• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GESTÃO

DE EMPRESAS

E NEGÓCIOS

www.aese.pt/gen

#aesebs

O GEN foi desenvolvido para

Empresários e Dirigentes de PME’s que

pretendam atualizar conhecimentos,

consolidar competências, aprofundar e

partilhar experiências de negócios.

Em parceria:

COIMBRA 2019

(2)

É com muito gosto que lhe apresentamos o Programa GEN, criado pela AESE para atender, de forma ainda mais próxima, às necessidades do mundo empresarial. Através do GEN, a AESE vai ao encontro dos responsáveis das empresas, em diversas geografias, facilitando assim a frequência dos Participantes, reduzindo os seus custos diretos, mas mantendo a metodologia utilizada em outros Programas clássicos, e comprovada pela elevada satisfação de quem já participou nesses Programas. O GEN dirige-se a empresários, gestores, dirigentes de empresas e de associações e outros responsáveis com funções diretivas nas mais diversas organizações do mundo empresarial.

Trata-se de um Programa de formação, de aperfeiço-amento de competências e de atualização de conhe-cimentos, relacionados com a direção e gestão das empresas e dos negócios.

O GEN proporciona aos seus Participantes a aquisição de conhecimentos orientados para a ação, fruto da eficácia do Método do Caso e da experiência prática do Claustro da AESE, mas também permite uma partilha de saberes e de experiências, adquiridas pelos próprios Participan-tes na sua vivência em funções diretivas.

Permita-me que, na qualidade de Diretor do Programa, lhe proponha a decisão de investir em si, através da inscrição e participação no GEN.

Aguardo o seu contacto e apresento os meus melhores cumprimentos, Eduardo Pereira Diretor do GEN eduardopereira@aese.pt

BEM-VINDO

AO GEN

(3)

Política de Empresa

Adotando uma perspetiva de Direção Geral, a área foca-se no desenvolvimen-to da estratégia competitiva e no go-verno da empresa, com o fim de atingir resultados eficazes e justos.

O bloco abordará as seguintes ques-tões: como posicionar a empresa no mercado de um modo economicamen-te suseconomicamen-tentável, com que critérios definir a conveniência de expandir a atividade do ponto de vista geográfico e em que situações se cria valor diversificando a atividade da empresa.

Operações, Tecnologia e Inovação

São trabalhados os aspetos básicos do agir numa empresa (processos, stocks e tempos) e da respetiva mentalidade de melhoria contínua; a gestão de proje-tos e a inovação.

Política Comercial e Marketing

Desenvolve o conhecimento do merca-do, dos atuais e potenciais clientes, da concorrência e, a partir deste conhe-cimento, ao desenho da estratégia de

Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade

Este bloco procura familiarizar os participantes com as Demonstrações Financeiras, explicando o seu conteúdo e ajudando a tirar conclusões da sua análise. Também se debruça sobre prin-cípios básicos de controlo de gestão e de análise de projetos de investimento. No final do GEN, os participantes, qual-quer que seja a sua formação básica e experiência profissional, estarão em melhores condições de dialogar com os responsáveis do Departamento Finan-ceiro das suas empresas.

Fator Humano na Organização e Ética

Valorizando a pessoa na Organização, o bloco visa dotar o Dirigente da empresa de um esquema conceptual e operativo sobre a motivação dos colaboradores, a gestão das equipas e a liderança.

Sessões de Enquadramento e Conferências-colóquio

A par da análise dos casos, as compe-tências e capacidades dos participantes

ESTRUTURA

DO PROGRAMA

Com o GEN, os participantes vão:

Ampliar o conhecimento das diversas vertentes e interações que constituem a Gestão de Pequenas e Médias Empresas numa perspetiva de otimização e racionali-zação dos recursos;

Melhorar a capacidade de decidir, anali-sando o seu impacte nas outras áreas da organização;

Atualizar os conhecimentos, a perícia e as aptidões diretivas;

Treinar a capacidade de articulação e de integração em

grupos de trabalho multidisciplinares, perante problemas

reais complexos; e

Desenvolver uma maior aptidão para com-preender a realidade interna e o contexto social e económico.

O GEN foi desenvolvido para Empresários e

Dirigentes de PME’s que pretendam atualizar

conhecimentos, consolidar competências,

aprofundar e partilhar experiências de negócios.

Os conhecimentos

e competências

adquiridas e

desenvolvidas num

total de 45 sessões,

de 1h15 cada, estão

agrupadas nos

seguintes blocos:

(4)

O Método do Caso, criado e utilizado na Harvard Business School desde 1924, é a base do processo formativo na AESE Business School. O Método do Caso é um processo vivo e interativo de aprendizagem, descoberta e partilha, que permite a cada participante desenvolver as suas compe-tências analíticas, favorecendo a decisão prudente.

ESTUDO INDIVIDUAL

Leitura e estudo de cada caso, de modo a analisar os factos, alternativas e decisões que nele se desenrolam.

GRUPO DE TRABALHO

A riqueza deste passo reside no facto de cada um dos participantes apresentar abordagens e soluções com base na sua formação e experiência profissional. As várias abordagens são também uma excelente oportunidade para examinar os diferentes critérios de direção.

SESSÃO GERAL

Com uma visão mais ampla e já fruto do exame efetuado nas duas fases anteriores, o professor dirige e coordena o debate, sintetiza os aspetos principais do caso, re-laciona com as teorias mais significativas, e realça os valores e opções relevantes, aten-dendo às várias alternativas e aos possíveis critérios de decisão.

MÉTODO DO CASO

A ARTE DE GERIR

A INCERTEZA

Aprender a liderar é um processo

construtivo, onde a prática, a

experiência e o talento servem de

base para a tomada de decisões.

(5)

A AESE Business School, a primeira Escola de Direção e Negócios em Portugal, dedica-se, desde 1980, à formação e ao aperfeiçoamento dos líderes empresariais, segundo uma perspetiva cristã do Homem e da Sociedade.

O reconhecimento da sua atividade no mundo empresarial é resultado dos princípios essenciais que tornam a AESE uma escola de negócios única: mais de 38 anos a ensinar com o Método do Caso incentivando a decisão prudencial, uma cultura de aprendizagem participativa e contínua alicerçada no humanismo, na ética e na responsabilidade so-cial e corporativa, com um verdadeiro impacte nos participantes, transformando-os em dirigentes e líderes que contribuem ativamente para a socieda-de portuguesa.

Desde 2006 que é Membro Honorário da Ordem de Mérito, galardão concedido por atos e serviços meritórios em favor do coletivo. Para além da cola-boração permanente com o IESE Business School, a AESE relaciona-se com escolas de negócios de todo o mundo tais como o IAE na Argentina, o IPADE no México ou o ISE no Brasil.

www.aese.pt

A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública que prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Prof. Fernando Bissaya Barreto.

Nos termos dos estatutos em vigor, a Funda-ção tem por objetivo contribuir para a promo-ção da populapromo-ção da região centro, podendo vir a estender-se a outras localidades do país. Propõe-se a apoiar, promover e realizar ativida-des nos âmbitos Social, Educativo, Cultural, de Saúde e de Formação Profissional, entre outros, que venham a tornar-se possíveis e necessá-rios, desde que respeitem a obra e o espírito do fundador.

Atualmente, a Fundação Bissaya Barreto intervém na Área Social, mas também em Educação, Saúde, Ensino Superior, Formação Profissional e Cultura.

www.fbb.pt

AESE

BUSINESS

SCHOOL

FUNDAÇÃO

BISSAYA

BARRETO

Uma escola de líderes

Líderes que marcam o mundo

Um mundo de saber

(6)

CALENDÁRIO 2019

INFORMAÇÕES

8 dias completos, divididos por 8 semanas, das 9h00 às 18h30.

Preço total: 4.500 euros +IVA

Com a inscrição/admissão: 500 euros +IVA

Early bird até 8 de abril: 4.000 euros +IVA

Preço inclui documentação, materiais de apoio e catering.

O GEN requer a presença dos participantes em todas as sessões de trabalho, durante os 8 dias do programa.

O GEN realiza-se na Fundação Bissaya Barreto Quinta Plátanos, 3046-901 Coimbra

Mais informações: Teresa Monteiro Tel. (+351) 239 800 400 teresamonteiro@fbb.pt MAI JUN 08 05 15 12 22 19 29 25

(7)

Edição

AESE 2019 •

Design Gráfico

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Até aqui, a pauta foi a da necessidade de manter presente a boa-fé e o dever derivado de prestar informação nos negócios jurídicos, em especial nos contratos de seguro e

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à