta data, e serão submetidos à deliberação das AGEs. Sociedades Envolvidas na Operação e suas Atividades

A CZZ é atualmente a holding do Grupo Cosan responsável pela alocação de capital, gestão e governança dos ativos.

A Cosan é hoje um dos maiores grupos brasileiros de energia, com presença em segmentos estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico, como agronegócio, distribuição de combustíveis, gás natural e lubrificantes.

A Cosan Log é uma subsidiária direta da CZZ, e, por meio de sua controlada, Rumo S.A., atua no setor de serviços de logística de transporte ferroviário, armazenagem e carregamento portuário de bens, especialmente grãos e açúcar.

(2)

Descrição Operação Pretendida

A Operação Pretendida consistirá na realização de incorporações de sociedades sob controle comum, nos termos do art. 264, § 4º da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (“Lei das S.A.”) e, no caso da CZZ, da Section 104B of the Bermuda Companies Act of 1981 (“Companies Act”), pelas quais, após concedidas as aprovações necessárias, terá a Cosan como sucessora universal (i) de sua controladora, a CZZ (“Incorporação CZZ”); e (ii) de sua coligada, a Cosan Log (“Incorporação Cosan Log” e, em conjunto com a Incorporação CZZ, “Incorporações”). Com a conclusão da Operação Pretendida, as ações de Cosan passarão a ser detidas diretamente por todos os acionistas de Cosan, CZZ e Cosan Log que permanecerem acionistas até a aprovação da Operação Pretendida pelas AGEs e que, no caso dos acionistas de Cosan Log, não tiverem exercido o direito de recesso.

O organograma abaixo ilustra a estrutura do Grupo após a implementação da Operação Pretendida:

A Operação Pretendida dependerá da aprovação dos acionistas das Companhias, reunidos nas respectivas assembleias gerais que irão deliberar sobre as Incorporações.

Ainda, como parte da Operação Pretendida, a Cosan está constituindo um programa de American Depositary Shares (“ADSs”), a serem listados na New York Stock Exchange (“NYSE”), sendo que cada ADS irá representar 1 (uma) ação ordinária de emissão da Cosan. Tais ADSs serão entregues aos acionistas que detiverem ações Classe A da CZZ, que poderão posteriormente substituí-las, sem cobrança de custo adicional pelo depositário das ADSs, durante um período de 15 dias após a conclusão da Incorporação CZZ, por ações de emissão da Cosan. Os acionistas detentores de ações Classe B da CZZ, por sua vez, receberão ações ordinárias de emissão da Cosan de acordo com a Relação de Troca (conforme abaixo definido).

(3)

Principais Benefícios, Custos e Riscos da Operação Pretendida

As Companhias e suas respectivas administrações entendem que a Operação Pretendida é vantajosa e atende ao melhor interesse das Companhias e de seus acionistas, tendo em vista que a nova estrutura do Grupo Cosan:

(i) aumentará a liquidez das ações do Cosan, ao concentrar os free floats de CSAN3 e RLOG3 (B3) e CZZ (NYSE). Ainda, a Cosan passará a ter ADSs negociados, com um acesso maior ao mercado de capitais;

(ii) simplificará a estrutura do grupo, formando uma holding única para deter as participações nas sociedades que formam as unidades de negócio do Grupo Cosan, dentro de um modelo de governança que preservará a autonomia de cada negócio e marca, promovendo alinhamento de todos os acionistas e credores das atuais holdings do Grupo Cosan e eliminando custos de manutenção dessas estruturas;

(iii) facilitará futuras captações de recursos, inclusive por meio de ofertas públicas iniciais ou follow ons de outras companhias do Grupo Cosan, especialmente por fortalecer os padrões de governança corporativa e centralizar o fluxo de caixa dos negócios operacionais controlados e co-controlados pela Cosan, bem como as garantias prestadas; (iv) facilitará a compreensão do mercado quanto ao portfólio e estrutura de controle do Grupo Cosan, tendo em vista que os acionistas do Grupo Cosan passarão a ter uma única classe de ações com o mesmo direito de voto, negociada no mais alto nível de governança da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”); e

(v) destravará valor atualmente existente nas empresas do Grupo Cosan, que se concluirá com a realização de ofertas públicas iniciais ou follow ons de outras companhias do Grupo Cosan.

Estima-se que os custos de realização da Operação Pretendida para o Grupo Cosan serão de, aproximadamente, R$19.000.000,00 (dezenove milhões de reais), os quais incluem os custos com avaliações, assessoria jurídica e financeira, publicações e despesas relacionadas à implementação da Operação Pretendida.

As Companhias desconhecem riscos significativos decorrentes exclusivamente da consumação da Operação Pretendida. No melhor entendimento das Companhias, o sucesso das Incorporações dependerá, principalmente, da habilidade da Cosan de realizar as oportunidades de geração de valor e liquidez resultantes da restruturação do Grupo Cosan e de sua nova posição como holding do Grupo Cosan. Se tais objetivos não forem atingidos com sucesso, os benefícios esperados com a Operação Pretendida podem não ser verificados de forma integral, ou podem demorar mais tempo do que o esperado para serem verificados. Existem os riscos naturais de variação de preço das ações da Cosan após a consumação das Incorporações, o qual é inerente ao mercado de capitais e incorrido por todos os acionistas da Cosan. Para maiores informações, recomenda-se a

(4)

leitura das seções “Fatores de Risco” (Risk Factors) do Registration Statement on Form F-4 (Declaração de Registro sob o Formulário F-4) da CZZ arquivado na Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos, que serão reproduzidas na forma de anexo da Proposta da Administração da Cosan.

Relação de Troca das Ações e Critério de Fixação da Relação de Troca

Nos termos das orientações do Parecer de Orientação CVM nº 35, de 1 de setembro de 2008, foram constituídos pelos Conselhos de Administração das Companhias, em caráter transitório, comitês especiais independentes para negociação da Operação Pretendida, em especial das relações de troca das ações de emissão (i) de CZZ por ações de emissão de Cosan (“Comitê Independente Cosan”); e (ii) de Cosan Log por ações de emissão de Cosan (“Comitê Independente Cosan Log”).

Tais Comitês Independentes foram constituídos e eleitos em reuniões dos Conselhos de Administração das Companhias realizadas em 4 de agosto de 2020, e são formados por não-administradores das Companhias, todos independentes e com notória capacidade técnica, conforme composição divulgada na mesma data pelas Companhias. Por boa prática de governança, foi constituído também um comitê independente de CZZ, formado pelos conselheiros independentes de tal companhia, conforme regras de funcionamento das jurisdições de constituição e de listagem de CZZ (“Comitê Independente CZZ” e, quando em conjunto com Comitê Independente Cosan e Comitê Independente Cosan Log, “Comitês Independentes”).

Sujeito aos termos e condições do “Protocolo e Justificação de Incorporação da Cosan Limited pela Cosan S.A.”, cuja autorização para celebração foi concedida pelo Conselho de Administração da Cosan à sua administração nesta data (“Protocolo e Justificação de Incorporação CZZ”), no âmbito da Incorporação CZZ, a relação de troca é de 0,772788 ação da CZZ por cada ação da Cosan (“Relação de Troca CZZ”). A Relação de Troca CZZ foi ajustada, por mero cálculo aritmético, para refletir operações ocorridas após a sua definição, tais como a venda de ações em tesouraria para Aguassanta Investimentos S.A. e Queluz Holdings Limited e a distribuição de dividendos, conforme Form 6K divulgado pela CZZ. A participação final dos acionistas da Cosan e Cosan Logística não será alterada em razão do ajuste na relação de troca da CZZ. Os acionistas da CZZ farão jus aos dividendos no montante de US$344.027.482,56, nos termos anunciados.

No âmbito da Incorporação Cosan Log, por sua vez, e sujeito aos termos do “Protocolo e Justificação de Incorporação da Cosan Logística S.A. pela Cosan S.A.”, cuja autorização para celebração foi concedida pelo Conselho de Administração da Cosan e da Cosan Log às suas administrações nesta data (“Protocolo e Justificação de Incorporação Cosan Log” e, em conjunto com o Protocolo e Justificação de Incorporação CZZ, “Protocolos e Justificação das Incorporações”), a relação de troca é de 3,943112 ações da Cosan Log por cada ação da Cosan (“Relação de Troca Cosan Log” e, em conjunto com a Relação de Troca CZZ, “Relações de Troca”).

(5)

As eventuais frações de ações ou ADSs decorrentes das Incorporações serão agrupadas em números inteiros para, em seguida, serem vendidas sob a forma de ADSs na NYSE ou como ações na B3. Os valores auferidos em tais vendas serão disponibilizados líquidos de taxas aos antigos acionistas de CZZ ou Cosan Log, conforme o caso, titulares das respectivas frações, nas devidas proporções.

Aprovação dos Acionistas, Submissão da Operação à Aprovação de Autoridades Brasileiras ou Estrangeiras

A eficácia da Operação Pretendida e das Incorporações está condicionada à obtenção da aprovação dos acionistas das Companhias em suas respectivas assembleias gerais de acionistas.

A Operação Pretendida e as respectivas Incorporações não estão sujeitas à aprovação pelas autoridades de defesa da concorrência do Brasil ou no exterior, bem como a eventuais autorizações concedidas por agências reguladoras nacionais brasileiras. A CZZ, por sua vez, formulou requerimento ao Ministro das Finanças de Bermudas (por meio do Registrar of Companies) para solicitar a aprovação do Brasil como jurisdição para fins da seção 104B(2)(d)(iii) do Companies Act.

Dessa forma, uma vez verificada a aprovação dos acionistas das Companhias em suas respectivas assembleias gerais e do Ministro das Finanças de Bermudas, haverá a consumação das respectivas Incorporações, observado o valor máximo mencionado acima destinado ao direito de retirada recomendado pela administração, o qual se alcançado poderá, se assim decidido pelos acionistas da Cosan Log, resultar na reconsideração da Operação Pretendida.

Relação de Troca de Ações Calculada de Acordo com o Artigo 264 da Lei das S.A. A Apsis Consultoria Empresarial Ltda., com sede na Rua São José, nº 90 – grupo 1.082, na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ/ME sob o nº 27.281.922/0001-70 (“Empresa Avaliadora”) foi contratada para a elaboração (a) no âmbito da Incorporação CZZ, do (a.1) laudo de avaliação do patrimônio líquido, a valor contábil, da CZZ (“Laudo de Avaliação da CZZ”); e (a.2) laudo de avaliação do patrimônio líquido a preços de mercado da Cosan e da CZZ, tendo como resultado, exclusivamente para fins do art. 264 da Lei das S.A., a relação de substituição de 0,8271 ações de emissão da CZZ por 1 ação ou ADSs de emissão da Cosan (“Laudo de Avaliação a Preço de Mercado CZZ” e, em conjunto com o Laudo de Avaliação da CZZ, “Laudos de Avaliação CZZ”); e (b) no âmbito da Incorporação Cosan Log, do (b.1) laudo de avaliação do patrimônio líquido, a valor contábil, da Cosan Log (“Laudo de Avaliação da Cosan Log”); e (b.2) laudo de avaliação do patrimônio líquido a preços de mercado da Cosan e Cosan Log, tendo como resultado, exclusivamente para fins do art. 264 da Lei das S.A., a relação de substituição de 2,4568 ações de emissão da Cosan Log para cada ação de emissão da Cosan (“Laudo de Avaliação a Preço de Mercado Cosan Log” e, em conjunto com o Laudo de Avaliação da Cosan Log, “Laudos de Avaliação Cosan Log”).

(6)

Aplicabilidade do Direito de Recesso e Valor do Reembolso

Conforme o disposto no § 1º do artigo 137 da Lei das S.A., caso a Operação Pretendida seja aprovada, será garantido o direito de retirada aos acionistas da Cosan Log que não votarem favoravelmente à Incorporação Cosan Log, que se abstiverem de votar ou que não comparecerem à AGE Cosan Log, e que manifestarem expressamente sua intenção de exercer o direito de retirada, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de publicação da ata da AGE Cosan Log que aprovar a Incorporação Cosan Log. Os acionistas dissidentes terão direito ao reembolso das ações da Cosan Log de que eram titulares, comprovadamente e de forma ininterrupta, desde 3 de julho de 2020 (inclusive), data da publicação do primeiro fato relevante sobre a operação, até a efetiva data do exercício do direito de retirada.

Nos termos do artigo 264 da Lei das S.A., os acionistas dissidentes da Cosan Log poderão optar por receber o valor de suas ações com base no valor patrimonial das ações da Cosan Log a preços de mercado, calculado com base no Laudo de Avaliação a Preço de Mercado Cosan Log, resultando em R$12,40 por ação. O pagamento do respectivo reembolso dependerá da efetivação da Incorporação Cosan Log, nos termos do artigo 230 da Lei das S.A. e será feito em até 10 (dez) dias úteis contados do termo final do prazo para exercício do referido direito.

A administração entende que a Operação Pretendida deve ser concluída apenas se o valor destinado ao direito de retirada dos acionistas de Cosan Log não prejudicar a estabilidade financeira de Cosan. Sendo que o valor máximo para o exercício do direito de retirada, que será o valor patrimonial das ações da Cosan Log a preços de mercado, calculado com base no Laudo de Avaliação a Preços de Mercado de Cosan Log para todos os acionistas detentores de ações ordinárias da Cosan Log que optarem pelo direito de retirada, deve ser equivalente a R$1.600.000.000,00 (um bilhão e seiscentos milhões de reais).

Não é aplicável o direito de retirada aos acionistas da Cosan no âmbito da Incorporação Cosan Log, tendo em vista que a aplicabilidade do inciso IV do artigo 136 da Lei das S.A. se limita à companhia que está sendo incorporada por outra.

Outras Informações Relevantes

Nos termos do §1º do artigo 252 da Lei das S.A., foram elaborados pela Empresa Avaliadora laudos de avaliação do patrimônio líquido, a valor contábil, da CZZ e da Cosan Log, bem como laudos de avaliação do patrimônio líquido a preços de mercado da CZZ e da Cosan Log.

Em cumprimento ao artigo 6º da Instrução CVM nº 565/15, as administrações das Companhias também prepararam e vão disponibilizar aos seus acionistas: (i) demonstrações financeiras intermediárias da Cosan em 30 de junho de 2020; (ii) demonstrações financeiras intermediárias da CZZ em 30 de junho de 2020; e (iii) demonstrações financeiras intermediárias da Cosan Log em 30 de junho de 2020.

(7)

Em cumprimento ao artigo 7º da Instrução CVM nº 565/15, as administrações das Companhias prepararam e disponibilizarão aos seus acionistas, informações financeiras consolidadas pro forma da Cosan, considerando os efeitos das Incorporações, tendo como referência a data-base de 30 de junho de 2020, acompanhadas de relatório de asseguração razoável pela Ernst & Young Auditores Independentes S.S.

Os laudos de avaliação e as informações financeiras mencionadas acima constituem anexos dos Protocolos e Justificações das Incorporações e das Propostas da Administração que irão acompanhar as convocações das AGEs a serem publicados oportunamente.

Disposições Gerais

Todos os documentos pertinentes às Incorporações e à Operação Pretendida a serem analisados ou discutidos nas AGEs convocadas, incluindo os Editais de Convocação, Propostas da Administração, bem como aqueles exigidos nos termos da Lei das S.A. e na forma da Instrução CVM nº 481/2009, estarão disponíveis aos acionistas das Companhias: (i) na página da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão na rede mundial de computadores (www.b3.com.br); (ii) na página da Comissão de Valores Mobiliários – CVM na rede mundial de computadores (www.cvm.gov.br), (iii) na página da Cosan na rede mundial de computadores (ri.cosan.com.br); (iv) na página da Cosan Log na rede mundial de computadores (ri.cosanlogistica.com); e (v) na página da CZZ na rede mundial de computadores (cosan.com.br).

Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

As Companhias convocarão para janeiro de 2021 suas respectivas assembleias gerais extraordinárias, de forma a aprovar os atos societários relativos às Incorporações e à Operação Pretendida.

As Companhias informam que manterão seus acionistas e o mercado em geral atualizado acerca de quaisquer andamentos ou notícias em relação à Operação Pretendida.

São Paulo, 17 de dezembro de 2020. Marcelo Eduardo Martins

(8)

Sem Oferta ou Solicitação

Este Fato Relevante é para fins informativos e não constitui uma oferta de venda ou a solicitação de uma oferta de compra de quaisquer valores mobiliários ou uma solicitação de qualquer voto ou aprovação, nem deverá haver qualquer venda de valores mobiliários em qualquer jurisdição na qual tal oferta, solicitação ou venda seria ilegal na ausência de registro ou qualificação de acordo com as leis de valores mobiliários de tal jurisdição. Informações Adicionais

Este Fato Relevante está sendo divulgado com relação à operação proposta de reorganização societária envolvendo a Cosan, CZZ e Cosan Log. Em relação à operação proposta, a Cosan protocolou junto à Securities and Exchange Commission (“SEC”) uma declaração de registro do Formulário F-4 que inclui um prospecto da Cosan para as ações da Cosan a serem emitidas de acordo com a operação proposta. A declaração de registro ainda não foi declarada como efetiva pela SEC. A Cosan também pretende arquivar outros documentos na SEC relativos à operação proposta. Este Fato Relevante não substitui qualquer declaração de registro, prospecto ou outros documentos que a Cosan pode arquivar na SEC com relação à operação proposta. ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO DE VOTO OU DE INVESTIMENTO, INVESTIDORES DEVERÃO LER O FORMULÁRIO F-4 E O PROSPECTO REFERENTES À OPERAÇÃO PROPOSTA E QUAISQUER OUTROS DOCUEMNTOS RELEVANTES CUIDADOSAMENTE E EM SUA INTEGRIDADE QUANDO SE TORNAREM DISPONÍVEIS PORQUE ESTES CONTERÃO INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A OPERAÇÃO PROPOSTA. O Formulário F-4 e o prospecto, bem como outros arquivamentos contendo informações sobre a Cosan e a operação proposta estarão disponíveis gratuitamente no site da SEC (www.sec.gov).

Precauções com as Declarações Prospectivas

As declarações contidas neste Fato Relevante (ou nos documentos que ele incorpora por referência) que não são fatos ou informações históricas podem ser declarações prospectivas nos termos da Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Estas declarações prospectivas podem, dentre outras coisas, incluir declarações sobre a operação proposta envolvendo a Cosan, CZZ e Cosan Log; convicções relacionadas à criação de valor como resultado da operação proposta envolvendo a Cosan, CZZ e Cosan Log; o cronograma pretendido para a conclusão da operação; benefícios e sinergias da operação; oportunidades futuras para a companhia combinada; e quaisquer outras declarações relativas às futuras convicções, expectativas, planos, intenções, condição financeira ou de desempenho da Cosan, CZZ e Cosan Log. Em alguns casos, termos como “estimam”, “projetam”, “preveem”, “planejam”, “acreditam”, “pode”, “expectativa”, “antecipam”, “pretende”, “planejado”, “potencial”, “poderiam”, “irão” e termos semelhantes, ou o negativo dessas expressões, podem identificar declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas são baseadas nas expectativas e convicções da Cosan, CZZ e Cosan Log sobre eventos futuros e envolvem riscos e incertezas que

(9)

podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das atuais expectativas. Esses fatores são difíceis de prever com precisão e podem estar além do controle da Cosan, CZZ e Cosan Log. Declarações prospectivas neste Fato Relevante ou em qualquer outro lugar se referem apenas à presente data. Novas incertezas e riscos surgem de tempos em tempos, e é impossível que a Cosan, CZZ ou Cosan Log possam prever tais eventos ou como poderão afetar a Cosan, CZZ ou Cosan Log. Portanto, você não deve confiar em nenhuma dessas declarações prospectivas como indicadores de eventos futuros. Exceto conforme exigido por lei, nem a Cosan, CZZ ou Cosan Log têm qualquer obrigação de, e não têm a intenção de, atualizar ou revisar as declarações prospectivas nesta comunicação ou em outro lugar após a data de emissão desta comunicação. Em vista desses riscos e incertezas, investidores devem ter em mente que os resultados, eventos ou desenvolvimentos discutidos em qualquer declaração prospectiva feita nesta comunicação podem não ocorrer.

(10)

COSAN S.A.

Publicly Held Company

Corporate Taxpayer (CNPJ) nº 50.746.577/0001-15 NIRE 35.300.177.045 | CVM Code No. 19836

COSAN LOGÍSTICA S.A.

Publicly Held Company

Corporate Taxpayer (CNPJ) nº 17.346.997/0001-39 NIRE 35.300.447.581 | CVM Code No. 23485

COSAN LIMITED

Foreign Company

Corporate Taxpayer (CNPJ) 08.887.330/0001-52

MATERIAL FACT

Cosan S.A. (B3: CSAN3) (“Cosan”), Cosan Logística S.A. (B3: RLOG3) (“Cosan Log”), and Cosan Limited (NYSE: CZZ) (“CZZ” and together with Cosan and Cosan Log, the “Companies” and, jointly with their respective subsidiaries, the “Cosan Group”), controlling shareholder of Cosan and Cosan Log, in addition to the Material Facts release by Cosan on July 3, 2020, July 7, 2020, and December 4, 2020, hereby inform their shareholders and the market in general that, on this date, their respective board of directors have approved at their meetings acts related to the corporate restructuring proposed by the Cosan Group, which consists of a merger of companies under common control, as provided for by art. 264, paragraph 4th, of Law No. 6,404, pursuant to which CZZ and Cosan Log will be merged into Cosan (the “Proposed Transaction”), among them: (i) the execution of the Protocols and Justification of the Mergers, within the meetings of the boards of directors of Cosan, Cosan Log and CZZ; and the Deed of Merger, within the board of directors of CZZ and the Board of Directors of Cosan; and (ii) the Management Proposals which will follow the convening of the Companies’ extraordinary general meetings (“General Meeting Cosan", " General Meeting Cosan Log" and " General Meeting CZZ" and, jointly, "General Meetings"), which will be issued in due course.

The terms and conditions of the Proposed Transaction, described below, are set out in the Protocols and Justifications of the Mergers, which have been jointly approved together with the other documents by the Companies’ Board of Directors, and entered into on this date by their respective management, and which will be submitted for deliberation by the Companies’ General Meetings.

Companies Involved in the Transaction and their Activities

CZZ is currently the holding company of the Cosan Group and responsible for the allocation of capital, management and governance of the assets.

Cosan is currently one of the largest Brazilian energy groups, featured in strategic segments for socioeconomic development, such as agribusiness, distribution of fuels, natural gas and lubricants.

(11)

Cosan Log is a direct subsidiary of CZZ and, through its own subsidiary, Rumo S.A., operates in the sectors of logistics services and railroad transportation, port storage and loading of goods, specially grains and sugar.

Description of the Proposed Transaction

The Proposed Transaction consists of a merger of companies under common control, as provided for by art. 264, paragraph 4th, of Law No. 6,404 and, with regard to CZZ, pursuant to Section 104B of the Bermuda Companies Act of 1981 (“Companies Act”), through which, after the necessary approvals are obtained, will lead to Cosan becoming the successor (i) of its controlling company, CZZ (“CZZ Merger”); and (ii) of its sister company, Cosan Log (“Cosan Log Merger” and, when referred to in connection with CZZ Merger, “Mergers). With the implementation of the Proposed Transaction, Cosan’s shares will be held directly by all of Cosan’s, CZZ’s and Cosan Log’s shareholders, which remain as shareholders until the approval of the Proposed Transaction in the General Meetings and which, in the case of Cosan Log’s shareholders, have not exercised their right of withdrawal.

The organization chart below illustrates the structure of the Group after the implementation of the Proposed Transaction:

The Proposed Transaction relies on the approval by the Companies’ shareholders, gathered in their respective general meetings, which will resolve on the Mergers.

(12)

Furthermore, as part of the Proposed Transaction, Cosan is establishing an American Depositary Shares (“ADSs”) program, to be listed on the New York Stock Exchange (“NYSE”), through which each ADS will represent 1 (one) common share issued by Cosan. Such ADSs will be delivered to the shareholders that hold CZZ’s Class A common shares, who may subsequently cancel the ADSs and receive Cosan shares, without additional charges from the depositary of the ADSs, for a period of 15 days after the completion of the CZZ Merger. The holders of CZZ’s Class B common shares, in turn, will receive common shares issued by the Company, in accordance with the Exchange Ratio (as defined below).

Main Benefits, Costs and Risks of the Proposed Transaction

The Companies and their respective managements believe that the Proposed Transaction is in the best interests of each of the Companies and their shareholders. The new structure of Cosan Group is expected to:

(i) improve the liquidity of Cosan’s shares, concentrating the free floats of CSAN3, RLOG3 (B3) and CZZ (NYSE). Furthermore, Cosan will have NYSE-listed ADSs, providing additional access to the capital markets;

(ii) simplify the Group’s structure, by creating a single holding company with the corporate participations which form the entities of Cosan Group’s business with a governance model which will preserve the autonomy of each business and trademark, promoting alignment between all the shareholders and creditors of the current holdings of Cosan Group, and eliminating the maintenance costs of such structures;

(iii) facilitate future fundraisings, including through IPOs or follow-on offerings of other companies of Cosan Group, especially because it strengthens corporate governance standards and centralizes the cash flow of operating businesses under the control and shared control of Cosan;

(iv) facilitate the market’s understanding of Cosan Group’s portfolio and control structure, given that the shareholders of the Group will have a single class of shares with the same rights to vote, negotiated at the highest level of governance of B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”); and

(v) unlock value currently existing within the companies of the Cosan Group. The costs associated with the Proposed Transaction for Cosan Group are estimated to be approximately, R$19,000,000.00 (nineteen million Reais).

(13)

The Companies are not aware of significant risks arising solely from the consummation of the Proposed Transaction. The Companies believe that the success of the Mergers will depend primarily on Cosan's ability to carry out the opportunities for generating value and liquidity resulting from the restructuring of the Cosan Group and its new position as holding company of the Cosan Group. If those objectives are not successfully achieved, the expected benefits of the Proposed Transaction may not be fully realized or may take longer than expected to be realized. For further information, please read the section “Risk Factors” of the Registration Statement on Form F-4 filed with the U.S. Securities and Exchange Commission.

Exchange Ratio of Shares and Fixed Criteria for the Exchange Ratio

Pursuant to the guidelines of CVM Guidance Opinion 35, of September 1, 2008, the Companies' Boards of Directors established on a temporary basis special independent committees to negotiate the Proposed Transaction, especially the exchange ratios of the shares of (i) CZZ for shares issued by Cosan (“Cosan Independent Committee”); and (ii) Cosan Log for shares issued by Cosan (“Cosan Log Independent Committee”).

The Independent Committees of Cosan and Cosan Log have been established and elected through meetings of the Companies’ Board of Directors, all of which occurred on August 4th, 2020, and are composed of non-managers of the Companies, all independent and with outstanding technical skills, in accordance with the composition disclosed by the Companies’ on the same date. For consistency and good governance practices, an independent committee was also set up for CZZ, composed of its independent directors, in accordance with the rules of the jurisdiction of organization and listing of CZZ (“CZZ Independent Committee” and, jointly with Cosan’s Independent Committee and Cosan Log’s Independent Committee, the “Independent Committees”).

Subject to the terms and conditions of the “Protocol and Justification of the Merger of Cosan Limited into Cosan S.A.”, the execution of which has been authorized by Cosan’s Board of Directors to its management, on this date (“Protocol and Justification of CZZ’s Merger”), within the scope of the CZZ Merger, the exchange ratio is 0.772788 CZZ shares for each of Cosan’s shares (“CZZ Exchange Ratio”). The Exchange Ratio CZZ has been adjusted by mere arithmetic calculation, to reflect transactions that took place after its definition, such as the sale of treasury shares to Aguassanta Investimentos S.A. and to Queluz Holdings Limited, and the distribution of dividends, as set forth in the Form 6-K furnished by CZZ with the SEC. The final stake of Cosan’s and Cosan Logística’s shareholders will not be changed due to the adjustment in the exchange ratio of CZZ.

(14)

CZZ shareholders will be entitled to dividends in the amount of US$244,027,482.56 in accordance with the disclosed terms.

Within the scope of the Cosan Log Merger, in turn, and subject to the “Protocol and Justification of the Merger of Cosan Limited into Cosan S.A.”, the execution of which has been authorized by Cosan’s and Cosan Log’s Board of Directors to their respective managements, on this date (“Protocol and Justification of Cosan Log’s Merger” and, when referred to in connection with the Protocol and Justification of CZZ’s Merger, “Protocols and Justifications of the Mergers”) the exchange ratio is 3.943112 Cosan Log’s shares for each of Cosan’s shares (“Cosan Log Exchange Ratio” and, when referred to in connection with CZZ Exchange Ratio, the “Exchange Ratios”).

Any share fractions or ADSs resulting from the Merger will be grouped in whole numbers to be sold as ADSs at NYSE or as common shares at B3. The values obtained from such sales will be made available net of fees to the former shareholders of CZZ or Cosan Log, as applicable, owners of the respective fractions, in proportion to each participation sold. Shareholder’s Approval, Submission of the Transaction to the Approval by Brazilian or Foreign Authorities

The effectiveness of the Proposed Transaction and the Mergers depends upon the approval of the Companies’ shareholders in their respective shareholder’s general meetings.

The Proposed Transaction and the respective Mergers are not subject to any approvals from antitrust authorities in Brazil or abroad and are not subject to any approval from Brazilian national regulatory agencies. CZZ has applied to the Minister of Finance of Bermuda (through the Registrar of Companies) to request Brazil's approval as a jurisdiction for the purposes of section 104B (2) (d) (iii) of the Companies Act.

Following the approval by the Companies’ shareholders at their respective general meetings, and the Minister of Finance of Bermuda, the respective Mergers will be consummated, subject to the maximum amount mentioned above for the withdrawal right recommended by the management, which if reached may, if so decided by the shareholders of Cosan Log, result in the reconsideration of the Proposed Transaction. Applicability of the Right of Withdrawal and Refund Value

(15)

In accordance with paragraph 1 of article 137 of the Corporate Law, if the Proposed Transaction is approved, the right of withdrawal will be granted to Cosan Log’s shareholders that do not vote in favor of the Cosan Log Merger, as well as for those who have refrained from voting or were not present at the Cosan Log General Meeting, and for those who expressly manifest the intention of exercising the right of withdrawal, within 30 (thirty) days from the publishing of the minutes of Cosan Log General Meeting which approved the Cosan Log Merger. The dissident shareholders will have the right of reimbursement of the Cosan Log’s shares which they held as of July 3, 2020 (inclusive), date of disclosure of the first material fact about the Proposed Transaction, until the date of the actual exercise of the right of withdrawal.

Pursuant to Article 264 of the Corporate Law, Cosan Log's dissenting shareholders may choose to receive the value of their shares based on the book value of the Cosan Log shares at market prices, resulting in R$ 12.40 per share. Payment of the respective refund depend on the completion of the Cosan Log Merger, pursuant to article 230 of the Corporate Law and will be made within 10 (ten) business days from the end of the term for exercise of that right.

Management understands that the Proposed Transaction should be consummated only to the extent the amount allocated to the withdrawal rights of Cosan Log’s shareholders does not harm Cosan’s financial stability. The maximum value for exercising the right of withdrawal, which will be the equity value of Cosan Log's shares at market prices for all shareholders holding common shares of Cosan Log that elect to exercise withdrawal rights should be equivalent to R $ 1,600,000,000.00 (one billion six and hundred million reais).

Cosan shareholders will not have a right of withdrawal within the scope of the Cosan Log Merger, considering the applicability of article 136, IV, of the Corporate Law, which is limited to the company which is being merged by another.

Other Relevant Information

In compliance with article 6 of CVM’s Instruction No. 565/15, the Companies’ management have also prepared and disclosed to their shareholders: (i) Cosan’s interim financial statements dated as of June 30, 2020; (ii) CZZ’s interim financial statements of June 30, 2020; and (iii) Cosan Log’s interim financial statements of June 30, 2020. The financial information abovementioned are exhibits attached to the Protocols and Justifications of the Mergers and to the Management Proposals, which will in turn accompany the General Meeting’s’ call notice that will be disclosed in the future.

(16)

General Provisions

All the documents pertaining to the Mergers and to the Proposed Transaction, to be analyzed or discussed at the convened General Meetings, including the Calls Notice, Management Proposals, as well as those required under Corporate Law, and in accordance with CVM Instruction No. 481/2009, are available to the Companies’ shareholders, from this date onwards: (i) at B3’s website (www.b3.com.br); (ii) at CVM’s website (www.cvm.gov.br); (iii) at Cosan’s website (ri.cosan.com.br/en); (iv) at Cosan Log’s website (ri.cosanlogistica.com/en); and (v) at CZZ’s website (cosan.com.br/en). Call Notice for Extraordinary General Meetings

The Companies’ will call, for January 2021 their extraordinary general meetings, in order to approve the corporate acts pertaining to the Mergers and to the Proposed Transaction. The Companies’ will keep their shareholders and the market in general updated on any progress or news regarding the Proposed Transaction.

São Paulo, December 17, 2020.

Marcelo Eduardo Martins

(17)

No Offer or Solicitation

This communication is for informational purposes and does not constitute an offer to sell or the solicitation of an offer to buy any securities or a solicitation of any vote or approval, nor shall there be any sale of securities in any jurisdiction in which such offer, solicitation or sale would be unlawful prior to registration or qualification under the securities laws of such jurisdiction.

Additional Information

This communication is being made in respect of the proposed corporate restructuring transaction involving Cosan, CZZ and Cosan Log. In connection with the proposed transaction, Cosan has filed with the Securities and Exchange Commission (“SEC”) a registration statement on Form F-4 that includes a prospectus of Cosan for the shares of Cosan to be issued pursuant to the proposed transaction. The registration statement has not been declared effective yet by the SEC. Cosan also plans to file other documents with the SEC regarding the proposed transaction. This communication is not a substitute for any registration statement, prospectus or other documents that Cosan may file with the SEC in connection with the proposed transaction. BEFORE MAKING ANY VOTING OR INVESTMENT DECISION, INVESTORS ARE URGED TO READ THE FORM F-4 AND THE PROSPECTUS REGARDING THE PROPOSED TRANSACTION AND ANY OTHER RELEVANT DOCUMENTS CAREFULLY IN THEIR ENTIRETY WHEN THEY BECOME AVAILABLE BECAUSE THEY WILL CONTAIN IMPORTANT INFORMATION ABOUT THE PROPOSED TRANSACTION. The Form F-4 and the prospectus as well as other filings containing information about Cosan and the proposed transaction will be available without charge at the SEC’s Internet site (www.sec.gov).

(18)

Statements in this communication (or in the documents it incorporates by reference) that are not historical facts or information may be forward-looking statements within the meaning of the Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Among other things, these forward looking statements may include statements regarding the proposed transaction involving Cosan, CZZ and Cosan Log; beliefs relating to value creation as a result of a proposed transaction involving Cosan, CZZ and Cosan Log; the expected timetable for completing the transaction; benefits and synergies of the transaction; future opportunities for the combined company; and any other statements regarding Cosan’s, CZZ’s and Cosan Log’s future beliefs, expectations, plans, intentions, financial condition or performance. In some cases, words such as “estimate,” “project,” “forecast,” “plan,” “believe,” “may,” “expect,” “anticipate,” “intend,” “planned,” “potential,” “can,” “expectation,” “could,” “will,” “would” and similar expressions, or the negative of those expressions, may identify forward-looking statements. These forward-looking statements are based on Cosan’s, CZZ’s and Cosan Log’s expectations and beliefs concerning future events and involve risks and uncertainties that may cause actual results to differ materially from current expectations. These factors are difficult to predict accurately and may be beyond Cosan’s, CZZ’s and Cosan Log’s control. Forward-looking statements in this communication or elsewhere speak only as of the date made. New uncertainties and risks arise from time to time, and it is impossible for Cosan, CZZ or Cosan Log to predict these events or how they may affect Cosan, CZZ or Cosan Log. Therefore, you should not rely on any of these forward-looking statements as predictors of future events. Except as required by law, neither Cosan, CZZ nor Cosan Log has any duty to, and does not intend to, update or revise the forward-looking statements in this communication or elsewhere after the date this communication is issued. In light of these risks and uncertainties, investors should keep in mind that results, events or developments discussed in any forward-looking statement made in this communication may not

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,