• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO E IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E NA REGIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO E IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E NA REGIÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

DESENVOLVIMENTO E IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS E NA REGIÃO

Vanessa dos Santos Alves1, Osmar Delmanto Junior2

1 Graduada do Curso de Tecnologia em Agronegócio – Faculdade de Tecnologia de Botucatu E-mail: wanessabtu@hotmail.com

2 Professor Doutor da Faculdade de Tecnologia de Botucatu Av. José Ítalo Bacchi, s/n – Jardim

Aeroporto – Botucatu/SP – CEP 18606-855. Tel. (14) 3814-3004. E-mail: odelmanto@fatecbt.edu.br

1 INTRODUÇÃO

O Turismo Rural é entendido como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade e se bem planejado, o turismo no meio rural pode aparecer como uma forte alternativa econômica (TROPIA, 1998).

Segundo Almeida e Rield (2001) o turismo rural é conhecido como a atividade turística que ocorre na zona rural integrando a atividade agrícola e pecuária à atividade turística.

Para Roque (2013) o Brasil priorizou o turismo rural como uma estratégia de baixo impacto e alto Potencial de desenvolvimento sustentável, que dinamiza o processo produtivo, diminui migrações, fixa o homem no campo, garantindo assim, emprego e investimentos.

Segundo Campanhola (1999), valoriza-se a cultura local através da criação de marcas que identifiquem o produto com o local, como já acontece na Europa e em algumas regiões do Brasil.

Para Almeida (1999), há um resgate cultural com a implementação da produção caseira artesanal, peculiar à tradição local.

Para Almeida e Rield (2001) as pessoas que estão nos grandes centros, procuram o meio rural, para vivenciar essa atividade, ou até mesmo pessoas que nunca tiveram contato com o meio rural, não conhecendo o dia a dia da vida no campo.

(2)

2 varias modalidades de alojamento, desde o agroturismo ao turismo e ao turismo rural, reforçadas depois com os hotéis rurais, turismo de aldeia, casas de campo e parques de campismo rural. Nos finais dos anos 90, é valorizado a procura de lazer nos espaços protegidos.

Segundo Campanhola e Silva (2000), o turismo no meio rural é qualquer forma de atividade turística no espaço rural, a qual abrange várias modalidades como, por exemplo, turismo de pesca, ecoturismo, turismo cultural, entre outras.

O lazer é uma “nova” função que vem se tornando cada vez mais importante no país, manifestando-se em forma variadas de turismo em áreas rurais. O termo nova está entre aspas porque na verdade, muitas dessas atividades são seculares no País, porém aparecem com uma nova roupagem e com grande importância no campo brasileiro. (CAMPANHOLA; SILVA, 2000).

Para Beni (2001), os produtos turísticos do meio rural “estão localizados no espaço físico geográfico constituindo o que se convencionou a chamar de paisagem de valores qualitativos para o uso do turismo, “atrativos históricos/culturais são manifestações sustentadas por elementos matérias que se apresentam sob a forma de bens imóveis ou móveis”.

Com a atividade econômica, o turismo rural parece ser uma via natural para o progresso de zonas rurais desfavorecidas, permitindo aos agricultores combinar diversificação de suas atividades com uma valorização de suas produções e de seu patrimônio cultural (ALMEIDA, 1999).

Roque (2013) define o espaço rural como um recorte identificado pelo IBGE como sendo área externa ao perímetro urbano, em área de aglomerado rural no qual o turismo rural está inserido.

Ainda segundo o autor, existem diferentes formas de se fazer turismo no espaço rural, entre as quais destaca o Turismo Rural; Turismo Ecológico ou Ecoturismo; Turismo Cultural; Turismo Religioso; Turismo Esportivo e outros.

2 MATERIAL E MÉTODOS 2.1 Materiais

(3)

3 Para o desenvolvimento do trabalho procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, abrangendo artigos, livros, materiais disponibilizado na internet e realizado um estudo de caso com a visita a duas propriedades rurais da região de Botucatu que trabalham com o turismo rural, aqui denominadas como Propriedades

A e B, e também realizado pesquisa junto ao Setor de Turismo da Prefeitura Municipal

de Botucatu objetivando a identificação dos principais pontos turísticos da cidade e quais as principais atividades desenvolvidas nesses pontos.

2.2 Métodos

Para a identificação da exploração do turismo rural no espaço rural do Município de Botucatu, procedeu-se à uma visita na Propriedade A, localizada na região de Botucatu-SP, Bairro Santo Antonio de Sorocaba, com área de 66 hectares.

A propriedade oferece lazer com comida típica caipira da região de Botucatu,

possuindo ampla infraestrutura para o conforto dos visitantes, com belas paisagens naturais. A propriedade possui atualmente vários tipos de atrativos, entre os quais animais e aves exóticas, parque infantil, área de lazer com churrasqueira, restaurante, salão de jogos, piscina e trilha no meio ambiente.

Também foi realizada uma visita na Propriedade B, localizada na região de

Botucatu-SP, com área de 7 hectares, explorando a pecuária leiteira e com principal atrativo a venda de produtos orgânicos oriundos do leite.

A região de Botucatu por ter um relevo acidentado é reconhecida por seus

atrativos e belezas naturais, destacando-se entre os principais pontos turísticos os conhecidos como: Cascata da Marta, Cachoeira Véu de Noiva, Pavuna, Morro do Peru, Rapel da Cachoeira da Canela e Base da Nuvem.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Das visitas efetuadas, pelas informações obtidas junto ao Setor de Turismo da

Prefeitura Municipal de Botucatu-SP e da pesquisa bibliográfica realizada, pode-se identificar que na região de Botucatu-SP existem diferentes formas de se fazer turismo no meio rural, destacando-se o Agroturismo, Ecoturismo e o Turismo de Aventura.

(4)

4

3.1 Agroturismo

Pode-se classificar o turismo desenvolvido na Propriedade A como sendo

Agroturismo visto as atividades ali desenvolvidas, que além da exploração agrícola e pecuária, os proprietários optaram por também explorar as belezas naturais e atrativos do local e, dado a inovação de se incluir algumas modificações no decorrer do tempo, a propriedade passou a ter um maior reconhecimento no campo do agroturismo.

A propriedade passou a oferecer uma ampla infra-estrutura típica rural para o conforto dos visitantes, paisagem natural do local e algumas modalidades que são: animais e aves exóticas, piscina, trilha e gastronomia, com destaque para a comida caipira da região que tem por principal objetivo a degustação de comidas típicas do cotidiano da vida no campo.

A identificação e caracterização da propriedade como sendo uma atividade que se filia ao Agroturismo se foca em relação à suas belezas naturais, históricas, culturais e gastronômicas; sendo que para Campanhola e Silvia (2000), o Agroturismo se refere às atividades turísticas que ocorrem no interior das propriedades que desenvolvem atividades agropecuárias.

A Propriedade B iniciou a sua produção com o manejo de gado leiteiro, com a comercialização de sua produção entregue diretamente a um laticínio da região de Pardinho-SP.

A principal atividade no imóvel é a produção orgânica de lácteos, que vem sendo

desenvolvida há anos, não sendo o turismo rural a atividade principal, pois, a meta de negócio para a propriedade por ter a linha de produção voltada a produtos orgânicos artesanais, os proprietários vem investindo na venda de seus produtos para todo Estado de São Paulo.

3.2 Ecoturismo

No município de Botucatu existem cerca de 60 cachoeiras de diferentes

tamanhos e alturas de quedas de água, que proporcionam atividades turísticas sustentáveis, patrimônio natural e cultura do local com exploração por toda a região.

(5)

5 renda a produção de café, mas a propriedade é conhecida por reunir diversas cachoeiras que agregam mais de cinco quedas d´água no mesmo local.

Outra cachoeira bastante conhecida e visitada na região de Botucatu é o “Véu de Noiva”, formada pelas águas do Rio Pardo, localizada em uma área de lazer municipal, num ambiente agradável e natural que esta sendo muito bem explorado com o Ecoturismo da região.

Dentro do município de Botucatu tem também a “Cascata da Marta”, com uma

queda de 38,0m e piscina natural. Além da riqueza vegetal no entorno da área, o local transmite harmonia aos visitantes que usufruem de uma trilha até chegar à cascata.

3.3 Turismo de Aventura

Para as atividades de turismo de aventura os turistas poderão visitar alguns pontos que proporcionam modalidade desta categoria como Base da Nuvem, que era uma fazenda e que foi alugada uma área de três alqueires de terra para que seja praticado o esporte de voo livre, com rampa de acesso para o salto.

Outro ponto tradicional e turístico da cidade é o Morro do Peru, ponto turístico formado por belas montanhas e belezas naturais que o local proporciona, podendo ser explorado por trilhas para exploração com bicicletas.

Para a prática de turismo de Rapel, destaca-se a Cachoeira da Canela, considerada como turismo radical.

O Cicloturismo e Mountain Bike vêm se destacando também como Turismo de Aventura no Município de Botucatu, na modalidade de esportes realizados por trilhas que percorrem o relevo acidentado e característico da região, entre os quais os pontos conhecidos das Três Pedras, Gigante Adormecido e as trilhas que percorrem o entorno da Cuesta de Botucatu.

4 CONCLUSÃO

Do trabalho realizado, conclui-se que todos os pontos turísticos visitados e mencionados proporcionam de maneira satisfatória um turismo rural de qualidade, dando ao turista a opção de melhor opção de lazer dado o seu interesse e expectativas em relação a desfrutar e aproveitar as belezas naturais da região.

(6)

6

Verificou-se que os proprietários rurais buscam pela inovação com uma nova

proposta para a atividade agropecuária que exercem, atuando principalmente nas modalidades de Agroturismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura que vem trazendo melhoria ao setor agrícola. O termo turismo rural é conjunto de atividades que pode ser realizada no campo ou local, ou seja, modo de exploração com as paisagens naturais.

Com a exploração de referidas modalidades, os proprietários rurais estão tendo

um desenvolvimento e maior competitividade no setor, visto agregarem valor a seus produtos e também tornarem rentável uma parcela de suas propriedades para que as pessoas explorem o espaço rural e as belezas naturais destes imóveis, que até então eram inexploráveis economicamente.

5 REFERÊNCIAS

ALMEIDA, J. Turismo rural: uma estratégia de desenvolvimento via serviços. In: Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Anais do congresso brasileiro de turismo Rural: turismo no espaço rural brasileiro / [ed] Cássio Garkalns de Souza oliveira. –Piracicaba: FEALQ, 1999.

ALMEIDA, J. A.; RIELD, M. (Orgs.). Turismo rural: Ecologia, Lazer e Desenvolvimento. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

BENI, Mario C. Análise estrutural do turismo. 5º Ed. São Paulo: SENAC, 2001. CAMPANHOLA, C.; SILVA, José Graziano da.. Panorama do turismo no espaço rural brasileiro: nova oportunidade para pequeno agricultor. In: 1º Congresso Brasileiro de Turismo Rural. 1999. P. 9-42.

CAMPANHOLA, Carlos.; SILVA, J. G. da. O turismo como nova fonte de renda para o pequeno agricultor brasileiro. In: ALMEIDA, J. A. e RIEDL, M. (Org.). Turismo rural:

ecologia, lazer e desenvolvimento. Bauru, SP: EDUSC, 2000. p. 145-179.

CAVACO, C., Turismo Rural e Turismo de Habitação em Portugal. Em Carminda Cavaco (coord), Desenvolvimento Rural: Desafio e Utopia (org). Lisboa: Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, 1999.

ROQUE, A. Estudo Preliminar da Cadeia Produtiva: Turismo Rural Brasil. IICA Brasil - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Brasília, 2013. TROPIA. F. Turismo no meio rural. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998

Referências

Documentos relacionados

Para Oxinalde estas modalidades que não se excluem, mas ao contrário, elas “se complementam, de tal forma que o Turismo no Espaço Rural é a soma de todos esses tipos” (1994 como

Turismo rural como fonte de renda das propriedades rurais: um estudo de caso numa pousada rural na Região dos Campos Gerais no Estado do Paraná Nivaldo P. Silva, Antonio Carlos

O desenvolvimento de atividades turísticas no espaço rural, vem consolidando- se como tentativa de dinamizar a economia de pequenas propriedades rurais, uma vez que estas

Eles mostram que um aumento nos empréstimos de crédito rural leva a melhorias em uma série de indicadores agropecuários, incluindo a produção agrícola municipal, o PIB

They show that an increase in rural credit lending leads to improvements across a number of agricultural indicators, including municipal crop production, agricultural GDP,

Em 2000 foi criado o Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN), por meio de um conjunto de Normas e Portarias, com estrutura de incentivos

Têm-se, na região de Sertão, representantes de quase todas as espécies de animais que compõem a fauna regional do polígono das secas.. Os quadros a seguir enumeram

Experiência Profissional exemplo Se não está a trabalhar, mas já trabalhou, indicar: ƒ Data de início e de fim ƒ Nome da empresa/grupo ƒ Sector de actividade ƒ Função